Revista GGN

Assine

As torres da Igreja de Macaúbas e o desvio do Rio Piuí

Por LACosta 

Ontem à noite, assistindo ao programa Triângulo das Geraes, produzido em Uberlândia, foi veiculada a história de Capitólio (MG) e uma localidade especial de sua zona rural – Macaúbas.

Dois fatos foram retratados e apresentados como “causos” por um ex-padre e foram muito bem explorados pelo apresentador e julguei bastante interessante trazer aqui no blog:

A história das torres da Igreja de Macaúbas: Contou o padre que a população foi chamada a construir uma igreja e claro, envolveu os partidos políticos da época – PSD e UDN. Na reunião com o “projetista”, após as longas discussões, o PSD queria que a torre fosse “redonda” e a UDN queria que fosse “quadrada. O “projetista” não teve dúvidas, agradou a gregos, troianos e macaubenses, fez uma de cada forma. Veja a foto.

A segunda é para estudos hidrológicos e o que está na moda, ou seja, a transposição do rio Piuí. Conta-se que quando da formação do lago de Furnas, a cidade de Capitólio seria “engolida” pelo represamento do rio e a alternativa encontrada pelos responsáveis, atendendo à política do “Coronel” local, foi “desviar” o curso do rio Piuí que na época, desaguava no Rio Grande, junto com o Paranaíba e Tietê formam o Paraná com o nome de Rio da Prata deságua no Atlântico entre o Uruguai e a Argentina. Com essa atitude, jogaram as águas do Piuí para o São Francisco e nesse caso as águas vão “morrer” no Pontal do Piaçabuçu entre os estados de Sergipe e Alagoas. 

 

Média: 5 (1 voto)
2 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Pois é, faltou comentar que

Pois é, faltou comentar que nesse processo todo houve um pântano drenado e que centenas de trabalhadores rurais foram escorraçados dali por posseiros, fazendeiros da região, com o apoio maciço de tropas, já no início de 64. Importantes lideranças foram perseguidas, ocorrendo inclusive mortes.

Seu voto: Nenhum

O objetivo foi o inusitado

Agora para subsidiar teu posicionamento e espero que traga esse lado da época da construção para enriquecer a discussão e que haja o interesse histórico para que aprofundemos os dados.

http://www.scielo.br/pdf/asoc/v13n2/v13n2a09

 

 

 

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.