“Caixa dois não necessariamente significa corrupção”, diz Moro nos EUA

moro_jose_cruz_agbr.jpg
 
Foto: José Cruz/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Em participação no Brazil Conference, evento promovido pela Universidade de Harvard e pelo MIT em Boston, o juiz da 13ª Vara Federal Sergio Moro afirmou que o caixa dois em eleições não necessariamente significa corrupção, embora classifique a prática como “uma coisa grave”.
 
Depois de sua fala no evento, ele disse a jornalistas que considera a corrupção para financiamento de campanha como algo pior que o enriquecimento ilícito. O juiz da Operação Lava Jato também disse que a corrupção no Brasil é sistêmica. “Existe uma tabela fixa de propina, entre 1% e 3% dos projetos. Já existe taxa fixa de percentuais de propinas”, afirmou.

 
Leia mais abaixo:
 
Do Poder 360
 
 
Corrupção no país é sistêmica, segundo o juiz

O juiz Sérgio Moro disse neste sábado (8.abr) que o caixa 2 em eleições “não necessariamente significa corrupção, mas ainda assim é uma coisa grave (…) é trapaça”. O magistrado falou no evento Brazil Conference, nos EUA, promovido pela Universidade Harvard e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).

A jornalistas, depois do evento, Moro disse que a corrupção para fins de financiamento de campanha, na sua avaliação, é pior que o de enriquecimento ilícito.

Moro exemplificou seu argumento dizendo que pegar uma propina e colocar em uma conta na Suíça é crime, mas o dinheiro “não estará fazendo mal a mais ninguém naquele momento”.

“Agora se eu utilizo para ganhar uma eleição, para trapacear uma eleição, isso para mim é terrível. Eu não estou me referindo a nenhuma campanha eleitoral específica, estou falando em geral”, disse,

Demonstrou preocupação com a possibilidade de que, junto à anistia ao caixa 2, sejam também perdoadas as práticas de corrupção e lavagem de dinheiro na forma de doações eleitorais, “registradas ou não”. Moro é o responsável por julgar as ações da Lava Jato na 1ª instância.

Sobre a Lava Jato, o juiz disse que existem de 25 a 30 ações já julgadas, e que a corrupção no Brasil é sistêmica. “ Existe uma tabela fixa de propina, entre 1% e 3% dos projetos. Já existe taxa fixa de percentuais de propinas”, disse ele.

No mesmo evento, horas antes, a ex-presidente Dilma Rousseff também foi entrevistada. Leia aqui. A petista se recusou a responder perguntas sobre o juiz paranaense. “Querem que eu responda sim ou não sobre as atitudes do Sr. Moro? Só podem estar brincando comigo…”, disse.

Sérgio Moro também opinou sobre outros tópicos. Sobre a descriminalização da maconha, disse não acreditar que traga algum benefício sobre o fim do tráfico de drogas. Argumentou que os grandes cartéis internacionais não se financiam principalmente pela maconha, mas pela venda de outras drogas como a cocaína, mais lucrativas.

Assine

Redação

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro vai lavar a grana do PSDB??? Lava-Jato honra seu nome!

    O dinheiro de Serra e Aécio será 100% legalizado via Lava-Jato??? Sem punição, sem perdas, sem constrangimentos… 

    Sendo assim Moro fez um trabalho melhor que Verônica Serra e Andrea Neves!

    O nome Lava-Jato então foi muito bem atribuído!

    A ARTE DE SER TUCANO!!! NEM A FAMÍLIA REAL BRITÂNICA TEM ESSE TRATAMENTO!

    1. “O dinheiro de Serra e Aécio

      “O dinheiro de Serra e Aécio será 100% legalizado via Lava-Jato???”:

      Milhoes e milhoes recebidos em contas no exterior nao declaradas para o governo brasileiro?????

      Nao da nem pra fingir que eh caixa 2.  Impossivel.  E nao vai ser por falta de tentativa dos “juizes” brasileiros de primeira ou ultima instancias:  NAO DA PRA FINGIR QUE NAO EH CORRUPCAO DA GROSSA.

  2. Falsa dicotomia: O PSDB levou os dois tipos de Caixa2

    Não caiam nessa “falsa dicotomia” dos doutores para blindar o PSDB: “O PT teve caixa2 para campanhas eleitorais e o PSDB usou para enriquecimento pessoal”. Como se essa asneira não fosse suficientemente estapafúrdia… além disso é uma falsa dicotomia!

    Os Tucanos mamaram nos dois tipos de Caixa2!!! De acordo com as delações, eles usaram em campanha e para enriquecimento pessoal!!!

     

  3. “Caixa dois não

    “Caixa dois não necessariamente significa corrupção”. É uma frase que, vinda de Moro, é simples de interpretar

    Isto de depende do ponto de vista. Se for caixa 2 do PSDB trata-se de “contribuição de campanha não declarada”, portanto não é corrupção. Se for caixa 2 do PT com certeza é corrupção e merece ser rigorosamente investigada, mostrada na Globo e punida exemplarmente

    Esse pulha acha que engana quem?

  4. Já escrevi que esta gente está lançando a esquizofrenia jurídica

    Criaram um mundo não sólido que vai se desmanchar no ar. Mas vai deixar um mal odor que perdurará por muitos tempo. O mal e o ódio tem o mesmo odor de fel. O amargo desta gente está amagando a vida do país.

  5. E porque ele gasta tanto tempo da “larva a jato” em cima do Lula

    se não está encontrando propina nem do pedalinho e nem dos tabletes dos netos dele? Mente malina desta gente.

  6. Cagafe homerica!!!

    “Em participação no Brazil Conference, evento promovido pela Universidade de Harvard e pelo MIT em Boston, o juiz da 13ª Vara Federal Sergio Moro afirmou que o caixa dois em eleições não necessariamente significa corrupção, embora classifique a prática como “uma coisa grave””:

    Gente, NAO DA pra saber o tamanho da cagafe -impossivel-  sem ouvir o que ele disse em ingles.  Pelo que eu estou pensando que ele falou, qualquer juiz dos EUA gargalharia na cara dele.

    Alguem tem transcripts ou video?

    Coitado, ta pior que o Caetano e Gil que foram receber premio nos Estados Unidos “de vestido” (coff coff) sem saber o tamanho da cagafe!!!

    Moro veste saias!!!

    Das mais rodadas e cheias de frufrus tambem

    TRANSCRIPT OU VIDEO AGORA E JA.

  7. “Corrupção no país é

    “Corrupção no país é sistêmica, segundo o juiz”:

    Moro contou pra eles que o MPF esta cobrando 20 porcento de propina de dinheiro de corrupcao “devolvido” aos “cofres” nacionais tambem?

  8. Será que o justiceiro de

    Será que o justiceiro de Curitiba acredita mesmo que ele é o “cara” que revelou a existência de proprina no país ? E será que acredita mesmo que a a farsa a jato acabará com a corrupção no páis ? Mas a pergunta que não quer calar é: será acredita que Deus o enviou para ser o salvador da pátria ou ele tem consciência de que os gringos o enviaram para destruir o páis ?

  9. Comentar o que? O agente

    Comentar o que? O agente infiltrado foi na metrópole receber mais instruções, de quebra vai livrando a barra do Mineirinho, do Careca e do Santo, a lava a jato lava mais branco quando se trata de tucano.

  10. Muita gente  quer perdoar a

    Muita gente  quer perdoar a propina se ela é direcionada para as eleições e não para o enriquecimento pessoal.

    As declarações do Juiz Sergio Moro são um tapa na cara dessas pessoas que assim pensam.

    Dinheiro de propina para pagar eleições é duplamente criminosa porque:

    1- tem origem ilícita

    2-  tem como fim, fraudar as eleições e fraudar a democracia e a vontade popular livre que se expressa através do voto para eleições majoritárias.

    Simples, firme e direto, mostrou uma consciência democrática acima de tudo.

     

    1. Oi Li, é de pasmar a

      Oi Li, é de pasmar a perspicácia do juíz e a rapidez de seu (seu, não dele) raciocínio na repercucão do pensamento simples, firme e direto. Só agora, com seus ensinamentos (seu e dele), fico sabendo que propina tem origem ilícita e serve para fraudar a democracia. Que pensamento também profundo ! E perspicácia maior ainda é saber discernir que só recebem propina os de camisa vermelha, a gerentona e o nine. Isso garante que os verdadeiramente culpados sejam atingidos, de uma forma simples, firme e direta.

  11. pode não ser juiz, mas tem

    pode não ser juiz, mas tem senso de humor. penas que às nossas custas. “pegar uma propina e colocar numa conta na Suíça, é crime, mas o dinheiro não está fazendo mal a ninguém.” Impagável esse “raciocínio. 

  12. Dinheiro de propina colocado

    Dinheiro de propina colocado em conta na Suica não faz mal a ninguém. O que faz mal é a falta de dinheiro na outra ponta, que uma atitude dessa provoca.

    Falando no específico, não no geral, dinheiro de propina que irrigou a campanha de Dilma, se irrigou, até o momento não comprovado, é um crime terrível. Porém, o que irrigou as campanhas de seus adversários, Serra e Aécio, pelo menos bastante delatados, não tem nada de terrível, até porque não se sabe bem se irrigou campanha ou bolso. E tem mais, se foi para campanha não foi para trapacear  nada, apenas para tirar do poder um partido bolivariano, populista, comunista pro-Cuba, que tentava fazer deste país uma Democracia, onde já se viu tal ousadia ! 

  13. Errou o reporter, ou errou

    Errou o reporter, ou errou sua santidade: se há pagamento de 1% a 3%, não é “tabela fixa”, é variável.

     

  14. Restaure-se a moralidade ou…

    Sim, a corrupção é sistêmica mas, como disse André Araújo recorramos ao tempo histórico.Com mais 500 anos esta praga será erradicada. Até lá podemos ter o livre  arbítro de nos locupletarmos.

    “O momento atual do Brasil é o momento do irrealismo, para um País com 500 anos de corrupção pretender um purismo do convento das carmelitas descalças na área política e se assim não for preferem entregar o País aos americanos do que ter a paciência de reformar o errado no tempo histórico.”

    https://jornalggn.com.br/fora-pauta/a-direita-francesa-abriu-as-portas-para-os-alemaes-por-andre-araujo

  15. O cara recebe propina e o

    O cara recebe propina e o dinheiro é depositado na Nova Iorque, Suiça, Singapura, Liechtenstein e o juiz da globo diz que não é corrupção? Será que ele está defendendo só os tucanos mesmo?

  16. Cinismo: haja óleo de peroba para untar tamanha cara de pau…

     

    Mensalão:  criminalização do caixa 2 do PT

    A esquerda usar o dinheiro da engranagem capitalista para eleger seus candidatos virou crime no “mensalão” mas não aconteceu o mesmo em relaçãos as mesmas práticas do PSDB, com a agravante de que os tucanos usaram dinheiro público no esquema. 

     O caixa 2 do PT foi criminalizado mas não o do PSDB, o processo do mensalão tucano não deu em nada e encontra-se esquecido na gaveta de algum juiz, à espera da prescrição das penas. 

    Petrolão: criminalização do caixa 1 do PT

    Cadeia geral para os petistas, surge a Lava Jato. Como o PT não fez caixa 2, o conluio midiático-penal resolveu criminalizar o caixa 1 do partido, o Vaccari está preso há anos por práticas que os demais partidos fizeram. 

    Enriquecimento ilicito: descriminalização para os tucanos, ou seja, crime autorizado para tucanos, uma vez que os petistas em geral estão fora dessa prática.

    Enriquecimento ilicito não se sabe que petistas tenham praticado, não há sinais neste sentido, talvez um ou outro caso, se houver. Enriquecimento ilicito foi praticado aos montes pelos tucanos.

    Ai vem o Moro com seu discurso nos EUA adequando a situação: enriquecimento pode, o que não pode é o caixa 2. 

    Todo e qualquer procedimento do PT será semrpe criminalziado, mesmo que tenha sido feito dentro da estrita legalidade.

    Jà o  PSDB poderá poderá cometer será seus crimes sem problema nenhum,,.

    Cinismo: haja óleo de peroba para untar tamanha cara de pau…

    Esses podem usar dinheiro público para construir aeroporto fazendo do titio….os amigos podem rodar por em helicocas…ah, mas são tantos os megaescândalos jogados para debaixo do tapete, que vão da despoluição do Tietê ao trensalão, melhor individualizar os rolos de cada um, geralmente desvios do dinheiro público no atacado: deve ser  esse o motivo pelo qual são inimputáveis: não roubam pouco…

    Cinismo pouco é bobagem…

     

  17. com mais essa demonstração de seletividade…

    fico com a certeza de que estamos acompanhando a fossilização de um tucano absoluto

     

  18. É o juiz do Banestado! Nunca
    É o juiz do Banestado! Nunca tive dúvida disso, mais um corrupto a relativizar corrupção!
    O melhor de tudo é o exemplo tosco, depois a ‘anta’ era a Dilma. O que é de estúpido esse caipira de Maringá!!!

  19. Caixa 2 desde que seja do

    Caixa 2 desde que seja do PSDB obviamente não é corrupção.

    Aliás, nem corrupção é corrupção se o PSDB estiver envolvido.

  20. Caixa 2 para o PT é propina,

    Caixa 2 para o PT é propina, para o PSDB é contribuição voluntária, eles acreditam no plano de governo do PSDB.  Lembrem-se é crime ambiental prender tucano.

    1. Nóis é jeca mais é jóia…

      Tento entender a mensagem subliminar contida na imagem que ilustra este post: o Moro bem submisso ao reitor que o recebe de “braços abertos”, claro….pelo bem que Moro fez….aos EUA! Esse jeitão de roceiro, sem querer aqui pretender ofender a cultura rural, mas apenas a dizer de uma elite anti-Brasil e anti-interesse nacional ai representada por um camisa negra tirando os sapatos nos “esteites….”

      PHA: Moro absolve….o Careca!

      https://www.conversaafiada.com.br/politica/moro-absolve-cerra-o-careca

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=rvXOncJiQQ0%5D

      Fernando Brito/Tijolaço sobre o liberou geral (para tucanos) do Moro e a ameaça Cunha ao “dinheiro bom é dinheiro guardado na Suiça” morista

       

      http://www.tijolaco.com.br/blog/as-ameacas-de-cunha-e-as-delacoes-indesejadas/

       

  21. Elite e Robin Hood

    O comentário do Juiz Moro é próprio da elite que representa. O enriquecimento ilícito e os trambiques são tolerados desde sempre, com discrição, mas, o que a elite não tolera, é o uso de dinheiro de caixa 2 para que as esquerdas possam nivelar o poder econômico gratuito que a direita possui, através da classe empresarial, financeira, da imprensa e, justamente, destes poderes paralelos de concurseiros privilegiados.

    Amigos meus, coxinhas, falando sobre Cunha, por exemplo, dizem que ele é um sujeito articulado e etc., que tirou dinheiro em forma elegante sem “avacalhar” (usaram este termo), já o PT institucionalizou politicamente isso, fazendo das eleições uma “fraude” (sic).

    O pior pecado do PT – para as elites – é ter usado mecanismos de arrecadação política que antigamente eram “apenas” para o enriquecimento pessoal e, por causa disso, ter levantado a lebre de um assunto que devia ser discreto e fino, que gerou muita riqueza nas elites. Era um assunto “entre cavalheiros” e o PT sujou tudo (sic).

    No Brasil é extremamente raro o sujeito que tenha feito fortuna fazendo coisa certa, pagando os impostos devidos e respeitando as regras do jogo. Num condomínio de luxo, em qualquer região do Brasil (nem falar de Miami), a receita federal faria uma festa se levantasse a origem de muitas fortunas. A justiça, de onde o Juiz Moro faz parte, deveria morrer de vergonha depois que estamos todos conferindo que nunca antes fizeram coisa nenhuma em favor da verdade, e que apenas agora tentam criminalizar práticas, quando elas são usadas por fins políticos. O próprio Moro teve chance no assunto do Banestado, mas foi tudo escondido, até o Youssef foi perdoado, como hoje foi novamente.

    E o helicóptero da coca? E o “sujeito de posses” que viajava junto e desceu em Divinópolis? E a fazenda bacana em SP onde passou a noite o helicóptero e “emagreceu” 50 Kg da sua carga? A “modelo” morta em apart hotel em BH? E tantos assuntos sem esclarecer? Quando a elite é suspeita, todo o conjunto da “elite” age como uma “ação entre amigos”, colocando tarja preta, botando sigilo e etc. Isso ocorre em todo o que envolva elite e pobre, assim como a “namorada” do Diniz que ficou sozinha no mar enquanto o herói nadou até a praia e tomou um banho quente antes de ligar para a policia; assim como a mulher que ficou 40 minutos pedindo socorro pela janela do avião do Teori, e por aí vai.

    Com essa atitude, o Juiz Moro e outros como ele, protegem e justificam a sua própria consciência, a vista gorda, os abraços e apertões de mãos que deram para tanto ladrão, em coquetéis e em premiações de TV. Perdoam-se a sim mesmos, pela compra de CDs piratas, pelo exemplo fútil que dão para os seus filhos, pelos trambiques que puderam ter cometido na compra de dólares e propriedades em Miami, pelo seu desamor pelo Brasil e o seu povo.

    A história do mundo é assim; as elites protegem a sua nobreza bandida, mas perseguem o Robin Hood, pelo que este significa perante o povo e perante a exploração de classes.

    1. Elites e Robin Hood
      Sintético e direto ao ponto. Parabéns! Construiu uma tese que resume a sociedade brasileira.
      Os inocentes, úteis ou inúteis, acham que no Brasil, ou em qualquer país onde hajam eleições, os candidatos se elegem pela cor dos olhos, ou pelas “boas intenções”. Dinheiro, muito dinheiro, faz a diferença entre ser eleito ou um mero carregador de bandeiras.

  22. Caixa 2 só significa necessariamente corrupção se envolver o PT

    “Se a lei exige que todos os recursos eleitorais devem ser declarados, e isso é uma regra básica de transparência, é isso que deve ser feito. No caso da Operação Lava Jato, o foco não tem sido propriamente no caixa 2 de campanhas eleitorais, mas no pagamento de propinas na forma de doações eleitorais registradas ou não registradas, ou seja, crime de corrupção. Então, embora a proposta represente aprimoramento da lei atual, não terá um impacto tão significativo nos processos. Sobre eventual proposta de anistia, creio que é prudente aguardar eventual formulação concreta antes de opinar. Porém, seria impensável a anistia de crimes de corrupção ou de lavagem.” – Sérgio Moro

    “Para nós, o limite é o art. 350 do Código Eleitoral”. – Rodrigo Janot

    Com base no art. 350, do Código Eleitoral, o Sérgio Moro considerava a prática de Caixa 2, sem exceção, crime. Ele até defendia que tais crimes pudessem ser anistiados, já que eles não constituiam o foco da Lava Bosta, mas considerava impensável a anistia dos crimes de corrupção e caixa 2. Agora ele mudou. Qual teria sido o motivo de sua mudança?

    Há algo de muito putrefato na República de Curitiba. Deve ser o Moro Cagão que tá exalando essa podridão.

  23. Levar caixa dois e receber prêmio da Globo…

    Se for agraciado com qualquer um deles e guardar em casa, não está mais fazendo mal algum. Morou?

  24. Moro não tem condições de

    Moro não tem condições de julgar a si mesmo.

    Não tem condições de julgar Lula.

    Tapouco tem condições de julgar qualquer tucano.

    De fato ele nem mesmo deveria ser mantido num cargo que o permita emitir julgamentos com valor jurídico.

    Moro é muito mais que um canalha politiqueiro e muito menos do que um juiz isento.

  25. Por vezes fazem memes

    Por vezes fazem memes associando a imagem deste homem com a de Hitler, mas eu já estou associando mesmo é com a figura de Idi Amin Dada.

    1. Pessoal, acho que quando ele

      Pessoal, acho que quando ele falou que “caixa dois não é so corrupção mas é grave”, ele disse que mesmo não sendo somente corrupção pode ser sonegação fiscal, que nãoo necessariamente e corrupção… mas de qualquer forma É GRAVE, não disse nada de PT e PSDB, que paranoia de defender politicos, Todos são farinha do mesmo saco, os do PT  são tão corruptos quanto dos outros partidos, os PTISTA se defendem mesmo quando não são atacados, postura ridicula, infantil e sem uma menor noção critica e de analise dos fatos… TODOS OS PARTIDOS TEM CORRUPTOS, o Cunha é do PT, Sergio Cabral é do PT , não mas subiram no palanque junto com Dila e Temer (que foram eleitos juntos, tinha a foto dos dois na Urna)…. 

    2. É preciso saber todo o contexto da declaração de Sérgio Moro

       

      Marcia Eloy (segunda-feira, 10/04/2017 às 11:23),

      Normalmente escrevo para o dono do post. No caso deste post “”Caixa dois não necessariamente significa corrupção”, diz Moro nos EUA” de domingo, 09/04/2017 às 16:29, aqui no blog de Luis Nassif, o dono é Jornal GGN. Prefiro em casos assim procurar um comentário que possa ter relação com o que eu tenho a dizer.

      Quase todos os comentários guardam relação com o que eu tenho a dizer e escolhi o seu por ser mais curto e por ser o primeiro quando há 42 comentários. Eu creio que se entende errado o que o Juiz Sergio Moro diz. É preciso saber primeiro o que ele diz dentro da dimensão do direito e é preciso saber se o que ele diz é de acordo com a opinião pessoal dele com toda a formação no Direito e de acordo com o desiderato dele para a legislação brasileira ou se a manifestação é de um juiz sobre o que diz a lei relativamente a esses crimes.

      Nesse sentido eu remeto a comentário meu enviado terça-feira, 11/04/2017 às 02:18, para junto do comentário de João de Paiva enviado segunda-feira, 10/04/2017 às 15:29, lá no post “Moro diz que dinheiro na Suíça “não faz mal a ninguém”, enquanto caixa 2 é golpe na democracia” de segunda-feira, 10/04/2017 às 11:19, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria também do Jornal GGN. O post “Moro diz que dinheiro na Suíça “não faz mal a ninguém”, enquanto caixa 2 é golpe na democracia” pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/moro-diz-que-dinheiro-na-suica-nao-faz-mal-a-ninguem-enquanto-caixa-2-e-golpe-na-democracia

      Ia transcrever o meu comentário, mas por falta de tempo deixo apenas o link. O comentário lá no post “Moro diz que dinheiro na Suíça “não faz mal a ninguém”, enquanto caixa 2 é golpe na democracia” era para ser mais bem redigido, mas preferi também o concluir já de madrugada e assim ficou precisando de alguns acertos. O que era preciso dizer é que a pena de caixa dois com dolo de corrupção é maior do que a pena de caixa dois sem dolo e essa é maior do que a pena aplicada a quem mantem conta não declarada no exterior. Se o juiz quis dizer isso seja como cidadão seja como jurista ele não diz nada errado.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 11/04/2017

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador