A guerra mundial de Dilma em três meses decisivos

A primeira rodada do golpe paraguaio foi a tentativa de glosar a campanha de Dilma Rousseff no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), uma manobra envolvendo o presidente Dias Toffoli e seu líder Gilmar Mendes. Falhou no último instante graças ao recuo do Ministro Luiz Fux.

A segunda foi a de abrir o ritual do impeachment com base nas pedaladas, obra do presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Com os índices de popularidade de Dilma em patamares mínimos, pensava-se que a mera abertura do rito do impeachment seria suficiente para derrubar a presidente.

A manobra expôs de modo imprudente o perfil da frente de conspiradores: Aécio Neves, José Serra, FHC, Gilmar Mendes, Paulinho da Força, Michel Temer, Eduardo Cunha, Paulo Skaf, Ronaldo Caiado, Agripino Maia.  Pela primeira vez se via, de forma panorâmica, o que seria a partilha do bolo e quem seriam os novos vitoriosos.

Pelo efeito comparação, estão criando um movimento de reversão da imagem negativa de Dilma.

O segundo movimento termina com alterações em relação ao cenário de 2015:

1.     O STF projeta-se, de fato, como poder mediador, pouco propenso a endossar aventuras caudilhescas.

2.     A reação geral comprovou que não existirá impeachment indolor, como foi no caso de Fernando Collor. A gana com que os conspiradores se atiraram ao pote despertou um movimento de proteção à presidente. Ficou claro quem representava os vícios do modelo político vigente.

3.     A crise interna do PMDB demonstrou também que a frente PMDB-PSDB não seria nenhuma garantia de aglutinação e estabilização política.

A segunda rodada termina com a alternativa Michel Temer queimada e com o impeachment via Câmara inviabilizado. Todo o trabalho de construir a imagem de Temer mediador virou pó com alguns dias de exposição ao sol.

A próxima rodada será novamente no TSE. Com as últimas revelações da parceria Camargo Correia-Cunha-Temer, o vice-presidente será jogado ao mar pela mídia. Restará ao PSDB – liderado por Gilmar Mendes – o protagonismo solitário da próxima tentativa de golpe. O ápice do jogo acontecerá ainda no primeiro trimestre.

O cenário do golpe paraguaio

A substituição de Joaquim Levy por Nelson Barbosa permitirá um recomeço na política econômica. Ambos têm como meta a recomposição fiscal. Mas há diferenças radicais nos estilos e propósitos.

Levy tem a mentalidade do Tesouro, de analisar os gastos apenas do lado quantitativo, sem se preocupar com os efeitos sobre a economia. Para ele, bastaria um superávit consistente para imediatamente os investimentos voltarem. Nada de pensar em criar demanda.

Barbosa tem uma visão sistêmica. Sabe que o ajuste não pode ser o único fator motivador dos investimentos. Há desafios na manutenção da demanda, no destravamento de setores baleados.

Essa diferença de visão manifestava-se nas conversas com parlamentares. Levy limitava-se a repetir a retórica do fim do mundo para sensibilizar os parlamentares. Barbosa mostra um todo lógico e acena com a volta do desenvolvimento calçada em uma série mais ampla de fatores: das concessões à recuperação da capacidade de investimento do Estado.

Finalmente, há uma diferença crucial na maneira de analisar o orçamento. Levy preferiria que as vinculações orçamentárias desaparecessem e que oi superávit surgisse da redução dos gastos com educação e saúde. Já Barbosa considera os gastos sociais como indissociáveis com o atual nível de avanço político do país. Aliás, esta é a posição de Dilma, que não permitiu que avançassem as ações visando a desvinculação.

O trimestre decisivo

Mesmo assim, Barbosa enfrentará desafios de monta pela frente.

No primeiro trimestre a crise econômica estará no auge. Haverá ainda pressões inflacionárias e um aumento substancial das taxas de desemprego. A sensação de mal-estar chegará ao auge.

Barbosa terá que atravessar esse período tendo que administrar duas expectativas até certo ponto conflitantes.

Do lado direito, o mercado, que terá que ser convencido de sua responsabilidade fiscal. Do lado esquerdo, os desenvolvimentistas e movimentos sociais terão que conter a impaciência.

O primeiro bicho a ser domado será o mercado.

A ideia de que o mercado é inimigo de Barbosa só se sustenta nas manchetes de jornais. O mercado quer regras claras e previsibilidade. E previsibilidade se consegue com um programa factível que exponha claramente os custos da travessia e o cenário a ser perseguido.

A grande bronca do mercado com o primeiro governo Dilma não foi a queda da taxa de juros. Naquele primeiro momento o mercado acreditou e iniciou uma realocação de recursos para o longo prazo, em infraestrutura. Quando Dilma inverteu a mão e passou a aumentar os juros, quebrou as pernas dos que apostaram no novo ciclo.

No intervalo entre um golpe paraguaio e outro, o desafio do governo será:

1.     Acertar o ajuste fiscal com a aprovação da CPMF e demais micro-reformas fiscais anunciadas.

2.     Destravar o setor de petróleo e gás em cima da nova Lei de Leniência.

3.     Acelerar as concessões. Nesse campo, a indicação de Valdir Simão para o Planejamento é boa escolha. Trata-se do melhor gestor do governo.

4.     Convencer o Banco Central a amenizar essa política monetária suicida.

 Serão três meses de chumbo grosso. Sabendo que, completada a travessia, a economia terá condições de reagir no segundo semestre, o PSDB junto com parte da mídia apostará todas as fichas na estratégia da terra arrasada.

Mas, ao contrário de 2015, desta vez não haverá a mesma complacência com que suas diatribes foram tratadas pela opinião pública.

Na medida em que Barbosa consiga definir com clareza sua estratégia, e coloca-la em prática, haverá uma reação cada vez maior da opinião pública contra o oportunismo dos incendiários.

Luis Nassif

130 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Taí, desse post eu

    Taí, desse post eu gostei.

    Mas não precisava ter chamado essas turbulências de “guerra mundial”. Que exagero !.

    A tempestade é forte, porém, o avião é muito bom, o combustível é suficiente, os passageiros já passaram, algumas vezes, por essas turbulências e conhecem os pilotos e a tripulação há pelo menos 13 anos, portanto, não há risco de desastre.

    Nassif: por que você parou de analisar o Balanço de Pagamentos ?

      1. Imagino que devam faltar os
        Imagino que devam faltar os dados consolidados de 2015 que devem aparecer até fevereiro no máximo. Aliás, vai ser interessante analisar as contas externas pois em 2015, tivemos uma desvalorização nominal da moeda de em torno de 50%.

  2. Foi por um lapso ou por irrelevância mesmo?

    1. A não inclusão do nome do Promotor de Justiça de Campinas Carlos Sampaio entre a frente de conspiradores deveu-se a um lapso do autor ou o Rábula de Campinas é de fato irrelevante, e foi rebaixado ao segundo escalão da tropa de choque, e portanto, não merece citação? 

    2. O Ministro Gilmar Mendes (PSDB-MT) tempos atrás tinha sido promovido a Gilmar DANTAS, a nova designação de Gilmar NEVES seria um indicativo de que, finalmente, filiou-se oficialmente ao PSDB? Ou o sobrenome Neves seria por afinidade?

    3. Reforma pela metade – Em vez de “convencer o BACEN/Tombini a rever a política monetária suicida”, não teria sido mais fácil “liberar o Tombini para o Mercado” e chamar outro afinado com o novo Ministro? 

    1. Uma pequena colaboração.

      1 – Carlos Sampaio não existe, a  questão  não tratada foi a Lava Jato. Não creio que venha daí novas revelações sobre o PT, mas ela pode ser utilizada para travar a recuperação.

      2 – Gilmar NEVES – ato falho. Freud explica.

      3 – Com 14,5 % de juros ao ano, nenhuma recuperação econômica é possível. Mantê-los com uma retração prevista para o PIB de -3,4% em 2015 não faz sentido. Mas Tombini os manteve. Logo, ou Tombini sai ou Barbosa vira Levy. O problema aqui é Dilma, que demonstra total incapacidade de mexer na equipe. Deixa que os colaboradores se desgastem até à inviabilidade.

       

    2. Emboscada
      Nesse caso acho que Gilmar Neves tem mais relação com o Pimenta, o da emboscada, do tiro pelas costas da traição, traição à Democracia. Vamos ver se o TSE o acompanhará na emboscada.

    3. Fernando e Sérgio,

      minha opinião no caso do rábula de Campinas é de irrelevância mesmo. Por outro lado, não devemos esperar trégua de nenhum Gilmar, nem com J, como escrevi ontem. Talvez, com o Gilmar Mauro poderemos contar. Do BACEN, concordo que deveria ter saído, mas é mais uma das dificuldades de Dilma, decidir no tempo certo.

  3. Nassif se esqueceu de colocar

    Nassif se esqueceu de colocar a lava-jato e o TSE nas suas contas.

    Além disso o STF vai ter de explicar como se faz uma eleição proibindo-se a inscrição de chapas divergentes. Ou rasga a Constituição na parte que determina eleições ou rasga a decisão “histórica”

    Com dinheiro de propina e de conchavos fraudando as eleições não há como o TSE manter a Dilma a não ser rasgando a constituição e quebrando todos os espelhos do TSE pros juízes não terem de encarar a si mesmos.

    Do lado da Lava-jato o cerco se fechando com a confissão de Bunlai de que contraiu um empréstimo junto ao banco Schain, FATO COMPROVADO POR DOCUMENTOS E CONFESSADOS PELO TOMADOR E PELO BANCO, coloca Lula no olho do furacão em 2016.

    2016 é ano de eleição e o pt vai levar uma surra histórica e virar um partido nanico.

    Procuradores da Lava-jato, com farta documentação vão pedir a cassação de registro do PT como partido político.

    Não vai dar mais para segurar os processos contra os políticos que vão retaliar.

    Temos a tempestade perfeita.

    1. Tem uma coisa…

      Tem uma coisa: os Ministros do STF devem estar preocupadíssimos com o parecer do “jurisconsulto”, ou, seria “juris com surto” jesuis (sic).

      É cada babaca!

  4. Férias

    O Governo deve aproveitar este sossego das férias dos outros “poderes” e, ainda, com a imprensa sem assunto. Neste primeiro trimestre devem ser feitas as jogadas e movimentações para entrar 2016 com bola dominada.

    Planos de curtíssimo, curto e não tão curto prazo devem ser traçados, ainda lembrando do ano eleitoral.

    Embora saindo um pouco do tema, seria bom avaliar a recente oferta chinesa de implantar siderurgias no Brasil, pois isso ajuda à montante (pequenas mineradoras) e à jusante: Santa Matilde, trilhos, vagões, ferro para construção e etc. Poderiam ser selecionados “polos” em determinados lugares do Brasil e negociar com os chineses.

    1. siderurgias

      Sr. Alexis,

      O Brasil está, de fato, a fechar a sua indústria siderúrgica.

      Primeiro doaram as usinas, depois mamaram no BNDES,

      Agora fecham.

      A Cosipa, Atual Usiminas já parou um alto forno e pretende parar o outro.

      Quer virar porto para receber o aço comprado da China.

      Afinal, aço para que? Coisa antiga esse negócio de fazer aço!

      1. Vamos Produzir e consumir aço?

        Ao invés de ficar aguardando preços da China deveríamos estar pensando em incrementar o consumo de aço dentro do Brasil, comprando e usando cada vez uma maior parte do minério de ferro aqui produzido. O Brasil tem um consumo pífio, de perto de 130 Kg*ano/habitante (contra 170 no Chile e México e mais de 500 na própria China e no Japão).

        Péssimos exemplos foram dados anos atrás, com a encomenda ao exterior de plataformas marítimas para Noruega. Mais recentemente, na VALE, com a encomenda de navios gigantes, de vagões de trem e até de trilhos de ferrovia para fora do Brasil. Em tempos de crise é que temos que ser criativos. Brasil deve hoje repensar a sua base industrial, a sua verticalização e, em particular, a sua matriz de transporte: urbano, interestadual, de carga, etc. para o transporte ferroviário, em geral, entre outras atividades de consumo de aço: construção civil (repensar o crescimento urbano, reduzindo mega cidades e partindo para cidades de porte médio – na faixa de 1 milhão de habitantes, comunicadas por trem) e construção naval.

        O Governo deve pensar em algo mais abrangente que a mera equação entre a manutenção de emprego dos metalúrgicos do ABC, orbitando ao redor do carro. Isso já deu o que tinha que dar! (política e economicamente). Agora devemos mesmo pensar na industrialização efetiva do Brasil. Os economistas de governo têm que sair do ar condicionado e do notebook, sujar as mãos, vestir capacete, e olhar o Brasil industrial primário, a partir do minério e do aço, e não como até agora, visando vitrines bonitas de produtos de linha branca ou de carros. Grande industrialização! Brasil virou uma loja de produtos importados – alguns apenas montados aqui.

        Cabe aqui ao Governo, de maneira decisiva, partir para a criação de polos de desenvolvimento, em determinadas regiões do país, onde consiga estimular a geração de atividade econômica ao redor da fabricação de ferro gusa e/ou aço, por exemplo.

        ·         Gerar poder de compra de minério de ferro em regiões chave, com garantia de preço que viabilize todas as partes envolvidas;

        ·         Estimular a implantação de fábricas de alta utilização de ferro e aço: trilhos, chapas, locomotivas, vagões, construção civil, navios (ressuscitar a “Santa Matilde”).

        ·         Exigir ferro/aço de fabricação nacional na implantação de ferrovias, metrôs e todo tipo de transporte sobre trilhos.

        ·         Exigir ferro/aço de fabricação nacional na implantação de qualquer obra pública (PAC).

        O fato que exista excedente (supostamente) de aço no mundo não altera as premissas acima. Aço fabricado no Brasil constitui um investimento e não uma despesa. Um alto forno para produzir 1 milhão de t/ano de aço atenderia a construção de 83 prédios residenciais, anualmente, por exemplo. Outros consumos interessantes são: trilhos, corpos moedores (para moagem de minério), locomotivas e vagões, equipamentos de mineração, navios, etc.

        Apenas para empatar com o consumo de aço per capita do Chile (170 Kg/ano per capita, contra 130 Kg/ano no Brasil), o Brasil precisaria colocar dentro do mercado brasileiro mais 40 Kg de aço por cada habitante (façam as contas), permitindo a geração de 8 novos altos fornos, com 1 milhão de toneladas/ano de aço, em cada um. Centenas de pequenas mineradoras de ferro, ao longo do Brasil, seriam viabilizadas, gerando emprego e atividade econômica em outras centenas de municípios, os quais, ainda, conhecerão de perto – finalmente – o milagre da verticalização industrial no Brasil.

        1. O seu texto peca sómente nos

          O seu texto peca sómente nos “Exigir ferro/aço de fabricação nacional”, deve soar como hino angelical nos ouvidos dos principais responsáveis pela desindustrialização brasileira, o cartel capitaneado pelo IABR adeptos do produzir cada vez menos e mais caro.

          Talvez possa nos contemplar com sua opinião sobre o que leva o aço brasileiro a custar aproximadamente o dobro da média mundial, veja bem, média mundial.

          1. divida externa

            Os senhores se lembram da dívida externa com que atiçavam nossos pesadelos três ou quatro décadas atrás?

            Pois é, ela foi contraida para fazer a Cosipa (entre outros). Porque um pais que dependesse de aço externo “nunca seria soberano”.

            Depois os neo liberais entregaram com financiamento do BNDES, com módicas comissões, para a iniciativa privada. ÇERRA45 bateu o martelo todo pimpão no dia da doação do minério do Brasil (Vale do Rio Doce). Evoluimos nessa área: hoje temos a punjante Samarco/BHP. O mesmo ÇERRA45 que no primeiro dia do mandato concedido pelos diligentes e patrióticos paulistas, apresentou no Senado uma lei para doar o présal.

            Duas coisas não mudaram entretanto: Pais que depende de importar aço não é soberano & ÇERRA45 continua entreguista.

          2. O problema são os motivos que

            O problema são os motivos que levam o País a importar o aço, no caso brasileiro a importação se dá pela razão de sobrevivência da indústria de transformação, cito como exemplo uma fábrica de parafusos, em um mercado globalizado, como impedir a entrada da concorrencia internacional que paga pelo seu insumo a metade do preço. O Brasil é o único País que permite que cartéis na fase inicial da cadeia produtiva atuem sem regras, chega-se ao cúmulo de um imposto de importação de um manufaturado de ponta, ser inferior ou igual ao da matéria prima de seu insumo.

            O governo precisa urgentemente taxar a exportação de seu minério e deixar de incentivar a concorrência internacional dos manufaturados, exportamos minérios e importamos clips e grampos.

            Um dia a história vai demonstrar as políticas equivocadas dos anos 90, responsáveis pela desindustrialização deste País.

        2. O seu texto peca sómente nos

          O seu texto peca sómente nos “Exigir ferro/aço de fabricação nacional”, deve soar como hino angelical nos ouvidos dos principais responsáveis pela desindustrialização brasileira, o cartel capitaneado pelo IABR adeptos do produzir cada vez menos e mais caro.

          Talvez possa nos contemplar com sua opinião sobre o que leva o aço brasileiro a custar aproximadamente o dobro da média mundial, veja bem, média mundial.

          1. Algumas posibilidades

            Acho correto o seu comentário

            É possível que esses elevados preços locais do aço se devam a:

            – Baixa escala de produção, por causa do baixo consumo local;

            – Entraves logísticos;

            – Subordinação da matéria prima dos altos fornos (o minério de ferro) a preços globais, ainda com excesso de produção de grandes fornecedores. Teria que haver uma reacomodação de “preço local” do minério de ferro e do aço, tirando este assunto do mercado global, onde só temos a perder.

            – Empresariado local corrupto ou ganancioso demais;

            – Os cartéis globais de aço (Arcelor Mittal e outras) tomam conta do mercado e pressionam os preços.

            Deveríamos tentar uma nova lógica absolutamente local: O minério saiu do chão, converteu-se em concentrado, este entrou no forno e saiu como aço, este aço virou chapa e esta chapa foi utilizada aqui mesmo, dentro do Brasil. Ao fechar o ciclo dentro do território nacional, a logica de mercado e preços devia ser diferente.

          2. Alexis, sua preocupação é

            Alexis, sua preocupação é louvável, mas é puro sonho. Não adianta fugir da situação do mercado mundial. Há anos atrás foi criada uma lei de informática, que obrigava a fabricação de computadores no Brasil. Conclusão: pagávamos uma fortuna por esses equipamentos, o que impedia o aumento de produtividade da indústria em geral. E no fim das contas não se criou a indústria de computadores no país, que continua importando quase todos os seus componentes.

            Deveríamos tentar uma nova lógica absolutamente local: O minério saiu do chão, converteu-se em concentrado, este entrou no forno e saiu como aço, este aço virou chapa e esta chapa foi utilizada aqui mesmo, dentro do Brasil. Ao fechar o ciclo dentro do território nacional, a logica de mercado e preços devia ser diferente.

            Sua “lógica absolutamente local” simplesmente não funciona. Quer apostar que teríamos um contrabando brutal de aço no Brasil?

             

          3. Computadores?

            Mas, Caetano, estamos falando aqui de minério, não de computadores nem de homem na Lua.

            Se a gente não for capaz de produzir e consumir o seu próprio aço, não merecemos ser uma nação.

          4. Concordo plenamente com você,

            Concordo plenamente com você, temos que ser capazes de produzir e consumir o aço, mas com preço competitivo, caso contrário cairemos novamente na Lei de Reserva de Mercado de Informática, de 1984, que nada trouxe de positivo. Competência técnica acho que temos, falta aumentar a produtividade, talvez com novos equipamentos, maior automatização, menos funcionários.

          5. Gostaria de acrescentar na

            Gostaria de acrescentar na sua lista de possibilidades:

            – Orgãos que deveriam ser atuantes,a exemplo do MDIC, FAZENDA, INMETRO, CADE, ABNT etc.,deixarem de contribuir inadivertidamente ou por interesses, na criação de barreiras técnicas que dificultem a livre concorrência, incentivando a criação de reserva de mercado.

            – Conhecimento profundo sobre a hierarquia dos derivados da cadeia produtiva a partir dos minerais.

            Mais, não possuo conhecimento profundo acerca das implicações, mas um seguro que garanta preços mínimos às cotações internacionais do minério de ferro, além de taxar as exportações dos minérios, talvez trouxessem equilíbrio e alinhamento ao longo da cadeia produtiva respectiva a cada commoditie.

             

             

          6. algo mais

            Sr. Sergio,

            Não se trata apenas de “aço de fabricação nacional”.

            O caso é, principalmente, o EMPREGO de fabricação nacional.

        3. consumo de aço

          O consumo de aço no Brasil foi proibido pelo juiz de estimação do doleiro Youssef.

          Sua excelência mandou prender todos os donos de construtoras e empreiteiras viciados em consumir aço para construir navios e plataformas de petróleo. 

          Melhor, aquela peãozada petralha que era cúmplice nesse vício foi colocada no olho da rua. 

  5. No campo jurídico (TSE e STF)

    No campo jurídico (TSE e STF) é imperativa a arguição de imparcialidade de gilmar mendes. É fato mais do que notório a sua animosidade em relação ao Governo Federal, Dilma e PT e claríssimo o seu interesse no julgamento da causa contra aqueles.

    CPC:
    Art. 135. Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando:

    I – amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes;

    II – alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau;

    III – herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes;

    IV – receber dádivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender às despesas do litígio;

    V – interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.

    Art. 137. Aplicam-se os motivos de impedimento e suspeição aos juízes de todos os tribunais. O juiz que violar o dever de abstenção, ou não se declarar suspeito, poderá ser recusado por qualquer das partes (art. 304).

    Art. 304. É lícito a qualquer das partes argüir, por meio de exceção, a incompetência (art. 112), o impedimento (art. 134) ou a suspeição (art. 135).

    Art. 304. É lícito a qualquer das partes argüir, por meio de exceção, a incompetência (art. 112), o impedimento (art. 134) ou a suspeição (art. 135).

    Art. 305. Este direito pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdição, cabendo à parte oferecer exceção, no prazo de quinze (15) dias, contado do fato que ocasionou a incompetência, o impedimento ou a suspeição.

  6. Pela foto os inimigos são o
    Pela foto os inimigos são o Presidente da Câmara dos Deputados, o Governador do maior Estado do País, um influente Ministro do STF e futuro Presidente do TSE, um Senador e Presidente de um dos maiores partidos do País e que conseguiu quase o mesmo número de votos da Presidenta, o Presidente da Força Sindical, o Vice-Presidente da República, e um senador bastante sintonizado com os maiores conglomerados de mídia do País?Será que o País suporta uma briga dessas? Quanto à aposta na “estratégia da terra arrasada”, precisa ver se os governadores de oposição aceitarão isso a medida que afete seus orçamentos. Excluo disso o governador Beto Richa do Paraná – aqui é fácil demais, qualquer problema aumenta impostos, a assembléia aprova com ampla maioria, a população da uma reclamadazinha mas toca a vida pra frente no dia seguinte e, na próxima eleição Beto elege seu sucessor no primeiro turno.

  7. Ao avistar esta gangue de malfazejos,não se acanhe em dar parte

    no endereço abaixo.A manobra expôs de modo imprudente o perfil da frente de conspiradores: Aécio Neves, José Serra, FHC, Gilmar Neves, Paulinho da Força, Michel Temer, Eduardo Cunha, Paulo Skaf, Ronaldo Caiado, Agripino Maia.  Pela primeira vez se via, de forma panorâmica, o que seria a partilha do bolo e quem seriam os novos vitoriosos.STF.Praça dos Três Poderes – Brasília – DF – CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000,ou diretamente com o Ministro Teori,ele prende o desordeiro o bota para dormir.

  8. E a influência da produção energética ?

    Nassif, Eu não sou especialista em economia, mas um aspecto que você não abordou diz respeito à diminuição da pressão inflacionária oriunda das tarifas de energia. Está chovendo muito nos principais reservatórios do País, cada vez mais a geraação de energia no País tem sofrido importante contribuição de fontes renováveis (eólica e solar). Portanto, há uma perspectiva de mudança na bandeira tarifária na conta de energia, o que certamente, se não dimunuir, pode conter um avanço dos preços de forma mais acentuada. Essas são minhas impressões, para as qauais eu me sentiria feliz de contar com a sua tréplica.

    1. Tem um detalhe…

       

       

      Está chovendo muito nos principais reservatórios do País, cada vez mais a geraação de energia no País tem sofrido importante contribuição de fontes renováveis (eólica e solar).

       

      Infelizmente, as energias renováveis não estão aí para deixar a energia barata.

      Pelo contrário. Em todos os paises que estão adotando ela a energia subiu.

      E subiu muito (Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e todos).

      Aqui será pior ainda pois não fabricamos turbinas. Compramos dos mesmos que dizem que o mundo vai acabar se não usar as tais geringonças que não geram 20% da capacidade potencial. Detalhe: Nós pagamos pela capacidade potencial. A capacidade real é menos de 20% no caso das eólicas. DInheiro colocado fora.

       

      1. Fator de Capacidade menor que 20%

        Prezado Victor,

        Até onde é do meu conhecimento o fator de capacidade dos aerogeradores instalados nos parques eólicos brasileiros fica entre 35 a 40% que os europeus invejam e veem ao Brasil para entender as diferenças. A ANEEL tem essses dados embora eu não saiba se estão a disposição no site.

        Fator de capacidade de 20% não seria aquele dos pequenso aerogeradores próprios para micro e minigeração? 

      2. Fator de Capacidade menor que 20%

        Prezado Victor,

        Até onde é do meu conhecimento o fator de capacidade dos aerogeradores instalados nos parques eólicos brasileiros fica entre 35 a 40% que os europeus invejam e veem ao Brasil para entender as diferenças. A ANEEL tem essses dados embora eu não saiba se estão a disposição no site.

        Fator de capacidade de 20% não seria aquele dos pequenso aerogeradores próprios para micro e minigeração? 

  9. Campo de Batalha

    O campo de batalha será a mídia.

    Como foi até agora. Ai reside o problema.

    Há que ter um ministério com generais inteligentes e preparados para dominar esse terreno.

    -Já existe? Não parece. Aonde se esconde?

    1. Acertou.

      Acertou. A mídia liderou e lidera a oposição ao governo. E um governo sob constante ataque tem muita dificuldade de coordenar expectativas positivas. É alto o desgaste da imagem da Dilma que hoje na boca do povo é responsabilizada por todos os problemas possíveis e imaginários. Exemplos, o aumento abusivo de combustívels patrocinado por carteís de postos de gasolina (ocorrido em Goiânia) e o aumento do gas que aconteceu de forma especulativa durante a greve dos petroleiros. Na boca do povo, a culpa é da Dilma.

      Dois movimentos são necessários:

      1) Fazer contraponto à grande mídia de forma permanente. Como?

      2) Conseguir trazer ao conhecimento da sociedade a parceria entre os golpistas “delinquentes” e a mídia. Como?

      1. Acorde, companheira! Para

        Acorde, companheira! Para nossa tristeza, Dilma é, sim, a responsável pelo estado de coma por que o Brasil passa. Por enganar os eleitores, por maquiar as contas, por quase quebrar a Petrobras, por quase quebrar as geradoras de energia, por profunda incompetência no trato pessoal e também técnica e política. A mídia não consegue inverter a realidade.

         

        1. concordo

          Estado de coma: confere. Eu li na Veja.

          Petrobras quebrada: Deu na Folha.

          Geradoras de energia: A Mirian Leitão bem que avisou.

          “A mídia não consegue inverter a realidade.”

          É verdade! Por mais que tentassem, não conseguiram os cientistas da Veja misturar o DNA do boi com o doTomate.

          Nem tranformar o Lulinha no dono da Friboi. (perdoe o merchan, sr. Nassif)

           

          1. Prezado emerson57: gracinhas

            Prezado emerson57: gracinhas à parte, vejamos:

            -o país está em estado de coma, sem investimento, PIB com enorme retração, desemprego aumentando;

            -Petrobras perdeu grau de investimento, dívida de 500 bilhões de dólares, dificuldade de obtenção de crédito;

            -geradoras de energia: após a intervenção do governo, reduzindo as tarifas, empresas iam quebrar. Governo foi forçado a oferecer crédito para isso não acontecer.

            -a mídia não consegue inverter a realidade.

            -sobre Veja, Lulinha, Friboi, você deve ter misturado com o comentário de outra pessoa.

  10. Cumpro o prazeroso dever de

    Cumpro o prazeroso dever de comunicar que faleceu, na última quinta feira, a MOSCA AZUL que picou o ex-vice presidente em exercício, Michel Temer.

  11. Realmente o primeiro

    Realmente o primeiro trimestre de 2016 será crucial, ainda mais que é ano eleitoral para as prefeituras e no nível micro (municípios) é que as políticas macro mais aparecem, fazem a diferença na vida das pessoas, mas em geral são desvinculadas do governo federal, cada um tenta capitalizar os ganhos sociais para si. Então será um ano tão difícil janto 2015, mas penso que diferente na medida em que os políticos oportunistas e comprometidos em se resguardar da justiça, vieram à tona!!

  12. “… estão criando um

    “… estão criando um movimento de reversão da imagem negativa de Dilma…”

    Por isso que as avaliações dela nas pesquisas não param de subir…

    AH!!! faisfavore!!!

  13.  Taí a fina flor do que há de

     Taí a fina flor do que há de pior no Brasil.  Vô Tancredo aprovaria essa conduta e compania de seu mimado é aéreo neto?

    O Serra acabou de entrar no seleto grupo dos 3 E.

     

    Engenheiro,  Economista e  pasmem, agora também Enólogo.

  14. O Brasil tem R$ 1,4 trilhão

    O Brasil tem R$ 1,4 trilhão de reais em reservas cambiais/poupança externa. Por quê não utilizar R$ 400 bilhões destas reservas/poupança para cobrir o déficit fiscal, investir em infraestrutura e injetar uma parte desta montanha de dinheiro nos bancos públicos para destravar o crédito na economia e, consequentemente, acelerar o desenvolvimento do país? Por quê a taxa Selic não pode ser reduzida em 3 pontos porcentuais na próxima reunião do Copom? A presidente Dilma tem armas poderosíssimas em mãos para reverter o jogo rapidamente.  Por quê tanto medo, tanta morosidade em tomar decisões importantes e rápidas para diminuir o sofrimento dos empresários/comerciantes e dos milhões de desempregados que estão desesperados e sem esperança?

    1. Fabiana:
      Já levantei esta

      Fabiana:

      Já levantei esta soluçãoi mas ninguém respondeu.

      Por outro lado, com a desvalorização do real, o Balanço de Pagamentos está fechando fácil, fácil.

      2014: deficit de US$ 65 bi

      2015: deficit de US$ 40 bi

      2016: previsão de deficit US$ 20 bi.

      Anos atrás, uns e outros, aqui no blog, escandalizavam a possibidade de explosão do deficit.

      E eu dizia que mais cedo ou mais tarde o real desvalorizaria e o problema seria resolvido.

      Os problemas atuais se concentram no front interno e, aí, acho que a tua solução é uma bela saída.

      Para que tantas reservas se não há ameaças do deficit em contas correntes (BP) ?

      Vamos baixar as reservas para US$ 275 bi e investir US$ 100 bi no Brasil.

      Com todo o cuidado, evidentemente, para não surgir a acusação de queima de reservas.

      Nassif: por que você não estuda o assunto ?

  15. eles são os bobos da corte

    Os mencionados golpistas são os bobos da corte, botam a cara ao desgaste em troca de futuros benesses, eu gostaria saber quem são os verdadeiros manobristas desta comedia bufa.

  16. nação zumbi: terra dos mortos-vivos

    editorial de hoje (20/12/2015) do Globo revela o que sempre esteve em disputa: as preciosas commodities brasileiras, desde a cana-de-açúcar ao pré-sal e a taxa SELIC.

    “O pré-sal pode ser patrimônio inútil

    Delírio estatista do PT atrasa exploração das reservas, corrupção desestabiliza Petrobras e queda do preço do petróleo deve inviabilizar a produção em algumas áreas”

    http://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

    foi pela doença senil do governismo e através dos executivos gordos e engravatados que nos encurralamos no atual impasse: um governabilidade baseada no fisiologismo e no curto-prazo redundou em grave crise econômica e a ingovernabilidade sistêmica.

    somos hoje uma nação zumbi. não há saída da terra dos mortos-vivos. ainda estamos no rumo de muito sofrimento…

    “Brasileiros consomem 23 milhões de caixas do princípio ativo do Rivotril

    Segundo a Anvisa, o consumo brasileiro do princípio ativo do Rivotril, o clonazepam, em 2007 era de 29 mil caixas por ano. Em 2015, este número atingiu os 23 milhões, de acordo com a IMS Health.”

    https://jornalggn.com.br/noticia/brasileiros-consomem-23-milhoes-de-caixas-do-principio-ativo-do-rivotril

    .

  17. O verdadeiro tour de force

    O verdadeiro tour de force continuará sendo a economia. Agora, por perspectiva, é justificável e assimilável as medidas altamente antipáticas, merce de necessárias, tomadas no início do segundo mandato. Alguém já prescreveu que o “mal deve ser feito de uma só vez, mas o bem à conta-gotas”. 

    Priorizar as ações de recuperação da economia, mas sem esquecer de medidas que mais impactam diretamente na vida população. As elevações estratosféricas nos dias preços administrados dos insumos básicos, em especial da energia, tiveram um efeito catastrófico na imagem do governo. Posteriormente, a deterioração no nível de emprego. São apenas dois exemplos dentre outros que, se não no todo, justificam boa parte do aumento nos níveis de rejeição da presidente Dilma.  

    A gestão do processo político, merce de mais trabalhosa, é secundária, o que não significa que também não seja crucial. Nesse aspecto, a presidente conta com a inestimável “colaboração” de uma frente oposicionista incompetente, destrambelhada, desgastada e dispersa. Frente porque congrega a oposição política institucional, a midiática e a provinda de certos estamentos(empresarial, sindical, religiosa etc). 

    Na realidade, a resultante prática, objetiva dessa frente após um ano de incessante bombardeio? Zero vezes zero. As parcas vitórias foram no mínimo de cunho(sem trocadilho) pirrônicas. ou seja, duvidosas.  A eleição de Eduardo Cunha, dada inicialmente como uma trágica derrota, ao cabo e ao final foi útil ao governo a partir do momento que esse parlamentar, dadas as suas peraltices e gangsterismo político, desviou em parte o foco na presidente Dilma. 

    Com relação ao processo de impeachment, a situação termina o ano muitos pontos à frente da oposição. Antes, esta avaliava que seria(abater a Chefe do Executivo) como enfiar a faca na manteiga. Havia o TSE do Tóffoli, as tais pedaladas do TCU, o Cunha “cunhando” na Câmara e por último as multidões nas ruas. Só não contavam com a “astúcia” do Supremo, com os limites do atual presidente da Câmara(interpostos por ele mesmo, dada a sua ousadia) e a repulsa cívica contra o golpe “branco” de boa parte da população, em especial dos estamentos de expressão(artistas, intelectuais, juristas etc).

    Não seria de todo errado vaticinar que, pelo menos por enquanto, a iniciativa ainda está com o governo Dilma, do PT e seus líderes. Apelando para as metáforas do futebol:  estes ainda dependem só deles mesmos para ganharem, ou pelo menos empatarem o jogo. O que preocupa é a incomensurável capacidade de criarem novos problemas para se juntarem aos remanescentes.

    Como diziam os colunistas sociais de antigamente: a conferir. 

    PS: a Lava a Jato já deu o que tinha de dar, tanto nos seus aspectos e consequências positivas(prisão e processos para os envolvidos em corrupção) quanto aos negativos(desestruturação da cadeia de gás e energia e viés político-partidário). 

     

  18. Mas nada do que está exposto

    Mas nada do que está exposto poderá ser sucesso se sabemos o quanto a imprensa há de prosseguir criando factóides, números e nomes no sentido de influir as massas. A maior causadora de todo esse barril de pólvora tem sido a imprensa maldita, que não usa a balança corretamente. Dá-se um murro no petista e um brinquedinho para o tucano. Aí, quem lê essa porcalhada, sem o devido senso crítico, continua achando que Aécio é o cara, e que o PT já deveria ter saído de cena, levando Dilma, Lula e o que mais restar do partido. 

    A minha última grande alegria foi ver o povo colorindo as ruas de vermelho, num dia de semana qualquer, significando ser possível mais manifestações favoráveis ao governo e contra esse golpe, que é fortalecido pels partidos de oposição, porém mais ainda pela imprensa. 

  19. “(…) a indicação de Valdir

    “(…) a indicação de Valdir Simão para o Planejamento é boa escolha. Trata-se do melhor gestor do governo.”

    Ouvi falar muito pouco sobre esse ministro.

      1. Trabalho moleza

        Basta usar a regra de ouro da Economia: Primeiro ganha, depois gasta.

        Assim, procurar gastar bem, evitando desperdícios e mal-versações .

        Têm tudo para desempenhar a missão a contento, espero que consiga.

        1. A regra de ouro não é essa

          A regra de ouro não é essa não.

          Se você conseguir um dinheirinho emprestado para, associado ao teu capital, investir em um projeto que vai  dar um retorno maior do que o custo do dinheirinho emprestado é melhor gastar antes para ganhar depois mais do que o retorno do projeto, o que obviamente vai alavancar o teu capital.

          È para isto que os donos do poder econômico constituiram o BNDES: com juros subsidiados, o BNDES alavanca o capital do empresariado.

          Mas quem paga a diferença entre o custo real do dinheiro e o juros subsidiados ? Quem ? quem ? quem ? ……..Advinha Alexandre.

      2. Achei algo no G1. Dizem que o

        Achei algo no G1. Dizem que o INSS mudou bastante, para melhor, de uns 10 anos para cá. Se houver alguma relação entre isso e Valdir Simão, entendo um pouco o tom um tanto quanto ufanista com que Nassif se referiu a ele. Enquanto isso, sigo observando. Como disse o colega abaixo, não há muito o que celebrar em termos de competência no ministério Dilma Rousseff.

        Valdir Simão assume o Ministério do Planejamento – Iniciou sua carreira no serviço público em 1987, como auditor-fiscal da Receita Federal. No ano de 2000, foi superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social no Estado de São Paulo. No período de agosto de 2000 a março de 2003, foi diretor da receita previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

        De agosto de 2005 a abril de 2007, foi presidente do Instituto Nacional do Seguro Social. Entre 2007 e 2008, atuou como secretário-adjunto da Receita Federal do Brasil e assessor especial do Ministério da Previdência Social.

        Em dezembro de 2008 assumiu novamente a Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social onde permaneceu até 2010. No ano de 2011, foi secretário de estado da Fazenda do Distrito Federal.

        De 2011 a 2013, foi secretário-executivo do Ministério do Turismo. Em seguida, atuou como assessor especial do Gabinete Pessoal da Presidente da República, e, em 2014, assumiu a Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República até ser convidado para o cargo de ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU).”

    1. “Melhor gestor do governo”

      “Melhor gestor do governo” faz parecer que tá cheio de gente competente lá dentro… Acho que “um dos menos piores” faria mais juz a este desgoverno incompetente e corrupto.

  20. a corrupção como modelo de negócios

    a economia travou com a Lava Jato porque a corrupção faz parte do modelo de negócios vigente. com tudo e todos sob possibilidade de investigação e exposição pública, já não mais pode funcionar todo um complexo sistema de obscuras regras não escritas, mas claramente fundamentais a um ambiente de negócios fundado não nos marcos jurídicos mas na ilegalidade do tráfico de influências.

    o que a prisão de André Esteve revela, neste tempo de revelações, é como a oligarquia brasileira já não mais precisa lavar seu dinheiro em contas na Suíça, pois agora são donos do Banco Suíço…

    a economia paralisou porque tanto as empresas quanto os agentes públicos desconhecem como agir sem produzirem provas contra eles mesmos.

    esqueçam os velhos paradigmas anteriores. não vai dar certo. vai trazer ainda mais sofrimento. querem a mudança, só há uma opção: mudar!

    .

  21. Uma pergunta para o Nassif

    O Nassif escreveu:

    ” O primeiro bicho a ser domado será o mercado.

    A ideia de que o mercado é inimigo de Barbosa só se sustenta nas manchetes de jornais. O mercado quer regras claras e previsibilidade. E previsibilidade se consegue com um programa factível que exponha claramente os custos da travessia e o cenário a ser perseguido.”

    “Na medida em que Barbosa consiga definir com clareza sua estratégia, e coloca-la em prática, haverá uma reação cada vez maior da opinião pública contra o oportunismo dos incendiários.”

    Afinal Nassif, o Barbosa sabe ou não sabe o que está fazendo?

    1. Quanto ao mercado…

      O mercado se move em oito direções concomitantemente, sem uma estratégia e uma tática para observar todas estas direções não se ganha o jogo. Qualquer semelhança com Xadrez não é mera coincidência.

    2. Economia não é matemática.

      Economia não é matemática. Por mais que um economista saiba o que está fazendo,  entre o começo  e o fim da equação as variáveis podem se alterar.  

      1. Geometria contextual – Idéias como força pensamento – Energia

        O uso da matemática na economia se dá de forma Lógica com a geometria, uma Geometria Contextual, uma geometria das idéias, um gabarito de trabalho que oferece a construção  de idéias, pensamentos e consciência. A geometria contextual observa que existimos em um Universo de Energia, e tudo neste Universo é composto de Energia.

        Ela também assume que se idéias existem neste Universo, elas também precisam ser compostas de energia. Isto implica que todas as idéias precisam obedecer as Leis da Físicas que governam todas as formas de Energia.

        Usando o mesmo raciocínio, se a Consciência é composta de idéias, então a Consciência, ela mesma, é composta de Energia e precisa obedecer às Leis da Física.

        Isto implica que as Idéias podem ser vistas como tendo uma forma material (física). Como a Geometria é o ramo da matemática que descreve a estrutura dos objetos Físicos, assim a Geometria Contextual descreve a estrutura Física das Idéias.

        Ai retornamos ao que o Nassif falou, a idéia de mercado brasileiro com regras claras e que inspire confiança. Para isto é preciso entender suas energias e interações, bem como observar a superestrutura geométrica contextual que o informa e se está apta a fornecer equilíbrio e segurança, insuflando a tão necessária confiança ao Brasil.

        Quanto à sua afirmação que ecoomia não é matemática, Emilia, até entendo seu ponto de vista, você deve estar se referindo  equações de linhas bidimensionais, que os economistas usam para suas previsões, realmente estas ferramentas não fornecem o instrumental adequado para boas e progressistas políticas econômicas, não que os economistas que as usam sejam pessoas de má-indole, mas é que não lhes forneceram o treino necessário e suficiente para que possam modelar tri-dimensionalmente e muito menos produzir resultados confiáveis que inspirem confiança.

        A prova é o os economistas que entram e saem do governo, na fazenda, planejamento, agricultura, turismo e muitas outras pastas, só inovam perfumarias inócuas, pois o Brasil continua no mesmo passo a mais de 500 anos.

        A reunião do Barbosa com sua equipe é a prova pronta e acabada do que digo, coisa de neurótico, que junta as mesmas pessoas, para fazerem as mesmas coisas e esperam resultados diferentes.

        Não vai acontecer, não no planeta Terra, sinto informar.

  22. Contribuição para o debate econômico

    —No Brasil o aumento dos juros básico tem um impacto muito maior na arrecadação de impostos e taxas do que em países desenvolvido, em função elevada participação imposto sobre o consumo de bens e serviços e muito maior no Brasil, mais de 50% do total de impostos, enquanto que nos países desenvolvidos a participação do imposto sobre consumo de bens e serviços varia entre 18% a 33%.—-

    Juros da Selic e a composição da carga tributária

    Uma das grandes dificuldades de convencer a atual direção do Banco Central do Brasil, é que a maioria defendem o uso da Regra de Taylor no Brasil sem qualquer adaptação para controlar a inflação dentro da meta estipulada pelo CMN.

    Além disso no momento a atual direção do Banco Central do Brasil está errando o diagnóstico para a causa da inflação de 12 meses, creditando ao déficit fiscal a principal causa e não a forte correção da taxa de câmbio ocorrido nos últimos meses.

    Estes dois fatores tem levado o Copom a elevar os juros da Selic para níveis estratosféricos, e o que é  pior, é que continua  dando sinais efetivos de  que está disposto a elevar ainda mais os juros da Selic nos próximos meses.

    Nos países desenvolvidos já há uma razoável distribuição renda, um avançado sistema financeiro, moedas conversíveis, uma elevada participação do crédito imobiliário na economia, e uma relativa baixa participação dos impostos sobre o consumo na composição da carga tributário, o que faz com a manipulação dos juros básicos tenham um impacto maior no nível da atividade econômica, nos preços internos e principalmente das expectativas dos agentes econômicos.

    O aumento dos juros da Selic penaliza duplamente as contas públicas, primeiro por elevar os juros pago com a rolagem da dívida e segundo por reduzir a arrecadação de impostos e taxas por meio da redução da atividade.

    No Brasil o aumento dos juros básico tem um impacto muito maior na arrecadação de impostos e taxas do que em países desenvolvido, em função elevada participação do imposto sobre o consumo de bens e serviços é muito maior no Brasil , mais de 50% do total de impostos, enquanto que nos países desenvolvidos a participação do imposto sobre consumo de bens e serviços varia entre 18% a 33% sobre o total de impostos..

    Além da elevada participação do imposto sobre o consumo de bens e serviços, há baixa participação do imposto de renda, lucro e ganhos de capital, o que limita os impactos do aumento do impostos de ganhos financeiros que ocorre em função do aumento de juros.

    Estas características da composição torna necessários utilizar todos as ferramentas da política monetária para combater a inflação, e não apenas os juros da Selic.

     

  23. Pois é Nassif. Pena que a

    Pois é Nassif. Pena que a fama de gerentona de D. Dilma nunca foi comprovada. Inclusive na Petrobrás. Se o Brasilo fosse uma empresa, a demissão dela, a gerente, teria acontecido. O impedimento seria a única maneira de começar as mudanças, pois mais tres anos de incompetência vai gerar 10 a 15 anos de tempo para recuperar os empregos perdidos e a incapacidade de gerar outros. Eu, desempregado desde 7 meses atrás, ainda posso me aposentar. Mas, e os jovens? Como lhes dar esperança no futuro? Essa abordagem você, petista de carteirinha( que é seu direito) não faz. É isso, simplesmente. 

     

    1. Entendo muito bem

      Entendo muito bem a sua posição, Vicente.

      Eu mesmo fiquei desempregado nos 8 anos de governo tucano. Com Lula vi renascer as esperanças e montei a minha empresa, onde dou emprego a gente. Casei e tenho empregada em casa, com carteira assinada. Embora olhando com outro prisma, acho entender o seu comentário. Boa aposentadoria, e não deixe FHC lhe tratar como “vagabundo”.

    2. Se o Brasil fosse uma

      Se o Brasil fosse uma empresa, não teriam demitido Dilma, teriam demitido a oposição, que trabalha arduamente faz um ano, tentando desestabilizar o país.  Uma oposição competente teria apresentado propostas para melhorar o Brasil, ao invés de se dedicar exclusivamente à tentativa de cassação do mandato. Ai talvez tivessem chance de se eleger em 2018.

    3. postagem de vicente gomes

      Sua previsão de 10 a 15 anmos para o Brasil se recuperar é o que vai acontecer com a atuação dessa inconsequente e impatriótica oposição que não mede as consequências nefastas que já enfrentamos. Um bom efeito secundário desse exagero oposicionista é a tomada de consciência da população desse infindável 3º turno golpista. O Brasil é infinitamente maior do que o buraco que querem jogá-lo. Precisamos nos unir contra essa bagunça que estão criando na senzala facilitando o domínio e controle de nossas riquezas por inescrupulosos interesses internacionais. Vamos defender a nossa Casa Grande que é o BRASIL

       

       

  24. boa análise…
    talvez os

    boa análise…

    talvez os exageros da oposição e dos nazistóides que

    botaram suas ccabecinhas cheias de ódio nas ruas e na intenet,

    tenham resultado nesse ganho de dilma….

    diminuiu a rejeição, quase dez por cento, não é pouco….

    isso quer dizer, que as pessoas começam a perceber

    o jogo sujo e perigoso desse pessoal que quer o impeachment.

    os intelectuais e professores que se reuniram em são paulo

    contra o impeachment, denunciando esse perigo, deram um exemplo de democracia.

    marilena chauí, bresser, schwarz, andré singer,

    comparato, nicolellis, paulo arantes, entre outros importantes

    nomes da cultura brasileira de várias tendencias como os nomes citados, 

    além da platéia corajosa e participante, emocionaram a muitos, como eu…

    a participação supra-partidária demonstra

    que a saída é de unidade na diversidade.

    ao mesmo tempo que une os democratas históricos,

    dificulta o ascenso de uma direita escabrosa que

    começava a impregnar o espírito da soceidade nos últimos tempos…

    espero que com os animos mais apaziguados, o índice de

    confiança passe a melhorar junto a com as melhoras economicas.

    um detalhe interessante é que a grande mídia golpista

    e esse conluio  meio fascistóide exagerou tanto,

    que qualquer melhora,mesmo diminuta,

    passa ser ser expressiva e imkportante para o governo….

    a ver…

     

  25. Reformas???

     

    A situação atual no Brasil é semelhante aos escombros após a catástrofe. Remexe-se o entulho em busca de sobreviventes atua-se no rescaldo da destruição e aguarda-se ruir o que sobrou das construções, a ultima torre.

    A reconstrução invariavelmente é lenta e gradativa, se a proporção da catástrofe for muito grande, seria até necessário abandonar o que restou e procurar novas terras para os sobreviventes. A situação atual lembra a terra arrasada e grupelhos saqueiam o que restou nos escombros. No primeiro momento não existem mais leis a poeira ainda impede a visão da tragédia, o primeiro impulso é buscar sobrevivência e escapar da tragédia. Aos poucos a coisa vai se restabelecendo. O que se permite manter alguma esperança é que a região atingida pelo cataclismo é grande e áreas inteiras não foram atingidas, podendo contar os sobreviventes com a ajuda dos remanescentes.

    É inútil olhar para trás, somente resta sacudir a poeira e se colocar a caminho de novas terras, novas oportunidades, reconstruir o que sobrou. Depois da crise inevitável o surgimento de um mundo novo. Tambem é inevitável aceitar e admitir que o que morreu não vivera, jamais, é necessário repensar a vida e as novas condições em que se restabelecera. Muitos se apegam aos escombros insistindo na manutenção de um passado morto, outros se resignam e se colocam a caminho de uma nova vida.  A rebeldia nestas situações se demonstra inútil, nada mais resta a fazer do que aceitar o destino do inevitável. Aqui entra a necessidade urgentíssima de se realizar com as reformas inadiáveis e ai que a coisa se mantem encavalada. Sem as reformas sera impossível destravar a economia e dar condições de finalmente o enorme potencial econômico do Brasil se estabelecer definitivamente.

    A situação no Brasil é mais dramática do que as regiões que sofreram com cataclismos geológicos porque o cataclismo daqui é econômico e politico e resolver a situação que se encontra seria necessário repensar o Brasil como o lugar de eternas disputa politica e ganancia em substituição de uma verdadeira Nação.

    De acordo com esta visão, digamos, mais abrangente volta infelizmente, a desesperança, quem poderia admitir que diante do cenário politico atual poder-se-ia acalentar qualquer otimismo, sabendo da disposição ainda acalentada pelos excelentíssimos políticos de que o butim ainda é considerado demasiadamente suculento para deixa-lo para satisfação dos adversários.

    Seria ingenuidade esperar que os adversários se dispusessem a qualquer trégua neste momento, que daria condições do inimigo se fortalecer. Vai acontecer tudo, menos qualquer coisa parecida como um armistício ou trégua. Até a próxima eleição presidencial ou a queda do atual governo. Adotar o maniqueísmo como manobra de defesa seria inútil e uma repetição de uma estratégia que se exauriu por si mesma adotada pelas esquerdas no mundo e que hoje não tem mais vigor algum. A única saída para o Brasil seriam as reformas, politicas, administrativas e consequentemente a econômica e como esperar que isto se realize diante deste cenário. Os dois [Joaquim Levy e seu substituto, Nelson Barbosa] são muito competentes. O problema não é econômico. É político. Não há possibilidade de terminar um ajuste fiscal sem reconstruir primeiro —ou junto com ele, pelo menos– a expectativa de crescimento. O Brasil é um país hoje em que a administração política está anulada. Um governo que tem dez partidos com 320 deputados, e nenhum partido tem fidelidade ao governo, nenhum deputado tem fidelidade ao partido.

    Sem definição do conflito político, então, não há saída?

    É mais que isso. Não é só que a situação presente é difícil. É muito pior, a perspectiva é que estamos caminhando para o buraco. O que precisa eliminar é essa perspectiva, e ela só será eliminada se fizermos as reformas necessárias.   

    1. Mordomo de filme de terror.

      Meu caro Conde de Rochester:

      Eu pensei que o Mimimichel Temer fosse o verdadeiro mordomo de filme de terror.

      Mas não é não, meu caro: é você.

      No seu caso só restam as seguintes saídas:

      1) juntar-se aos migrantes do Norte da África e do Oriente Médio em busca das terras da salvação, situadas na Europa;

      2) arrancar os cabelos;

      3) voltar a acreditar em Deus;

      4) pedir para receber 100 chibatadas nas costas; ou então

      5) promover um suiciodizinho básico, lançando-se sem paraquedas de um avião em vôo rasante em frente à praia de Copacabana, em um domingo de sol, em evento produzido e filmado pela Rede Globo para o programa “Fantástico”.

      1. Desistir?

        Amigão felizmente e graças a DEUS, a minha FÉ mantem-se robusta e por causa dela a depressão muito comum nos céticos materilaistas é um mal que consigo evitar.

        Isto não impede que mantenha os pés no chão e consiga por causa dela ( A FÉ ) não perder a esperança. Afinal por destino sou brasileiro e por causa deste nascimento todo mundo sabe que não desisto nunca.

        Vc por acaso tem como desenhar um cenario melhor do que este que critica com tanto amargor?

        Mas… Seja objetivo e deixe de viajar na maionese.

        Abração

    2. Zero em história para você.

      Zero em história para você. Use sua imaginação para escrever um filme catástrofe, baseado em fatos irreais, passado em um país que não tem absolutamente nada a ver com a Brasil. Ou então vai ser escritor de ficção.

      1. .

        Sou novo aqui. Quem é o Merval? 

        Vc. realmente acredita que a Dilma vai conseguir alguma tregua que lhe de oportunidade de fazer a economia funcionar?

        Nunca antes na historia deste Pais a oposição contou com tanta oportunidade de derrotar seu adversario. Sera que eles ( a oposição ) deixarão passar em branco esta oportunidade?

        Quem ta com os pés no chão sabe que não tem outra opção a não ser levar em banho maria, cozinhar o galo até o surgimento de uma nova aurora. Só Deus sabe qdo a tempestade passara. Quem tem bens e patrimonio, mantem o que tem e pouco se lhe da, quem não tem utiliza do velho jeitinho brasileiro de sobrevivencia e aguarda.

        Vc realmente acha que os ilustrissimos politicos, adversarios do governo, deixarão o osso escapar-se-lhes das garras?

        Vc acha que deixarão o butim, ainda deveras substancioso, para regalo dos outros?

        Como povo trabalhador e sobrevivente, sou o principal interessado que as coisas não se dessem desta maneira, porém, contudo, todavia, entretanto e no entanto e como sempre o Brasil não é mais o Pais do futuro, porque esta sem futuro, muito menos de presente.

         

  26. Carga Tributária no Brasil

    Secretaria da Receita Federal do Brasil—por Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros — publicado 25/11/2014 11p0, última modificação 29/10/2015 15p6

    1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
    Em 2014, a Carga Tributária Bruta (CTB) 1 atingiu 33,47%, contra 33,74% em 2013, indicando variação negativa de 0,27 pontos percentuais (Quadro 01). Essa variação resultou da combinação dos crescimentos, em termos reais, de 0,1% do Produto Interno Bruto e do decréscimo de 0,8% da arrecadação tributária nos três níveis de governo 2 . O valor da Carga Tributária de 2013 diverge do divulgado em 2014 (35,95%) principalmente por conta da última revisão do PIB pelo IBGE (O PIB de 2013 passou de R$ 4,84 para R$ 5,16 trilhões).

    —-7. COMPARAÇÃO INTERNACIONAL
    As comparações dos valores de carga tributária nacional com as de outros países devem ser feitas com cuidado, pois algumas espécies tributárias existentes em um país podem não existir em outros. Um exemplo é a previdência, que em alguns países é privada, não fazendo parte da carga tributária. O gráfico abaixo apresenta, a título ilustrativo, uma comparação da carga tributária nacional com a de alguns países da OCDE para o ano de 2013.—

    —Quando se compara a tributação por base de incidência, observa-se que para a base Renda o Brasil tributa menos do que a média dos países da OCDE, enquanto que para a base Bens e Serviços, tributa mais. Com relação às bases Folha de Salários e Propriedade, não se observam diferenças significativas entre o Brasil e a média dos países membros da OCDE, como se pode observar nos gráficos 06 a 10 abaixo.—

    a

    Secretaria da Receita Federal do Brasil—por Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros — publicado 25/11/2014 11p0, última modificação 29/10/2015 15p6  Busca aferir o fluxo de recursos financeiros, da sociedade para o Estado, que apresentem características econômicas de tributo, independente de sua denominação ou natureza jurídica. Considera-se no cálculo da CTB os pagamentos compulsórios realizados por pessoas físicas e/ou jurídicas ao Estado, excluindo-se multas e juros. Título  Autor  Tipo  Modificado 29/10/2015 – Carga Tributária 2014CetadArquivo29/10/2015 16p329/10/2015 – Carga Tributária 2014 – TabelasCetadArquivo29/10/2015 16p4

     

    CTB 2014 Tabelas.xlsx — 168 KB

    application/pdf CTB 2014 V Final.pdf — 1759 KB

    URL:

    http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/receitadata/estudos-e-tributarios-e-aduaneiros/estudos-e-estatisticas/carga-tributaria-no-brasil

  27. Cavalo encilhado só passa uma vez
    A ideia do impeachment já está esvaziada. Renan, que já examinou a matéria declarou que não viu motivo algum para a abertura do processo. Com a recente decisão do STF, que concede ao senado o poder de recusa, talvez o processo nem chegue a ser aberto no senado. Na câmara, com o voto aberto, tenho dúvidas de que a votação pró impeachment alcance niveis expressivos. Há ainda a possivel cassação de Cunha, ou no mínimo, seu afastamento da presidência da câmara, assim que forem reiniciados os trabalhos parlamentares. Cunha cai, se não for por Janot, será pelo conselho de ética. E mesmo que ele ainda lá esteja, seus poderes estarão reduzidos no reinício dos trabalhos parlamentares, face aos problemas que colecionou. E depois há o fator Temer. O PMDB busca a derrubada de Temer da presidência do partido. Creio que não elegerão um pró Cunha para esta posição, o que deve criar mais um ponto de pressão para a saída do oposicionista. Quanto à imagem de Temer, está queimada. Além de ser taxado abertamente de traidor, é visível a sua forma sub reptícia de agir dentro da polítia. Foi derrotado no assunto Picciani, fez papel de moleque com sua cartinha para Dilma, está mais que decifrado seu estilo maria-que-vai-com-as-outras. Alguns políticos e midiáticos menosprezam a intuição popular. Mas existe, é silenciosa e presente. Foi isto que derrubou as intenções de voto em Marina na eleição para presidente. Foi isso que gerou um antipatia generalizada quanto ao estilo Levy de gestão da economia. O mesmo aconteceu com Temer. Em sua ambição revelou-se. A população hoje prefere que não haja impeachment do que entregar a presidência ao Temer e a este confuso e dividido PMDB. A cara feia de Temer não engana. É ambicioso, melindroso, mesquinho, traiçoeiro, vaidoso, mentiroso e por detrás da imagem de sobriedade que procura projetar existe um indivíduo oportunista que vive de conchavos. E a população percebeu isso. Então não lhe confiaria tal missão. Dizem que a baixa presença nas últimas manifestações do PSDB se deveu ao escasso tempo para organizar as manifestações. Não é verdade. Deveu-se a um enfraquecimento no desejo do impeachment, na motivação para apoiá-lo, na razão de ser de suas existência, na duvida quanto aos rumos do país se vier a acontecer. E a FIESP, covardemente se manifesta apenas quando crê que Dilma já estava vencida. Típico do empresariado, mas não passou despercebido. É um excelente momento para Dilma e o PT. Trocou-se o ministro. Providência tardia mas nem por isso ineficiente, muito pelo contrário. O discurso de Barbosa agrada a população, o mercado que se conforme. O Judiciário está em recesso, isto diminui as investidas midiáticas da Lava Jato. As casas parlamentares só retornam em fevereiro. O PSDB está de férias, como sempre, sagradas férias psdbistas de fim de ano. É um tempo muito bom para trabalhar, tecer o apoio na mídia, fato sempre relevado a segundo plano pelo PT. É fundamental que se entenda que não pode mais existir o constante ataque à economia e às políticas de governo nos telejornais noturnos. Isto é essencial, fundamental, diria que é a chave do sucesso. Acordos devem ser obtidos para se evitar esta dose homeopática diária de pessimismo na mente dos empresários, dos investidores e daqueles que operam o comércio nesta nação. Esqueçamos temporáriamente a ênfase naqueles que dormem cedo para acordar cedo e batalhar duramente no dia seguinte. Eles precisam por ora é de emprego, apenas. Cuidemos da mente daqueles que são os proprietários dos recursos econômicos. Estes precisam que se pare de atormentá-los com previsões catastróficas. Precisam de entretenimento e tranquilidade mental e espiritual. Foram os mais castigados neste ano e precisam se reeguer. A notícia ruim tem sido a munição que o PSDB vem utilizando para paralisar o país. Precisam ser desarmados. Se isto não for feito, tudo recomeça até que atinjam seu objetivo. Chegaram ao poder através da economia, querem repetir o feito. Jornais impressos, poucos leem. Dois jornais concorrentes em SP até se associaram na distribuição, para reduzir tais custos. Revistas, quase ninguém mais gasta dinheiro com isso. As capas das revistas é que são o problema. Então há que se fazer das tripas um coração e buscar acordos, apelar para o lado patriótico e temperar o apêlo com alguma vantagem. Talvez um incentivo tributário baseado no volume de custos com o papel da chamada linha branca, que já é incentivado, mas o que impede que o incentivo seja melhorado, via medida provisória? Quem quer viver numa democracia tem que aceitar isso, é inevitável. A democracia é assim. O governo gasta fortunas com propagandas na tv. E não consegue um controle de conteúdo como retôrno? Isto não é tão execrável como parece a primeira vista. O PSDB tem comandado grande parte da mídia apenas por sedução intelectual. Se formos considerar o que eles tem a oferecer, seriam apenas promessas. E é só com isso trabalham para derrubar um governo. O PT não vive falando em golpe? E onde está o contra golpe? Vão esperar para levar uma nova rasteira? Mexam-se.

  28. Boas idéias, pena que NADA

    Boas idéias, pena que NADA disso vai acontecer, pois segundo a Lei de Wagner (o ministro), quem manda na economia é ELA.

    E, como “errar é humano (Seneca)”, e persistir no erro é DILMICE, bons sonhos para vc´s que creio, devido ao momento, continuam acreditando em Papai Noel.

  29. Golpe? Que golpe cara-pálida.

    GOLPE? Fora Collor foi golpe? Fora FHC foi golpe? Como pode uma pessoa que se diz jornalista interpretar tudo pelo viés ideológico e financeiro? De que vai adiantar Dilma ficar no governo se tudo vai desmoronar ao redor dela? Você acha mesmo que o Brasil vai virar um país comunista sem derramamento de sangue, segundo o site do PC do B que dar apoio incondicional a Dilma? Dilma é a chepa da feira. É aquela fruta estragada que ninguém quer mais, a não ser aqueles que do poder se locupetram e são seus apadrinhados. Mesmo que Dilma não tenha o impeachment decretado o Brasil nunca mais será o mesmo com ela. Dilma é o Celso Pitta de saias. Nada, absolutamente nada vai melhorar com ela, muito pelo contrário, tudo vai piorar e é ai que está o grande perigo de gerar um convulsão social sem precedentes. Leia a declaração da URSAL e veja que até eles julgam Dilma um estorvo para o socialismo pela sua incompetência e arrogância. Se Dilma ficar só Deus para salvar o Brasil de uma revolução civil. Golpe? Que golpe cara-pálida.

    1. Foi golpe em ambos os casos

      Foi golpe em ambos os casos sim, seu desinformado. Se acompanhasse o que escrevo saberia que critiquei a postura golpista em todos esses momentos. Não me meça com sua métrica ideológica.

      1. LULA O GOLPISTA

         

         Sr. Nassif o senhor acaba de afirmar que LULA é um golpista de carteirinha. Foi Lula quem deu início ao chamamento ao impeachment do Collor e convocou uma gigantesca massa de manobra (os cara pintadas) para ir às ruas para pedir a cabeça do presidente, legitimamente eleito. Inclusive, o “golpista” Lula,  prometia estabelecer um “governo paralelo”… veja só! !!

         

        Obs. Sei que jamais publicará isto. Mas te disse o que precisava dizer.

        1. A impetração do impeachment de Collor foi da OAB

          Foi a OAB que impetrou pedido de impeachment de Collor, o apoio ao impeachment não foi somente do PT, partiu de praticamente TODOS os partidos (exceto o PRN, claro).

          Apontando uma “pequena” diferença entre os dois impeachments tão falados:

          – Do Collor: não se encontrava UM ELEITOR sequer de Fernando Collor. Quando o mesmo solicitou que fossem à rua de “verde e amarelo” em defesa do seu governo, os jovens foram às ruas de preto.

          – De Dilma: encontram-se MILHARES de eleitores de Dilma. Mesmo os insatisfeitos com seu governo respondem: “votei em Dilma, estou insatisfeito com seu governo, mas NÃO QUERO O IMPEACHMENT da Presidente”.

          E por fim, o seu último parágrafo demonstra que você não tem a mínima idéia de como o articulista do blog pensa (rsrs).

    2. delírios

      domingo. 13/12/2015. Av. Atlântica, Rio de Janeiro. em seu delírio paranóico, a Direita fascista clama pelo golpe militar, enquanto tenta linchar menores infratores e convoca a PM para protegê-la de um grupo de skatistas negros e pobres. incapaz de catarse, exibe nas ruas a volúpia de seu desejo pela castração: controle, repressão, punição. as massas não foram enganadas, as massas desejaram o fascismo.

      quarta-feira, 16/12/2015, Cinelândia, Rio de Janeiro. anciões aposentados celebram a doença senil do PT: o governismo. reocupam nostalgicamente as ruas, de onde jamais deveriam ter saído. mesmo abatidos com a frustração, ainda são incapazes da autocrítica libertadora. não vai ter golpe, mas vai ter ajuste fiscal e reforma da previdência, vai ter Lei Anti-Terrorismo e juros altos, vai ter Belo Monte, Copa, Olimpíadas, e restos a contabilizar nas contas do Banco Suíco-Brasileiro.

      segunda-feira, 14/12/2015. Rio de Janeiro. os “loucos” saem às ruas em ato contra as mudanças em curso na área de saúde mental do Ministério da Saúde do governo Dilma. percorrem um centro do Rio em escombros pelas obras do Prefeito irmão do Diretor do Banco Suíço-Brasileiro, do que redundará muitos restos a contabilizar. em passeata da Alerj (“Rio de Janeiro sensacional, tomou a Alerj com pedra e pau!”) até a Cinelândia. com muita música e alegria, os “loucos” carregam faixas, cartazes, estandartes. num dos cartazes, confeccionado pelo CAPS Raul Seixas (Centro de Atenção Psico Social) se lê: “Nunca se vence uma guerra lutando sozinho”. muito louco…

      o povo que falta por vezes se materializa nas ruas.

      .

    3. Nassif e e litores do blog

      Vejam vocês aonde essa anta foi buscar suas fontes de informações.

      É muito extenso, mas vale a pena conferir só os tópicos, que será suficiente para mostrar quanta desinformação.

      Para acreditar nisso só exite duas possibilidades:

      Ou é idiota, ou mal é intencionado mesmo.

      Só para ilustrar um tópico, lá vai o 21: 

      21.  Sancionamento de lei pela Dilma Rousseff mudando o horário do Estado do Acre a partir de outubro de 2013, passando a permitir, nas eleições de 2014, um lapso de 3 horas na contagem de votos entre o primeiro e último Estados brasileiros, facilitando ao surgimento de uma bem esquematizada fraude eleitoral.

      Eu estou realmente muito preocupado com o teror desse tópico.

      Não sabia que o estado do Acre era estratégico para consumação de fraude eleitoral em favor do PT.

      É mais fácil vocês acessarem o link do que eu copiar e colar.

      Se preparem para se esborracharem de rir.

      O cara é uma anta mesmo.

      http://occalertabrasil.blogspot.com.br/2015/04/ursal-uniao-das-republicas-socialistas.html

    4. Antônio Barbosa

      Antonio Barbosa, meus parabéns pelas suas colocações!  Não adianta, eles -OS MORTADELAS – nunca vão enxergar isto. A cegueira é tão profunda que por mais que se jogue luz sobre seus pensamentos,  não surtirá efeito. Você resumiu tudo muito bem e com perfeita visão do que quase 90% da população brasileira tem a respeito desse governo ultrapassado. Com os MORTADELAS NÃO TEM JEITO. NÃO HÁ QUEM OS FAÇA ENXERGAR O QUE É SENSATO.  

  30. reformas de base: congelados numa sexta-feira 13

    o Brasil é mantido em estado de suspensão, paralisado naquela encruzilhada histórica de 13 de março de 1964: a fatal sexta-feira das Reformas de Base.

    ainda somos, nós os Brasileiros, o povo que falta. giramos no vazio da interdição de nós mesmos como Nação. ainda vivemos o pesadelo do comício da Central:

    “Democracia para esses democratas não é o regime da liberdade de reunião para o povo: o que eles querem é uma democracia de povo emudecido, amordaçado nos seus anseios e sufocado nas suas reinvindicações. A democracia que eles desejam impingir-nos é a democracia antipovo, do anti-sindicato, da anti-reforma, ou seja, aquela que melhor atende aos interesses dos grupos a que eles servem ou representam. A democracia que eles querem é a democracia para liquidar com a Petrobrás; é a democracia dos monopólios privados, nacionais e internacionais, é a democracia que luta contra os governos populares e que levou Getúlio Vargas ao supremo sacrifício.”

    http://www.ebc.com.br/cidadania/2014/03/discurso-de-jango-na-central-do-brasil-em-1964

    não precisamos da reforma da previdência de Levy e de Barbosa: queremos a reforma agrária, a reforma tributária, a reforma do Judiciário, o desmantelamento do aparato repressivo e a punição dos crimes da Ditadura Civil-Militar, o fim da independência do BC, a apuração e responsabilização dos crimes cometidos pelo sistema financeiro contra a soberania nacional.

    em 13 anos o lulismo provou sua absoluta inapetência para encaminhar quaisquer das reformas que precisamos.  enganam-se todos aqueles, seja a Direita entreguista, raivosa e fascista ou uma Esquerda pelega, senil e corrupta, que um Povo carregado de vitalidade, principalmente a nova geração, se deixará manter em estado de suspensão indefinidamente.

    estamos diante de um abismo sem luz, do caos e da barbárie, de nossa inviabilização como Nação e da falência de nosso Estado. ou então deixemos que os mortos enterrem seus mortos, e nos dediquemos a construir coletivamente um novo modo de viver. se desejamos ter um futuro, chegou a hora da reforma de nós mesmos.

    .

    1. arkx

      Vc é incapaz de raciocinar ? O PMDB entrou no governo para que ? Para barrar tudo isto que vc falou  s/  reformas. Só deixaram o Lula s/ impeachment pq além de ser mt popular, ele teve que dançar conforme a música ditada desde o descobrimento e tentar dar umas poucas coisas para o povo que mais merecia, já que nunca tiveram nada de nenhum governo, Os empréstimos, o dinheiro arrecadado sempre foi para o bolso dos ricos, ou não ? Pelo menos as faculdades abertas por ele, ficarão, a luz que permitiu a muitos ter um chuveiro elétrico, tb ficará, assim como as moradias que se fez para os pobres. Isto se o PSDB ou o PMDB não ganharem as próximas eleições. O PSDB em governos estaduais está mostrando diariamente como dão valor à educação e à saúde.

      Não deixe que o PIG continue a fazer sua cabeça, ou vc acredita que o país está ruim por culpa exclusivamente do Partido dos Trabalhadores ? Que não houve nenhuma interferência externa ? Que o petróleo esta com preço baixo p/ causa da Petrobrás ? O preço de diversas commodities caiu pq? O ataque à nossa moeda foi obra do Divino Espírito Santo ? Sem menospresar os erros cometidos pelo governo tb, e pelo Aécio, que mal terminaram as eleições e eles já as estavam condenando. O massacre que o partido, o Lula e a Dilma tem sofrido, não abalou a cabeça de todos?

      Somente alguem muito insensível ou com interesses outros não percebe tudo isto !

      1. raciocínio

        -> “Vc é incapaz de raciocinar ?”

        não, não sou. apesar de uma certa convivência com os comentários dos governistas por aqui, não me deixei contaminar. mas devo admitir que minha insistência nesta convivência me leva a refletir se não estou sendo incapaz de raciocinar acerca da incapacidade de governistas raciocinarem. hã? como? .

    1. grandes fortunas

      Realmente, esse governo não deve aumentar os impostos. Ele deveria mudar a prática absurda de taxar o consumo e taxar as grandes fortunas, tornar justo essa relação. Basta, chega do pobre pagar as contas para os ricos dessa nação. Valeu coxinha.

    2. Caetano

      Vc não acha que falta tb os desqualificados empresários, inclusive muitas multinacionais  e bancos pagarem o que  devem ao fisco. Não precisaria de aumento de impostos mesmo.

      1. Também acho que a sonegação

        Também acho que a sonegação de empresas desqualificadas deve ser permanentemente combatida. Viu só como combinamos em algo?

  31. numa entrevistaa que li neste

    numa entrevistaa que li neste blog hoje, o delfim

    diz que esamos numa roleta russa.

    talvez seja uma boa sugestão

    para alguns pessimitas de plantão…

  32. Primeiro uma crítica a

    Primeiro uma crítica a condenável prática dos brasileiros de adjetivar de “paraguaio” de forma pejorativa.

    Não é ético. Denota preconceito aos irmãos sulamericanos.

    Usado pelo populacho inculto, até pode-se relevar. Mas seu uso por jornalistas e pela Chefe de Estado, como já aconteceu, é inaceitável.

    Aliás, os paraguaios não tem nada a ver com nossos alto índice de corrupção, com a nossa incompetência econômica e com a podridão de nossa política.  Neste ano vão crescer 3% e continuam atraindo muitas empresas brasileiras justamente por sua estabilidade política, suas regras claras e seu bom ambiente de negócios.

    Quanto ao conteúdo do texto, é por demais otimista. Nada muda, ou muito pouco muda no cenário com a troca de Levy por aquele que o sabotou desde o primeiro dia do segundo governo DIlma.  As demandas continuam sendo exatamente as mesmas, só que agora agravadas pelo rebaixamento do Brasil a nível especulativo.

    Há apenas dois caminhos para recompor a triste situação fiscal a que nos levaram os desmandos dos governos Lula 2 e Dilma 1, com seu milagre econômico versão 2.0, que nos levou exatamente ao mesmo ponto do primeiro. O primeiro caminho, o da lucidez e da racionalidade, aquele proposto por Levy,  é diminuindo abruptamente os gastos públicos e gastando melhor aquilo que se arrecada. Se isso não for feito, não restará outro caminho senão o do calote. 

    E como se dá o calote ? Pode ser de duas maneiras.

    A primeira, de forma nominal, não se pagando a grandes credores. Como fez a Argentina em 2001/2002. Acho que esta está descartada.

    A segunda é o calote inflacionário, o mais perverso, aquele que utilizamos no final do milagre brasileiro dos anos 70 e que nos levou todos sabem para onde. O calote inflacionário não se dá nos grandes credores, não se dá no atacado, mas sim no varejo, nos pequenos poupadores, no cidadão comum, naquele que guarda suas economias, fruto de seu trabalho. E até mesmo nos próprios servidores públicos e por extensão a todos que trabalham indiretamente para o(s) governos. Desvalorizar através da inflação, numa economia desindexada, 10, 20 ou 30% ao ano é o mesmo que dar um calote de 5, 10 ou 15% ao ano no pequeno poupador e no trabalhador.

    Quem viveu os anos 80 não pode ter se esquecido das lutas para se conseguir reajustes semestrais, depois trimestrais e depois mensais de salários corroídos pela inflação. O semestral até já se justificaria hoje mesmo. Um trabalhador perder 10% do seu salário ao ano para a inflação, como em 2015, é inaceitável. Todos sabem que essa espiral inflacionária, o maior e mais cruel de todos os impostos, é incontrolável e precisa ser estancada a qualquer custo.

    E hoje só existe uma maneira de estancá-lo se não por corte de gastos públicos e impostos, que é com baixo nível de atividade econômica puxando os preços para baixo a força.

    Acreditar que por algum milagre ainda não estudado nem relatado em estudos econômicos, conseguiremos conciliar controle de inflação com crescimento econômico e contas do governo deficitárias, somente com muita, muita boa vontade. 

    É otimismo demais para o meu gosto.

    1. A adjetivação de “golpe

      A adjetivação de “golpe paraguaio” é absolutamente importante e real. Significa o absurdo do “fazer de conta” que se está sendo legalista e obedecendo a constituição formalmente, quando de forma sorrateira e materialmente espúria se está dando um golpe de estado.

      Vai soltar seu choro no uol, g1, aqui você precisa de mais “caldo” para mover alguma coisa, seu cheirinho de troll chega ao longe…

  33. A função do mercado não se

    A função do mercado não se encaixa no conceito assimilável de pessoas sérias. É necessário que se cometa hostilidade numa doutrina diabólica como a economia, para que o poder abstrato/concreto se alterne.

    Sua origem abstrata, ao invés de ter a missão no crescimento – na harmonia da riqueza entre a sociedade e o Estado – se exerce na regressão; de acordo consigo mesma se domína o caos. Resumindo, é como se o mercaado fosse o diabo na terra, que veio para tentar que alguém mate o próximo, roube e, assim, destruindo vidas, ganha sua alma, porque o inferno real, antes era para o destino do mal.

    A missão de Dilma, por outro lado, só pode consistir no domínio do caminho que lhe é indicado pelo seu caráter particular de preservar pretenções idênticas, infinitamente mais elevado que a percepção da direita; sem que possa desaparecer, imediatamente representada de passagem, com a predição para os assaltantes. 

  34. Fale ao povo!
    Que Dilma conte

    Fale ao povo!

    Que Dilma conte ao Povo o que acontecerá!

    Que batam panelas nos jardins e prédios da alta burguesia, mas que não falte INFORMAÇÃO AO POVO!

    Os dias difíceis que teremos pela frente!

    Que ela use seu direito de REDE NACIONAL!

  35. Gilmar me lembra uma hárpia tucana enfurecida

    e por falar em hárpia, não foi difícil achar uma, quem abriu a porteira prá isso senão Gilmar Mendes e cia…

    https://www.facebook.com/elpaisbrasil/videos/931666850226599

     

    “O mito das harpias pode ser relacionado ao comportamento compulsivo e às paixões obssessivas; por onde passam deixam um rastro de destruição. As compulsões são hábitos adquiridos para aliviar uma ansiedade ou necessidade de gratificação emocional, levando a um esforço frequente e excessivo para proporcionar um prazer imediato e passageiro ou aliviar um desprazer. Logo depois vem o remorso por não ter resistido ao impulso de realizá-lo, mas mesmo assim se torna repetitivo.”

    http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2012/04/harpias-e-as-paixoes-arrebatadoras.html

     

     

  36. Não meu caro em ambos os

    Não meu caro em ambos os casos foi o desejo inconteste de um povo passado para trás. Collor confiscou a poupança em um golpe sujo e desapareceu com R$ 450.000.000,00 milhões que nunca mais se teve notícia. Creio que você já leu o morcego negro. Hoje ele volta as manchetes dos jornais novamente como um corrupto. Dilma mentiu descaradamente em sua campanha política, deu pedaladas fiscais, comprou Pasadena, investiu no países estrangeiros alinhados com sua ideologia marxista, gastou bilhões em uma copa de futebol com benesses para a corrupta FIFA e você ainda acha que tudo isso não é motivo para um impeachment? O que é preciso para impedir uma aloprada de destruir um país??? Golpe é o que o PT fez ao Brasil e ao povo brasileiro. Eu já fui petista e hoje tenho nojo desta agremiação de bandidos. Eles usaram o povo pobre como massa de manobra para seus intentos ideológicos e quando se viram perdendo a “guerra” que estavam travando, Lula em seus discursos começou a jogar com a mais sórdida das formas de convencimento, ou seja, criar a luta de classes e de raças. O impeachment de Dilma é hoje uma necessidade patriótica e não mais um ato de simples infração à lei. Seus defensores se apagam aos milhares de cargos apadrinhados e a todo um modelo de aparelhamento do Estado. Meu caro é melhor que Dilma saia antes que saiam com ela por vias indiretas, se é que me entende e isto seria muito pior para o Brasil. Ela pode ter tido a legitimidade das urnas (se é que não foram fraudadas), mas ninguém pode governar um país com 10% de aprovação e ninguém em sã consciência pode negar que ela MENTIU DESCARADAMENTE em sua campanha política.

    1. Não seja

      Não seja mentiroso.

      Ex-petista tem raiva do Lula e da Dilma, não do PT. Agremiação de bandidos, luta de classes e outros termos não fazem parte do repertório de ex-petistas.

    2. Este comentário vou guardar. É pedagógico

      Num futuro próximo, este texto irá ilustrar bem este movimento fascista nas  redes. Tem de tudo aí. 

      Meu programa coxinha detector cravou várias tags chegando a cravar 99,99%.. Algumas tags que meu programa destacou:
       

      a) corrupto

      b) pasadena

      c) marxista

      d) copa do mundo

      e) já fui petista

      f) aloprada

      g) destruir o país

      h) nojo

      i) luta de classes e de raça

      j) aparelhamento de estado

      k) urnas fraudadas

      peço licença ou comentarista  para uso deste belo texto em um futuro livro de história. 

       

      Antecipadamente, agradeço.

       

       

       

      1. História.

        Que bom que você citou a história, porque ela irá contar como foi que um partido político destruiu uma das maiores empresas de petróleo do mundo e também como este mesmo partido teve dois contadores presos por corrupção. 

    3. Barbosinha, você é o

      Barbosinha, você é o protótipo exemplar de um coxinha, você deve ter sido petista, quando o cartél de mídia, com o intuíto de deixar os milicos em maus lençois, o exaltava, tipo república de são Bernardo etc.

      Quanto a mentir, você poderia nos detalhar aonde e como isso se deu, na sua edificante opinião?

      1. Sergio em alguns casos temos

        Sergio em alguns casos temos tido opiniões digergentes e outras convergentes. Então me diga por favor se a campanha de Dilma esta em linha com o seu segundo mandato? Tudo que ela disse que o Aécinho faria foi ela quem fez. Mentiu para ganhar as eleições ou estou enganado? Esta tudo gravado para quem quiser certificar-se. E ai depois da lambança que fez para garantir as eleições quer jogar para cima do povo um imposto maldito, a tal CPMF, que vai gerar mais inflação e desemprego. Sergio, até a URSAL chama Dilma de incompetente. O próprio Lula chegou a dizer que teria sido melhor o Aécinho ter ganho as eleições para que houvesse uma possibilidade de volta em 2018. Mas e agora? Você acha que a troca de ministros e a continuidade de Dilma vão acalmar os mercados e tudo vai voltar ao normal?  Se ela ficar até 2018 eu temo que o Brasil possa naufragar em uma convulsão social com desfecho imprevisível. Agora meu caro, colocar pecha nas pessoas com opiniões contrárias só demonstra um radicalismo típico de comunistas.

        1.  
          Essa conversa de explorar o

           

          Essa conversa de explorar o tema “mentiu”, se dá em duas circunstâncias, oportunismo ou pura inocência, ora ninguém em sã conciência, e em busca de votos numa eleição, detalhará as medidas duras que deverá tomar caso haja agravamento de situção adversa, muito pelo contrário, buscará vender otimismo, mesmo porque o caso brasileiro é atípico em comparação com o resto do mundo. A mídia por aqui sempre foi o primeiro poder, e por mais sucesso que se tenha obtido nos 12 anos anteriores ela sempre buscou incurtir o pessimismo junto à população.

          Quando lhe pedi para detalhar onde ela tinha mentido, sabia que você não o iria fazer, mas sim expor genericamente o que a mídia explora, até nas considerações sobre a CPMF, que a meu ver, de todos os impostos é o mais justo, pois além de fiscalizador atinge até as transações ilegais.

          Acredito que a intenção da Dilma ao nomear o Levi, foi tentar neutralizar as críticas da oposição, na minha opinião errou, mas não a ponto de perder o mandato.

          Finalizando peço desculpas por ter lhe chamado de coxinha. 

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

          1. Desculpas aceitas.

            Desculpas aceitas. E saiba que sou adpto do socialismo democrático como o praticado na Suécia e avesso ao capitalismo, principalmente o selvagem como é praticado no Brasil e também ao comunismo sob qualquer pretexto. Um abraço.

      2. Falou que é ex-petista, sai

        Falou que é ex-petista, sai de baixo. Dá só uma olhada na ex-Heloisa, ex-Marina, ex-Marta, etc Socorro!!! Vamos parar por aí.

  37. assim é que nasce uma

    assim é que nasce uma democracia. desde da Gloriosa que se pede para haver um parlemento que preste, honesto e só de gente de verdade e outro de eleitos pelo povo, corrupto e imundo

    ——————————

    Chavismo cria novo Parlamento na Venezuela para tirar poderes da nova Assemblhttp://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/16/internacional/1450221704_111353.htmleia

     

     

     

     

     

     

  38. A avaliação otimista do autor

    A avaliação otimista do autor do texto pode nos causar um pouco de alento, mas não nos esquecemos: o chumbo grosso dos três meses seguintes podem ser estendidos por mais três anos. Haja paciência com uma oposição tão pouco propositiva e nada favorável à melhoria de condições da população brasileira menos favorecida, e que saiu da linha de pobreza nos últimos anos. Feliz Natal e um 2016 com menos tropeços e agruras.

  39. Agora, Nassif: conspiradores?

    Também considero um bando de conspiradores o grupelho formado por Mendes, Serra, Aócio, Toffoli, Temer, Cunha, Caiado, fhc, e outros.

    Mas, digam: Conspiração não é crime previsto na Constituição? Se esta vale alguma coisa ainda (afinal facínoras pisam regularmente neste livro fundamental para a democracia), bem, se vale algo, então que os conspiradores sejam presos e punidos.

     

  40. Pesquisa FOLHA de domingo último

    Lendo a FOLHA impressa (sim eu sujei as mãos…) deste domingo 20.12, no artigo do Alessandro Janoni (Dir. do Datafolha) onde analisa a pesquisa divulgada, me chamou a atenção o seguinte trecho:

    “A derrocada do presidente da Câmara, o baixo otimismo sobre eventual governo Temer e a ideia de que os petistas são os que mais investigam a corrupção explicam e melhora na popularidade de Dilma Rousseff.” (grifo meu).

     

    Alvíssaras!!

     

     

     

  41. o Romario, Nassif

    Caro Nassif,

    estou longe de achar um político acima de qualquer suspeita, ainda mais o romario que é conhecido pelo jeito marrento. Mas me parece que no desempenho do cargo, o Romario vinha atuando bem e de forma honesta. 

    O que me parece estranho, é essa devassa que estão fazendo na vida dele: investigando cada detalhe de relacionamento politico, das pessoas proximas a ele. Esta ultima noticia acerca de um assessor do Romario,  reconheço que foi uma tremenda bola fora dele. Mas lhe pergunto: quantos politicos nao teriamos noticias semelhantes se houver a mesma disposiçao da imprensa para investiga-los? 

    O que me leva a seguinte questao: pq estao desesperadamente atras do Romario. Gostaria que voce escrevesse algo se tiver conhecimento, pois há algo estranho aí.

  42. Continuo achando que recriar

    Continuo achando que recriar a CPMF vai ser um tiro de escopeta no pé, por mais que seja necessário. O povão não vai aceitar numa boa, não precisa nem o PIG fazer propaganda…

     

    Vai ser complicado para a Dilma, as consequencias politicas vão ser piores que os beneficios economicos.

  43. A inimizade entre partidos

    A inimizade entre partidos serve de objeto para a sucessão financeira se alternar no poder que deixará o trono da Petrobras vago no tempo de tempestade e naufrágio da economia nacional.

    Aécio e Temer, por outro lado, querem a sucessão do poder daquela presidenta que não se presta a partilha da Petrobras, e não deixa que alguém fixe a política neoliberal como se as privatizações tomassem logo a forma de sucessão de todos os anos de tempestade financeira.

    Saibam, em primeiro lugar, porém, Temer e Aécio, a doutrina neoliberal distingue o direito que alguém tem uma origem que reproduz a natureza imediata – o sistema liberal do dinheiro uno (físico e digital) – ao qual está submissa a multiplicação, sucessão, e conversão de sucessão do tempo); porquanto esse direito uno é de natureza quantitativa a todas as coisas; basta entrar nas operações do mercado. 

    Ou seja: esse direito de reinar quantitativamente é transmitido pelas coisas, as pessoas que querem esse poder do mercado financeiro não são essenciais.

  44. Dependência química desde a lactância!

    A impressão que me veio após ler a postagem do antonio barbosa foi o que será o “Anarquista Sério” senil e experiente, mas ainda dependente de babar Tubaína com Rivotril na mamadeira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador