Boatos sobre morte de Marisa tentam evitar empatia com Lula, por Leonardo Sakamoto

 
Jornal GGN – Em seu blog, o jornalista e professor Leonardo Sakamoto conta que há uma estratégia de comunicação que procura evitar a empatia com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva através de boatos sobre a morte de sua esposa, Marisa Letícia.
 
O colunista diz que ouviu um especialista na construção de reputação através das redes sociais e que o objetivo de evitar comoção é fazer com que o trabalho de desumanização realizado contra Lula e o PT não seja perdido. “Isso sem contar os sites que produzem boatos e fofocas absurdos não por motivos políticos, mas sim para, através de cliques em anúncios, ganhar dinheiro”, afirma. 

 
Leia mais abaixo: 
 
Do blog do Sakamoto
 
Como mentiras sobre a morte de Marisa buscam evitar empatia com Lula
 
Leonardo Sakamoto
 
”O objetivo, neste momento, é não deixar gerar compaixão com Lula.”
 
A avaliação veio de um profissional que trabalha com construção e desconstrução de reputação via redes sociais. Em condição de anonimato, ele me explicou que é esse o objetivo de boatos que estão circulando na rede por conta da morte de Marisa Letícia, esposa do ex-presidente.
 
Um dos boatos afirma que o velório seria realizado de caixão fechado porque tudo isso era uma encenação para forjar sua morte e possibilitar a fuga para o exterior a fim de escapar de ser julgada e presa como consequência da Operação Lava Jato. Outras mensagens exigiam que as Forças Armadas obrigassem a realização de teste de DNA no corpo.
 
Não importa a foto abaixo. Não importa que políticos ligados a Lula ou adversários políticos fizeram visitas no hospital antes de ser declarado o óbito. Não importa que o Sírio-Libanês seja uma instituição com uma reputação a zelar (chegando a demitir uma de suas médicas por vazar informações confidenciais sobre a entrada de Marisa no hospital) e não toparia essa encenação. Não importa a multidão que compareceu ao velório realizado em caixão aberto em São Bernardo do Campo. Não importa os jornalistas que estavam lá para cobrir e noticiar e a profusão de fotos e de vídeos circulando.
 
Se a loucura faz sentido para um grupo de pessoas que odeia os dois, emoções é que passam a construir a realidade e fatos tornam-se irrelevantes. É a velha burrice fundamental consagrada sob o nome pomposo da pós-verdade.

Outra mensagem, violenta, que está circulando diz que tudo é uma ”falácia para comover a população” porque ela não poderia doar órgãos uma vez que teria atingido a idade limite de 70 anos. Contudo, não existe limite de idade para doação (com exceção da córnea, outros órgãos contam com idades-limite de referência, mas o que determina se um órgão é viável para transplante não é a idade, mas o estado de saúde do doador) e ela tinha 66. Obtive a confirmação de que rins, córneas e fígado haviam sido retirados para doação.

Claro que a morte de Marisa Letícia gera comoção junto a uma parcela da população que respeita Lula. E a situação tende a criar empatia devido o sofrimento de Lula, que é real, e pode criar, inclusive, desconforto a protagonistas da Lava Jato – uma vez que o próprio ex-presidente afirmou que sua esposa morreu triste por ter sido acusada de algo que não cometeu.

Ao longo dos últimos anos, entrevistei profissionais contratados por políticos para construir ou desconstruir candidaturas através de ação coordenada em redes sociais. E, ao contrário do que acredita o senso comum, não são robôs usados para xingar tresloucadamente que causam os maiores impactos, mas ”fazendas” de perfis falsos que parecem reais e são administradas por anos, agindo de acordo com pesquisas comportamentais.

Daí, a avaliação do profissional com quem falei. Essas mensagens, nascidas de malucos que atuam como atiradores solitários ou produzidas por grupos especializados, estariam sendo bombadas artificialmente para impedir a formação dessa empatia.

E, com isso, evitar que o longo trabalho de desumanização feito contra Lula e o PT – que, independentemente de seus defeitos ou crimes, é maior do que o tamanho do ódio gerado contra eles – seja perdido.

Isso sem contar os sites que produzem boatos e fofocas absurdos não por motivos políticos, mas sim para, através de cliques em anúncios, ganhar dinheiro. Nas eleições presidenciais norte-americanas do ano passado, uma cidade da Macedônia ficou famosa por produzir sites com notícias mentirosas pró-Trump a fim de ganhar com visitas de internautas dos Estados Unidos.

Lula é um animal político, tal como Fernando Henrique. Ambos fazem política até dormindo, então é natural que na morte de ambas as esposas, eles alternassem choro e política, no ombro de aliados ou adversários. O que não é natural é imaginar que o mundo é um grande duelo do bem contra o mal.

O ideal seria que a população não confiasse nas mensagens de WhatsApp que não pode checar a veracidade para a formação de sua opinião, como tenho dito, há anos, neste blog. Mas como alfabetização midiática e informacional é algo raro, que não será realizado em massa no curto prazo, os veículos de comunicação tradicionais de massa têm um papel importante a cumprir, que é o de explicitar esse tipo de boato e, na medida do possível, a quem ele interessa. Sites que desmascaram informações falsas são importantes, mas atuam em uma escala muito pequena para esse tipo de acontecimento.

Isso deveria ocorrer, independentemente do resultado do boato ser oportuno a quem controla o veículo ou não. Sei que isso pode parecer utopia. Mas, agora, é com a família Silva. Amanhã, poderá ser com qualquer outra família.

E, acreditem: a imprensa tradicional (que já está em fase de transformação por conta das mudanças na forma de financiamento do jornalismo na era digital) pode se tornar irrelevante diante da força das fábricas de ”verdades alternativas” que temos por aí. Que não têm compromisso com nada, nem ninguém.

Observação: Texto alterado para inclusão da informação sobre a doação do fígado.

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Canalhas Profissionais

    É isso que são essas as pessoas que trabalham nas empresas especializadas em difundir essas brbaridades. 

    O Blog do Sakamoto é muito bom, infelizmente ele desativou os comentários por conta da legião de imbecis que invadiam a área essas asneiras.

    1. vcs quem, cara-pálida? os

      vcs quem, cara-pálida? os alvos da Sua guerra?

      se liga, filhão

      tente amar alguem hj.

      assista:

      o dia q durou 21 anos

      funny thing hapen on the way to the moon

      utopia e barbárie

      marighella

       

  2. O comentário mais infame que

    O comentário mais infame que vi me fez bloquear o autor.

    A foto de uma mulher negra é exibida como sendo a empregada de Lula. Ela diz que várias vezes viu dona Marisa chorando ao ver Lula chegar bêbado em casa. 

    Lula (um bêbado) seria, portanto, o único culpado pela morte da esposa.

    A tática lembra aquela da foto antiga de Dilma ao lado de um fuzil moderno, espalhada durante a primeira eleição presidencial que ela disputou. 

    Além de criminalizar Lula, o comentário com foto revela a natureza racista do seu autor. No imaginário dele negro/negra é na senzala, na lida ou na cozinha. 

  3. bom, muito bom!

    Como sempre o prof. Leonardo vai direto ao ponto.

    O que mais me espanta é que pessoas com curso universitario acreditem em tais cretinices e as espalhem.

    Como diz meu pai ( que não pode frequentar a universidade) o diploma não é garantia de bom senso, inteligencia e educação.

    1. Questão de nível

      É que o  nível de  instrução de uma pessoa, José Antônio, da mesma forma que o nível de renda, não guarda nenhuma relação com o nível de educação. Logo, diploma universitário não confere caráter a ninguém. Ao contrário do que a sociedade preconceituosa em que vivemos tenta nos fazer acreditar.

  4. Quem financia tudo isso ?

    PErcebi exatamente isso ontem ao dar uma passeada por vídeos no YOUTUBE. 

    Comecei vendo um cara chamar Lula de PSICOPATA por explorar politicamente a morte da esposa ao fazer discurso durante o velório e mencionar a LAVA JATO como responsável pela morte de dona MArisa. Depois a Joyce Hasselman dizendo a mesma coisa. E um outro cara dizendo que dona Marisa não morreu e fugiu para o exterior para aproveitar a grana que a família roubou. E outros ainda difamando a própria dona Marisa e mencionando Rosemary Noronha como amante de Lula.

    E depois pude ver dezenas e dezenas de vídeos comemorando , xingando , difamando . Aí veio a iluminação : meu Deus , isso tudo é um ataque coordenado! Mas coordenado como e por quem ? Quem financia tanta gente ? De certo , alguns o fazem por fanatismo , embalados por uma onda de linchamento . GEnte que não tem discernimento . Mas muitos ali são profissionais a serviço da difamação. Difamação a qual os engomadinhos da grande mídia não podem fazer , menos por vontade e mais pela manutenção da aparência . 

    No dia da morte de dona Marisa , logo dava para perceber o acanhamento da grande mídia na divulgação da notícia. A preocupação e o desconforto que o episódio revertesse a favor de Lula era visível. Agora a estratégia é exatamente essa : esvaziar o discurso do ex presidente , através dos ataques mais rasteiros nas redes sociais , tentando imputar-lhe a condição de profanador até mesmo da morte da esposa . 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=mquG7VFmpXw align:center]

  5. Mais comunicação e instrução

    Numa volta da esquera ao poder, ela não pode mais tergiversar com a regulação dos meios de Comunicação e também investir maciçamente na educação publica e em canais de contato direto com a população.

      1. faltou foi muita educação em

        faltou foi muita educação em sua família….

        leia mais. converse com mais pessoas de origens diferentes à sua. tente amar alguem hj.

        desejo melhroas, bjao!

        1. A face dos livros fazendo escola

          Uma pausa para reflexão antes de rebater, por favor. Exercite os neurônios, não permita que atrofiem.

          Releia, perceba o contexto, respire fundo umas 3 x e aí sim, estará apto a contribuir com a vossa opinião.

           

  6. O povo brasileiro vai pagar

    O povo brasileiro vai pagar caro por essa psicose coletivo construida pela Globo e cia, de cara perderá as conquistas dos ultimos anos, por fazer coro a essa direita cujo objetivo é senão outro destruir o PT e a familia de Lula, tal como fizeram com os donos da Escola Base, só que esse o caso EB foi apenas um estágio para um esquema mais arrojado, capaz de derrubar uma presdenta eleita. Triste.

  7. O ódio e sua disseminação só tende a aumentar

    As bordoadas constantes, diuturnas, não tem conseguido derrubar o homem, muito pelo contrário, sai fortalecido de cada uma delas.

    Diante do fracasso no intento de enfraquecer o LULA, a fúria insana tende a romper o tênue controle que ainda consegue conter o surto absoluto.

  8. Tem um via Waths, que alega

    Tem um via Waths, que alega que a doação dos orgãos da dona Marisa, foi jogada de marketing e que dona Marisa não podia ser doadora, Pois era alcoolatra e diabética. E clara a intenção em não deixar se sentir nenhum tipo de empatia pela familia Lula.

    Ontem eu conversando com minha prima, que é TEC enfermagem, no Hospital São Camilo. Me disse que parace que já doaram todos os orgãos de dona Marisa, segundo comentarios no hospital. Minha prima com experiencia em alguns casos, que já assistiu, suspeita que houve erro médico, na morte de dona Marisa. Ela falou que foi muito estranho…só retirarem a sedação e ela morrer tão rápido…fica aí a duvida…minha prima suspeita até de coisa pior.

  9. Tem um via Waths, que alega

    Tem um via Waths, que alega que a doação dos orgãos da dona Marisa, foi jogada de marketing e que dona Marisa não podia ser doadora, Pois era alcoolatra e diabética. E clara a intenção em não deixar se sentir nenhum tipo de empatia pela familia Lula.

    Ontem eu conversando com minha prima, que é TEC enfermagem, no Hospital São Camilo. Me disse que parace que já doaram todos os orgãos de dona Marisa, segundo comentarios no hospital. Minha prima com experiencia em alguns casos, que já assistiu, suspeita que houve erro médico, na morte de dona Marisa. Ela falou que foi muito estranho…só retirarem a sedação e ela morrer tão rápido…fica aí a duvida…minha prima suspeita até de coisa pior.

  10. Essa porcaria

    está chegando até pelo celular. Recebi agora há pouco uma mensagem,sem remetente, que leva para o Youtube. Como já estava sabendo saí fora antes de rodar. Como que alguem não identificado tem acesso ao meu telefone? A companhia provedora, no caso a Claro, permite o envio de menssagens anômimas? Isso é legal?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador