Após 10 anos de pesquisas, Petrobras lança gasolina S-50 pra substituir a automotiva

Sugerido por Sérgio T.
 
Do blog Trabalhe Embarcado
 
Petrobras lança Gasolina S-50 em todo Brasil no dia 1º de janeiro
 
O novo combustível é fruto de um esforço integrado de diversas áreas da Petrobras: Abastecimento, Cenpes e Engenharia
 
A chegada de 2014 traz uma novidade da Petrobras. Depois de mais de 10 anos de trabalho e significativos investimentos, a companhia lança a Gasolina S-50. O novo combustível possui ultrabaixo teor de enxofre (de até 50 mg/kg), o que representa uma redução expressiva em relação a gasolina anterior (de até 800 mg/kg). A Gasolina S-50 substitui integralmente a gasolina automotiva em todo o território nacional, e continuará sendo identificada como “gasolina comum” nas bombas dos postos de serviço.
 
O novo combustível é fruto de um esforço integrado de diversas áreas da Petrobras: Abastecimento, Cenpes, Engenharia entre outras, e para sua produção foram construídas 21 unidades em nove refinarias da Petrobras: Reduc, Regap, Replan, RPBC, Revap, Recap, RLAM, Repar e Refap.
 
A Gasolina S-50 possibilita a introdução de novos veículos com modernas tecnologias para o tratamento de emissões e pode reduzir as emissões de gases no escapamento em alguns motores fabricados a partir de 2009.Esse produto apresenta ainda como benefício a baixa formação de depósitos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão, com menor desgaste do motor, além de vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética.
 
A Petrobras investe continuamente em tecnologia e qualidade de seus combustíveis. Foi pioneira na remoção total do chumbo na gasolina automotiva em 1989. A companhia também lançou a Gasolina Podium, com a maior octanagem do mundo (mínimo de 95 IAD) e 30 mg/kg máximo de teor de enxofre, que, desde 2002, já atendia a regulação que entra em vigor em 2014.
 
Com a Gasolina S-50 e o Diesel S-10, a Petrobras passa a oferecer uma linha de combustíveis com qualidade equivalente a dos mercados mais exigentes do mundo.
 
Redação

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Diesel

      Meu caro andarilho, hoje à tarde perguntarei a um amigo que entende de diesel, se já houve alguma melhora nesse combustível. Ele já possuiu um Toyotta Bandeirantes e um Troller. Fazia trilhas até recentemente, mas um problema de coluna o está impedindo o esporte. Caso haja algo importante sobre o assunto, volto a lhe responder.

    2. S-10

      O aparecimento do diesel S-10 no Brasil é notícia velha. Do jeito que esta notícia está posta, é coisa do final de 2012:

      http://www.sindipetropb.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=265:hora-e-vez-do-diesel-s10&catid=36:noticias-gerais&Itemid=67

      De acordo com a mesma notícia, o diesel S1800 já não será mais vendido a partir de agora, só ficando o S500 para o mercado interiorano. Aqui em SP capital faz tempo que vejo os postos anunciando diesel S-10.

    3. Ler e saber

      Não existe esse papo de diesel porcalhão, mas sim épocas de tecnologia e legislações distintas… Porcalhona é a cabeça quinta coluna de certas pessoas com complexo “lambe botas”…

      O início de 2013 marcou a chegada do diesel S10 ao mercado brasileiro. O novo combustível substitui o S50 e atende às normas do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), regulamentado pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Como o nome já informa, o S10 possui 10 partículas por milhão (ppm) de enxofre em sua fórmula, contra 50 ppm de seu antecessor, o que resulta em menores emissões de particulas nocivas na atmosfera, causando menos danos ao meio ambiente. Além do S10, também são comercializados o S500 (diesel metropolitano), o S1800 (diesel interiorano) e o diesel marítimo, que não contém biodiesel. A partir de 2014, no entanto, todo diesel S1800 será substituído pelo S500.

      1. Francesinho arrogante, já de

        Francesinho arrogante, já de tempo. Meio que isuportável. Não a toa o símbolo da França é o galo. acham que Sol nasce por causa deles. Muito arrogante esse galinho francês…acha que porque está no Brasil tem liberdade de falar asneiras.

         

  1. As novas unidades que retiram

    As novas unidades que retiram o enxofre já estão instaladas e operando. E como o investimento foi para melhora ambiental, nenhuma dessas unidades da lucro significativo para a empresa (o enxofre retirado é vendido, porém é pouco em termos de quantidade e lucro), foi investimento ambiental caro e sem acréscimo no lucro.

    Um abraço.

    1. Petrobras

      Nào entendi.Na sua opiniào a petrobras só deve visar lucros?No mais,tecnoloia na gasolina  agrega valor,principalmente quando este valor e ambiental.O mundo todo está atraz desta tecnologia.Quem não quer gasolina com baixo índice de enxofre?

       

      1. a petrobras e a petrobrax

        Talvez nao saiba de como foram montadas as refinarias da petrobras no passado. Este governo esta remodelando todas as refinarias, e principalmente as novas, adaptadas ao petroleo brasileiro, mais pesado. As antigas, eram montadas para processar o petroleo vindo do exterior, do qual dependiamos vitalmente. Nao da para mudar uma refinaria ja construida, a nao ser demolindo e fazendo nova. A nova refinaria em Pernambuco, por exemplo, vai processar totalmente petroleo brasileiro, extraido do pre-sal e de nossas jazidas oceanicas. Com isso, a Petrobras da um passo importantissimo para “nacionalizar” nossas refinarias. 

      2. Ué!

        Pois eu vejo que o Sr. não entendeu mesmo, pois todas as minhas intervenções aqui foram no sentido de apoiar a empresa, a legislação mais moderna copiada dos países ricos e o consequente fortalecimento da política de preservação do meio ambiente. A Petrobras é uma estatal que deve obrigatóriamente gerar lucro no balanço anual, mas não necessariamente o “lucro máximo” que os “mercadistas” querem (ou exigem, basta ver como o preço das ações anda “de lado” nos últimos 3 anos)… Me leia de novo neste e no post anterior (e quem sabe em intervenções nos dias anteriores, se falou muito da empresa…)… Obrigado!

  2. Será???????????
    Tenho lido os

    Será???????????

    Tenho lido os comentaristas econômicos e assistido a Globonews e fiquei sabendo que a Petrobrás é uma empresa quebrada e que é usada pelo governo para fazer caixa e manipulação política, o que retira a sua capacidade de investimento e pesquisa. 

    1. assiste a globonews?

      Parabens pela insistencia em permanecer no pais dinossaurico. Assistir Globonews e sua mentiraiada diaria, um atentado ao bom senso, realmente acaba nisso. Fica muito mal informada, deformada, na verdade. Eu assistia a globonews em seus primordios, quando ainda a inteligencia prevalecia. Hoje, um monte de asneiras em qualquer sentido. Procure outras fontes, minha cara.

    1. É mentira?

      Nunca dantes na história desta oposição se olha se a matéria é verdadeira ou mentirosa… Vossa senhoria é paga para perguntar sobre quem paga?

      1. O senhor é funcionario da

        O senhor é funcionario da petrobras, portanto suspeito ao emitir opiniões sobre a empresa.

        Roberto Campos dissecou totalmente este mito chamado PETROBRAS. Na realidade nem o governo administra a empresa. 

        1. Suspeito

          Em primeiro lugar o Bob Fields também era suspeito de muitas coisas, principalmente “dissecar” a economia nacional em prol de seus patrões… Aliás, de qual governo que dirige mas não administra a Petrobras o Sr. e ele falam?

          Em segundo lugar, eu sou um brasileiro que paga os mesmos impostos que o Sr., possuo os mesmos direitos, trabalho muito, venho aqui com meu nome verdadeiro, não com pseudônimos, e entendo desse ramo muito mais que papagaios como o Sr… Contraste meus dados, cheque meus fatos e depois os contradiga… Parece que isto o Sr. não consegue fazer!

          Em terceiro lugar, vá levantar suspeições lá na sua família, pois eu também posso insinuar que o Sr. é suspeito de ser pago por alguém para vir aqui… Mas não o farei, parto do princípio que o Sr. é apenas um boboca agressivo que de tanto ver TV, acredita realmente que existe “competição” no ramo de petróleo, que os EUA não torram zilhões do dinheiro do povo americano para abrir frentes para suas petroleiras, e que os balanços auditados por empresas como a PricewaterhouseCooper, e da lei Sarbannes-Oxley e da Securities and Exchange Commission (SEC – a comissão de valores mobiliários da bolsa de NY)), são peças de ficção. Sobre isso disse aqui ainda anteontem para outro colega, que aqui como lá, não se brinca com essas coisas. Quem brinca com essas coisas são jornalistas como a Mirian Leitão e outros funcionários do “mercado” (no outro dia fui obrigado a ver um vídeo totalmente sem noção daquele astrólogo psicótico, o Olavo de Carvalho, falando sobre Petrobras)…

          O Sr. deveria aproveitar para aprender um pouco, ao invés de levantar suspeições e citar múmias dos tempos da guerra fria… É cada um….

    2. Emh obrigacao sim, dos q se

      Emh obrigacao sim, dos q se dizem leitores deste blog, exercer a capacidade critica inerente a quem possua um minimo de cultura e inteligencia. A  materia eh claramente encomendada.

      1. Ferro

        Caro Sr. Ferro, eu sou cadastrado neste blog desde 2007, e acompanho o Nassif desde o UOL em 2005, e vem o Sr. “machão de teclado” Ferro, insinuar que as pessoas (no caso eu) recebem dinheiro para comentar aqui… O Sr. abre seu nome verdadeiro e sustenta isto em outros foruns? 

        Nassif, já vi de tudo aqui, mas esse negócio de insinuar pagamentos é a primeira vez… O recém chegado pode insinuar que a matéria é encomendada? Se é, quem pagou e quem recebeu? Um abraço.

        PS: até melhores esclarecimentos, aviso aos que me connhecem que “denunciei” o comentário…

        1. Não se faça de injustiçado,

          Não se faça de injustiçado, jamais sugeri que o senhor estivesse recebendo pagamentos da petrobrás. Que bobagem, mas talvez proposital. O senhor procurou até ajuda do Nassif (eu leio o nassif do dinheiro vivo na Folha, portanto ha muito mais tempo que o senhor).

          Mas com toda esta sua manobra, responda simplesmente a minha pergunta : o senhor é funcionário da petrobras ?

          Caso seja, o que eu disse é que suas opiniões tornam-se suspeitas, dado o evidente conflito de interesses.

          1. O que é preciso saber

            Também já estou “rodado” no jornalismo pátrio aos 57 anos de idade. Olha só a sua interpretação de texto, antes eu falei de Nassif na internet, não de saber quem é o Nassif antes ou depois do blog… Aliás está aí acima o que denunciei em sua intervenção ao Nassif porque o Sr. disse que o blog põe matéria “encomendada” numa intervenção e “matéria paga” em outra, uma canalhice… Ou o Sr. quis dizer o que? Quem paga? Quem encomenda?

            Quanto a “revelações”, vários frequentadores do blog me conhecem pessoalmente e sabem onde trabalho, então esse “aperto” vindo de um sujeito que põe um pseudônimo para comentar é ridículo, para não dizer covarde…

            Ferro (ou será Battiferro?), diga aí então seu nome, endereço e profissão… Ou então aponte um errinho nas minhas informações…

            Tu não sabe nada cara! Nem o que escreve, só solta perdigotos… Ah coitado… Fui battiron…

          2. Enrolou, enrolou , mas não

            Enrolou, enrolou , mas não respondeu. Era escrever “sim ou não”, mas o sergio t (é o seu nome verdadeiro, segundo ele mesmo) preferiu tergiversar de modo ridículo .

             

          3. Enrolou

            Êpa, estive fora e você ainda teve a cara de pau de cobrar dos outros o que você não dá! Pois é seu ridículo, você enrolou, enrolou, enrolou, mas é um covarde que não põe o nome, não põe a profissão, mas quer saber dos outros… Covarde!

          4. Mas que comédia ! o cara fica

            Mas que comédia ! o cara fica bravo e me denuncia porque coloquei em dúvida que alguem pudesse ter o nome de sergio t.

            Caso o senhor não se chame  sergio t, então, consequentemente isto é um pseudonimo. E em decorrencia disto, o senhor também é covarde, uma vez que esconde seu verdadeiro nome . A única diferença, é que o senhor cadastrou-se  e tem a facilidade de “denunciar”, então é mais covarde do que eu .

            Enquanto isto, responda sim ou não para a simples pergunta que lhe fiz, se é ou não funcionario da petrobras. O fato de não responder  coloca vossas opiniões sob suspeita, dado o evidente conflito de interesses.

          5. Senhor sergio t,  não vou

            Senhor sergio t,  não vou mais responder às suas ofensas .Bastaria o senhor admitir que : -sim, sou funcionario da petrobras com muito orgulho, mas não deixo que esta condição venha a obliterar minhas convicções.  Eu o respeitaria mais . Mas ao invés disto, procurou esconder o tempo todo, neste penoso debate, sua condição de funcionario. Sinta-se portanto a vontade, como sindicalista petroleiro que é, e com esta carinha feliz de avatar anistiado, a continuar a ofender-me. 

            Mas por favor, aqui é um espaço de  posts inteligentes. Colocar a tal de gasolina S não sei o que, como a melhor coisa do mundo não é uma coisa muito inteligente. É só isto .

          6. Já lhe disse

            Parece que além de possuir falha de caráter não sabe ler… REPITO, DEZENAS de cadastrados sabem quem eu sou, meu nome, onde moro e minha profissão, inclusive o Nassif. Sou um frequentar dos saraus e não há segredos sobre a minha pessoa… Terei enorme prazer em oferecer meus dados, DESDE QUE o Sr. passe a comentar com seu nome verdadeiro e sua profissão, o Sr. também crescerá no meu conceito se deixar de ser covarde.

            Também não rebateu até agora um argumento se quer… Tal gasolina S é? KKK… E claro, também não disse quem encomenda e quem paga postagens aqui…

            É muita cara de pau exigir de outros o que o Sr. não oferece de volta, ou seja, eu me identifico e o Sr. vem de machão anônimo a exigir dados alheios… Dê seu nome e profissão e lhe digo o que 90% dos cadastrados já sabem, meu nome, profissão, cidade que resido, etc. Inclusive já declarei minha profissão em várias postagens, só trolls anônimos de ocasião não sabem… Combinado Sr. covarde?

        2. Battiferro

          Acho que o Battiferro voltou ao Blog , agora como IRON. Da última vez que esteve por aqui esse batelatas, foi desprezado e convidado a se retirar por todos que aqui frequentam. Aqui não é lugar para bate latas…. 

        3. Falar em covardia, taí o

          Falar em covardia, taí o motivo do senhor ser um “cadastrado”. É para apertar o botão de censura.

          Reafirmo que não escrevi nada que pudesse ser censurado.

  3. Muito bom, mas dá pra melhorar!

    Essa notícia é muito bem vinda, pois mostra o avanço nas pesquisas para melhorar a qualidade do ar e consequentemente, a vida do nosso planeta, porém ainda podemos fazer algo mais:

    Ainda temos que investir mais em ferrovias e hidrovias para desafogar as estradas que hoje estão tomadas por caminhões, que consomem muito combustível e possuem manutenção dispendiosa, atrapalham o fluxo do trânsito nas estradas e encarecem o escoamento da produção nacional.

    Temos ainda, que reduzir a dependência da gasolina, priorizando o transporte coletivo nas grandes cidades e apostando em novas tecnologias energéticas (como motores elétricos). Dessa forma, a Petrobrás terá excedente de produção para exportação aos mercados que ainda não possuem condição de substituir o petróleo por outras matrizes menos poluentes, o que contribuirá para um aumento significativo do saldo na Balança Comercial Brasileira.

    São metas de médio prazo, perfeitamente possíveis, que podemos alcançar com a colaboração de todos, priorizando a coletividade que beneficia a todos e reduz a desigualdade de maneira mais natural.

  4. Totalmente fora do texto

    Atenção de mineiros e paulistas, como não sei se será elevado para comentários, sugiro que leiam a postagem do Fora de Pauta das 11:10h, publicado pelo Ricardo Pereira. Vale a pena tomar conhecimento.

    Marly

  5. comparada aos melhores combustiveis do mundo é piada…
    Louvável o progresso obtido na redução de enxofre, que apesar de não trazer aumento de rendimento, deve levar à economias secundárias com manutenção, e especialmente redução do impacto ambiental.
    Mas falar que a porcaria que temos nas bombas aqui é comparável aos mercados mais exigentes é piada. Com quase 1/3 de álcool, nossa gasolina consegue ser pior que qualquer gasolina do planeta. Vá até o Uruguai, abasteça o carro e veja o rendimento.

    1. complexo de cachorro viralatas

      O amigo parece tomado desse complexo famoso. A adicao de alcool a gasolina foi um avanço tecnologico, pois retira o chumbo tetraetilico como antidetonante, o que prejudica imensamente o meio ambiente. E os mustangs, mercedes, bmws que por aqui circulam , andam normalmente, sem engasgar com a nossa gasolina. Ja estive no Uruguai varias vezes, e nunca notei diferença. E tambem ja andei na Russia, USA, Inglaterra, Alemanha, e nada me fez desgostar de nossa gasolina. Por sinal, os onibus em Estocolmo, exibem com orgulho que sao abastecidos com alcool brasileiro.

      1. Por falar em complexos, a

        Por falar em complexos, a vossa compulsão parece ser o puxasaquismo partidario/sindical.

        É o que faltava, negar que a gasolina brasileira é inferior a da Argentina, por exemplo. E batizada compulsoriamente com alcool.

        Nós otarios pagamos tudo isso e ainda temos que suportar funcionarios infiltrados da petrobras a proferir asneiras em defesa de seus privilégios em blogs como este.

        1. Álcool na gasolina é atraso?

          A gasolina do EUA contém quanto de etanol?

          “Em 2012, cerca de 134 bilhões de galões de gasolina (3,19 bilhões de barris) foram consumidos nos Estados Unidos, que continha cerca de 13 bilhões de litros de etanol, sendo responsável por 10% do volume de gasolina consumido”.

          Continue lendo aqui: http://www.eia.gov/tools/faqs/faq.cfm?id=27&t=10

           

          Realmente, é um país tecnologicamente atrasado esse EUA.

          1. Pois é Almeida

            Pois é Almeida, a gente traz informação, mostra dados daqui e dos EUA, “sua” para se informar em várias frentes, e o sujeito retribui com palpites e agressões “ad hominen”… Quanto você está recebendo para dar essa informação da comissão de energia americana? Rs.

            Por exemplo, ele não sabe que numa planta industrial sai mais caro fazer errado do que fazer certo. Todo combustível brasileiro sai especificado segundo as normas da ANP. Em 100% dos casos as não conformidades encontradas nos postos, é problema de distribuidoras privadas (o que não é um defeito, apenas uma constatação).

            Um abraço.

          2. Eu “recebo” o meu dos usineiros.

            São empresas cem por cento privadas, nadinha de estatal, as daqui e as do EUA. O idiota “pensa” que o álcool é produzido pela Petrobras.

             

            Um abraço.

          3. Almeida, resolvi ignorar que

            Almeida, resolvi ignorar que o grande problema dos “críticos” é o fato da Petrobras ser estatal, para efetuar mais um esclarecimento técnico, visto o nível das críticas pseudotécnicas estar muito baixo…

            Existem dois tipos de gasolina automotiva comercializadas no Brasil: Comum (IAD mínimo 80, com a adição de etanol 87) e Premium (IAD mínimo 91, com a adição de etanol 95). A partir destas duas especificações, as distribuidoras podem ofertar gasolinas comerciais que atendam, ou superem os parâmetros da categoria em que estão enquadradas. Cabe ressaltar que a gasolina conhecida popularmente como “aditivada” nada mais é, do que a gasolina comum com aditivos (detergentes). A Gasolina Podium, comercializada exclusivamente pela Petrobras, é uma gasolina Premium, de especificação superior e única.

            Todas as gasolinas recebem, por força de lei federal, a adição de álcool anidro que eleva o poder antidetonante, e cujo percentual atende à legislação vigente.

            Octanagem é a capacidade que o combustível tem, em mistura com o ar, de resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação. A detonação, também é conhecida como batida de pino, e pode destruir o motor. Quanto maior a octanagem, maior será a resistência à detonação. 

            O manual de cada veículo especifica o tipo de gasolina que possui a octanagem mínima necessária ao bom funcionamento (desempenho) do mesmo, sem a ocorrência danosa da detonação. Qualquer gasolina que possua octanagem maior que a mínima especificada poderá ser utilizada sem problemas. 

            No Brasil, a octanagem é expressa em IAD = Índice Antidetonante (a gasolina comum é especificada também pelo MON).

            A diferença que alguns “sentem” em relação a gasolina de outros países tem a ver com octanagem, visto que nos países centrais, normalmente é usada gasolina com octanagem igual ou superior a IAD 95… Mas a opção por fabricar gasolinas com IAD menor é muito antiga no Brasil, desde os governos militares, ou até antes, não sei.

            Um abraço.

  6. Gasolina S 50,100% dos carros com air bag e freios ABS

    O Governo Lula-Dilma tá de parabens, nunca as ações do Governo Central foram tão benéficas para a sociedade brasileira.O motor diesel padrão europa só funciona bem com diesel S 50, as fábricas de caminhões só poderão produzir o novo motor. bom pro meio ambiente e para a saúde de todos.

    Pena que a porca mídia transforma tudo em notícia ruim. milhoes de crianças não passam fome na maior seca dos últimos anos. No Governo FHC tinha saques e mortes prematuras, mas a porcamídia se apega ao portal de transparência, ótima criação deste governo, para fazer quizomba por causa de umas dezenas de uruguaios e paraguaios fronteiriços que recebiam o bolsa família indevidamente, foram identificados pela fiscalização e tudo postado nos portais mas a mídia induz os incautos a pensar que foi ela que pegou o pessoal com a mão na butija. tudo mentira.

    Infelizmente o Governo que mais combate a corrupção ,criou vários mecanismos , criou dezena de milhares de vagas no serviço público para Policiais Federais, Auditores , CGU , etc é escorraçado . Eles queriam o silêncio , a corrupção escondida para fazer suas falcatruas Globais, mas agora a luz do dia raiou e querem confundir ignorantes e dar voz aos reacionários.

     

     

     

  7. mais um aumento !!!

    ……………..   segura peao. nada vem de graça pro povo.  a europa adotou o diesel como combustivel dos automoveis, mas aqui terra tupiniquim optamos pela gasolina – muito inteligentes q somos.

    e mais: em aumento recente dos combustiveis a petrobras privilegiou percentual maior ao transporte de cargas e de passageiros – para incentivar a inflaçao, e menor aumento aa gasolina para carros.  fantastico né.

    um dia vou entender por que ??

  8. Petrobras

    Sérgio T explica as viúvas do Bob Field que à nossa gasolina não vem “Manchada de Sangue” (Oriente Médio).Que todo parque de Refino (antes dos revamps) foi projetado para Petróleo/Árabe (º API,elevado).Que os Tucanos em 2002 investiram somente US$ 7 Bi e que em 2013 deve terminar em US$ 50 bi.É à única Petroleira do mundo que coloca 9 Plataformas somente em um ano.Será que as viúvas de Bob saberiam quanto valia à Venerável em valores do Deus mercado em 2002….KKKK.Explica também que do Tripé exploração,refino,distribuição….Justamente o Refino é o patinho,feio (retorno baixo de $$$$$).Explica também que à Lei 9478 de 6 agosto de 1997 quebrou o tal Monopólio.À pergunta que eles não sabem fazer  é: Porque não fazem Refinarias e vão competir com o tal “Dinossauro”….KKKKK!!!!

    Será que eles se lembram onde e quem foram os protagonistas dos 2 maiores desastres/Petróleo do mundo…..KKKKK!!!!.Pra dizer que não falei das Flores aqui,vai

    Ah!Qual é à bandeira (distribuição) nesse Rincões do Brasil e não em Copacabana que abastece os veículos brasileiros.Outra de 1998 à 2003 (5anos) os combustíveis subiram 170%.Em 10 anos de Petralhas os combustíveis foram reajustados em 20%.Sérgio T nem vou citar os IPCA nos dois casos que é pra não fazerem eles,chorarem de raiva

    Conheça a plataforma P-62, produzida no Estaleiro Atlântico Sul

    http://www.youtube.com/watch?v=CXBigX77CeY

    Plataforma P-58 | Construção e montagem

    http://www.youtube.com/watch?v=_3Db4dKb0UY

    Plataforma P-55 | Construção e montagem

    http://www.youtube.com/watch?v=ORv4Sz9Tiac

    Plataforma P-63 | Construção e montagem | Projeto Papa-Terra

    http://www.youtube.com/watch?v=LJdpqN2WSo4

    NerdLab Petrobras | Jovem Nerd | O fabuloso mundo do petróleo

    http://www.youtube.com/watch?v=D9UMQL2MRZM

    Petrobras 60 anos | Legado I #meinspira

    http://www.youtube.com/watch?v=ZBi6VEfzw3Y

    Petrobras 60 anos | A origem da inspiração I #meinspira

    http://www.youtube.com/watch?v=bCyV5fKv-qI

    O desafio de fazer combustíveis

    http://www.youtube.com/watch?v=-uv4EannEWY

    A Conquista do Pré-Sal

    http://www.youtube.com/watch?v=gp-zoYRxvvY

    Pré-Sal – Vivendo uma revolução – Petrobras

    http://www.youtube.com/watch?v=UL2mZziEoJM

    Ambientes Simulados – Modelando novos caminhos – Petrobras

    http://www.youtube.com/watch?v=BUSWMtDKFq4

    Bacia de Campos – comemoração 35 anos

    http://www.youtube.com/watch?v=GVYCvROwgb0

    Movidos pela Geologia | Por Dentro da Tecnologia Petrobras

    http://www.youtube.com/watch?v=tAioV7NYUCU

    Petrobras 60 anos | Episódio 5: 2020 é agora

    http://www.youtube.com/watch?v=FVaQ2gnkp28

    Petrobras 60 anos | Episódio 4: A era do pré-sal

    http://www.youtube.com/watch?v=FgieKvVzGC4

    Petrobras 60 anos | Episódio 3: Viagem ao fundo do oceano

    http://www.youtube.com/watch?v=gw6o3PYhy-M

    Petrobras 60 anos | Episódio 2: Homens ao mar

    http://www.youtube.com/watch?v=7JOwN1KbHAg

    Petrobras 60 anos | Episódio 1: Trabalhar e aprender ao mesmo tempo

    http://www.youtube.com/watch?v=Wg_2FWQc62Q

    Cascade e Chinook | documentário

    http://www.youtube.com/watch?v=wlgxGBciYXo

     

    1. Mais um da tchurma do sergio

      Mais um da tchurma do sergio t.( aliás, este fica a bradar que não se esconde atras de pseudonimos covardes, porem não consigo imaginar alguem que se chame sergio t. Sua carteira de identidade consta sergio t? Os amigos o chamam de sergio t – oi sergio t vamos bater uma bolinha ? ).

      Respondendo ao gilmar bueno, voce tem razão, nossa gasolina não é manchada de sangue. Ela é só batizada.

       

    2. Mais uma  pra voce sabichão.

      Mais uma  pra voce sabichão. Compare preços de gasolina pelo mundo. Preço e qualidade, bem entendido.Voce que adora propaganda institucional (vide seu comentário – youpetro.com) me apresente dados.

      Qualquer trading importaria gasolina pronta e teria um belo lucro. Mas a mãe petrobras não deixa né.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador