Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

A limpeza anticorrupção da China, por Aldo Fornazieri

Por Aldo Fornazieri

Mais dia menos dia, todo político, Partido ou instituição que se corrompe termina por pagar um alto preço. Além das possíveis sanções penais dos envolvidos, o Partido, o político e a instituição pagam o preço da desmoralização pública. Seria possível citar vários casos na história que mostram que partidos e políticos que assumiram a marca de corruptos não se recuperaram. O PT corre esse risco. Identificado como partido corrupto, assiste inerte uma onda de antipetismo se propagando pelo Brasil. Parte da militância vem se afastando do partido, que agora começa a assistir a desfiliação de integrantes que foram eleitos para cargos públicos.

O PT mostrou falta de virtude e de prudência ao deixar que o partido fosse contaminado pela corrupção. Quando ela se tornou uma evidência pública, nenhuma medida radical para saneá-lo foi adotada. A direção partidária preferiu arcar com a devastação da imagem de um partido que foi construído na luta social e política, às duras penas, e que representou a esperança de uma nova era política para o Brasil, do que ter a coragem de enfrentar o problema promovendo expurgos ou, depois do mal consumado, assumir uma autocrítica pública redirecionando a ação partidária. O que se assiste hoje ao lado de desfiliações e desencanto é parte da militância, provavelmente minoritária, justificar o lodo da corrupção. Seria melhor o PT olhar para a prudência de outros partidos que adotaram atitudes severas, evitando que a corrupção os destruíssem.

A Campanha Contra a Corrupção do Governo e do PCC da China

Em 2012, o Partido Comunista Chinês realizou o seu 18º Congresso, elevando à condição de presidente da China o líder Xi Jinping. No discurso de encerramento do Congresso o novo líder anunciou que desencadearia uma campanha anticorrupção para apanhar “os tigres e as moscas” que haviam se disseminado nas estruturas de governo central e regionais, no partido e no próprio Exército Popular da China, numa referência a líderes de alto escalão e a funcionários comuns que estavam incursos em atos de corrupção. Até o final do ano passado, 56 “tigres” haviam sido apanhados, incluindo líderes máximos do Partido Comunista e três generais.

Após o Congresso, o Partido criou a Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCDI), que aplicou sanções disciplinares a 414 mil funcionários que ocupavam cargos públicos ou partidários. Destes, 201.6 mil foram processados por tribunais. Pilhas de dinheiro, caixas de joias, carros de luxo, bebidas finas, apartamentos, casas, estatuas de ouro, obras de arte foram alguns dos itens confiscados. Os dirigentes de alto escalão foram acusados de disporem de várias amentes pagas com dinheiro da corrupção.

Em 213, o ex-líder Bo Xilai foi condenado à prisão perpétua. Em abril último, o Ministério Público chinês aceitou o indiciamento de um dos homens mais poderosos: Zhou Yongkang, ex-presidente da maior companhia energética da China e ex-chefe da Polícia de Segurança –  correspondente ao FBI. O combate à corrupção está extrapolando o próprio território chinês: o governo acusa 150 altos funcionários de terem fortunas escondidas nos Estados Unidos. As autoridades americanas se comprometeram em auxiliar nas investigações.

A campanha sofre sua maior resistência junto aos antigos oficiais do Exército. Sabe-se que o Exército sempre foi o principal esteio do poder do partido. Prudente e cauteloso, Xi Jinping evita confrontos, mas vem conseguindo renovar aos poucos a liderança do Exército com oficiais mais jovens. A nova liderança política entende que o maior adversário do Exército chinês – o maior do mundo – é hoje a corrupção.

As Razões da Campanha Anticorrupção

Existem várias teorias explicativas acerca da campanha anticorrupção da China. Para alguns analistas a campanha se iniciou com o objetivo de fortalecer a liderança do novo presidente. Mas esta tese se enfraqueceu, pois após três anos no comando do país, Xi conta com uma liderança forte e reconhecida e a campanha contra a corrupção tem ondas renovadas e vigorosas.

As análises mais plausíveis sustentam que a campanha tem três objetivos: evitar que o Partido se desmoralize diante da opinião pública; renovar a liderança do Estado, do Exército e do Partido, reduzindo o poder das facções internas de interesses; promover um novo avanço nas reformas políticas e econômicas. O chefe do organismo anticorrupção CCDI, Wang Qishan, teme que a corrupção possa provocar a destruição econômica da China.

Sem dúvida nenhuma, a corrupção é uma das principais causas da fraqueza, da ineficiência e da falta de dinamismo das economias dos países em desenvolvimento. As amarras legais que bloqueiam a modernização e desenvolvimento das economias são mantidas apenas para que os grupos privados e corrutos de interesses se mantenham sugando o dinheiro público. As propinas estimulam o desperdício, obras que não saem do papel, promovem obras que começam e não acabam e alavancam desvios bilionários. Basta olhar para a nossa Petrobrás, para os Correios, para a nossa infraestrutura, para as obras de transportes etc. Enquanto isto, a educação, a saúde, a segurança pública, o transporte público vivem a penúria de recursos danando a vida de milhões de pessoas.

A corrupção é o câncer que corrói o mundo moderno. É a praga que degrada partidos e instituições e faz germinar a ineficiência pública e privada. O lamentável é ver e ouvir líderes e militantes defender esse lodo moral. O Brasil soçobra nesse lodo ao longo dos tempos. Para combater a corrupção não basta confiar apenas nos mecanismos de investigação e controle como o Ministério Público, as Controladorias, a Justiça e a Política Federal. Para que ela seja combatida de forma eficaz é preciso que seja uma tarefa encabeçada pela liderança política. O Brasil carece de líderes prudentes e corajosos, capazes de perceber o mal econômico, político e moral que a corrupção, a sonegação e os liames ineficientes das administrações provocam ao povo.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política. 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Peraí……..

    Colar a marca da corrupção no PT sem dizer , quem?, quando? onde? e como? é muito abstrato.

    Mate a cobra, mostre o pau e a cobra morta, por favor!…

      1. A ultima conta que eu fiz foi

        A ultima conta que eu fiz foi no ano passado e se estou me lembrando bem, pra cada operacao da PF de FHC Dilma e Lula tem 50 pra mostrar.  (Nem por isso a pf tem uma unica coisa pra mostrar por qualquer governo petista -especificamente PARA governos tucanos eles tem muito, nao somente a nivel federal mas ate estadual e municipal.  Eh uma desgraca, viu?)

        Uma grande parte dessas operacoes com resultados, alias.  TODAS as paradas ou arquivadas foram causadas pelos alvos tucanos e seus infiltrados e aparelhos judiciarios e ate na PF.

        Tou tomando quase tanta antipatia deles como ja tenho do FBI:  eu nao gosto, nao lido, e nao mereco estar sequer em contato com canalha em serie.  E em caso eu nao disse hoje:  o FBI nao tem uma unica porta aberta pra mim pra mostrar, nao tem uma puta decisao favoravel a mim pra mostrar em 5 anos, e se contarmos com o stablishment cientifico, entao sao 8 anos.  Em TODAS elas, nem sequer uma acao nao canalha a respeito de Ivan Moraes, nem sequer um unico puto break.

  2. Corrupção

    Já tinha visto muita besteira sobre corrupção, mas nada parecido com esse texto. Será que o autor já leu alguma coisa sobre corrupção no Vaticano? Ou na antiga Roma? Onde ele incluiria os petistas, nesses casos?

  3. Leguleios de um fariseu e impostor

    Poucas vezes se viu alguém tão profundamente estúpido em suas ”análises” quanto este sr. Aldo Fornazieri. Trata-se de um moralista fanático, de um Carlos Lacerda que reivindica cores vermelhas ao seu pretenso estandarte intelectual. A vigarice com que este cidadão trata dos problemas do Brasil e do mundo é deplorável antes de mais nada. 

     

    Será que este pseudo cientista é incapaz de confrontar os dados da realidade concreta e objetiva dos fatos, antes de escrever idiotices reacionárias? Será que este falsificador da história não é capaz de conferir e de comparar dados relativos à apuração de casos de corrupção, de ações da Polícia Federal e de autonomia investigativa dos órgãos de controle, existentes antes e depois de 2003?

     

    Se é incapaz deveria se aposentar. Se é capaz, e não o faz, demonstra toda a sua má-fé no debate das coisas públicas, além de se despir enquanto intelectual e de vestir o manto do embuste, da falácia e do farisaismo típicos dele próprio. 

     

    Nunca se apurou e nunca se puniu tantos casos de corrupção como é feito agora neste país. Qualquer ser humano que não seja um cínico ou um impostor, e que tenha boa fé, saberia reconhecer isso. Mas o infeliz mistificador é incapaz, porque faz da mentira a sua práxis cotidiana. 

     

    Será que o impostor é capaz de defender a tese de que a corrupção não existia no Brasil antes de 2003? Será que é capaz de defender a tese de que antes o Brasil era uma Finlândia em matéria de probidade e que agora se tornou o país mais corrupto do mundo? Se for capaz, além de se aposentar este infeliz deveria procurar urgentemente um tratamento psiquiátrico!

     

    Agora vamos a outro ponto importante: o maior mal do mundo não é a corrupção, mas sim a desigualdade social. A corrupção é um câncer a ser extirpado? Sem dúvidas algumas. Deve ser combatida sem tréguas? Absolutamente correto. O problema é que o analista de beira de estrada sequer toca no assunto mais importante desta esquina da história humana, que é a brutal desigualdade social, histórica no Brasil, em que pese ter diminuído nos últimos 15 anos, e chaga que corrói até mesmo os países ricos e industrializados.

     

    A única tese que o ”socialista de batina” da USP sabe defender é esta da corrupção, corrupção e corrupção. Há algo mais parecido neste tipo de abordagem do que o modus operandi do maior Corvo que este país já viu, de nome Carlos Lacerda?

     

    O sr. Aldo, falsificador contumaz da história, talvez não saiba que em tempos passados o sr. Getúlio Vargas, o sr. Juscelino Kubitschek e o sr. João Goulart, apenas para citar os mais famosos, eram acusados dia e noite, durante 24 horas por dia, de serem os mais corruptos dirigentes da história do Brasil! 

     

    O falsificador da USP, pelo que se depreende dos seus pífios artigos de uma nota só, endossa com ardor infanto-juvenil toda a gritaria histérica e histórica da UDN e de seus atuais descendentes! E se acha um grande revolucionário…

     

    O sr. Aldo é da estirpe do que de pior há em matéria de política e de embates ideológicos. É da estirpe dos falsos moralistas que fazem do oportunismo rasteiro e rastaquera a única ferramenta de disputa. Essa estirpe de falsários deixa de debater os temas estruturais de uma sociedade cindida em classes, onde a classe dominante se mantém através dos aparatos ideológicos por ela própria criados, e passam a incorporar o discurso cínico e mistificador dessa mesma classe dominante. 

     

    A depender da ”qualidade ímpar” das análises deste sr., a esquerda brasileira deveria abrir mão da disputa política e iniciar um movimento para fundar uma igreja, talvez a dos ”Santos Carolas dos Últimos Dias”. 

     

    O sr. Aldo, e finalizo por aqui, também tem a mania imbecil e fascista de atirar o PT na lama da mais fétida degradação moral, como se o PT fosse um todo indivisível e não uma agremiação formada por milhões de filiados e milhares de dirigentes espalhados pelos quatro cantos do território nacional. 

     

    É uma prática sem vergonha que este sr. mantém com prazer indisfarçável. Além de ser sem vergonha, é uma prática evidentemente fascista. O pseudo analista e pseudo cientista da USP deveria abrir mão da prática sem vergonha e dizer quais são os dirigentes que deveriam merecer o opróbrio e a expulsão do partido! 

     

    Ao utilizar a prática sem vergonha de dizer que o PT virou um partido corrupto, o mistificador fascistóide coloca na vala comum pessoas como Fernando Haddad e tantas outras (milhares de outras).

     

    Abrir mão dessa prática fascista e sem vergonha seria muito importante, mas não sei se o sr. Aldo é capaz de escrever um texto um pouco menos sem vergonha do que os que ele tem escrito nos últimos tempos. 

    1. Faço minhas as suas palavras

       Minha indignação com as asneiras proferidas neste post equipara-se à sua. Ia comentar mas você já disse o que eu queria dizer com mais propriedade e eloquencia do que eu conseguiria fazê-lo.

      1. Obrigado aos dois por terem

        Obrigado aos dois por terem lido:  eu parei de ler ha meses atraz, quando notei que a metralhadora giratoria dele continua apontada ao PT, somente ao PT, nada mais que o PT.  Analise tecnica, mesmo quando correta -que raramente eh o caso- nao pode ser tao unilateral e tao farisaica.

    2. Dessa vez sou obrigada a

      Dessa vez sou obrigada a concordar integralmente com você. Sabia que a situação da USP tava ruim, mas não sabia que era tanto.

    3. O Rei do Blablablá in

      O Rei do Blablablá in action….O Titanic afundando e Diogo Costa assume a orquestra…hehe

      Pelo menos é coerente e merece respeito.

  4. O artigo fala das vantagens de não tapar o sol com a peneira.

    Mas logo surgem os comentaristas que querem fazer exatamente isso. Corrupção? Onde? De quem? São só calúnias. 

  5.  
    …“A corrupção é o câncer

     

    …“A corrupção é o câncer que corrói o mundo moderno.”…diz o professor Aldo…

    Será possível professor? Então o senhor acredita que estamos bem pior, né? Então tá.

    Engraçado professor Aldo. Desde a fundação do PT, acompanho, e tenho apoiado com meu voto. Além de trabalhar para conseguir apoio de muitos eleitores para eleger os políticos do PT ou do PC do B. Somente após a leitura de seu discurso, resolvi me filiar ao Partido dos Trabalhadores.

    Realmente, o Partido dos Trabalhadores está longe de ser a casa de missionários puros, almejadas por uns tantos. Ainda bem, não prevaleceram ideias de importar do reino dos céus, para aqui implantar, o prometido Jardim do Éden. Como o professor Aldo não desconhece, há quem sustente que nos governos de Sarney, Collor e do Fernando Henrique, a corrupção grassou no país, a níveis nunca dantes imaginados. No entanto, nenhuma manifestação de indignados tocadores de panelas engravatados, Sem contar os honestinos professores e suas discussivas platitudes intelectual-masturbatórias, diria o honestícimo Sergio Motta, sócio do nao menos probo FHC, homens que marcaram aquele período.

    Os bobos e os tolos videotas  não sabem. Mas o professor Aldo sabe sim. Corrupção de grosso calibre recebeu enorme impulso, com a implantação das estufas irrigadas no neoliberalismo. Quando, sob a batuta do professor Cardoso, foram alcançados recordes em volume de roubos, desvios, e, de imoral entrega do patrimônio público a amigos quinta colunas, e a seus mentores estrangeiros. Aliás, há calhamaço documental, suficientes para levar o nobre professor FHC e associados a cumprir eterna estadia em cana. Isso, se houvesse justiça pra pegar rico,. Se fosse na China, rolariam as cabeças desses cretinos. Vale lembrar, que, precavido, o FHC protegeu a retaguarda, nomeando um leão-de-chácara chave-de-gaveta no STF,  pra lhe fornecer sólida gaveta.

    Toda bandalheira, “do tempo em que, não havia corrupção,” está carimbada com base em testemunhas sérias, não daquelas fabricadas por delatores premiados, que ouviu dizer…, mas sim, de pessoas munidas com provas documentais obtidas em cartórios e fontes idôneas. Não essa pouca vergonha a que submetem o PT.

    Justamente agora, quando o senhor Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política, chega do necrotério onde acaba de encomendar o corpo do Partido dos Trabalhadores, cujas exéquias, recomenda seguir ritos da liturgia da casa grande. Resolvo velho dilema que aperreava meu juízo. Vou finalmente, pedir minha filiação no Partido dos Trabalhadores.

    Orlando

     

     

  6. Com dois parágrafos

    Com dois parágrafos derruba-se essa tese manca. O maior problema do brasil é a desiguladade, a concentração de renda e da propriedade. Vai ler, Piketty, aldo! Os muito ricos praticamente não pagam impostos. É claro que se deve combater a corrupção, mas ela não o mal maior. Aldo Fornazieri quer jogar para a platéia e justificar a conduta de Marta Suplicy? Junte-se a ela, funde um partido e se lancem candidatos. Será que o articulista pensa que os milhões que elegeram Marta senadora votaram nela pela ‘simpatia’ pelos olhos azuis que ela ostenta? Para escrever ou dizer bobagens é melhor não usar a caneta (ou o teclado) ou abrir a boca. Vai procurar tua turma!

  7. E a corrupcao nos EUA e Europa?

    E a corrupcao nos EUA e Europa? Basta ver a influencia profunda de Wall Street, petroliferas, e industria militar nas politicas dos EUA para dimensionar o tamanho da corrupcao –institucionalizada?– nos paises ditos desenvolvidos. La se muda os presidentes porem as politicas sao em geral as mesmas. Ta tudo domindado, corrompido pelo poder do dinheiro que seleciona os candidatos a serem votados. Politicos sao meros relacoes publicas para consumo geral. E viva a democracia: o melhor regime que o dinheiro pode comprar. Att

  8. A limpeza anticorrupção da China

    “Seria melhor o PT olhar para a prudência de outros partidos que adotaram atitudes severas, evitando que a corrupção os destruíssem.” quá quá quá quá, qual partido tomou estas iniciativas meu caro professor?

  9. Valei-me! Agora querem prisão

    Valei-me! Agora querem prisão perpétua e pena de morte para os petistas? kkkkkkkkkk 

    Sei que o texto não disse isso, mas foi o que faltou.

  10. não adianta…

    a gente tenta dar  um crédito, ler e tals.

    Mas NÃO dá. O sr Aldo é antiPETISTA até o talo, não consegue ver os podres iguais ou maiores dos outros partidos…

     

    Enfim: perco meu tempo lendo este sr mais não…

     

    :/

    1. Virou martista?

      Under, também pensei que fosse mas parece que nào é este o caso, aliás, talvez ele tenha entrado no barco de Marta Suplicy e por isso a virulência anti-PT nos seus ultimos artigos. Dei uma pesquisada nas publicações de Aldo e concordei com muita coisa que ele disse mas, repito, nesse post ele pulou o corguinho.  Aqui umas criticas construtivas de Aldo, acho que foi esse o Aldo convocado pelo GGN e não esse Aldo a la Marta Suplicy que ai está

      As críticas à politica de comunicação do prefeito Hadad

      http://www.revistaforum.com.br/blog/2013/12/as-criticas-a-politica-de-comunicacao-do-prefeito-haddad/

  11. Aldo, se não reavaliar sua

    Aldo, se não reavaliar sua eterna busca de culpas nas Esquerdas para todos os males e tragédias da história, cairá no perfil tão comum aos antigos comunistas “limpinhos”. Virará um direitoso CEGO, a propagandear o principal Bordão lançado pela CIA para enganar os povos e os esquerdistas otarios, corrupção, corrupção, corrupção…..

    Esses adeptos de “limpeza” de quem tem um ideal de uma vida melhor para todos, veem como “boa” política a depuração dos males da esquerda. Como se para defender os interesses da maioria devêssemos buscar a pureza dos Arcanjos.

    Em sua cegueira em exigir autoflagelo a quem quer defender os interesses dos despossuídos, os “limpos” esquecem quem é a verdadeira elite faminta de privilégios e passam para o lado desses opressores com a ferocidade de um William Wack.

  12. Preferia ser uma analfabeta
    Preferia ser uma analfabeta do que lê tanta baboseira.Parece post de estudante de ensino médio no Facebook.Cheios de dados errados, informações falsas e senso comum.Coitado dos seus alunos.

    O judiciário e a polícia federal são os maiores culpados pelos crimes de sonegação e corrupção no Brasil.Só punem e investigam quem eles querem.E vc Aldo, disse que não podemos contar apenas com o judiciário e a polícia federal, isso é para rir ou para chorar, nos não podemos contar com esses dois para nada.O MPF de SP premiou Marín, quando todos no Brasil sabiam que ele não prestava.

    Acreditar no fim da corrupção e na paz mundial é como acreditar em Papai Noel e coelhinho da páscoa.kkkkkkk

    Faz parte da natureza humana ser corruptos e assassinos.

  13. Engenheiros de obra feita

    Fico impressionado com a coragem de gente que votou neste governo (e publicou artigo apoiando) e semanas depois aparece como o filósofo que sabe todas as respostas….por pouco não comenta que “não foi por falta da aviso”….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador