Alckmin prepara solenidade vip para o início do uso do volume morto da Cantareira

Admito que a política é um palco iluminado para o ridículo.

Mas o governador Geraldo Alckmin se superou. O anúncio da grande solenidade para comemorar o início do uso do volume morto da Cantareira é um dos episódios mais ridículos da história do Estado.

Os constitucionalistas de 32 devem revirar no túmulo. Não tenho notícia de episódio mais depreciativo da inteligência do paulistano que esse evento macabro.

Do portal da Sabesp


Governo do Estado e Sabesp iniciam captação de água da reserva técnica do Cantareira

 

Estação GuaraúO governador Geraldo Alckmin, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, e a diretora-presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Dilma Pena, acionam nesta quinta-feira (15), às 10h, o sistema de bombas que dará início à captação de água da reserva técnica do Sistema Cantareira.

Com o início da operação dos equipamentos, na represa Jaguari/Jacareí, as águas que estão abaixo do ponto de captação serão bombeadas para a estação de tratamento Guaraú, para atender à demanda da população da Região Metropolitana de São Paulo.

A entrega do sistema de bombas da represa Jaguari/Jacareí acontece na estrada Antonio Garcia Banho, sem número, entre Piracaia e Joanópolis.

 

 

Luis Nassif

162 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Tomando fôlego. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

    Ufa!

    Estou quase infartando de tanto rir. Que falta os faz Sergio Porto, Millor Fernandes, Nelson Rodrigues………………………..

     

  2. Não pode ser! Eu pensei q

    Não pode ser! Eu pensei q fosse brincadeira do pessoal do Twitter, juro! É verdade mesmo isso aí? Não to acreditando, sério!

  3. Não pode ser! Eu pensei q

    Não pode ser! Eu pensei q fosse brincadeira do pessoal do Twitter, juro! É verdade mesmo isso aí? Não to acreditando, sério!

  4. pois não é que…

    … ele (alckinóquio) conseguiu se superar !!!

    E pensar que esta “coisa” pretendeu um dia ser presidente do Brasil. Onde estaríamos hoje, meu Deus ?

    A hipocrisia, a leviandade, a incompetencia, a mediocridade não tem limites para esse babaca e seus cafagestes.

    Vade Retro !

  5. Como alguns paulistas e

    Como alguns paulistas e paulistanos se consideram uma raça superior, intelectualmente e politicamente, é claro que vão reeleger o Alkimim no 1° turno.

    E ainda vão se vangloriar dizendo que o estado de SP, é o primeiro estado da federação, a fazer o controle racional do uso da água, o que é politicamente correto.

    E ainda vão exporta este modelo para o resto do páis.

    Será o mote da campanha do PSDB para 2014.

    Uso racional da água !

    1. Gilson, o garoto magoado com paulistas

      Já que o Nassif permitiu um comentário preconceituoso como esse, merece uma resposta: se quer criticar o político o faça diretamente ao político, não dispare sua mágoa contra as pessoas que nasceram e tornaram SP o que é, respeito é para que tem. Todos vem pra cá em busca de melhorar a vida e quando se dão bem voltam aos seus lugares de origem para esnobar a todos e espalhar este preconceito. Não vem com essa que tudo de errado está aqui, olhe-se no espelho, seu zé-ruela.

      1. Eu adoro os paulistas e a

        Eu adoro os paulistas e a cidade de S.Paulo, mas que eles não sabem votar, não sabem mesmo . Estão acabando com o estado e os paulistas não estão percebendo: Metrô superfaturado que está sempre quebrando, trens, a mesma coisa. Agora a água. Dou os meus parabéns aos paulistas pelo estado que fizeram, com a suprema colaboração de JK e dos nordestinos, que levantaram cada tijolo de cada obra e mesmo assim são sempre desmerecidos e injustiçados. Vc que é contra o preconceito, poderia começar a difundir suas idéias. Seria ótimo.

        1. Lenita, vc só corrobora com o Gilson, não acrescentou nada…

          Na própria resposta ao Gilson difundi minha idéia e posição contra o preconceito e como ele,  e você parte deste princípio que paulista é preconceituoso. Não seja ridícula!! Vou te contar um episódio pessoal: trabalhei em uma empresa onde 80% ou mais eram nordestinos, em uma certa ocasião um rapaz que é cearense falando sua vinda a SP descreveu, e na frente do meu ex-chefe –  que é baiano, de Pombal – que “paulista é muito preconceituoso contra nordestino, e vc não é?”, respondi na frente de uns dez de seus colegas, todos nordestinos “graças a deus sou paulista e se eu fosse desse tipo de gente aceitaria estar subordinado há 4 anos a um nordestino?”. Onde está o preconceito nesta situação, na minha resposta ou na afirmação do sujeito? Para terminar: não preciso me olhar no espelho nem de aconselhamento seu, tenho consciência sã. 

  6. E com transmissão, ao vivo, do Galvão Bueno

    Achei que iam convidar o Galvão Bueno para transmitir, ao vivo, os últimos momentos da Cantareira: “acabou, acabou!!É tetraaaaaaaaaa!!!!!

    1. A ímprensa vai noticiar em

      A ímprensa vai noticiar em ponto final que “na saída da cerimônia alguns manifestantes vaiaram a presidente dilma mas foram contidos pela segurança do local”.

  7. Não me surpreendo, nunca me

    Não me surpreendo, nunca me enganaram. A riqueza econômica faz muitos trouxas cairem na cilada, entretanto.

  8. Se fosse a Dilma…

    Se fosse a Dilma que fizesse isso, o PSDB entraria com representação por improbidade, uso indevido de verba pública, propaganda antecipada, etc…

    Esse tipo de coisa o Aliança Liberal, o Rebolla e outros não comentam.

  9. Irá uma multidão

    Todos os neoliberais da praça estão intimados a ir. a revistinha do esgoto vai se sentir em casa e fára uma reportagem sensacional. o psdb/pig é insuperável.É a prova definitiva que o pt não tá com nada, nunca inalgurou obra de tamanho valor e imoortancia.

    Vejamos as manchetes garrafais do pig. “alkimim sava SP e tira agua da pedra, quer dizer, do lodo”.

  10. E a água já está chegando

    E a água já está chegando turva aqui em casa, na zona este de SP. Se o governador realmente está preocupado com o ano eleitoral, acho bom tomar uma providência correta, nem que seja o racionamento, ainda que tardio, porque isso vai descambar para um problema na saúde da população e sobrecarregar a rede pública, que já não está bem em nenhuma esfera de atendimento.

  11. até quando?

    Qual o limite dessa burguesia? acho que não falta mais nada, dificilmente se separa povo de seu representante, quando os fatos chegam ao desespero de ações degradantes como única solução, é porque não se pode mais esperar mais nada, seja dos representantes dessa situação, seja do povo que apoia tudo isso.

  12. Vamos ter respeito!

    Afinal outra destas só daqui a 3.378 anos exatos!!!

    Só falta a Folha dizer que a Dilma compareceu…a Pena!

    kkkkkk…..

  13. Sensacional…

    O governador tucano Alckmin não investe, a Sabesp paga dividendos, faz um racionamento velado e ainda festeja!

    Para o trem, putz trem, metrô, ai ai ai ai, para quero descer…só falta o paulista e principalmente o paulistano, se quer, colocar esse no 2o. turno!

  14. Caro Nassif, vc já esqueceu

    Caro Nassif, vc já esqueceu que Serra já inaugurou maquete de ponte? Por favor, não coloque Alckmin vencedor desta disputa. A concorrência é feroz no ninho tucano. 

  15. Não me espanto, pra quem já

    Não me espanto, pra quem já viu comemorem um emprestimo do fmi estourando champanhe como se fosse um grande feito, isso é fichinha.

  16. Será que na hora que começar

    Será que na hora que começar o bombeamento vão descobrir alguns fósseis de dinossauros? Aí é que o PIG endoida.

  17. E o vice do Alckmin é ….

    Chama o Maluf para ser vice do Alckmin. Ressuscitar a Paulipetro pode garantir o abastecimento hídrico para o estado e financeiro para o partido.

  18. oh… dor de cotovelo! oh… inveja! oh… céus!

    oh… dor de cotovelo! oh… inveja! oh… céus! oh… deus!

    a solenidade vip do furo n’água inaugural de bombeamento no fundo do poço Sabesp do Volume Morto do Sistema Cantareira, nunca antes “mais furado” na História do Brasil, será o Divisor de Águas AC/DC (Antes de Cantareira/Depois de Cantareira) do Cartel da Dinastia Tucana Paulista. Tal obra divina de colossal epopéia de feitos y aventuras y artes dos barões assinalados da gestão tucana nos negócios de Estado irá inaugurar uma nova Era da Civilização Brasileira: a da extinção da espécie tucana bom de bico na política brasileira.

     

     

     

  19. Deu ânsia de vômito

    No Bom (?) Dia Brasil de hoje um soldadinho amestrado que fala direto de São Paulo, Rodrigo Bocardi, enalteceu a gambiarra de Alckmin e quase bateu palmas:

    “… a obra então está pronta né, isso é que é surpreendente… obra de mais de R$80 milhos de reais… obra que ficou pronta na data… essa sim pra não faltar água e depois serem culpados de negligência no caso de abastecimento em São Paulo… obra pronta então”.

    Vergonha alheia…

    O tal do volume morte passou a ser denominado de reserva estratégica…

    Será que os paulistas vão ao grande evento ou vão reagir?

    Não consegui colocar a matéria, mas se alguém poder ajudar seria interessante esse frlagrante antes que o G1 tire do ar

    Tá lá no G1: Água do ‘volume morto’ do Cantareira começa a abastecer Grande SP

    1. … não vai ter copa!!!

      vê se tem algum movimento social  paulistano preoculpado com a falta de água, ou até uma contaminação da água, eles odeiam tudo que desenvolve o Brasil, eles preferem morrer ater um Brasil para todos.

    2. Também observei  a

      Também observei  a “reportagem”. Mais parecia uma matéria paga.

      Aí vem uns bestas nos questionar acerca da parcialidade da mídia. 

    3. Os paulistas, pelo menos a

      Os paulistas, pelo menos a parte que detesta o PT, vão estar muito ocupados nas manifestações contra a copa.

      Periga se fizer muito calor na época da copa e der sede nesse pessoal. Vão saber quanto doi a dor de uma saudade.

  20. Bem pior do que o

    Bem pior do que o inacreditável convite  é o silêncio cúmplice da  imprensa.

    Por ai ,   se pode prever  os limites éticos   de qualquer iniciativa.Deles.

    São Paulo,não é só  o túmulo do samba como também da democracia…

  21. Também, essa é a única obra

    Também, essa é a única obra que o Alckmin tem para apresentar ao final de mais 4 anos de governo.

    Queria que ele fosse para a eleição sem pelo menos uma inauguraçãozinha?

    O negócio é inaugurar a gambiarra que vai secar o fundo do poço no Cantareira…

    1. É nada. Do jeito que está, 

      É nada. Do jeito que está,  se servir água e der uma garrafinha de brinde já esta de bom tamanho.

    2. Chamamento do convite

      No lado de trás do convite, tá assim:

       

      Depois da solenidade, os presentes estão convidados a apreciar um buffet especial. Rapapés para tira-gosto. E champanhe, porque a água acabou! Boa comemoração!

  22. está certo

    correctíssimo o geraaaaaldo em comparecer à phesta.

    aphinal ele tem que garantir a cota para irrigar a plantação de xuxu beleza!

    e o volume de água de São Paulo está deste (abaixo) tamanin:

    1. Resposta.

      Sinceramente?

      Eu gostaria muito de ver se o governador fosse do PT o que iriam dizer?

      Porque o que está acontecendo, aconteceria debaixo de qualquer governo, até do PT que não é acostumado a planejamentos!

      1. Se fosse do Taliban

        Se fosse do Taliban tambem..ou da Aliança liberal, o que interessa é inverter sa realidade.

         

        PSDB…rumo a extinção .

      2. Sem blindagem para o PT

        Boa tarde.
        Caro Gerson G. K.
        Com um pouco de honestidade intelectual de vossa parte, imagine-se, se fosse com um Governador do PT, sequer estaríamos discutindo o ridículo da situação, e sim a deposição do próprio, pois o PIG não blinda o PT e vós sabeis disso.

        1. suas preces serão atendidas

          sr. Morvan,

          pode assegurar ao sr. Gerson que o seu desejo será atendido:

          a partir de janeiro de 2015 o governador sera do PT.

          abraço.

      3. “Porque o que está

        “Porque o que está acontecendo, aconteceria debaixo de qualquer governo, até do PT que não é acostumado a planejamentos”:

        Nao existe caso de petista amaldicoar Sao Pedro por anos a fio.

        Ces tao vendo agora a Mardita Vinganca De Sao Pedro…  Vai com Perrier em copo de champanhe.  Divirtam se.

  23. E os tucanos incitando o “não

    E os tucanos incitando o “não vai ter Copa”. E os tontos da massa de manobra ainda não perceberam que não vai é ter água.

  24. Bombeamento

    Haja oleo de peroba! É preciso um Sistema Cantareira inteiro para atender a cosmética facial do executivo paulista!

    O Governo do Estado agiu irresponsávelmente por anos, deixando de investir na captação e armagenagem de agua bruta. Depois disso, em dezembro,  irresponsavlemente tenta passar para a população um cenário de “tudo bem”. Lá para março/abril, em um evento público, a Sra Presidente da SABESP carimba os críticos como “desinformados” – incluindo na lista pessoas como eu, que há mais de 30 anos ajudo a conceber e projetar barragens e sistemas hidricos. Agora, configurado o problema e na rota de uma tragédia, ainda tenta extrair dividendos politicos da  situação, transformando em solenidade aquilo que deveria ser motivo para vergonha de qualquer administrador público.

    E não se trata da primeira vez que o Governo do Estado distorce fatos. Lembram quando o PCC não existia, era invenção da imprensa marronzista?? Ou do orgulho ao afirmar que existem quatro ou cinco linhas de metrô em construção simultaneamente? Como não se termina nenhuma delas, daqui a 20 anos poderemos ter mais de 20 linhas em construçao simultânea! 

     

     

     

    1. Que é isso companheiro!! Vão

      Que é isso companheiro!! Vão servir Dom Pérignon e Perrie a vontade! Tá pensando que é festa de trabalhador??

  25. Transformar uma catástrofe

    Transformar uma catástrofe num evento de comemoração de uma conquista…eles se superam a cada acontecimento!

  26. E o Jornal Hoje?

    Repaginado, com fotos de O-BA-MA NA ABERTURA, fez uma matéria garantindo à população que não terá racionamento e o reporter?!!!!! fez a matéria atrás de uma grande reservatório…. Como a mídia protege os tucanos…

  27.  
     
    Nassif, assisti seu

     

     

    Nassif, assisti seu programa com aquele  diretor internacional de água  e um geólogo  ( é isso mesmo ? ) 

     

    Os paulistanos devem se organizar nas suas comunidades, fazer um cotão ( não é cotinha ) para alugarem carro pipa ou pedirem ajuda para Dilma .

     

    MG, ES e Rj que se preparem pois acabará sobrando para esses estados .

  28.   Como se os tucanos já não

      Como se os tucanos já não fossem disso faz muito tempo… lembro perfeitamente que, quando da Era Apagônica, governo – e mídia, sempre ela – tentaram mostrar a redução de consumo como “uma vitória da sociedade brasileira”, como se tivéssemos repelido uma invasão estrangeira.

      Bom… de certa forma, foi mesmo. No ano seguinte os tucanos foram expulsos do Palácio do Planalto.

    1. Resposta

      Sim! E percebemos que depois de 12 anos, pós tucanos, nada se fez ou se fez muito pouco, quase nada. E portanto, precisaremos também defesnestrar o PT do palácio!

      1. Ah coitado !!!! Não tinha

        Ah coitado !!!! Não tinha nada melhor para dizer, não. Será que o PSDB está contratando até cegos p/ trollar?

        1. Exército do Brancoaleçone

          Se você dialoga com quem não é logado está pedindo para ser trolado.

          Deixe-o sozinho e ele vai embora.

          Volta fala, ninguém responde e ai some.

          Brancoaleçone é bem pago, mas o tio exige o máximo que 2 neurônios podem dar…

  29. Bem que esse velório do

    Bem que esse velório do volume morto aí poderia servir como prévia do destino da candidatura tucana ao governo de SP.

  30. na verdade imprensa
    vendendo

    na verdade imprensa

    vendendo como alckmin foi “vitima da seca ” e esta fazendo uma grande obra para nao faltar agua,,,,,

    mas isso é possivel por ter uma classe media que precisa de argumentos para justificar seu odio aos pobres, negros, nordestinos, etc, representado pelo voto no psdb,,,,

    1. Resposta

      Ah! Nem tanto, vai…

      Classe média, pobres, negros, nordestinos, sulistas, todos fazem parte do conjuno de cidadãos que sofrem igualmente as mesmas coisas.

      Tipo do comentário inocente, e sem a mínima análise com argumentação convincente!

  31. Volume morto da Cantareira

    Vejam só, o PSDB olha para os lados e para trás e não encontra alguém para culpar pela falta de planejamento estratégico do uso dos recursos hidricos em função da demanda cada vez maior da cidade, isto graças ao crescimento urbano desenfreado, entretanto ao olhar para cima achou um culpado, digo São Pedro. “Vai que é tua PSDB…”

  32. Solenidade Vip

    É o máximo do escárnio!!!! Estou muito indignada.

    Fazer solenidade “vip” (depende do referencial adotado) e ainda imprimir convites para poucos se regalarem com a festinha.

    Tudo pago com o nosso dinheiro!

  33. É algo tão insólito que

    É algo tão insólito que parece uma foto montagem do convite. Vão dar festa para COMEMORAR UM DESASTRE?

    Não consigo acreditar, deve ser algum gaiato que entrou no site da Sabesp por gozação, tirar agua do tal volume morto é um ato de desespero, nunca se previu usar esse estoque de agua, tanto que não havia bombeamento instalado nem como reserva,agora vão usar porque não há nenhuma outra solução, MAS COMEMORAR O QUEBRA GALHO?

    O Governador sempre foi discreto, que lhe deu essa ideia maluca? Só pode ser coisa de marqueteiro.

     

  34. “Não tenho notícia de

    “Não tenho notícia de episódio mais depreciativo da inteligência do paulistano que esse evento macabro.”

     

     

    Só uma capitania hereditária tem um governador assim.

  35. antes da soluçao alkímica a

    antes da soluçao alkímica a torcida plim plim mostrava o responsável pela situação: são pedro

    esclarecedor foi o locutor torcedor comemorando o FEITO para RESOLVER O PROBLEMA POR 7 MESES no bom dia global: foi uma obra importante executada no orçamento e no prazo… diferente das do… vocês sabe quem

    a seguir advinhe a quem foi plimplimescamente ligado o crack em sampa?

    1. O Rodrigo Bocardi quase teve

      O Rodrigo Bocardi quase teve um orgasmo anunciando o grande feito do PSDB. Até o volume morto foi rebatizado como RESERVA ESTRATÉGICA.

      Quanta tranquilidade passada pra população….

      “http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/t/edicoes/v/volume-morto-do-sistema-cantareira-comeca-a-abastecer-a-grande-sp-nesta-quinta-feira-15/3346971/”

       

       

  36. Tucanos de SP já começam a se

    Tucanos de SP já começam a se converter ao espiritismo. Depois do volume morto, pretendem obter água do volume reencarnado.

     

  37. O PSDB não é muito chegado a

    O PSDB não é muito chegado a povão mesmo, isso é mais uma mostra da

    avaliação mental que eles fazem e consideram os paulistas e paulistanos.

     

    PSDB..rumo a extinçaõ.

  38. Águas mortas

    Gente, ressuscitaram o prefeito Odorico das águas profundas de Sucupira.

    Agora, o nível baixou de vez.

    Viva Odorico ! Morra Odorico !

     

  39. Inauguração do volume morto

    Vale a pena ver de novo! Ressucitaram Sucupira! Odorico Paraguassú vive!

     ” …o volume falecido da água cantateriana…”  

    Seria cômico, se não fosse…indecente!

  40. Inauguração do volume morto

    Vale a pena ver de novo! Ressucitaram Sucupira! Odorico Paraguassú vive!

     ” …o volume falecido da água cantateriana…”  

    Seria cômico, se não fosse…indecente!

    1. Vai ter enterro…

      Finalmente, Odorico encontrou um cadáver para inaugurar o cemitério de Sucupira – o volume morto – e Zeca Diabo não precisará fazer o serviço.

      Há coisas que ainda não foram ditas, mas a falta de água em São Paulo, além de todos os problemas para a população, diminuirá consideravelmente a atividade produtiva nas regiões afetadas, já que a indústria é consumidora de água em grande escala. Como em São Paulo está o maior parque industrial do País, pode acontecer a paralisação de fábricas, prejudicando o PIB e alavancando o desemprego, enfim, o sonho do PSDB e dos oposicionistas.

       

      1. E não vai ter ninnguém do pt

        E não vai ter ninnguém do pt acionando a tal justiça eleitoral por conta disso, meu deus?!! É desperdiçar muita chance de gol!

        Em sucupira a oposição reclamaria!

    2. E não vai ter ninnguém do pt

      E não vai ter ninnguém do pt acionando a tal justiça eleitoral por conta disso, meu deus?!! É desperdiçar muita chance de gol!

      Em sucupira a oposição reclamaria!

  41. Qualquer castigo pra paulista é pouco!

    São Paulo merece. valeu Governador, desse o cabelo nesse povo sabido de SP. A locomotiva brasileira continua andando pra trás. Valeu paulista, em outubro tem eleição, não esquece: “Geraldo Guvernado”

  42. Mídia,MP.,Judiciário e OAB. todos caladinhos

    Agora teremos água provavelmente contaminada e a partir daí todos que forem ao hospital,  o diagnóstico  do médico será sua DOR ou tremedeira e um PARAZITA violento, enganador e protegida pela mídia, este parazita onde desgoverna, sobra pédra sobre pedra, O UNICO MEDICAMENTO é aprender a VOTAR, pois partido político não time de futebol os marditos ficam quatro anos nos fu….do. ACORDA PESSOAL NOS PODEMOS MELHORAR O NOSSO ESTADO.

  43. Falta a Dilma

    Se eu fosse a presidente teria comparecido à cerimônia só para ficar olhando com sorriso sarcástico para a cara das otoridades. Será que isso vai aparecer na mídia? Sob que ótica? Se positiva, será o cúmulo do ridículo. Se bem que, com essa gente, o cúmulo é mais embaixo e mais para dentro.

    1. Querido, nunca duvide da

      Querido, nunca duvide da capacidade deste governo e da mídia, porque, acredite, APARECEU!!! A Rede Globo fez questão de transmitir exaustivamente uma imagem da água transbordando de dentro dos canos (sei lá como se chama aquilo). Um circo de horrores!!! Aquele pseudo jornal do meio dia transmitiu com loas, o início do bombeamento do ‘esgoto morto da cantareira’. Eu não duvido de mais nada. O Armagedon chegou e a gente não se deu conta! 

  44. Desmatamento agravou crise da água em SP –

    Sistema Cantareira perdeu 70% de mata em duas décadas. Cobertura vegetal aumenta a vida útil dos reservatórios, além de prolongar tempo de abastecimento durante seca.

    Deutsche Welle – Autoria Marina Estarque, de São Paulo – Edição Nádia Pontes

    Depois de atingir o menor nível já registrado – apenas 8,4% da sua capacidade –, o sistema Cantareira, principal fornecedor de água da região metropolitana de São Paulo, vai em busca das últimas gotas. Nesta quinta-feira (15/05), a Sabesp inicia uma operação emergencial para recuperar o chamado “volume morto” do reservatório.

    A crise no abastecimento de água não se deve apenas ao calor recorde e ao menor índice de chuvas já registrado nos últimos 84 anos. Especialistas defendem que o desmatamento em bacias hidrográficas contribui para diminuir a quantidade e a qualidade das águas, tanto superficiais quanto subterrâneas.

    “Nós temos apenas 30% de área com florestas preservadas nesse manancial [Sistema Cantareira]. O restante precisa ser recuperado ou têm uso inadequado de solo”, afirma a coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.

    Resultados de um experimento feito pela ONG desde 2007 – que restaura uma floresta num centro em Itu, interior de São Paulo – comprovam essa relação. “Em 2012, apenas cinco anos depois, foi verificado que o nível dos lençóis freáticos subiu 20% e o dos reservatórios, 5%”, argumenta Ribeiro.

    Estudos apontam que a floresta atua como reguladora do ciclo hidrológico, atenuando os impactos de eventos climáticos extremos, como secas e enchentes. “A floresta aumenta a resiliência dos mananciais. O desmatamento não é causa da seca, mas, se houvesse maior cobertura vegetal, o esgotamento dos reservatórios poderia ser evitado”, diz Ribeiro.

    O problema, entretanto, não está restrito a São Paulo. De acordo com um levantamento inédito do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, os reservatórios considerados críticos pela Agência Nacional de Águas (ANA) perderam em média 80% de sua cobertura florestal.

    “Ainda estamos detalhando o estudo, mas já podemos perceber que uma das semelhanças entre os mananciais críticos em relação ao abastecimento de água é o desmatamento”, explica o coordenador geral do Pacto e diretor para Mata Atlântica da Conservação Internacional, Beto Mesquita.

    A pesquisa inclui as capitais do litoral do país, além de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo, bem como cidades do interior paulista, como Sorocaba e Campinas.

    O papel da floresta

    A floresta tem uma série de funções no ciclo hidrológico. Quando a chuva cai num terreno com cobertura vegetal, a água infiltra lentamente no solo, até atingir os lençóis freáticos. Aos poucos, ela aflora nas nascentes e enche os rios, até chegar às represas.

    “A floresta quebra a energia da chuva, porque parte da água fica na cobertura das árvores e atinge o chão devagar. Além disso, o solo da mata é muito poroso, com matéria orgânica e raízes. Por isso, há mais espaço interno e maior capacidade de armazenamento”, explica Mesquita. Ele aponta também que, por essa característica, o solo da floresta libera um fluxo de água mais constante, mesmo durante uma estiagem.

    Malu Ribeiro ressalta que o desmatamento ao redor do Cantareira está prejudicando a oferta de água na região. “O sistema está localizado no fundo do vale do Rio Jaguari, que tem um conjunto de nascentes na Serra da Mantiqueira. O desmatamento no curso dos rios até o reservatório faz com que essas nascentes desapareçam e os cursos d’água não consigam se recuperar.”

    Enchentes e assoreamento

    Onde não há floresta, a infiltração da chuva no terreno é mais difícil. Num solo de pastagem, por exemplo, a quantidade de água escoada é até 20 vezes maior que em área de vegetação, segundo o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Philip Fearnside.

    Por esse motivo, em período de muita precipitação, áreas desmatadas estão mais sujeitas a enchentes. A água escoa rapidamente e em quantidade, enchendo os rios e represas, muitas vezes de forma desastrosa. Neste processo, a água carrega consigo muito material orgânico, erodindo o terreno e assoreando os reservatórios.

    “Esse é um problema grave no Brasil e principalmente no Sistema Cantareira, porque perdemos a capacidade de reservar água. Quando chove muito, o excedente acaba sendo jogado fora”, argumenta Ribeiro.

    Segundo Mesquita, por evitar o assoreamento, a floresta aumenta a vida útil do reservatório, além de prolongar o tempo de abastecimento durante uma seca.

    Umidade e qualidade da água

    Outra importante função da floresta é reter água da atmosfera. Na bacia do Rio Guandu, no estado do Rio de Janeiro, 30% da água é incorporada ao sistema por essa via, segundo estudo da Conservação Internacional. “Quando vêm a neblina e nuvens carregadas, quanto mais floresta tiver em regiões montanhosas, maior a retenção de água”, diz Mesquita.

    A floresta contribui para manter a umidade do ar, através da transpiração das plantas. “Cerca de 30% da água na atmosfera vêm das florestas. Num reservatório, se o ar está seco, isso também aumenta a evaporação na represa”, alerta o presidente e pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, José Galízia Tundisi.

    A vegetação também participa no ciclo hidrológico, atuando como um filtro para manter a qualidade da água. “A floresta retém metal pesado em suas raízes e matéria em suspensão. Ela também filtra a atmosfera e diminui a quantidade de partículas que podem cair na água”, afirma Tundisi.

    Um levantamento deste ano da Fundação SOS Mata Atlântica em sete estados também comprova essa relação entre floresta e a qualidade da água. Dos 177 pontos avaliados, apenas 19 (11%), localizados em áreas protegidas e de matas ciliares preservadas, tiveram bons resultados.

     

    Floresta Amazônica também influencia regime de chuvas em São Paulo

    Desmatamento na Amazônia

     

    Não é apenas a perda de floresta nos mananciais que pode ameaçar a oferta de água em São Paulo. O desmatamento na Amazônia também impacta negativamente a quantidade de chuva que chega ao sudeste.

    Estudos revelam que até 70% da precipitação em São Paulo, na estação chuvosa, depende do vapor d’água amazônico. O meteorologista Pedro Silva Dias, da Universidade de São Paulo, também pesquisa o tema. “O desmatamento na Amazônia vem causando impacto, por exemplo, a produção de arroz no Brasil. Se houver um processo muito intenso de perda de floresta amazônica, as regiões sul e sudeste sofrerão um processo de desertificação”, defende Ribeiro.

    Philip Fearnside diz que esse desmatamento, em torno de 20%, não explica a seca atual em São Paulo. “Ainda tem 80% da floresta amazônica, isso não é suficiente para causar uma queda dramática na chuva de São Paulo de um ano para o outro”, diz o pesquisador, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007, com outros cientistas, por alertar contra os riscos do aquecimento global.

    Fearnside ressalta, entretanto, que o impacto é gradual e progressivo. “Se continuar desmatando, como é o plano do governo com os projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), vai diminuir o fluxo de água para São Paulo, que já está no limite para o abastecimento. Cada árvore que cai, é menos água indo para lá.”

    Mentalidade do esgotamento

    Para os especialistas, há uma mentalidade voltada para o esgotamento dos mananciais, que prejudica a gestão dos recursos hídricos no Brasil.

    “É a falsa cultura da abundância, a ideia de que podemos esgotar os reservatórios, porque depois vem o período de chuvas e enche de novo. Só que há uma diminuição do volume de águas ao longo das décadas em vários reservatórios do sudeste. Em São Paulo, isso ocorre na bacia do Piracicaba e na bacia do sistema Cantareira”, afirma Ribeiro.

    José Galízia Tundisi chama esse pensamento de “aqueduto romano”. Consiste em usar o reservatório até esgotar e depois buscar água limpa em uma região mais distante. “É o que São Paulo está fazendo. Em breve vai ter que pegar água no Paraná”, afirma o pesquisador.

    Os pesquisadores alertam que é muito difícil recuperar um manancial depois de exaurido. O solo fica pobre e seco, funcionando como uma esponja. “Quando chover, o terreno vai chupar grande volume de água, até que ele recomponha os aquíferos subterrâneos. Em alguns casos é até impossível reverter a degradação”, diz Ribeiro.

    Com a retirada do “volume morto” do Cantareira, especialistas temem pela recuperação do reservatório. A reserva, que nunca foi usada antes, será puxada por bombas, já que fica abaixo do ponto de captação da represa.”Se usar todo o volume morto do Cantareira, vai levar anos para retornar ao que era antes”, lamenta Tundisi.

     

    DW.DE

    http://www.dw.de/desmatamento-agravou-crise-da-%C3%A1gua-em-sp/a-17637584

  45. Realidade virtual

    Hoje na hora do almoço estive no Vale do Paraíba e, assistindo ao jornal local global (TV Vanguarda, a do Boni), eles destacaram uma jornalista para cobrir o começo do uso do volume morto como se fosse um “happening”.

    Direto da represa Jacareí, em Joanópolis, a sorridente repórter começou a matéria com um efusivo “O governador Geraldo Alckmin deu início….”, como se estivéssemos diante da inauguração de uma nova rodovia, ou de uma estação de trem intermunicipal eternamente prometida pela “jestão” tucana.

    Enquanto falta imaginação para os roteiristas de novelas globais, sobra criatividade para o jornalismo tucano. Ainda veremos Geraldinho coroado como herói, por ter impedido o racionamento de água em SP.

     

  46. Minha solidariedade aos

    Minha solidariedade aos paulistas e paulistanos por sua perda.

    Desejo melhoras ao nível das águas e um substancial aumento de senso crítico.

  47. O governador Geraldo

    O governador Geraldo Alckimin, esta correto, tem de ter solenidade, pois ali ele esta enterrando ou vai por agua abaixo sua ultima oportunidade de se reeleger, mas tem aguns outros problemas que a população vai ter de enfrentar alem do racionamento e falta de agua, a questão de mérito é que este governo ou desgoverno do Estado de São paulo, nos põe em risco, tanto os de saúde pública quanto econômicos, o governo do Estado que tem de cuidar da questão das epidemias e endemias não faz o seu papel, veja o caso de aumento da dengue, isto é papel do governo do estado, ele devia ter contratado os agentes vaporizadores, ter feito campanhas prévias contra o Aedes Aegypti, e não o fez de maneira suficiente e pior, nas cidades que a oposição venceu ele não fez nada, dai a grande incidência da dengue nestes municípios, os empresário perdem quando o funcionário é afastado por motivo de doença, a produção cai, caem os lucros, o trabalhador sofre, aumentam os gastos médicos com a saúde pública, com os convênios médicos, aumentam os custos da produção e dos serviços, aumenta a inflação e todos perdem, e o horror é que ele além de Governador é médico e sabe das consequências de seus atos na área de saúde e econômica,, no meu ponto de vista é insano o que ele faz, ou melhor dizendo, o que ele deixa de fazer. É sobre isto que eu falo tanto faz se ele é deste ou daquele partido, o que importa é que não esta gerindo de forma decente e eficaz os recursos públicos, é só isso.

  48. mistérios…

    quem ou o que pode ter causado a morte do volume?

    – incompetência

    – banho de perfume da mídia

    – terem substituído caaptação de água por cooptação de lucros

    – ou todas as respostas anteriores que resumidas cabem perfeitamente na última

    – voto suicida

  49. Otavio Mangabeira dizia –

    Otavio Mangabeira dizia – pense num absurdo, na Bahia tem precedente! 

    Óbvio não falo da falta d’agua, essa tem precedente aqui, mais a mágica que faz “volume morto” se transformar em pada-bin-pada-bum!!!

     

     

                                                                          “RESERVA ESTRÁTEGICA”

     

     

    Como se não fosse um recurso usado dado a falta de…ESTRÁTEGIA, ou planejamento, mais sim algo normal, que estava nos planos – Hó! Nós já sabiamos que teriamos que usar essa reserva estrátegica, estava reservada estrategicamente para isso, a obra emergencial, ora não me venha com trololó, seu baiano! – diriam eles

    Isso é inovação do cara-durismo paulista, essa coisa cheia de impostação e érres, meio engomadinha, ou em camisas polos com barriguinhas salientes e gel na piruca, desfarçada de bom-mocismo a lá Luciano Huck.  

    1. “RESERVA ESTRATÉGICA”

      Wanderson, genial sua colocação. A “RESERVA ESTRATÉGICA” do PSDB é, na verdade, a falta de estratégia. A situação é catastrófica, mas sua colocação é perfeita. Parabéns.

  50. Num tem problema! O PIB de

    Num tem problema! O PIB de SumPaulo vai aumentar de tanto que vão vender água engarrafada! Será que não tem algum parente dele faturando ou o próprio? De um PSDBista tudo se espera, ainda mais de alguem que teve um cunhado (se não me engano) passando a mão na merenda escolar,( que teve mt pouco repercussão, logicamente)

  51. Se isso for verdade mesmo,

    Se isso for verdade mesmo, além do ridículo, não tem nada relacionado a propaganda antecipada, auto-promoção ou coisa que o valha?

  52. sabesp

    Parabéns pela matéria que só vi no seu site.

    Nas próximas eleições vou votar no candidato que se propuser a fazedr abrigos anti-nucleares na hipótese de uma guerra nuclear na América Latina, “investindi” bilhões para fazer buracos, coisa que o Alckmin não quis fazer, em um novo reservatório do tamanho do Cantareira , não prevendo que  poderia haver a maior estiagem dos ultimos 100 anos, ou 3.000, tanto faz.

    1. Caro João
      Tem matéria da

      Caro João

      Tem matéria da folha de são paulo (acho que nessa vc acredita) de 2001 falando de um eventual colapso do cantareira. 

      Mas de qualquer maneira parabéns, se não fossem pessoas como você, o que seria dos nossos jornais impressos.

  53. Século XXI

    Políticos e partidos como este estão fadados  a desaparecer neste início de século . A modernidade  faz critica a políticos que se isolam no poder e não aceita mais uma política elitizada.

    1. Eu entendo a crítica ao

      Eu entendo a crítica ao “gigantismo” estatal do mesmo modo que entendo a demagogia e a desinformação sobre seu funcionamento. Mas, e aí, vamos ficar nas mãos dos jornalistas, famosos e donos de meios de comunicação? É essa a nova “circulação de elites”?

      Não creio. É possível aprofundar os meios de formação de consenso mesmo em sociedades mais e mais complexas. As tecnologias já estão disponíveis. Só não é mais possivel a manutenção de velhos privilégios.

  54. Tem que abrir um processo

    Tem que abrir um processo contra a SABESP ou diretoria, e pedi um auditoria internacional, pois é muito dinheiro arrecadado do POVO PAULISTA para estes FILADAPUTAS ficarem gastando com tipo FREIRE, publicidade do SERRA, ALCKMIN e etcss de falcatruas…., qualquer DEPUTADO ESTADUAL DO PT poderia fazer isto……é uma pouca vergonha……

  55. JN

    E o Jornal Nacional mostrou o “lançamento” com toda a pompa, como se agora os problemas em São Paulo estivessem resolvidos!… Nada de falar sobre a irresponsabilidade e incompetência do governo do estado…

  56. Arnaldo Jabor discursa

    Arnaldo Jabor discursa colocando a culpa da morte do volume no governo petista. Fosse este o governo de FHC, o volume estaria com boa saúde para o júbilo do bom povo paulistano. Tudo o que o governo tucano pode fazer foi organizar uma celebração em homenagem ao volume, morto, mas jamais esquecido.

  57. Nem Odorico Paraguassu faria
    Nem Odorico Paraguassu faria melhor… comemorar e fazer palanque eleitoral em cima da propria incompetência na gestão desse problema. Já considerava uma loucura usar o volume morto mas ele conseguiu estender a loucura a novo patamar… ou melhor palanque. Tamo bem desse jeito.

  58. Vergonha alheia
    Desculpem os paulistas aqui do blog, tem muita gente boa que não merece passar por isso, mas, no fundo no fundo, PAULISTAS, COXINHAS e TUCANOS se merecem uns aos outros.
    Meus pêsames, SP.

    1. Desculpe-me, Paulo Vasco, mas

      Desculpe-me, Paulo Vasco, mas sou paulista, paulistanto, e não mereço estar na companhia dessa gente que você citou.

      Só posso falar por mim, claro, mas tenho certeza que milhões de outros nascidos em SP também pensam assim.

  59. São Paulo é isso aí…!

     

    Caracas, meu!

    Tinha minhas discunfianças mas agora é batata: Sum Paulo é isso aí e o resto é volume morto.

    Assim não pode, assim não dá!

  60. Tá difícil

    Alckmin escolheu a presidente da Sabesp pelo nome, para poder pôr a culpa numa Dilma (Pena) e o paulista desavisado achar que é a outra Dilma (Rousseff).

     

    Em outubro, vote 45: Alcmicko Paraguaçu.

     

    O balanço da Sabesp mostra boa liquidez seca.

     

    Tucano fala que o Brasil [e um mar de lama e – pimba! Não é que começa a sair lama da torneira?

     

    Se o nível ds reservatórios baixar mais, vai aparecer o diploma do Serra.

     

    PM paulista prende petistas que esbanjavam água em banhos demorados. Enquadramento na Lei de Segurança Nacional.

     

    D. Pedro I parou às margens do Ipiranga para defecar num Sete de Setembro. Alckmin repete o feito num 15 de maio. Sobre a cabeça da população.

     

    … Desisto. Em mat[eria de humor, o convite oficial da SABESP é insuperável.

     

     

    1. Surge uma nova estrela na constelação eleitoral de 2014

      Com 6.5% dos votos dos eleitores da Net, não dá mais para desprezar a Denise.

      ALGUÉM FALOU EM… OPOSIÇÃO ? – (PARTE 1): DENISE ABREU

       
      O Brasil está aos poucos sendo engessado por décadas com a massificação e hegemonização do esquerdismo militante e intolerante o qual não suportam qualquer tipo de oposição – seja de ideias, opiniões ou até pensamentos… esse fenômeno vai condicionando a mentalidade da população a aceitar pacificamente uma ditadura com aparências de democracia.

      Não há entre os candidatos à presidência quem defenda a liberdade de mercado, os valores cristãos (maioria da população), menos poder do Estado, a propriedade privada e outros assuntos, enfim, não há nenhum representante conservador (mesmo sendo a população amplamente conservador) até aparecer a “candidata-bomba” Denise Abreu do PEN – Partido Ecológico Nacional.

      Denise Abreu foi diretora da ANAC durante o governo Lula e agora é pré-candidata a Presidência da República. Mas,  porque ela é considerada “candidata-bomba”?

      Enquanto Denise Abreu era diretora da ANAC, Lula era presidente e a Ministra Chefe da Casa Civil era Dilma Roussef. Denise contrariou muitos interesses do governo Lula e fez muitas denúncias também contra Roberto Teixeira e Dilma Roussef que era Ministra da Casa Civil naquele tempo. A causa que gerou o conflito dela com o governo foi a falta de transparência na venda da Varig devido a muitos favoritismos, apadrinhados e “trambicagem” entre Lula, Dilma, o advogado Roberto Teixeira e com certeza, muitos outros… só para se ter uma ideia na sua denúncia ela juntou dez mil laudas de documentos (quatro malas) com a comprovação documental de que ela pediu várias vezes informações do governo sobre as negociatas da Varig e o tráfico de influencias presidido por Lula e Dilma.

      Não vou me aprofundar nesse assunto, até porque muitas coisas virão à tona contra toda essa máquina de corrupção. Denise Abreu representa a maior força oposicionista devido a proximidade que tinha com o governo petista.

      O Senador Álvaro Dias do PSDB disse: “Denise Abreu é o verdadeiro arquivo vivo de denúncias que amedrontam o governo! É corajosa e tem muito a dizer! Pretende disputar a presidência para encontrar espaço para as suas denuncias.”

      Podemos esperar grandes coisas vinda dessa nova oposição. Muitas coisas podres que o PT tem tentado esconder pode vir à tona, e pelo fato de ser uma candidata os holofotes da mídia terão que se debruçar para trazer ruídos ante as acusações e denúncias com provas que ela tem pra fazer.

      O assassinato de reputações está se tornando profissão no Brasil. Quando interesses dos políticos esquerdistas são ameaçados começa-se a ter um mega operação para difamar a imagem da pessoa aliado aos apadrinhamentos dos jornalistas e “alienadores de opinião”. Foi isso que fizeram e que farão com Denise Abreu quando estiver com mais notoriedade perto das eleições. 

      Como metas tem o resgate dos valores éticos e tradicionais da sociedade brasileira, a extinção dos favores de classe e favorecer sim a meritocracia além de todos os projetos conservadores – apesar de o partido ter nome de ecológico e usar termos progressista como “sustentabilidade”.Para conhecer Denise Abreu e seu projetos se for eleita:  Blog Denise Abreu: CONEXÃO DENISE ABREUCanal no youtube: CONEXÃO DENISE ABREUPágina no facebook: CONEXÃO DENISE ABREU  Assista até o final o hangout dela com o Filósofo Olavo de Carvalho   
       EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS

       

      1. INteResSante

        Parece que se o seu Nassif não aprovar, a Candidata e futura presidente da República do Brasil não existe neste blog.

        Pelo menos fica aqui, consignado meu reconhecimento ao poder de mando do dono do blog hehehehe….

      2. 6,5 % dos eleitores da NET?

        6,5 % dos eleitores da NET? Se “eleitor da NET” significasse alguma coisa, Serra estava agora indo pro 4º mandato. 

  61. São Paulo, além de túmulo do

    São Paulo, além de túmulo do samba, agora também é ridiculamente o cemitério do bom-senso.

     

     

  62. A história se repete

    Lembro-me de Pedro Malan, de hábito uma pessoa de semblante fechado, todo sorridente quando da cerimônia em que o Brasil recorreu ao FMI pela terceira vez no governo FHC. É uma prática do PSDB tentar vender grandes fracassos da sua gestão embrulhados como se fossem uma verdadeira jóia de inspiração e empenho dos seus governantes. Da retórica do PSDB de ética e eficiência em gestão o que sobra são estes fragrantes que denunciam exatamente o despreparo e o descaso com a coisa pública.

  63. Em suma

    1. PSDB, em 20 anos, negligencia investimentos na captação, armazenamento e distribuição de água em SP, ignorando relatórios técnicos. A SABESP, embora não invista nem na contenção da perda de água na própria rede de distribuição (que chega a 45% em determinados locais), distribui, em 10 anos, mais de 4 bilhões aos acionistas.

    2. Como decorrência natural, instala-se crise de abastecimento, com o literal esgotamento de um dos sistemas, que fornece água a milhões de cidadãos.

    3. O racionamento começa e já dura 3 meses, sendo, é claro, negado pelo governo do estado, que afirma haver “contingenciamento técnico” ou outras tucanices semelhantes.

    4. Uma das medidas para contornar a crise é multar quem consumir muita água.

    5. Outra das medidas é começar a captar água do “volume morto”, ou “reserva técnica” (leia-se “água da lama”). Especialistas afirmam que essa água, ainda que tratada, pode ser prejudicial para o consumo humano.

    6. Finalmente… o governador faz solenidade (!) para “comemorar” o início da captação da água da lama, que pode fazer mal à saúde, e que, se consumida “em excesso” vai gerar multa ao cidadão.

    7. Em outubro, o povo de SP, provavelmente, vai reconduzir ao cargo esse mesmo governador. Fazer o que, não? É a Democracia.

  64. Nem viagra, só bombeando mesmo

     Com volume morto, Alckimin espera continuar ferrando o povo paulista. E tem gente que já tá desabotoando as calças para receber de bom grado tão generosa oferta de água poluída.

  65. Queria que ele fizesse o que?

    E você queria o que? Que o governador deixasse a cidade morrer de sede? O governador fez o que tinha que fazer. Se não fizesse, daqui a um mês você estaria criticando-o exatamente por não ter utilizado o volume morto. Acho que o governo errou feio ao investir pouco na captação de água nos últimos dez anos, mas agora era isso ou ficar sem água. Acho errado criticar a esmo tudo que o governo faz. Oposição tem que ter responsabilidade.

    1. Marcelo Lyra, talvez você não

      Marcelo Lyra, talvez você não tenha entendido direito. Vamos lá então:
      O problema não é fazer uso do volume morto, e sim fazer uma solenidade para ‘celebrar’ o início do bombeamento.
      O errado mesmo é comentar a esmo.

    2. Alugue um smoking, Marcelo Lyra

      Marcelo,

      devido ao sucesso desta primeira solenidade de inauguração do volume morto, estamos te convidando para a próxima solenidade a se realizar daqui a 2 ou 3 meses (quando acabar o volume morto) para inauguração da captação das águas de chuva usando a técnica da caneca erquida com a mão. Os eleitores convidades estarão isentos de erguer a canequinha. Os demais, como dita a resolução que entrará em vigor em breve estarão sujeitos a penalidades em caso de desobediência.

      Governo Alckmin.

      Resolução 4545 – Resumo:

      – todo paulistano fica obrigado a erguer sua canequinha sempre que inicar a chuva. O braço deverá ficar erguido até encher a caneca ou terminar a chuva – o evento que ocorrer primeiro. 

      – de posse da caneca cheia, se dirigir o mais rápido possível à prefeitura para entregar sua contribuição. 

    3. Pressumo que o final de seu

      Pressumo que o final de seu texto deva valer também para quem faz oposição ao governo federal. Ou não?

    4. Prevenir? Racionar?

      Queríamos que ele fizesse o que??? É séria a pergunta?

      Bom… lá vai:

       

      -Queríamos que ele tivesse ouvido os técnicos que avisaram que a água acabaria e tomasse as medidas antecipadas;

      – Queríamos que ele parasse de atuar de forma eleitoreira e decretasse a situação crítica;

      – Queríamos que ele assumisse o erro e começasse o racionamento de água que, apesar de ser prejudicial à eleição dele, é necessário e URGENTE!

      – E, por último, queríamos que ao usar o volume morto da Cantareira, ele reconhecesse que isso é uma tragédia, não tem nada de bom e não fizesse uma solenidade VIP em cima da falta de água alheia!

      Tá bom assim, Marcelo??

    5. DEVERIA TER VERGONHA NA CARA

      Ao invés dessa pompa e circustância, o Xuxu deveria ter vergonha na cara. reconhecer que “esqueceu” da água, mesmo que tivesse recebido com insistência os clamores dos riscos já apresentados há mais de 10 anos. ao invés de torrar grana pagando meio de comunicação pra produzir reporcagens, anunciar um plano de recuperação de toda a Cantareira, incluindo a retirada de condomínios ilegais abertos na região – o problema é que se o cara fizer isso perde os votinhos. incrível como as pessoas ainda tem dó dessa gente. eu lembro do projeto desse cara de retirar craqueiro da rua em meter em clínicas de “recuperação”: era desculpa pra meter grana no bolso dos amiguinhos, ávidos por “tratar” os drogaditos. e ainda falam que são “contra a corrupção” tsc tsc tsc

    6. O que esperávamos que ele fizesse…

      O mais sensato nesses casos, seria iniciar o tal do bombeamento se não se vangloriar por isso.

      Esse deveria ser um momento de “mes culpa”, e o governo deveria refletir quanto ao erro de não ter investido em novas captações. 

      Tornar esse evento em um acontecimento político é o cúmulo da cara de pau. Responsabilidade, devemos todos ter, independente de posicionamento político. A crítica responsável é necessária em qualquer momento.

       

    7. O ex-prefeito de Pindamonhangaba que afundou o estado de SP.

      Marcelo Lyra, sei que escrever asneiras é quase de graça, você gasta alguns centavos de energia elétrica e da sua banda larga, mas peraí. Faz mais de  5 anos que o governo do Estado (Serra/Alckmin) sabia que o Sistema Cantareira estava no limite. Contavam com a boa vontade de São Pedro. Não pode haver seca numa cidade assolada por enchentes, pensavam eles. Mas houve. Acontece que o período de estiagem do ano passado começou com o Sistema Cantareira a 60%. Sessenta por cento do sistema não duram nem um ano. Alckmin deve sim ser punido por incúria, e mau uso do dinheiro público. Mas não haverá CPI do Sistema Cantareira, na ALESP, está tudo dominado. Fico me perguntando, quem são piores, os malandros federais ou os malandros estaduais.

    8. Captação dágua em S.Paulo

      Não moro em S.Paulo mas venho acompanhando essa vergonha que é o maior estado da ederação está cada dia mais próximo da falta dágua total. O  que imagino que todos os que vivem em S.Paulo queriam é que o governador tomasse medidas, em tempo hábil, para que fôssem aumentadas as captações dágua, no mínimo, proporcionalmente ao crescimento do estado. Não fez, ao contrário, absolutamente nada e agora a situação é caótica. Certamente os eleitores vão ter em mente essa irresponsabilidade do atual governo nas próxima eleições.

  66. Aguardem a próxima solenidade

    Devido ao sucesso desta primeira solenidade de inauguração do volume morto, avisamos a todos eleitores de São Pauo (com salário acima de R$50.000,00  é claro) que estão convidados para a próxima solenidade a se realizar daqui a 2 ou 3 meses (quando acabar o volume morto) para inauguração da captação das águas de chuva usando a técnica da caneca erquida com a mão. Os eleitores convidades estarão isentos de erguer a canequinha. Os demais, como dita a resolução que entrará em vigor em breve estarão sujeitos a penalidades em caso de desobediência.

    Governo Alckmin.

    Resolução 4545 – Resumo:

    – todo paulistano fica obrigado a erguer sua canequinha sempre que inicar a chuva. O braço deverá ficar erguido até encher a caneca ou terminar a chuva – o evento que ocorrer primeiro. 

    – de posse da caneca cheia, se dirigir o mais rápido possível à prefeitura para entregar sua contribuição. 

     

  67. A Sabesp para os Investidores

    São Paulo não precisava passar por toda essa falta de água, se a Sabesp tivesse investido em novas capitações de água para acompanhar o crescimento da população, mas preferiu privilegiar os investidores da bolsa. Deu no que deu. É a maneira tucana de governar. Ninguém merece, muito menos os paulistas.

  68. Racionamento de água e re4servatórios

    Durante séculos os coroneis do nordeste controlaram a água, a seca e a população sofrida. Isso era suficiente para séculos de dominação política e financiamento espúrios do Estado brasileiro. Açudes eram contruídos como propriedades particulares em terras de coronéis que se fortaleciam ainda mais com o caudilhismo e o controle político cedendo favores com a mão alheia. Mal comparando o PSDB com décadas de governo no Estado de São Paulo quer agora fazer parecer que eles são os salvadores da “pátria” quando na verdade são os vilões. São pelo menos, duas décadas sem investimentos significativos no sistema de água. O que acontecerá depois do sangramento total do chamado volume morto? A mesma corja herdeira do espírito de dominação coronelista tentará convencer a população que estavam certos e que são a única salvação. Fora PSDB. Fora manipuladores ridículos e macabros. O povo responderá nas ruas aos desmandos da água, da Copa, da exploração do trabalho quase escravo, ao desmantelamento peessedebista das universidades, dos institutos de pesquisa, da privatização criminosa, da venda de terras do estado como se fossem suas e tudo mais. O Brasil é outro e as armas estão em nossas mãos. Fora Alckmin e sua elite bastarda.

  69. Para tucanos, somos todos bestas-quadradas!

    Um convite ao estilo “Palácio de Buckingham” para inaugurar o bombeamento de esgoto para as torneiras dos paulistanos? 

    Estes tucanos têm nervos! Eles realmente acham que somos todos idiotas.  Não só eles, mas toda a elite reacionária que representam. O tal William Bonner não comparou os telespectadores do JN a Homer Simpson?

    E tudo noticiado com pompa e circunstância pela velha mídia conservadora…

    MEU DEUS…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador