Revista GGN

Assine

A Operação Lava Jato e o futuro do financiamento político

 
Não se sabe ainda quais jogadas políticas se escondem por trás da Operação Lava Jato. Se for seletiva em relação a partidos políticos, desmoraliza. O vazamento de depoimentos na véspera das eleições é uma mancha na operação.
 
Se for, de fato, republicana, muda a história política e a luta contra a corrupção no país. E, por republicana, entenda-se o aprofundamento de todas as relações políticas do doleiro Alberto Yousseff  - e aí entram o PT, o PSDB, PMDB, PP e demais partidos.
 
***
 
Até agora, as mazelas políticas do país sempre foram tratadas de forma oportunista pela cobertura midiática. Jornais valem-se das denúncias não como instrumentos de aprimoramento do país, mas como armas do jogo político, em atendimento a seus interesses empresariais e de seus parceiros políticos e empresariais.
 
Na CPI do Banestado, a Polícia Federal levantou e-mails de um lobista da Andrade Gutierrez alertando José Serra de que, se as investigações não fossem interrompidas, iriam bater nos recursos da privatização. Segundo o procurador Celso Três,  que participou das investigações, houve "aberrante morosidade na investigação", devido à atuação do então Procurador Geral da República Geraldo Brindeiro - denominado de "o engavetador-mor" de FHC. A morosidade do MPF permitiu a prescrição dos crimes.
 
A Operação Castelo de Areia envolvendo a Camargo Correa, alguns anos atrás, flagrou pagamento de propinas a políticos de ponta do PSDB paulista, como o ex-Chefe da Casa Civil do governo Alckmin, Arnaldo Madeira. Acabou sepultada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a alegação de que se iniciara a partir de uma denúncia anônima. Votaram pela anulação a ministra Maria Thereza de Assis Moura, e os ministros Og Fernandes e Celso Limonge.
 
***
 
Outra operação, a Satiagraha, atingiu o coração de um vasto esquema de corrupção que envolvia do mensalão do PSDB ao do PT. Foi sufocada por uma pressão conjunta do governo Lula, dos grupos de mídia, de aliados de José Serra - cuja filha era sócia de Daniel Dantas - , e do óbvio Ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
 
O STJ anulou a operação, através dos votos do ministro Jorge Mussi, do relator, desembargador Adilson Macabu, e o ministro Napoleão Nunes Maia Filho. No Congresso, Dantas recebeu o apoio entusismado dos notórios senadores Arthur Virgilio (PSDB-AM) e Álvaro Dias (PSDB-PA). Na imprensa, apoio da revista Veja, depois de presenteá-la com dois cadernos de publicidades de empresas de telefonia controlada por ele.
 
***
 
Até agora, a Operação Lava Jato recebeu amplo apoio dos grupos de mídia por visar, por enquanto, apenas o PT e os governos Dilma e Lula. Não se pense, da parte dos grupos de mídia, em nenhuma bandeira desfraldada contra a corrupção, mas em interesses políticos e empresariais bastante objetivos.
 
A Operação, em si, revela uma imensa teia de jogadas envolvendo a Petrobras, a maior empresa brasileira e montadas a partir de executivos indicados no governo Lula. A liberdade conferida a Paulo Roberto Costa superou todos os limites do bom senso. Se o PT pretendia inserir-se no establishment político brasileiro, conseguiu com louvor. Mas sem blindagem.
 
*** 
 
Yousseff é muito mais que isso. É mencionado no livro "A privataria tucana" como homem-chave na remessa de recursos de caixa dois de caciques tucanos  para o exterior. Participou diretamente de operações que passavam por recursos da privatização, além das operações do notório Ricardo Sérgio - o homem de Serra no Banco do Brasil.
 
***
 
Se houver, de fato, espírito republicano por parte do juiz Sérgio Moro, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, aplica-se um golpe de morte em todo sistema de financiamento clandestino de campanha eleitoral.
 
Depois da prisão de executivos, nenhuma grande empresa irá correr mais riscos de continuar nesse jogo. 
 
O STF já votou contra o financiamento privado de campanha. A votação não foi homologada ainda devido ao vergonhoso Gilmar Mendes que, mesmo já sendo voto vencido, pediu vistas do processo e engavetou-o.
Média: 4.6 (30 votos)
168 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Lilo Moura
Lilo Moura

Então José Serra diz que

Então José Serra diz que cartel é normal, sem provocar nenhuma indignação sobre desvio de trilhões do trensalão tucano. O PIG não dá nenhum pio, claro, porque a lógica é essa, se vem dos tucanos e CIA é normal, se vem de aliados do PT é "o maior escândalo da história universal do fim dos tempos".

Quero ver em que dia vai aparecer no JN da Globo os escândalos da Cemig, o trensalão, e a lista toda da corrupção tucana, inclusive o mensalão mineiro - esse, sim, desviou dinheiro público, apesar de estar prescrevendo graças à ajuda degli amici JB, Gurgel, Gilmar Mendes e CIA.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Douglas Brito
Douglas Brito

A desculpa é que os outros são iguais ou piores?

Deixa eu entender, quer dizer que, porque o PSDB já roubou bilhões, ou ainda rouba, segundo as dezenas de comentários aqui deixados, isso é atenuante ou justificativa para a roubalheira que o PT está fazendo na Petrobrás? Ou seja, se eles roubaram porque nós não podemos também tirar uma casquinha?? é isso mesmo que estou etendendo? porque só pode ser isso, a maioria dos cometários absolutamente ressucitam os casos de corrupção dos governos do PSDB sem uma palavra de autocrítica sobre o que o PT fêz com a Petrobrás; minha gente, vamos devagar com o andor que o Santo é de barro. Eu só daria um conselho, não se preocupem muito com o que a PF está investigando, vai ser muito pouco perto do que os auditores internacionais e FBI logo apresentarão, pode ter certeza que muito em breve muitos desses diretores, se não fizerem acordo nos USA, estarão com mandado internacional de prisão.

Seu voto: Nenhum
imagem de Bruno de Lira Silva
Bruno de Lira Silva

Não é desculpa, é, talvez, um contra-ponto

O que o PT está fazendo com a Petrobrás já esta na grandes mídias. Aqui, a preocupação é entender se isso nada mais é do que um jogo político. Será que a não repercução do livro A Privataria Tucana significa que, no caso do PSDB, isto dificilmente teria tanta repercução na grande mídia? O artigo é bem claro!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Vocès não percebem que o

Vocès não percebem que o governo está diante de uma grande batalha contra o mercado financeiro. Os banqueiros decidiram tirar Dilma do governo a qualquer preço comprando a mídia, não só do Brasil como internacional. Mas, como as coisas estão aparecendo pela Petrobras, o inimigo fica parecendo a corrupção localizada.

Dilma não se meteu nessa bagunça, e não sairá do governo apenas por ser uma mulher! O jogo de forças está sendo jogado com os BRICs e o sistema de dinheiro transnacional de graça - que está cada vez mais pendurado nas mãos dos banqueiros.

Essa verdadeira masculinalidade do sistema financeiro, que está agora pendurada do lado de fora, é que assombrará o mundo por causa de uma mulher de honra.

 

Seu voto: Nenhum

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

imagem de no   risco
no risco

è bem provável que o

è bem provável que o banqueiros queriam que a Selic fosse menor e por isso querem derrubar Dilma

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de cesarT
cesarT

Nassif,  se Aécio tivesse

Nassif,  se Aécio tivesse ganho a eleição,  O PSDB seria preservado,  o PT  seria dizimado pelo PiG, e a profecia do Bornhausen seria concretizada.

Dilma esta com tudo a seu a seu alcance, a faca, o queijo, o pão, é só fatiar.

  

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de joaquim correia
joaquim correia

operação lava jato

As investigações do Lava Jato envolve as 3 maiores empreiteiras do Brasil porem só prenderam dirigentes da Camargo Corrêa . Por tras disso nao teria briga de cachorro grande visando a decretação de inidoneidade da Camargo Corrêa ?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

(Nao, e acho que Dilma ja se

(Nao, e acho que Dilma ja se enderecou ao assunto na Australia.)

Seu voto: Nenhum
imagem de joaquim correia
joaquim correia

operação lava jato

As investigações do Lava Jato envolve as 3 maiores empreiteiras do Brasil porem só prenderam dirigentes da Camargo Corrêa . Por tras disso nao teria briga de cachorro grande visando a decretação de inidoneidade da Camargo Corrêa ?

Seu voto: Nenhum
imagem de Yacov
Yacov

Há verdades e 'verdades', hã

Há verdades e 'verdades', hã ...  O FATO HISTÓRICO INEGÁVEL, e que devemos reter é: Havia no BRASIL, uma panelinha política de COMENSAIS comprada por interesses PRIVADOS no poder, desde sempre, aí chegou o PT, e começou a fazer política social e pensar o País e sua SOBERANIA, e aí a coisa desandou ... A coorte de RATOS COMENSAIS (como diria o velho e bom BRIZOLA) não queria e não quer dividir o GRANDE TESOURO que é o BRASIL com mais ninguém, sobretudo, com o seu POVO !!! Q q é isso, companheiro !?!? QUE HORROR !! E essas bravatas e confrontos políticos toscos que assistimos, colocando as luzes sobre o PT e as sombras sobre o PSDB, significam exatamente isso: ou os RATOS COMENSAIS vencem, ou o BRASIL. Não há meio termo, há !?!? Pessoalmente, até por ser otimista idealmente, mas pessimista, realmente, aposto todas as minhas poucas fichas, que estamos presenciando os estertores da comensalidade no Brasil, embora só acredite nisso, mesmo, vendo. E como até hoje só vi o MALUF passar uns dioas na cadeia ... DEVOLVE AS  MINHAS FICHAS, AGORA !!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um  braZil-Zil-Zil para TOLOS"

Seu voto: Nenhum
imagem de Yacov
Yacov

O gil-MAU é o BRINDEIRO do

O gil-MAU é o BRINDEIRO do PSDB no STF.

 

"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um  braZil-Zil-Zil para TOLOS"

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A grande mídia quer que

A grande mídia quer que acreditemos que as grandes construtoras que junto com funcionários da Petrobrás roubaram a valer começaram este esquema nos governos do PT. Para a mídia tucana, Globo, Folha, Estadão, UOL, CBN e Veja, antes, nos governos tucanos só haviam anjinhos. Só trouxas acreditariam nisso, mas eles existem.
Também quer que acreditemos que as mega construtoras que participaram das roubalheiras na Petrobrás jamais fizeram o mesmo nas obras dos governos estaduais comandados pelo PSDB, como o Roubanel em São Paulo (obra que nunca termina), no metrô de São Paulo (outra obra tucana que nunca termina), assim como nas obras tocadas por Aécio Neves em Minas Gerais, como o incrível centro administrativo do governo de Minas em BH que consumiu uma fábula equivalente a R$ 2 bilhões com três prédios envidraçados.
O objetivo da mídia que faz o papel principal da oposição no Brasil consorciada ao PSDB e ao DEM é atribuir ao Governo e ao PT toda a responsabilidade pela corrupção existente no país e na Petrobrás, de modo que daqui há alguns meses seja possível propor no congresso nacional o impeachment da Presidenta eleita Dilma Rousseff, 
Por óbvio que há políticos e operadores de TODOS os partidos no recente caso da Petrobrás negociando com grandes empresas propinas para abastecer suas vidas privadas e também as suas campanhas eleitorais, que no Brasil são caríssimas. Por exemplo, o tal doleiro Yousseff vem "trampando" na intermediação da corrupção grossa no Brasil desde os anos 90, no Governo FHC. Prosseguiu até hoje sem ser molestado até que a PF o prendeu. 
O que não podemos aceitar de forma alguma é que transformem este caso da Petrobrás em um biombo pra lá de cínico com o intuito de derrubar um governo legitimamente eleito através de vazamentos de depoimentos seletivos para a mídia oposicionista produzidos por juízes, procuradores e policiais alinhados com o tucanato. 
O que devemos exigir como cidadãos é a transparência absoluta nas investigações, investigações não partidarizadas pela PF e nem pelo MP e o fim dos vazamentos seletivos de depoimentos de acusados à mídia que sabemos se comporta como partido político de oposição e se debate numa crise econômica violenta (Estadão está à beira da falência, assim como a Folha e a Abril que edita a Veja). Essas mídias sabem que não receberão socorro algum do atual governo mas que receberiam muito de um eventual governo do PSDB, como já receberam no passado. 
Como cidadãos devemos exigir do governo um saneamento completo da Petrobrás, com auditoria externa (o que já está sendo feito) e das autoridades que apuram este caso, prisão e devolução de todo o dinheiro que foi roubado da empresa e de todos os recursos sonegados ao fisco, à receita federal, no conluio entre bilionários dono de empreiteiras e agentes estatais e políticos.
Mas isso não pode se deter apenas na Petrobrás como quer a mídia e a oposição. As mesmas empresas que participaram da roubalheira na Petrobrás estão também em outras obras públicas, de vulto, em estados comandados pela oposição, como em São Paulo e Minas Gerais (dominados pelo PSDB) e em casos escabrosos como no metrô e no Roubanel de São Paulo, apenas para dar um exemplo.
Por fim há um juiz no STF que opera como político da oposição na Suprema Corte do Brasil, cujo objetivo em associação com a mídia é obstaculizar qualquer processo ou decisão que leve à descontaminação da política brasileira. Ele engavetou processo com decisão já tomada que proíbe qualquer doação de empresas privadas a partidos políticos, mas isso a Globo não noticia, nem a Veja, nem a Folha e nem o Estadão. 
Precisamos lutar pela reforma política e dentro dela o fim dessa miríade de partidecos anões que apenas querem dinheiro para seus líderes em troca de alguns votos para os governos de plantão(não há país que funcione com 28 partidos!!!), e o mais importante, precisamos acabar com a possibilidade de financiamento de empresas aos políticos. O STF já decidiu, mas o juiz aliado da oposição sentou em cima do processo e não há nenhuma linha sobre isso em nenhum dos jornalões. Claro, estão no mesmo barco.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de nilo walter
nilo walter

    Texto exato . O problema

 

 

Texto exato .

O problema é o Judiciário, a  grande mídia e até os tucanos.

Só prender/investigar os corruptos não basta.

E  os corruptores empresários?

 

Dilma, é que sairá fortalecida desse caso .

Seu voto: Nenhum (1 voto)

É preciso reconhecer que toda

É preciso reconhecer que toda situação da Petrobras ocorre porque os políticos aceitam não fazer sensura contra a corrupçao fundada no sistema capitalista.

Imagine que um deputado recém eleito, ao chegar ao congresso para compreender o âmbito total do seu cargo, toma conhecimento de que o dinheiro é produzido artificialmente para as pretenções dos banqueiros serem os donos do país; os quais usam do parlamento apenas para os políticos o administrarem para eles; tendo uma comissão especial para melhorar as suas vidas.

A consequência de tal situação da Petrobras é que todo ministério também quer ganhar um pouco desse dinheiro falso, sem precisar fazer a análise do país, porque ninguém problematiza a integralidade da corrupção se não tentar uma saída para o discurso fenomenológico do dinheiro, invocando depois restringir o âmbito do financiamento de campanha.

O governo de Dilma estabeleceu as condições deste país buscar os fundamentos do dinheiro por sua natureza vinculada a superação de nível.

Tendo em vista novas técnicas terem eliminado a necessidade do lastro do limite físico, o dinheiro digital dos bancos não precisa mais de financiamento do Estado para fazer as transformações sociais; basta analisar que o crescimento do Brasil pelos bancos públicos sustentou o pleno emprego, porque corresponde ao nível puro do valor dos salarios, e não de investimentos externos que endividam o Estado.

Estamos no momento de discutir o país implicando o âmbito total, como um Estado claro, que estende-se a determinar o modo estável do dinheiro com a sociedade industrial, na medida que se limita a ser análise de valor da produção, em si do povo do Brasil.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

A POLÍTICA DO DEIXA PRA LÁ!



Se continuar essa política do "deixa pra lá", do "é assim mesmo"; a gente vai acabar perdendo a

>>>>REFERÊNCIA<<<<

que temos na política, e nossos valores morais!

Os partidos e o governo devem se acostumar a prestar contas à sociedade. É preciso ficar bem claro, quem é o culpado pelas derrubadas de propostas no Congresso, e quem lutou pela aprovação. Porque quando o povo perde a referência, todos entram na vala comum, virando "FARINHA DO MESMO SACO".

Para grande parte dos eleitores, o governo já virou "farinha do mesmo saco". Isso é culpa da mídia paga, mas também do próprio governo. Se eles têm a mídia, nós temos os movimentos sociais; e não tem como escondê-los, quando saem às ruas protestando, e cobrando por soluções práticas e objetivas. Imaginem se movimentos como a UNE e o MST, por exemplo, fossem para frente do STF, exigir o desengavetamento do processo contra o financiamento privado de campanhas.

Quando o governo não usa toda a pressão que tem à disposição, passa a impressão ao povo, de que diz algo no papel, mas torce e trabalha pelo contrário na prática. por isso acaba sendo jogado na vala comum, e perdemos nossas referências políticas e valores morais!

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

DEMOCRACIA DIRETA
Porque o Brasil é de todos os brasileiros.
https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/
 

Não esqueçamos que o PSDB

Não esqueçamos que o PSDB está fora do governo, no âmbito federal, há muito tempo, lapso suficiente para jogar na vala da prescrição - e da impunidade, posto que prescrição por inação de quem deveria ter atuado - o que quer que tenha sido feito na era FHC. Os contratos que lambuzaram todo mundo de graxa, aptos a ensejarem responsabilização política e penal estão nas mãos do PT, não dos tucanos. Por conseguinte, não deve haver quaisquer ilusões em relação a uma punição, digamos, de um FHC ou um José Serra.

O PSDB está limpo? Certamente não. Há São Paulo, estado que, sozinho, tem enorme peso considerado o conjunto do Brasil. Ali deve haver contratos estranhos, com influência de cartéis e coisas que tais - o "caso do metrô" que o diga.

Sou cético. Como a coisa mela todos, creio que esses todos se juntarão a fim de garantir a impunidade velha de guerra de sempre. Um acordo - gigante - está para acordar. Aguardemos, contudo. A vida política anda cheia de surpresas nos últimos tempos, afinal de contas.

Seu voto: Nenhum

"o mundo é um saco de merda se rasgando. não posso salvá-lo."

 

imagem de ALEX B
ALEX B

Concordo em gênero, número e

Concordo em gênero, número e grau, toda "democracia" necessita de dedos em riste, um apontando para o outro, a população sempre estará dividida, pois isso é o normal das pessoas, sempre haverá opinião divergente, aí entram os partidos políticos que fazem o papel de espelho dessas divergências e isso deixa as pessoas felizes, uns amantes incondicionais da "esquerda" outros da "direita", falam, amam, defendem, colocam a mão no fogo por eles, fecham os olhos para as falcatruas dos partidários, etc; mas faz muito tempo que partido virou uma espécie de engodo, eles não tem mais princípios próprios, se muda de partido como se muda de roupa, as alianças são fisiológicas, "inimigos" políticos se abraçam como grandes amigos, a pergunta é: porque?? Na minha humilde opinião o objetivo dos partidos é apenas gerar essa falsa sensação de que a nossa opinião é defendida por esse ou aquele partido dando aquele falso frescor democrático, mas na verdade todos eles são fisiológicos( não apenas o PMDB que assumiu isso abertamente), querem se perpetuar no poder para lucrar com o sistema macabro que desvia dinheiro público através das grandes e pequenas licitações; desconheço uma profissão onde a evolução financeira pessoal seja mais rápida e meteórica do que a profissão política. Vejo gente defendendo o PT, nunca provando que essa ou aquela denúncia seja falsa mas apenas falando de PIG, que os órgão investigatórios são parciais, que o PSDB também é sujo; essa reação é a típica reação de quem está preso em um pensamento sectário; é óbvio que se o PSDB se mantém no cenário político é porque atua na máfia política que desvia dinheiro público e também engana aos eleitores dele que acreditam na "mudança". Eleições são eleições, agora para o bem do Brasil toda e qualquer denúncia de corrupção deve ser levada às últimas consequências seja ela contra o PSDB, PMDB, PT, Pqualquercoisa, limpar qualquer partido da putridão corrupta só vai tornar o Brasil em um país melhor e menos corrupto.

Seu voto: Nenhum

"Há irregularidades ligadas à

"Há irregularidades ligadas à Camargo Corrêa em obras como a reforma e ampliação da Refinaria Getulio Vargas, em Araucária (PR), e na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE)", comenta a revista Carta Capital. Aí lembrei do finado ex-governador de Pernambuco, que acalentou o sonho de se tornar presidente, enquanto vivo. Não é brincadeira a construção de "uma nova forma de fazer política". Em breve os dados a serem desvelados, muito possivelmente, mostrarão que Eduardo Campos tinha as mãos sujas do azeite em que se labuzam essas empreiteiras todas. Culpa dele? Sim. Mas é virtualmente impossível que alguém viceje na política sem recorrer aos expedientes tradicionais da política velha de guerra.

"Comissões", "jetons", "faz-me rir" etc. Pela regra de hoje, dada a ligação umbilical entre construtoras e políticos, é impossível crescer sem ajudar a quem fartamente lhe irriga a campanha. Empresas nunca fazem doações, empresas sempre fazem investimentos. Enquanto as regras forem essas de hoje, nunca teremos essa terceira via com a integridade que a população espera. Será sempre mais do mesmo. Como todos estão melados pela graxa da bandalheira, duvido muito que a coisa ande. Ninguém mudará as regras desse jogo em que todos do andar de cima estão se dando bem. O povo? Que se lixe. Aposto num grande "acordão" pra livrar a cara de todo mundo. O "juízo final" ainda figura muito longínquo no horizonte.

O povo aguentará, aguentará e aguentará. Pelo menos enquanto os níveis de desemprego seguem sob controle, o salário mínimo tem aumentos razoáveis e o grosso da população segue consumindo até bem, pelo menos quando se compara com outras épocas. Mas aí um dia, ao que tudo indica, os ventos soprarão com outra intensidade, em nova direção. A percepção popular mudará. Talvez um dia o povo perca a paciência...

Seu voto: Nenhum

"o mundo é um saco de merda se rasgando. não posso salvá-lo."

 

imagem de Vitor Sorenzi
Vitor Sorenzi

Pode não ser o que parece!

Vamos ver: começou antes, a 15 anos em governos PSDB. Ok. Depois veio dois governos PT que, a principio não estariam envolvidos. Ok. Só que me parece, decidiram levar vantagem no esquema ao invés de denunciá-lo. Certo? Errado? Ética? Verdade? Lisura? Ou não sabiam do esquema? Ou não quiseram saber? Me ajudem, estou confuso! Alguém?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"QUAL REFORMA POLITICA?"- M. Unger , sempre original:

http://www.law.harvard.edu/faculty/unger/portuguese/pdfs/qrp.pdf  Unger, sempre original.

do site oficial (opção tb em português. Lá tem vários artigos. No youtube pode-se increver pra novos vídeos e ver os já existentes, claro. Pena que não tenho ferramenta pra converter pdf pra word 2003, senão colocaria aqui.

Seu voto: Nenhum

"A fidelidade muitas vezes não passa de falta de imaginação " - Oscar Wilde

Pros crentes em Seminaristas, Cardeais,o caso Banco Ambrosiano

http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Ambrosiano  ( Vaticano e Máfia Italiana)

(O título é pra chamar atenção, mesmo. Não que palavras não sirvam de alguma referência, claro, todos precisamos de algumas referências ). Posto aki por ver tanta esperança (é bom), tanta fé (é bom, de um tipo ou outro), e algumas ilusões.

Seu voto: Nenhum

"A fidelidade muitas vezes não passa de falta de imaginação " - Oscar Wilde

imagem de altamiro souza
altamiro souza

concordo com o texto, se for

concordo com o texto, se for republicano mesmo todo esse processo,

uma que houve manipuação evidente no dia da eleição contra dilma.....

Seu voto: Nenhum (1 voto)

2ª feira: "Capitalismo e democracia", Ellen Meiksins Wood

Vou postar no Fora de Pauta 2ª feira e já anuncio aki por estar sendo muito lido o post-título. Acho que interessa.

(li um artigo dela há muito tempo na New Left Review , ótima e facilita por não usar, acho que propositalmente, a linguagem do estereótipo acadêmico. Professora da Universidade de Toronto, Canadá), a Tradução: de Rodrigo Rodrigues

Seu voto: Nenhum

"A fidelidade muitas vezes não passa de falta de imaginação " - Oscar Wilde

imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Falando em Lavagem de

Falando em Lavagem de Dinheiro em maiusculas, Nassif, tem golpe na bolsa de valores chegando cedo cedo vindo do Rio de Janeiro e eh autoria de algum banco:

Falta de troco é problema generalizado no Rio

Dificuldade é aumentada pela escassez de moedas. Repórter sai com algumas notas de R$ 50 para testar alguns serviços na cidade

Perdoe me por nao acreditar que isso eh normal.

Eh o banco central?

Se estiver acontecendo em outras cidades, eh.  Se nao estiver, eh banco carioca.

Seu voto: Nenhum
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Gente, alguem poderia nos

Gente, alguem poderia nos dizer se tem banco carioca falindo por fazer "apostas" internacionais?

Seu voto: Nenhum
imagem de eduardo guercia
eduardo guercia

Imprensa mal informada ou ma intencionada.

Quem disse que esse dinheiro desviado é para campanha eleitoral ?

A maioria da  imprensa deseduca e presta péssimo serviço à população.

Grande parte  do dinheiro é desviada para proveito próprio como os cartões coorporativos.

Essa estória da Cegonha  foi inventada para atenuar as penas mais rigorosas

E não se trata de CORRUPÇÃO ,trata--se ,no caso da Pertobrás, de CONCUSSÃO predominantemente.

Existe uma diferença enorme entre solicitar e exigir usando do cargo público.Nenhum dos mensaleiros por exemplo foi agravado  em um terço por usar do cargo público por solicitar. o beneficio.

Por que não se faz   a mesma ANALOGIA  ao PRESIDENTE MENSALEIRO E A PRESIDENTA DA REPÚBLICA IMPERIALISTA DO BRASIL  a  que   fez o juiz ao mandar deter os presidentes das empreiteiras ,por julgar  impossível que estes não sabiam dos contratos viciados , isto é, como não fazer uma dedução correspondente ao caso do Mensalão ao Lula e o da Petrobrás às presidentes da Petrobrás e a Presidente da República.]

A ipresnas fala de empréstmos da União para os Estados e Municipios, ESSA É  UMA DAS MAIORES IGNORÃNCIAS QUE já ouvi.

No Brasil, os papéis se invertem, o Presidente tem poder legistlativo,tem poder de veto, tem poder de alterar as alíiquotas tributarias, é um verdadeiro PODER MODERADOR de Dom Pedro I.

A União é apenas a fiel depositária do dinheiro dos Estados e Municípios ,como um banco, a quem deve REPASSAR para os verdadeiros arrecadadores os recursos ou mesmo viabilizar alguma ou outra obra para o desenvolvimento equilibrado.

Na Alemanha, a União recebe os recursos mínimos para se auto sustentar, quem centraliza os recursos são Estados e Municípiose e a impresna, cujos jornalistas são em grande maioria analfabetos funiconais, perdem a oportunidade , ao surgir tais assuntos, de educarem e mostrar como deveria realmente funcionar o sistema.

Fazem o contrário, reforçam o erro, deixando ,em alguns casos, transparecer a propaganda e o favor que fazem para o governo em deixar a população cada vez mais INSIPIENTE sobre asssuntos que interferem diretamente na sua qualidade de vida.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Ok, otimo, mas da pra fazer

Ok, otimo, mas da pra fazer sentido da proxima vez ou o Valium acabou na sua casa?

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Dulce X
Dulce X

PSDB já divugou nota, dizendo

PSDB já divugou nota, dizendo que pegar corruptos é mais importante do que "prender empresários"...os CORRUPTORES SÃO TODOS ÉTICOS. Deve ser ahahah

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Agora vou passar no caixa

Não acho q petistas (escalões intermediários) e o PT sejam frouxos. São cautelosos. Só pra usar uma expressão de um participante esperançoso,acho,ao contrário,q o PT não tem culhões,e tô pessimista.Não acho q falta profissionalismo.Há seletividade,e não seria de outra maneira,ora!(Isto não é um tratado,é claro q contém generalizações,mas nem tantas.E reticências não boto senão perde a graça,se já não perdeu). Mas continuar com certas crenças(repetidamente defendidas p/alguns superativistas) é q não dá. (Será q fui bem compreendido?). Agora vou passar no caixa do PSDB e PIG e pegar uns trocados. E um adiantamento pra próxima: o pessoal aqui tá querendo brincar. Com fogo.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"A fidelidade muitas vezes não passa de falta de imaginação " - Oscar Wilde

Dando pipoca aos macacos

dar pipoca aos macacos é cegar-se, ou fingir-se de cego, é continuar em crenças e ilusões que nos foram incutidas desde o nascimento com a maior das boas vontades e intenções ( papai noel, p.ex., virgens concebidas sem pecado ). Isto, sim, é fazer o papel da esquerda pueril, reforça o antipetismo e os estereótipos de qq coisa que cheira a esquerda. Tapar sóis com peneiras "pra não fazer o jogo da direita", isso tá tão manjado e é um gozo pra reação, pro PIG, pros golpismos diversos. Se tem gente metida nesse ou naquele escândalo, que tenha; se teve pressões, digamos assim, não contabilizadas sobre o nosso parlamento e parlamentares diversos, que tenha (esperava-se o quê? rogas de amor ?). E isso não é coisa do outro mundo. É deste.

Seu voto: Nenhum

"A fidelidade muitas vezes não passa de falta de imaginação " - Oscar Wilde

imagem de Alfredo Ventura Filho
Alfredo Ventura Filho

Corrupção no Brasil.

Eu tenho 67 anos e é a primeira vez que vejo político ser preso e agora empresários corruptores indo para o mesmo caminho. Será que vamos para o primeiro  mundo?

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de luizwilcke
luizwilcke

Essa e a diferença ente Dilma

Essa e a diferença ente Dilma e o PSDB.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Vitor Sorenzi
Vitor Sorenzi

Corrupção no Brasil.

Sinto muito Alfredo. Não vamos.

Seu voto: Nenhum
imagem de Gelson Otavio da Silva
Gelson Otavio da Silva

A OPERAÇÃO LAVA JATO

É SÓ ESPERAR PRA VER.

Seu voto: Nenhum
imagem de deroe
deroe

LAVA JATO

TRISTE, MAS DESCONFIO QUE ESSA OPERAÇÃO SÓ VAI LAVAR AEROMODELOS E TECO´TECO.Os JAtos VÃO CONTINUAR VOANDO SUJOS MESMO.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Gelson Otavio da Silva
Gelson Otavio da Silva

Quem sou eu para julgar

Quem sou eu para julgar alguém, jogar tijolada na vidraça dos outros é mole, quero ver você,com sua empresa prestadora de serviço ganhar concorrência em qualquer Empresa privada ou publica

sem que ......,e dependendo da sua atividade você presta mas não ganha. Esta tudo errado, pela primeira vês que estou assistindo a policia FEDERAL trabalhando com muita autoridade e competência, isto de 2003 aos dias atuais, e se DEUS quiser esta instituição ajudará
o Brasil mudar este sistema politico vergonhoso que campeia Brasil a fora.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

trolls pagos - vontade de parar logo quando vejo tal afirmação

que prova de que são pagos? (Pior que não é a mesma figura que vejo usar tal expressão, que se cuidem alguns juízes do STF, aqui alguns proometem) .E que tanta facilidade em usar dessa classificação pejorativa? Pode ser e pode não ser, mas me dá log a impressão de que a pecha é porque aparece visitante ou participante com ponto de vista que não agrada a A, B ou C (ou X, Y e Z). Mal começo a ler , já está em 109 comentários sobre esse tema super delicado, super sério (por isso me animei a começar a ler meio corrido alguns comentgários, e logo vejo um curto com a afirmação leviana, sim, levaiana porque não tem prova, iss , a meu ver, é uma espécie de atrapalhar o que de bom possa ser comentado por aqui, por alguns participantes visitantes, quenão pediram cadastramento, ou de fichinha, de antiguidade (que não é posto, não ligo pra isso, mas já , em privado, usaram tal argumento contra "novatos", mas dou um desconto pq a pessoa devia estar azeda, de lua, todo o mundo tem seu momento assim ). Mas q tal "troll pago" dá vontade de interromper leitura e de comentar, ouo isto nãoseria o objetivo da figura, e das figuras, manter um grupo fechado, inibir opiniões outras, e, se são trolls, deixem-nos fazer as trolagens em paz, só não os reforcem, senão voce estará sendo mais tgroll do que eles). Pronto, tirou minha tesão de ir lendo, talvez eu perca, mas alguns comentaristas e seus comentários são tão previsíveis que dá dó, vou ouvir denovo Tu Qué Tomá Meu ôme, que é mais rico, tem mais qualidade. Tenho medo de irmandades, de grupos fechados, fechadinhos, e diante de assunto tão sério - ou quer desviar tal gravidade, vai, tá conseguindo. Além de puxa-sacos mal leitores alguns, alguns, que bastam ver o nome de quem assina um manifesto é o Nassif pra aplaudirem em massa (se Nassif escrever que 2 + 2 = 5, certamente aplaudirão. Os que protestarem ou criticarem, terão na ponta da língua, são 5, dependendo da base decimal com que se fez a conta). pqp.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"A fidelidade muitas vezes não passa de falta de imaginação " - Oscar Wilde

imagem de Alex B
Alex B

ELEIÇÕES GANHAS= "MEDO SEM FUNDAMENTOS"

Existe um ditado clássico: "quem não deve não teme", as eleições já foram ganhas pelo PT, acabou esse besteirol de uso político da imprensa e casos de corrupção; o PT como um partido político republicano, democrático e sério precisa deixar a mídia, PF, MP e tudo mais escavar até a mais discreta denúncia de corrupção e mostrar para todo o Brasil, como disse a Sra. Dilma, que não vai ficar pedra sobre pedra, ao final de tudo o PT sairá fortalecido com a comprovação de sua inocência completa sobre essas denúncias. Fico apreensivo com essa luta do partido em combater denúncias e investigações ao invés de estimulá-las e aprofundá-las, é um combate às formalidades dos procedimentos e não ao mérito das denúncias, isso é temerário e gera dúvidas sobre toda essa idoneidade do PT; se me acusassem de roubo ou corrupção meu ato imediato seria aprofundar as denúncias para depois processar o acusador, o PT prefere tentar calar os acusadores com a "suprema" palavra do STF. O pior de tudo isso e o mais temerário é a disseminação da idéia de que é melhor votar em quem rouba mas faz do que no que rouba mas nada faz, isso é uma aberração da democracia, é a personificação de uma cultura política precária disseminada na população, nos USA por 1% do que se faz aqui o próprio político pede pra sair.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

acredito que os próprios depoentes já se encarregaram...

de fazer retroceder a investigação até 1990 para melhor firmar conclusões

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de OBS
OBS

Senado

Senado Federal, 

 

2009

 

Bloco de apoio ao Governo:

PT, PR, PSB, PCdoB e PRB

(retirado de uma ata de reunião na CCJ do Senado)

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Amaro Doce
Amaro Doce

Lava-Jato: empreiteiras atuaram no cartel do metrô de São Paulo

Empreiteiras da Lava-Jato atuaram no cartel do Metrô de SP

        http://www.blogdacidadania.com.br/2014/11/empreiteiras-da-lava-jato-atuaram-no-cartel-do-metro-de-sp/

lava jato capa

 

O delegado Igor Romário de Paula, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado,  estreou na tevê na edição do Jornal Nacional de sexta-feira 14, falando sobre as prisões de executivos de empreiteiras denunciadas pelo doleiro Alberto Yousseff no âmbito do acordo de delação premiada da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

lava jato 1

 

Diz a locução de Willian Bonner:

O delegado que conduz as investigações na Polícia Federal diz que há indícios consistentes de vários crimes, como formação de quadrilha, cartel, corrupção, fraude em licitações e lavagem de dinheiro

De Paula, um dia antes, tornara-se conhecido nacionalmente. Matéria do Jornal O Estado De São Paulo arrolou esse delegado como membro de um grupo de delegados que insulta Dilma Rousseff e Lula no Facebook e faz proselitismo político-partidário em favor do ex-candidato a presidente Aécio Neves.

Abaixo, trecho da matéria do Estadão sobre delegados anti-Dilma da PF

lava jato 4

A matéria do Jornal Nacional, além de dar voz aos autoproclamados inimigos políticos de Dilma, Lula e do PT, trata de acusar o partido de estar institucionalmente envolvido nos crimes.

lava jato 2

A matéria, porém, poderia ter lembrado que essas empreiteiras que tiveram seus executivos presos também estão envolvidas em outros escândalos envolvendo outros partidos, com destaque para o PSDB.

Empresas citadas na operação Lava Jato são conhecidas como “As quatro irmãs”.  São elas Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez e prestam serviços também para governos do PSDB.

A Odebrecht, entre outras, foi alvo de denúncia do Ministério Público por suspeita de formação de cartel em São Paulo para a construção da Linha 5 do Metrô.

Em 2012, o Ministério Público do Estado de São Paulo ofereceu denúncia formal à Justiça contra 14 representantes  de empresas que compõem o consórcio vencedor da licitação para a construção da Linha 5 – Lilás, do Metrô.

A denúncia foi formulada pelo promotor de Justiça Marcelo  Batlouni Mendroni, do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Formação de Cartel e à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos (GEDEC).

Foram denunciados, entre outros, executivos da Construtora Norberto Odebrecht Brasil S/A, da Construtora OAS Ltda e da Construtora Queiroz Galvão S/A.

De acordo com a denúncia, os 14 envolvidos dividiram entre as empresas que representavam os contratos dos trechos de 3 a 8 da linha 5 do Metrô, direcionando a licitação da obra. Para o Ministério Público, eles sabiam previamente qual empresa seria a vencedora de cada um dos trechos em licitação porque combinaram o preço que seria apresentado por cada concorrente do grupo.

O jornal Folha de S. Paulo, naquele ano, publicou reportagem demonstrando que já se sabia, quatro meses antes do edital, quais os consórcios e empresas seriam vencedoras da licitação, registrando em cartório os nomes dos vencedores muito antes de proclamado o resultado da licitação.

Apesar de a mídia estar tentando vender ao país que a atuação criminosa dessas empresas teve início “em 2003” exclusivamente com o governo Lula, todos sabem que esse tipo de atuação corruptora de empreiteiras sempre existiu.

A diferença, hoje, após a chegada do PT ao poder, é que a corrupção praticada desde sempre por empreiteiras está sendo investigada sem tréguas.

Aliás, surpreendeu-se quem quis com as prisões de corruptores na última sexta-feira. Logo após o segundo turno das eleições deste ano, este Blog já vinha avisando que os corruptores entrariam na roda.

Dois dias após o segundo turno (28/10), esta página já explicava O que Dilma quis dizer com “Não vai ficar pedra sobre pedra”  durante entrevista que tinha acabado de conceder ao Jornal Nacional.

pedra sobre pedra CAPA

Apesar da tentativa de exploração política por parte da mídia e do PSDB, é mais do que positivo que a Operação Lava Jato esteja expondo à luz do dia os métodos de empresas que cresceram e se tornaram as maiores do mundo corrompendo políticos e agentes públicos vinculados a TODOS os partidos.

Por conta disso, apesar de a mídia estar tentando vender a ideia de que essas empresas só começaram a fazer negociatas com empresas públicas ligadas ao governo do PT, o fato é que será muito difícil impedir que venham à luz negócios nebulosos dessas empreiteiras com governos de partidos de oposição como os de São Paulo e de Minas Gerais.

Vários colunistas da grande mídia estão achando que Dilma, Lula e o PT serão prejudicados por um nível de combate à corrupção que jamais existiu no país, mas estão redondamente enganados.

Este Blog afiança aos seus leitores que, nos próximos meses, sobretudo após as festas de fim de ano, a presidente da República e seu antecessor começarão a entrar para a história como os únicos governantes que abriram a caixa-preta da corrupção institucionalizada que vige neste país desde sempre. Quem viver, verá.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Gelson Otavio da Silva
Gelson Otavio da Silva

Operação lava jato e o futuro do financiamento político

É lastimavel ver pessoas que contribuiu direta ou indiretamente para denegrir a imagem desta  grande EMPRESA QUE 

É  A PETROBRÁS, durante, longo periodo no comando de nosso PAÍS,dizer, que tem vergonha de ser Brasileiro em

virtude do que estar sendo investigado pela Policia Federal, ouve lamentações publicas no jornal da globo  de ontem.

Em tão,me pergunto, porque o presidente LULA não aprimorou a Empresa depos de ter assumido o comando da Nação,

optando mas tarde pela criação do PRE SAL, será que a teia de aranha estava enrraizada na Empresa obrigando-o a

deixar de lado, e criar esta parte da Petrobrás com maior autonomia para o Brasil. Acho que esta investigação,esta vindo lá

de anos anteriores à 2000, só para entender estas agrecividades em que estamos assistido por parte de pessoas que 

paresem estarem acuadas.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Gelson, depois de fazer um

Gelson, depois de fazer um COPIAR e COLAR arruma o texto pelo menos, da forma que está mostra que estás parecendo até um ROBOT, depois não ganha o $$$$ do PSDB, deixa de ser preguiçoso.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de maria do carmo rodrigues
maria do carmo rodrigues

Presta mais atenção  ao

Presta mais atenção  ao  escrever : em  tão : não existe .  Neste caso é : então

Seu voto: Nenhum
imagem de Vitor Sorenzi
Vitor Sorenzi

Bom comentário. E uma coisa

Bom comentário. E uma coisa que nao faz sentido! Se alguem fez uma comentário com um título e eu vou responder, porque o sistema nao mantém o título na minha resposta?

Seu voto: Nenhum

Obs.Já temos uma nova leva de

Obs.Já temos uma nova leva de "trolls" pagos no blog!

Parece que com a derrota do Aécio muita gente perdeu

a boquinha.Tão mandando os universitários agora.

Seu voto: Nenhum (12 votos)

O PSDB vai querer tirar o

O PSDB vai querer tirar o corpo fora novamente, jogar nas costas

do PT como sempre,mass nós não vamos deixar!PSDB vai entrar 

na dança de roda", e  a receita é a mesma do periodo eleitoral..ou

seja: Postar,postar,posta,rpostar, falar,falar,falar.Como "Marina Silva

foi desconstruida (e sempre será )o telhadão PSDBista é bem maior e 

não há mídia venal que detenha uma militância consistente,embasada,

educada e firme.Avante!Pedras dos dois lados.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de evandro condé de lima
evandro condé de lima

Só para esclarecer

Você quer dizer que o PT não tem culpa no cartório?

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de maria do carmo rodrigues
maria do carmo rodrigues

Ponto de vista

Não  só o PT , masmuuuuuuuuuito  mais  GENTE  BOA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Seu voto: Nenhum

Te digo que um partido que

Te digo que um partido que ganha 4 eleições  seguidas

deva ter alguma culpa, talvez nem seja no cartório.Assim

como um partido que perde 4 eleições seguidas tendo

vencida duas anteriormente possa ter criado o próprio

cartório ou sobreviva dele até hoje.PSDB é um partido

com bons e  corruptos de boa margem de manobra.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.