As investidas contra a “doutrinação política e ideológica” do PT nas escolas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Primeiro, a Comissão de Educação da Câmara Federal passou a discutir um programa para livrar as salas de aula da “ideologia” de esquerda. Agora, os deputados querem uma lei para criminalizar o professor que ajudar no “plano totalitário” do partido do governo

Sugerido por Lair Amaro e Webster Franklin

Jornal GGN – Está na Comissão de Educação da Câmara Federal um PL (Projeto de Lei) que criminaliza o “assédio ideológico e político” contra estudantes. “Entende-se como assédio ideológico toda prática que condicione o aluno a adotar determinado posicionamento político, partidário, ideológico ou qualquer tipo de constrangimento causado por outrem ao aluno por adotar posicionamento diverso do seu, independente de quem seja o agente.”

O PL 1411/2015, do deputado Rogério Marinho, do PSDB do Rio Grande do Norte, prevê detenção de três meses a um ano, mais multa, a quem for enquadrado pela lei. Se o “criminoso” for um profissional da educação, a pena será endurecida e aumentará em 1/3. Se o aluno alegar que teve notas baixas, optou por abandonar o curso ou foi reprovado “em função do assédio ideológico”, a punição será majorada em 50%.

Na visão do deputado tucano, a lei é necessária para frear as intenções do Partido dos Trabalhadores de se perpertuar no poder. “A forma mais eficiente do totalitarismo para dominar uma Nação é fazer a cabeça de suas crianças e jovens. Quem almeja o poder total, o assalto à democracia, precisa doutrinar por dentro da sociedade, estabelecer a hegemonia política e cultural, infiltrar-se nos aparelhos e ser a voz do partido em todas as instituições. Para eles, é preciso calar a pluralidade e substituir a linguagem”, sustentou.

No projeto, Marinho ainda escreveu que o “assédio ideológico está espalhado, como receita política, em documentos do PT”, e que “o indivíduo em formação não possui maturidade intelectual suficiente para fazer juízo de valor acerca de posicionamentos que lhe são apresentados”. Assim, é possível que professores se aproveitem da “vulnerabilidade para impor seus convencimentos ideológicos”, promovendo o governo.

“A prática do condicionamento intelectual é ainda mais preocupante quando se verifica que é reiteradamente efetuada pelo partido que está no poder, uma clara utilização dos instrumentos educacionais para a promoção de um projeto de poder”, endossou o correligionário de Aécio Neves.

Rogério Marinho constuma repetir que “um verdadeiro professor não é doutrinador”, e não está sozinho.

No mês passado, a deputada Sandra Faraj, do Solidariedade, propôs um PL sugerindo a implantação do programa “Escola Sem Partido” em todas as unidades de ensino do Distrito Federal. O projeto é baseado no ideário de uma ONG de mesmo nome – Escola Sem Partido – que, segundo o próprio site da instituição, luta pela “descontaminação e desmonopolização política e ideológica das escolas”.

O coordenador da ONG, Miguel Nagib, disse, em entrevistas passadas, que a maioria dos alunos brasileiros são “vítimas dos militantes disfarçados de professores” e que “nem sequer têm condições de reconhecer que parte do ensino é ideologicamente orientada pelo pensamento de esquerda”.

Sandra Faraj não foi menos longe. Observou, ao defender a proposta, que “lamentavelmente, o Brasil assiste a um processo de doutrinação ideológica, com incentivo declarado do partido que está o governo há 12 anos”.

A ideia de Sandra apenas reforça a do deputado Izalci, tucano do Distrito Federal, que apresentou, em março, o PL 867, que inclui entre as diretrizes e bases da educação nacional o “Escola Sem Partido”.

O PL foi anexado a outro, de número 7180, de 2014, assinado pelo deputado Erivelton Santana (PSC). “Somos da opinião de que a escola, o currículo escolar e o trabalho pedagógico realizado pelos professores em sala de aula não deve entrar no campo das convicções pessoais e valores familiares dos alunos da educação básica. Esses são temas para serem tratados na esfera privada, em que cada família cumpre o papel que a própria Constituição lhe outorga de participar na educação dos seus membros”, frisou o parlamentar.

As investidas contra a livre atuação de professores em sala de aula não ficou restrita à oposição ao PT na Câmara Federal. Na cidade de Monte Carlos, no Paraná, a Câmara de Vereadores conseguiu aprovar o projeto Escola Sem Partido, vedando “a prática de doutrinação política e ideológica em sala de aula, bem como a veiculação, em disciplina obrigatória, de conteúdos que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos estudantes ou de seus pais ou responsáveis.”

Como escreveu a equipe do Tijolaço, há mais ameaças ao magistério que os cassetetes da polícia do governador Beto Richa. Do PSDB.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

69 Comentários

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  1. O que comentar sobre uma idiotice dessa

    A que ponto chegamos… Os reaças estão soltos e, como dizia Nelson Rodrigues, “Existem situacões em que até os idiotas perdem a modéstia.”. Querem retroceder a época da ditadura, do coronelismo, das oligarquias e da censura. Quem irá frear tanta mediocridade e cretinice? Vamos fazer um ranking dos parlamentares mais imbecis e as emendas mais idiotas?

  2. Professores estão sendo perseguidos por todos os lados

    Quando se pensa que nada pode piorar, vem um que supera todas as nossas expectativas.

    O PROFESSOR TEM PODER, gente.

    Quem não sabia disso, saiba !

    George Orwell… sempre visionário!

     

  3. Um imbecil muito perigoso.

    Em São Paulo, a educação de 1º e 2º graus estão sob um governo do PSDB.

    Professor que criticar o governador será enquadrado porque estará disseminando a “ideologia petista”.

    Mas o texto também punirá professor de ciência que ensinar evolucionismo para um aluno de familia que acredita em criacionismo.

    “Entende-se como assédio ideológico … qualquer tipo de constrangimento causado por outrem ao aluno por adotar posicionamento diverso do seu, independente de quem seja o agente.”

    Ou seja, se implanta a dominação ideológica conervadora sob o subterfúgio de defender o país da “dominação petista”.

    Obviamente esse projeto é inconstitucional.

    Porém, espanta-me que seja sequer tentado.

    Decididamente os idiotas perderam a modéstia.

  4. 16/05/2015
    Assembleia aprova

    16/05/2015

    Assembleia aprova Moção de Repúdio ao Sinepe/RS

    Reunidos em assembleia geral neste sábado, 16 de maio, em Porto Alegre, os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul aprovaram uma Moção de Repúdio ao Sinepe/RS pela iniciativa de promover a palestra de Miguel Nagib Ideologia nas escolas: o abuso da liberdade de ensinar, neste mês, em Porto Alegre. O documento será encaminhado pelo Sinpro/RS ao Sinepe/RS e às entidades e instituições comprometidas com a democracia e os direitos humanos.

    Confira abaixo a íntegra do documento:
     

    MOÇÃO DE REPÚDIO

    Os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul, reunidos na assembleia geral do Sinpro/RS, repudiam a iniciativa do Sinepe/RS de promover a palestra “Ideologização nas escolas: o abuso da liberdade de ensinar”, de Miguel Nagib, fundador da ONG Escola sem partido, no Seminário de Diretores a realizar-se no dia 26 de maio, em Porto Alegre.
    O repúdio dos professores estende-se ao Projeto de Lei 867/2015 que pretende incluir entre as diretrizes e bases da educação nacional o Programa Escola sem Partido, de autoria do deputado federal Izalci Ferreira (PSDB/DF).
    A iniciativa reabre o debate sobre a possibilidade da “neutralidade” da ação educativa desprovida de concepção política. Retirar da educação esse caráter é privá-la de sua essência. O que é a escola senão um espaço essencialmente político com vista à escolarização da população, capacitando-a a ler e escrever, produzir conhecimentos sobre o seu tempo e espaço e estimular sua autonomia de pensamento?
    O cinismo da “escola sem partido” explicita que o “sem partido” é partidário, sim, de uma concepção ideológica evidente: a ideologia liberal conservadora, alheia à agenda dos direitos humanos, avessa aos movimentos sociais, suas reivindicações e a repercussão dessas no mundo da escola.
    Os professores reiteram que a escola deve ter o compromisso de construir uma sociedade efetivamente democrática.
    O silêncio que se pretende impor é uma forma brutal de escamotear as desigualdades, injustiças e opressões que estão à vista de toda a sociedade.
    Nesse sentido os professores conclamam a comunidade escolar, a sociedade gaúcha e as instituições nacionais comprometidas com a democracia, com a liberdade e o respeito às diferenças a rechaçarem essa iniciativa legislativa e a proliferação desse ideário nas escolas.

    Porto Alegre, 16 de maio de 2015.

  5. Escola sem partido é uma

    Escola sem partido é uma organização de extrema direita, nível Olavo de Carvalho. Por aí você pode ver qual é a real intenção do referido projeto.

  6. brazilzão

    É de dar dó.  Melhor não levar nada a sério. Tudo é comédia!

    Gente séria engravatada até taciturna que passa o dia gerando grande avanço para a civilização e chegam em casa estufando o peito de tanto patriotismo com a satisfação do dever cumprido.

    Todos os dias enquanto não tratam dos próprios intere$$es fazem trabalhosos e bem negociados furos na agua!

  7. Doutrinação religiosa pode?

    E a doutrinação religiosa pode?

    Imagina aula de Geografia que não se pode ministrar o conteúdo de Modo de Produção – socialista, comunista.

    Imagina aula de História que não se pode falar de Simon Bolivar (senão vão confundi-la com aula sobre bolivarianismo); e falar de Revolução russa ai daria cadeia, também?

    Conforme o tema em sala de aula o tempo na cadeia seria maior. 

    Por exemplo:

    Falar de Revolução Russa – 15 anos.

    De socialismo – 20 anos.

    De Simon Bolívar – 25 anos.

    De Comunismo – Prisão perpétua.

    Se falar de José Dirceu e José Genoíno – sessões diárias de tortura, além de prisão perpétua.

    Agora, Se falar do PT, do Lula ou da Presidenta Dilma em sala de aula – Pena de morte.

    E nas aulas de História a linha do tempo estaciona em 2002 e voltará a se movimentar no dia que o PSDB voltar ao Poder, ou seja, estudaremos o passado para sempre; e viveremos das lembranças do Governo FHC nas aulas de Geografia.

    Por isto, agora falando sério, podemos dizer que o PSDB já acabou como partido e só esqueceram de enterrar. 

    1. O verdadeiro objetivo

      Ao pé da letra , esta aberração é inaplicável – mas não importa. O objetivo real é outro: induzir à autocensura, deixar o professor tremendo de medo de dizer qualquer coisa que ponha em cheque o senso comum mais rasteiro com medo do aluno delator que vai denunciá-lo (e criar querelas no nível administrativo e judicial que não vão dar em nada de concreto, mas vão gerar chateações infindas) por se sentir atingido no conforto das suas concepções tacanhas. Quem define o que é ensinado em aula é o currículo obrigatório, que já existe – e é só. 

  8. Por que os tucanos acham que

    Por que os tucanos acham que o PT almeja o totalitarismo ?

    A oposição é que não tem competência nem programa de governo para derrotar o PT no plano federal.

    Por que os tucanos não falam do “totalitarismo” do PSDB em SP ?

    Esses tucanos … depois não sabem porque são animais em extinção

     

    1. Vc que apregoa ter lido sobre

      Vc que apregoa ter lido sobre Marx, 

      Poderia entao nos iluminar com sua sabedoria e explicar o porque de ser contra o Marxismo?

    2. Eu li, gostei, entendi, sou

      Eu li, gostei, entendi, sou de esquerda e sou marxista.

      Quem sabe você pode me explicar onde Marx está errado?

        1. Com suas palavras,

          Com suas palavras, amiguinho.

          Senão, como é que eu vou saber que você entendeu, tanto o Marx como o Mises?

        2. Em todo caso, este trecho,

          Em todo caso, este trecho, logo no início da catilinária, já demonstra que o autor absolutamente não entendeu Marx:

          “Marx, como se sabe, não inventou a teoria do valor-trabalho. Ela foi exposta bem antes por Adam Smith e David Ricardo e, dada a autoridade desses mestres, ganhou foros de ortodoxia. É difícil entender como esses dois pensadores notáveis, cujas descobertas foram realmente magníficas, puderam fracassar tão cabalmente justamente na questão crucial do valor. Talvez por causa dos avanços das ciências naturais, que estavam revelando propriedades antes insuspeitadas nas coisas, eles imaginaram que era mais “científico” considerar o valor também como um atributo da coisa.

          Vários pensadores antes de Smith já tinham tido o insight correto: o valor das coisas depende da avaliação subjetiva de sua utilidade. O valor está na mente dos homens.”

          Não conheço Smith nem Ricardo em profundidade suficiente para defendê-los dos ataques dos “misesráveis”, mas para Marx o valor absolutamente não é um atributo das coisas. O valor, para Marx, é uma relação social, não é uma qualidade material das mercadorias, mas uma qualidade social. Não está “na mente dos homens”, é claro, mas também não está na materialidade coisal: está nas relações materiais que se estabelecem entre os seres humanos, na sua intersubjetividade. Ele se manifesta, naturalmente (coisa que os misesráveis se recusam a entender), na subjetividade humana, mas não está lá: não se trata de que a “lei” da oferta e da procura não exista; trata-se de que ela somente é válida num nível superficial de análise.

          Enfim, é dose achar que um autor que escreve o trecho citado acima “entendeu” Marx. A superficialidade é completa, quase chocante.

          1. O Capital

            Lenin dizia que para ler o Livro I d’O capital (onde está a exposição da teoria do valor na sua forma mais completa) com aproveitamento ótimo, era necessário ler antes a “Ciência da Lógica” de Hegel. Em outras palavras: O Capital não é obra para leitura solitária – exige alguma espécie de estudo dirigido – e não é inteligível por analfabetos funcionais que querem “refutá-lo” a partir do bom senso quotidiano rasteiro. 

    3. Direitista é todo aquele que

      Direitista é todo aquele que leu o Rodrigo Constantino e entendeu! Afinal, já dizia o Marx: o quilate da burguesia pode ser avaliado pelo nivel de seus intelectuais…

  9. Troca “professor” e “escola”

    Troca “professor” e “escola” por “jornalista” e “midia”, acrescenta “liberdade de expressão” e “assassinato de reputação”, aí a conversa pode começar a ficar interessante.

  10. Troca “professor” e “escola”

    Troca “professor” e “escola” por “jornalista” e “midia”, acrescenta “liberdade de expressão” e “assassinato de reputação”, aí a conversa pode começar a ficar interessante.

  11. Deveriam escrever em seus

    Deveriam escrever em seus cartazes:

    “Chega de Paulo Freire”

    “Mais Von Mises e Social Dawinism”

    “Mais Joe Maccarthy e perseguicao a minonorias”

    “Pela liberdade de acabar com a liberdade”

    Ficaria bem casado com a ideologia dos reacas por tras desse movimento.

    1. Tem gente aqui no Blog repetindo isso que nem papagaio…

      Fazendo discurso contra Paulo Freire, sem nem conhecer nada a respeito, inspirado apenas em coxinhas de passeata.

      1. Pois é, Anarquista. Esses

        Pois é, Anarquista. Esses reacionários ignorantes ficam bradando contra Marx, Paulo Freire, Teologia da Libertação e outros temas correlatos sem terem um mínimo de conhecimento. Apenas repetem como papagaios. 

        Aliás, duvido muito que realmente conheçam seus “ídolos”, a exemplo de Von Mises. Suas fontes decerto são o Olavo de Carvalho, o Rodrigo Constantino e seus iguais. 

        1. Vc precisava ver a arrogância com q o cara se manifestou.

          Sem entender NADA do assunto, falando como se os sistemas escolares atuais fossem governados por um “método Paulo Freire”…

      2. Pois é, Analú!  O que dizer 

        Pois é, Analú!  O que dizer  da revista Veja há decadas sendo distribuída nas escolas públicas de São Paulo onde rejeitam livros do MEC gratuitos para dá espaço ao jornalismo pago de esgoto.

  12. “Quem almeja o poder total, o

    “Quem almeja o poder total, o assalto à democracia, precisa doutrinar por dentro da sociedade, estabelecer a hegemonia política e cultural, infiltrar-se nos aparelhos e ser a voz do partido em todas as instituições. Para eles, é preciso calar a pluralidade e substituir a linguagem”.

    Esse deputado tucano fdp (filho da pátria) descreveu perfeitamente o que o Partido da Imprensa Golpista, aliado do PSDB, tem feito no nosso país. Ele conhece bem o esquema. A televisão, principalmente, é a porta de entrada escancarada para o PIG infiltrar-se em todos os cantos, em todos os lares, desrespeitando a pluralidade e o direito à informação honesta e imparcial. O PIG invade as casas, os bares, restaurantes, todos os comércios, as empresas, as instituições todas, midiotizando a todos. Até nas escolas, o PIG despeja seu esgoto, suas revistas-panfleto. O PIG domina tv, rádio, jornal, revista, editora de livro, gravadora, produção de filmes, visando estabelecer a hegemonia política e cultural. Realmente é preciso que os deputados tomem providências e façam alguma lei para acabar com esses abusos.

     

  13. Classe média

    É a mesma classe média que nos final dos anos oitenta ficou apavorada com a possibilidade de LULA ganhar as eleicões presidenciais e tomar seus bens. Se LULA ganhasse naquela época , não sei quantos mil empresários deixariam o país – conforme disse o então presidente da FIESP Mario Amato. 

    O protegido da mídia ganhou as eleicões ,  e logo em seguida Fernando Collor confisca os investimentos dessa mesma classe média.

    Depois , nos anos 90 , durante o governo FHC essa mesma classe média não reclamou de ideologizacão , só que nesse caso uma ideologizacão macica de neoliberalismo , para praticar a PRIVATARIA TUCANA. Serra , Gustavo Franco , Armínio Fraga , Roberto Campos , e outras figuras menos ilustres , foram a campo defender o novo modelo para o país. O caminho moderno para o país era  privatizar : vender todas as empresas estatais – ineficientes , deficitárias e cabides de emprego para pagar a dívida , rumo a um novo desenvolvimento. No final tungaram o país e a dívida ficou maior do que era no início , gracas à política de juros indecente e câmbio fixo praticada por FHC. O desemprego aumentou , o país quebrou  , o crescimento não veio. Mais uma vez a classe média tomou ……. 

    Hoje , o estado de SP tem as rodovias com um dos pedágios mais caros , entregues que foram pelos tucanos à exploracão pelas mesmas empreiteiras envolvidas na operacão LAVA JATO , só que nesse caso nunca se cogitou de se apurar quaquer coisa.

    E as empresa estatais , formadas durante o regime militar com forte endividamento estatal – responsável pela crise fiscal do estado e consequente hiperinflacão nas décadas seguintes , sofrimento pago por toda nacão brasileira , mas principalmente por essa mesma classe média – foram entregues a preco de banana aos investidores privados – nacionais ou estrangeiros – com empréstimos do BNDES , ou seja da própria nacão . 

    E os protagonistas dessa história tornaram-se grandes banqueiros ou investidores – e o Serra mereceu destaque no livro PRIVATARIA TUCANA , enquanto FHC era agraciado com um premio do Senado americano pela “relevância” de sua obra – acredito que isso quer dizer : servicos prestados . 

    Hoje o país não está bem , não encontrou seu rumo e o governo petista é amplamente decepcionante. Mas está longe daquele financismo rasteiro da era FHC. E a classe média que protesta a vontade e xinga a DILMA todos os dias , embarca na teoria do medo da “doutrinacão ideológica” do PT , sem se dar conta que ela própria já esta há mais de duas décadas mergulhada numa doutrinacão que lhe retirou qualquer capacidade crítica. 

    Não cansa de ser trouxa , essa classe média !

     

    1. Saiu uma na 5ª passada(

      Saiu uma na 5ª passada( Instituto Pixar) :

      Lula 45%  Cunha 24% Aécio 13% Outros 8%  Não Sabe 7% Não informou  3%

      Lula 42%  Cunha 23% Alkmin 15% Outros 8%  Não Sabe 7% Não informou  5%

      (Pesquisa registrada por Beckembauer Rivelino Alencar)

       

  14. E o assédio ideológico

    E o assédio ideológico patrocinado pela mídia? este pode?

    E a promoção do ódio entre os brasileiros atrocinado pela mídia? este tembém pode?

    Quem deveria ser preso é o imbecil que propõe uma lei deste naipe. Vai ser burro assim no inferno. Aliás, só podia ser do PSDBosta.

  15. Entendo…

    Professores de nível fundamental, excelentemente remunerados e “satisfeitissíssimos” com as condições de trabalho a que são submetidos nos cafundós, ou nem tanto, da pátria amada, estariam fazendo proselitismo político em favor do governo de turno e rezando fervorosamente pela sua perenidade, daí o seu engajamento ideológico e esforço de doutrinação em pró do PT, que obviamente deve ser combatido.

    Quê mais útil ou melhor, que uma lei para isso… Gênio!

  16. PSDB

    Lembro do Partido da SOCIAL DEMOCRACIA Brasileira no fim dos anos oitenta e início dos noventa. Jamais poderia imaginar que chegariam a tal ponto. Profundamente ditatoriais, totalitários, extrema direita.

  17. Entendo, então, que o pessoal

    Entendo, então, que o pessoal aqui é a favor de professores fazerem proselitismo ideológico em sala de aula. Ou são contra o projeto só pq veio de um tucano?

    Vamos inverter, se o mesmo texto fosse apresentado por um deputado petista visando coibir uma suposta “doutrinação direitista”, vocês seriam a favor?

    1. Claro que não.Nós somos a

      Claro que não.Nós somos a favor da liberdade de expressão.Já tives professores maravilhosos que eu dei nota dez que eram da direita e detestava Lula e comentavam isso na sala de aula.Não vi nada de mas nisso.Como é que os professores vão dar aula de Marx ou emprendedorismo?Isso é nazismo sem ditadura.

  18. analfabeto político

    Gostaria saber dos rendimentos (salario como deputado) do Senhor Deputado Rogério Marinho, do PSDB do Rio Grande do Norte, para poder aplicar os dados na aula de matemática sobre custo veneficio do seu salário com os logros da sua gestão para a educação brasileira, logo na aula de literatura para analisar o texto e saber dos valores intrínsecos do seu propósito, também na aula de civilidade para debater sobre as liberdades individuais. Enfim agradeço profundamente ao Senhor Deputado a chance de poder utilizar  o seu  PL 1411/2015 para continuar alfabetizando a nossa população. Se me permitir gostaria Sr. Deputado Rogério Marinho, do PSDB do Rio Grande do Norte, recomendar a leitura de B.Brecht “O analfabeto político” e claro está sua inscrição em algum curso decente de pedagogia. Obrigada

  19. Emburrecendo.

    Estes estudantes são muito perigosos. Vamos emburrecê-los para que não se atrevam em pensar  diferente, Prendam os professores para s evitar o pior…. Ora, façam-me o favor! O país não tem coisas mais importantes e urgentes para sse resolver?

  20. E eu pensando que já tinha

    E eu pensando que já tinha visto tudo nesta Câmara. O que é que a gente faz com com uma Câmara desta e um presidente como este que coloca em votação uma jumentice como esta? Quer dizer que se um professor ou professora vestir uma peça de roupa vermelha pode ser acusado de estar induzindo a mente dos alunos a pensar ideologicamente como um petista? Como dizia o Jô com o seu último exilado: “Madalena, você não quer que eu volte…”

  21. Eu só vi isso uma única vez,

    Eu só vi isso uma única vez, numa pós que eu estava fazendo, e quem seria enquadrado seria um professor de luminotécnica que com todo conhecimento inundou-nos com críticas ao governo Dilma, inclusive citando seu nome, em que artigo dessa lei ele se enquadraria?
    Ou será que argumentariam que ele fugiu da sua área, uma vez que a presidente é carinhosamente conhecida como poste?

     

  22. Sério que o povo tá elegendo

    Sério que o povo tá elegendo uma bestas destas para o congresso?

    Cada dia que passa perco as esperanças.

    A imbecilidade ganha terreno a cada dia.

    Qual será o próximo passo?

    Banir tudo o que seja vermelho e possua como símbolo, estrelas???

    Cambada de energúmenos esses parlamentares que não sabem o que é legislar.

  23. A extrema direita continua burra!

    Acho que as pessoas estão equivocadas pensando em Impeachment e golpes. A extrema direita está tomando o poder de baixo para cima e de dentro para fora. Trata-se de um projeto de hegemonia, de longo prazo, Já tem a midia e a religião,a bola da vez é a produção de conhecimento. Assim, todos os meios de produção de ideias ficam na sua mão. E se isso parece imediatamente ser uma disputa contra o PT, estão enganados quanto ao objetivo principal. A disputa na sociedade civil não está mais polarizada partidariamente, mas em termos de ideias e posições de esquerda  e direita.O governo do PT toma muitas posições de direita, isso é fato mais do que óbvio a essa altura.

    Mas a extrema direita está equivocada se acha que com isso pode silenciar o pensamento crítico. MArx NUNCA DEU AULA em universidade nenhuma. Até pelo menos a década de 1930 os marxistas não eram professores universitários, eram militantes intelectuais. Não só os  marxistas, mas  quase todos os militantes de esquerda. Os marxistas até cunharam a expressão pejorativa ‘socialistas de cátedra’ para se refirir aos intelectuais partidários de Bismark.  É melhor estar na’acadimia’, mas ninguem realmente de esquerda vai abandonar sua convicções pela ausencia de um conforto liberal.  No longo prazo a direita vai acabar ressucitando o pensamento critico, verdadeiramente de esquerda e anticapitalista em meio às massas trabalhadoras. A direita continua burra,!

     

     

     

  24. Não foram suficientes os  500

    Não foram suficientes os  500 anos de doutrinação para a subserviência, para a não-cidadania, para desconhecimento de direitos, entre tantos outras negações à sociedade (bem entendido – aquela parte que não fazia parte do 1/5 com o qual o estado se preocupava)? Não foi à toa que acabaram com o projeto de Paulo Freire – de pé no chão também se aprende a ler -, exilaram o homem, prenderam todos que estavam envolvidos em projetos do nosso grande educador. Mais do que amendrontar professores/as um PL dessa natureza pretende mesmo é levar o medo do “comunismo” à sociedade e, no processo, ser apoiado por grande parcela da população, desconhecedora do que é educação em seu sentido mais amplo. É estarrecedor ver a velocidade e cinismo com que estamos voltando ao século 17. E concordo plenamente com todos que cometaram sobre a idiotização que mídia promove impunemente, incluindo a universidade de Hollywwod. Não sei mais se precisamos de paciência ou de uma guilhotina mesmo. 

  25. Mas que diabos! Aonde isso

    Mas que diabos! Aonde isso irá parar? Já virou esculhambação das grossas!

    1) Uma CPI que quer exumar o corpo de um ex-deputado para atestar se realmente o morto está “mortinho da silva”. Imaginemos a cena:

    Depois de aberta o caixão o presidente da CPI alerta que o morto terá direito de ficar calado para não se estrepar. Dá a palavra ao relator. Este indaga:

    -V.Excia está morto de verdade? Quando morreu? De que morreu? 

    2) Um “daputada”, digo, deputado apresenta um projeto de Lei para punir quem doutrinar nossas crianças com a ideologia malsã do PT. 

    E ainda temos a coragem de criar piadas com nossos irmãos portugueses. 

     

  26. E o professor que falar em

    E o professor que falar em meritocracia, por exemplo, na sala de aula, espalhando assim ideologia capitalista liberal, vai prá cadeia? Falou em empreendedorismo, então… banido do país, é isso? Ou a lei só vale para uma ideologia, prá outras não…

    1. O pior da história é que

      O pior da história é que esses parlamentares são pagos com dinheiro público para ficar fazendo essas pataquadas em vez de trabalhar…

       

      Isso, vai lá, vota em privatsta prá ver só… “Vou dar à administração pública a eficiência da privada!”

  27. Comentário.

    Esta proposta é fantástica, um projeto de gênio. Nas escolas públicas, professores mal remunerados em escolas precárias e classes superlotadas darão mostras de “neutralidade”, apresentando,  repito, de forma neutra, a física newtoniana, a seleção natural e a hipótese da criação da vida a partir das organelas, a escravidão, a Revolução Industrial e Lima Barreto. E, também, este “ganho histórico liberal e base da democracia moderna”, que é a vida privada.

    Produzindo uma pessoa materialista, atéia, marxista e a favor das quotas.

    Se for na escola privada de classe média, haverá a traição de classe, cuidado!

  28. Nunca imaginei um dia como este!

    Tenho 71 anos de idade.

    Até na ditadura não vi coisa como essa.

    Nunca imaginei que um dia comno este iria acontecer.

    Fascimo ou Nazismo, apenas sem ditadura.

    Agora, tudo ficará nas mãos do Judiciário.

    A liberdade de expressão é a fonte da verdade.

    Falar em Marx será crime!?

    Prendam, então, professores americanos e europeus.

    Ninguém pode ter medo da liberdade de expressão.

     

     

    1. Trata-se da expansão do

      Trata-se da expansão do conservadorismo no país, onde a direita sem voto pretende capturar votos dos estudantes que completarão maior idade em 2018. Estão atirando para todos os lados com receio da volta de Lula. Não me surpreenderia se algum parlamentar apresentasse um projeto de lei proibindo o voto dos que recebem bolsa família. A insanidade de parte desse congresso não tem limites e ainda mais com o Cunha desejando ser candidato a presidente da república!!!

  29. bertolt brecht

    É dele esta frase:

    “Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.É da imprensa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário.E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence”

    Ah, falar de Bertold Brecht também será crime?

  30. Gente, pra que tudo isso?

    Gente, pra que tudo isso? Toda essa “discussão” seria melhor direcionada com uma medida muito simples: Institua-se a obrigatoriedade do ensino de Filosofia na grade corricular, onde os indivíduos (crianças, jovens e adultos) “aprenderiam” a RACIOCINAR!!!! Simples assim.

     

    PS: Embora pessoalmente só tenha estudado Filosofia em meu curso de graduação, raciocinar É uma necessidade básica para mim desde SEMPRE!

     

    Abraços,

     

    JS – RJ

  31. Basta de tanta burrice; de

    Basta de tanta burrice; de tanto analfabetismo político; de tanto ataque à Última Flor do Lácio; de tanta imbecilidade; de tanta besteira!

    Vão procurar serviço!

  32. A ditadura acabou, e alguns

    A ditadura acabou, e alguns “social-democratas” querem seu retorno. Aliás, nem na época da ditadura havia algo parecido. Quando garoto, tive ótimos professores inclusive nas nefandas disciplinas de “Moral e Cívica” e OSPB.

    Além da liberdade de expressão, existe a liberdade de cátedra. Seguimos currículos, programas de ensino e fazemos planos de aulas, mas damos aulas do jeito que quisermos, e sobre o quisermos, desde que não ofendamos nem prejudiquemos ninguém. 

  33. Olhando assim parece que o PT

    Olhando assim parece que o PT está tentando reviver a Hitlerjünger. Não dá mais pra engolir tanta besteira.

  34. Os próximos passos

    Os próximos passos são: tornar obrigatória a leitura da Bíblia, o ensino do “criacionismo”, o voto de virgindade até o casamento (e talvez depois dele…hehehehe) e o ingresso em programas de cura gay para “suspeitos”…heheheheehe

    Assim caminha a homanidade…

    Saravá!

  35. Cortina de fumaça…

    De um país onde não existe um conteúdo curricular comum, mínimo e exigível em qualquer região, não se deve mesmo esperar qualquer discussão séria sobre educação escolar.

  36. pros dois lados, né?
    Benm.. desde q a análise disso seja pra todos os lados, eu gosto. No estado de SP poucoos ficarão fora da cadeia, uma vez q nas escolas públicas os professores defendem abertamente o conservadorismo ee os partidos da direita e ainda incitam o preconceito nos alunos q tem pensamento diferente. Como mãe de aluna, vi verdadeiras atrocidades na época das eleições e q ainda continuam msm pós eleições.
    Vou assistir de camarote.
    Esse projeto vai além do absurdo. Esses srs deveriam defender o direito ao acesso às escolas, o direito a uma grade curricular igual em toda federação. Deveriaam defender a aprendizagem e a formação de unmcidadão crítico, que pensa sem manipulação das mídias.
    Definitivamente esse conservadorismo excessivo só prova a incapacidade desses srs de governar um país.

  37. O nazismo usava essa técnica.

    O nazismo usava essa técnica. Criar fantasmas de inimigos comunistas para justificar a eliminação de desafetos em geral. 

  38. assédio ideológico
    “Nosso deputado bicudo deveria tomar cuidado com o que propõe: se levarmos a sério uma tal lei as salas de aula terão de ser quase todas fechadas. Não porque os professores são todos marxistas, como diz gente histérica por aí. Mas porque são, em sua maioria, doutrinadores e vendedores de ilusões acerca da ordem capitalista, formadores de carneiros, criadores de fantasias, ratificadores das nossas desgraças…” Aos que se interessarem, leiam uma breve reflexão sobre o tema acessando o link abaixo:https://cesarmangolin.wordpress.com/2015/05/23/uma-reflexao-sobre-a-lei-do-assedio-ideologico/

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