24 de junho de 2026

A lista de consumidores “premium” da Sabesp

Atualizado às 14.21
 
Jornal GGN – Condomínios de luxo, Metrô, SPTrans, hotéis, bancos, igrejas, shoppings, e outros clientes de água selecionados da Sabesp recebem prêmios pelo alto consumo. São 500 nomes que têm contrato diferenciado com a Companhia de Abastecimento de água e que segue a lógica do mercado: quanto mais consumo, mais lucro. E na maior crise hídrica que atinge São Paulo em 84 anos, a relação empresarial permanece.
 
A jornalista María Martín, de El País, encontrou essa lista, com data de dezembro de 2014, de um levantamento enviado pela Sabesp à CPI que investiga os contratos da companhia com a prefeitura. Informações como o consumo de 20.000 m³ pelo shopping Eldorado – proporcional ao de mais de 1.200 famílias de quatro membros juntas, e a fábrica de celulose Viscofan, no Morumbi, que gasta três vezes mais que isso, foram identificadas. A divulgação ao GGN foi sugerida pelo colaborador Henrique O.
 
Desses clientes “premium”, alguns principais são o setor industrial, que tem 40% do consumo total de água do Estado de São Paulo. Ainda assim, representam a minoria dos 294 clientes que assinaram contratos a partir de junho de 2010.
 
Todos eles pagam menos do que o valor de tabela aplicado, por usar mais água nas atividades comerciais e industriais. O oposto do que está sendo cobrado dos moradores da região metropolitana de São Paulo: ganha bônus aquele que economizar, ganha multa aquele que ultrapassar a média de consumo de água.
 
Descontos de 55% foram cedidos ao shopping Eldorado: de R$ 13,97 cada mil litros de água, o centro comercial paga R$ 6,27. A Viscofan consegue um desconto de 75%, gastando apenas R$ 3,41 para cada mil litros, ao contrário de R$ 13,97. O Hotel Hilton também ganha bônus: gasta R$ 6,76 por metro cúbico.
 
O shopping foi o único dos três que respondeu à repórter de El País, afirmando que está tomando medidas compensatórias, diante de seu alto consumo, e buscará reduzir em 15% o gasto de água.
 
A iniciativa da Sabesp de construir essa rede de clientes “premium” foi impedir que tais estabelecimentos usassem poços privados, fidelizando uma lista de garantia de lucro para a companhia. Entram na seletividade aqueles que usam, no mínimo, 500 mil litros de água por mês, o que corresponde a um gasto de 128 pessoas.
 
A lista não havia sido divulgada sob o argumento de proteção de relações comerciais e a privacidade de seus clientes. No documento enviado à CPI mostra que os 294 clientes representam 1,23% do consumo médio total da cidade de São Paulo, segundo cálculos da própria Sabesp. Com as grandes indústrias, omitidas na lista por serem consumidores mais antigos, esse valor aumentaria significativamente.
 
As informações blindadas já foram questionadas pelo corregedor-geral da administração estadual, Gustavo Ungaro, que determinou que até o fim de fevereiro a Sabesp não pode omitir as informações, visando o interesse coletivo do assunto. 
 
Em março de 2014, o modelo de contratos teve mudanças, tirando a obrigatoriedade do consumo mínimo de água da Sabesp, liberando fontes alternativas de consumo de água. Também incluiu esses clientes no programa de multas pelo aumento de consumo, até os mananciais se recuperarem. Entretanto, eles não foram incluídos no bônus dado a quem economiza 20% da água. O que não incentiva uma grande redução no consumo. 
 
Veja a lista completa, abaixo:
 
Por Nagib Abrahão
 
“Em março de 2014, o modelo de contratos teve mudanças, tirando a  obrigatoriedade do consumo mínimo de água da Sabesp, liberando fontes  alternativas de consumo de água. Também incluiu esses clientes no  programa de multas pelo aumento de consumo, até os mananciais se  recuperarem” – enfim, se havia “privilégio”, já não há mais a quase um ano.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

17 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sorano

    13 de fevereiro de 2015 2:49 pm

    A Globo está na lista. Está

    A Globo está na lista. Está na do HSBC também ???

  2. Sidnei

    13 de fevereiro de 2015 2:55 pm

    A SABESP perde 30%, os caras

    A SABESP perde 30%, os caras ai pagam 6 reais por mil litros e os trouxas – nós que utilizamos somente 8% – pagamos a conta e ainda teremos que aguentar as consequencias  – com um rodízio maldito de 4 sem água e 2 com  –

    Como chegamos a isso?? (com 20 anos te tucanato eu sei a resposta, mas…) e os caras reelegeram o partido e sua trupe responsável por isso??

    o que acontece?? hellllp ops ou melhor, ÁGUA…. não dá, e não existe nem justiça ou Ministério Público para exigir uma solução ou mesmo uma intervensão..

    Como os paulistas aceitam tão passivamente e bovinamente isto?? Não sei, tá muito dificil…. esta país era para ser um paraíso e transformaram ele num dos infernos de DAnte…..

     

    1. Vitor Sorenzi

      14 de fevereiro de 2015 1:55 am

      A SABESP perde 30%, os caras

      Relaxa e goza!

  3. Fábio de Oliveira Ribeiro

    13 de fevereiro de 2015 2:58 pm

    A imprensa tem noticiado a

    A imprensa tem noticiado a falta de água em São Paulo de maneira a salvar a imagem da Sabesp (empresa privatizada que distribuiu no exterior lucros que deveriam ter sido usados para aumentar a captação e o armazenamento de água nas últimas duas décadas), do neoliberalismo tucano (que justificou a privatização da companhia que distribui algo essencial à vida e a atividade econômica) e do governador paulista (que era vice-governador ao tempo que a empresa foi vendida parcialmente). Enquanto isto, os cidadãos paulistas sofrem não somente com a falta de água.

    Todos os serviços públicos estão entrando em colapso. A CF/88 garante aos cidadãos direito à prestação jurisdicional, mas o TJSP e o TRT já reduziram suas atividades em razão da falta de água. A CF/88 garante aos cidadãos direito a saúde, mas os hospitais conveniados ao SUS não conseguem atender satisfatoriamente os pacientes em razão da falta de água. A CF/88 garante aos cidadãos direito à educação, mas as escolas paulistas estão dispensando os alunos das aulas por falta de água.

    A falta de água em São Paulo não é um fenômeno natural. É um fenômeno econômico. A água deve ser captada e estocada em quantidade necessária. O racionamento deveria ter sido iniciado há pelo menos um ano, assim que os reservatórios começaram a baixar e não agora que elas já entraram em colapso. A previsível escassez não somente coloca em risco as vidas e a economia do Estado. De fato, o neoliberalismo tucano REVOGOU a CF/88 no território de São Paulo ao impedir a continuidade de serviços públicos garantidos aos cidadãos.

    O MPF deveria fazer algo para resguardar o regime constitucional brasileiro dentro do território de São Paulo? Esta meus caros é a pergunta que juristas e jornalistas deveriam estar fazendo e não fazem para proteger um governo que preferiu garantir mais a distribuição de lucros da Sabesp privatizada no exterior do que o bem estar da população local.

    Hoje foi publicamente divulgada a informação que faltava para consolidar a tese de uma Intervenção Federal em São Paulo. Segundo  informações confiáveis obtidas pela imprensa, Geraldo Alckmin permite que a Sabesp forneça grande quantidade de água abaixo do preço de mercado aos Shoppings privados deixando Escolas e Hospitais públicos serem fechados por causa da escassez da mesma. Se o Procurador Geral da República não tomar uma medida um clima de guerra civil se espalhará pela capital paulista.

  4. Maria Luisa

    13 de fevereiro de 2015 3:13 pm

    Vamos invadir sua praia

    Pronto, esta sem agua em casa ha varios dias ? Vai tomar banho no shopping, hotel e pendura no nome de Geraldo Alckmin ou, melhor ainda, no Palacio dos Bandeirantes !

  5. Sergio Saraiva

    13 de fevereiro de 2015 3:19 pm

    Gestão de choque.

    Como disse dias atrás.

    Os governos do PSDB são formados por bons gerentes.

    O que lhes falta são administradores públicos.

  6. Dino

    13 de fevereiro de 2015 3:56 pm

    Multa da Sbesp

    Multa injusta.

    Durante um ano casal que moram sozinhos gastam durante 4 meses 12 m3, 5 meses 11 m3 e nos três meses de férias dos filhos e netos quando a família aumenta para 8 pessoas o consumo vai 20 m3. Média anual 15,25 m2. Assim eles mantendo o consumo igual irão pagar os meses de férias com multa de 20%.

  7. MarFig

    13 de fevereiro de 2015 3:58 pm

    Eu não assisto mas tenho

    Eu não assisto mas tenho certeza que essa notícia saiu na goebbels.

  8. alfredo sternheim

    13 de fevereiro de 2015 7:34 pm

    matéria perde destaque

    Hoje, essa matéria na ótica do blog de Josias de Souza foi grande destaque da primeira página (home) da UOL. Horas depois, já não estava mais lá. Provocou muitos comentários indignados, mas também de tucanos que fazem questão de limpar a barra da Sabesp e de Alckmin.  Um dos comentários apontava a empresa Uol como tendo contrato com essas beneses. Será verdade? E será que, por isso, a matéria não terá destaque na Folha? De qualquer maneira, essa revelação é um escândalo, revela hipocrisia do governador e dos tucanos na crise hídrica. Mesmo como empresa que não deveria ser, a Sabesp errou feio, distribuiu lucros e dividendos em vez de investir em medidas preventivas, em soluções que impedissem esta crise. Que papelão. 

    1. helcio dias de sa

      14 de fevereiro de 2015 5:36 pm

      materia perde destaque.

      Se os eleitores do Nassif estão assustados com a parcialidade do cartel midiatico com o “TUCANISTÃO”. Procure um sebo amigo e compre ediçoes da revista “caros samigos de 1998/99/2000/2002. Leiam o jornalista falecido Aloysio Biondi e descubram o ‘como funcina’ do governo FHC com ajuda das polianas do cartel midiatico que o capilé do midia Ninja não sabe se é cartel ou quadrilha ,mas o millor tinha certeza que eram canalhas. 15 segundo de PLIM PLIM no salvelindo apagam 15 anos de historia.O sociologo cabeça-de-bagre FHC é muito pior que o escandalo da Petrobras,aliás,esse nobre presidente farsante,dispensou as liçitaçoes para fornecedores da petroleira se fartarem no clube dos corruptores empreiteiros.Estariamos muito piores se o Itamar Franco não barrasse essa fera colocando ate exercito para conter o FHC com suas terras em nome de filhas e amigos.a historia é real,o que muda são os historiadores.Como se diz no deserto.A escuridão não existe,o que existe é a falta de luz.Ele foi o apagao e agora não há agua.Confirmndo o choquede gestão do PSDB: Matar o doente para economizar hospital.Ele destruiu o país para conter a inflaçao,e o Janio de Freitas(09/2000) garantia que ele (FHC)destruiu o amanhã brasileiro

  9. lenita

    14 de fevereiro de 2015 12:18 am

    Esse é verdadeiramente um

    Esse é verdadeiramente um estado que PROTEGE seus cidadãos. Aqueles que não precisam, claro. E o povo ? Deixa prá lá, eles votam mais no PT, uai ! E é o melhor candidato do PSDB p/ o cargo de futuro Presidente da República – dos de sempre . Até os Trolls sumiram do blog . Onde estarão o Free, o Sotto e outros menos votados?

    1. helcio dias de sa

      14 de fevereiro de 2015 5:16 pm

      esse é um verdadeiramente

      O TUCANISTÃO do Parana já recebeu o que merece,(ato escondidissimo pela mídia)Os de GOIAS todos conhecem,Minas Gerais brevemente o TUCANISTAO a cores para todo o Brasil,Com toda  a mutretologia Aeciana,Resta Sao Paulo que recebe candidamente os “Polianas”do cartel midiatico. Em mg o deputado Paulo Lamac(031 2108 5460) sabe tudo sobre o consumo criminoso de agua,vive disso há anos.Mas ninguem do cartel midiatico se interessa pelo assunto.Quem sabe a Maria Martins do El país nos socorra novamente com jornalismo decente em lugar dos chefes de torcidas organizadas do PSDB que trabalham como editores nas redaçoes.

  10. Jorge Rebolla

    14 de fevereiro de 2015 4:33 pm

    (Sem título)

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Gdqyh-gM5u8%5D

  11. Sergio Saraiva

    14 de fevereiro de 2015 4:44 pm

    Questão de ordem.

    “Em março de 2014, o modelo de contratos teve mudanças, … – enfim, se havia “privilégio”, já não há mais há quase um ano”.

    Os contratos antigos foram revistos ou as regras passaram a valer só para os contratos novos?

  12. John Jahnes

    14 de fevereiro de 2015 5:32 pm

    E pensar que eu possio ser

    E pensar que eu possio ser multado,  pela empresa TUCANA IRRESPONSÁVEL QUE NÃO INVESTIU, SE CONSUMIR MIL LITROS  A MAIS DO QUE JÁ GASTO.

    TÁ TUDO DOMINADO PELA TUCANALHA.

     

  13. Marcos Antônio

    14 de fevereiro de 2015 5:33 pm

    O que diriam os eleitores

    O que diriam os eleitores paulistas do aécio quando chamaram mineiros, nortistas e nordestinos de BURROS, se por um acaso SOUBESSEM desta lista?
    É difícil acreditar que saibam, ou mesmo imaginem isso…

  14. Sandra.

    15 de fevereiro de 2015 4:52 am

    Veneza Paulista privatiza rio e oferece alívio à crise hídrica.

    MAIS ESTA AGORA, UM RIO DESVIADO PARA O CONFORTO E O PAISAGISMO DE UM CONDOMÍNIO DE LUXO ILEGAL!!!!!!!!!!! 
    VCS ADIVINHAM À QUAL TURMA ESTÃO LIGADOS O SEU IDEALIZADOR E AQUELE QUE DEU GARANTIAS À ESTA IMORALIDADE?

    (…) A ducha de água fria, contudo, o próprio corretor encarregou-se de jogar nos ansiosos compradores que éramos nós. É que as casas do local não têm escritura definitiva. Mas apenas uma tal “escritura de direitos possessórios”. Ou seja, R$ 330.000 a menos no bolso, o comprador será apenas um “posseiro”, sem direito a registro definitivo do imóvel.

    Mas, o corretor avisa, “não tem perigo, não”. “O próprio ex-prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Calé Riginik, do PSDB, é o morador até hoje da casa 10 do condomínio. Você acha que o ex-prefeito compraria um imóvel aqui se houvesse o mínimo risco de perdê-lo?” Imagine o leitor se em vez do prefeito e de gente como nós, fingindo ter R$ 330.000, “cash”, se não haveria risco de uma violenta “ação de reintegração de posse”, como aconteceu no tristemente famoso caso Pinheirinho.

    Em uma entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” realizada em 2010, o então secretário de obras de Bom Jesus dos Perdões, Gerson Coli, admitiu que o condomínio foi instalado sobre o leito do ribeirão Cachoeirinha, “sem licenças dos órgãos devidos (como a Cetesb)”.

    No dia 4 de novembro de 2011, entretanto, veio a redenção diretamente do Departamento de Águas e Energia Elétrica da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado de São Paulo, sendo governador o tucano Geraldo Alckmin (PSDB).

    “Fica a Sociedade de Amigos Marinas do Atibaia autorizada a utilizar recursos hídricos no Condomínio Ribeirão do Vale, para fins de lazer e paisagismo”. O despacho informa ainda que a água do ribeirão da Cachoeirinha pode ser captada à razão de 97,42 m³/hora, durante as 24 horas do dia, todos os dias e meses do ano.

    Dá um total de 97.420 litros captados por hora. Ou 2.338.080 litros por dia. Ou 70 milhões de litros por mês. Ou 840 milhões de litros por ano.

    Faça chuva ou faça sol, a água do Ribeirão da Cachoeirinha, água limpa que vem do alto da serra, será desviada por entre os canais artificiais que atravessam o condomínio, para só então ser lançada no Rio Atibaia, que abastece 95% de Campinas (SP), e precisa ser frequentemente socorrido por água do Sistema Cantareira (esse falido), já que se encontra em níveis críticos.

    https://medium.com/a-conta-da-agua/veneza-paulista-privatiza-rio-e-oferece-alivio-a-crise-hidrica-79deca179a26

     

Recomendados para você

Recomendados