“Até quando vamos acreditar na autoproclamação do homem mais honesto do país?”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Eraldo Peres/AP
 
 
Jornal GGN – O ex-ministro Antonio Palocci escreveu uma carta ao comando nacional do PT oferecendo sua desfiliação e atacando a inocência de Lula, numa tentativa de reforçar a delação informal que fez diante de Sergio Moro, para ganhar benefícios na Lava Jato.
 
Na carta, Palocci diz: “Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do “homem mais honesto do país enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto são atribuídos à Dona Marisa?”
 
E continua: “Somos um partido sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade? Chegou a hora da verdade para nós.”
 
O ex-ministro diz que não pode responder a um processo dentro do PT que cobra esclarecimentos sobre o depoimento que prestou contra Lula porque faz parte de uma negociação com os procuradores de Curitiba, que está sob sigilo.
 
Palocci, contudo, garante que tudo o que contou a Moro – ele acusou Lula de ter um “pacto de sangue” com a Odebrecht, em troca de R$ 300 milhões em vantagens ao PT – é verdade.
 
“Tenho certeza que, cedo ou tarde, o próprio Lula irá confirmar tudo isso, como chegou a fazer no mensalão.”
 
Para Palocci, Lula, após o segundo mandato, “dissociou-se definitivamnete do menino retirante para navegar em terreno pantanoso do sucesso sem crítica, do tudo pode, do poder sem limites, onde a corrupção, os desvios, as disfunções que se acumulam são apenas detalhes”.
 
Veja a carta abaixo:
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A cara de Palocci revela quem

    A cara de Palocci revela quem ele é. No seu depoimento me pareceu uma pessoa artificial e constrangida. Não dar pra levar a sério uma pessoa com uma personalidade dessas…

  2. Lacuna
    O afastamento desse “convertido” de mentirinha preenche uma enorme lacuna no PT. Isso mesmo, preenche. Sai jogando para o MPF e a plateia que engole tudo, desde que contra Lula e o PT. Dignidade, para que? É melhor a liberdade física (o remorso fica) sem ela.

  3. Sob a visão utilitarista da

    Sob a visão utilitarista da delação, Palloci está fazendo a coisa certa. Se resolvesse seguir o exemplo do José Dirceu ou Vaccari, passaria um bom tempo na prisão acumulando condenações sem o direito de recorrer em liberdade ou obter um habeas corpus. A recompensa seria virar um mártir do partido. E nada mais.

    Por que enfrentar o processo, suportar todas as agruras da investigação quando se pode escapar da fogueira impunemente? O sujeito assume o papel de “vaquinha de presépio” no esquema, narrando supostos acertos e reuniões em ocasiões que admite não ter participado, confessa a entrega de valores em dinheiro e arremata com o tal “pacto de sangue”, para alegria do menino do power point, ainda que os depoimentos sejam embalados em contradições. Na baciada de delações, a verdade virou quimera.

    Ao jogar farinha no caldo da acusação para engrossar o pirão da denúncia, segue a cartilha do MP para obter os benefícios previstos na lei e acalmar o espírito do juiz. Se os fatos narrados na sua delação serão comprovados, só o tempo dirá. Diante das pesquisas desfavoráveis, a artilharia tende a  aumentar.

     

  4. Acreditarei nas hipérboles do

    Acreditarei nas hipérboles do Lula até quando qualquer ente, mesmo rastejantes, apresentem PROVAS irrecusáveis que desmintam isso. 

    A Lava a Jato sempre tinindo: depois de travar o presente e comprometer o futuro do país por décadas em nome do sacrossanto combate a “corrupsaum”, agora inova com a parição de um novo tipo de delação: a solipsista. Aquela no qual o delator cria situações e fatos cujo único testemunho é seu próprio EU. 

    Como se diz no popular: Palocci é um “escovado”. Se serve da claudicância do PT(grande novidade!) em não expulsá-lo sumariamente para subir mais um degrau na sua escalada rumo a uma delação não só premiada, mas premiadíssima, considerando o peso do delatado. Além da pena irrisória, talvez até ganhe o prêmio de “Delator”, digo, Homem do Ano, a ser ofertado pelas Organizações Globo. 

    Certamente que a carta-delação foi com cópia para o Ministério Público, Juiz Moro e mídia corporativa compromissada. Por essas hostes a comemoração alcançou a intensidade de orgasmos múltiplos. Quanto a isso, que se peça o testemunho daquela senhora patrona das massas “cheirosas. 

     

  5. Tá bom, pulhocci.
    As

    Tá bom, pulhocci.

    As declarações prestadas ao seu amigo Moro, no segundo depoimento, são verdadeiras.

    Porque não as prestou no primeiro depoimento? Não eram verdadeiras, então? O que mudou, entre um depoimento e outro? Você, ou a verdade?

  6. Melodrama escrito sob medida para a tese de Moro e a imprensa

    Moro está passando tarefas fora do inquérito aos delatores??? Sabe que na ausência de provas ele tem que ganhar na aprovação popular…

    Não basta delatar… tem que fazer o jogo de cena.

    Não é só indicar a culpa… tem que gerar notícia… tem que fornecer manchetes para os jornais.

    Palocci não ganha absolutamente nada com essa carta… só mais antipatia da esquerda… pra que escreveria isso??? A carta ataca frontalmente Lula da maneira descarada e desnecessária… parece ter sido escrita pelas mãos de Mainardi.

    As cartas de desfiliações geralmente são breves e diretas… não há o que dizer… apenas cumprir o protocolo.

    Essa carta aí foi escrita sob medida para os jornais e para a tese furada de Moro… foi entregue ao PT ou foi direto pra Globo igual a carta de Temer à Dilma???

    Pecou pelo exagero e pela falta de propósito… mas vai colar, vai servir ao seu propósito… nos tempos de selvageria ninguém vai contestar.

  7. A segunda carta de Palocci

    Palocci escreveu duas cartas decisivas para a história do PT: A “carta ao povo brasileiro”, lá atrás, abriu o caminho para Lula chegar à presidência. Hoje a “Carta a Gleisi Hoffmann” tem potencial para encerrar a possibilidade de Lula retornar ao Planalto em 2018.

    1. Qual potencial? São

      Qual potencial? São testemunhos pessoais. A não ser, claro, que ele tenha algum trunfo guardado em termos de provas materiais. O que parece não ser o caso. 

      Desculpe, mas simetrias forçadas não implicam em nada. 

      A propósito, foi mesmo da lavra dele essa “Carta aos brasileiros”? Qual a tua fonte?

  8. A Carta

    Um ano de cadeia e todo histórico das condenações serviu para demonstrar quem realmente manda neste país, assim visando como sempre o melhor para si resolveu aderir a “verdade” conveniente.

    Para a “casa grande” de verme passa a herói.

     

    O “cavalo de tróia”, sempre afinado/a com a traição da nação, divulga no seu monopólio midiático.

    Quem, de maneira figurada, queimará este cavalo de tróia, quem julgará um dia esse grande Judas da nação.

    Que saudade do Brizola!  

     

    Destrói-se continuamente o legado do nosso Mandela, lá o retiraram da prisão para evitar uma guerra civil.

    Aqui os herdeiros dos escravocratas, procuram lançar o fiador do pacto social na masmorra.

    Quem mandou desafiar a nossa oligarquia, com sua política social.

    Miami é pequena demais para nossa oligarquia, e eles nos desprezam como um todo.

  9. Palocci você até pode ter

    Palocci você até pode ter razão.

    Mas enquanto CIA, FBI, NSA, MOSSAD, SCOTLAND YARD, PF, FORÇA TAREFA, Dallgnol não apresentarem provas cabais e irrefutáveis contra o nine pinguço, tipo, batom na cueca agora fudeu, fico com o Lula.

    O seu grito é apenas mais um grito dos desesperados.

    Provas, Palocci, provas !

  10. hehe
    Agora o Palloci pode

    hehe

    Agora o Palloci pode voltar aos braços da Globo. Desconfio até que combinou a carta com o irmão Marinho.

    Só faltou o: podemos acrescentar mais alguma coisa se achar melhor, Juiz e Procuradores.

  11. Porque deveríamos acreditar numa só palavra tua, Palocci?
    “Até quando vamos acreditar na autoproclamação do homem mais honesto do país?”

    A carta, de um cinismo atroz, pega o remetente justo na frase mais ordinária, escrita com o fel do ressentimento, do ódio, da traição……

    Porque se pensamos um pouco, essa é a pergunta que todos deveríamos nos fazer (inclusive o MPF, mídia, Moro, se neles houvesse dignidade, honestidade, apego à verdade…).

    “Até quando vamos acreditar na autoproclamação do homem mais honesto do país?”

    Porque tudo o que Palocci fez até agora foi isso, “autoproclamações” – uma vez que não apresenta provas.

    E do modo mais provocativo, canalha mesmo, se coloca como “exemplo”, vai além, diz que um dia “Lula seguirá seus passos”, e vai mais além ainda: instiga o PT a fazer o mesmo.

    Fala na família, no quanto a teria “deixado de lado” por conta de sua devoção ao PT, e que “não se arrepende por finalmente fazer o contrário”….

    Não lembro quem disse que “A pátria é o último refúgio dos canalhas” – seja quem for, caberia agora o adendo “A pátria e a família são os últimos refúgios dos canalhas,”

    O modo e a forma desse movimento de Palocci revelam uma pessoa doente, que uma vez tendo decidido trair, o faz por inteiro, o faz catando os cacos de desculpas e álibis apodrecidos, o faz tentando dar um “ar de dignidade” onde não sobra nada, nada…..

    Seria perdoável se apenas cumprisse seu papel com alguma discrição, um mínimo de pudor. É como alguém que obrigado a entrar num rio de esgoto, não suportando a degradação, abandona-se de corpo inteiro, mergulha no rio fétido, e diz a si mesmo, sua família e ao seu partido que faz isso, porque ele, Palocci, “viu a luz” e arrependido, a segue…..

    Me lembra muito FHC, mudando aos poucos até virar o que virou, essa coisa amorfa, desrespeitado por todos os intelectuais sérios do país, autoenganando-se escrevendo artigos que só suas viúvas medíocres conseguem ler.

    Palocci abraçou o esgoto, o cinismo, a traição. Assim será lembrado pela História.

  12. Nassif: triste sina do homem

    Nassif: triste sina do homem dito politicamente ideológico e, de repente, se acanalha. Mas, no Brasil e na esquerda, isto já fez escola. E quando livrar-se da pena, por sua delação política-criminal, pode até chegar a vice governador ou ministro de relações exteriores. Por isto é que se diz que “a esquerda só se reune na cadeia”….

    1. Preso só bode expiatório

      A Direita não se une na cadeia sabe porquê? Porque NUNCA vai presa…

      PS: E só um detalhe sem importancia mas que vale correção. A frase original é “UNE’ e não “REUNE”.

  13. Memória Curta, Tem o Brasileiro, Dizem

    Não deveria comentar pois a foto que ilustra o post diz tudo e fornece todas as respostas, melhor.

    Mas aproveito para relembrar frase até há poucos anos cabível e utilizada para simplificar tudo sobre fatos e problemas políticos brasileiros e, sabe-se lá por que, caiu em desuso nesse monocordiano tempo da “corrupção e vaza jato”: O brasileiro tem memória curta”.

    Isso dito, lembremos que há mais de dez anos, tinha um caseiro no caminho de Palocci, no meio do caminho de Palocci em Brasília, tinha um caseiro…

    Se pesquisar ou o GGN disponibilizar trecho de vídeo com Palocci convencendo-nos à época, que o caseiro mentia, dizendo-nos categoricamente coisas como: “Eu sei bem o que não fiz” e mais outro trecho com Palocci se explicando após confirmação que ele é quem mentia e mais um último trecho com Palocci despedindo-se após demitido do governo por quebra do sigilo do caseiro, juntando-os a citada foto é “cheque mate” na curta memória do brasileiro e nada mais precisará ser dito, explicado ou considerado, pois as respostas ora requeridas estão todas lá no curto passado. 

    Desde então o Palocci que passei a enxergar é o mesmo que hoje enxergo e nem poderia ser diferente, pois não se muda facilmente o caráter ou a ausência de, apenas adequa-se, para o bem e para o mal. 

     

  14. Não, provavelmente Lula não é

    Não, provavelmente Lula não é o “homem mais honesto do Pais”. Mas duvido, duvido mesmo que ele seja culpado dessa FARSA da LavaJato que lhe atribuem, originada da perseguição da “justissa”.

    Não há, a não ser a gente rancorosa anti-PT e anti-Lula, que tenha dois dedos de frente e inteligência, que acredite nessas acusações, sem pé nem cabeça, que é dono mas não tem como provar, que é “propriedade oculta” mas nã há um vinculo probatório, que é fruto de propina mas não há uma prova documental, um numero de conta, um e-mail, um hd, um audio, um video, um bilhete, em papel de padaria, etc, etc. Não tem nada, NADA! Só na base do relato de pessoas doidinhas para dormir no colchão de casa e voltar a frequentar seus restaurantes habituais.

    Isso sem falar que com outros acusados há provas voando e, fica só no rame-rame esperaendo a melhor ocasião para engavetar.

    PS: Novamente Palocci cita “a maldição do Pre-Sal”… Tem dedo de entreguista nessa missiva e tudo levar a crer na República de Curitiba. Se não foi encomendada, qual a razão em bater nessa tecla?

  15. Ninguem vai entrar no stfinho

    Ninguem vai entrar no stfinho contra a flagrante obstrução de “justissa” do golpisto???

     

    Só vale contra o Lula?????

    E o aldo hein…….. louquinho para salvar o país se juntando aos golpistas (vice do botafogo? qua qua qua), quem se junta com golpistas golpista é…….

  16. Triste fim

    Meses atrás acenou que poderia falar contra o sistema financeiro e contra a rede Globo, mas, não teve estrutura para aguentar poucos meses de prisão e mudou de lado.

    A turma de Curitiba direciona as declarações premiadas apenas contra Lula, como uma guerra pessoal, e isso torna mais grave a atitude do Palocci, que claudicou dos seus princípios e também da verdade, ao omitir as falcatruas que sim sabia em relação ao sistema financeiro nacional.

  17. O ghost writer se embananou

    A profissão de fé do Palocci foi escrita provavelmente pelos mesmos iluminados ghost writers das Araucárias, que tantas delações deram ao mundo. O MPF, o juiz que nasceu em continente errado e o STF é que são seitas dirigidas por autoproclamados deuses, e são esses autoproclamados incorruptíveis que entregarão do Brasil a carne, o couro, as vísceras e os ossos ao Deus mercado – esse, sim, onipotente.

  18. Se colocassem junto de

    Se colocassem junto de Pallocci, no xilindró, o Malan, provavelmente o cara de marmota [Malan] falaria antes o que sabia e não sabia sobre FHC, e em inglês pra imprensa internacional. Lula não é santo. Claro que sabia dos roubos. Mas o que ele fez TODOS fizeram. A diferença é que o Brasil não é o Estado de SP, em que TODAS as denúncias contra Alkmin e tucanalha- do metrô a roubo de merenda – morrem, não vão pra frente, pois o MP Paulista é um braço do governo de SP. E por isso, em 2018, votarei em Lula, se o judiciário permitir [ nossa democracia está cada vez mais parecido com a democracia iraniana, em que o clérico decide quem pode ou não se candidatar.] Lula foi o único político a conseguir que pobres e ricos se sentissem bem no país. Claro que isso foi obtido porque o bom momemnto econômico foi sentido por todos – mas muito muito mais pelos ricos, como se verifica quando percebe-se que a terrível desigualdade econômica foi pouquíssimo mudada. Essa concentração de renda é a única clausula pétrea da sociedade brasileira. Não sei se estarei vivo pra ver essa pornografia cair pelo menos a metade. 

    Outra tragédia na política é a não renovação dos quadros. 30 anos de redemocratização e a esquerda só tem Lula. Por isso, se eu pudesse impor uma reforma política, eu colocaria que um político só pode ser presidente da república por uma vez só, por 6 anos. Isso obrigaria os partidos a procurarem nomes novos. 

     

  19. Agora que os puritanos de

    Agora que os puritanos de curitiba o transformaram em bandido do bem por ter mentido contra o Lula, ele faz essa afirmação pra agradá-los. Então, seu paloci , porque que o aparato polilicial-midiático do brasil e do eua com todo a seu poder de vasculahmento não consegue provar com provas e não com calúnias as difamações que fazem contra ele? Eu não acho que este aparato seja tão incomptente assim. Porque, das duas, uma.OU o Lula é extremamtne honesto ou vocês (digo vocês porque o seu paloci só conseguiu este benefício porque passou pro outro lado)  não tem competência nenhuma. Um cara que tem sua vida vasculhada 24 horas por dia  por todo mundo e não se consegue obter provas contra ele, realmente deve ser o cara mais honesto do país.

  20. É só eu?

    É só eu?

    Ou alguém mais achou essa carta muito esquisita?

    Será que foi ele mesmo que escreveu?

    Ou só assinou?

    Logo após a cosntatação das pesquisas em que a  Cloaca de Curitiba esta derretendo.

    1. Não foi só você.

      Quando ouvi a leitura da carta, feita sob medida para ser lida nos telejornais, carregada dos clichês utilizados pelos procuradores da Lava Jato nas muitas entrevistas que deram à imprensa e com enredo exatamente de acordo com o exposto na fatídica  apresentação de PowerPoint, não tive a menor dúvida de que ela foi ditada por um ghost writer. E posso ainda afirmar o mesmo sobre o depoimento de Palocci ao juíz Sérgio Moro, que parece ter o mesmo DNA. Ao ler os comentários em um outro site, percebi que muitas outras pessoas tiveram a mesma impressão.

  21. Tá na hora de reler 1984…

    Tá na hora de reler 1984… Depois de uma estadia no Ministério da Verdade, o sujeito diria que 2 mais 2 são 5, se alguém mandasse.

  22. Testemunhas

    Ele coloca textualmente Dilma e Gabrielli como testemunhas de um ato de corrupção ocorrido na biblioteca do Palácio da Alvorada.

    A Dilma?

    Aquela que foi incapaz de salvar seu próprio mandato através de atos, digamos, “não-republicano”, como a liberação em massa de emendas parlamentares, a exemplo do que faz Temer agora?

    Eu truco !

  23. Me cospe, me chuta, sou Liberdade e Luta

    Menos de um aninho de prisão, nenhum fioo de cabelo arrancado e já desbundou. Típico da Libelu. Vai juntar-se aos ex-companheiros Reinaldo Azevedo, Demétrio Magnoli e Miriam Leitão, entre outros.

  24. “Até quando vamos acreditar na autoproclamação do homem

    – os comentários, mas não só eles, contribuem para confirmar: o Lulismo se tornou uma seita;

    – Lula está blindado legalmente. teve inteligência e orientação para não deixar nenhum flanco desguarnecido. todas as doações são regulares. já o mesmo não se pode garantir caso seja feita uma auditoria no iFHC;

    – o “pacto de sangue” de Lula com as empreiteiras em nada difere do “pacto de sangue” de Palocci, e FHC, com o mercado financeiro especulativo;

    – do “pacto de sangue” de Lula com as empreiteiras, mas não apenas com elas (vide JBS), pouco o conjunto da população se beneficiou, apenas caiu um pouco mais de migalhas do grande banquete de abutres;

    – Lula e sua seita estão paralisando todo o processo de luta contra o golpe e reconstrução da Democracia, isto desde o Ocupa Brasília, em 24-MAI, e a Greve Geral de 28-ABR;

    – não há nenhum futuro para a Esquerda brasileira sob a tutela do Lulismo.

    .

    1. Vai, fale a verdade:

      você espera rezando receber um convite para virar colunista da folha.

      Falta pouco. Mas cuidado: tem muito careca professor de filosofia ou assimilados da usp em competição. E eles tem um lobby interno desgraçado.

      Mas boa sorte assim mesmo.

      P.S. Fui leitor da folha do meu primeiro dia no Brasil em 1978 até 1992. Hoje nem olho a 1ª página nas bancas: por que será?

    2. Sempre que vejo suas opiniões sobre o Lula, imagino as opiniões

      daqueles brancos ingleses, alemães da Africa Do sul sobre o Mandela, não sei porque, ,mas suas opiniões me parecem caber como uma luva em toda criminalização que eu vi (tenho 58 anos) a Globo,mídia, Fiesc, fazendo do Lula.

      Acho muito pretencioso você dizer que não há futuro para esquerda brasileira sob a tutela do lulismo, como se o Lula devesse algo a “esquerda” brasileira e não o contrário.

      A propósito você é de esquerda ou de direita?

    3. Arkx, não soa como verdadeiro

      Arkx, não soa como verdadeiro aos ouvidos a frase de que o que Lula fez em relação às empreiteiras e a JBS foi a mesma coisa que Palocci e FHC realizaram em relação ao mercado financeiro.   Lula acreditava na coisa dos “campeões nacionais”, Luciano Coutinho não foi posto na presidência do BNDEs para “fazer conchavos que beneficiassem o PT”, ninguém jamais acreditaria nessa hipótese, nem ele se prestaria a esse papel.

      Imaginar Lula articulando mafiosamente com os Odebrecht: “Olha, vou levar vocês e os outros aos cinco continentes, quero que nossas empresas ganhem o mundo, gerem empregos, mas….. quero “X” para mim e o meu partido” – é bobagem, essas contrapartidas eram automáticas, naturais, e até legítimas! Porque grandes empresários, SENDO O BRASIL O PAÍS QUE É, não doariam milhões para partidos que eles acreditavam iam alavancar seus negócios?  Se Lula quisesse montar e manter um “esquema de corrupção” NÃO TERIA FEITO DILMA SUA SUCESSORA, porque todos sabemos no que deu o caráter inflexível de Dilma.   Não teria colocado Gurgel como procurador, Lula e seu republicanismo tolo, ingênuo.  Não teria FORTALECIDO Polícia federal e MPF, teria pedido a Dilma para jamais reconduzir Janot ao cargo de Procurador, Lula jogou as regras do jogo, o financiamento por empresas era a regra SECULAR no Brasil.

      Comparar o que Lula fez ao que FHC fez na na hora de ambos montarem seus institutos? Injusto, absurdo, FHC até festa deu com essa finalidade, AINDA NA PRESIDÊNCIA, e logo depois de ter beneficiado a AMBEV de modo claro, suspeitíssimo.

      Nós não somos fanáticos, amigo, sabemos dos esgarçamentos éticos que Lula se permitiu para governar,  sabemos que podia ter feito mais, tudo isso sabemos.  Mas não reconhecer que ELE FEZ, não é justo, não reconhecer que ele ABRIU A POSSIBILIDADE DO SONHO, não me parece correto, compará-lo a FHC, idem.

      Abraço!!!!

    4. Cobranças justas, perseguição covarde e lutas perdidas

      Uma coisa é acusar Lula e o PT por seus erros. Ocorreram, foram muitos, não neguemos. Mas o saldo dos governos Lula e PT forma muito superiores. Obrasil era outro, melhor e com perspectivas de avanço com eles. è injusto tratar como os governos lula e PT fossem mais do mesmo de FHC, Collor, e Sarney.

      Lula é humano, óbvio que erra, óbvio que não é perfeito, óbvio qu já cometeu coisas erradas (como eu, você e o papa Francisco). Mas o fato é qeu a imprensa, e agora até o Palocci o tratam como um  ladrão de proporções inéditas no Brasil. Um absurdo. Devem haver centenas, talvez milhares de políticos incrivelemtne mais corruptos e maléficos na his´toria do Brasil. Lula fez muito mais bem qeu mal, repito. 

      As acusações contra Lula, com PF, MP, Judiciário, Globo, folha, veja, e provavelemtne, até com a CIA, o Big Data de espionagem americano vasculharam tudoq eu puderam sobre Lula e não acharam nada. Nada. prova zero. E ainda vem acusar ele de ser sim um grande corrupto, e de qeu as acusações de Palocci são verdadeiras e justas?

      è óbvio que Palocci vendeu sua traição a Lula e ao PT em nome de sair da cadeia. Simples assim. 

      è óbvio que Lula sabia que tinha que permitir muita corrupção com seus apoiadores e no congresso pra que aprovassem coisas como PAC e Minha Casa Minha Vida. Ou isso, ou não governava. Dilma peitou isso e foi cassada sendo inocente. E você ainda vem acusar Lula? Uma coisa é Lula ter tirado vantagem da corrupção pra si. Mas Lula tem uma porcaria de um apartamente em SBC e só, e ninguém prova que ele tem mais coisas, Lula não tem fazenda, nem apartamento em Paris, nem coleção de quadros milionários. Lula permitiu a corrupção no congresso e governo pra governar e tentrar mudar esta porcaria de país feito de gente ingrata. E ainda é culpado?

      E, no fim,das contas, sintoq eu toda esta perseguição a Lula e ao PT é porque querer emplacar um novo tipo de Esquerda, quem sabe um nov partido. Um movimento este sim que vai mudar o Brasil derruabr o golpe, prender aécio e tmer, tirar Gilmar Mendes, e quem sabe, fazer o Brasil enfim ficar Comunista. Você realemnte acha que seu micro movimento tem mais cahance e poder de mudança que um liderado por Lula, oc ara que chegou a fazer do Brasil a quinta economia do Planeta e um dos paises mais influentes e respeitados? Sério?

    5. Lula não é santo, MAS…

      Lula não é santo. Nunca teve clareza política suficiente para sustentar um programa econômico sequer desenvolvimentista, nacionaista e inclusivo. Simplesmente procurou melhorar as condições de vida dos subalternos, sem tocar nas distorções tributárias brasileiras. Não teve a sagacidade necessária para reduzir os poderes tentaculares da Globo. Creio que deslumbrou-se com a própria popularidade. Penso que pretendia uma aposentadoria dourada, cercado de aduladores e agrados provenientes dos “campeões nacionais” (o que, se não combina com santidade, é muito diferente de ser corrupto).

      Mas não temos mais campeões nem somos uma Nação digna desse nome, nem o seremos tão cedo – talvez jamais cheguemos a isso. E  Lula é hoje o nome mais representativo, o mais reconhecível em meio ao povão,  de uma ideia elementar, fundante, MAS revolucionária nessa terra semiescravagista, tanto que representa anátema para as classes médias e as elites: a ideia de que os mais pobres têm DIREITO a saúde, educação, moradia, salários justos, empregos, dignidade.

      Felizmente, já temos outros atores políticos se apresentando para dar corpo a essa ideia, além de Lula. Gente “mais esperta”, como ele mesmo falou. Gente que trata de organizar e informar os mais pobres, como Boulos – que prefiro à esquerda coxinha do Psol, os queridinhos da Globo, tão limpinhos quanto inofensivos. Gente bem orientada, que sabe falar o português castiço que agrada aos esquerdistas de facebook, além de ter boa experiência administrativa, como o Flávio Dino – que prefiro ao Ciro, cujo estilo autoritário e oportunista me deixa sempre com um pé atrás.

      Como não temos armas nem exércitos para tomar o Palácio de Inverno, seja lá onde fique isso aqui no Brasil, temos que nos sujeitar aos rituais viciados da democracia burguesa. Lula não tem como declinar da própria candidatura – é uma questão ética: aposentadoria dourada, agora nem pensar. Quem tem o percentual de intenção de votos dele só sai da parada por capitulação – afinal, sofremos um golpe, lembram? O país e os direitos dos mais pobres estão indo juntos pro ralo, onde logo a classe média irá reunir-se a eles. Quem tem meios de se contrapor a isso tem o dever moral de fazê-lo!

      Ora, mesmo não sendo santo, Lula não é um vendido. Acho admirável um senhor de 72 anos sacolejar em caravanas tentando infundir esperança no povão e se cacifar para uma disputa eleitoral que será terrível, suja, dificílima, tendo todos os podres poderes do país contra ele (além dos americanos).

      Nas circunstâncias atuais, considero canalhice ajudar a direita a descer o cacete no Lula. (Ou no Jean Willys, ou mesmo no Ciro, que já estão acusando de “corrupção” – estava demorando!). Isso é muito diferente de ser devoto ao líder de uma seita. Isso se chama decência elementar. Simples assim.

    6. “Até quando vamos acreditar na autoproclamação do homem

      caros amigxs,

      não vou fazer nenhuma tréplica um a um. não porque não tenha argumentos ou por desprezo, ou qualquer outro tipo de reação ou motivo idiota.

      ao contrário, sempre leio atentamente cada réplica. mesmo que não concorde com elas, em cada uma delas há informações importantes.

      mas não acho correto fazer tréplicas em post de terceiros.

      enfatizo apenas que a quantidade de réplicas recebidas revela que há uma enorme demanda por debate franco e troca sincera de opiniões. e não podia ser ao contrário, o momento pede isto. e pede muito mais até do que já tenhamos conseguido perceber.

      agradeço a todos a atenção.

      saibam que compreendo perfeitamente cada argumento e cada sentimento expostos. tenho muitos relacionamentos pessoais com pessoas como vcs, com as mesmas posições de vcs quanto a Lula. alguns deles vindos da época do processo de criação do PT.

      aqui contudo é um espaço de debate. e num debate muitas vezes é necessário se colocar de modo firme e claro, mesmo sendo inconveniente e antipático.

      abraços

      p.s.: poderia mesmo até postar uma rica compilação dos diversos pontos que surgiram e merecem ser conversados com atenção. mas, repito, não aqui e não agora.

      .

  25. Palocci atribui seus feitos a Lula

    Prezados,

    Quem acompanha a política e atuação de Lula e Palocci sabe quem diz a verdade e quem mente, com objetivo de obter benefícios, como declarado em recente depoimento ao torquemada das araucárias.

    Nessa longa missiva (escrita a muitas mãos, a maior parte delas dos acusadores que são o MPF, a PF e o PJ, com quem Palocci celebra acordo de delação diabólica) Palocci fala de si mesmo e da trampas e negociatas de que ele participou. Seguindo o script estabelecido pelos lavajateiros, Palocci atribui os feitos dele ao Ex-Presidente Lula, ao PT e a outros líderes do partido. 

    Como eu disse há alguns meses, Palocci teria seu caráter e sua índole postos à prova. Bastaram 10 meses de cárcere, de coações, chantagens, ameaças e torturas psicológicas para o ex-ministro revelar o verme moral que sempre foi. O episódio com o caseiro Frencenildo (que possivelmente recebeu incentivo financeiro de pessoas interessadas em derrubar Palocci, Lula e seu governo – embora isso nã tenha ficado provado) não deixa dúvida de quem é antônio Palocci.

    Palocci poderia revelar as falcatruas e negociatas que beneficiaram os grandes veícuilos de comunicação (o PIG/PPV), assim como a banca financeira, o latifúndio e outras oligarquias escravocrtas, plutocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas. Mas para salvar apele, Palocci resolveu fazer o jogo dos acusadores que procuram criminalizar e aniquilar o Ex-Presidente Lula e a Esquerda Política, notadamente o PT. Palocci está sendo usado como a “última bala de prata” com que a as ORCRIM judiciárias e midiáticas pretendem decretar a “morte política” do Ex-Presidente Lula. Mas perante o mundo acadêmico, jurídico, intelectual, entre as massas trabalhadoras e os barsileiros de boa índole, observadores, atentos e bem informados Palocci e os que o utilizam como arma para “matar” Lula não passam de mafiosos e criminosos de Estado, sempre covardes, oportunistas e cruéis.

  26. As provas, não aparecem, o modus operandi Moro é jogar

    tudo pro Mainardi e #GloboGolpista, mais uma vez , textos e textos e textos para criminalizar o Lula, o PT , e nada de provas, somos inteligentes e sabemos que houve caixa dois, como em todos, TODOS os outros partidos, esse foi o caminho da “meritocracia” encontrado pelo PT para competir nas eleições de igual para igual . Pode ser errado, mas o PT chegou lá e lá fez o que pode fazer, e confesso que foi além do que eu esperava, não achei que luz, agua, construção de 14 universidades, mais de 300 institutos federais, sair do mapa da fome fossem tarefas possíveis considerando a existência no Brasil de partidos como o PMDB, PSDB, sistema Fiesc, #GloboGolpista todos sempre minando e explorando o povo brasileiro. Acho que o que alguns consideram migalhas DURANTE OS 13 ANOS DE GOVERNO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES eu considero vitória.

    Pra mim não tem como dissociar Lula do Brasil, toda criminalização e destruição pela qual o Lula passa no momento, passa o Brasil na mão do judiciário, da Globo e dos tucanos sejam eles do PSDB ou PMDB.

    Quando tudo isso começou desde os anos 80, eu não era petista, mas o mensalão  fez filiar-me ao PT, eu não era lulista, mas a lava jato me transformou em lulista. Não posso fechar os olhos, conhecer a história do meu país desde 1500 e não reconhecer no Lula o personagem maior e mais brilhante da nossa história, que personagem em nossa história fez pelo povo brasileiro o que Lula fez?

    1. Assino embaixo

      Cara Ana Bednarski,

      Com simplicidade e clareza você disse muito, com poucas palavras. Pelas razões expostas no último parágrafo do teu comentário (e por outras, muitas) tomei o mesmo tipo de decisão.

  27. Palloci mentiroso

    Palloci mentiroso contumaz.

    Qual foi o ministro exonerado do cargo duas vezes por falcatrua e mentira? PALOCCI

    Qual foi o ministro da fazenda, que ao ser pego na mentira, mandou quebrar o sigilo bancário de um simples caseiro, de uma mansão que o tal ministro da fazenda frequentava, e negava veemente, para se reunir sabe-se lá com quem,  para discutir sabe-se lá qual assunto, que provavelmente era propina para ele mesmo? PALOCCI

    Qual prefeito foi denunciado por falcatruas em uma cidade do interior de São Paulo, que depois se tornou ministro da fazenda, foi exonerado por mentiras, tornou-se ministro da casal civil, e novamente foi exonerdo por se negar a revelar qual o objetivo de  assessorias para sabe-se lá quem, sobre sabe-se lá o quê? PALOCCI

    O cara realmente é muito CONFIÁVEL como testemunha: só se for de JEOVÁ.

     

     

     

     

  28. Enquanto a desonestidde do Lula não for provada irrefutavelmente

    Enquanto a desonestidade do Lula não for provada cabalmente, eu não vou fingir que acredito, eu vou continuar acreditando na sua honestidade.

    Já na honestidade do Palocci não dá mais para acreditar, pois coonforme afirmou Cunha, “só faz delação quem é criminoso. Eu não sou criminoso, não tenho que fazer delação”.

  29. Palocci vem sangrando dividir sua culpa com sua geração

    “Vem chorando, vem pedir desculpas
    Vem sangrando, dividir a culpa entre nós”

    RPM, Juvenília

  30. XXI Das Ilusões
    Meu saco de ilusões, bem cheio tive-o.  / Com ele ia subindo a ladeira da vida. / E, no entretanto, após cada ilusão perdida… / Que extraordinária sensação de alívio!… /                                                              –  Mário Quintana   – Poesias, Ed. Globo, p. 115, Porto Alegre.

     

  31. Carta de Palocci
    Prezado Nassif, Ao ler trechos da carta de Palocci ( não consegui ler por completo ), a primeira coisa que me veio à cabeça foi: o Palocci ainda é um lutador das causas populares e da soberania de nossa nação? Será que algum dia foi? O roteiro de delatores da Lava Jato sempre segue o mesmo modelo: 1- Negam seus “crimes” (coloco entre parêntesis pois muitos dele são meras ações legítimas e legais que a lava jato esforça-se por criminalizar); 2 – à medida em que são presos e torturados e sentem que serão condenados se desesperam e; 3 – partem para uma delação na qual invariavelmente acusam Lula e o PT, via de regra, com acusações sem provas, frases de efeitos midiáticos, e relatos em que atividades perfeitamente legais e pertinentes à função dos delatados são apresentados como indícios de crimes ( tipo: um ministro se reunir com empresários passa a ser considerado negociata ). O que o caso de Palocci se diferencia de delatores como os empresários? Resposta: Palocci se passava como um defensor das teses da esquerda, os empresários obviamente não, eram capitalistas visando o lucro de suas empresas em primeiro lugar, não  priorizavam o fim das desigualdades, a soberania do Brasil, a proteção e conservação de nossas cultura e natureza… mas de Palocci nós esperávamos isso.  Um homem com a história e a cultura de Palocci, não pode dizer que não sabe que, em todos os tempos e todos os lugares, quem abraça uma causa que é incômoda aos poderosos de então vai sofrer perseguições, vai ser combatido e vitimado por todos  os meios, legais ou não, éticos ou não,  justos ou não. Quem tenta mudar o estabelecido pelas elites poderosas, sempre foi desqualificado, descredenciado, injuriado, alvo de tentativas de destruição moral, social e FÍSICA!!! Palocci com certeza sabia disso!!! Não estou aqui a cobrar dele uma força de resistência que, sabemos, nem todos têm, inclusive eu… Todos somos humanos, inclusive o Palocci. Mas, se restasse nele um pouco que seja, do combatente popular, do brasileiro, que acreditávamos ele era, ou não?, ele não faria o que está fazendo. Se restasse nele um pouco da inteligência que ele tinha, ele veria que o que ele está fazendo não vai ajudá-lo em nada. Se restar nele, um pouco que seja, de honra e humanidade, ele verá que ele já não é mais NADA! Ele pode sair da cadeia, mas vai entrar em uma prisão muito mais cruel, que é não ter mais sua palavra acreditada, seus juramentos serão duvidados, por todos… Daqui a 20, 30 anos não adiantará ele escrever uma mémória, um mea culpa, uma auto crítica, nada do que ele disser daqui prá frente terá valor de verdade. Ainda é cedo para sabermos que crimes seus ele praticou e confessará, que crimes dos delatados ele revelará ( e comprovará ), mas já sabemos que ele mudou de lado. Palocci com sua carta, já se comporta como um arrependido, e como tal, presta-se a validar todos os desmandos cometidos por Moro, MPF, Globo e tudo o mais. E é isso que o torna mais ignóbil. Como um homem com seu histórico pode desconsiderar todos os feitos positivos do governo que ele fez parte? como pode desconsiderar todas as artimanhas e deslealdades com que o moro, a Globo, o instituto millenium, tentou ao logo de todos estes anos desqualificar o PT e seu governo? como não ver a blindagem com que a justiça e a mídia esconde a corrupção do PSDB, PMDB e outros. Que tipo de justiça Palocci espera estar construindo ao tentar destruir o PT e Lula? que tipo de justiça ele pretende construir ao validar o massacre inquisitor da lava jato sobre a luta popular? Eu prefiro a justiça de estar ao lado do meu povo e do meu Brasil. Obrigado

  32. Este participante raríssimo”arkx” é jóia rara em meio à mediania

    arkx – vejam seus dois posts lá embaixo. Claro que a mediania abstrata se viciou ao conforto da manada (abastrata), se auto-elogiando,tendo pontos de vista em comum (claro, são mesmices, só!). Tem gente, não apenas uma pessoa, q acha q Palocci recebeu frases ditadas. Até pode ser, como inconscientemente todos nós repetimos o que ouvimos, lemos, principalmente na, repito,agradável solidariedade de uma manada (abstrata) q fica na história como algo de museu,algo périférico.Palocci foi sere-no, ele foi o Ministro da Fazenda de Lula, no 1º Mandato pegando toda a coisa de FHC (algumas foram aproveitadas e desen-volvidas e mudadas de nome sob Lula).Palocci, independentemente de interesses individuais, faz mais bem pra passar parte do país a limpo (e o PT que sobrar) do que um esperto Lula. Vejam o Roda Viva com Chico de Oliveira. Youtube.

  33. Palloci afirmou de início que ia denunciar GLOBO e BANCOS

    Nada falou e ainda escreveu contra Lula, que em situação normal, sem coação jamais escreveria. 

    Conheci Advogado que em suas peças intercalava trechos de poesias, frases, grandiloquencia. No entanto, Juizes devem ter achado bonitinho, mas se ativeram aos fatos (espero, hoje não sabemos mais).

     Fazem um estardalhaço sobre recibos simplesmente porque não têm prova material contra LULA. 

     E não adianta citar poetas, escrever com grandiloquencia, nem em comentários. 

     ESSA é a realidade. E realidade também é que saio nas ruas e vejo que vendas caíram até 70%, donos de bares reclamam até da venda de bingos. Bicheiro reclamou que caiu 70%.   

      Por isso têm que prender o Lula, pois ele tá na frente e nem precisa fazer campanha por causa da desgraça que fizeram contra o povo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador