A Petrobras sob soberania dos Estados Unidos, por J. Carlos de Assis

Somos um país que se contenta com aparências. Quando o Governo Fernando Henrique decidiu colocar a Petrobrás sob a ordem jurídica americana, nos anos 90, não nos demos conta de que era irrelevante mudar o nome de Petrobrás para Petrobrax, ou para Petrobras sem o acento no a, como acabou prevalecendo. O que muitos não perceberam é que, por trás da troca de nomes para “facilitar” a internacionalização da empresa via lançamento de ações na Bolsa de Nova Iorque, havia a inevitável consequência de mudança de soberania sob a qual a empresa passaria a atuar.

Não me atrevo a dizer que havia um propósito deliberado de colocar a Petrobras, a maior empresa da América Latina, sob a ordem jurídica norte-americana. Havia, sim, o propósito econômico de internacionalizar a empresa. A questão jurídica seria mera consequência, aparentemente sem maiores problemas na visão dos economistas neoliberais da época. Dado que nos anos 90 se tinha como consumado o processo de globalização sob a doutrina neoliberal, os ideólogos econômicos do Governo FHC acharam natural aproveitar a onda da internacionalização sem medir as consequências jurídicas disso. Aliás, há muito se sabe nesse círculo que o que é bom para os EUA é bom para o Brasil!

Agora essas consequências estão aí. A Petrobras, uma empresa de economia mista sob controle do Estado brasileiro, está sob investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos por conta do escândalo Paulo Roberto. Se os economistas que internacionalizaram a Petrobras acham que também isso é irrelevante, atentem-se para o que aconteceu com o pagamento pela Argentina dos credores de sua dívida externa renegociada. O acordo foi questionado porque os títulos haviam sido registrados em Nova Iorque. Os juízes norte-americanos se acham donos do mundo. Não há ordem superior à deles. Fazem o que querem, sem medir consequências sociais e econômicas, ou com relação a soberania.

Se o Departamento de Justiça norte-americano identificar como irregularidades de mercado, reais ou inventadas, certos procedimentos da diretoria da Petrobras, poderá propor multas da ordem de bilhões de dólares, abalando a situação econômico-financeira da empresa. Para se ter uma ideia, Citigroup e Bank America se submeteram, cada um, a multas de 20 bilhões de dólares por conta de fraudes no mercado de títulos imobiliários no contexto da crise financeira. No caso da Petrobras, acionistas individuais que se sintam lesados também terão cobertura da SEC, a agência de regulação, para propor ações judiciais, entupindo a capacidade de resposta da empresa que terá de manter um batalhão de advogados em Nova Iorque.

Nacionalistas, como eu, se sentirão ultrajados. Mas o que poderemos fazer diante de uma situação criada pelos economistas de FHC quando tinham a liberdade de não fazer a internacionalização da empresa? De fato, as vantagens trazidas pela internacionalização da Petrobrás – venda na Bolsa de Nova Iorque de mais de 30% de suas ações – eram ínfimas em relação aos riscos incorridos. Note-se que a indústria automobilística americana tem ganhado bilhões aqui e nunca abriu seu capital para brasileiros. Só quem acredita que a ordem jurídica do país hegemônico deve ser a ordem universal, sem contestação, pode encarar como normais, e suportáveis, as consequências jurídicas da internacionalização da Petrobrás.

Se antes havia dúvida quanto aos riscos, a situação atual, que qualquer advogado razoável poderia prever, revela friamente que a internacionalização da Petrobras foi um crime de lesa-pátria. Não se diga que era imprevisível. Houve muitos protestos, interpretados na época como estatizantes e anacrônicos. O resultado agora é que a “causa” da Petrobras está nas mãos de uma Justiça discricionária, privatista, anti-setor público, regulada pelo princípio do Direito consuetudinário, não do Direito positivo, e que se arvora, não raro, prerrogativas de extraterritorialidade. Uma Justiça desse tipo pode tentar quebrar a Petrobras em nome dos interesses do acionista minoritário americano, e da ideologia neoliberal anti-Estado.

Objetivamente, temos como fato concreto, ainda a ser definitivamente apurado, fraudes bilionárias articuladas por um diretor bandido em favor de si mesmo e de alguns partidos políticos por ele mencionados, mas por enquanto sem provas. Consideremos que todas as acusações sejam verdadeiras. A Petrobrás é vítima, não autora do crime. Ela seria implicitamente conivente, como foi o caso do Bank of America e do Citigroup, se decidisse acobertá-lo com o pagamento de multa para se livrar do processo criminal. Não é o caso da Petrobras, que não fez nenhum movimento para acobertar do crime seu ex-diretor. Contudo, uma Justiça privatista pode torcer os fatos. Seria melhor não estar subordinado a ela. Para isso, talvez teremos que comprar as ações da internacionalização de volta ao custo de um valor substancial de nossas reservas internacionais.

J. Carlos de Assis – Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.    

Redação

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Petrobras não é

    A Petrobras não é vítima.

    Todas as empresas que negociam ações na bolsa de valores americana se compromete a adotar regras de governança que permitiriam a identificação das irregularidades e a punição dos agentes.

    O que a Petrobras fez depois da demissão do Paulo Roberto Costa? Nada. Aliás, registraram elogio em ata.

    O que a Petrobras fez diante dos inúmeros relatorios do TCU que apontavam superfaturamento em Abreu e Lima? Nada. Preferiu desqualificar o órgão de controle.

    Que medidas a Petrobras adotou após a imprensa denunciar Pasadena? Nada. Preferiu atacar a imprensa.

     

     

  2.     Fico agora esperando o

        Fico agora esperando o que o “Acionistas Brasileiros” estão pensando agora.

        Já pensou na justiça americana, que esperou os bancos terem dinheiro, a GM sair da crise e etc. para cobrar os erros se vai ter a mesma paciencia com Petrobras ou vai agir como no caso da BP ou como no caso da divida da Argentina.

       Engraçado é que vai ocorrer o que as espionagem americana queria, num investigação judicial vão colocar a mão em todos os dados da Petrobras. 

  3. “Não me atrevo a dizer que

    “Não me atrevo a dizer que havia um propósito deliberado de colocar a Petrobras, a maior empresa da América Latina, sob a ordem jurídica norte-americana. Havia, sim, o propósito econômico de internacionalizar a empresa. A questão jurídica seria mera consequência, aparentemente sem maiores problemas na visão dos economistas neoliberais da época. Dado que nos anos 90 se tinha como consumado o processo de globalização sob a doutrina neoliberal, os ideólogos econômicos do Governo FHC acharam natural aproveitar a onda da internacionalização sem medir as consequências jurídicas disso. Aliás, há muito se sabe nesse círculo que o que é bom para os EUA é bom para o Brasil!”

    Constatou-se que o ex-diretor da Petrobrás, além de interesses pessoais, fazia lobby para a maçonaria, e esta, brasileira que é…, enfrentará os interesses estadunidenses a favor do Brasil. Além dessa segurança, possuímos outra: a “lei de Murphy”. Mas o melhor indicador de que os interesses brasileiros estarão presevados é a tranquiilidade do Amore Mio e seus asseclas, sempre sem sapatos. Estou tranquilo. Enquanto procuro a definição de pânico. 

  4. A Petrobras sob Soberania dos Estados Unidos

    Infelizmente fizeram o mesmo com a Eletrobras. E o pior é que a Eletrobras não negocia com uma commoditie, como é o petroleo, e sim com um bem e serviço que gerado aqui e consumido aqui. Não há nenhuma razão economica para que as ações da Eletrobras sejam negociadas em Nova York. Enquento isso temos um na Eletrobras um Conselho de Administração submetido a esse mesmo tioo engrenagem e risco de chantagem internacional.

  5. Donos

    “Os juízes norte-americanos se acham donos do mundo.”

    É, eles se acham….

    Já o vice do ÇERRA45 em 2038, o tal fegacê, tem certeza que é Deus! 

  6. Difícil até comentar

    É difícil até comentar esse texto. Internacionalizar a Petrobras permitiu que ela tivesse acesso a um mercado de capitais muito mais maduro que o brasileiro e, portanto, acesso a credito muito mais barato para financiar suas operações e a expansão do seu negócio. Isso, sem onerar, como é costume por aqui, o Tesouro.

    O fato de irregularidades existirem, reforçam a necessidade de investigação, para termos certeza que não ficou “pedra sobre pedra”. Se essa investigação também ocorrer por parte de autoridades americanas, qual o problema? Medo de encontrar coisas erradas? Se elas existem, que sejam encontradas, seja por quem for.

    Defender o acionista minoritário é obrigação da justiça e o problema não é isso estar acontecendo lá, mas não estar acontecendo aqui também.

    Se ao final de tudo, ficar definido que deve ser aplicada uma multa a companhia, que seja paga, sem mimimi, pois Paulo Roberto não ocupou a posição de diretor a força, foi indicado e teve sua indicação aprovada pelo conselho de administração, então, suas ações devem ser também imputadas a empresa.

  7. Joaquim Silvério dos Reis foi o tucano ancestral.

    Grotesco. Agora, estou realmente assustado. Nunca atinei para esse tipo de coisa. Então, quer dizer que a água que bebemos e nos lavamos em SP também poderá ser interditada pela justiça norte-americana? Os tucanos tocam e nós dançamos? Deus, livrai-nos dos nossos muy amigos norte-americanos que dos tucanos me livro eu, nos livramos nós. Amém.

  8. Uma das coisas que toda

    Uma das coisas que toda empresa que se preze quer é ter suas ações cotadas em uma bolsa mixuruxa como a de Nova York. Funciona mais ou menos como uma empresinha de fundo de quintal ter controles e níveis de governança tais que pode se dar ao luxo de fazer um IPO e captar recursos junto ao mercado, vendendo suas ações na Bovespa e captando o dinheiro mais barato que se pod eter notícias. De fato, foi horrível a Petrobras ter tido cacife o suficiente para ter seus papéis  vendidos em uma  bolsa internaional e se capitalizar sem se endividar. FHC, você é o resposna´vel pela bandalheira que ora ocorre nessa empresa de renome internacional! FHC, vc é o resposnável por tudo de ruim que já ocorreu, ocorre e ocorrerá em nosso país. Obrigada por tudo, FHC. Mas por qu emesmo ula e Dilma  não recompraram as ações? Por que não mudaram a natureza jurídica da empresa, transformando-a em S.A. de capital fechado? Por que permitiram continuar com essa suprema humilhação de ter as ações dessa nossa empresa, orgulho nacional, cotadas internacionalmente? Ainda dá tempo…

  9. Comprar de volta as ações

    Comprar de volta as ações internacionais da Petrobrás?!!

    De forma alguma. O caminho é uma CPI da internacionalização da Petrobrás, analisar contra a contrato do que o FHC fez com a Petrobrás e desfazer estes contratos fraudulentos, re-nacionalizar a empresa tla como a Argentina fez com a YPF.

    Podem chamar as cortes internacionais para sancionarem o Brasil, nofinal ganharemos mais ao pegar de volta o que era nosso e nos foi roubado via corrupção dos nossos líderes.

  10. Meu caro. Os companheiros

    Meu caro. Os companheiros estao morrendo de medo da justiça Americana…….. Lá não te colher de chá.

    Quer participar da bolsa de Nova Yorque e beneficiar do dinheirinho dos gringos???? então tenha governança corporativa e não deixe os partidos politicos surrupiarem a empresa.

    SDS

    1. Quem quis participar da bolsa

      Quem quis participar da bolsa de Nova Yorque foi a “Petrobrax” do morto-vivo FHC (vivo no pig e morto para os eleitores brasileiros). O autor está exatamente apontando as consequências nefastas de querer o “dinheirinho dos gringos”, o que ele prova que traz mais prejuízos do que vantagens. 

      Não sabe interpretar texto ou é um troll idiota mesmo?

  11. A Petrobras é uma companhia

    A Petrobras é uma companhia brasileira sujeita a lei e a jurisdição brasileira. As leis norte-americanas não tem qualquer poder dentro do nosso país. E se algum partido político se apoiar nesta crise diplomática para tentar impedir o Brasil de aplicar sua Lei dentro de seu território a traição ao espírito da CF/88 só pode resultar numa consequencia: revogação do registro partidário no TSE e perda dos mandatos daqueles que foram eleitos pelo partido banido. 

  12. Na hora de pegar dinheiro

    Na hora de pegar dinheiro barato e abundante no exterior, ninguem reclama (incluindo los hermanos argentinos). Petrobras se tornou uma empresa ineficiente e comandada por politicos que nao se importam com gerar valor aos acionistas. E lembre-se que a maior parte desses acionistas, somos nos brasileiros.  Assim que a culpa nao e do governo FHC, mas sim de quem nomeou todos esses incompetentes para administrar a empresa. Deu no que deu, hoje a Petrobras e a mais endividada no mundo no setor e provavelmete tera que vender ativos para financiar o capex de US$ 221bi e servir a divida. E o pior de tudo e que muito provavel a Republica Popular da China deve ser a grande beneficiada nesse processo.

  13. São duas investigações, a

    São duas investigações, a relaiva ao MERCADO DE AÇÕES está sendo realizada pela SEC-Securities and Exchange Commission, da qual a nossa CVM é uma especie de clone, porque a PETROBRAS tem ações listadas na Bolsa de Nova York.

    A segunda investigação e mais séria é a do Departamento de Justiça, que lá é a mesma coisa da Procuradoria Geral da Republica, o Procurador Geral dos EUA é tambem Ministro da Justiça, é uma coisa só. Essa segunda investigação NÃO é por causa do mercado de ações, é por causa das operações da PETROBRAS na refinaria de Pasadena.

    A questão da jurisdição é exatamente a mesma do que aconteceria no Brasil com uma empresa americana. a lei que rege operações DENTRO do territorio brasileiro em relação a empresa americana CISCO, um dos gigantes mundiais da informatica, é a lei brasileira.

    Um distribuidor da CISCO foi acusado de subfaturar peças importadas, a Receita Fiscal brasileira fez uma investigação, os dirigentes da CISCO foram acusados de conivencia e FORAM PRESOS aqui no Brasil. Não houve nenhum protesto das EUA. Eles entenderam que a lei aplicavel era a brasileira.

    Nos EUA a empresa PETROBRAS AMERICA INC., de Houston é uma empresa americana, organizada sob as leis dos EUA e é porisso que está sob jurisdição americana.

    Quando uma plataforma da BP, antiga BRITISH PETROLEUM, poluiu o Golfo do Mexico, a investigação foi americana e a punição tambem, 25 bilhões de dolares de multa, pagas pela BP>  O Governo britanico não deu um pio. Está claro?

    A PETROBRAS tem grandes operações nos EUA, não sé só a refinaria de Pasadena. Grande parte do petroleo bruto extraido no Brasil nas bacias de Campos e Pre-Sal VAI para os EUA para ser refin ado e volta ao Brasil como derivados, especialmente gasolina e não é só em Pasadena, tambem em outras refinarias, são bilhões de dolares de ida e volta de petroleo.

    A PETROBRAS tambem ja teve plataformas no Golfo do Mexico.

    Há uma regra muito simples para o autor do post entender: operações de uma empresa multinacional em qualquer Pais ESTÃO SOB JURISDIÇÃO do Pais hospedeiro.

     

  14. Óbvio

    A Petrobrás é vítima, mas há décadas que se comenta na imprensa que sempre houve maracutaias na estatal.Lembram-se do destemperado Paulo Francis? 

  15. Na hora de captar $$$ somos

    Na hora de captar $$$ somos os melhores, os maiorais, ninguém bate essa administração.

    Na hora de prestar contas da governança é um tal de nacionalismo, não nos submetemos às leis dos outros, etc…

    Êta vida marvada!!!

  16. Esse cara se supera na

    Esse cara se supera na imbecilidade a cada texto.

    Estar listada na NYSE, e portanto se submeter as regras de boa governança fiscalizadas pela SEC, é condição essencial para uma empresa almejar ter um porte internacional.

    A SINOPEC e a CHINAPETRO estão listadas na NYSE, e daí ?

    E mais, durante o governo do PT a Eletrobrás começou a vender ações em NY e o Banco do Brasil também, via ADR.

    Como o cara pode escrever tanta besteira.

     

  17. Nacionaistas ultrajados

    Nacionalistas, como eu, se sentirão ultrajados. Ultrajados por qual razão? Pela safadeza da Petrobras? Abrir o capital da Petrobras no exterior foi muito bom na hora de fazer a maior capitalização da história, como tanto alardeou o governo. Mas no mundo realmente capitalista há leis severas para sociedades anônimas que não defendem os interesses dos acionistas. Em janeiro de 2013, o presidente da Statoil, estatal norueguesa, esteve no Brasil e disse claramente que sua missão era dar lucros aos acionistas, se falhasse nisso seria demitido. Em países realmente socialistas como a Noruega, não há discurso ideológico nem bravatas nacionalistas. Há, sim obras em benefício da população. Isso e honestidade. O Fundo Nacional do Petróleo já tem mais de U$900 bilhões de dólares, US$180 mil para cada norueguês. E a Statoil nunca será multada ou procesada por acionistas.

  18. Que texto mais sem noção.
    J.

    Que texto mais sem noção.

    J. Carlos, por favor, com todo o respeito, volte a escrever sobre Deus, que voce o faz muito bem.

  19. dois pesos  três medidas do

    dois pesos  três medidas do ggn-nassif…

    e suas análises  toscas imbecis puro malte das ideias cínicas e sofísticas

    quero o contraditório do doutor mota-araujo! na matéria…

    para as TELEXFREE DA VIDA BESTA a justiça americana é funcional e eficiente e diligente e tal

    para o petroleo é nosso do 171 do Costa são uns gringos aviltadores da soberania nacional

    se petrobras tem papel na bolsa americana ela pode e deve estar sob leis americanas…

    tá bom, me engana que eu gozo…

     

  20. Petrobras

    Amigos, a guerra contra a Petrobras é por causa do pré-sal, nela estão também as “7 Irmãs”, que já não são sete, que querem abocanhar através dos contratos fhcianos, não os de partilha, criados por Lula. Se puderem, afogarão a Petrobras!

    Os brasileiros que se cuidem!

  21. Assis vc se perdeu neste
    Assis vc se perdeu neste texto.

    Não tem problema ser investigado.

    A comparação é estapafúrdia. Os lesados no caso dos bancos eram depositários e no caso da Petrobras são investidores.

  22. É sobre a destruição da Petrobrás

    Quantos experts em economia e direito internacional. Caro Nassif, com comentaristas assim, se eu fosse algum ‘head-hunter’ os indicaria para contratação imediata pela a editora Abril.

  23. O objetivo da investigação é

    O objetivo da investigação é apurar se funcionários da Petrobras receberam propina, prática vedada às empresas que tem ações negociadas nos EUA. Mais uma imensa vergonha proporcionada por este governo que aí está e um atestado da cronificação e enraizamento da corrupção no seio da administração pública. O PT chegou a um grau de degeneração que ninguém imaginava quando guindado à presidência. É simplismente lamentável e decepcionante.

    1. Como foi lamentável e

      Como foi lamentável e decepcionante ver o PSDB roubando o metro^de SP, desde Mário Covas, e que beneficiaria a vida de tantos que usam o transporte. Como foi lamentável e decepcionante ver o Governo Alckmin deixando acabar com a água da Metrópole de uns 13 milhões de pessoas, fora o interior, para ser reeleito e distribuindo dividendos para  acionistas e inclusive doando dinheiro p/ o Instituto FHC. Como foi lamentável e decepcionante ver algumas de nossas melhores empresas serem vendidas a preço de banana e c/ contratos, onde se permite a elas fazer o que quiserem, de seus pobres clientes, como acontece c/ as telefônicas.

      Mas seus seguidores são muito seletivos, e somente se importam c/ o governo Federal, quando o PT está lá. Quando era o PSDB, até comprar reeleição era permitido s/ninguem esperneando, e fazer as privatizações “passando do limite” da ética, ou “esconder o que era ruim, e só mostrar o que era bom”. E todos caladinhos, os cheirosinhos.  E o digníssimo Daniel Dantas a todos senvindo e comprando . Tenha a Santa Paciência !  Será que vocês não tem o mínimo auto senso crítico?

      Para mim, foi tb lamentável e decepcionante ver o PSDB se unir ao partido da ditadura que os perseguiu. Aqueles mesmo dos rincões e grotões do país. Os “mal informados” Será?Não serão mal informados aqueles que se julgam  informados ?

  24. ….
    Concordo com o autor.
    Os abutres dos eua de olho…os juizes podem aplicar multa de 20 bilhoes…isso sem contar com acoes individuais dos acionistas…resultado da abertura das acoes da petrobras a estrangeiros

  25. O impressionante mesmo é que

    O impressionante mesmo é que a PETROBRAS havia sido alvo de “espionagem” americana – interceptação de dados, conversas telefônicas – e os caboclos de lá não “sabiam” das possíveis falcatruas daqui. Sei não…

  26. Mas se a Petrobas fosse

    Mas se a Petrobas fosse honesta ,nada diso estaria acontecendo

      E esse papo que ”apenas um diretor” pode quebrar sua competência,é falácia.

         Convém não esquecer TODOS os conselhos consultados, até uma decisão ser aprovada.Incllusive com Dilma mega conselheira, presidente ou algum cargo de poderio na empresa.

             Se não roubar , ninguém investiga.

               Agora, os caras querem roubar e não querem ser investigados?

                         Brincadeira,né?

                        O que acontece é que nos E U A a lei é pra valer.VALER MESMO.

                        O articulista ultrapassa o ridículo quando censura que a empresa tornou-se capital aberto.

                      Acusa F H C  de tomar essa atitude E insinua que se não fosse capital aberto, os caras poderiam roubar a vontade sem as penas pesadas de ”20 bilhões de dólares”.

                   Eu quase ri, Mas na verdade estou chorando.

  27. O André SP diz que “nesse

    O André SP diz que “nesse mato tem coelho”. Eu concordo e acrescento: “Neste angu tem muitos caroços” . Mas , vamos esperar o desenrolar dos acontecimentos e as coisas se aclararem mais, antes de criticar o colunista J. Carlos de Assis, que fez um alerta muito importante, no meu entender. Eu, quase sempre, não confio na Justiça Americana, quando o assunto se refere a  países da América Latina.

  28. Claro, a culpa é de fhc e dos

    Claro, a culpa é de fhc e dos tucanos. Se a empresa não precisasse crescer tanto e para isso é preciso capital, ela não teria a enorme expertise de prospecção em águas profundas envolvendo o pré sal.

    Com tantos desmandos e roubalheira, e já que opera em território americano (os comentaristas não podem fazer de conta que esqueceram da refinaria de passa de na,  que defenderam tanto), a justiça lá tem a mania de investigar crimes.

    em tempo: sem tanta roubalheira haveria processo criminal?

  29. Boa esta a PDVSA essa sim uma

    Boa esta a PDVSA essa sim uma empresa que na otica dos colegas de blog trilha o caminho do sucesso movido com fartas doses de ” anti imperialismo ” rs

  30. PAGUEMOS NA MESMA MOEDA!

    Se encherem o saco, o governo que abra um processo contra a CIA, por ter apoiado o golpe de 64; e cobre uma indenização 20 mil vezes maior, que a cobrada da Petrobrás.

    Também podemos fazer levantamentos sobre subfaturamentos de exportaçãoes e superfaturamentos de importações de suas empresas. O escândalo deixaria a Petrobrás parecendo uma santa, e as indenização ultrapassariam o valor dessas empresas.

    O problema é a justiça brasileira, e.a política de tolerância do PT, que se habituou a tolerar tudo passivamente, como no caso do mensalão. Os réus do governo foram julgados, condenados, e presos; mas os PSDB não. E até agora nenhuma medida foi tomada ou defendida, para que uma aberração dessas não se repita.

    O maior defeito do atual governo é sua timidez. Se a oposição tem a poderosa máquina de propaganda da mídia oficial, o governo tem os movimentos sociais. Não tem como esconder uma grande manifestação, a mídia precisa dizer porque as pessoas estão ali a reclamar.

    Não estou dizendo em reeditar os protestos de 2013, mas sim de tornar clara a posição do governo em determinados assuntos, com protestos pontuais, mas de peso. Imaginem, por exemplo, se a UNE, contando com muitas bandeiras do PT, fosse pra frente do STF exigir a volta do VOTO IMPRESSO, ou o desengavetamento do processo contra o financiamento privado de campanhas. Tudo com faixas e cartazes bem claros e objetivos. Seria impossível a mídia não registrar o fato; e registrando, deixaria clara a posição do PT e seus aliados, sobre essas e outras questões. Ou seja, quando a máquina de propaganda enganosa viesse dizer que fraudaram a eleição, todo mundo viu o PT e seus aliados marchando a favor do voto impresso.

    Imaginem fazer um protesto imenso, para aprovar a PEC do Suplicy pelo REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO, para combatermos a corrupção. Se isso tivesse sido feito, será que o Serra seria eleito senador em São Paulo? Será que o PT não venceria com mais facilidade?

    O PT tem passado ao povo a impressão de que defende algo no papel, mas na prática faz outra. É por isso que quase perdeu a eleição. Porque foi jogado na vala comum, e virou “farinha do mesmo saco” para grande parte do povo. No exemplo do fim do financiamento privado de campanhas, já está no papel, que o PT defende isso. Só que o povo passou a perceber, que uma coisa é você defender algo, e outra é fingir defender. Quem finge, fica na moita, pra não se desgastar; torcendo, e agindo escondido, no caso, pra não aprovarem mesmo o fim do financiamento privado. Por isso, aos poucos fomos deixando pra lá, tolerando; e o que é pior, perdendo nossos valores morais e nossa referência na política. O desafio do PT está justmente em resgatar esses valores, e voltar a ser referência para os brasileiros.

    Quem realmente quer, precisa lutar por isso. O PT tem influência em vários movimentos sociais. Se utilizá-los, fortalecerá muito mais suas propostas; além de deixar claro à população, o que defende, e provocar um tremendo desgaste em quem for contra. Se não usa de todas as armas que possui, é porque não está tão a fim das mudanças que propõe. O povo já percebeu isso, é preciso que o PT também se toque. Porque senão, na próxima eleição pode nem ir pro segundo turno…

    1. Ingenuidade

      “Se não usa de todas as armas que possui, é porque não está tão a fim das mudanças que propõe.”

      Será mesmo isso, ou nível de corrupção no partido obriga a ele a se omitir?

  31. A ALSTHOM é uma das maiores

    A ALSTHOM é uma das maiores empresas industriais da França, portanto é uma empresa sob soberania francesa, MAS está sendo investigada no Brasil por causa de suas operações no Brasil e todos os que tem chiliques com a Petrobras acham otimo que a ALSTHOM esteja sendo processada no Brasil, sendo uma empresa francesa. Como ficamos?

    1. Eu só espero que a mui dígna

      Eu só espero que a mui dígna justiça americana, vá fundo, bem fundo mesmo e ela encontrará coisas do “arco da velha”. Não é isso que vai acontecer, infelizmente, pois topará com outras malandragens dos seus “amigos”.

  32. .

    Por um lado é constrangedor ter a maior empresa nacional sendo colocada em xeque em outro país. Por outro, exigir rigor e seriedade no trato com a coisa alheia, no caso acionistas e patrimônio da empresa, não pode ser criticado, diante de um Judiciário inoperante, corrupto e seletivo como o nosso, aliado a uma imprensa absolutamente irresponsável com o seu noticiário.

    O problema se agravará com o que ainda estar por vir no bojo do escândalo, alimentando com isso a gana da Justiça norte-americana. 

  33. Recomprar, sim!

    Sou a favor que o estado brasileiro recompre as ações internacionalizadas. Petróleo e energia são importantes demais para ficar nas mãos de particulares. O deus mercado não se importa com o destino dos povos, mas somente com seus lucros.

    É só olhar a Sabesp e os resultados catastróficos de ter acionistas privados numa área estratégica.

  34. Bem ………………

    Não entendo nadica de leis internacionais nem das regras que regem o mercado de ações na Bolsa de NY.

    Contudo, faço minhas as afirmações de Atthos – que disse ser diferente o caso da Petrobras, que se trata de investidores, quanto o caso dos bancos que são depositantes!

    Enfirm, para leigos como eu, ficarei esperando maiores detalhes dos especialistas. 

  35. Pelo o que sei o governo

    Pelo o que sei o governo Brasileiro é acionista majoritário da Petrobras,Foi no governo de Lula que recuperamos o poder dela.

     

  36.  Vários comentários

     Vários comentários levantaram a hipótes de acionistas individuais estrangeiros entrarem com ações nos EUA.

    Considerando que as trampolinagens prejudicaram acionistas sem discriminar nacionalidade, estariam os nossos protegidos pela legislação, ou devem exercer seu patriotismo ?

  37. O sagaz autor esquece-se de

    O sagaz autor esquece-se de um pequeno detalhe: a Petrobras eh vitima sim. Nao de seus gananciosos diretores, mas de quem os indicou. E qje transformou-se no maior e mais sujo casode corrupcao na historia do Brasil

  38. Causa e efeito

    Caro Luís Nassif. 
    Eu pensava que entrar na bolsa dos EUA era o desejo de muitas empresas do mundo inteiro e que muitas tentavam mas nem todas conseguiam. Pensava que a investigação dos EUA seria para proteger o patrimônio de milhares de trabalhadores que aplicam seus recursos na bolsa de lá, assim como muitos brasileiros aplicam nas bolsas brasileiras, e que a perda de credibilidade da instituição poderia causar imensos prejuízos para os investidores. O que seria, por exemplo, dos trabalhadores que investiram parte do FGTS em ações se esses papeis perdessem o valor na hora da aposentadoria?
    Para finalizar, salvo engano, existe um país na América Latina que também aprovou uma lei bem parecida, ou seja, se algum diretor estiver envolvido em corrupção a empresa também é responsável, independentemente de culpa. 
    Que País é esse?

  39. Incorreto a lógica do texto
    Segundo o texto:

     

    “(…)Note-se que a indústria automobilística americana tem ganhado bilhões aqui e nunca abriu seu capital para brasileiros. (…)”

     

    A política anti-liberal  (desde 1900 e quaraná com rolha)  é que inviabiliza o brasileiro pessoa física investir, em reais,

    nas empresas norte-americanas.

     

    Exemplo : ações (BDR´s) da empresa Ford Motors são negociadas na Bovespa, sob código: FDMO34, mas apenas investidores tidos como “qualificados”

     Outras empresas na lista:http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/Mercado-Internacional/Mercado-Internacional.aspx?idioma=pt-br 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador