A via inesperada do projeto contra o abuso de autoridade, por Janio de Freitas

aecio_010_-_lula_marques_agpt.jpg
 
Foto: Lula Marques
 
Jornal GGN – Após explorar os vazamentos da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Lula e outros nomes da PT, agora nomes do PSDB se movimentam com medidas para conter os vazamentos, fazendo com que o projeto contra o abuso de autoridade entre em uma via inesperada.
 
A opinião é de Janio de Freitas, que escreve, em sua coluna de hoje (6) na Folha de S. Paulo, que os tucanos agora consideram o projeto necessário, após o vazamento que acusa o senador Aécio Neves de receber propina da Odebrecht através de um banco em Nova York. 
 
Janio ressalta que os conselhos nacionais do Ministério Público e da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal não fizeram nada para conter os vazamentos da Lava Jato, também considerando estranho o “lançamento do protegido Aécio no fogaréu da Odebrecht passado tão pouco de sua festiva e pública confraternização com Sérgio Moro”. 

 
Leia mais abaixo: 
 
Da Folha
 
Projeto contra abuso de poder encontra uma via inesperada
 
por Janio de Freitas
 
O destino do projeto contra abuso de autoridade entra em inesperada via e ruma para o que tanto pode ser o êxito, como um confronto agravante da crise. Entusiastas e exploradores dos vazamentos da Lava Jato contra Lula e o PT, as eminências e as bancadas do PSDB movem-se agora para articular medidas contra os vazamentos.
 
Espicaçadas por Aécio Neves, estão indignadas com o vazamento que acusa esse seu chefe de receber alto suborno da Odebrecht, por intermédio de uma conta da irmã em banco de Nova York. Os peessedebistas passam a achar que o projeto contra abuso, por eles rejeitado, é mesmo necessário.
 
De fato, está demonstrado que sem uma lei rigorosa, os atingidos por vazamentos ficam à mercê dos que façam usos políticos e pessoais das acusações. Os conselhos nacionais do Ministério Público e da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal nada se dispuseram a fazer contra os vazamentos que vêm desde 2014.
 
Se por serem contra Lula e o PT, não vem ao caso. No reconhecimento recente da própria presidente do Supremo, Cármen Lúcia, eram e são crimes. Permitidos, explorados, aplaudidos. E sensacionalizados em imprensa e em TV. Um atrás do outro, dezenas.
 
O vazamento contra Aécio e sua irmã Andréa não inclui sequer indício. Está negado por ambos. Como tantos outros, é um vazamento esquisito. Há algum tempo, ao menos parte da Lava Jato está irritada com seus aliados no Congresso, dada a falta de combatividade com que acompanham a gestação do projeto contra abuso de autoridade –uma ameaça de ferir de morte muitos usos e abusos que estão na alma da Lava Jato e no cerne da ação de Sérgio Moro.
 
Rodrigo Janot, por seu lado, acabou por ir ele mesmo ao Senado com sugestões para moderação do projeto. É estranhável, sim, o repetido lançamento do protegido Aécio no fogaréu da Odebrecht, passado tão pouco de sua festiva e pública confraternização com Sérgio Moro. (Graças a esse momento, descobriu-se um traço de Moro: ele ri).
 
Aécio ficou de pedir ao ministro Edson Fachin uma “investigação rigorosa” do vazamento. Em causa própria, os peessedebistas se mexem. Se isso confirmar também a disposição de apoiar o projeto contra o abuso de autoridade, a aprovação está garantida. E a reação da Lava Jato, prometida.
 
A PROTELAÇÃO
 
A defesa de Dilma defendeu, como a de Temer, a protelação do julgamento de ambos no Tribunal Superior Eleitoral. Têm o que comemorar. Só se não perceberam que, com a protelação, Dilma ficou absolutamente vulnerável. Espichado o julgamento até o ano que vem, como agora está previsto, ficará mais fácil e menos escandaloso deixar Temer completar o pequeno restante do mandato, e a ela cassar, impedindo sua (provável) candidatura.
 
A VITÓRIA
 
Durante seus dois mandatos, o equatoriano Rafael Correa foi tratado pelo jornalismo brasileiro como um presidente tirânico, inimigo da imprensa democrática e administrador fracassado.
 
Quem acompanha os países latino-americanos sabe o que sempre foi a imprensa equatoriana, como sabe que Correa deixa substancial redução da pobreza e muitos outros feitos de justiça social. Quanto ao seu autoritarismo, não foi mais do que o pulso forte que lhe permitiu bem concluir dois mandatos, eleger o sucessor e fazer maioria parlamentar, em um país que apenas nos dez anos anteriores tivera sete presidentes e três golpes de Estado consumados. 
 
Assine
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Protelações

    O pedido de protelação é logico obrigatório e previsível por partes dos advogados, mas o jogo de verdade é quando os meritíssimos stf e judiciários sentam em cima com fétidos traseiros pelos tempos das sua conveniências.

  2. Apimentaram o refresco do

    Apimentaram o refresco do aético, por isso, o gritedo. Mas, como no dito popular – aqui, parafraseando: quem vaza de vazador tem 100 anos de vaza-jato. Agora, que não existe qualquer corregedoria, quer no (in)judiciários, quer entre os que procuram-só-o-que-encontram, com certeza. Aliás, dona Carmencita, ainda existe cnjotinha? E, que dizer dos desembargas quartanistas que disseram que a “exceção”, agora, é lei “aprovada pelo congresso”? Bando é pouco. Aliás, como estão as coisas, quadrilha já é muito pouco.

  3. Sobre Aécio é só barulho,o q
    Sobre Aécio é só barulho,o q de efetivo ocorre contra ele ? É sobre Furnas ou contas em Linchestein ? Se não for não vale, SOMENTE MAIS UMA ARMADILHA DO PIG PARA SE DIZER IMPRENSA ISENTA !

  4. Teoria: SALVANDO AÉCIO E SERRA COM UMA CAPA DA VEJA!

    ESTÃO FAZENDO TANTO ESPETÁCULO COM ISSO QUE EU TO ACHANDO QUE ELE VAI APARECER COM ALGUMA EXPLICAÇÃO PARA TER ESSA CONTA… E A VEJA VAI PEDIR DESCULPAS… E VAI SER COMO SE “TODAS AS ACUSAÇÕES CONTRA AÉCIO DESAPARECESSEM”… VALE LEMBRAR QUE SERRA TAMBÉM APARECEU NO MESMO DIA DELATADO E FOI ABAFADO PELO CASO DO AÉCIO…

     

    1- NY NÃO É PARAÍSO FISCAL:
    Ninguém abre uma conta de 50 milhões em NY sem despertar curiosidade do FBI ou NSA. O valor depositado lá deve ser pequeno, facilmente comprovado com uma “venda de imóvel da família” ou “lucro de empresas”.

    2-AÉCIO JÁ TEM UM ESQUEMA DE GUARDAR PROPINA EM LIECHTEISTEIN, PRA QUE OUTRO???
    Político corrupto sabe que quanto mais contas e confusões no exterior, maior a chance de alguém descobrir. Você precisa de doleiros, movimentar contas, offshores, ir para outro país, ligar para o exterior… não faz sentido ter mais de uma conta secreta em dois países… ainda mais nos USA.

    3-AÉCIO É AMIGO PESSOAL DOS CIVITA, DONOS DA ABRIL(VEJA).
    Além de aliado político, os Civita passearam nos aviões de Minas e visitaram até o sítio de Aécio. A capa da Veja não é apenas uma traição política, é também uma traição pessoal.

    4-A VEJA JÁ FEZ OUTRAS DOBRADINHAS PARA SALVAR SEUS ALIADOS
    A Veja já fez dobradinhas com Gilmar Mendes no caso dos grampos falsos, com Toffoli no caso da reforma em casa, a Veja já vazou para anular delações…

    5-OPERAÇÃO “SALVAR CACHORRO-MORTO”
    O nome de Aécio já estava na lama, irrecuperável!. Talvez essa aí seja uma tentativa desesperada de sair por cima nessa confusão toda. Aécio e sua irmã estão fazendo de tudo para a notícia repercutir… pode ser uma armação da Veja junto com Aécio. Se essa conta não for de corrupção, ele e a irmã vão vir com um discurso de que foram perseguidos desde o início… se vitimizarão…

    6-A CONTA EM LIECHTEISTEIN TAMBÉM FOI DESCOBERTA E AÉCIO E A IRMÃ NEM COMENTARAM
    Por que agiram tão diferente com uma mesma acusação??? Se houvesse realmente uma conta de milhões em NY para que Andrea faria um vídeo se expondo assim? A conta em Liechteistein apareceu até com o número e documentos… eles não comentaram, trataram com discrição e abafamento… agora estão com esse mimimi todo…

    7-SERRA TAMBÉM FOI DELATADO NO MESMO DIA… E FOI ABAFADO PELO AÉCIO
    Se for armação… salvaram Aécio e Serra com uma edição de Veja… usaram uma notícia falsa sobre Aécio para ofuscar a corrupção de Serra, e depois, Aécio que já estava na lama, ganhou uma nova vida provando ser vítima de armação.

    8-IMPRENSA, JUDICIÁRIO E PF TENTANDO RECUPERAR A IMAGEM DE IMPARCIALIDADE

    Isso ajuda na condenação de Lula e do PT.

     

    AGORA IMAGINEM ESSE CENÁRIO:

    1-AÉCIO NEVES COMPROVA QUE O DINHEIRO DA CONTA EM NOVA YORK VEIO DA VENDA DE UM IMÓVEL E ESTAVA SENDO USADO PELA FILHA EM VIAGEM. ENTREVISTA NO FANTÁSTICO MOSTRANDO OS DOCUMENTOS.
    2-CAPA DA VEJA: “AÉCIO, O INJUSTIÇADO RESSURGE PARA LIMPAR SEU NOME”
    3-APARIÇÃO MACIÇA EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: “AÉCIO FOI PERSEGUIDO E DIFAMADO”
    4-PROPAGAÇÃO DA IDEIA DE QUE “ERA TUDO MENTIRA… ERA TUDO COISA DO PT… O RESTO E VARRIDO PRA DEBAIXO DO TAPETE…”

    A ESQUERDA TEM QUE COBRAR INVESTIGAÇÃO PARA A CONTA EM LIECHTEISTEIN QUE ESTÁ 100% COMPROVADA… ESSA DE NY É MELHOR DEIXAR PRA QUANDO A DELAÇÃO VAZAR… POR ENQUANTO NÃO DÁ PRA CONFIAR…

    SÓ SEI QUE NESSA HISTÓRIA TEM 4 COISAS INÉDITAS:
    1-CONTA DE CORRUPTO EM NY
    2-CAPA DA VEJA CONTRA TUCANO
    3-REPERCUSSÃO NACIONAL DE CORRUPÇÃO DO PSDB, ECOANDO EM VÁRIOS MEIOS
    4-AÉCIO E A IRMÃ FAZENDO DE TUDO PARA PROVAR A INOCÊNCIA, EM LUGAR DE ABAFAR E VARRER PRA DEBAIXO DO TAPETE COMO SEMPRE FIZERAM EM DEZENAS DE ACUSAÇÕES

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador