Agentes públicos só vazaram dados da Lava Jato em 1 caso, diz Dallagnol

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Para Dallagnol, o único vazamento ocasiado por pessoas de dentro da Lava Jato foi o que envolveu o blogueiro Eduardo Guimarães. Curiosamente, é o único vazamento que ocorreu para um veículo da imprensa alternativa e também é o único investigado
 
Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal que atua na Lava Jato, disse, em entrevista à BBC Brasil, que foram poucos os verdadeiros vazamentos seletivos à imprensa e indicou que só um caso teria partido de dentro da estrutura da operação: o que envolve o blogueiro Eduardo Guimarães.
 
“Nos casos em que apenas os agentes públicos tinham acesso aos dados, as informações não vazaram. Para não dizer que não vazaram, vazaram em apenas um caso e com dedicação e alguns lances de sorte foi possível identificar a origem do vazamento. Era uma auditora da Receita Federal, que foi identificada, foi alvo de buscas e apreensões, levada a depor e o depoimento dela permitiu esclarecer de onde saiu o vazamento”, disse Dallagnol.
 
Eduardo Guimarães é investigado por ter recebido de um jornalista de Curitiba informações sobre ações da Lava Jato contra o ex-presidente Lula no âmbito da operação Aletheia, incluindo quebra de sigilos das empresas do petistas e de seus familiares.
 
O jornalista repassou as informações a Guimarães após ter tido acesso à lista de alvos de quebra de sigilo, que teria sido obtida pela funcionária da Receita. Para criar o elo entre as três partes, a Lava Jato quebrou os sigilos do editor do Blog da Cidadania, com autorização de Sergio Moro. O juiz entendeu que Guimarães não é jornalista, mas um comerciante com pretensões políticas.
 
Neste processo, a Lava Jato desconfia que Guimarães integrou uma organização criminosa que vazou informações da Aletheia para alertar a equipe de Lula e ajudar na eventual obstrução de provas. 
 
Para Dallagnol, esse foi o único vazamento ocasiado de dentro da Lava Jato. Curiosamente, é o único que ocorreu para um veículo de imprensa alternativo e também é o único vazamento investigado.
 
Segundo o procurador, se houve mais vazamentos, a culpa pode ter sido dos advogados. 
 
“Existem muitos casos em que os réus e seus defensores têm acesso à informação mantida de modo confidencial. Isso acontece especialmente nos casos de acordos de colaboração. Nesses casos, essas pessoas privadas, com acesso a informação, podem vazar aquela informação voluntariamente, ou podem resguardar a informação sem atentar para os cuidados que devem revestir informações sigilosas. E isso pode implicar nos vazamentos”, comentou.
 
Ainda de acordo com o procurador, “quando acontece um vazamento numa situação como essa”, geralmente com trechos de delações sendo usados pela grande mídia, “existe um universo de pessoas grande que poderia ser a possível origem do vazamento, e é muito difícil identificar qual é o ponto. Porque se você ouvir essas pessoas, elas vão negar.”
 
Mas não seria, ainda assim, o caso de “ouvir o jornalista em relação a quem lhe passou a informação porque existe, no Brasil, e deve existir, o direito ao sigilo de fonte. Não se cogita criminalizar a atividade do jornalista, nem (impor ao) jornalista uma medida como busca e apreensão, quebra de sigilo de dados, ou colheita de depoimento, porque a imprensa deve ser protegida numa democracia.”
 
Dallagnol concluiu dizendo que “não existem diligências ou medidas eficientes para se descobrir a origem do vazamento na maior parte desses casos”, justamente por causa da proteção a jornalistas.
 
Leia a entrevista completa aqui.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. conclusão

    Então, deduz-se que todos os envolvidos na força-tarefa da Lava-Jato não se consideram agentes públicos, pelos menos agentes públicos brasileiros.

  2. E a Folha, Estadão, Anta que agoniza?

    Que mentira deslavada que o procurador de power point está falando. Essa vaza a jato é mais furada que queijo suiço sem contar no grampo ilegal. 

     

    O lixo da história lhe aguarda senhor power point neopetencostal MCMV

  3. Por que não fazer o

    Por que não fazer o levantamento de todos os vazamentos feitos pela operação quijo suiço para esse pessoal ver que o tempo da imbecilidade coletiva já passou?

    Nem preciso ir muito longe, o de ontem quem foi? O espirito santo???

    E justo num processo em que o condutor diz abertamente que precisa do apoio dos meios de comunicação, o tal processo judicial espetáculo???

  4. Os moralistas sem moral

    Bom, diz a Biblia no quinto ou sexto mandamento “Não mentiras”. Não é porque a velha imprensa não ira desmentir o procurador Dallagnol, que ele pode dar entrevista mentindo tão descaradamente.

  5. Foi o único vazamento que

    Foi o único vazamento que envolveu um servidor público, ou foi o único vazamento que tiveram interesse em investigar a fonte, justamente por se tratar de um blog de esquerda?

    Quem caça, acha. Recursos não lhes falta.

    Não mentirás!

    De fundamentalistas religiosos desse tipo, o inferno está cheio.

     

  6.  
    O pastor Dallagnol,

     

    O pastor Dallagnol, revela-se um crente fanático. Na verdade é um adepto de Onan. Diria que o gajo, é o que melhor incorpora o personagem bíblico do Antigo Testamento, aquele que nem o Deus das antigas escrituras aguentou.  Nas horas vagas, este senhor quando não se encontra ocupado na prática do onanismo. Ou ainda, não se encontra ocupado em apascentar seus rebanhos com alfafa. Desanda com sua furibunda diarreia persecutória, na caçada diária ao Presidente  Lula.

    A foto acima, registra o cabra paramentado de cavaleiro do mpf ,no exato momento em que convoca os cruzados para mais uma operação “lavabunda,”  do Moro. O senhor Moro, é o pastor-chefe. Uma espécie de presbítero, alocado pelas autoridades golpistas, para pastorear e conduzir os rebanhos coxinhas, focados na patranha salvacionista das elites brazucas.

    Orlando

  7. Este procuradorinho….

    É muita cara de pau deste procuradorinho de bacacheri. E este coisica se acha cristão…. O pior é nós pagando o estrondoso salário deste coiso.

  8. e o que acontece com o

    e o que acontece com o depoimento de Marcelo Odebrecht que foi transmitido de forma simultânea a um blog de direita chamado Antagonista, senhor procurador? e justamente quando Marcelo cita o ex presidente Lula? tá certo que o que ele disse já foi publicado milhões de vezes nos jornais diários. mas em tempos de convicções afiadas, me dá arrepios até  na alma!

  9. O procurador me explica?

    1) Por que raios, se as empreiteiras deram dinheiro em proporções diluvianas (usei o adjetivo porque sei que o procurador adora as escituras) a todos os partidos – e um tantão disso ao PSDB – só interessa a corrupção de um único partido?

    2) As empreiteiras tinham, além das obras e interesses federais, obras e interesses nas esferas dos estados e dos municípios, governados por partidos outros. Mas a Lava-Jato não se interessa. Por quê?

    3) Por que só os tesoureiros de um dos partidos foram presos, e os demais não?

    4) Por que a mulher do Cabral foi presa e a do pastor Cunha, não? (pastor foi maldade, mas não é uma inverdade)

    5) Se houve corrupção na Petrobras antes de 2003, os crimes terão prescrito. Mas… e o dinheiro obtido ilicitamente, santificou-se? Pode voltar a esse mundo colonial e sentar-se à direita do pai?

    6) Se caçar vazamentos é como caçar fantasmas, por que é que o Temer tem medo de fanstasmas no Palácio do Planalto?

    7) O juiz entra com celular ligado nas audiências e manda zap para aqueles que não sejam seus antagonistas?

    8) Por que é que “dez medidas” soa tão parecido com “desmedidas”?

     

     

     

  10. Então só vazaram 1 caso?! Respeitem nosso fígado!!!

    Como pudemos produzir um judiciário com este nível, gente? Nós merecemos respeito !! Depois de um festival de vazamentos seletivos e ilícitos, sem pudor nem escrúpulos, agora querem emplacar esse discurso cínico e hipócrita.. Todos nós sabemos  do caso do Edú e o que estão fazendo… Isso é debochar da nossa cara, é nos chamar de idiotas, subestimar a nossa inteligência. Pensam que todos nós somos os midiotas de cérebros lavados por essa imprensa vendida e aquela rede esgoto que dá aquele prêmio chinfrim e nauseante de “faz a diferença”.  Vou ali vomitar porque nenhum fígádo aguenta isso..

  11. Indústria do vazamento: hegemonia, modus operandi e agentes

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ckE4YspQmRA%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Plwvzpt1F28%5D

    Há vazamentos praticados por Moro, por Janot, há também no TSE, o Dalanhooooolllllllll  deveria fazer uma consulta básica ao google ou será que ele pensa que sofremos de amnésia….

    Resultado de busca para vazamento off e janot

    https://www.google.com.br/search?q=vazamento+e+off+e+janot&oq=vazamento+e+off+e+janot&aqs=chrome..69i57.15441j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

    Vamos pegar o fio da meada…3 pontos então

    1- Hegemonia da Globo.

    Inacreditável como os lavajatenses curitibanos sabem lidar com o monopólio da informação: foi só a imprensa estrangeira abrir uma “dissidência” no modus operandi da Lava Jato para que Dalanhooollll(esse nome me soa como mistura de delação com urinoooollll)….na Copa do Mundo houve esse corre corre da midia nativa quando a imprensa estrangeira quebrou a aura sombria e negativa em torno da Copa….isso se repete com as perguntas feitas pela BBC a Moro…

    The Economist: hegemonia da Globo nao tem comparação no mundo…

    http://www.ocafezinho.com/2014/06/07/economist-hegemonia-da-globo-nao-tem-comparacao-no-mundo/

    2-  O vazamento como poder de barganha entre a Lava Jato e a midia, bem como meio de condenação de desafetos politicos.

    A ManiPulite usou de vazamentos feitos por agentes publicos para formar junto a opinião pública o consenso de que Fulano ou Sicrano cometeu crimes e por isso deveria ser condenado. A Lava Jato seguiu esta lógica. Está no documento publicado em 2004, de autoria de Moro, onde ele deixa claro essa barganha com a midia através de vazamentos, havendo por trás disso o acordo tácito de Moro condenar oposicionistas como Lula e, da parte de Moro, poupar os aliados da midia, como os filiados ao PSDB.

    Nassif: a Lava Jato foi pensada como operação de guerra [contra o PT]

    https://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra

    3- Quem vaza? Diante do exposto, e pelo alvo certeiro(o PT) dos vazamentos, não nos resta dúvida de que tais vazamentos partem de agentes publicos. O problema é que quando  se trata de vazamento que prejudica certos interesses, sobre para o delegado Protógenes, certo…

    Nassif: o delegado Fernando  Francischini escondeu um dos suspeitos da Lava Jato:….

    https://jornalggn.com.br/noticia/francisquini-escondeu-um-dos-suspeitos-da-lava-jato

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador