Brasil 2015: a revolução do Pronatec

 

Políticas públicas modernas são aquelas que conseguem definir um foco, e, em cima de uma base já existente, convocar os atores envolvidos para o trabalho de diagnóstico e para os planos de ação.

Há várias críticas sobre o estilo autocrático de Dilma Rousseff. Mas pouco reconhecimento das políticas que, abertas à participação da sociedade civil, significaram avanços significativos.

É o caso da política nacional de inovação – dos quais as siglas mais vistosas são o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), mas também o Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o Ciências Sem Fronteiras, Inova Brasil.

***

Ao lado do Bolsa Família, o Pronatec – de educação profissionalizante – talvez seja o melhor exemplo de um plano bem concebido, bem acabado e com flexibilidade suficiente para adequar-se às mais distintas situações.

Serviu para o treinamento de funcionários de turismo na Copa; tem servido para incluir beneficiários do Bolsa Família e, na opinião de Rafael Lucchesi – diretor geral do Senai (Serviço Nacional da Indústria), “é o melhor programa que já foi feito no país na área de educação”.

***

A partir do segundo ano do ensino fundamental, o jovem pode fazer o curso profissionalizante no contra-turno. Através do Pronatec, o governo federal paga R$ 8,00 a hora/aula, tanto em cursos de qualificação técnica – de 200 a 440 horas – como em cursos técnicos – de 800 a mil horas.

O curso pode ser ministrado em uma escola técnica federal, estadual, privada, do Senai ou do Senac. Pesquisas da FGV e da PUC-Rio constataram que, entre pessoas com a mesma escolaridade, a que fez curso profissionalizante terá em média 15% a mais de renda.

***

Tudo isso foi possível porque criou-se uma agenda de consenso. O MEC visava reduzir a evasão escolar e preparar o jovem mais cedo. O Bolsa Família viu no programa uma das portas de saída para as famílias beneficiadas. Para a indústria, a formação técnica é essencial. “A pessoa vai aprender português e matemática aliado ao seu ofício. Se ele é marceneiro, ele vai entender problemas e soluções na marcenaria. Se é um ferramenteiro, na área de ferramentaria”, diz Lucchesi

***

Segundo Lucchesi, o programa surgiu fortemente vinculado a uma visão nascida na presidência da República, formatada e iniciada por Fernando Haddad, enquanto Ministro da Educação e continuada por Aloizio Mercadante.

***

Nos países mais ricos, cerca de 40% dos jovens fazem educação profissional complementar à educação regular. No Brasil, são menos de 17% dos jovens entre 15 e 17 anos.

Este ano o Pronatec teve oito milhões de matrículas. Para o próximo ciclo serão 10 milhões.

O desafio agora – segundo Luchesi – será estender esse aprendizado para a população adulta. Hoje em dia é de 60% o percentual de adultos abandonam o EJA (Educação de Jovens e Adultos) por ser uma educação infantil para adultos.

Luis Nassif

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Considero o sistema S excelente…

      Realmente se seus dados  estão corretos (80% ofertada pelo “Sistema S”, 15% pela Rede Federal de EPT e 5% pelos Estados/DF) os recursos vão principalmente para  a “iniciativa privada”. Isso se você quiser chamar de iniciativa privada um Sistema que se mantém por tributos arrecadados pelo Estado (PIS  e COFINS, se não me engano).
      Em 1992, eu, filhinho de papai, empurrado pela mãe fiz um curso de Programador de Computadores no SENAI em Fortaleza com 180 horas de duração. Com motivação (sou apaixonado por TI) e incentivo doméstico (vai menino senão se atrasa!!!) terminei. Quando em 94 entrei no serviço público estadual tinha um conhecimento que a maioria dos que haviam entrado comigo não possuiam. Em 96 trabalhando numa unidade da Secretaria da Fazenda (sou fazendário) desenvolvi (juntamente com um colega muito bom em legislação do ICMS) uma planilha de Excell que era capaz de “fiscalizar” as então Micro e Pequenas Empresas contribuintes do ICMS do Ceará. Detalhe, naquele curso nem havia módulo de ensino de Excell. Mas quem sabe montar uma planilha “avançada” sabe muito bem que é como programar.
      Que eu quero de zer com tudo isso. Num trabalho (política pública) é também preciso contar com auxílio da área privada. Nesse caso, nem tão privada assim.

  1. O PT é único.

    O PT é revolução total, por isso sua evolução, por isso vem sendo atacado diariamente pelo seus opositores e até pelos chamados partidos amigos; é o único partido que inova seus candidatos para os executivos, tem histórias de lutas e glorias, e de amor ao povo mais solicitante do poder do estado brasileiro; Dilma, Haddad, Padilha, Hoffman, Lindenberg, são nomes novos que estão contando uma nova história e marcando época. como diz Lula; o Brasil precisa de caras novas na política, seja você o próximo, mostre a cara!. Viva Lula, viva o PT, e obrigado Nassif.

    1. Ilusão

      Meu Deus, como algumas das pessoas desce país são iludidas. Parabéns pela gota no oceano de escândalos, corrupções e roubalheiras do PT. A crise está próxima, obrigado por isso também.

      1. A crise está próxima? Mas ela

        A crise está próxima? Mas ela não começou em 2008? Ah, já sei. Ela aterrisou no aécioporto e ainda não conseguiu sair de lá, pois por falta de homologação da ANAC, o plano de vôo não está sendo aceito.

      2. Escândalos, corrupção e

        Escândalos, corrupção e roubalheiras do PT.  Esse é o tipo de “comentador” que vem parar aqui as vezes !”Caiu de paraquedas e foi parar na letra Ó, Ó, Ó, Ó…… Hó que baixaria. Pobre!

  2. uma das  virtudes aliás dos

    uma das  virtudes aliás dos programas sociais e desse pronatec no governo federal é uma visão gerals obrea necessidade iinclusãosocial para incrementar a atividade econômica, fato que na minha visãom comprova que o planejamento é fito em cima dessa concepção sistêmica,

    como a idéia de que o pronatec é uma saída para os que tecebem o bolsa família…sabe-se também que muitos pequenos agricultores e empresas passaram  a incrementar seus negócios abastecendo escolas, por exemplo, com seus produtos,o que certamente ajudou a desenvoilver a economia…

    outra questão fundamental é a do emprego.

    com pleno emprego, as pessoas consomem mais, ao contrário da europa e eua,cuja radicalização conseervadora do neoliberalismo levou a uma crise recessiva e depressiva sem precedentes – pior que a de 28?

  3. Uma revolução, que veremos na

    Uma revolução, que veremos na melhoria na qualidade dos produtos e prestação de serviços. Como o programa se inseriu de forma muito rápida, acredito que os resultados poderão ser vistos muito em breve.

  4. Não poderia faltar: “Há

    Não poderia faltar: “Há várias críticas sobre o estilo autocrático de Dilma Rousseff” – Do Nassif, é claro!

    1. Wagner  
      quem fala para

      Wagner  

      quem fala para convertido é pastor. E quem só quer ler o que gosta é crente. E quem ressalta uma objeção apenas em um artigo positivo é chato. Em qual categoria você se inclui?

       

  5. Ingratidão ou desejo?

    É Nassif, o programa é um sucesso (assim como o são o PROUNI, o FIES, o Mais Médicos, o Minha Casa Minha Vida, o Brasil Sorridente, o ENEM…) mas segundo 11 entre cada 6 cientistas sociais brasileiros ouvidos e divulgados pelo PIG, Dilma vai levar uma punhalada dessa gente em Outubro pois, segundo eles, o “desejo de mudança” que agora invade corações e mentes no Brasil não está personificado na Búlgara Escarlate.

  6. Pronatec

    Participo no Pronatec e discordo com o texto. Não há nada de revolucionário; é programa eleitoreiro. Pesquise a evasão para ver, é superior a 60%!

    1. Marcelo SAP, seu ccomentário

      Marcelo SAP, seu ccomentário é próprio da elite tucana: pobre tem que viver na eterna escuridão,  para não progredir, deixando de se misturar com vocês nos aeroportos, shopings …

    2. Se voce participa porque

      Se voce participa porque então não escreve alguns prós e/ou contras do programa e não apenas esta baboseira que escreveu ?

    3. Eu participo, estudo idiomas

      Eu participo, estudo idiomas e recomendo a todos, excelente programa.

      Há evasão porque muitos trabalham e não tem paciência para controlar seus horários.

      Mas o foco do programa é justamente a qualificação profissional e entre os mais jovens a participação é muito mais elevada.

  7. Projetos e propostas, isso que falta chegar ao ME/Pronatec

    Nem vou entrar na questão do sistema “S”, até por que não falo do que não conheço.

     

    Fato 01 – O ministério da Educação esta com milhões parados por falta de projetos, de propostas, direcionadas à educação técnica, logo, Pronatec.

     

    Fato 02 – Trabalho numa escola técnica do interior de SP – não vou citar o nome abertamente por não estar falando oficialmente em nome da instituição – que é parte de uma fundação mantida pela prefeitura, logo, uma escola técnica municipal, a ÚNICA municipal, no País, a conseguir firmar convénio com o Pronatec.

     

    Motivo: projeto, proposta, dedicação, compromisso, trabalho bem feito, ponto. O próprio Pronatec andou indicando outros municipios da região e até do sul de MG a nos procurarem para terem orientações práticas de como conseguir aderir ao Pronatec. E claro, isso envolve muita burocracia e muita fiscalização. Dedicação, trabalho, burocracia e fiscalização, uma combinação que afugenta muita gente, e muito dessa gente que depois critica Dilma e governos.

     

    Apenas em junho agora, formaram-se 490 alunos em diversos cursos técnicos pelo Pronatec.

     

    Neste exato momento, estão abertas mais de 1.000 vagas para diversos cursos técnicos para os “remanescentes”, ou seja, apenas para os que já concluíram o ensino médio, independente de idade ou procedência escolar.

     

    A escola, nesse exato momento, aguarda a resposta do Pronatec para abertura das vagas que irão atender TODOS os alunos – inclusive o meu filho – do segundo ano do ensino médio da rede estadual de ensino.

     

    Material didático – apostilas, caneta, lápis, kit para desenho (cursos de edificações e design de interiores) – uniforme, equipamento de proteção individual e jaleco (para química e farmácia), mochila, estojo, “squesee”, passe escolar e lanche. Tudo fornecido gratuitamente.

     

    Ou seja, estamos atendendo milhares de alunos por ano pelo Pronatec e nunca houve um único atraso de pagamento por parte do Pronatec.

     

    E sabem qual é uma das maiores dificuldades aqui na ecola? A alfabetização vinda do estado!

     

    A maioria dos alunos chegam sem saber conceitos básicos de portugues e matemática. Nem uma simples “regra de 3”. Ou seja, isso tem atrasado o desempenho em geral, pois os professores são obrigado e reverem esses conceitos básicos antes de entrarem no técnico propriamente dito. Se não me engano já estão até considerando incluir na grade currícular algumas aulas dessas duas disciplinas visando o bom desempenho dos alunos.

     

    Outro detalhe interessante, é que aqui nos nossos cursos há o inglês também, obrigatório, o espanhol como opcional, e qualquer aluno que queira, pode fazer mais horas/aula de inglês de forma extra-curricular, também gratuitamente.

     

    Mas ainda há mais.

     

    Além desses cursos técnicos de 1.400h, são ofertados ainda diveros cursos de qualificação de 200 a 400h, pelo Fic/Pronatec. Entre os de maior sucesso estão justamente os de língua inglesa e espanhola.

     

    São os fatos.

     

    Obs.: caso alguém queira saber mais sobre a escola, basta entrar em contato através aqui do blog, logando e enviando uma mensagem.

     

  8. Mulher Dura

    Quando vejo o Nassif criticar o estilo ‘autocrático’ da Dilma sempre lembro dessa frase da Dilma: ‘O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,sou-uma-mulher-dura-cercada-de-homens-meigos-diz-dilma,336414O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,sou-uma-mulher-dura-cercada-de-homens-meigos-diz-dilma,336414O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,sou-uma-mulher-dura-cercada-de-homens-meigos-diz-dilma,336414O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,sou-uma-mulher-dura-cercada-de-homens-meigos-diz-dilma,336414Sou uma mulher dura cercada de homens meigos’.

  9. PT x PSDB
    O Pronatec é mais uma vitória de Dilma. Propina dada pela Siemens a Edson Aparecido coordenador da campanha de Alckmin é derrota da Justiça que permite isso acontecer.

  10. PRONATEC, FIES, PróUni, ENEM,

    PRONATEC, FIES, PróUni, ENEM, SISU, SISUTEC, 16 novas universidades, 300 novas escolas técnicas federais. Isso é sucesso de um governo de primeiro mundo. 

    VENCEDOR e VITORIOSO. 

  11. NassifFernando Haddad, o

    Nassif

    Fernando Haddad, o melhor Ministro da Educação que o país já teve e pensar na turma do neoliberalimo (como Paulo Renato) que acabou com matérias importantissima da formação da sociedade como OSPB e Educação Moral e Cívica e ainda teve a coragem de inventar a Progressão Continuada…Como Tu sempre diz Mouro, estragaram uma geração inteira, e que agora precisamos de duas para corrigir….ainda bem que a internet veio para nos ajudar a encurtar este tempo….

    Abração

    1. Notei isso também, a equipe

      Notei isso também, a equipe do Nassif deve corrigir.

       

      Confesso que ri aqui imaginando uma criança de 8 anos aprendendo um ofício (detalhe que isso para mim é engraçado – 26 anos -, para minha mãe e tios, isso era uma realidade).

  12. Revolucionário nada

    Já fiz pronatec e achei muito ruim. O conteúdo ministrado é fraquíssimo, não se aprende nada demais. É um curso que não tem peso nenhum no currículo. Tanto que a maioria dos alunos desistem até a metade dele, e os que continuam é só pelo dinheiro mesmo. Tempo perdido para os alunos e investimento perdido para governo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador