Opinião do Nassif: A implosão do grupo do impeachment

Setores que apostaram em golpe têm pouco tempo para pensar em uma alternativa que não seja Diretas Já

https://www.youtube.com/watch?v=vKXpiCRNF8o width:700

Por mais que o Estadão e a Folha de S.Paulo tentem segurar Temer, de onde estão conseguindo tirar o sustento com as publicidades do governo, entrevistando peritos para corroborar a única defesa possível para o peemedebista, de que as gravações feitas por Joesley são adulteradas, os próprios peritos escutados por esses jornais afirmam que não houve manipulação nas conversas que especificamente incriminam Temer, quando ele indica Rocha Loures e Eduardo Cunha.

É nítido que o dono da JBS foi orientado por profissionais para fazer os grampos, o exemplo é como ele usa o rádio, ligado na CBN, como um marcador do dia e horário em que esteve com Temer. E o mérito disso é da equipe da Procuradoria-Geral da República, coordenada por Rodrigo Janot que, com isso, trouxe para ele o protagonismo nas investigações da Lava Jato, apontando a falta de profissionalismo da equipe de Curitiba que vem apresentando trabalhos medíocres, sem nenhuma prova efetiva em seus acordos de delação premiada.

Por sua vez, o ímpeto da Rede Globo em assumir o comando do impeachment de Temer está em poder impor uma alternativa através das eleições indiretas, para impedir que, em caso de eleições diretas, políticos com maior popularidade, como Lula, ou alguém indicado por ele, assuma a Palácio do Planalto.

A questão é, quem seria o sucessor em caso de eleições indiretas? Gilmar Mendes, Carmen Lúcia, Henrique Meirelles, o homem da JBS? Talvez o melhor nome, em termos de conciliação, seja Nelson Jobim, mas ainda é cedo para dizer se ele aceitaria esse papel.

O fato é que o grupo que investiu no golpe está totalmente desarticulado, atirando cada qual do seu campo. De um lado, eles precisam dar um pouco mais de tempo para Temer, a fim de conseguir rearticular uma estratégia de quem poderá assumir a figura do executivo, por outro, ao demorar para encontrar uma solução, fortalecem os movimentos Diretas Já, e daqueles a favor de Dilma.

É um jogo complicado. A lição que fica para o Brasil é que o preço do subdesenvolvimento está nítido: é a falta de homens públicos.

Setores que apostaram em golpe tem pouco tempo para pensar em uma alternativa que não seja Diretas Já

Assine

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif: a frase com que

    Caro Nassif: a frase com que você encerra este post é lapidar! Ela desnuda a raiz de tudo o que temos vivenciado. Nossas instituições faliram porque a maioria dos homens invesidos de cargos públicos de relevância só enxergam os seus próprios interesses e atuam tão somente em favor deles.

  2. Nelson Jobin  ..é homem do

    Nelson Jobin  ..é homem do BTG

    convenhamos , vamos logo de diretas  ..e pelo “biquinho doce de CIRO”, proponho uma chapa progressitas, mais palatável

    presidente LULA 

    vice – Katia Abreu (o José Alencar do século XXI)

     

  3. Há uma estrategia ainda não

    Há uma estrategia ainda não revelada por parte de um dos participantes do “putsch” contra Temer. A JBS trocou seu papel pela anistia a seus delitos, o griupo policial-juridico participou por conseguir mais poder e especialmente reforçar seu capital politico na disputa pela sucessão na PGR mas e a Globo? Qual seua estrategia para se jogar de cabeça, DESDE O PRIMEIRO MINUTO, no “putsch”?

    Minha analise ´que eles se preparam para sair do Brasil, os irmãos ja estão morando no exterior, mas será preciso alterar a Lei 10.610/2002, que limita a 30% a participação estrangeira em emissorias de radio e tv, é um objetivo dificil, há muita resistencia

    em todas as bancadas a alargar a possibilidade de chegar a mais de 50% de participação. Sem isso não há como vender a

    rede. Outro dado da equação é o relacionamento de “anunciante para ganhar boa vontade” do grupo JBS, com as marcas Friboi e Seara, no Grupo Globo.

    Só um Congresso na lona, desmoralizado e acuado, aprovaria uma mudança na Lei 10.610, seguramente a Globo terá compradores de peso, como o grupo Slim, a Fox, a Time-Warner, é a maior rede dos paises emergentes em um dos maiores mercados de publicidade do mundo. Quanto valerá? Creio de 8 a 12 bilhões de dolares.

    Assim fecha-se o circulo, JBS e Globo saem do Brasil levando seu capital embora, para isso precisam ferrar o Pais antes.

    1. André, pode ser simplesnte

      André, pode ser simplesnte porque a Globo percebeu que o caso de Temer não tinha volta devido tanto ao caso em si, quanto à quantidade de fatores e operadores em volta de Temer. Ele não inspira mais confiança. É um caso sem volta.

      Não vejo Meirelles ou mesmo Jobim com capacidade para vencer no congresso. O nome que se aponta mesmo é o de Rodrigo Maia.

      Outro motivo pode ser o relatado por voce, que na verdade é algo que já circula na internet há algum tempo. A venda da Globo, o Paulo Henrique Amorim falou sobre isso outro dia, eu não sabia se procedia. Voce tem alguma outra fonte, ou é apenas sentimento ?

      O grande problema é que um monopólio como a Globo ser vendido a um estrangeiro não será algo fácil de passar no congresso.

      Não existe essa garantia.

      E ainda há a chance não pequena, de o próximo presidente, seja quem for que vencer em 2018, não aceitar um MP, um judiciário e uma Globo tão poderosos assim no País.

       

       

       

    2. há….

      Caro sr. nós brasileiros queremos andar para a frente olhando para trás. A RGT já cumpriu sua missão. Estendeu a Guerra Fria até muito anos a frente do que se esperava. Roberto Marinho é só passado e triste história. A nossa nova escravidão, e novamente estamos atrasados, financiando  e chocando o ovo da serpente é internet. Fora das nossas fronteiras, do nosso controle, de nossa jurisdição. A Informação, formação, produtos, programas, artsitas vindos a partir de Miami/EUA. Ou ainda não corremos conhecer algum programa de culinária yankee? Ou não demos mercado e indústria espetacularmente gigantesca de graça ao capital e interesses estrangeiros? Alguma marca brasileira? Enquanto isto, o Poder Político Brasileiro faz fazendo a sua história nacional. Extorquindo a sociedade. E manipulando e ajeitando o cabresto: a culpa é do capital!! A culpa é capitalista !! Empresários que só visam o lucro fácil !!! Enquanto vão extorquindo o Empresariado Nacional e vendendo a Economia e Patrimônios brasileiros.  Pobre país limitado.  

    3. “mas e a Globo? Qual seua

      “mas e a Globo? Qual seua estrategia para se jogar de cabeça, DESDE O PRIMEIRO MINUTO, no “putsch”?”:

      Que bom relembrar nos que a rede golpe andou investindo em dolares…

    4. Mas André, 12 bilhões  não é

      Mas André, 12 bilhões  não é uma pechincha perto do mal que essa emissora faz ao país?

      Deixa eles irem embora.

    5. André,
       
      A sua análise sobre

      André,

       

      A sua análise sobre a globo e a jbs confere 100% com a do Paulo Henrique Amorim.

      Eles querem sair do país. a globo está a venda, não oficialmente ainda.

    6. Globo e JBS
      E o PGR que,

      Globo e JBS

      E o PGR que, dizem, sequer possui a gravação original dos Batistas, não tem tanto mérito dessa nova etapa?

      O que parecia uma eficiente operação MPF/PF pode não ser isso tudo?

      Quem está no controle, então, isão os manda-chuva prestes a deixar de vez o Brasil? 

    7. “Assim fecha-se o circulo,

      “Assim fecha-se o circulo, JBS e Globo saem do Brasil levando seu capital embora, para isso precisam ferrar o Pais antes.”

       

        André, eu o saúdo por já irem longe os tempos em que você louvava a Globo… de indiscutível competência técnica em sua área, o efeito dela sobre o país é tão nefasto que seja a ser difícil ter a exata dimensão.

  4. Nelson Jobin, por favor. Nunca!

    Nelson Jobin está atolado até os cabelos no golpe contra o governo constitucional de Dilma Rousseff. Um conspirador.

    Jobin aquele que reescreveu a Constituição de 1988.

    Me engana que eu não gosto.

  5. “São as trapaças da sorte”. 

    “São as trapaças da sorte”.  O Aócio,  a Andrea, mais o grupo golpista, fizeram tanto que conferiram ao termo “PETRALHA” o status de título nobiliárquico; vou mais além, de NOBREZA. Hoje no almoço “COMI FEIJÃO COMI FEIJÃO COM ARROZ COMO SE FOSSE UM PRÍNCIPE”. 

  6. Como já escrevi em outro

    Como já escrevi em outro post, o cenário mais provável, a meu ver, hoje, 22/05, é a cassação de Temer via TSE, e eleições indiretas.

    O campo conservador já está se articulando em torno de 2 nomes, Meirelles e Nelson Jobim. Já o campo progressista não tem ninguém. Lula não ganha no colégio eleitoral. Precisamos pensar em um nome viável, mas quem?

    De repente poderia até ser o próprio Jobim, desde que ele se comprometesse, por escrito, a não avançar com as reformas da previdência e trabalhista.
     

  7. PGR competente?

    Nassif, como explicar o passeio Novayorquino (talvez ao Central Park?) do “gravador ” do Joesley? Será que o equipamento passou também na NSA/CIA/FBI? Se eu fosse o Temer …

     

  8. Mas pensar em Diretas Já?

    A Constituiçao diz que as eleições são indiretas. Pra colocar as Diretas Já teria que mudar a Constituição, iria demorar, enfrentar reações. E isso o grupo golpista que está no poder nem sequer cogita, imagina, abrir mão de escolher o presidente e entregar isso pro povo…

    Muito mais fácil a eles aceitar a deposição do Temer e eleger o sucessor dentro da própria curriola.

    Concordo que as Diretas Já seriam a melhor solução pra ajudar a superar o golpe – a única solução realmente seria o STF virar um Tribunal de verdade e anular o impeachment, reconduzindo Dilma ao cargo que lhe pertence de direito, com 54 milhões de votos. Mas esse Congresso que aí está jamais aprovaria as Diretas, sendo pra eles muito mais fácil seguir o rito constitucional. Não creio em qualquer mudança a favor do povo pois há mais duas décadas deixei de alimentar ilusões.

    1. As eleições serão indiretas

      As eleições serão indiretas se houver renúncia ou impedimento de Temer. Entretanto, se a chapa for cassada via TSE, a eleição será direta. 

    2. Mas voce ainda acha que esse

      Mas voce ainda acha que esse congresso tem querer? Ora, quem pensa assim dá força a quem dela abdicou. Esse congresso não tem apoio de ninguém, nem mesmo da direita.

  9. PGR competente?

    Nassif, como explicar o passeio Novayorquino (talvez ao Central Park?) do “gravador ” do Joesley? Será que o equipamento passou também na NSA/CIA/FBI? Se eu fosse o Temer …

     

  10. Temer é problema do Golpe

    Nossa pauta é DIRETAS JÁ!

    (Aliás, que Democracia é essa que em 35 anos precisamos ir às ruas 2 vezes para pedir eleições diretas?)

    Achava que os mandantes do Golpe eram os Marinho. Engano. A reação desestemperada à delação da JBS e as briguinhas tipo arranhão + puxão de cabelos com Otavinho evidenciam ninguém ali lidera, são liderados. Os que apoiaram o Golpe que lidem com a bag of shit que pariram por ordem dos donos da grana.

    Nossa pauta é DIRETAS JÁ e não Fora Temer, mesmo pq não dá para lutar em 2 frentes ao mesmo tempo. O inimigo são bancos, mercado financeiro e megaempresários como Joeslay que ditam a pauta de maldades no Congresso.
     

  11. Não respeitaram a

    Não respeitaram a Constituição para derrubar a Dilma, mas para tirar os golpistas tem de respeitar. Ah vá !!!

  12. Para que algum grupo se desarticule primeiro ele deve ter se….

    Para que algum grupo se desarticule primeiro ele deve ter se articulado alguma vez!

  13. A diferença da atuação da direita liberal brasileira e francesa.

    A diferença da atuação da direita liberal brasileira e francesa.

    Tem-se uma diferença substancial entre a direita liberal brasileira e a francesa que fica evidente nos últimos dois anos, uma é baseada na improvisação e no amadorismo enquanto é exatamente ao contrário, é extremamente ela é calculista e nada é deixado ao acaso. Isto desnuda outro problema, a falta total de cultura das “elites econômicas” brasileiras.

    A eleição de Macron vem sendo tramada e montada há mais de dois anos, e vem sendo trabalhada com uma organização meticulosa, tanto sob o ponto de vista de apoio mediático como na criação de um personagem palatável ao eleitor. Por outro lado o que vem se fazendo no Brasil é uma espécie de mutirão mafioso em que a cada seis meses se lançam um grupo ao poder.

    Em termos de objetivo político final, tanto o objetivo dos franceses como dos brasileiros é o mesmo, o desmanche do Estado e a radicalização de políticas que permitam que as grandes corporações internacionais assumam por completo o poder, logo quanto a isto não é necessário nenhuma diferenciação, mas quanto ao método é da água para o óleo.

    Macron foi por um curto período um ministro do governo socialista de Francois Hollande (26 de agosto de 2014 a 30 de agosto de 2016), e durante a sua passagem mostrou claramente suas tendências neo-liberais, depois antes passagem, mostrando para os senhores do mundo a sua disposição, antes mesmo disto ele foi da direção do Banco Rothschild de setembro de 2008 a maio de 2012. Ou seja, uma figura que não esconde suas vinculações ao grande capitalismo internacional.

    Após sua passagem pelo governo socialista, que serviu para lhe dar uma imagem de alguém que colaborava com a esquerda, ele lança o seu próprio movimento político EM (que pode ser um acrônimo de Em Marche – traduzido literalmente por Em Movimento ou simplesmente Emmanuel Macron –seu nome), que teoricamente seria uma nova posição fora da linha esquerda – direita mas “acima disto”.

    Com apoio das famílias ou grupos empresariais que dominam a comunicação na França, começou-se lentamente em criar uma imagem de Macron, uma imagem que partia de um real perfil do mesmo de uma pessoa que vem das “Grandes écoles” francesas que são segundo a sua própria definição: “Instituições de ensino superior em que o recrutamento se dá por vestibular e oferece treinamento de alto nível.” Ou seja, na França há as universidades em que o ingresso é mais ou menos livre e as “Grandes écoules” em que o ingresso é feito por um rigoroso vestibular fazendo que seus alunos sejam provenientes das famílias mais abastadas. Macron estudou no segundo grau num colégio jesuíta privado (algo só para pessoas de fino trato), na Universidade de Paris X – Nanterre (Universidade), no Instituto de Estudos Políticos de Paris, e finalmente na Escola Nacional de Administração. Ele fez cursos de teatro e mais outras atividades extracurriculares. Após todo este treinamento teve uma vitória no primeiro turno um meio apertada tendo que utilizar em determinado momento a ajuda de um pequeno partido mais tradicional de direita (MoDem) que depois de devidamente utilizado foi devidamente chutado no momento da escolha dos candidatos a deputados nas eleições que ainda seguem.

    Pelo lado do Brasil, tanto a escolha dos sucessores golpistas como a própria tomada do poder foi feita de forma meio que aleatória ao sabor dos ventos que sopram. Primeiro se tenta na eleição a vitória de um egresso das oligarquias mineiras, mais hereditárias do que meritocrácicas, onde o sobrenome conta mais do que o currículo, começa seu curso de nível superior na Faculdade de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), uma das bem conceituadas escolas superiores privadas do Brasil, sem terminar seu curso passa para Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), já não tão conceituada como a anterior, porém onde o sobrenome Neves lhe permitia algumas facilidades no curso, depois passa por um cursinho da Escola Superior de Guerra. Como experiência profissional, além de cargos públicos e privados vinculados a família (secretário do avô) e vendedor em uma concessionária da FIAT (que tem a sua principal fábrica em Minas Gerais), não há mais nada de notável no seu trajeto. Embalado no nome do avô é eleito governador do Estado de Minas Gerais para no fim do segundo mandato, quando tenta a eleição a presidente perde para sua concorrente exatamente no estado que foi governador.

    Depois da derrota de Aécio, surge a oportunidade de acesso ao poder via Michel Temer, este senhor que no segundo grau escolhe a faculdade de direito, pois vai muito mal nas disciplinas de ciências exatas, começa a sua vida política como segundo-tesoureiro do Centro Acadêmico do que se desliga após ter perdido as eleições em 1962 para presidente do centro. Gradua-se em direito na USP, faz um doutorado e tem algumas incursões no gênero literário que não é nada aceita pela crítica.

    Porém o importante na vida política de Temer foi a sua capacidade de lidar com o que havia mostrado habilidade na política estudantil, a parte do dinheiro, e daí por diante todos sabem qual é o resultado final.

    Tanto o perfil de Aécio como o de Temer estão de acordo com a formação da chamada “elite” brasileira, nada de notável mas também dizer que é medíocre seria uma inverdade, porém as tentativas de acesso ao poder, assim como a escolha dos quadros para suprir os primeiros níveis do quadro governante, são deveras distintas, enquanto para a escolha dos ministros de Macron há uma triagem da vida pregressa de cada um deles, para não ter surpresas no seguimento, no governo Temer esta triagem pode ter sido até ao inverso, quem tinha problemas entrava e quem não tinha se entrasse durava pouco.

    Em resumo, os gentis cavalheiros e madames que entraram no governo Macron, parecem que de forma metódica e dentro dos conformes legais levarão a França a entregar todas as suas empresas genuinamente francesas a quem pagar mais, por outro lado, o bando de marginais que tomaram em suas mãos a República do Brasil, devido à pressa e a falta de elegância, estão fazendo tudo para entregar o mesmo patrimônio brasileiro o mais rápido possível a quem estiver interessado em comprar pelo preço que os mesmos estiverem dispostos a pagar.

    Ou seja, como diz o ditado: Quem nasceu para Bidú, nunca chega a Rin-Tin-Tin.

  14. “Ó”… confirmado: o audio estava sim editado! ¬¬

    Ver atualização neste post:

     

    O “JOGO” DA SUCESSÃO DE TEMER: O “CAOS” NA SEMANA DEFINITIVA

    *

    – Atualização: VEJA agora confirma que o áudio estava sim editado: sumiram com 24% do conteúdo!

    “Eu já sabia!”. (rs)

    – 22/5: Temer vai ao ataque contra Globo/JBS.

    – Veja como a classe política e a Globo podem chegar a um meio termo.

    – Atenção: mais atualizações de hora em hora… pois o jogo não pára! Estarão no fim do texto.

     *

    A análise – a várias mãos – do Núcleo Duro não deixa passar nada:

    – Golbery revira no túmulo: as trapalhadas dos (projetos de) “conspiradores” brasileiros.

    – STF na 4a: vai pôr Temer “no pau” ou não?? Crise institucional à vista? E as Forças Armadas nisso tudo?

    – O que o projeto de “Acordão” reserva para Lula?

    – PSDB, PSB, PPS… saem ou não saem do governo Temer??
    (1) o “livre mercado” em ação no Congresso.
    (2) a diferença de accountability e liability eleitoral entre candidatos ao Executivo e ao Legislativo no apoio a medidas impopulares.
    (3) Parlamentares: a diferença entre ferrar o “eleitorado difuso” e tratar a pão de ló a sua base eleitoral homogênea / curral.

    – O problema de tocar a “flauta mágica” na política: a ressaca quando acaba a melodia.

    – “Renovação” na política – “express”: basta mudar o nome do partido, ora! Para um que esteja na moda… na Europa!

    – A semana começa e a indefinição continua…
    … pergunte ao PSDB! (rs)
    (1) A hilária guerra Globo vs. Folha.
    (2) O “no-show” da Base no jantar de Temer.
    (3) Piada? Gravador do grampo ~não~ ficou com a PGR… tá passeando nos EUA… com o Joesley!! Piada nada… é serio!

    LEIA MAIS »

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador