Agressividade e abusos da Lava Jato viraram “agonia permanente” a dona Marisa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Marisa Letícia teve seu estado de saúde agravado, com picos de alta pressão, após a busca e a apreensão em sua residência e de seus filhos e da condução coercitiva de Lula determinada pelo juiz Sergio moro, em março de 2016.
 
O mandado autorizado pelo magistrado da primeira instância do Paraná era recordado por dona Marisa sempre pela agressividade da medida: contava a amigas detalhes de que até as geladeiras foram vasculhadas e os iPads de seus netos levados embora.
 
A partir de então “a vida da ex-primeira-dama virou uma agonia permanente”, segundo relatos de pessoas próximas da família do ex-presidente. A informação é de publicação da Monica Bergamo, deste sábado (04).
 
“Numa certa ocasião, assustada com um barulho na rua no meio da noite, de acordo com os mesmos relatos, Marisa chegou a cair da cama e a quebrar um dedo”, narrou, ainda, a coluna da Folha.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os fantoches golpistas foram

    Os fantoches golpistas foram muito bem manipulados pelo golpista invisível.

    Além desta balbúrdia toda criada com inúmeros políticos e seus familiares,conseguiram quebrar o mais impportante que havia sido criado em 13 anos de governo progressista em nosso país: A autoestima do povo brasileiro.

    A ficha começa a cair para muitos mas,ainda permanecem estes incautos manipulados a insistir em destruir o pouco que sobrou de nosso país.

    Aqui,diferentemente de outros lugares do mundo,não precisamos de guerra para nos destruirmos.

    A verdadeira bomba de Neutrons é a manipulação jurídico-midiática. 

    1. Quando leio estes abusos

      Quando leio estes abusos jurídicos pelo noticiário sempre vem à minha memória o caso da EScola Base. Fato este que acabou destruindo uma família e o seu trabalho sem nada ficar provado . E todo o evento midiático se deveu ao delegado que favorecia à imprensa as informações. Mas do acusador ninguém menciona.

      Décadas depois  usam do mesmo segmento torpe para destruir , sem respeitar , sequer, o auto-cargo de representativiade que esta família chegou ocupaar no país, e de modo legal. 

      Lamentavelmente o Brasil possui uma sociedade corrupta, individualista  e mal-educada.

  2. Malditos macartistas. 

    Malditos macartistas. Embora eu ache que esses déspotas da Lava Jato sequer sabem do que os estou xingando quando uso a palavra macartista. São uns concurseiros de merda que se tivessem uma formação humana e cultural não agiriam com tanta selvageria.

    O procurador Aras, em outro post deste blog, disse haver procuradores de esquerda e de direita e há mesmo. Assumir um espectro ideológico entretanto não é justificativa para perseguição, exposição pública e invasão de domicilio de qualquer brasileiro, seja culpado ou inocente. Os que perseguem sem leis são déspotas e é esse adjetivo que cabe a todos os componentes dessa operação montada para auxiliar o golpe. 

    Como déspotas jamais assumirão a culpa de morte de Marisa Letícia mas foi uma morte anunciada pela ação desumana que deflagraram contra a família Lula da Silva.

    1. Se o ignorante moro

      Confundiu a escuta ilegal do partido republicano sobre os democratas no caso watergate como ponto positivo – efeito contrário ao que  moro achava, que Nixon caiu por que a escuta mostrou um escândalo e não por que a escuta foi um escândalo – ainda pergunta se moro conhece a história do marcatismo? Só e ele assistiu ao ultimo filme sobre isto, Trumbo, lista negra. Mas duvido que tenha intendido 

  3. Ora, mortes são apenas efeito

    Ora, mortes são apenas efeito colateral… O próximo passo é dividir o brasil em uns 3 ou 4 países. É um perigo deixar que um país deste tamanho e com todo este potencial volte a pensar em soberania e liderança regional num lugar que é conhecido como quintal dos ianques. O que não faltam são traídores dispostos a trabalhar pela causa alheia.

    O brasil respira por aparelhos e os orgãos estão sendo privadoados em “nebulosas transações”. Dona Marisa é “apenas” uma das tantas pessoas que morreram e morrerão daqui pra frente para que a turma do quintal volte a se colocar em seu devido lugar.

  4. Soube por uma amiga que o

    Soube por uma amiga que o presidente Lula já acionou seus advogados para processar o juiz Sergio Moro pela morte de dona Marisa. Tem todo o meu apoio e que sirva de exemplo para as futuras vítimas deste pretenso magistrado!

    1. Acho que é boato. Se não for,

      Acho que é boato. Se não for, trata-se-á de uma iniciativa bastante questionável sob qualquer ponto de vista. 

      Claro que ações diretas do Juiz impactaram no bem-estar de Dona Marisa. Isso é inegável. Entretanto, a partir daí tomar isso como um ato criminoso stricto senso, é no mínimo precipitado tanto pelos aspectos jurídicos como,  e principalmente, políticos.

      Lula é uma pessoa inteligente e passado na casca do alho. Decerto não cairá nessa esparrela. 

  5. A probabilidade de que as

    A probabilidade de que as ações da Lava a Jato – máxime aquela infame Ordem Judicial emanada do Juízo de Curitiba(Juiz Moro) ordenando a condução coercitiva do Lula –  não tenha impactado a saúde de Dona Marisa é coisa perto de zero. A bem da verdade, tal episódio foi o ápice de um processo que permeia a vida do casal Lula desde priscas eras. Basta lembrar a perseguição e prisão de Lula no regime militar, as baixarias nas campanhas políticas, a perseguição implacável da mídia(por último,incluindo os filhos), o stress nos oito ano de mandato, e por aí segue.

    O diferencial da Lava a Jato não se expressa apenas por ser a última investida, mas por ser a mais virulenta e ainda mais por ser patrocinada pelo próprio Estado via Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Judiciária. Tudo em parceria com parte de um complexo midiático e tendo como pano de fundo a disputa política-ideológica. 

    O mais lamentável foi o silêncio ensurdecedor de quem poderia e deveria ter agido para sustar esse processo de caráter visivelmente discriminatório. No caso, o STF, guardiã da Constituição e por consequência das prerrogativas dos cidadãos e cidadãs. 

    1. Apenas um pequeno adendo.

      Imagine o que é uma mãe ver seu filho ter seus sonhos destruídos. Ver seu filho ser tratado de forma deserespeitosa, ver sua casa invadida, ver seus projetos serem expostos ao público de forma deletéria. Ver seus patrocinadores, um a um retirando os patrocínios. Ver sua sonhada liga  de futebol americano ( que ironia) ser não apenas destruída mas elameada. Ver um investigador sem nenhuma qualificação para julgar expondo  publicamente o projeto e fazendo  afirmações ofensivas?. O que pode levar um investigador  e a imprensa  afirmar que  que uma referência à  wikipédia depõe contrao projeto e contra a competência sem sequer falar do assunto. A ignorância neste caso só ganha do espalhafato. Desrespeita a concepção da wikipédia, e mais do que isto desrespeita, até cientistas importantes que contribuem de bom grado à wikipedia.  

      E o pior é  saber que tudo isto foi feito  simplesmente para destruir, assassinar a reputação detruir o futuro profissional, e elamear o nome. E neste mesmo episódio, o que pensar quando depois de algum tempo, de forma cruel, prenderam  uma amiga em cadeira de rodas apenas por ser amiga e esposa de um amigo, expondo-a a humilhações deprimentes, na tentativa de  extorquir alguma delação. Alguma coisa contra o filho simplesmente porque o pai é o alvo . Como um mãe se sentiria ao vivenciar tudo isto?

      Como uma mãe e avó se sentitiam ao ver explorado pela imprensa até uma festa que não houve de um neto? Como uma mãe se sentiria ao  ver cotidianamente, na imprensa, o nome de seu outro filho  associado  propriedades e mais propriedades, com o simples intuito de associá-lo  a mal feitos.Como  uma mãe se sentiria ao perceber que todos os amigos dos filhos e da família são expostos a uma perseguição, a prisões, a indiciamentos simplesmente porque são amigos.

      Talvez Marisa forte como era aguentasse todos os ataques ao marido,( pois este , bem sabe ela, é muito forte), mas como suportar este ataque aos filhos?  E como suportar sabendo de toda injustiça envolvida nisto.?

      Eu gostaria de perguntar a qualquer mãe como se sentiria.

  6. De valentão a pianinho

    Repararam como os meninos de Curitiba estão mudos nestes dias?

    Desde a entrevista do valentão do “timing de 30 ou 60 dias”, não emitiram mais nenhum comentário através de algum moleque de recado da imprensa familiar.

    Nem mesmo uma opinião debochada indagando se o falecimento de D. Marisa afetará o “timing” da prisão de Lula.

    Será o cagaço de Lula se agigantar ainda mais perante o povo com essa perseguição tresloucada? Ou apenas ficaram mais “espertos” e estão zombando a portas fechadas?

  7. Lamentavel

    Inegavel pensar que a condução coercitiva de Lula e falta de respeito com ele, sua esposa, sua familia, seu lar, contribuiram para a morte de dona Marisa. Mas nunca vão assumir a parte que lhes cabe nessa tragédia familiar e muito menos deixar de perseguir Lula até o fim.

  8. Morte de Dna Marisa

    Gostaria de saber por que, em se sabendo da presença do Aneurisma cerebral, não foi ele clampeado cirurgicamente? Por ser cirurgicamente inacessível, por recusa da paciente, ou por co morbidades? Ou qualquer outra causa. Se alguém tiver a resposta, por favor, publique-a. Grato.

     

     

  9. Invasão de domicilio

    Quando a PF invadiu a casa do Lula, levou um celular da Dna. Marisa e dois Ipads de seus netos.

    Não devolveu até hoje.

    Roubo !!!

    Mas não me espanta, afinal o cabeça desta operação, se diverte nas noites, com um viciado em cocaína, com varias overdoses no Curriculum, suspeito de ser um dos maiores traficantes do Brasil e megadelatado na operação que ete juiz é o cabeça.

    Convocou para ser um dos policiais de sua confiança, um policial federal condenado por contrabando. Inacreditavel !

    Como o juiz de piso está cercado de bandidos, permitir este roubo, não pode ser considerado um ponto fora da curva.

  10. Em entrevista, Marisa diz que maior trauma foi a prisão de Lula

    Em entrevista à TVT, em 2010, dona Marisa revelou que o maior trauma de sua vida havia sido a prisão de Lula em 1980, o modo como a polícia invadiu a sua casa e o levou, sem saber para onde ia e sob qual acusação.  Vejam o vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=IS2JDSxf6xI

    Mal sabia dona Marisa que 5 anos depois ela voltaria a viver esse trauma, mas agora de um modo muito pior. Não apenas seu marido foi novamente preso (sem saber sob qual acusação e sem saber para onde seria levado), mas também sua casa foi vasculhada, sua intimidade invadida e publicizada no Jornal Nacional, a casa dos filhos foi invadida, levaram até pertences dos netinhos pequenos. Seu sigilo (e o de seus filhos e marido) telefônico, bancário foi quebrado e divulgado. Dessa vez, não foi só o marido que feriram, acertaram também os filhos e netos. Como uma mulher que dedicou a vida ao marido e aos filhos poderia suportar esse trauma, 35 anos depois do primeiro??? 

  11. Atos criminosos de quem se espera proteção

    Agora lamentamos a perda de Marisa Letícia. Não se passou muito da desmesurada e canalha perseguição a Genoíno afetado de maneira mais crítica por cirurgia de aneurisma da aorta, ele sobreviveu graças aos esforços de seus familiares e de alma caridosa encontrada dentro do sistema prisional. Parece que ainda não chegou o tempo de justiça onde agentes públicos que se valem de suas fuões possam assassinar sob aplausos globais impunemente . Para nós 1789 ainda não chegou . Ainda estamos na idade média

  12. Morte induzida

    A minha hipótese, como médico, é que o aneurisma cerebral que Marisa Letícia portava, rompeu-se devido a uma crise hipertensiva produzida pelo estresse permanente em que vivia. Provavelmente ela sofria crises hipertensivas periódicas pelo receio de ver novamente sua casa invadida pelos capangas da Farsa a Jato, e numa dessas o aneurisma se rompeu.

    Não sei porquê não foi tratado à época do diagnóstico por alguma das opções ao alcance de um cateterismo arterial, mas sei que uma pessoa de 66 anos, mesmo que não tivesse um aneurisma cerebral congênito, não poderia resistir por muito tempo depois de ver sua casa invadida de modo tão agressivo e truculento. Acho que nunca mais teria tranquilidade se algo semelhante acontecesse na minha casa, e isso pode acontecer com qualquer pessoa hoje em dia desde que a Constituição foi rasgada pelos golpistas e a presunção de inocência ferida de morte pelo stf. A intimação para prestar depoimento antes da prisão também parece ser um procedimento abolido de nossa legislação e não estamos mais sob um Estado Democrático de Direito depois que um “governo” ilegítimo se apoderou do Poder e passamos a viver num faroeste de facções criminosas se digladiando para se apossar do butim do golpe. Então como dormir em paz depois de ver sua própria casa, seu refúgio, seu castelo, ser invadida de forma flagrantemente ilegal?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador