Percival Maricato
Percival Maricato é advogado
[email protected]

Acabou o terceiro turno, por Percival Maricato

Por Percival Maricato

Acabou o terceiro turno, o que significa que foi dada a partida para a disputa em 2018.

A mídia noticiou que o PSDB desistiu do impeachment e da pauta bomba. Ela mesmo pela primeira vez passa alguns dias sem noticiar o assunto. Tudo indica que de um lado, devido ao golpe paraguaio não ter dado resultado, de outro por pressão de grandes empresários, cujos negócios também estavam sendo prejudicados pela perda de credibilidade e pela insegurança jurídica. Lembremos que os tucanos votaram a favor de projetos que explodiriam de vez o ajuste fiscal,  felizmente  vetados pela presidente.

Os jornais deram e não foi desmentido, que antes da mudança Carlos Sampaio, líder do partido, junto com Paulinho da Força e representante do DEM, estiveram com Eduardo Cunha, tentando fazer com que ele pusesse em pauta o pedido de impeachment. Cunha, que não é tatú, se recusou. Sabe que entregue essa carta que leva na manga, não terá como se manter no jogo. A recusa do presidente da Câmara levou ou pelo menos apressou a decisão do PSDB de mudar o rumo. Sem o PSDB Paulino da Força, o DEM e similares não existem.

Agora está chegando a vez do PT. Terá que decidir se cumpre sua obrigação, ajudando a enterrar esse eterno inocente, sempre envolvido em pilantragens, ou se vai agir “pragmaticamente”, como se explicavam os tucanos quando lhe davam cobertura. Melhor se defender do impeachment que ser cúmplice de delinquente. Se defenderiam com outro presidente da Câmara, que não pode ser pior que o atual.

Sobre a conduta de Cunha e como ele enriqueceu muito pode ser visto no meu post anterior, onde juntei uma decisão judicial em processo que ele moveu contra Luis Nassif. Cunha alegou que, em um único artigo, Nassif o difamou por cinco vezes, relatando um a um os episódios. O juiz extinguiu o processo, após analisar todos  e mostrar como eles, de fato, aconteceram. Eram todos atos ilícitos onde Cunha se envolvera, mas logrou sair isento, por vários motivos. Cunha apelou, tentando ganhar tempo. Dificilmente mudará a decisão. Esses são os fatos que foram conhecidos. Quantos outros podem ter acontecido desde que ascendeu a direção de órgãos públicos, no governo Collor?

De qualquer forma, a desistência do PSDB com relação ao impeachment pode ser bem vinda. Quem sabe os tucanos passem a defender visões alternativas, opções às decisões do governo federal, apoio as que acham boas (ou será que nada é bom no governo), o que é legítimo e importante. O país precisa de debates e visões políticas alternativas, criticas construtivas. A dúvida é se a prioridade dos conservadores agora não será liquidar a candidatura Lula a qualquer preço. De qualquer forma, Dilma se livrou, o terceiro turno acabou e começa a disputa de 2018.

Percival Maricato

Percival Maricato é advogado

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ja da para começar a governar

    Bom otimo , entao acho que a Dilma  ja pode começar a governar !!!!

    Problemas é que nao faltam … inflação, desemprego, economia parada , combate a corrupçao, o desastre  de Mariana ( mais esta ainda !!!! ) ….

    Precisamos de um governo que governe !!!! que mostre a que veio !!! 

      1. Mesmo ?

        Desculpa , manifestei minha opinião ….. nao acho que voce precisa me agredir !!!

        Acho sua agressao um gesto gratuíto e absolutamente desnecessário……  

        Acaso agredir os demais de forma gratuita é um gesto inteligente ? voce é tao inteligente assim ?

  2. Não se iludam.
    O chefe da PF
    Não se iludam.
    O chefe da PF do Parana e o delegado do grampo não vem ao caso na cela, pegaram um HC para ir naquela casa aonde só tem vagabundo (petiscos, o Cunha nao) pra falar da CPI da grampolandia. olha só aonde já se viu ? Então pra mostrar as garras e dar um tapa na cara (mais uma) do MIM ‘e ISTO Zé Da Oi , resolveram prender o homem que não tem nome ( só ‘e amigo do lula) . Mas tudo bem , ‘e pra proteger o ex presidente, e foi tudo coincidência. ..Como sempre. A inércia do governo federal faz o mesmo merecer toda essa putaria.

  3. E por acaso a crise econômica

    E por acaso a crise econômica acabou?

    Alguem por um acaso ACREDITA NA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA DO BRASIL COM A DUPLA DILMA-LEVI?

     

  4. Desistiram de pauta

    Desistiram de pauta bomba?

    Apenas dois deputados tucanos votaram contra a derrubada dos vetos da Presidente Dilma.

    Hoje o famigerado Governador de São Paulo deu uma declaração de que a deposição da Presidente é um assunto para março ou abril.

    Eles sabem que dificilmente voltam ao governo federal pelo voto, mesmo que o PT não venha a ganhar em 2018 as chances maiores seriam de um candidato de fora da polarização PT X PSDB.

    Só para rafirmar, meu candidato é LULA em 2018

  5. Up date news

    Aliados propõem troca de cassação de Cunha por impeachment de Dilma

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/11/1710334-aliados-propoem-troca-de-cassacao-de-cunha-por-impeachment-de-dilma.shtml

    “Aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), procuraram integrantes dos partidos de oposição nesta segunda e terça-feira (24) propondo a deflagração do processo de impeachment contra Dilma Rousseff em troca da preservação do mandato do peemedebista.”

  6. Cabô nada! Estão se reorganizando pois são incompetentes

    Com todo o poder e dinheiro que têm, a única coisa que conseguem, unidos há muito, é conservar seus privilégios seculares.

    Como as “facilidades” que têm estão sendo gradualmente dificultadas (e as vezes até replciadas), estão entrando no desespero dos trapalhões e se desnudando também gradualmente, até para seus crentes.

    Gastaram muita munição e precisam recarregar. Avançaram em muitas frentes e agora não sabem nem onde estão.

    Mas não se iludam aqueles que acham que vão parar. Isto é inerente ao seu modo de vida.

    Getulio e Jango cairam na última parte de seus mandatos. Outros latinos cairam até no apagar das luzes, por fazer uma consulta ao povo considerada “democraticamente” inconstitucional .

    O fato positivo é que JK sofreu tentativas de golpe similares e governou até o fim (graças a um democrata marechal Lott), embora depois politicamente cassado e morto, sob suspeita de assassinato.

    Este pessoal é incansável pois têm muito a perder e só perderá a importância quando formos uma nação onde a avassaladora maioria, de esquerda, direita, pobre ou rica, plebe ou elite, ignorante ou doutora ou qualquer outra posição, situação ou região seja pelo menos brasileira.

    Que pense na sua nação, como pensam os americanos, ingleses, franceses, alemães, russos, chineses, japoneses, australiano, noruegueses e outros tantos.

    Portanto, OLHO VIVO permanente! Golpe se dá quando há oportunidade. E eles apenas ainda não a conseguiram criar.

    E espero que nunca mais consigam!

  7. 1 ano perdido …

    Esses irresponsaveis. hipocritas e estupidos promoveram um festival de asneiras e trapaças, junto com a midia igualmente cinica. Nunca vamos nos esquecer do que essa canalhada  é capaz de fazer. Nunca.

  8. A nova propaganda da globo

    A nova propaganda da globo news já faz parte da campanha 2018? Fala de mensalão, petrolão, corrupção, desenha um mapa do Brasil com petróleo. No início achei que era de alguma entidade, visto que o MPF faz propaganda usando o combate a corrupção, mas não, é do próprio canal. Um espetáculo! 

  9. na verdade, o que a

    na verdade, o que a direita

    (o tal do conluio midiático et caterva)

    quer

    é atacar o grande líder popular – o lula.

    a ver as consequencias disso.

    em 2018 ou a mais longo prazo….

    sem um líder e um estadista popular como lula,

    que conseguiu e consefguirá, espero, manter estável politicamente o país,

    o que restará?

    a direita e a violencia?

    mas é preciso saber como e por quanto tempo a direita aguentará no poder.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador