As lições de FHC a Dilma

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sugere que, por questão de patriotismo,  a presidente Dilma Rousseff renuncie ou admita que errou. Não incluiu nas recomendações ajoelhar no milho, vergastar-se em público ou ir a pé até Aparecida do Norte.

Tivesse nível político, a esta altura do jogo estaria nas articulações da governabilidade, o pacto tácito lançado na semana passada entre lideranças empresariais, políticas e alguns gurus suprapartidários, como Delfim Neto, para garantir um mínimo de governabilidade ao país.

Essa ira extemporânea visou apenas dar o troco a esses ignaros que o deixaram de fora do banquete dos sábios.

Fora do governo, nunca teve dimensão para se tornar uma dessas figuras reverenciais, a quem a Nação recorre em tempos de tempestade.

***

Nas eleições de 1998, FHC enganou os eleitores da mesma maneira que Dilma. Garantiu que a política cambial não mudaria. O câmbio explodiu menos de dois meses depois de eleito, provocando no público a mesma ira e desprezo dedicados, agora, a Dilma.

O país ficou com um vácuo de poder similar ao atual. Pior ainda, porque com o câmbio descontrolado. A crise arrebentou com as contas dos estados, a ponto do governador mineiro Itamar Franco dar o calote em um empréstimo internacional.

Os governadores pressionaram FHC para uma reunião palaciana que ameaçava botar mais lenha na fogueira da crise.

***

No dia 9 de fevereiro de 1999 publiquei em minha coluna na Folha o artigo “O imbróglio dos Estados”( http://migre.me/rd6r7), alertando para a necessidade de bom senso e acenando com a tese do “encontro de contas” como definidora do pacto federativo. Essa tese foi levantada no início dos anos 90, propondo um encontro de contas entre Estados e os diversos fundos sociais (INSS, FGTS) visando equilibrar as contas públicas.

***

FHC ficou tão perdido que seu genro David Zylbertsztajn me procurou querendo mais dados que pudessem ser apresentados na reunião com os governadores, porque o aturdimento era tal que FHC não sabia o que oferecer.

Fui a Brasília para uma conversa com o então Ministro das Comunicações Pimenta da Veiga, enquanto outros defensores da tese do encontro de contas procuravam o PFL.

No dia 10 de fevereiro, o artigo “A bola está com FHC” (http://migre.me/rd6zD), insisti na necessidade de um plano de voo. O que escrevi para ele cabe como uma luva para Dilma:

“ Ficando onde está, nessa cantilena interminável de que cortes e mais cortes, por si, irão resolver a questão da crise, será condenar toda a nação ao imobilismo”. E insistia na tese do encontro de contas.

Naquele mesmo dia, Pimenta anunciou o plano em cima das ideias que havíamos conversado.

No dia seguinte publiquei a coluna “Uma saída para o futuro” (http://migre.me/rd6Fw) reportando ao anúncio de Pimenta e prevendo que se não fosse uma mera jogada de marketing, poderia ser o primeiro ensaio para romper com a inércia.

***

Houve a reunião com governadores. O tema encontro de contas serviu para baixar a fervura. Sem a pressão, porém, a ideia morreu pouco depois. E FHC continuou empurrando o país com a barriga, deixando explodir a crise do “apagão”, mantendo a economia em crise por falta de protagonismo.

Nem por isso, julgou ser questão de patriotismo renunciar e passar o bastão a outro.

Luis Nassif

242 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As lições de FHC a Dilma

    Diante da euforia do PSDB na campanha de 2014,  enfatizando que teria as soluções para todos os problemas nacionais, desrespeitando e ridicularizando a governante candidata a reeleição, aguardei com ansiedade que quando a crise se efetivasse. (sim! ela ja se desenhava antes das eleiçoes) o partido se apresentasse com suas propostas, mostrando aos brasileiros o que iriam fazer pelo país, caso governasse.

    Nada aconteceu; pelo contrário, o partido se articulou com mídias opositoras e desencadeou uma onda de denuncias vazias, falsas informações  que inviabilizam  investimentos e o crescimento do país, prejudicando seriamente o Brasil e os brasileiros.

    As lições de FHC e seu grupo hoje não ajudam ao Brasil. Estão num  passado remoto, são recheadas de sentimentos de saudosismo, inveja, rebaixamento, retrocesso e dor de cotovelo. Os brasileiros que acompanham a história politica do país o sabem.

    Míriam Barbosa

  2. Falar em renúncia é bobagem.

    Falar em renúncia é bobagem. A crise econômica é grave, mas não se compara à crise política.

    Estou sem tempo para desenvolver melhor o assunto, mas minha convicção é de que a crise atual é política e atinge todos os “partidos” políticos. No entanto, em um sentido mais exato, o único partido político – sem aspas – , por razões diferentes, que o Brasil conheceu até hoje é o PT. Não há partidos, nunca houve – espero explicar isso depois, estou sem tempo agora – partidos no Brasil. Houve ensaios de partido, como foi o caso do PCB nos anos 1940 e do PTB no anos 1950 e 1960 e o caso de “partidos” que se conceberam como partidos de esquerda e centro-esquerda no Brasil nos anos 1980. Apenas o PT vingou. O PDT poderia ter sido muita coisa, um verdadeiro partido, mas não teve fortuna e não foi. O PPS foi um chiste. O PSB não teve condições de ser nos seus primeiros vinte anos após sua refundação (1985), e quando começou a ter, optou por ser um não-partido. O PSDB foi um truque de marketing. Quem poderia ter feito alguma coisa já o fez e, os que fizeram algo de importante, ou já morreram ou não estão mais no partido. O PSDB é mais uma confederação de caciques do que um partido político, o que, efetivamente, nunca foi. Faz 13  anos que os únicos presidenciáveis tucanos são os mesmos três. Provavelmente continuará assim até que os três tenham morrido. Das maneiras mais estranhas possíveis, o PT se organizou como partido. No Brasil, em um processo que se formou desde a redemocratização, o Congresso e as Assembleias legislativas estaduais se organizaram em bancadas que representam interesses econômicos ou confessionais, não o interesse público e que não seguiam nenhuma linha ideológica ou filosófica. O PMDB se tornou um “partido” – ou melhor, não-partido – grande, em certo sentido, o maior e, em certos aspectos, o mais importante, do Brasil porque se tornou o partido em que tais bancadas se sentem à vontade. Mas o PMDB nunca foi nem é o único partido dessas bancadas. No passado, parte dessas bancadas se sentiu (e se sente ainda) muito à vontade no PTB e no PDS (que virou PPB, agora é PP), e muito mais ainda no PFL. Hoje há também o PR que os acolhe bem. Como também o PPS (quem diria!) e o PSB (quem diria!!!???). Um partido que se manteve como verdadeiramente partido, em toda a sua história é o PT. Poderia citar também o PSOL, que na realidade é um PT em miniatura, com os mesmos defeitos do PT, mas sem suas qualidades. O PCdoB pode ser considerado um verdadeiro partido. Mas o comunismo não é mais hodierno, e vive uma crise de identidade, pois não sabe o que exatamente defender. Mesmo que seja um partido atrativo para uma parcela da juventude, não é capaz de pensar o novo. Seu centralismo democrático não permite, no Brasil de hoje, que se perceba o novo. Como disse, só resta o PT.

    A crise interna do PT vem de longe e é natural e previsível. Os melhores quadros do partido foram para o governo. Ademais, José Dirceu, desde o mensalão, perdeu todo o poder e prestígio no partido, seu grupo desapareceu. E foi Dirceu quem deu ao PT o caráter de primeiro partido político brasileiro. O então presidente do partido em 2005, Genoíno, também caiu em desgraça. Outros nomes de destaque do partido foram para os ministérios, para governos estaduais e prefeituras municipais. Para a administração interna do partido, restou apenas a burocracia interna; gente, no geral, medíocre, incapaz de ter votos e de estar no governo. O PT perdeu também seus intelectuais. A bancada do PT no Congresso é terrível. A maior parte dos congressistas não se identifica com seu partido, estão mais próximos das outras bancadas de interesses não-republicanos. É uma crise grave de identidade. Mas isso não começou em 2015. Creio que Lula era consciente da situação crítica do PT (já era bem crítica, e era a mesma de agora em 2010) quando lançou a menos petista entre os ministros petistas de seu governo para à presidência da República. Era preciso refundar o partido. Lula pensou, me parece, na reformulação do partido, apostou pesado em nomes como Haddad, Pochmann e Padilha. Até agora, Haddad, eleitoralmente, é quem pode levar para frente o PT. O fato é que o PT não tem mais nomes, quadros, não tem mais ideias, não tem mais discussão interna. Isso não é culpa pessoal de ninguém, nem de Lula nem de Dilma, não é responsabilidade do mensalão nem do lava jato. Lava jato é mais sintoma e consequência do que causa. O triste não é o claro conluio entre Ministério Público, PF, mídia e oposição. O triste não é a reação fraca do Estado e a quase completa omissão do governo federal. O triste é a omissão do PT. O PT se omite porque ele está em vias de não ser mais ele, para ser tornar “nada”, um não-partido, como os outros. É natural tal processo de degradação em um partido que está faz tanto tempo no governo. Ser governo desgasta, cansa; é preciso governar o país, em primeiro lugar; o partido ficou em escanteio. São já 12 anos e meio de governo. No final de 2018 serão 16. Talvez esteja na hora, a partir de 2019, do PT ir para a oposição e se reciclar. Mas, para o bem do Brasil, penso que 2018 não é a hora. O que o Brasil construiu desde 1988, que foi ressignificado, reestruturado e reorganizado por Lula a partir de 2003 e que foi melhorado por Dilma desde 2011 não pode ser jogado fora. Infelizmente, a oposição de direita e de esquerda até hoje não demonstrou nenhum sinal de entender as transformações brasileiras nos últimos doze anos. Pensam como se ainda estivéssemos no século XX. Fora da oposição e do PT, pode-se encontrar bons políticos, com visão mais ou menos corretas do Brasil. São poucos, os melhores, a meu ver, são os irmãos Ferreira Gomes, mas que não têm nenhuma estrutura partidária. O único partido brasileiro hoje é o PT. A crise do PT é porque hoje ele se juntou aos demais “partidos”, ou seja, está em vias de se tornar um não-partido, ou melhor, um partido não-político. Nesse quadro só resta Lula. Não quero ser sebastianista nem messiânico, mas parece-me que, no atual contexto, apenas Lula pode preservar o processo que ele iniciou em 2003. Espero estar enganado, porque é triste pensar que um país das nossas dimensões e da importância que tem na América do Sul e no mundo depende de um único homem – que tem uma série de limitações e defeitos, como todos os homens que passaram pelo planeta Terra – e que já está velho e cansado. De toda maneira, 2018 ainda está longe. Espero que o PT se reencontre e renasça sem precisar ir para a oposição e que isso ocorra antes de 2018. O melhor seria que isso ocorresse sem depender de um único homem. Estou pouco me lixando para o petismo e os petistas, mas o fato é que o projeto socialdemocrata iniciado por Lula em 2003 e sustentado pelo PT precisa inexoravelmente do PT. É irrealista pensar em esquerda, centro-esquerda e socialdemocracia no Brasil de hoje sem pensar em Lula e PT. É irrealista também tentar separar Lula de PT.

    Se alguém tem que renunciar, esse alguém é Falcão. Isso sim seria sinal de honradez. 

  3. É mole?  Como já disse um ex-

    É mole?  Como já disse um ex- presidente: “os idiotas perderam a modéstia”. Não faltava mais nada… FHC de Conselheiro da República!? Ô FHC, desde qdo jogar toalha, retirar-se da luta, embaralhar as cartas, etc.. é gesto de grandeza? Pode ser pra tucanos mas pra petistas???? Dilma sabe muito bem o que os militantes esperam dela e, não! Não esperamos, jamais que um de nossos representantes faça esse papel . É Resistência pra ela e pra todos nós. E, FHC, vá procurar uma r…!

  4. Um ladrão acobertado pela mídia devia ficar calado.

    Espera-se demais de quem fez um governo de rapina. Bem ao estilo do saqueador do patrimônio brasileiro.

  5. FHC só existe porque ……

    ainda levamos a sério o que fala, caso contrário já teria passado de principe dos sociólogos para principe dos solilóquios 

    1. Não acho que o levamos a

      Não acho que o levamos a sério. Acho que nos incomodamos porque a mídia usa as asneiras que ele diz ou escreve como lenha pra jogar na fogueira. O que este sujeito diz ou escreve não vale nada, é um sem noção, o problema é a repercussão na mídia fascista. Acho até que ele faz isso por encomenda. Como a globo já tá tirando o corpo fora do golpe, agora  deve ser por encomenda dos golpistas de SP – folha, veja e estragão. Também deve ser uma forma de engabelar os financiadores de 4 campanhas derrotadas sucessivamente, tipo assim: “Olha, a gente tá tentanto, a gente tá tentando, mas a mulher é dura na queda!”

    2. FHC só existe no pig. O

      FHC só existe no pig. O prestígio que desfruta no mundo paralelo da imprensa brasileira é inversamente proporcional ao que o povo da vida real dedica ao dito cujo

  6. Esse senhor se elegeu com os

    Esse senhor se elegeu com os cinco dedos das mãos, ao final ficou maneta; se reelegeu prometendo que era o mais preparado para enfrentar a crise!! Quando a crise chegou estava de férias e teve que voltar correndo, pensando que a crise tinha acabado, voltou ao seu descanso e a crise descambou de vez, quer dizer, não era nem um pouco preparado, foi com o pires na mão e comemorou com entusiasmo um emprestimo tampão do fmi, ao final de seu melancólico desgoverno deixou uma inflação galopante de dois digitos; só quem tem menos de quinze anos ouve o que esse senhor diz, ou quem tem memória curta.

    1. Esse Senhor se elegeu

      Naldo, boa tarde!

      Pior que memória curta, são as memórias seletivas ou relativas. Não sou a favor do FHC ou PSDB, mas a favor da verdade, histórica ou não. Os governos pós-Sarney e Collor herdaram uma inflação que já vinha crescendo desde a política desenvolvimentista implantada pelos governos Militares, no período da ditadura, que descambou para uma hiperinflação com gatilhos salariais mensais, e outros mecanismos paliativos. No governo de transição de Itamar Franco, desenvolveu-se um plano de ação, visando estabilizar a economia, com remédios ortodoxos, já que as soluções heterodoxas e “criativas” dos planos anteriores não haviam resolvido a questão. Os governos de FHC e de Lula fecharam o ciclo, com aquele finalizando a implantação do novo modelo econômico e o deste, mantendo essa conceituação, contrariando os ditames históricos de seu partido.

      FHC herdou uma hiperinflação que tinha potencial para extrapolar os 2.000% ao ano, e entregou ao sucessor, uma inflação de dois dígitos, mas que não chegava nem perto de 20% ao ano, em contraposição às ‘normalíssimas’ taxas de 20% ou mais AO MÊS, dos governos anteriores. Lula, como sucessor, operou uma continuidade de modelo, que trouxe estabilidade institucional e possibilitou ao país e seus empresários, navegarem em um cenário tranquilo, e assim, aproveitar o crescimento impressionante da economia chinesa, e consequentemente exportar mais, principalmente commodities agrícolas e minerais, ampliando nossas reservas de divisas internacionais, aos níveis atuais.

      Lembre-se disso, para conferir legitimidade aos seus comentários. Se gosto do FHC? Não particularmente, mas não posso fechar meus olhos para a realidade.

      Tenha uma boa semana.

  7. Embora os os “jornalões” insistam em dar voz aos que não têm

    mais que ser ouvidos, por falta de credibilidade, de pejo e de responsabilidade política; apesar da crise- para usar o chavão do ano- insisto em seguir aquilo que o ex-presidente FHC pediu, ainda EM EXERCÍCIO,  abramos aspas:

    “ESQUEÇAM O QUE ESCREVI”. 

  8. JANEIRO DE 1999

    Será para sempre um marco histórico de ESTELIONATO ELEITORAL E INCOMPETÊNCIA POLÍTICA.

    Lamentavelmente parece que “fez escola”… 

  9. Este homem não tem um pingo

    Este homem não tem um pingo de respeito pelo Brasil. Os financiadores, nacionais ou estrangeiros, de quatro campanhas presidênciais em que seu partido foi derrotado devem estar cobrando a devolução, talvez com juros, de tudo que “investiram” nestas eleições; vai ver já até venderam estatais e riquezas que agora não tem como entregar. Isto talvez explique o comportamento criminoso que o psdb vem tendo em relação a nosso país. Que pelo menos a história coloque fhc em seu devido lugar, como já fez com Silvério dos Reis e Lacerda.

    http://www.brasil247.com/pt/colunistas/elvinobohngass/193261/Quem-não-é-mais-presidente-é-você-Fernando-Henrique.htm

  10. Engraçado que nessa mesma

    Engraçado que nessa mesma época víamos nas universidades cartazes com fora FHC patrocinados pelos petistas…o mundo dá voltas. E do estelionato eleitoral do FHC para o de Dilma, o povo ficou menos tolerante. Enfim evoluímos.

    1. Lula foi contra o “Fora FHC”, lembra?

      É Zé Borba, nesta mesma época o Lula foi contra o “Fora FHC”. Dizia que a elição havia terminado a poucos meses e tinha que se respeitar o resultado das urnas.

      1. Essa Zé Barba lá lembra de

        Essa Zé Barba lá lembra de alguma coisa? É trollagem rastequera. Basta ver que ele afirma que a Dilma tem o pior PIB de todos os governos da história. Eu einh?

        Deve ser um dos tiozões que botaram os fundilhos para fora. E ainda soltou pum!

    2. Eita zé minusculo

      Este tema foi publicado recen aqui no Nassif. Lula foi contra qualquer ação golpista do PT. Se atualiza antes de escrever bobagem

      1. Opa, mas as semelhanças param

        Opa, mas as semelhanças param por aí. A presidenta tem peculiaridades próprias:

        – Maior rejeição da história

        – Pior PIB de qualquer governo na história

        – Bilhões e bilhões compravadamente roubados. Enfim o pior roubo da história.

         

        Não podemos tirar esse “mérito” da presidenta.

  11. Outra coisa nojenta na

    Outra coisa nojenta na relação fhc e mídia é a reeleição. FHC simplesmente mudou a regra do jogo no intervalo do primeiro e do segundo tempo. Isso é totalmente imoral – mas a impressa não toca nisso, tenta fazer com que seja esquecido. Se fosse Itamar que tivesse feito tal medida, provavelmente toda a vez que a imprensa falasse o nome dele lembraria esse episódio. 

    A única coisa boa que FHC fez e que a Dilma também poderia fazer é chamar ao Nassif pra dar uma orientação (rs). 

  12. Ele fala por si.
    É um
    Ele fala por si.

    É um invejoso de marca maior, um inconformado com o fato do governo de um reles metalúrgico ter sido muito melhor que o seu.

    Entrará ainda na lata de lixo da história.

  13. Jogou para a galera

    Ele só quer se firmar como a musa dos paneleiros. Só isso. O teor do que ele disse pouco importa, desde que ele cause polêmica. Pelo visto, ele conseguiu o destaque que não merecia.

  14. Jogou para a galera

    Ele só quer se firmar como a musa dos paneleiros. Só isso. O teor do que ele disse pouco importa, desde que ele cause polêmica. Pelo visto, ele conseguiu o destaque que não merecia.

  15.  
    Adivinhem a razão pela qual

     

    Adivinhem a razão pela qual a Folha traz hoje em destaque artigo do Marcelo Freixo no qual ele ataca o governo por estar a retroceder nos direitos sociais.

     

    Os golpistas enxergam lá na frente, e com pouca inteligência nunca ninguém se lhes poderá antepor.

     

    A ordem geral no QG golpista é esvaziar as manifestações de 20 de Agosto, dividindo o campo progressista e dando voz às esquerdas descompromissadas para atacarem elas o Governo por seu ajuste econômico. Assim elas dispensam a direita desse desgastante trabalho que lhe seria paradoxal em relação a seu programa neoliberal.

     

    Por tal razão, é preciso, nas chamadas às manifestações do dia 20, dar ênfase à unidade e coesão do campo progressista contra o avanço do golpismo, cuja vanguarda está entregue aos fascistas.

    1. Tem horas que, ficar quieto, é o melhor movimento a se fazer…

      Anote aí: O “DIA 20” É UM ERRO ESTRATÉGICO; SEM “FORÇA” NÃO SE REALIZA “TRABALHO”!

      Abs

      1. Provavelmente você está com a

        Provavelmente você está com a mais límpida das razões. Um amigo meu diz que a manifestação do dia vinte significa entrar num campeonato de manifestações, no qual o governo perderá de dez a zero, ou de sete a um. Mas não há mais o que fazer,o convite está nas ruas e só resta aderir. Deveria pelo menos haver alguma particularidade, alguma diferenciação, que afastasse a semelhança e, assim, afastasse a comparação quantitativa entre as duas manifestações, jogando a comparação para o lado qualitativo. Outra coisa ruim será a identidade simbólica da passeata do dia 20, tendente a ter a cor vermelha, enquanto os marotos fascistas se apoderaram das cores verde e amarela. As bandeiras nacionais, estas devem ser de presença obrigatória e deverão estar em quantidade dobrada da quantidade presente na passeata coxinha. Não podemos permitir que os ffascistas se apoderem do maior símbolo nacional. 

        1. Severino, a irracionalidade está nos dois campos

          Não é só do lado da direita que os animos estão acirrados e, quando falha o diálogo, inexiste a razão.

          Se a “disputa de passeatas” for agregada aos temas políticos e as circusntâncias promoverem um confronto (e pode haver gente interessada nisso, não se iluda), HÁ RISCO REAL DE SE “TOCAR FOGO” NA NAÇÃO !!!

          Imagine a hipótese de um “ataque terrorista” a uma passeata, ou uma batalha campal entre croquetes e coxinhas…

          Não é prudente provocar as massas com partidarismos; a história está coalhada de exemplos disso, todos NEGATIVOS.

    2. Justamente, caro Severino.

      Justamente, caro Severino. Nesse momento me parece mais importante garantir apoio ao governo do que criticá-lo. Toda crítica, mesmo a mais bem intencionada, será útil aos golpistas, inclusive a que prega confronto direto do governo contra os prórios golpistas. Essa, a propósito, tenho a impressão de que é a pior de todas: um confronto é tudo o que desejam os golpistas, que, como já se viu e se vê em suas manifestações, não hesitam em lançar mão de ilegalidades e violência. Além dos non sense, em que facilmente se incluem absurdos como a viagem dos golpistas à Venezuela.

      Tenho a impressão, pelo que a gente tem de registro histórico, de que se Dilma tiver a garantia do apoio popular massivo não terá que ceder tanto nem à mídia nem ao capital não-produtivo. Projetos como a regulação das empresas de mídia e o Projeto Nacional de Participação Popular, por exemplo, já estariam funcionando. Mas eis a sinuca de bico: depender da mídia para regulação da mídia… De toda forma, é só dar uma olhada nos projetos propostos por iniciativa do governo antes do assédio que se segiu à reeleição de Dilma e verificar se o que interessa a esse governo é fomentar a participação de todos na prosperidade da nação como um todo ou não, se é manter os poderes político e econômico centralizados e, portanto, limitados e restritos.

  16. Data venia, Nassif, a diferença é brutal

    Nassif forçou. Se referir a FHC como alguém que não tem “nível político” soa como um delírio nesses tempos de absoluto – e perigoso – vácuo de poder. Dilma está conseguindo a proeza de fundir em si as figuras de Jânio e Collor. Além disso, os eventos a que você se refere ocorreram no primeiro mandato do FHC, certo? O movimento atual é radicalmente diferente: a virtual pulverização da legitimidade de uma presidenta recém-reeleita. E isso numa celeridade e dramaticidade que somente os historiadores do futuro saberão analisar.

    Nassif, que tal um comentário teu ao artigo do Mansueto, do Marcos Lisboa e Samuel Pessoa no “Valor”? Tá lançado o desafio.

  17. “Fora do governo, nunca teve

    “Fora do governo, nunca teve dimensão para se tornar uma dessas figuras reverenciais, a quem a Nação recorre em tempos de tempestade.”

     

    Bingo. Realmente FHC foi reiteradamente ignorado em todas as decisões relevantes da politica nacional desde que saiu da Presidência. 

    Se olharmos mais atentos, nem no PSDB ele apitou. Só frases soltas que ninguém dá bola. Ele vai tanto na maré que nem o partido dele sente segurança no que diz.

  18. Não é de hoje o FHC se arvore

    Não é de hoje o FHC se arvore como o “guru” da crise.

    Todas as vezes em que uma se aponta no horizonte – real ou imaginária – a grande mídia, sedenta de sua sapiência,  recorre as suas preciosas e prescindíveis opiniões…afinal ele nos deixou um grande legado(?!) após seus dois sucessivos mandatos.

    Esses senhor é um ressentido.

  19. Fhc tem lições a dar sim

    Ensinar a roubar e sequer ser investigado é a única lição que esse verme tem a ensinar. Nisso realmente ele e o Psdb são hour concour. 

    Dilma não tem interesse nenhum em aprender.

    No mais esse demente, decadente , corrupto e invejoso só causa nojo.

    “Fora do governo, nunca teve dimensão para se tornar uma dessas figuras reverenciais, a quem a Nação recorre em tempos de tempestade.”

    E dentro do governo esse imundo teve dimensão maior ou melhor que uma ratazana?

    http://blogdobriguilino.blogspot.com/2015/08/dilma-invocada-responde-ao-decadente.html

     

     

  20. FHC

    E como já falei outras vezes, o povo tem memoria curta se e que tem senão vejamos:

    Tudo comesou com DOM JOÃO VI, o maior corrupto que o Brasil  já teve Depois vieram os militares, Sarney, Collor,FHC(que deixou o Brasil de quatro para o FMI) todos eles sendo pedido de volta pelos panelaço

    A nossa cultura alem de desmemorizada não tem consistência, não tem História, não tem tradição não tem formação

    Vejam o que formamos alem de políticos corrupto (ladrão)médicos, advogados engenheiros até professores despreparados

    Tudo isso que estamos passando sera esquecido

    1. Amigo, não é gabando não, mas

      Amigo, não é gabando não, mas você está próximo de levar o Guiness do viralatismo fundado em história escrita nas coxas. Não falo nem na História horrpilante da Europa. Para ficarmos no Novo Mundo, leia com atenção a História dos Estados Unidos, sobretudo a sua história do mundo financeiro e empresarial. Você verá que a corrupção do Brasil é um pecadilho venial frente aos descalabros que levariam qualquer país às profundas dos infernos, sem nenhuma apelação.

  21. Quando ouvi no rádio,

    a caminho do escritório mais essa boutade fernandiana, vim lembrando tudo o que você escreveu neste post, Nassif. Pensei: “meu Deus, esse senhor está retratando seus mandatos e estelionatos eleitorais e pedindo que outro presidente faça o que ele não fez”.

    Então, só me restou ser raso, como tenho sido ultimamente com essa figura: “Exerça sua antológica preguiça pós-70 e vá namorar no Pátio Higienópolis”.

  22. FHC poderia contribuir muito

    FHC poderia contribuir muito mais com o Brasil, calando a boca e pedir desculpas à Nação por ter quebrado o Brasil e não repor as perdas salariais que a inflação devorou durante seus mandatos; o segundo fruto de uma manobra hostil que, segundo a imprensa, foi fruto de compras de votos para mantê-lo no poder; em outras palavras: MENSALÃO. Vendas de estatais (Vale do Rio Doce) com denúncia de propinas, sem qualquer tipo de apuração…..

    É um homem letrado, não resta dúvida, porém nem isso o cacifa para tecer críticas ao atual governo, pois quando governou pisou, ele e seu partido, num mar de lamas de modo que não é lícito a ele criticar quem quer que seja.

  23. FHC poderia contribuir muito

    FHC poderia contribuir muito mais com o Brasil, calando a boca e pedir desculpas à Nação por ter quebrado o Brasil e não repor as perdas salariais que a inflação devorou durante seus mandatos; o segundo fruto de uma manobra hostil que, segundo a imprensa, foi fruto de compras de votos para mantê-lo no poder; em outras palavras: MENSALÃO. Vendas de estatais (Vale do Rio Doce) com denúncia de propinas, sem qualquer tipo de apuração…..

    É um homem letrado, não resta dúvida, porém nem isso o cacifa para tecer críticas ao atual governo, pois quando governou pisou, ele e seu partido, num mar de lamas de modo que não é lícito a ele criticar quem quer que seja.

  24. Renuncia………..

    Talvez FHC tenha aprendido com seus erros.

    Não justifica comparar governos, mas a verdade é que o desastre já aconteceu e filosofar criticando o ex-presidente não vai colocar o pais nos trilhos.

    O Governo petista colocou o pais a bancarrota, com mentiras, desmandos e roubalheiras nunca vistos na era republicana e se vergonha na cara tivesse, renunciaria SIM!

    1. Qual desastre mané?!

      Qual é o desastre?! A verdade é que o PSDB quer entregar o nosso Pré-sal para Chevron de graça e com isso acabar com a Petrobras. Que o diga o Serra, que está falando abertamente sobre um possível impitimam da Dilma. Esse cara, como diz o Paulo Henrique Amorim, nunca teve uma ideia original. Da mesma forma é o FHC que foi um intelectual de araque.  Na realidade sempre serviu aos interesses internacionais, nunca ao Brasil. Se a Dilma é incompetente o que posso dizer dos tucanos que sempre que assumem governos,  deixam terra arrasada por onde passam! Dilma vai renunciar no inicio de 2019. Portanto, Dilma fica!!!!!

  25. FHC tem muito o que ensinar a
    FHC tem muito o que ensinar a Dilma… O mais emblemático entreguista da desnacionalização de setores estratégicos do Brasil, um artista no sucateamento da infraestrutura nacional… realmente, roubar é uma arte!

  26. Do que o Brasil precisa

    É engraçado nossa imprensa…..fala como tivesse a receita para resolver nossos problemas….haja jornalistas de plantão para fazer isto.

    ___Nosso país precisa é de credibilidade….quando a corrupção e a criminalidade diminuirem para níveis suportáveis, casos esporádicos e as punições para esses casos forem exemplar, a credibilidade volta e o país por si só vai corrigir muito dos nossos problemas ecnonômicos.

    Do jeito que o nosso país é conduzido, administrado, não existe a mínima possibilidade de melhorias sólidas das nossas instituições, seja qual ela for.

    Precisamos de um choque de moralidade!!! País que não tem moral, ética, punidade….é um país do quarto, quinto mundo….é só olharmos para o resto que poderemos nos identificar com muito desses outros países.

  27. Velho gagá sem

    Quem esse cara pensa que é? Nunca fez nada que prestasse pelo Brasil e agora se coloca como paladino da salvação. Suas declarações são medíocres, ou melhor dizendo, estão para lá de medíocres. Nem ele nem ninguém do PSDB tem moral e/ou ética para recriminar a quem quer que seja. Essa corja safada deveria ficar em seus ninhos e aguardar novas eleições para que com seus argumentos ultrapassados e/ou novos argumentos possam concorrer à presidência. Aí talvez consigam alguma coisa, se o povo ainda estiver alienado.

  28. “FHC enganou os eleitores da mesma maneira que Dilma”

    É muito bom para a Dilma o alvoroço kitsch da extrema direita na mídia e nas ruas, porque lança uma cortina de fumaça que encobre a absoluta rendição do governo Dilma II à agenda da direita não-extrema, pela disposição que esse governo – grupo que nem se pode dizer ao certo que é do PT – tem de fazer qualquer coisa para se manter no poder.

  29. FHC dando conselhos a Dilma?

    FHC dando conselhos a Dilma? Inútil. Ela não entende e não tem humildade para perguntar a assessores mais capacitados…

  30. O Incompetente de sorte.

    Com tudo o que lí, e lembrando de como era a economia, a inflação, a moeda nacional, antes de FHC. Fico imaginando como seria o Brasil se ele fosse competente. Porque sendo incompetente, ladrão, preguiçoso, invejoso; ele entregou ao seu sucessor uma inflação de menos de 5%, uma moeda consolidada, uma economia estabilizada, os sumidouros de dinheiro público, chamadas de estatais (alias tem uma que esta vertendo rios de dinheiro até hoje), fechados; tirou o país de um atraso tecnológico de dez anos, e outras burrices que ele cometeu. Como seria o Brasil sele fosse competente ?!

    1. resposta a Antonio Nascimento

      Quero saber em que país você vivia na era FHC Antonio, nem maquiando a inflação da época ele conseguiu manter nos 5%, todos sabemos que estava mais que o dobro e com o salário beirando os mínimos 100 dólares, o nordeste passando por extrema miséria e mesmo aqui em SP muitos passavam fome por estarem desempregados e um simples saco de arroz já custava 7 Reais na época. Hoje temos promoções de arroz à pouco mais de 6  Reais anunciados na tv para todos verem e o salário mínimo ultrapassa os 700 Reais e com o diferencial que pobre agora faz faculdade e ainda recebe por isso, viaja de avião e etc…

      O povo está reclamando agora porque o Governo do Lula foi explêndido e ficamos mal acostumados com tanta opulência e na primeira crise financeira estamos tentando culpar a Presidente. Quanto à corrupçao que vemos hoje, a única diferença é que vemos hoje e antes era encoberta. Todos sabiamos que havia, mas não tinhamos noção de quanto vazava pelo ladrão pois não se investigava e muito menos se puniam os autores, mais um diferencial do Governo atual.

      1. Dificil entender?

        Como é dificil pra petista entender que um Governo é sequência do outro, que mandato presidencial não é como videogame, que dá Game Over pra um, e o outro entra começando do Zero. Lula não começou do zero, pegou o país muito mais organizado que FHC, com moeda forte, confiança do mercado estabelecida, algumas reformas essenciais realizadas, e outras não, em função do PT que era contra tudo. Bons resultados em questões econômicas e sociais não aparecem a curto prazo, e muito do que FHC plantou, quem colheu foi Lula, que foi inteligente em manter as mesmas diretrizes de FHC na gestão econômica, ignorando o que antes pregava, quando oposição. Entendam de uma vez por todas, o Governa Lula é sequência do Governo FHC, com muito mais semelhanças que diferenças, portanto não há como defender um atacando o outro.

  31. Discordo. 
    A maior lição de

    Discordo. 

    A maior lição de FHC para Dilma é sobre a maldição da vida e a benção da morte.

    Abençoados foram Montoro, Covas, Ruth Cardoso e Florestan Fernandes que não sobreviveram para ver FHC por ser abduzido por nazistas.

    Ha, ha, ha… Há uma década FHC estava decadente. Na atualidade ele se tornou amaldiçoado por uma existência longa e que perde o sentido cada vez que abre sua bocarra murcha. 

  32. Comentário

    FHC MUDA DE OPINIÃO IGUAL CAMALEÃO MUDA DE COR … A GENTE TEM QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A IDADE DO CAMARADA …. OU SEJA NÃO DEVEMOS LEVAR A SÉRIO O QUE ELE DIZ …  ELE VAI  DIZER  PARA DILMA QUE  QUEBROU O BRASIL  3 VEZES E AINDA SAIU POR CIMA DA CARNE SECA …..

  33. O tempo pai de todos.

    Quando FHC deixou o planalto, ainda acreditava que tinha sido vítima das circunstância, e que o congresso o acharcava pelo congresso e um azarado por causa das crises, defendia que as privatizações era o custo disso tudo, mas o tempo desmascara, deixa nú as pessoas, então FHC mostra a todos do que ele é capaz, vende-se aos holofortes da mídia, virou o representante da maldade popular-eletista de São Paulo da marcha da familia. 

    Quando perdeu para o Lula, FHC tinha a certeza de que seria conclamado sua volta, alias Lula era o analfabeto, como não aconteceu e pior para ele, os governos do Lula foi o melhor que a população experimentou, a amargura tomou conta da sua alma. Pobre professor da USP foi minimizado por um metalúgico do ABC, um retirante nordestino, poderia virar um filme, uma peça de teatro, um humor negro.

    Apequenou-se em todos os sentidos. Para queria ser um Franklin Roosevelt ou Winston Chuchill vai entrar para a hitória como um Calígulas, dar a plateia sangue para manter-se no poder.

  34. É por esta e por muitas

    É por esta e por muitas outras que sou leitor assíduo de Luis Nassif!!

    Ah, sim! Jorge Furtado lembra na TV Carta que Renan Calheiros foi Ministro da Justiça de FHC, portanto chefe maior da PF – mais um exemplo de raposa tomando conta do galinheiro … Quanto lamento Lula ter defenestrado o delegado Paulo Lacerda, impoluto delegado … Triste Brasil!!

  35. TUCANO NÃO TEM

    moral para falar em credibilidade competência, em nada. É só estudar os Governos de FHC, e dos Governadores José Serra e Geraldo Aidimim.

           Já quem ninguém escreveu sobre fatos importantes, eu escrevo. Esse ataque a Pres. Dilma é próprio de quem tem a personalidade violenta. FHC espancou e quebrou o braço da mulher dona Ruth Cardoso, ofendeu e mandou embora a amante que estava grávida.

    1. Mas não dele!

      Grávida sim, mas não dele!

      O “rapazola” é tão tolo que, anos depois, na undécima hora, reconheceu a paternidade do filho que o outro fez…

  36. Nao ha questao nenhuma!
    Simples! Uma bandeira.
    A oposicao ou os loucos do contra ao PT, Lula, Dilma e a democracia social ficaram com uma mao na frente e outra na bunda! Sem uma intervencao politica, sem uma intervencao do judiciarios e sem o apoio popular, que aliais nunca tiveram. Sem uma unica bandeira para mudancas agora e um risco serio de Lula chegar em 2018 tranquilamente, visto as intrevistas no YouTube dos brasileiros que assistiram as manifestacoes de domingo e nem sei se nome correto hoje,nem sei mais como defini-los, estao o que restou?
    A renunciacao.
    Unica saida viavel politica para esta turma hoje e para uma mulher fragil.
    Conhecem este filme, um sujeito fazendo cena de suicidio em um predio alto para chamar atencao, nao me lembro de que causa, o povo foi juntando, juntando e comecaram a gritar, joga, joga e o sujeito se jogou.

  37. O PSDB estar doente pelo

    O PSDB estar doente pelo poder, mais nos Brasileiros colocamos nas maos limpas da Dilma ja escolhemos, estamos passando por motivos dificies como todo o mundo ninguem fala que ha 10 anos os Estados Unidos nao consegue sair da crise. Democraticamente a Dima é a nossa presidenta dexem ela trabalhar.

  38. A idade não trouxe sabedoria

    A idade não trouxe sabedoria a FHC. Continua inconveniente, não age como um estadista no momento que o país mais precisa de serenidade. Oportunista, o professor com sua empáfia habitual põe mais lenha na fogueira. Lamentável.

    1. Serenidade falta a você

      Com o PT no poder você tem coragem em falar em serenidade…é o que falta nesse governo a mais de 4 anos..temos uma presidente que não governa mais…e esta lá ainda porque não admite largar o poder!

      1. FHC não é a pessoa indicada

        FHC não é a pessoa indicada para sugerir renúncia. Vivemos a desgraça da reeleição graças as manobras  desse “ilustre” cidadão. O Brasil seria outro sem a reeleição. Não votei no PT, mas entregar o poder ao PMDB de Renan, Temer  e  Cunha será muito pior, mas os “notáveis” do PSDB não entendem desse modo.

      2. Está lá para cumprir um

        Está lá para cumprir um mandato constitucional para o qual foi legitimamente eleita.

        O PT e o governo tem sido até serenos demais, quase apáticos diante dos ataques orquestrados do qual tem sido vítima, está precisando de mais sangue nos olhos e mobilização, a militância aguarda ansiosa que a direção do partido esteja disposta a fazer a disputa política nas ruas.

  39. FHC…
    Até onde me recordo, nem Geraldo Alckmin, nem José Serra, nem Aécio Neves deram espaço a este senhor durante suas diversas campanhas…. Não consigo entender porque nossa mídia dá. O que ele diz, não se escreve nem na areia da praia em dia de maré baixa.

  40. FHC representa bem quem foi

    FHC representa bem quem foi às ruas no domingo: uma massa hipócrita e narcisista. ELe finge que sofre de amnésia. Deveria expor os números de seus governos (desemprego, inflação, taxa de câmbio, crescimento) e mostrar se tem condições de dar lições em alguém.

    Lembra da compra de votos da reeleição? Da privataria? Do engavetador geral? 

    Para o cínico falta memória.

    FHC é cínico. Representa bem o povo que foi às ruas tirar fotos co policiais e pedir intervenção militar, impeachment e coisas do tipo.

    Aécio não teria melhor tutor. Como governador não exibe uma obra para chamar de sua, exceto o aeroporto na terrinha da família.

  41. Concordo com o FHC quando

    Concordo com o FHC quando defernde que Dilma deveria renunciar. Ela hoje já não governa, todos sabemos que o PMDB manda no congresso, e ela não tem força política de reunir uma maioria para ter a dita “governabilidade”. A questão é que ela não está preocupada com o País, seu único objetivo hoje é se manter no poder para tentar salvar o PT, que está morinbundo. A esquerda brasileira está perdida, sem rumo, sem um partido de massas. O PT destruiu tudo isso com suas alianças do “toma cá dá lá”. Resta ao PT a esperança Lula, mas acho que uma onda conservadora vai arrasá-lo. A saída da renuincia afundaria o PT de vez, mas abriria espaço para a criação de novas forças de esquerda, limpas das influencias de Lula e José Dirceu. Esquerda inteligente, honesta, não aquela que se diz socilaista mas governa de forma neoliberal. Mas, a Dilma não teria a grandeza de renunciar, e segue apoiada pelos petistas que tem uma única forma de desculpar os erros do partido, voltando sempre ao passado, condenando FHC, PSDB, etc, com se disesse, nós fizemos “m…rda”, mas eles também. Como se uma coisa justificasse outra.

    1. De novo o papo da esquerda

      De novo o papo da esquerda dos “bons”, gostaria muito de saber quem são os “bons”, com essa indigência de análise percebemos que  está difícil achar vida inteligente na esquerda anti petista.

      Geralmente esses “bons” de esquerda fazem o jogo dos “bons de direita.

  42. Por razões de patriotismo

    Por que razões, senão as de um exógeno patriotismo ainda fala? Ah! Prêmio Kluge! Ah! Os afagos ao ego infinito e imorredouro! Mas o (este sim) imortal Machado de Assis diria que FHC é como Capitu: “um modelo de dissimulação e cálculo”. Eu, mortal, modestamente, repito: – “FHC, antes que eu me esqueça, fh..-c !”

  43. Bem, tudo isso sobre FHC pode

    Bem, tudo isso sobre FHC pode ser verdade, mas em  nenhum momento me lembro do PSDB ter montado uma quadrilha pra desviar bilhões das estatais e enriquecer seus partidários. É exatamente por isso que a população está na rua pedindo a cabeça do PT. O PSDB, quando demonstrou incompetência pra gerenciar o país, foi punido nas urnas, mas ninguém foi pras ruas com boneco gigante do FHC vestido de presidiário.

    1. Burraldo, desinformado. Na

      Burraldo, desinformado. Na primeira campanha dele, o FHC comprou uma fazenda. Ao sair do governo comprou um apartamento de 6 milhões de reais na rua Rio de Janeiro, dizendo ter pago 1 milhão. Sua primeira palestra teve cachê de 150 mil dólares bancados pela Ambev, vergonhosamente beneficiada na compra da Antárctica. Burraldo! Ele não foi desmascarado porque manteve um PGR que engavetava tudo.

      1. Burraldo….. JBzinho

        E PORQUÊ A OPOSIÇÃO DAQUELA ÉPOCA, (PT E SEUS ALIADOS) NÃO TIVERAM CORAGEM DE DENUNCIAR E FORÇAR A INVESTIGAR TAIS REGULARIDADES ? FORAM INEFICIENTES OU CONIVENTES ?

    2. PRIVATARIA TUCANA

      Leia o livro Privataria Tucana.

      Agora, se não houve investigação era porque o PF, MP estava aparelhada pelos tucanos e colaboradores.

      1. E porque…

        … a PF republicana do PT, que está há 12 anos no poder, não investigou a Privataria Tucana?

        Quando o livro do Aloísio Biondi foi lançado, havia denúncias para serem investigadas… e o governo estava com popularidade em alta…

        O que aconteceu? O verdadeiro problema do PT: a covardia!

        O PT achou que poderia mudar o país sem confronto com Globo e com o passado.

        Hoje paga o preço.

        Sinto muito, mas enquanto isso não for passado a limpo, os Tucanos sempre serão os heróis desse povo que paga a maior tarifa de telefone do mundo… e vão achar o máximo porque antes eles declaravam o telefone no Imposto de Renda e vão atribuir essa mudança às privatizações e não ao avanço tecnológico.

        Mas o PT foi e é covarde até hoje. Esse é o real problema.

      2. De que adianta citar o livro

        De que adianta citar o livro se não leu? O último capítulo é inteiro dedicado ao PT. Mais precisamente, como o PT de SP liderado por Palloci Dirceu e cia. servia de fonte para a Veja contra Dilma, durante a campanha presidencial de 2010, e como fizeram de tudo para destruir Pimentel e quaisquer outras lideranças que tentassem desempenhar papel mais influente na campanha e no governo posterior. O próprio autor conta como perdeu o emprego e foi processado por conta dessas manobras. Se for se basear na sua interpretação do livro, eu dira que o PT de SP estava aparelhado por tucanos e colaboradores também.

    3. Você tem memória fraca, ou

      Você tem memória fraca, ou era muito criança na época do reinado de fhc, ou é muito desinformado ou está apenas se fazendo de bobo.

      1. Eu tinha 32 anos quando o PT

        Eu tinha 32 anos quando o PT assumiu, contando com meu voto, inclusive. Estava cansado da bandalheira tucana e paguei pra ver. Se ainda estou desinformado sobre a gestão petista, por favor, alguém me informe melhor, porque até agora acho somente que fui vítima de uma poderosa quadrilha. Atualmente, no Brasil, parece que somente uns 8% da população é que são bem informados. 

    4. Em que mundo você vive??

      O PT desviou bilhões??? Conta outra! Os tucanos desviaram trilhões do Brasil e continuam cometendo seus crimes impunemente! São blindados pela mídia e judiciário. Tem o caso Banestado com o envolvimento do PSDB/DEM, em que foram desviados do então Banco do Estado do Paraná, mais de R$ 30 bilhões. O Youssef era o mesmo delator. Nesse caso ninguém foi preso ou teve de devolver qualquer centavo que fosse. Tem o livro “A privataria tucana” que comprova o desvio de mais de R$100 bilhões do Brasil pelo PSDB e associados. Além da tentativa e privatizçãoem parte da Petrobras, que seria vendida por  apenas R$14 bilhões, já que o desgoverno FHC a desvalorizou com a finalidade de vendê-la a preço de banana. Foi nessa época que afundou uma plataforma (P-36) avaliada em mais de R$2 bilhões, com a morte de vários trabalhadores. Outra questão são as privati-doações desse desgoverno. A mais estarrecedora foi a entrega da empresa Vale do Rio por apenas R$3 bilhões, quando valia pelos menos R$100 bilhões. Além disso, os empréstimos para essas vendas a multinacionais eram feitos pelo BNDES. Nessa  época é que deveriam ser investigadas as ações nefastas dentro do BNDES não foram feitas. Só pelas ações nefastas acima mencionadas, e existem muitas outras, FHC e seus asseclas deveriam receber a prisão perpétua.No entanto, é o Lula que mais divisas trouxe o Brasil que querem prender!!!!!

      1. Se vc prestar atenção ao que

        Se vc prestar atenção ao que escrevi, verá que eu não estou defendendo o FHC nem o PSDB. Apenas disse – e repito – que o assalto petista aos cofres públicos é um fato sem precedentes no mundo. Se você acha que isso é uma  mentira, não serei eu a tentar convencê-lo. Cada um pode achar o que quer do mundo. Tem gente que acha que o homem nunca pisou na Lua, que isso foi invenção da CIA e de Hollywood. Outros acreditam no PT, como eu acreditava até 2005.

  44. Deplorável !!!

    Deplorável atitude de um ser muitíssimo idoso, que demonstra nada ter aprendido na vida. Um ex presidente, que muitos erros cometeu e que hoje faz tudo para agravar uma crise que é muito mais política do que econômica. Com essa atitude demonstra que também age para desestabilizar nosso país. Mas o que esperar de um ex presidente que, fora do Brasil, sempre tenta denegri-lo?  É deplorável esse comportamento para um jovem, e muito mais para um senhor que já passa dos 80 anos. Fernando Henrique traduz-se em vergonha para os brasileiros. 

  45. Abraço de afogados

    O socialismo e sua prima envergonhada, a social democracia, estão num verdadeiro abraço de afogados. Desde 88, com a tal da Constituição Cidadã (um valhacouto de corporativismo travestido de direitos ao cidadão que, na prática inexistem), bem, desde 88 a tal da Constituição Cidadã elevou a carga tributária de 22% para 36% do PIB. E continuamos quebrados – vejam, historicamente, nosso período superavitário é de menos de 10 anos!

    A utopia esquerdista é exatamente isso: utopia, um lugar que não existe. No Brasil, nem prisões decentes foi capaz de oferecer (o que seria de se esperar, uma vez que vários ali inflam o peito de orgulho por terem sido presos). Ao contrário – os esquerdistas ficaram milionários e deram as costas ao sistema carcerário. Churchill (um conservador, ora vejam!) dizia que se pode medir uma civilização pela forma como trata seus presos. Que grau de civilização tem essa turma? Que tipo bússola moral os guia? Estão há 30 anos no poder – tempo tiveram. Mas interesses eram outros, certo?

    Os nossos aiatolás do bom mocismo, a esquerda brasileira, preferiram fazer estádios de futebol e uma Olimpíada a dar dignidade aos presos brasileiros. Pior: endividaram a população e estão saindo do governo MILIONARIOS.

    Ah sim – e para limpar a sujeira econômica, chamam um liberal… A cara de pau não tem limites…

     

  46. Qual foi a mentira da Dila

    Qual foi a mentira da Dila comparável à de FHC? La diferença é enorme. E se ocultou parte do problema sinalizou a necessidade de mudança já que mudou o ministro da fazenda durante a campanha. Se isso não é reconhecer dificuldade o que é?

    1. Ô galinha verde, li o

      Ô galinha verde, li o seguinte:

      Nas eleições de 1998, FHC enganou os eleitores da mesma maneira que Dilma. Garantiu que a política cambial não mudaria. O câmbio explodiu menos de dois meses depois de eleito, provocando no público a mesma ira e desprezo dedicados, agora, a Dilma.

      O país ficou com um vácuo de poder similar ao atual.

      Tire a farda e aprenda a ler, burraldo.

  47. DILMA X FHC X NASSIF

    Por que a Dilma não chama o Nassif como fez o genro do FHC??? Collor caiu porque não tinha apoio do Congresso. Quis governar sozinho. Dilma ainda tem apoio do Senado por iniciativa do Renan (ave de rapina com quem tem que conviver politicamente) e não tem da Câmara ou de seu presidente (outra ave de rapina). Das indecisões da Presidenta e do oportunismo do PMDB o país vai a cada dia perdendo a credibilidade. Dizer que reuniu-se com a sociedade organizada (MST, UNE, CUT, Sindicatos e partidos da base) não mudará o clima que dá governabilidade até mesmo porque existe muito fogo amigo nesta base. É preciso reunir-se com a oposição e pedir sugestão. Se derem e forem úteis, ótimo para o Brasil. Se não derem, que se divulgue que a oposição não tem idéias que ajudem. Quando falo de oposição não falo de partidos políticos mas dos movimentos sociais que vão às ruas (Vem pra Rua, Movimento Brasil Livre e outros), até mesmo porque se prestarmos atenção veremos que estes movimentos não tem partido políticos e são em sua maioria formados por jovens. A munição que estes jovens tem é a revolta pelos graves casos de corrupção cuja culpa é atribuída ao PT e sua cúpula incluindo aí a Presidenta, Lula, José Dirceu e outros de menor expressão.

    Precisamos então separar e URGENTEMENTE o joio do trigo. O próprio PT poderá ajudar muito se repudiar e afastar de seu quadro aqueles julgados e condenados pela justiça. Ficar, por solidariedade, apadrinhando esta corja, só piora o quadro, e os jovens, ainda em processo de aprendizado, ficam cada vez mais convencidos que o governo todo juntamente com todos os políticos são realmente bandidos.

    Aos radicais de ambos os lados: não podemos matar esta vontade cívica dos protestos. A nossa juventude atual é diferente da juventude passiva da entresafra vivida entre os movimentos contra-revolucionários dos anos malditos e da reconquista da democracia. Reconquistada a democracia, resta saber o que fazer com ela.

    Ah! FHC, Lula, Dilma, Renan, Cunha, Aécio, Alkmin, e outros tantos são mortais e um dia vão morrer, inclusive nós. E que país deixaremos para quem vem depois?

  48. DILMA X FHC X NASSIF

    Por que a Dilma não chama o Nassif como fez o genro do FHC??? Collor caiu porque não tinha apoio do Congresso. Quis governar sozinho. Dilma ainda tem apoio do Senado por iniciativa do Renan (ave de rapina com quem tem que conviver politicamente) e não tem da Câmara ou de seu presidente (outra ave de rapina). Das indecisões da Presidenta e do oportunismo do PMDB o país vai a cada dia perdendo a credibilidade. Dizer que reuniu-se com a sociedade organizada (MST, UNE, CUT, Sindicatos e partidos da base) não mudará o clima que dá governabilidade até mesmo porque existe muito fogo amigo nesta base. É preciso reunir-se com a oposição e pedir sugestão. Se derem e forem úteis, ótimo para o Brasil. Se não derem, que se divulgue que a oposição não tem idéias que ajudem. Quando falo de oposição não falo de partidos políticos mas dos movimentos sociais que vão às ruas (Vem pra Rua, Movimento Brasil Livre e outros), até mesmo porque se prestarmos atenção veremos que estes movimentos não tem partido políticos e são em sua maioria formados por jovens. A munição que estes jovens tem é a revolta pelos graves casos de corrupção cuja culpa é atribuída ao PT e sua cúpula incluindo aí a Presidenta, Lula, José Dirceu e outros de menor expressão.

    Precisamos então separar e URGENTEMENTE o joio do trigo. O próprio PT poderá ajudar muito se repudiar e afastar de seu quadro aqueles julgados e condenados pela justiça. Ficar, por solidariedade, apadrinhando esta corja, só piora o quadro, e os jovens, ainda em processo de aprendizado, ficam cada vez mais convencidos que o governo todo juntamente com todos os políticos são realmente bandidos.

    Aos radicais de ambos os lados: não podemos matar esta vontade cívica dos protestos. A nossa juventude atual é diferente da juventude passiva da entresafra vivida entre os movimentos contra-revolucionários dos anos malditos e da reconquista da democracia. Reconquistada a democracia, resta saber o que fazer com ela.

    Ah! FHC, Lula, Dilma, Renan, Cunha, Aécio, Alkmin, e outros tantos são mortais e um dia vão morrer, inclusive nós. E que país deixaremos para quem vem depois?

  49. Quem é FHC para dar lição em DILMA

    Estes politicos não tem jeito. São uns bando de sanguesugas, veja só FHC querendo dá lição de moral, pedindo que Dilma renuncie seu mandato. Se assim o fizer o BRASIL entrará numa crise sem presedente e mais uma vez o povo vai sofrer as consequências. FHC não tem moral para nada, sobrevive da desgraça do povo. Quando deixou o cargo de presidente da República o Brasil estava quebrado com inflação alta, desemprego nas alturas, devendo o FMI , isso sem falar que este cidadão sociologo chamou os aposentados de bando de vagabundo para todo mundo ouvir e agora que dar lição de moral – O PSDB aposta no pior melhor ele só esquece que no golpe de 64 ele não ficou aqui para defender o povo brasileiro enventou que estava sendo perseguido pelos militares e fugiu do País, rotolou-se como sociologo e se deu bem. A borguesia paulistana merece esse sujeito. A direita racionária facista está esperando uma só oportunidade para dar o golpe com o apoio do PSDB. O PT deve ter errado, mais isso não lhe dar o direito do PSDB dar apoio ao golpe, pois este sociológo já governou este País e não fez nada. Se a desordem continuar esses politicos serão os primeiros a fugir e o primeiro será FHC, ele e seu partido deveria era aceitar o resultado das urnas. É preciso que a sociedade busque referência na história e veja quem é este sociológo de araque.  A pequena imprensa pequena comprometida com os interesses do BRASIL tem o dever de mostrar para toda sociedade que eles já estiveram lá e não fizeram nada e agora quem pousar de mocinho bom. Eu mereço.

  50. FHC foi eleito em 1995

    e navegou nas delícias do Plano Real, simplesmente não governou, apenas traiu o Brasil.

         Para o segundo mandato, comprou a reeleição em 1998. Em dezembro de 1998 eu lia a FOLHA, saía do trabalho, e a Jorn. Eliane Catanhece tecia loas ao Governo FHC, era tudo uma maravilha. Aí veio 1999 e a grande crise da maxidesvaloriazção, do fator previdenciário e toda desgraça criada pela irresponsabilidde de FHC.

         O PT e oposição também começou uma campanha “Fora FHC”, mas Lula e José Dirceu foram contra e deram declarações a favor do governo, a favor da democracia, no sentido de que fora eleito e devia ficar até o final

         E ao ler a coluna de Eliane Catanhece me deu a impressão de estar descabelada. Não sabia como defender FHC, no entanto, nenhuma, mas nenhuma crítica, nunca. O que é a grande difrença dos Governos Lula e Dilma, para os quais nunca faltaram pesadas críticas e infinitas mentiras e conspirações e grande canalhices.

          Hoje leio que a Justiça condenou os responsáveis pelo caso Salvador Cacciola-BAnco Central (eu li o livro dele se defendendo, a gente fica com simpatia pelo italiano).

           NO ENTANTO, na condenação falta FHC, Malan, esses foram os irresponsáveis, os grandes corruptos.

    1. FHC e Dilma

      Está certo Trunfim.

      Queria que alguem pudesse nos fazer um favor de apresentar ao sociólogo FHC a equação e que nos desse a resposta:

      compra de votos para reeleição 1998 + sergio motta- ministro do FHC + inquérito federal + delegado do inquérito removido para amazônia por decreto presidencial + sumiço do inquérito =  ?

      E tem a petulância de se passar por patriota ? Vai tirar titulo de eleitor no Chile e passe bem.

  51. Insanidade pura

    Fico triste ver no que se transformou esse país. Não existe mais racionalidade, decência, moral…
    Basta ler os comentários aqui expostos para ter o estomago embrulhado!
    Sei que muitos que aqui comentam o fazem por dinheiro, outros têm uma “teta”, outros ainda são inocentes úteis!
    Não vejo ninguém com um pingo de racionalidade, capaz de analisar friamente e à luz da razão como é, de fato, a nossa realidade!
    Porque nenhum petista admite que a presidente mentiu para se reeleger?
    Porque nenhum tucano admite que, à época deles, também existiam desvios e corrupção?
    Porque se admite que um governador de estado corrompa deputados e até desembargadores do TCE e juízes para apropriar-se do fundo previdenciário dos servidores públicos, como ocorreu no Paraná?
    Porque somos todos “tapados” e não damos um basta em tudo isso definitivamente?
    Enquanto a “plebe” se digladia como um bando de retardados, aqueles que são “idolatrados” como heróis, fingem que brigam para se manter no topo e são endeusados pelos imbecis!
    Meu Deus, dai um pouquinho de inteligência a esse povo!
    Fazei com que os desonestos retornem ao bom caminho e os idiotas sejam iluminados!

    1. Você mede os outros pela tua

      Você mede os outros pela tua “régua” moral, a esquerda não tem as mesmas regras morais que você.

      Você usa uma moral “burguesa”, a esquerda usa a moral “revolucionária” .

      Tudo para a esquerda se justifica em nome de um futuro utópico que nunca chega, e esta a regra moral deles, não a realidade atual.

      Se for necessário degolar crianças, matar de fome a população eles farão em nome deste futuro. Se é necessário defender um projeto de poder que destrua nosso país eles vão defender.

      Não trate esquerdista como gente normal, eles são psicopatas, trate os assim, entenda a sua doença, vai poder ler os comentários sem se constranger.  

      1. O seu texto é perfeito!!!

        O seu texto é perfeito!!! Basta trocar esquerda por direita…

        Os capitalistas são ótimos, pois realmente acreditam que tem melhorado o mundo em que vivemos. 

        Pergunte aos gregos se o futuro (com o pote de ouro) deles já chegou, depois de anos de receituário capitalista. Pergunte aos espanhóis, se a vida deles está muito melhor agora que a direita governa o país com corte e ajustes sem fim.

        Não precisa ir longe…pergunte aos brasileiros se estão satisfeitos com esta cantilena de responsabilidade fiscal, juros estratosféricos e cortes, cortes e mais cortes….

        É…fico feliz de ser “acusado” de psicopata por uma pesoa como esta. Olho para o mundo ao meu redor e vejo que, realmente, posso ainda ter alguma razão de acreditar que o que vale a pena é o ser humano e não criaturas como esta.

        1. ???

          Na Grecia o problema não é o capitalismo e sim o governo que como aqui gasta MUITO mais do que arrecada e joga a conta da diferença para o povo – O Problema de lá como o daqui é a falta de COMPETÊNCIA, palavra desconhecida de muitos que vestem o manto da esquerda e preferem culpar fantasmas ao invés de assumir suas responsabilidades !

        2. Seu texto é perfeito…

          Ricardo, boa tarde!

          Para citar o caso Grego, faz-se necessário buscar mais informações. A Grécia atravessa uma conjuntura ruim, em razão dos seguidos governos que atuaram por anos de maneira populista, mais ou menos na mesma linha do governo PTista (muitos acham que isso é ser governo de esquerda), de 2.009 em diante. Aumentaram sobremaneira os gastos correntes, inchando a máquina pública com a contratação de apaniguados. Escoaram recursos do erário grego através de má gestão e corrupção, decaíram os níveis de produtividade, e impactaram o sistema de saúde e previdência, com medidas desproporcionais e despregadas da realidade fiscal vigente.

          Quando o atual governo assumiu, o ‘caldo’ já havia entornado, e tiveram que ‘descascar’ esse espinhoso e indigesto abacaxi, mas já não havia mais tempo para tal. Nesse momento, então, recorreram ao FMI e ao Banco Central Europeu, sendo aquele, sempre execrado e inculpado pelas mazelas das más gestões de incompetentes que se dizem esquerda. A mesma “esquerda” que se esmera em defender o indefensável dos maus feitos, e adora empurrar as culpas e responsabilidades da incapacidade de lidar com a realidade, para outros quaisquer, sejam eles capitalistas, ou não.

          A população de Espanha e Portugal, passaram pela mesma situação, e não por acaso, são tal qual a Grécia, países latinos. Não obstante, TODAS as economias são cíclicas, passando por momentos de expansão e retração. A responsabilidade dos governos é saber ‘surfar’ com a maior eficiência possível as ‘ondas’ de prosperidade que criam as “marés altas”, para reduzir a força das “marés baixas” e seu tempo de duração. 

          Minha tendência é ser ‘esquerda realista’, que acredita que o futuro da humanidade seja, numa transição equilibrada, a elevação da condição sócio-economica da população das nações mundiais, através do acesso à educação (de qualidade) e tecnologia, e a distribuição de riqueza via impostos/tributos, pelo período necessário para a promoção da referida transição. Alguns países ‘capitalistas’ da europa, já caminham nessa direção, capitaneados pelos seus governos de centro, que promovem coalizões entre direita e esquerda, de forma racional, experimentado a execução de um modelo de distribuição e equilíbrio fiscal, que mantém a maré o mais alta possível, por mais tempo.

        3. A verdade é que a

          A verdade é que a concentração de riqueza aumenta e se você defende uma distribuição mais justa, é de esquerda, psicopata… É revoltante verificar o lucro expressivo do setor financeiro, imoral se levarmos em consideração a situação do país onde a maioria das empresas e grande parte do povo enfrenta dificuldades. Para essa classe privilegiada não há aperto, sacrifícios, pelo contrário, lucram mais a custa da penúria e da exploração do menos favorecido. Não ha consciência coletiva, o individualismo impera nesses radicais  que não respeitam o resultado das urnas.

      2. fhc vá prá Sardenha cara!

        O único que matava crianças de fome neste país foi o FHC. Jamais perdeu um único minuto de sua vida de profunda

        pobreza espiritual para preocupar-se com os mais pobres, os menos aquinhoados pela vida. Esteve sempre no altar 

        daqueles que são “intelectuais”. O pobre jamais teve vez em seus mandatos. Gostaria sinceramente que ele fosse prá Sardenha e ficasse por lá, já que cansou-se da tal avenida grã-fina de Paris.

      3. Tente não morder sua orelha

        O capitalismo liberal, o qual você propagandea aí no seu nome, matou e mata muito mais do que todos os regimes totalitaristas de extrema esquerda da história juntos. No entanto, são mortes limpinhas, crônicas e silenciosas, devidamente escondidas pela mídia e pelos historiadores capachos e burros. O genocídio permanente perpetrado pelos liberais capitalistas só acontece bem longe das casas dos cidadãos de classes média ou alta. As vítimas são milhões de miseráveis que tem outras aparências, outras cores e outros hábitos. Mata de fome, de violência, de doenças laborais, de desespero, de falta de oportunidade, de invisibilidade. E aprenda o óbvio: infelizmente o PT não é um partido de esquerda. Pelo menos não atualmente, pois nunca banqueiros e financistas lucraram tanto. Pergunte ao liberal ministro Joaquim Levy. E antes que eu me esqueça: recomendo que procure um bom psicólogo urgente. Esse seu ódio não vai lhe fazer nada bem.  

    2. Resp. Insanidade Pura

      Boa Tarde Robson

      Concordo com suas palavras em gênero, numero e grau. E acredito que temos que ter o olhar do todo. Infelizmente, é como dizem, o brasileiro tem memória curta (ou prefere usar isso como desculpa), e nada se faz, de fato, para que isso seja mudado. Não é com PT ou PSDB, PMDB ou PQP que iso muda! A mudança tem que partir de cada um dos cidadãos, que devem, sempre se manter informados e de olhos abertos. Creio que com esses zilhões de PARTIDOS todos ficamos DIVIDIDOS como bois em pastos; e nos fazem de marionetes de seus próprios interesses. Não será esse ou aquele partido que pode mudar algo, e sim a decencia do povo (em não se vender por qualquer coisa, falo como um todo) em dizer não e lutar pelos direitos de verdade. Não esses protestos maquiados e “des-honestos” de pessoas que estão com tapas nos olhos.

      Deixemos de idolatrias…

    3. Insanidade Pura

      Prezado Robson, bato palmas!

      FINALMENTE mais alguém a olhar na mesma direção que eu. Apesar de curto, seu comentário resume o estado de coisas que vivemos atualmente. O país é governado seguidamente por governos inetressados em manter-se no poder, e no caminho, encher as “cestas” e bolsos, com o conteúdo do erário público. Alguns são mais ousados, enaqunto outros, mais discretos, mas TODOS tem as mesmas táticas. Agitam braços e prestidigitam dados e programas, como mágicos de TV a cabo, iludindo a patuléia com shows midiáticos, que distraída não percebe o joquete no qual se transformou. É a elevação do “Pão e Circo” a um nível superior…

      Enquanto isso, engendram os esquemas mais sórdidos para se apoderar de parte da riqueza que nós, a população que constituí essa nação, produzimos com nosso honesto trabalho. RARÍSSIMOS são os políticos que não militam em causa própria e de sua ‘gangue’. E o povo NÃO tem noção de que seu partido é o BRASIL! Não PT, PSDB, PMDB, PTB, PR, PP, PCB e tantos outros que se elencam nessa ‘fauna estranha’.

      Ao mesmo tempo, uma parcela pseudopolitizada, se esmera e esforça em tentar explicar as razões(?) e porques de apoioar o atual governo, por ser menos ruim do que a opção anterior. Não conseguem admitir que a estrutura ideológica e moral apodreceu, esfacelou-se, com a chegada do partido ao poder. Na verdade, já vinha experimentando essa degradação ao longo dos governos-laboratório que vinha ocupando nas esferas munipal e estadual, em inúmeros rincões do país. Será que esse pessoal mão enxerga? Ou serão desonestos intelectualmente?

      Bem, é isso! Parabenizo-o mais uma vez, pela mensagem direta, simples e objetiva!

  52. As lições do FHC

    Pô, Nassif !!   O FHC agora é responsável pela crise que o PT criou.    Só faltava essa !!

    Por que ontem você não publicou nada a respeio das manifestações de contestação do que esta ai ?

     Muda a mira da sua metralhadora, …. !!!

    1. No curso primário que você

      No curso primário que você fez havia aula de interpretação de texto? Li umas três vezes o artigo e não vi ninguém atribuindo a FHC os problemas da Dilma.

      1. Quem não estudou ?

        Cumpanheiro leia abaixo – será que consegue ?

        “Tivesse nível político, a esta altura do jogo estaria nas articulações da governabilidade, o pacto tácito lançado na semana passada entre lideranças empresariais, políticas e alguns gurus suprapartidários, como Delfim Neto, para garantir um mínimo de governabilidade ao país.”

      2. No curso primário

        ….é que tudo que acontece de ruim os caras desenterram o FHC ou o PSDB para comparações  e descem a lenha !

            Parece que  batem no boneco errado gritando “…minha culpa, …minha culpa…”

             ” Existem momentos na vida da gente, em que palavras perdem o sentido ou parecem inuteis, e, por mais que a gente pense numa forma de emprega-las, elas parecem não servir.  Então a gente não diz, apenas sente….”

                                                                                                                                             Sigmund Freud

         

    2. É impressionante como existem

      É impressionante como existem dois pesos e duas medidas para os petistas. E o mais impressionante é que todos que são contra o PT ou contra este governo desastroso da Dima é do PSDB. Quem disse que quem é contra este governo gosta do FHC?

      O PSDB perdeu a eleição por tudo isto escrito pelo Nassif, sem dúvida! Este foi o motivo pelo qual o Lula ganhou a primeira eleição. E daí? Então teremos que apoiar incondicionalmente o PT e acreditar que a Dila ainda irá melhorar o país? A Dilma está no seu segundo mandato, e estamos nesta situação devido a governo do PT com seus pseudos programas sociais, que desenfreadamente quis despejar seus bolsas famílias sem o menor critério, e em paralelo participando deste conluio de corrupção, roubando os cofres públicos desmedidamente para perpetuação do poder.

      Todos os partidos políticos brasileiros são corruptos, TODOS!!! Mas igual ao PT nunca existiu e tenho fé que nunca mais existirá, porque iremos estirpar este mal que assola o Brasil, este mal chamdo de PT.

  53. RUIM COM A DILMA PIOR SEM ELA !!!!

    EU ACHO QUE QUALQUER QUE FOSSE OUTRO  PRESIDENTE ELEITO  ? O DESCONTENTAMENTO SERIA O MESMO OU AINDA PIOR ! MAS, AO MEU VER A PRESIDENTA DILMA, ESTÁ PROCURANDO FAZER O MELHOR PARA QUE O BRASIL VOLTE À CRESCER, A TAREFA É BASTANTE DIFÍCIL !  MAS,  O BRASIL É UMA SUPER POTÊNCIA,  COM A AJUDA DE DEUS, VENCERÁ ESTA TERRÍVEL CRISE ECONÔMICA.

    QUANTO À FHC ? ELE PERDEU DE NOVO, UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE DE FICAR “CALADO” !!!!!

    1. governo dilma

      Eu discordo em partes com a opinão acima ,pois ela só ta enterrando o Brasil,porque ela já sabia que isso iria acontecer e mentiu para o povo( como todo o poitico faz),a conta quem paga é sempre a população e esse tal de levy é um tecnocrata que trabalha com que é mais facil, aumentar juros e quem agradeçe são os bancos, porque ele não faz sugere reformas na lata de lixo que é a camara de deputados e no senado e corta alguns ministérios,à esqueci sem mistérios não tem como fazer barganha para aprovar as medidas ridiculas do governo,e quanto o Sr.FHC ele acabou com os aposentados com aquele discurso que aposentados são vagabundos e que a previdência iria quebrar(é só parar de usar o aposentado como bode ispiatório e usar o dinheiro arrecadado para seu verdadeiro propósito),infelizmente não tem ninguem para assumir o governo caso ela saia,não temos opção o PMDB é um partido chupim e visa o bem próprio assim como os partidos meia boca que são aliados ao governo, não podemos deixar que o Brasil pare de crescer.

       

      1. Dilma não mentiu. Com toda

        Dilma não mentiu. Com toda esta crise, a inflação deveria estar dentro da meta. O que nem ela nem ninguém poderia prever era que o efeito psicológico, conforme salientou o Levy, que foi fomentado às escâncaras por uma mídia criminosa estimulando diariamente a subida da inflação, viesse a ter realmente resultados fortes. Combinado, naturalmente, com os efeitos deletérios da famigerada Lava Jato na economia. Mas a Dilma não mentiu, ela não praticou estelionato eleitoral. Mesmo porque o mundo está longe de se acabar, ao contrário do que falam o tucaninho da Paraíba (que tem contas para ajustar com a justiça, coisa real e não coisa de fofoca) e seus velhos amiigos.

    2. O problema amigo, é que a

      O problema amigo, é que a crise foi criada por ela, e pelo seu partido. Não precisaria chegar a este ponto, de destruir a economia do país, se tivessem maior honestidade na condução da economia. Até agora não via a sra. presidente reconhecer e apontar quem errou. O País precisa, exige, uma explicação decente.

       

      1. Como é que se destrói uma

        Como é que se destrói uma economia que acaba de sair da lista dos “cinco frágeis” do JP Morgan? O Brasil acaba de dar lugar ao México, aquele que vocês elogiam tanto.

         

  54. Se o FHC tivesse alguma grandeza,

    a mesma que agora ele recomenda à Dilma, ele já teria calado a boca e sumido, com o rabo e o ego entre as pernas, faz tempo.

    1. Ela não pode fazer isso. Está

      Ela não pode fazer isso. Está obedecendo a ordens superiores. Ainda bem que os chefes dos golpistas continuam acreditando no Fernando Henrique. Talvez por ignorância do país, talvez por falta de opções.

  55. Nassif, se alguém errou no

    Nassif, se alguém errou no passado justifica que alguém erre no presente e não seja responsabilizado por isso?

  56. 16 anos depois os estados
    16 anos depois os estados continuam quebrados por causa da intransigência do governo federal… e a culpa é do FHC ainda?

  57. Não da para entender?

    Vivem dizendo que o Brasil, precisa de pessoas cultas e com bom grau de edução. Ai vem um belo Jornalista com suas convicções que erro se apaga com erro. O PT foi e acredito que não teremos a curto prazo um partido dos melhores. Mas deixe eu explicar isto quando não estava no poder e só fazia parte dos bastidores da oposição. Não tem mais justificativa, ande no interios do Brasil e vera que nada foi feito no desgoverno do PT. Todo este tempo que o PT esta no poder, so restou atraso e retrocesso principalmente na agricultura familiar. Quem disser que e mentira, vem compravar pessoalmente pelo interior do Brasil. È so ver a tarnsposição do São Francisco.

    1. Desculpas

      Prezado Nassif: Como seu leitor assíduo, peço desculpas pelos irracionais comentários desse cidadão, do qual protrai-se dois pressupostos: ou é muito desinformado ou está cheirando cola.

  58. Não da para entender?

    Vivem dizendo que o Brasil, precisa de pessoas cultas e com bom grau de edução. Ai vem um belo Jornalista com suas convicções que erro se apaga com erro. O PT foi e acredito que não teremos a curto prazo um partido dos melhores. Mas deixe eu explicar isto quando não estava no poder e só fazia parte dos bastidores da oposição. Não tem mais justificativa, ande no interios do Brasil e vera que nada foi feito no desgoverno do PT. Todo este tempo que o PT esta no poder, so restou atraso e retrocesso principalmente na agricultura familiar. Quem disser que e mentira, vem compravar pessoalmente pelo interior do Brasil. È so ver a tarnsposição do São Francisco.

  59. A ilusão de que lutamos por alguma coisa… somos marionetes!?

     

     

     

     

    https://www.youtube.com/watch?v=aFzke1cCwUg

    Dívida pública braseileira – A soberania na corda bamba

    O assunto dívida pública é censurado pela mídia mercantilista porque esta se alimenta do objeto poder financeiro, constituído por abutres insaciáveis que devoram impiedosamente massas humanas em todo o mundo, gerando desemprego, fome e miséria. A abordagem desse assunto pelos órgãos de comunicação é parcial, distorcida e enganosa. 

    A Comunicação, sem qualquer escrúpulo com o seu fundamental papel para capacitar a população na tomada de decisões em benefício de todos, denomina a auditoria como calote, aceita e reforça o conceito de dívida líquida, subtraindo do valor real, bruto da nossa dívida, as reservas internacionais, que são aplicações do Brasil no exterior, a juros perto de zero.

    Enquanto isso, pagamos juros acima da taxa SELIC, os maiores do mundo. É como subtrair de uma dívida com juros altíssimos o dinheiro parado dentro de um colchão.

    A dívida total brasileira no ano de 2013 chegou ao valor aproximado de R$ 4 trilhões; o pagamento de juros e amortizações alcançou R$ 718 bilhões, o que corresponde a aproximadamente R$ 2 bilhões por dia; esse desembolso anual representa 40% do orçamento da nação.

    Este filme contribuirá muito para ajudar na conscientização do povo brasileiro, única forma de libertar o nosso país dessa submissão ilegal, injusta e odiosa.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  60. Um argumento que já cansou…

    O argumento que já cansou é aquele que ouvimos desde que estourou o mensalão: o PSDB fez? então o PT tem o direito de fazer dez vezes pior. Ao invés de se ocupar de FHC, que nem mesmo é parte do governo que fez a lambança político-econômica em que estamos, porque não apontar o dedo para o nefasto Lula? Ele é muito mais influente no país de hoje e continua mentindo e enganando descaradamente a população dizendo por aí que a crise é internacional, e não causada pelos erros do governo. Lula, o PT e Dilma deveriam aprender a pedir desculpas para não repetirem os mesmos erros. Agiram com arrogância na época do mensalão, não aprenderam a lição e agoram amargam um petrolão. Da mesma maneira em economia: a impressão que se tem é que assim que tiverem oportunidade vão voltar a destruir as contas públicas do país.

    1. Quando a Dilma for pedir

      Quando a Dilma for pedir dinheiro ao FMI voce volta aqui pra falar, certo?

      E quanto ao Lula fique calmo, ele volta em 2018.

  61. FHC

    FHC nunca foi um Estadista, nem um Republicano é mais um egocentrico que gosta de acreditar ser o criador do plano Real, o que só se confirma com sua atual postura de jogar lenha na fogueira e dane-se o Brasil . Por isso é hoje uma figurada apagada na política.

  62. FHC é um charlatão

    Pedir desculpa pra quem, se o próprio FHC não pediu desculpa e nem reunciou seu mandato quando chamou os aposentados de bando de vagabundos. É brincadeira. O povo está brincando com a vida de milhares de pessoas, caso os militares tome o poder eu quero ver esses bando de lideres de movimentos de direita correr na primeira batida do coturno sobreviver. ESSES CARAS NÃO SABEM DE NADA. O FHC e AÉCIO o filhinho do papai dar no pinote quando os militares colocarem toque de recolher. EU GOSTARIA IMENSAMENTE QUE ISSO ACONTECESSE SÓ PARA VER A CARA DESSES BABACAS DESSES LIDERES DE MOVIMENTO. Eu sofrir muito na época e seu que é pau de arara. COLOQUE ESSES CARAS NO PAU DE ARARA que eles irão chorar e implorar por sua mãe, pois ela não estará por perto. É preciso parar com isso. Na ditadura você não tinha liberdade para nada, se você estivesse conversando com duas ou mais pessoas já era considerado subversivo. Digo e repito FHC não está preocupado com o Brasil ele vai correr para EUA, vai ficar debaixo da calça de OBAMA. EU ESTOU REZANDO PARA QUE ISSO ACONTEÇA, pra esses liderezinho aproveitar seu próprio veneno. 

  63. É Nassif, comparar o 1999 de

    É Nassif, comparar o 1999 de FHC com o 2015 de Dilma é um exagero digno da parcialidade deste canal de comunicação, que vive de dar alento à militancia de esquerda, já que esta, carente de boas notícias no mainstream recai aos blogs pra fugir da realidade.

    1. Realmente Nassif, você não

      Realmente Nassif, você não pode fazer isso. Nem em seu pior momento, o governo Dilma consegue ser pior do que FHC. Provavelmente, tem gente que não se lembra (ou fez questão de esquecer) do racionamento de energia, do racionamento de empregos, do racionamento de tudo que víviamos. Bom, 1999 é um ano para esquecer mesmo. A maxidesvalorização do real, atabalhoada, causou um prejuízo ao país muitas vezes maior do que o apurado até agora pela Lava Jato. Mas teve gente que não se saiu tão mal assim…ou nos esquecemos de Chico Lopes que, com informação privilegiada, conseguiu ganhar uma graninha com a desvalorização do real. Ou será que também nos esquecemos dos banqueiros que foram socorridos pelo PROER, numa operação de salvamento dos amigos que custou ao país bilhões e bilhões de dólares. O que falta mesmo à nossa elite é vergonha na cara, uma vez que em qualquer país do mundo FHC jamais teria voz para dar pitaco em qualquer coisa. Sseus correligionários entendem isto melhor do que a claque que vem aqui bater palmas para ele, já que ele é estrategicamente escondido em todas as campanhas eleitorais que ocorreram desde então. Por que será?

  64. Do Sensacionalista:

    Alckmin diz que não conversa com Aécio porque só tem o telefone de sua casa de Minas e não do Rio

    Após o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escrever em sua página do Facebook o mais forte ataque ao governo Dilma até agora, pedindo que ela admita os erros ou renuncie, FHC conclamou os dois maiores líderes do PSDB a alinharem o discurso.

    O primeiro a reagir foi o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência em 2018, 2022, 2026, 2030, 2034 e 2038, Geraldo Alckmin. “Eu só não consegui alinhar meu discurso com o do senador Aécio Neves porque minha agenda está um pouco defasada”, disse o tucano numa coletiva de imprensa realizada dentro de uma piscina. “Eu só tenho o telefone da casa dele em Belo Horizonte, e faz alguns anos que estou ligando e ele nunca está, sempre está em Ipanema.”

    O senador Aécio rebateu através de assessores: “Eu já tentei enviar pessoas para começar uma conversa com o governador Alckmin, mas dos três emissários que enviei, dois foram espancados pela Polícia Militar de São Paulo e um acabou tristemente baleado numa chacina quando passava por Osasco. Os projéteis achados em seu corpo eram da PM de São Paulo, mas não vejo por que dizer que a polícia do governador Alckmin é violenta. Vou mandar assessores de pele mais clara da próxima vez.”

    Alckmin teve tempo de emitir nota antes do fechamento da edição, em resposta a Aécio. “Já encontramos a solução. Pagarei do próprio bolso por uma comissão que vai revirar os botecos de Copacabana de madrugada. Em menos de 24 horas começaremos a conversar com o senador Aécio.”

    http://sensacionalista.uol.com.br/2015/08/18/alckmin-diz-que-nao-conversa-com-aecio-porque-so-o-telefone-de-sua-casa-de-minas-e-nao-do-rio/

  65. FHC é um charlatão

    Pedir desculpa pra quem, se o próprio FHC não pediu desculpa e nem reunciou seu mandato quando chamou os aposentados de bando de vagabundos. É brincadeira. O povo está brincando com a vida de milhares de pessoas, caso os militares tome o poder eu quero ver esses bando de lideres de movimentos de direita correr na primeira batida do coturno sobreviver. ESSES CARAS NÃO SABEM DE NADA. O FHC e AÉCIO o filhinho do papai dar no pinote quando os militares colocarem toque de recolher. EU GOSTARIA IMENSAMENTE QUE ISSO ACONTECESSE SÓ PARA VER A CARA DESSES BABACAS DESSES LIDERES DE MOVIMENTO. Eu sofrir muito na época e seu que é pau de arara. COLOQUE ESSES CARAS NO PAU DE ARARA que eles irão chorar e implorar por sua mãe, pois ela não estará por perto. É preciso parar com isso. Na ditadura você não tinha liberdade para nada, se você estivesse conversando com duas ou mais pessoas já era considerado subversivo. Digo e repito FHC não está preocupado com o Brasil ele vai correr para EUA, vai ficar debaixo da calça de OBAMA. EU ESTOU REZANDO PARA QUE ISSO ACONTEÇA, pra esses liderezinho aproveitar seu próprio veneno. 

    1. Mas a  turma de FHC  queria

      Mas a  turma de FHC  queria vender  era  100%  e o povo votou contra esses por isso. Mas coisa de até 70% , e  até de toda petrobras ,  o povo nunca discordou

      1. Mais UM…rsrsrsrsrsrsrsrs….

        É só o que vc pode dizer mesmo, meu caro…rsrsrsrsrs….Na verdade vc foi só mais um que foi feito de trouxa. NA SUA IDADE ISSO JÁ DIZ MUUUUUUUUUUUUITO….TRISTE !!!!!…rsrsrsrsrs…

        Resultado de imagem para pt privatização

  66. Nassif e sua predileção Petista
    Nassif comparar o governo FHC com o da Dilma é no mínimo uma cegueira total. O governo PETISTA desde a era do Brahma até o da sua criatura Dilma assaltou os cofres públicos descaradamente e o que vimos e queremos é esta gente fora do poder. FORA PT.

    1. Realmente não dá para

      Realmente não dá para comparar. O que o governos petista realizou, FHC não chegou nem perto, pelo contrário quebrou o pais, foi ao FMI, é preciso sempre lembrar. E o que FHC e & roubou com as privatizações etc. também nem dá para comparar, considerando que nessa lava jato não existe uma provinha sequer contra o PT que não seja palavra de delator e bandido. Quanto a FHC existe deputado em 1º página da Folha dizendo quando ganhou para votar na reeleição.

    2. a mídia corporativa, e

      a mídia corporativa, e infelizmente seus leitores, tem memória seletiva.

      quem viveu a época de fhc sabe como era difícil entrar numa universidade pública (falta de vagas) ou particular (falta de crédito estudantil). quem conseguia tinha dificuldade de arrumar estágio, e quem se formava tinha dificuldade de conseguir emprego.

      na época fhc, que todos fazem questão de ignorar:

      1. fhc comprou uma reeleição;

      2. houve uma comemoração de 500 anos, onde a “réplica” da caravela de cabral precisou ser rebocada porque não navegava sozinha;

      3. o genro do fhc pretendeu transformar a petrobras em “petrobrax”, enquanto deixava a plataforma p-36 afundar;

      4. o governo se socorreu 3 vezes do fmi, mesmo vendendo (mal) grande parte das estatais do brasil, que não são de governo nenhum, mas sim do povo, e portanto deveriam, pelo menos, ser corretamente avaliadas;

      5. o pgr geraldo brindeiro, que ficou 8 anos no cargo, era apelidado de engavetador geral da república, uma vez que nenhuma investigação contra o governo prosperava;

      6. romeu tuma, quando diretor da polícia federal, recebeu ordem direta para sustar investigações, e logo depois foi exonerado;

      7. segundo ciro gomes: “o brasil levou 500 anos para fazer uma dívida de 38% do pib, em 8 anos fhc dobrou a dívida para 76%. e nos 500 anos a dívida foi feita para criar um sistema de empresas públicas que industrializassem o país, como petrobras, eletrobras, telebras, infraestrutura de estradas etc.” (11:30 no vídeo do 3o. link). fhc duplicou a dívida cortando investimentos, que produziu um apagão.

      recordar é viver:

      http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/10/32-capas-o-brasil-dos-anos-90-e-o-governo-fhc/

      http://www.psdbnuncamais.blogspot.com.br/

      http://blogdotarso.com/2014/10/07/veja-video-sobre-fhc-e-nunca-mais-vote-no-psdb-e-no-aecio-neves/

      a diferença entre governos é que na época petista houve vontade de aproveitar o boom das commodities para elevar o nível de renda de quem mais precisava, os 40 milhões de miseráveis que saíram da linha da pobreza, e portanto do mapa da fome da onu.

      além disso, a mídia corporativa tem profunda má vontade com os governos petistas, que não são santos, mas também não são piores do que nenhum outro que os antecedeu.

      1. Olivires

        Vc se esqueceu da verdadeira diáspora de brasileiros para o mundo todo, principalmente para os EUA, atrás de empregos miseráveis. MG quase inteira se bandeou para lá.

        Mas ninguem se recorda, não é ? Até dos engenheiros que viravam sucos p/ sobreviver.

    3. nilson

      nilson no minimo você não era nascido para falar bem do fhc, salário minimo mesmo.pois fhc foi e sempre será a pedra no sapatos dos pobres.Você não ver que essas manifestações não é do povo e sim do povo que votaram no tucanalha do aécio, para você ver se fosse do povo era para estramos todos e não essa minoria que por sinal a maioria é do sul que querem ver o brasil quebrado vamos é trabalhar.

  67. Qual a Reação Possível?

    É chegada a hora de reagirmos!!!

     

    Quem não aceita as regras do jogo democrático no Brasil, estabelecido em diversas leis, desde a Constituição até as Leis Eleitorais, não pode e nem deve participar mais do jogo, deve ser impedido, tem que ter seus direitos políticos cassados.

     

    Que cada deputado ou senador venha a público denunciar e buscar a responsabilização destas pessoas que pregam o GOLPE e a derrocada de nossa Democracia, sob pena de, se não o fizer, serem identificados pelo povo brasileiro como conivente com tudo que se viu e se fez, nestes dias de loucura despropositada e sob influência de uma mídia irresponsável e lesa pátria.

     

    Leiam meu novo post: PSDB, PARTIDO XIITA RADICAL? QUAL A POSIÇÃO DO PARTIDO E SEUS INTEGRANTES QUANTO À PREGAÇÃO DE GOLPE QUE VEMOS HOJE???

     

     

    https://rebeldesilente.wordpress.com/2015/08/18/psdb-partido-xiita-radical-qual-a-posicao-do-partido-e-seus-integrantes-quanto-a-pregacao-de-golpe-que-vemos-hoje/

      1. Em alguns temas e eleições internas do PT

        Lula e seu grupo perderam. Há grupos dentro do PT e os mais fortes não queriam aliança com o PL e outros partidos considerados de direita. LULA ameaçou não sair candidato, como não dispunham de outro a altura, tiveram que engolir.

        No entanto, prevaleceu a vontade de Lula em muitas questões. E náo tem dúvida de que muitos ataques que até o Governo Dilma recebe são resoltados de “fogo amigo”.

           Os barões da grande imprensa sempre tiveram seus intereses. Eu me deixei levar e também votei em Serra, Covas porque na época o massacre era em Paulo Maluf.  DEPOIS de muito tempo fui compreender como se protege incompetentes e corruptos no caso de José Serra e Geraldo Aidimim.

           E TAMBÉM não houve “denúncia, indignação” contra a compra de votos para eleger Tancredo Neves. Faz de conta que não existiu.

  68. FHC foi um governo que mudou

    FHC foi um governo que mudou a economia do Brasil? Sim foi. É fato. FHC foi um estadista que colocou o Brasil num patamar de país em desenvolvimento com respeito internacional? Sim foi. É fato. FHC foi um governante para todo povo brasileiro? Não, isto também é fato. FHC foi o homem que ludibriou toda uma sociedade carente com a aprovação sem mérito para dar números à ONU? Sim foi. E isto custou e está custando gerações de semianalfabetos. FHC mentiu como disse o Nassif sobre a desvalorização do real? Nossa, e como. Meu cunhado perdeu uma viagem para sua filha porque fez em dólar e da noite para o dia subiu 70% o valor. FHC arrochou os salários? Nossa, e como. Houve ano em que não tivemos aumento nenhum, mesmo com uma pequena inflação em torno de 2%. FHC devastou a classe média? Nossa, e como, mas depois quando a corda iria estourar na cabeça dos banqueiros, ele tratou logo de fazer o PROER e salvá-los, ou seja, o remédio amargo da classe média não servia para a classe rica. A desculpa? Eles mantém os empregos. Tá me engana que eu gosto. Eles mantiveram sim, suas enormes fortunas. FHC é de direita? Nunca foi. É um esquerdista moderado que aprendeu com a própria Rússia que o socialismo sem os componentes do capitalismo não prospera. O Bolsa Família nada mais é do que a junção de várias bolsas criadas no governo FHC. Lula somente juntou tudo e tirou a contrapartida de quem as recebe para criar o maior curral eleitoral que se tem notícia na história do país. Então FHC não é parâmetro para ninguém, mas isto não significa que o PT e todos de seu partido o sejam. Não se faz pacto com o diabo. O diabo é o diabo é pronto. Ele pode parecer “bonzinho” quando esta em campanha para cooptar sua alma, mas depois é chão em brasa. Não dá para a Dilma continuar. Ela esta atolada em todos os desvios de dinheiro público desde que era da diretoria da Petrobrás, ministra da casa civil de onde saíram diversas denúncias de venda de informações privilegiadas e como presidente deixou o barco a deriva para ganhar as eleições. Se o PT não convencer Dilma a sair corre o risco de ser extinto como partido, uma vez que contra eles há uma avalanche de denúncias. Todos sabemos que a saída de Dilma implica em fechar as torneiras do dinheiro público para o aparelhamento do Estado, dos movimentos sociais, das ONGs e outras coisas muito piores. Por isso esta insistência em mantê-la no poder, mas isto pode ter um preço muito alto. E deixo aqui um recado para os beligerantes falastrões da língua solta: “Cuidado com o que falam. O Brasil não é a Venezuela”. 

    1.  Quem disse que FHC tinha o

       Quem disse que FHC tinha o respeito internacional? veja no youtube o que Bill Clinton disse a ele numa reuniao entre os paises digite ” FHC deu vexame internacional e levou sermao de Bill Clinton”

    2. Você acredita piamente que se

      Você acredita piamente que se o Lula quisesse, com toda votação que obteve, ele conseguiria combater e acabar com a corrupção no Brasil ?

       

       

      1. Eu acredito, se ele quisesse!!!

        João eu votei no Lula em 2002. Eu nunca perdi um programa Roda Viva que o Lula participou. Tive altas brigas com meu falecido sogro (que Deus o tenha e que ele ria pouco de mim) por ter votado no Lula. Lula depois de Collor foi a “grande esperança do povo brasileiro”. Ambos poderiam ter escrito seus nomes com letra de ouro na história do Brasil, mas preferiram o caminho da corrupção e do enriquecimento ilícito, infelizmente. Ele fica dizendo asneira de que fez mudanças sociais no país quando na verdade ele só deixou cair as migalhas da farta mesa dos corruptos. Você não tem ideia da força que move um povo quando ele acredita na sua liderança pelo exemplo. Leia sobre Emiliano Zapata e verás como um simples camponês pode derrotar um exército treinado e se tornar presidente do México. O povo o seguia cegamente porque sabia que ali havia um homem de verdade. Lula, Lula, Lula se tivesse tido um mínimo de vergonha na cara o povo brasileiro teria te ajudado a limpar este FEDOR HORRENDO QUE É A POLÍTICA BRASILEIRA. Mas qual o quê, preferiste o sonho dos conquistadores: o poder supremo. Agora veja o buraco em que nos enfiou. O pior ainda está por vir, podes ter certeza do que estou dizendo. Mesmo que Dilma fique aos trancos e barrancos até o fim do mandato, o que seria um desastre total, o Brasil vai afundar de vez. Desde quando Renan Calheiros é parâmetro para qualquer coisa? E te digo, se Dilma ficar, todos que estão no poder vão roubar até não poder mais, vão dilapidar o Estado sem dó, porque em 2018 com Lula ou sem Lula o PT vai ser EXECRADO NAS URNAS. 

        1. Antônio, os políticos não são

          Antônio, os políticos não são os fatores reais de poder. É o dinheiro, o capital financeiro quem tem o verdadeiro poder. Políticos só permanecem no poder, se o capital financeiro deixar. Se o Lula tivesse tentado revolucionar o Estado brasileiro, ele teria sido apeado do poder. Veja que quando ele foi eleito, já houve o temor dos mercados, o que o obrigou a garantir que não faria nada de excepcional com a economia. Lula então deu prioridade em acabar com a fome no país, principalmente no nordeste. Criou políticas públicas para realizar transferência de renda, uma infimidade, percentual muito pequeno do orçamento, mas que foi suficiente para produzir grandes resultados. O mercado financeiro, incluindo suas esposas,  “a corrupção” e a “ganancia”, continuaram fazendo o que faziam antes, sem serem perturbados. 

  69. PATRIOTISMO PARA CHAMAR DE SEU

    Brasil. Essa deveria ser a preocupação de todos nós. Manter nosso país em ordem, deveria ser o objetivo de presidentes, ex-presidentes, não presidentes e os outros que não se enquadram em nenhuma dessas definições, mas, se encaixam na de “ser brasileiro”, nato ou não. Vemos um mundo onde grandes potências enfrentaram, e ainda enfrentam, dificuldades na economia. Mesmo um país como os EUA amargaram e ainda amargam dificuldades para deslanchar. A europa 3.º mundista está quebrada, a do 1.º mundo ainda não consegue números “auspiciosos”. Economias como a chinesa que vinha de “vento em popa” apresentam fragilidades. Tudo isso é culpa da Dilma, do Lula ou do FCH? Pouco me importa de quem seja a culpa.

    O reprovável para mim, no que tange ao FHC é que ele nunca, ou quase nunca, fala bem do Brasil. Falar mal do governo, como oposição que é, pode ser compreendido, mas, ir lá fora e falar mal do Brasil é, ao meu ver, a definição mais clara de “vira-latismo”.

    Ficamos ao sabor de jovens desinformados, mas, usuários – no sentido mais pejorativo da palavra – das redes sociais, onde a desinformação informa, para eles, do que é verdade e eles, por desconhecerem a história do Brasil, internalizam essas falácias como verdades e não interessa se voce mostra por números, ou manchetes do passado, eles simplesmente ignoram. O que vale é meter o pau e defender suas verdades “rede-socialísticas”. Esses conclamam os movimentos e milhares, ainda que fossem dezenas, respondem positivamente com se não tivessem capacidade de entender que a verdade não é o que estão defendendo.

    Não tenho expectativa quanto a mudança desse quadro, quando um senador, que deveria ter a grandeza de ser uma oposição em favor do Brasil, é uma oposição, ainda que contra o mesmo Brasil. Há corrupção, como sempre houve, há investigação como nunca houve, parabéns para o Brasil.

    Vamos colocar os corruptos na cadeia, todos eles, mas, só os corruptos, não aqueles que não são, mas, podem levar a pecha, para beneficiar a grupelhos mal intencionados e aqueles que são, mas, como camaleões, vestem roupas de honestos, não podem fugir dessas responsabilizações.

    Chega de burraldos, de inteligentes. Somos brasileiros e precisamos acima de todas as cores, amar nossa pátria que precisa consolidar a democracia pluralista que elegeu, mesmo que erradamente.

    Queremos mudar? Vamos mudar. Queremos manter o que aí está? Vamos manter. Pelo voto, pela discussão, pelo choque de ideias e não pelo choque de agressões e impropérios.

    Salve o Brasil, dos brasileiros. Tô junto!

    1. carater

      Nilo, …menos  !!!

         No paragrafo abaixo, Lula explica que é contra novas eleções porque isso pode virar moda e o povo poderá fazer o mesmo com os governadores do PT.   Ou seja; estava preocupado com o telhado dele.

  70. O fhc sabia que a elite

    O fhc sabia que a elite apoiaria o projeto e então não perdeu tempo, aliou-se aos políticos corruptos e a interesses estrangeiros para deflagrar o golpe. A igreja católica iniciou o apoio contra a ameaça daqueles que respeitam a Constituição, mobilizando o povo através da Marcha da família com Deus pela Liberdade (a carnacoxinha) contra estes e o governo e para dar legitimidade ao golpe fizeram  ampla cobertura (previamente e secretamente combinada), através do monopólio de mídia (goebbels) esperando que a notícia causasse espanto no Congresso e na população, se corresse como o esperado fhc imaginava que seria procurado para voltar ao poder( através de seu agregado das alterosas leblonenses) e não causar instabilidade política e então o ex-presidente aceitaria a proposta de retornar ao cargo somente se lhe fosse dado plenos poderes para governar. Entretanto, o plano de fhc passou longe do esperado,e nada foi feito para que voltasse ao poder.Só lhe resta tentar o golpe a sangue frio, e ao golpe de 64 se igualar. Mesmo porque filho de militar, vai precisar de outros prá que. Seus corruptos lhe bastam.

    Só resta saber, se caso o plano siga adiante, se virá a guerra civil agora. Tudo igualzinho com certeza não será.

  71.  Fhc é um falastrao pra nao

     Fhc é um falastrao pra nao dizer outra coisa porque nao ia passar na censura do blog, o quer dizer de um sujeito que senta na cadeira de prefeito achando que a eleiçao estava ganha e perde no final, o que dizer de um sujeito que chama os aposentados de vagabundos, o que dizer de um sujeito que coloca 1 real = 1 dolar” quase acabou com o pais” e é o pai do plano real sendo presidente o Itamar Franco, o que dizer de um sujeito que quer liberar a maconha porta de entrada para outras drogas, só neste país este sujeito faz parte da Academia Brasileira de Letras.

    1. FHC por FHC: o que mais me

      FHC por FHC: o que mais me magoa no meu sucessor é ele nao reconhecer o que eu fiz como seu antecessor (ao fundo, ouve-se um snif, snif). Quantas vezes ouvimos essa lamúria de FHC?

      Mas se apropriar do plano econômico de seu antecessor (Itamar), ignorá-lo, tentar ridicularizá-lo e desconstruí-lo o magnânimo FHC cansou de fazer. Pimenta nos olhos dos outros… E o que é pior: Itamar (com 90% de aprovação) foi quem escolheu e elegeu FHC que, na primeira oportunidade, traiu-o. O sucessor de FHC nao foi escolhido por ele, era seu adversário. Muito embora tenha sido FHC e seu governo desastroso, inflação desenfreada, juros estratosféricos, país quebrado, dívida crescente, FMI mandando e desmandando, privatizações entreguistas, agencias de fachada, quem, de fato, acabou elegendo o Lula

  72. A presidente Dilma com medo

    A presidente Dilma com medo de perder a popularidade com o aumento sazonal da inflação em 2013, aumento do preço do tomate por problemas climáticos, acabou dobrando a taxa de juros da selic, de 7,25%a.a. para 14,25%a.a. Consequência: a inflação não caiu, a dívida pública federal explodiu e a popularidade da presidente foi implodida com o aumento da recessão e do desemprego. A única culpa desta crise é da presidente Dilma.

    1. RESPOSTA

      Então……eu gostei do que o FHC falou, admiro ele. Mas independente disso é pra frente que se anda, ficar revivendo o passado e esquecer que o Brasil esta no limbo não dá! O mais sensato seria reunir forças e juntos pensarem em como nos tirar desta situação, mas infelizmente temos um senhor muito ruim no governo, no fundo, ele é qume governa esse país, ou alguém ainda acha que é a Dilma? Ela está tão atormentada com a situação que mal consegue proferir uma frase com sentido.

    2. Você Fabiana parece que

      Você Fabiana parece que sintonizou meu pensamento, tudo que disseste bate com minha percepção deste episódio recente. acho que o Lula nos brindou com uma despreparada de marca maior para o cargo de presidênte. 

  73. O tucano é apenas um preposto

    O tucano é apenas um preposto da águia norte americana que foi posto aqui e garantir que com o fim da ditadura militar a “ameaça comunista” que motivou a intervenção americana não resurgisse das valas deixadas pelos militares. Mas seu governo foi tão medíocre que nem com o apoio da mídia ele conseguiu permancer no poder.

    Agora que a ameaça comunista voltou a assombrar a águia norte americana, com a criação do banco dos BRICS, com o potencial de poderio econômico que o pré-sal poderá fornecer e, por que não dizer, o poderio militar  aumentando com o desenvolvimento da indústria bélica equipada de caças modernos e submarinos nucleares, o preposto tucano deve voltar a obedecer os mandamentos de seu líder no exterior. Deve ter sido para receber essas instruções que o Aécio fez a visita aos EUA este ano, depois daquela encenação na Venezuela.

    É a doutrina Monroe que deve se concretizar. Cuba será anexada em breve, se não se pode dizer que já foi.

     

     

    1. Resposta João Minerim

      Meu deus. o sr. mora aqui ou na lua. Que discurso mais antiquado, nem os radicais petistas acreditam mais nessa balela.

      Volta pra terra, cidadão!!!!!!!

      O comunismo nada mais é do que a ‘socialização da miséria’.

      Você realmente acredita em comunismo?

      A América Latina ta cheia de exemplos do ‘ socialismo do século XXl’, tá vendo o que tá acontecendo nestes países?

      Cuba vai ter outra vida agora, o capitalismo ta chegando lá, vão se esbaldar.

      Acorda moço.

      1. Eu não acredito em comunismo,

        Eu não acredito em comunismo, mas os idiotas da direita que estão pedindo impeachment acreditam, ou vc não acompanha o que dizem ?

        Comunismo é “socialização da miséria”, pensei que essa fosse a definição do capitalismo liberal. Que socializa a miséria e privatiza “para poucos” a riqueza.

        Vai dormir, pra ver se você acorda desse sonho.

         

  74. Identificar em Delfim uma

    Identificar em Delfim uma espécie de guru é realmente um sinal de fim dos tempos… Em que momento preciso da estrada você se perdeu Nassif?  

    1. desde da Gloirosa que nas

      desde da Gloirosa que nas reuniões secretaas estava claro que Lula seria o maior presidente do Brasil porque teria eternamente  assessores  informais da  mais alta qualidade como Dirceu, Delfim , Sarney e até Maluf. Por isso, por exemplo que davam, quando o mundo todo esiver enfretanto a maior crise econômica de todos os tempos, Lula presidente levará o Brazil na base de tomando água de côCô  no remando

  75. Eu sei o que vc fez no verao (inverno?) passado

    FHC há alguns dias disse que as instituições – Judiciário, Polícia Federal, Ministério Público e mídia – estavam funcionando. Mas nem sempre foi assim. E, se estão funcionando, nao foi com a ajuda dele. Ao contrário. No último dia de seu mandato, FHC enviou ao congresso a famigerada “Lei da Mordaça”, em que manietava o trabalho dos órgaos de investigação, de julgamento e da imprensa. Antes, publicou uma Medida Provisória que estendeu o “foro privilegiado” aos improbos. E, o que é o pior: em todo seu período, manteve um Procurador Geral que nao investigava ninguém e a Polícia Federal submetida ao comando de um político aliado.

  76. Eu sei o que vc fez no verao (inverno?) passado. E no retrasado

    FHC por FHC: “o que mais me magoa no meu sucessor é ele nao reconhecer o que eu fiz”  (ao fundo, quase se pode ouvir um “snif, sniff” abafado. Quantas vezes ouvimos essa lamúria de FHC?

    Mas se apropriar do plano econômico de seu antecessor (Itamar), ignorá-lo, tentar ridicularizá-lo e desconstruí-lo o desmemoriado FHC cansou de fazer. Pimenta nos olhos dos outros…

    E o que é pior: Itamar (com 80% de aprovação) foi quem escolheu e elegeu FHC, que, na primeira oportunidade, traiu-o. Já o sucessor de FHC nao foi escolhido por ele, era seu adversário (muito embora tenha sido FHC e seu governo desastroso, inflação desenfreada, juros estratosféricos, país quebrado, dívida crescente, FMI mandando e desmandando, privatizações entreguistas, agencias de fachada, quem, de fato, acabou elegendo o Lula).

  77. É preciso entender a razão

    É preciso entender a razão pela qual a Folha traz hoje em destaque artigo do Marcelo Freixo no qual ele ataca o governo por estar a retroceder nos direitos sociais.

    Os golpistas enxergam lá na frente, e com pouca inteligência nunca ninguém se lhes poderá antepor.

    A ordem geral no QG golpista é esvaziar as manifestações de 20 de Agosto, dividindo o campo progressista e dando voz às esquerdas descompromissadas para atacarem elas o Governo por seu ajuste econômico. Assim elas dispensam a direita desse desgastante trabalho que lhe seria paradoxal em relação a seu programa neoliberal.

    Por tal razão, é preciso, nas chamadas às manifestações do dia 20, dar ênfase à unidade e coesão do campo progressista contra o avanço do golpismo, cuja vanguarda está entregue aos fascistas.

    Quem critica a manifestação das esquerdas no dia 20 como sendo um erro estratégico, provavelmente tem razão.

    Um amigo meu diz que a manifestação do dia vinte significa entrar num campeonato de manifestações, no qual o governo perderá de dez a zero, ou de sete a um. Mas não há mais o que fazer,o convite está nas ruas e só resta contribuir para seu êxito sem pensar em fracasso.

    Os organizadores da manifestação do dia 20 de Agosto, deveriam tentar criar alguma particularidade, alguma diferenciação, que afastasse a semelhança entre este e o outro evento coxinha, e assim afastasse também a comparação quantitativa entre uma e outra manifestação, jogando a comparação, talvez, para o lado qualitativo.

    Outra coisa ruim será a identidade simbólica da passeata do dia 20, tendente a ter a cor vermelha, enquanto os marotos fascistas se apoderaram habilmente das cores verde e amarela. Quanto à presença das bandeiras nacionais, estas devem ser obrigatórias e abundantes, em quantidade dobrada da quantidade presente na passeata coxinha. Lutar contra os fascistas que ameaçam se apoderar do maior símbolo nacional é uma luta à parte que se impõe.

  78. Presidente, deixe essa “organização” pra lá…

    Muito obrigado, Presidente Fernando Henrique. Falou o que a maioria do povo brasileiro gostaria de falar na cara de nossa atual presidente, caso ela tivesse condições de aparecer “em Público” (de verdade).

    Agora, presidente, peço ao senhor que mantenha distância dessa quadrilha. Um “organização” que tem dois tesoureiros presos, que tem dois traficantes de influência como seus maiores expoentes – um, inclusive, já encarcerado – , que tem como seu “líder” na câmara o “ZÉ CUECA” e que transformou o Brasil na “REPÚBLICA DO PIXULECO” não merece sua atenção.

    Graças a Deus o povo brasileiro já reconheceu que esta “organização” é um câncer. Devagar, mais sempre, nós o extirparemos e o colocaremos definitivamente na lata do lixo.

    O Brasil, felizmente, ainda tem HOMENS como o senhor, o Juiz Sérgio Moro e o ministro Joaquim Barbosa. Homens que “honram as cuecas” – Não deu para resistir, rsrsrsrsrs – que vestem. Que não vem a público dizer que sua “organização” esta abaixo do “volume morto” e que só pensa em cargos (roubo).

    Uma “organização” que quase leva a falência a mais importante empresa brasileira. ASSALTADA e DILAPIDADA sem dó nem piedade pela “organização” e seus “chefões”. Cedo ou tarde encarceraremos o “Ali Baba”.

    Mantenha-se longe dessa malta, presidente Fernando Henrique. Continue a ser essa reserva moral e intelectual do povo brasileiro de bem – A MAIORIA.

    DÁ-LHE MORO!!!! e VIVA A DEMOCRACIA!!!!!

    Resultado de imagem para sérgio moro charges

      1. Já foi na manifestção, a

        Já foi na manifestção, a Globo motrou que foi mais palhaçada e devias de hoje em diante ficar calado, que o estado matural de perdedor

    1. FHC.
       
      O ex-presidente

      FHC.

       

      O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deixou o governo em 31.12.2002, já se passaram quase 13 anos. Falou de herança maldita, fala-se até hoje de apagão… isso cansa, a terra gira e a ênfase no passado é confissão da falta de perspectiva para o futuro. O Terceiro e quarto governos do PT são fracos, o executivo é fraco, a articulação política é fraca, o diálogo é inexistente e o orgulho é excessivo, sendo certo que um sábio já disse: ö orgulho precede à queda” e “a humildade precede à honra”.

       

      Este governo, fraco que é, só olha para trás e o que é pior, repete e comete os mesmos erros que tanto denunciava antes de emergir no poder. Por exemplo, a dívida pública bruta, bem como os juros que se pagam para sua rolagem, estão na lua, a comprometer todo e qualquer investimento e melhoria dos serviços públicos (pagamos mais de 40% do PIB em juros da dívida pública), isso não mudou, a turma da esquerda nem toca no assunto… os paladinos do progressismo, da justiça social ficam bem quietinhos quando o assunto diz respeito aos tais juros da dívida pública. E isso resulta de uma  réplica de uma política econômica para manutenção do valor da moeda adotada por Malan e Armínio (o superavit primário para pagamento dos juros da dívida pública foram sugeridos por armínio…). O PT não debate, não muda, não põe o tema na pauta…, fica queitinho… queitinho… e põe a culpa do FHC (rs)

       

      Já se vâo treze anos e a repartição de receitas tributárias não muda…. Nosso dinheiro pago em COFINS e CSSL (saúde) vai para a União, fica lá…. depois é repassado para os Estados e Municípios sabe se lá a que preço….. e como…. Nossa federação é impraticável, obsoleta, e o PT, como sempre, não tem capacidade para trazer uma reforma federativa e tributária para a pauta. Fica inerte… parado… atônito…. e, claro… culpa do FHC.

       

      Em 2012, no afã de emparedar o setor de distribuição de energia o governo federal – de esquerda que é – rescindiu as concessões das distribuidoras como forma de pressioná-las a praticarem um preço que a FIESP considerava justo. Os distribuidores – burgueses que são – disseram… não….  vamos comprar energia no mercado, e repassar o custo ao consumidor… Dona Dilma…. para esconder o custo de sua “peitada na burguesada…” subsidiou o custo de parte das contas de luz em 2013 e 2014… tudo isso “queimou o caixa do governo”…. e a conta estourou agora em 2015… explica essa ai Nassif….mais de 50 bilhões na brincadeira

      Mas não é só…. tivemos no governo Dilma o “bolsa classe média”, prática populista por meio da qual o BACEN celebrava contratos de cambio (swaps) em dolar para “segurar”o preço da moeda americana frente ao real… mais de 100 bilhões na brincadeira…. 

      A conclusão é que chego é que o Estado é uma abstração que te promete um oasis e te entrega uma poça d’água…. o Estado não gera riquezas, não promete o que cumpre e só toma dinheiro dos mais carentes…. por isso, rumei para a direita… sem dó nem piedade….

      Por fim: para quem não sabe ou insiste em esconder, FHC fez mais pelo Brasil, com muito menos dinheiro, se a Petrobrás é a joia da coroa, isto se deve à mudança de gestão e de regime jurídico havida em 1995 em diante; se a VALE foi um expoente econômico, isto se deveu à formula de privatização com goldens shares formulada nos tempos de seu governo… se houve expansão da telefonia, isto se deveu às privatizações das telecomunicações…. Agora, também se cometeram erros, mas, como o próprio escrito de Nassif revela, havia humildade, o ranço sindical era muito menor e o presidente muito mais flexível em tempos de crise… diz aí Nassif….

       

      Pois é PT, seu caminho, ao que tudo indica, é insistir que a culpa não é sua…. a culpa é da “zelites” da “dereita”, dos “conserva”, dos “coxinha” dos “FHC boys” menos sua não é… vc concorda Nassif ?

       

       

       

       

       

       

      1. Uma narrativa de um ex-esquerdista

        A conclusão é que chego é que o Estado é uma abstração que te promete um oasis e te entrega uma poça d’água…. o Estado não gera riquezas, não promete o que cumpre e só toma dinheiro dos mais carentes…. por isso, rumei para a direita… sem dó nem piedade….

        Parabéns. A narrativa está coerente com sua nova opção política.

        No entanto, é apenas uma narrativa.

        Por fim:

        “Por fim: para quem não sabe ou insiste em esconder, FHC fez mais pelo Brasil, com muito menos dinheiro”

        FHC não fez nada pelo Brasil (nem o Real). Ele apenas MANTEVE o Brasil estagnado.

        A mobilidade social ficou estagnada.

        FHC passou o governo para o Lula com péssimos indicadores. Seu período de governo, se escrutinado seria tão ou mais sujo do que o do PT, a começar pela compra da reeleição. E, isto é importante que se diga, TODOS SABIAM. E ninguém fez nada até hoje. Nem vamos falar na privataria…

        FHC também teve o seu “Zé DIrceu”. Ele apenas tinha simpatia da mídia e do judiciário. Por isso, nunca investigaram.

        FHC é um vaidoso, um  velhaco e um hipócrita. Um completo mediocre. Um idiota da aldeia, que estava no lugar certo, na hora certa (até por que sempre foi, e é, um oportunista).

        Não passa disso.

         

        1. ex-esquerdista – não por falta de indignação.

          Meu caro,

           

          O que FHC foi ou é não nos interessa…, todavia manter-se o tripe macroeconômico criado por sua equipe e não apresentar um projeto econômico que valorize o real, por meio de reformas estruturais que tornem o mercado competitivo (fiscal, tributária, previdenciária, bancária, na saúde e educacional), é omissão indesculpável, ainda mais de quem se julga ou se diz oriundo das massas sociais.

          Passaram-se treze anos: nada de reformas estruturais… nenhuma articulação política para se reformar o anacronismo de nossa federaçao… com todo o respeito… e não consigo engolir e só posso tributar essa paralisia à inadequação da estrutura do Estado…

          Nada por nada, sejamos conscientes, a esquerda governista surfou na onda da alda dos produtos primários e, sem prejeto, não saiu disso, deveria ter se engaado para se construir mais liberdade econômica, mais compettividade…  Agora, acabou o caixa… pois o “social acaba quando acaba o dinheiro… do contribuinte”.

          Devemos repensar o papel do Estado…

          Obrigado pela atenção, grande abraço.

           

        2. ex-esquerdista – não por falta de indignação.

          Meu caro,

           

          O que FHC foi ou é não nos interessa…, todavia manter-se o tripe macroeconômico criado por sua equipe e não apresentar um projeto econômico que valorize o real, por meio de reformas estruturais que tornem o mercado competitivo (fiscal, tributária, previdenciária, bancária, na saúde e educacional), é omissão indesculpável, ainda mais de quem se julga ou se diz oriundo das massas sociais.

          Passaram-se treze anos: nada de reformas estruturais… nenhuma articulação política para se reformar o anacronismo de nossa federaçao… com todo o respeito… e não consigo engolir e só posso tributar essa paralisia à inadequação da estrutura do Estado…

          Nada por nada, sejamos conscientes, a esquerda governista surfou na onda da alda dos produtos primários e, sem prejeto, não saiu disso, deveria ter se engaado para se construir mais liberdade econômica, mais compettividade…  Agora, acabou o caixa… pois o “social acaba quando acaba o dinheiro… do contribuinte”.

          Devemos repensar o papel do Estado…

          Obrigado pela atenção, grande abraço.

           

    2. MUITO FELIZ, MUITO TRISTE.

      Sinto-me muito feliz em ver que vivemos num país democrático, onde um blog democrático pública uma opinião como a sua, reconhecendo um direito sagrado de livre pensar. Por outro lado, uma tristeza imensa de ler o seu escrito e saber que acredita nele. Uma pena mesmo.

        1. TRISTEZA MAIOR

          Se nós todos desiguais, iguais pensássemos, que monotonia, tristeza maior seria. Se não consigo do novelo o desembaraço, posso ao menos enviar um abraço.

    3. Fico impressionado com a

      Fico impressionado com a coragem de uma pessoa para fazer um comentário desses. Passando atestado num blog como esse do Nassif.

  79. Quando ele sugeriu o pedido

    Quando ele sugeriu o pedido de renuncia, ele se lembrou da Marcha dos 100 mil de Brasília em 1999, em Brasilia em dia da semana, que ele mesmo não teve coragem de fazer isso

    1. mas os petistas  que foram

      mas os petistas  que foram nessa macha não era  querendo tirar FHC mas apoiar o direito dele de terminar o mandado.

  80. Brasil

    SE a crise atual é tão Brava como quer a oposição e trabalha por ela, questiono:

    porque ainda não corremos ao FMI como fizera FHC?

    porque ainda temos taxas melhores que fhc no emprego e inflação?

    porque temos ainda hoje muito mais obras brasil afora que fhc?

    porque as agências de riasco ainda não nos jogaram no marmore do inferno?

    porque ainda temos R$ 400 bi de  resevas?

    se antes a crise na conchinchina poderia nos esfacelar, porque crise na Argentina, venezuela, grécia, Russia, Europa, Ucrania, etc, ainda não nos destruiram?

    se os 40% que votaram no psbd deixassem de trabalhar pela crise , contra o brasil, só para afetarem dilma e o Pt, nem estariamos sentindo efeito de crise.,

    por essas eoutras é que sou Dilma e muito Mias lula 2018.

  81. NOSSA PRINCESA ISABEL

    NOSSA PRINCESA ISABEL ATUAL(DILMA)ESTÁ SENDO TÃO ACHINCALHADA

    QUE SERÁ QUE CONSEGUIRÁ ABOLIR A SUA PRÓPRIA INÉRCIA POLÍTICA,

    CORRUPÇÃO E OS DITOS MALDIZENTES DE NOSSA NAÇÃO??????!!!!

     ESPERO QUE SIM!! VIVA A DEMOCRACIA!!INCLUSIVE DESTE BLOG!!!!!!

  82. Recordar é viver…

    ” BRASIL É 0 2o DO MUNDO EM DESEMPREGO “

    Folha , 29 de maio de 2001 : ” A situação periclitante do emprego garantiu ao país o segundo lugar no ranking mundial do desemprego em números absolutos de pessoas sem trabalho em 2000. Perde apenas para a Índia em número de desempregados… “

    1. ESTE VÍDEO DIZ TUDO SOBRE

      ESTE VÍDEO DIZ TUDO SOBRE ESTE SENHOR,OBRIGADO RENATO LAZZARI

      TEM OUTRO MUITO BOM TB COM LULA ,FHC NO PROGRAMA HARD TALK(INGLATERRA ACHO)

       VAAAAAAAAAAAAAAAAALEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUUUU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    2. “Mas há milhões de crianças

      “Mas há milhões de crianças lá (no Brasil) que não têm nenhum futuro, a menos que suas famílias possam ter uma vida digna.” Bill Clinton

      Frase irretocável, perfeita! E a expressão desse pensamento tão condizente com a realidade brasileira do período de governo FHC foi feita pelo presidente dos Estados Unidos, não veio de líder pacifista ou de liderança de organização internacional voltada para os Direitos Humanos. Não. Apesar de ser tão óbvio, é um tipo de pensamento que permeia a mente de homens sensíveis, que conseguem compreender o grande dilema da Humanidade. Se uma geração de seres humanos não consegue cuidar de suas crianças, irá cuidar do que? Da morte? Será que FHC tem a resposta a essa indagação, uma vez que foi responsável pelas crianças brasileiras por (longos!) oito anos? Diante da frase de Clinton, o que tem a dizer sobre as crianças dos rincões do Brasil? Será que já disse?

      Esse vídeo é histórico. Todo historiador deve guardá-lo com todo cuidado.

      Pensando sobre Bill Clinton, lembrei-me também de Barack Obama: “Lula é o cara!” 

       

    3. Pouco se fala das verdadeiras

      Pouco se fala das verdadeiras causas que travaram o segundo governo Dilma. Primeiro uma câmara federal sob o domínio de um presidente totalmente contrário ao governo em todas suas propostas e sempre aprovando projetos de lei que geram mais despesas ao executivo. A grande mídia produzindo terrorismo político e econômico diuturnamente, como se o Brasil estivesse a beira de uma catástrofe financeira. Uma lava jato que não termina nunca, paralizando grandes obras e grandes empresas com demissões de milhões de trabalhadores. Uma oposição inconsequente que não aceita a derrota das urnas e conspira cotidianamente para derrubar o governo, seja através do judiciário ou congresso nacional. O consumidor assistindo tudo isso se apavora e põe um freio no consumo. Por sua vez a indústria e o comercio sente a retração no consumo e reduz a produção gerando o ciclo vicioso das demissões. Finalmente cai a arrecadação federal e o governo se sente compelido a não pagar o adiantamento no mês de Setembro de 50% do 13º salario aos aposentados. Está difícil desatar esses nós com tanta gente remando contra o governo e o país.     

  83. Os seguidos erros da oposição PSDB

    A tentativa do PSDB de afastar a Presidenta Dilma, revela antes de mais nada que o PSDB tem uma recuperação do PT junto ao eleitorado, como já ocorreu em 2006, e 2010 e 2014, ou seja o PSDB considera pouco provável que consiga derrotar o PT nas eleições de 2018.

    FHC é sociólogo e conhece bem bem as relações sociais, como  o principal  formulador das ações do PSDB, errou demasiadamente em confiar na capacidade da grande mídia em influenciar o eleitorado, talvez inspirado no livro 1984 de George Orwell, e não desenvolveu nenhuma ação para se aproximar das parcelas mais pobres da população, muito pelo contrário.

    Em função de um processo secular de concentração, os mais pobres são a maioria da população e do eleitorado, e como como sociólogo FHC tem pleno conhecimento desta situação,  o que levou a confiar na capacidade da grande mídia de influenciar o eleitorado, em lugar de desenvolver políticas reais de aproximação ou de aliança com os setores mais pobre da população.

    A grande mobilização de setores conservadores da sociedade demonstra desânimo e desespero com a provável vitória do PT nas eleições de 2018.

    A ampliação das políticas sociais, os aumentos reais do salário mínimo, do emprego carteira assinada promovido pelo PT desde de 2002 possibilitaram o PT obter o apoio da maioria do eleitorado, principalmente em função de não encontrar porte dos demais partidos, principalmente do PSDB, nenhuma ação ou discurso que aproximasse os demais partidos dessa parte do eleitorado, deixando o PT atuar quase que exclusivamente com a bandeiras sociais e da distribuição de renda.

    Além de atender as primeiras reivindicações dos setores mais pobres da população, com o acesso a renda e ao emprego, o PT ampliou o acesso as Universidades com o Pró-Uni, as cotas raciais e sociais, e mais recentemente ampliou o acesso a saúde com o Programa mais médicos.

     

     

  84. uma voz dentro da lixeira


    quando essa lixeira fechará de vez?

    pois, quando abre, e como abre, espalha aquele odor característico de cadáver político.

    ele é um morto-vivo que assistiu, no enterro da mulher, o próprio cérebro baixar à sepultura: ela era o cérebro dele.

    sobrou a voz dentro da lixeira: é o que dele resta.

  85. Lembre-se que o dólar saiu de

    Lembre-se que o dólar saiu de R$1,00, valor artificial e segurado até passar as eleições,  foi a R$4,00 que eqüivale hoje a R$8,00. Mesmo assim, Lula, líder maior da oposição e que havia perdido as eleições, não saiu por aí pedindo o ‘impiche’.

  86. Pois é. Da parte dele seria

    Pois é. Da parte dele seria um ato de grandeza se recolher à sua insignificância e aproveitar a velhice no apartamento do Mineiro em Paris. Preencheria uma lacuna.

  87. Lava ALMA….

    Depois do grande Presidente Fernando Henrique Cardoso ter dado uma chance para que Dilma assumisse o maior e mais horrendo ESTELIONATO ELEITORAL da história deste pais; agora o grande jurista e decano do STF  Celso de Mello LAVA A ALMA dos brasileiros honestos. Diz o Ministro: “corrupção impregnou-se no tecido e na intimidade de alguns partidos”.

    Mais:Para falar da crise política atual, ele lembrou que, em 1954, o opositor Carlos Lacerda declarou: “Somos um povo honrado governado por ladrões”

    As declarações foram dadas durante o julgamento de um habeas corpus pedido pelo lobista Fernando Baiano, preso na Operação Lava-Jato. O benefício foi negado.

    Complementa o Magistrado:”Este processo de habeas corpus parece revelar um dado absolutamente impressionante e profundamente preocupante, o de que a corrupção impregnou-se no tecido e na intimidade de alguns partidos e instituições estatais, transformando-se em conduta administrativa, degradando a própria dignidade da política, fazendo-a descer ao plano subalterno da delinquência institucional — declarou, indignado.”

    Resultado de imagem para irmãos metralha

    1. Tá doidinho para voltar a mamar

      nas tetas da viuva de novo? Pode quebrar sua guitarra de raiva. Pode jogar ela na passeata dos coxinhas. Pode morder seu cotovelo se conseguir. Pode chorar de inveja juntinho com o velhaco FHC. Mas Dilma só saí em 2018. E ela vai deixar a cadeira quentinha para o Lula. Chora, bua bua!

    2. Não há honra alguma na

      Não há honra alguma na ignorância política. 

      Quisera a democracia brasileira tivesse a felicidade do “dr.” Gilmar Mendes (nomeado para o STF por você sabe quem) ter feito semelhante divagação, igualmente indignado com a corrupção, quando concedeu dois habeas corpus em menos de 48h para o banqueiro Daniel Dantas, “o brilhante” de FHC. Mas, curiosamente, sua preocupação foi com o “estado policialesco” que passava por cima da presunção de inocência dos investigados da trupe privatista, que fez fortuna “no limite da responsabilidade” e que hoje marcha contra a corrupção (dos outros).

    3. Quem seriam esses “alguns

      Quem seriam esses “alguns partidos” de que o ministro fala, além do PT? Por acaso algum em quem você vota?

  88. Muita vela pra defunto

    Muita vela pra defunto ruim.

    E o Nassif continua dizendo que FHC e Dilma são iguais e fizeram as mesmas besteiras.

    Dá um tempo Nassif, vai perguntar pros vencedores do WorldSkills se eles acham isso.

    E o golpe continua na agenda, contrariando as previsões do turco.

  89. Parte da fonte das suas críticas contra Dilma foi revelada

     

    Luis Nassif,

    Tenho insistido que você está equivocado nas críticas à presidenta Dilma Rousseff. Tanto nas críticas ao primeiro governo da presidenta como nas críticas ao segundo. E já sabia que as críticas que você faz a ela são críticas antigas que você faz a todo governante na mesma situação. Não recrimino este seu post “As lições de FHC a Dilma” de terça-feira, 18/08/2015 às 19:14, porque ele pelo menos serve para remeter à parte das fontes dessas críticas e nos ajuda a entender a facilidade com que você redige essas críticas que são usadas quase como refrão.

    E já que você fez esse apanhado aqui de críticas a Fernando Henrique Cardoso, não custava nada você fazer um apanhado das suas críticas a João Figueiredo em 1984 e a José Sarney em 1985 e também a Lula em 2003, e da próxima vez as deixar indicado junto às críticas que vier a fazer à presidenta Dilma Rousseff.

    Talvez desta vez, as suas diatribes assacadas contra o governante de plantão, quando ele se encontrava sujeito a tempestades, tenha mais correspondência com os fatos dada a antipatia na classe dominante ao PT ser muito grande no Brasil (TCU contra João Figueiredo, contra José Sarney ou contra Fernando Henrique Cardoso nunca existiu), e dado o escândalo do mensalão e agora o do Lava-Jato que estragam bastante o PT e faz o partido perder força no parlamento como também porque há algo de ruim na realidade econômica mundial que pode prejudicar ainda mais a recuperação econômica do país. É só ver as exportações brasileiras em 2014 e as atuais com queda de quase 20% mesmo após toda desvalorização do real.

    Ainda assim acredito que 2016 pode apresentar outra realidade para o Brasil, como 1984 e 1985 se mostraram diferentes dos prognósticos, como 2000 se mostrou diferente dos prognósticos (O grande problema no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso foi a falta de planejamento do Ministro José Serra no primeiro governo que não preparou o Brasil para a falta de energia e assim o crescimento de 2000 foi estancado em 2001) e como 2004 se mostrou diferente dos prognósticos.

    Sorte sua também é que ninguém se importa com os maus vaticinadores ou pelo menos não importa a ponto de se lembrar dos maus vaticínios.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 18/08/2015

  90. FHC? É o cara esperto e

    FHC? É o cara esperto e pintoso que pensava que estava pondo chifres na dona Ruth e estava mesmo era levando uns chifres daquela jornalista, que lhe aplicou o golpe da barriga. O cara é branco, é isso que conta. Em tramóia de branco nao se toca. Pra nossa midia, a filha “natural” do Lula virou noticia. O filho do Lula virou tabu, até que ele resolveu sair do armário. O outro filho do Lula já foi declarado dono até do Oceano Atlântico. E os filhos do FHC. O que se fala dos negocios do Paulo Henrique? E da Luciana, aquela funcionaria fantasma do Senado que tem uma empresa agricola tambem fantasma em Osasco? E da outra, que tem contratos eternos de “serviços” (com nota fiscal?) para a Vale do Rio Doce? Na verdade, isso não teria a menor importancia para a humanidade. O que tem importância é o jeito como essas coisas são tratadas. 

  91. FHC permitiu que a corrupção

    FHC permitiu que a corrupção caminhasse por todo o campo do seu governo, até a propina da Petrobras chegar ao conhecimento da operação Lava Jato. E também nada se provou contra Lula e o governo atual.

    Ninguém esteve em posição melhor para beneficiar um povo do que FHC; entretanto, ele mesmo, tendo o plano real com inflação inical zero, desperdiçou a oportunidade de ser um estadista no final.

    Nós ficamos sabendo muito bem o seu declínio ante a corrupção e – pelo que fizeram a ele mesmo – a sua reitirada da vida política permanece como advertência contra a ignorância sobre as informações triviais que envergonha o seu partido (PSDB).

  92. Politicamente, ele está certo.

    Não é um ato isolado, como já se viu. O PSDB resolveu encampar mesmo a tese da renúncia ou impeachment.

    Num momento em que a popularidade do governo está abaixo dos 10% e que, pelo menos, a metade dos eleitores quer a saída da governante, é uma tacada de mestres.

    Muitos atores políticos, eleitos e com mandatos, vão se alinhar a FHC e ao PSDB, e sobrará para o PMDB, se quiser, tomar nos ombros o governo e levá-lo, ou pelo menos tentar, até o fim e pagar o ônus por isso, sendo rechassado nas urnas em 2016 e em 2018.

    Na minha modesta opinião, tem muito candidato a prefeito, boa parte do PMDB, boa parte deputado federal, querendo pegar carona nesse impeachment, em vez de ir para uma eleição municipal como apoiador desse governo.. 

  93. O relato do Nassif nos trás à

    O relato do Nassif nos trás à memória que se passaram 25 anos e a incompetência e o desconhecimento de mundo não vai sozinho para os políticos; passa pelo governo federal, chega aos estados, onde a relação social se reveste nas circunstâncias de perdas econômicas.

    E a culpa da crise se volta para as contas públicas, segundo os especialistas, por causa da burocracia, dos impostos, e do câmbio que não valorizou o empresariado que aguarda o momento certo de fazerem a sua forma externa – com investimentos externos?…

    Este cenário se deve ao sistema financeiro não querer acompanhar esta lógica interna de o Estado se recompor e, pelo seu contrário, ele não interessa suportar coisa alguma do governo; quer ser apenas o donatário dos bens de capital dos países perante o mundo. 

    A cópia do sistema de mundo é um projeto muito sério para circulação das riquezas: ou o país tem para si, ou vira escravo de uma cópia continua, que o imita no tempo, chamada investimento externo.

  94. Impressionante como a massa

    Impressionante como a massa de ódio e cegueira só cresce. Como está claro que não adianta argumentar, serei direta: o que o PSDB, a elite manifestada e muitos comentaristas aqui querem é simplesmente uma coisa: PODER. Querem recuperar o poder que perderam. Querem substituir um projeto de poder por outro. Cansaram de apanhar nas eleições e agora querem tomar a força. Não tentem enrolar com conversa de corrupção, economia, etc. Vocês querem outro tipo de país com o qual, por enquanto, a maioria da população não concorda. Não há santos nem virgens na política.

    A briga toda é pelo poder, simples assim. Mas é o povo quem decide a quem delega seu poder, e é melhor que assim seja, porque vocês não fazem ideia do que seja o povo ir para as ruas reclamar o poder que é seu. 

  95. NÃO É EXATAMENTE CONTRA

    as privatizações que eu sou contra. Eu e todos os que são contra a corrupção de verdade somos contra a PRIVATARIA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (privataria, termo criado pelo Jorn. Elio Gaspari)

             O caso da privatização da VALE é exemplar.  Me vem à lembrança os vídeos, palestras, apostilas que eram fornecidas pelo PL e para explicar como funciona o ser humano sempre lembravam do exemplo clássico do que ocrreu na China: o Governo para exterminar os ratos (os transmissores da peste, não os Tucanos) passou a pagar para estimular os cidadãos no combate. No entanto, só piorou a situação porque os cidadãos pasaram a criar ratos e vender para o Estado.

              Estranho, muito estranho a conduta do ser humano FHC na venda da VALE. Participou o nacionalista de quatro costados (como se dizia antanho) ANTÔNIO ERMIRIO DE MORAES. Era do ramo, era o que tinha mais condições,mais rico.  E por incrença que parível perdeu para outro que não era do ramo, tinha menos recursos e até financeiros. ANTONIO ERMIRIO chegou a ir falar com FHC e quis saber porque estava sendo apunhalado pelas costas, porque o FHC colocou os fundos de pensões a favor do que tinha menos recursos.

             SOBRE apunhalar pelas costas leiam Antonio Ermirio e principalmente ADIB JATENE sobre FHC (há entrevistas e vídeos na internet).

             É importante ter ciência do que se passa na mente, no psiquismo de FHC (ex-presidente Fernando Henrique Cardoso): o elemento quebrou o braço da mulher Ruth Cardoso e mandou embora a amante grávida.

  96. Ah, se Ruth Cardoso ainda

    Ah, se Ruth Cardoso ainda estivesse viva. Não que fosse nenhuma santa mas creio que não deixaria que esse senhor jogasse o pouco de dignidade que lhe restou depois de que foi eleito presidente assim, no lixo. FHC golpista, quem diria, acabou no Irajá… Melhor estava antes, defendendo a descriminalização da maconha. Pelo menos nessa causa parece que Fernando acreditava.

    É bom que a turma de interesseiros que o cerca mantenha-o entorpecido, numa redoma onde há mulheres novinhas, dinheiro e luxo abundante, conchavos, conspirações e acordos espúrios, enquanto extrai dele frases de efeito.

    Garoto propaganda do que de mais nefasto há na república, adulado pela pecha de “celebridade”. Que final de vida triste…

  97. FHC está tentando segurar a boiada.

    FHC sabe que o PSDB está numa situação de sobrevida ou morte.

    Alimentaram o golpe contra a Presidenta Dilma e as elites brasileiras deram para trás.

    Ficou o PSDB com a bucha na mão!

    Ele precisa desse jogo de cena de pedir a renúncia da Presidenta Dilma para não perder o apoio, não apenas dessa massa amorfa das ruas no domingo, mas da massa que ele, seu partido e a mídia aliada incutiram na cabeça de que o “Impitman” viria e seria a solução de todos os males do Brasil.

    No mundo real o PSDB está perdido. Vocês viram em BH e a entrevista da UFMG com 434 participantes da manifestação de domingo: Aécio só teria 48% de votos dessas pessoas. Nem entre os manifestantes de domingo o PSDB vence mais.

    A Rede Globo por desistir dessa aventura golpista já é taxada de Petista e expulsa/hostilizada das/nas manifestações que ela mesma incentivou que existissem e deu total cobertura.

    Criaram os midiotas e agora os midiotas se voltam contra os seus criadores.

    Na verdade, esta extrema-direita Política quer manter uma situação de impopularidade da Presidenta Dilma e manter o Governo Federal enfraquecido para votar todas as barbaridades contra os trabalhadores e avançar na desestatização e ampliação dos lucros do mercado financeiro e do empresariado em detrimento dos trabalhadores.

    O Congresso Nacional está favorável na Legislatura atual para essas votações. Não vão mexer em nada no Executivo. Vão apenas lutar diuturnamente para vê-lo enfraquecido.

    Se a onda do “impitman” vier, caem os governadores e todos estes políticos vão junto. E pode ser um adeus a estratégia das elites econômicas e do mercado financeiro.

    Eles sabem que não dá mais para brincar com essa loucura, porque eles – Rede Globo & Cia. mais PSDB perderam a narrativa e o controle até de seus teleguiados. Pode acontecer o inesperado e até as esquerdas se fortalecerem. Ficaria imprevisível. Como está é mais segura as votações no Congresso Nacional.

    Hoje, o discurso de que todo político é ladrão é quase unânime. Pesquisa do Datapopular que lemos ontem no GGN (Via Rede Brasil Atual) diz que é 92% o número de entrevistados que pensam assim. E, não vai ser a velha mídia que vai convencer a população votar em um super- herói salvador da pátria. As pessoas estão desgarradas de qualquer racionalidade. Ninguém mais é porta-voz de candidatura da Direita.

    Hoje, sobra à Direita e sua mídia o papel de detonar o LULA porque ele se tornou favoritíssimo em 2018. Na verdade ele só não vencerá se não se candidatar ou se golpearem ele via Judiciário, mas até isto eu desconfio que não terão coragem de fazer.

    Se houver prisão do LULA é mais para frente. No momento é preciso alimentar o noticiário de forma a centralizar em LULA e a toda a carga. É o que sobrou para a direita e sua mídia e a sua audiência jornalística andará de mãos dadas com o LULA. Quem ainda compra ou assiste ou ouve a velha mídia precisa ter o LULA para se dispor a dar audiência para ela. Senão fecham as portas: Folha, Estadão, Veja, Istoé. Apoio a muita confusão e adeus verbas publicitárias.

    Depois que prenderam o Marcelo Odebrecht e o Marechal Othon e a velha mídia comprou a desgraça alheia para enfraquecer Dilma, o PT e Lula e por outros interesses mais ligados ao Capitalismo Internacional eles pisaram num vespeiro mais suculento, e dançaram. O recuo do “Impitman” veio na sequência.

    O novo tempo é sem “impitman”, porque estava dando prejuízo financeiro aos capitalistas, e sem candidatura de Direita forte. A Direita não terá dividendos em 2016, é uma opinião pessoal.

    2016 pode dar qualquer coisa, para além do PSDB, para além do PMDB e quem sabe até o PT vença por WO.

    Vai ser um festival de votos brancos e nulos e as esquerdas que tem voto mais qualificado e ideológico podem se sair bem.

    Se a Presidenta Dilma sair das cordas em breve a Eleição Municipal de 2016 poderá ser benéfica para as esquerdas.

    O possível eleitor da Direita tenderá até a anular ou votar em branco. Nas esquerdas, tirando a extrema-esquerda o voto vai chegar no candidato mais progressista de cada cidade.

    É inacreditável. Criador e suas crias não são mais identificados como um só coração. Tanto quis a Rede Globo manipular a opinião dos seus telespectadores, que agora eles só aceitam um caminho para tudo: Fora PT! Fora Dilma! Fora Lula! Todo Político é corrupto!

    E a Rede Globo e o PSDB, seu braço na Política, não podem oferecer o que as suas crias almejam.

    Hoje, suas crias se rebelam e viraram um vírus perigoso que pode infestar toda a estrutura da velha mídia e do seu braço político: o PSDB.

    Precisamos construir barreiras para que o voto não seja uma ponte para o desconhecido.

    Cabe às esquerdas o trabalho de formiguinha, e diário, porque se tornou imprevisível a reação do eleitorado brasileiro.

    Tomara que se possa trilhar em 2016 por uma estrada segura. Esperemos!

    E o Moro me perguntariam. Ele é uma incógnita e só seria para 2018, porém, quem vai abrir mão no PSDB e na Direita para ele ser o candidato? Quem vai ter certeza que ele poderia se dar bem num embate eleitoral?

    E imaginemos ele candidato. Como separar a ideia de que detonou com um monte de políticos de vários partidos para se candidatar e se beneficiar da situação?

    Não pode ser uma candidatura frustrante? O eleitorado que odeia político vai curtir ver o seu Herói ingressando na Política?

    Muita areia para rolar até 2018!

    1. Muito boa sua análise,

      Muito boa sua análise, Alexandre Tambelli!!!!!  Também acho que Moro, num debate cara a cara com os políticos, é uma incógnita, na verdade, penso que seria um fracasso!!!  A direita deve tentar um de seus próceres, turbinado pela mídia, Serra ou Alckimin. Abraço!!!! 

  98. “Nem por isso, julgou ser questão de patriotismo renunciar “

    FHC não. Mas Lula, Tarso Genro, o PT em geral…. passados 23 dias da eleição!

  99. das diferenças……

    Nassif, perfeito seu artigo, inclusive por trazer fatos históricos desconhecidos de muitos, como o aturdimento do então presidente FHC, e seu desespero por alguma boia de salvação, que não veio, até o fim melancólico de seu governo, a ponto da classe média perder as esperanças, vencer o medo e apoiar Lula em 2002.

    Mas vejo uma diferença crucial entre a situação de FHC e Dilma: FHC era fraco, sem personalidade apta a tomar decisões, tanto que houve uma época em que todo brasileiro tinha a nítida sensação que quem governava o país era o ministro Antonio Carlos Magalhães, tamanha sua influência sobre o ex-presidente.

    A impressão que temos hoje, reforçada por tudo o que fez e disse FHC após seus mandatos, é que a presidência para ele nada mais era que uma “experiência de poder”, um exercício de vaidade, onde ele, o grande sociólogo, levaria o Brasil ao progresso via infalíveis planos néo-liberais, sendo finalmente, amado pelos brasileiros e aplaudidoem todo mundo.

    O aturdimento de que você fala, fica visivel no famoso vídeo em que é humilhado por Bil Clinton,  no patético discurso feito por FHC na presença dos maiores estadistas do mundo, quando confessa em público sua incompetência absoluta enquanto líder de uma nação, ao repetir a mesma frase várias vezes: “veio a crise da China e o Brasil perdeu tantos bilhões de dólares….” citando logo depois, a crise da Ásia, a crise do México, e ainda tentando se passar por sábio e espirituoso, ao falar: “daqui a pouco, vem uma crise na Conchichina e o Brasil estará vulnerável….” – uma ridícula e última confissão de sua incapacidade de blindar o Brasil diante de um mundo competitivo e global.

    O resultado, todos vimos, uma fala séria, firma, correta, de Clinto, colocando os pingos nos is….  Que o Brasil fizesse a lição de casa, como até Chile e Uganda aprenderam a fazer. Calado, sem respostas, vemos toda a fraqueza, toda a incapacidade, toda a inaptidão de FHC para o cargo que ocupava.

    Dilma, ao contrário, é vítima de uma força excessiva de sua personalidade, aparenta teimosia, e uma falta de jogo de cintura, fatal em política. Não me parece ser uma pessoa fraca, manipulável, muito menos vaidosa, percebe-se nela um desejo gigantesco por acertar, visando seu objetivo maior: o bem estar do povo brasileiro, a ajuda necessária aos mais pobres, num país de injustiças sociais seculares.

    FHC não tinha salvação, Dilma, tem, se ouvir gente experiente, que está disposta a colaborar, e não falo de Lula, seu mentor e amigo, mas dos brasileiros que se recusam a entrar nesse jogo golpista e reconhecem nela uma pessoa séria, digna.

    De mais a mais, qualquer um que estivesse em seu lugar, talvez já tivesse sucumbido ao massacre da turba odiosa, a sociedade banhada em ódios como nunca se viu, e tudo isso centrado nela e em Lula essencialmente.

    A FHC, nosso Salieri tupiniquim, resta fazer o que sua alma ressentida e despeitada pelos fracassos retumbantes, exige de si: atacar com fúria os que fizeram pelo país o que ele nunca fez, agredir os que atingiram no mundo todo, um reconhecimento e um respeito que ele nunca atingiu, quando se descobriu o tamanho de sua mediocridade.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador