
Caríssimos,
Vocês perderam a eleição. Protagonizaram a campanha mais sórdida jamais realizada por órgãos de imprensa em toda a história da República, e assim mesmo perderam. Tentaram envenenar a opinião pública brasileira contra uma candidatura, distorceram fatos, inventaram outros, e orquestraram no mesmo diapasão uma opinião seletiva sobre inquéritos policiais em andamento, atropelando todos os protocolos de comportamento ético de uma imprensa que, mesmo não sendo nunca imparcial na opinião, deveria ao menos tentar sê-lo no noticiário.
Entretanto, não escrevo para celebrar a sua derrota. Muitos já o tem feito. Ao contrário, tomo a liberdade de lhes escrever pelo cuidado que tenho com o seu destino. Gosto da alta qualidade material dos produtos que oferecem à sociedade. As novelas da Globo são sem paralelo no mundo. Os casos de ficção e mesmo as reportagens especiais são de categoria internacional. O mesmo se aplica às revistas não ideológicas da Abril. Contudo, tudo isso está sendo colocado em risco pelo jornalismo sórdido que vocês praticam.
Tenho idade para ter visto muitos impérios jornalísticos brasileiros que se destruíram, ou que foram destruídos pela concorrência. O seu pode ser o próximo. Vocês, nessa campanha presidencial, ao escolheram um lado com o sectarismo principista de um Estado Islâmico, foram além da crítica ao governo para atacar as próprias bases do Estado democrático. Vocês foram ao extremo de subverter o processo judicial envolvendo o poder da República que deveria ser o mais respeitado, a Justiça, em maquinações eleitoreiras rasteiras e macabras. Não fosse a internet, depurando o noticiário, e vocês teriam ganho.
Sei que o caminho suicida que escolheram era uma aposta na candidatura que lhes parecia a mais adequada para tirá-los das dificuldades empresariais e afastar o risco de uma regulamentação mais democrática da mídia. No primeiro caso, o fato de ambas as organizações serem os beneficiários das duas maiores contas de publicidade do governo parece não lhes ser satisfatório. Ou querem mais ou tem medo de perder o que tem. No segundo caso, o risco é um marco regulatório que quebre o monopólio de algumas mídias.
Sim, porque os verdadeiros democratas brasileiros não querem muito mais do que aquilo que os norte-americanos têm. Não me consta que a NBC, a ABC ou a CNN sejam proprietárias de jornais e revistas nos Estados Unidos. Por outro lado, não me consta que o New York Times ou o Wall Street Journal sejam donos de televisões e rádios. Quebrar o monopólio jornalístico da Globo no Brasil não seria diferente do que Cristina Kirchner fez com o Clarín na Argentina, e isso, é preciso reconhecer, simplesmente segue o padrão americano e não tem nada a ver com violação da liberdade de imprensa.
Esta é uma questão política da mais alta relevância, e se alguém, de um ponto de vista imparcial, analisa a campanha presidencial que acaba de ser encerrada encontra amplas justificativas para querer a busca de um marco regulatório adequado. Entretanto, isso é também uma questão econômica, tendo em vista a concorrência no mundo da mídia. A articulação de jornal, televisão e rádio traz óbvias vantagens comerciais monopolísticas para seu dono, além de um inequívoco poder político que pode ser manipulado contra concorrentes, mas também contra a democracia.
Trabalhei sete anos no Jornal do Brasil até pouco antes do início de sua decadência. O JB, quando lá entrei no começo dos anos 70, era dono absoluto do mercado de pequenos anúncios. Quando muitos, e esse era o caso, era a melhor fonte de receita do jornal porque o anúncio era pago adiantado na boca do caixa. Pois bem, a certa altura O Globo decidiu entrar pra valer no mercado de pequenos anúncios. Se fosse jornal contra jornal, tudo bem. Mas o Globo lançou todo o peso da televisão para anunciar seus classificados. Aos poucos, liquidou com o negócio do JB, que não tinha televisão para defender-se.
Esse pequeno incidente revela o verdadeiro poder dos monopólios midiáticos. Quando se trata de política, esse poder é multiplicado. Basta lembrar das consultas obrigatórias que os presidentes faziam a Roberto Marinho sobre iniciativas importantes no tempo em que ele estava em pleno vigor físico. Os herdeiros estão longe da habilidade política do pai, e estão entrando num terreno perigoso de oposição sistemática ao governo. Isso acontece sobretudo na Veja e, principalmente, no Jornal da Globo.
Quando William Waack, Carlos Alberto Sardenberg e Arnaldo Jabor extrapolam sua função de apresentadores e comentaristas para assumirem o papel de doutrinadores raivosos contra a política externa ou interna do governo, manipulando descaradamente o noticiário, é, em sua essência, uma violação das regras de concessão pública de televisão e põem em risco uma organização que, fora da política, é líder absoluta da produção audiovisual na América Latina. Acho que interessa a todos os brasileiros que essa liderança seja conservada e ampliada. Espera-se que o jornalismo da Globo e de Veja não ponham tudo a perder, não junto ao governo, mas junto a telespectadores, leitores e anunciantes, sendo varrido da cena pelo noticiário plural da internet.
J. Carlos de Assis - Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.
© 2013-2016 GGN - O Jornal de Todos os Brasis
Comentários
Carta aos jornalistas da Globo e da Abril, por J. Carlos de Assi
dom, 22/03/2015 - 11:46
EXCELENTE ESTA CARTA A ESTES MEIOS DE COMUNICAÇÕES QUE ESTÃO SUBVERTENDO A ESSÊNCIA DO QUE É JORNALISMO A MUITOS ANOS.
Vcs viram a capa da veja
sex, 20/03/2015 - 08:36
Vcs viram a capa da veja nesta semana? A charge q foi colocada tá encaixada, o q (pelo menos, antigamente era assim!) quer dizer q é "matéria paga"... Ou eles já estão vendendo até a própria capa ou então fizeram-no por pura sacanagem mesmo!
Parabéns!
qua, 11/02/2015 - 21:27
Caro Sr. Luis Nassif!
Gostaria de agradecer sua honestidade intelectual e clareza com que transmite as informações. Além da coragem, se mostra um verdadeiro jornalista, pessoa de caráter e de ideologia.
Obrigado por ser diferente dessa corja que se faz maioria no jornalismo mundial.
Carta aos jornalistas da Globo e da Abril por J. Carlos de Assis
sex, 07/11/2014 - 23:44
Moro fora do Brasil e me chatiei com as publicacoes manipuladas da Veja sobre o PT quando estive ai em Julho e Agosto desse ano. Nos dois exemplares que li, a Veja cculpava o PT por tudo de uma forma obviamente parcial. So faltou culpar a Dilma pela crise entre a Palestina e Israel. Vergonha!
DURAS VERDADES
qui, 06/11/2014 - 22:16
Caro Jornalista,
Apreciei muito seu texto que revela a podridão de uma profissão que deveria informar, ensinar e pautar pela verdade, SEMPRE.
Só para você ter uma idéia da pequenez dessa revista, vou lhe contar o que aconteceu comigo.
Na 5a. feira que antecedia as eleições, recebi em minha casa "gratuitamente" um jornal e também uma revista VEJA, sim aquela mesma edição que sai aos domingos e que eu que nem sou assinante, recebia em minha casa.
Não existem coincidências, quantas residências receberam essa revista? quem pagou por ela? o PSDB? a própria revista ?
E nem assim conseguiram abafar uma eleição apertada, mais legitimamente ganha! Salve a democracia.
Mídia monopolística.
qui, 06/11/2014 - 14:00
Prezado J. Carlos, seu artigo está redondo. Gostaria de contribuir com alguns fatos para seu conhecimento:
1) à época da ofensiva do Globo contra o JB pelos anúncios classificados, além da propaganda de TV, Roberto Marinho usou outra arma, tão deplorável quanto - comprou a diretoria do CRECI (corretores de imóveis) para direcionar os anúncios dos seus associados. Soube disto por João Augusto de Mattos Pimenta, relação pessoal de RM que participou da negociata, com quem trabalhei.
2) quando (anos 90) floresceram os jornais de bairro, no RJ e em outras cidades, abrindo mercado de trabalho para grande nº de profissionais, e sustentando-se pelos anúncios do pequeno comércio e serviços, o Globo rapidamente reagiu lançando os cadernos de bairro, com publicidade a preços ridículos, conseguindo sufocá-los.
Forte abraço e parabéns pelo bom trabalho.
Parabéns pela Carta à mídia marrom
qua, 05/11/2014 - 15:47
Meu caro Assis, sugiro que envie essa sua carta à presidenta Dilma. Com certeza, lavará a alma dela. No início, eu imaginava que a grande verba publicitária dirigida a esses órgãos que denegria o governo federal era porque esses veículos eram os de maior visibilidade e só assim as pessoas veriam as ações do governo. Tolinha era eu! Os jornalões e as tevês surrupiavam as verbas e, com certeza, riam às costas do ato governamental. Hoje, depois das eleições, cheguei à conclusão que de nada valeu. A verba governamental deverá vir para a Internet que, pela segunda vez, trabalhou para a eleição de Dilma Roussef. Na relação custo X benefício, que ganhem as redes sociais. Haverá um grande tombo nas finanças globais, desemprego em massa mas, me desculpem, eles procuraram. Toda a Globo News sucumbirá. Os programas que só convidam detratores, o famigerado Manhathan Conexion será tragado como a Atlântida foi e por aí abaixo.
verbas publicas para veículos de comunicação
ter, 11/11/2014 - 22:36
Concordo com seu artigo. Aproveito para expressar minha indignação com as posturas do Sr. Willian Bonner e a Srª Patricia Poeta. Esta última, numa reportagem com a então candidata e ainda Presidente, Dilma, chegou a colocar o defo em riste contra a candidata. Senti-me desrespeitada e envergonhada.
Veja e JN
ter, 04/11/2014 - 23:11
Que me perdoem os doutores da lei, os fariseus de plantão. O povo não quer nem saber o que a Veja escreve ou o quê o JN fala em sua edição. Os senhores de grandes diplomas, eruditos talvez, não sintam-se ameaçados pelas midias citadas. Bom mesmo deve ser Carta Capital, o Jornal o Dia e outros que alardeiam a MARAVILHOSA política atual e os grande benefícios para este país. Coitado daquele ou daquela que recebe seu quinhão/bolsa qualquer coisa. Ele gasta o seu dinheirinho e uma boa parte volta às mãos do governo. É a mão que balança o berço. Que venha a VEJA que venha o JN: sinto que faço uma catarse através deles.
Regulamentação mais democrática da mídia para molda a
ter, 04/11/2014 - 11:51
Este texto muito bem elaborado serve de alerta, pra grupos de comunicação que insistem em tomar lado político.
O sistema globo de televisão e jornais surgiu nos porão da ditadura com apoio do governo militar e a CIA em detrimento ao Diário Associado de Assis Chateaubriand mais conhecido como Chatô, na época era dono da imprensa falada escrita e Televisada, que foi o maior Conglomerado de mídia da America Latina, que em seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de Rádio e TV, Revista e Agência telegráfica. Figura polemica e controversa, odiado e temido pelos seus opositores, Apelidado de cidadão Kane Brasileiro pela falta de ética por supostas manipulação em chantagear empresas que não anunciavam em seus veículos de comunicação. Insultava empresários com mentiras. O Império teria sido criado com bases em interesses e compromissos políticos da época. A ascensão do império jornalístico de Assis chateaubriand deve-se as transformações políticas do Brasil durante as décadas de 1920 e 1930 no apoio dado a Getulio no Movimento revolucionário de 1930 em que o levou ao poder implantando uma ditadura nos pais. Não é diferente da política do passado com a de hoje do monopólio do Globo devido sua posição política e mesma bajulação ao governo da ditadura militar em 1965. em comandar o país através dos meios de comunicação, uma ação perigosa, destituindo o poder central da republica a maneira que lhe convém. Manipulando o congresso e o senador de acordo com seus interesses políticos. Como todo poder tem o seu apogeu e sua linha da parábola no limite, acredito que nestas eleições de 2014 a Globo começa sua trajetória descendente. com a Regulação dos meios de comunicação proposta pelo governo nos mesmo molde a nossa visinha Argentina.
completar a fala de Rogério Teixeira
ter, 04/11/2014 - 14:09
O General Golbery de Couto e Silva. Era ele quem estava por trás de todos os presidentes militares durante a ditadura. Contando e tendo como sempre teve o apoio do então dono da Globo, o empresário Roberto Marinho. Ressaltando que a emissora começou a funcionar apenas em 26 de abril de 1965, um ano após o golpe militar. Na época as emissoras de televisão mais conhecidas eram a TV Tupi, a TV Excelsior e a TV Record que também o apoiaram, General Golbery de Couto e Silva. Era ele quem estava por trás de todos os presidentes militares. Contando e tendo como sempre teve o apoio do então dono da Globo, o empresário Roberto Marinho. Ressaltando que a emissora começou a funcionar apenas em 26 de abril de 1965, um ano após o golpe militar. Na época as emissoras de televisão mais conhecidas eram a TV Tupi, a TV Excelsior e a TV Record que também o apoiaram
Congratulações
ter, 04/11/2014 - 11:13
J. Carlos de Assis , Eu apenas gostaria de parabenizar sua iniciativa de fazer o que penso , cada um de nòs brasileiros queremos, mas talvez não saibamos como fazê-lo , que é o de dizer a essa mídia medíocre que tem se tornado a Rede Globo e a Revista , Veja , que profissionalismo , veracidade dos fatos e compromisso com o Cidadão deveria ser o ideal o ponto mais importante pra Eles que tem o poder de comuncar , informar , VC foi muito feliz em suas colocações , meus sinceros agradecimentos , me senti muito bem representada com suas colocações , atenciosamente , Bethânia Moreira de Souza .
Cortem a verba do pig, pq log a militância cansa de ajudar!!!
seg, 03/11/2014 - 22:15
O que mantém essa gente medíocre viva e rateira, é o dinheiro.Cortem o dinheiro, acabou a força, ai só demissão em massa, e com cara de otários vão para os Blogs sujos pedindo perdão que nem fez o Mainardi ontem, gaguejava tanto que nem ouvia direito o que falava o escriba fugitivo!!
"A corrupção à brasileira é como o solo de Roma: basta cavar um pouco e descobrimos ruínas." Mino Carta
Maria Dirce
qui, 06/11/2014 - 12:14
Maria Dirce, p/ diminuir o poder maléfico dessa "imprensa" que, a rigor, atua contra os interesses do brasil e, em especial, contra os interesses do trabalhador brasileiro, não é preciso muita briga. Basta fazer o que fes o presidente Correia, do Equador: passou a distribuir a verba oficial p/ publicidade governamental, de forma equitativa, por todos os órgãos da imprensa equatoriana. O que aconteceu? A Globo de lá, acabou de entrar com pedido de falência. Por que motivo? Porque sua dívida é impagável. E sabe qual era o valor da dívida desses vendilhões da patria? Praticamente o mesmo valor, aproximadamente 5 bilhões de reais, da verba publicitária do Estado que deixou de entrar no bolso dessa "imprensa" do Equador. Aí concluímos: o PT tem culpa e está pagando o preço. Espero que aprendam a lição, pois até 2018, ainda tem tempo, caso contrário, adeus governo progressista, porque aí vem o aecista, serrista ou alkinmista.
Cardozo & Bernardo, rua!
seg, 03/11/2014 - 15:14
Se o Cardozo e o Paulo Bernardo não forem demitidos até sexta-feira, significa que Dilma Rousseff ensarilhou as armas. Depois não venham pedir apoio da militancia, que salvou o povo pobre do Brasil, mas também os dirigentes partidários nos últimos segundos da prorrogação.
Parabéns Alvaro Tadeu vc
seg, 03/11/2014 - 22:11
Parabéns Alvaro Tadeu vc fechou o texto do brilhante jornalista.È isso ai fora já com esses 2
"A corrupção à brasileira é como o solo de Roma: basta cavar um pouco e descobrimos ruínas." Mino Carta
Post J. Carlos de Assis
seg, 03/11/2014 - 12:14
Parabéns pelo texto, isso sim é liberdade de expressão, isso é JORNALISTA, expressar a verdade sem distorcer os fatos.
Parabéns mais uma vez.
Carta aos jornalistas da Globo e da Abril
dom, 02/11/2014 - 22:24
Execelente texto. Lúcido, verdadeiro. Sem rancor. Alerta para a morte anunciada deste que foram grande veículos no passado. Atualmente produzem lixo cultural, uma programação medíocre e pedante. Espero que esses jornalistas leêm!
parabéns!
EDITORA ABRIL...GLOBO...
dom, 02/11/2014 - 19:45
DENTRO DO SILÊNCIO..."A FORÇA EVANGÉLICA"...CHEGOU...E SE INSTALOU EM SÃO PAULO...!!!...ELEGEU GOVERNADOR E DEU CARONA PARA O MESMO "AÉCIO NEVES DE MINAS GERAIS".....................MUITO EM BREVE ASSISTIREMOS WILLIAN BONNER NO "JORNAL UNIVERSAL"...AGUARDEM...
Acabo de escrever o meu texto
dom, 02/11/2014 - 10:52
Acabo de escrever o meu texto em repúdio ao que foi escrito e recebo de vcs essa inscrição "seu comentário está agora na fila de moderação e será publicado assim que for aprovado". Istituida a censura?!!!!!!
Att Maria Adelaide Negreiros
REPÚDIO A ESSE TEXTO?
seg, 03/11/2014 - 20:18
SSE TEXTO FOI LINDO E MUITO BEM ESCRITO, COISA DE DOUTOR MESMO... COISA DE QUEM PESQUISA E ESTUDA. ESTAMOS FARTOS DA BAIXARIA PRODUZIDA POR UMA MÍDIA VENAL E FACCIOSA. TUDO QUE NÃO PRECISAMOS É DE MANIPULAÇÃO E DESINFORMAÇÃO. É PRECISO REGULAMENTAR A MÍDIA SIM! O POVO BRASILEIRO MERECE RESPEITO!
CALMA ...
seg, 03/11/2014 - 11:45
Maria Adelaide,
Percebe-se que vc não é frequentadora assídua do site. Aqui os comentários sempre aguardam a moderação, mas - diferentemente da Veja, por exemplo - os textos contrários também são publicados. Já fiz umas três tentativas de comentar na "Veja" , contestando algo de forma educada, e NÃO aprovaram nenhuma. Vocês estão muito afoitos e ansiosos, isso faz mal ao coração!! Respire fundo, respire ...
dona Maria
seg, 03/11/2014 - 09:00
do que a senhora esta reclamando, seu comentário esta abaixo há 4 minutos publicado e a senhora não viu.
quanta censura. ele deveria ser sim censurado pois é fraquinho, fraquinho.
Sobre os fatos e a interpretação dos fatos
dom, 02/11/2014 - 10:48
Sobre os fatos e a interpretação dos fatos.
A Veja grita e escancara a corrupção do governo e o aparelhamento da instituições de governo transformadas pelo PT em secretarias do PT. Ninguém tira a legitimidade do que eu vivi! Criei meus filhos na época da inflação onde os aluguéis e as mensalidades das escolas sofriam reajustes trimestrais e agora, por uma administração irresponsável PETISTA/ DEMAGÓGICA E POPULISTA, vejo o retorno deste mal que corrói todo o dinheiro e os planos de vida do povo! Lembro que comprava fralda pela manhã porque à tarde os preços ficavam mais caros e quando vejo o desrespeito irresponsável com os gastos públicos ( como o que ocorreu com a Petrobrás ) e a negligência para com a lei de responsabilidade fiscal instituida para regrar esses gastos, sei que nosso futuro será perverso. Corrupção gera inflação!!!!! A pior coisa para o pobre é a inflação, e para a classe média e para a vida de um povo que vive do dinheiro que conquista com o seu trabalho. É com a ajuda de um jornalismo que não se intimida com os ataques petistas que teremos acesso a como esse governo populista tenta enganar o povo brasileiro!!
Maria Adelaide Negreiros
resposta a M.A.N.
ter, 04/11/2014 - 17:54
Quanta sandice!!
Salomando com Maria Adelaide
ter, 04/11/2014 - 00:12
Maria, eu tenho por hábito, e não sei que curiosidade mórbida me move sempre a ler os comentários. Alguns me divertem, outro me entediam, outros, ainda, me surpreendem. O seu, infelizmente, não conseguiu nenhuma dessas coisas. Até aí, tudo bem, você não menor obrigação de sustentar esse meu víciozinho em comentários. O teu comentário não difere muito dos comentários que vejo nas páginas de Veja, quando ouso comentar por ali e nunca, repito, nunca publicaram. Sorte tua, o teu foi publicado! Mas, vamos ao que interessa: vamos salomonear um pouco. Eu nunca fui muito católica, sabe, mas mamãe sempre me dizia de um sábio que escreveu o livro biblico "Provérbios" e num desses provérbios está escrito que até um tolo se passa por sábio se ficar calado. Penso que uma excelente oportunidade foi perdida. Não se enfureça, Opotunidades há aos montes, neste meio tempo vá aprimorando a qualidade de seus argumentos (não podem ser falaciosos) e tente buscar outras fontes de informação que não seja apenas a Veja, ok? Nos vemos em algum comentário desses por aí, no futuro. Abraços!
Dona Maria Adelaide, a tragédia da ignorância.
seg, 03/11/2014 - 15:09
Dona Maria Adelaide, respeito a senhora como anciã, os mais velhos e os muito velhos merecem todo o respeito, mas com seu nível cultural, histórico, econômico e político tão rasteiros, eu creio que a senhora não merece muito respeito, pois não respeita quem pensa diferente. Se tem algo para comentar, envie ao Jabor, ao Lobão e a outros "intelectuais" de plantão. Passar bem.
resposta dada ao dona M Adelaide
seg, 03/11/2014 - 17:34
Boa tarde, nem vou fazer comentario, só quero dar parabéns pela resposta pra esta senhora, esta é nossa triste realidade de ver, ouvir, ler pessoas com tamanha alienação, me faz voltar ao passado enquanto lutavamos contra ditadura ainda ouvia muitos dizer que eram pessoas que deviam estar mortas ou nas cadeias, e nem ao menos sabiam o que era os porões desta maldita ditadura, só que hoje ao mesmo tempo vejo até pior dos que se dizem esclarecidos, os exemplos recentes na paulista, enquanto muitos ainda estão sofrendo torturas e barbaries; quer um exemplo o vídeo passado recentemente no SBT e tem muitos ainda a ser passado, o que vejo nestes vídeos analisei por varias vezes, e o próprio governador de SP deu a respostas, foi assim que não tive nem uma duvida os porões com torturas nunca vai acabar, e menos ainda em relação aos familiares destes que foram obrigados a votar em que mandava, ou as consequências seriam piores tanto dentro como para os de fora. abraços.
resposta a Maria Adelaide
seg, 03/11/2014 - 10:32
Tudo bem Maria desde que não se publique noticias distorcidas, seletivas e mentirosas, Desde que haja imparcialidade e que todos os fatos verdadeiros sejam divulgados, independente do partido político envolvido, que não ocorra protecionismo a nenhum político. Isso Veja e Globo não fazem. E alguns acreditam que as maracutaias são somente obra do PT. Prega-se um ódio jamais visto e ainda colocam na conta do outro lado.
A pior coisa para o pobre!
seg, 03/11/2014 - 10:01
A pior coisa para o pobre é o desemprego e a falta de comida, creio que em seguida a inflação! Mas onde esta essa inflação sem controle? Onde esta falência da Petrobras? Corrupção gera inflação? Depende! Gera principalmente a decadência moral. Inflação depende! Se o dinheiro roubado for aplicado na ampliação de meios de produção, creio que não. Se for aplicado em conta secreta nos paraísos fiscais,....Se for gasto com carros de luxo importados....Corrupção gera principalmente decadência moral e desorganização das estruturas administrativas. É ruim? Sim é péssimo. Estas questões relacionadasà descontrole dos preços, falência... é mais construção midiática do que fato comprovados. Em 2002, a inflação, as finanças públicas, a Petrobras, o BNDES, o BB, a CEF, o salário, o lucro das empresas, as contas externas,..., estavam em situação infinitamente pior do que as condições atuais. mas naquele ano não se viu todo este alarde por parte dos grandes veículos midiáticos nacional. Tome muito cuidado com o que divulga a Globo, a Veja, O SBT, a Folha de São Paulo.... Olhe um pouco para o que diz a ONU( FAO, PNUD,...)Bird, Portal da Transparência do Governo Federal, outros veículos midiáticos e etc. A Senhora(Senhorita) fala, especificamente, naquilo que informa a revista Veja?!?!? Procure diversificar um pouco. Faça isso de modo crítico! https://www.facebook.com/sebastiaojorge.dearaujo
maria adelaide negreiros
dom, 02/11/2014 - 23:47
maria adelaide negreiros trabalha na veja...
A GLOBO TAMBÉM É RACISTA E SEPARATISTA
dom, 02/11/2014 - 10:07
O que a Globo faz contra o Nordeste é CRIMINOSO, ela denigre, desinforma e DIFAMA O NORDESTE. Essa atitude está provocando um racha na sociedade que pode nos levar a problemas muito sério entre as Regiões. Eu penso que, a Globo pratica de preconceito e discrminação, é uma agenda vinda de fora, do aparato anglo-americano para fragmentar o Brasil para que não seja uma potência econômica e nem tenha capacidade militar de se defender. OLHO VIVO!
A Globo sabota o BRASIL UNO, internamente juntamente com as ONGs doutrinadoras do Ministério do Meio Ambiente.
Falou tudo!!!
sex, 20/03/2015 - 00:06
Falou tudo!!!
CORTA A PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL NA GLOBO E VEJA
sab, 01/11/2014 - 17:29
Se o governo cortar a publicidade destes meios eles praticamente comecariam a morrer de inanição.
Carta aos jornalistas da Globo e Veja
sex, 31/10/2014 - 18:03
Quero cumprimentar ao José Carlos de Assis por conseguir dizer com tanta precisão aquilo que venho alertando nos diálogos com os universitários em relação a parcialidade de alguns meios de comunicação no Brasil.
Entendo também que não basta mais ficar na palavra dita ou escrita: é fundamenhtal que estes atos terroristas sejam exemplarmente punidos.
Chamar de nojento aquilo que a Veja e a Globo fizeram por ocasião do processo eleitoral de 2014, assim como já havia feito em 1989, é muito pouco. Mais do que nunca é hora de estabelecer uma regulamentação para quebrar o monopólio de empreas que representam um grande perigo para a nação brasileira.
Vamos avanbçar nesta luta pela democratização da sociedade.
Não concordo: não há volta
qui, 30/10/2014 - 22:48
Não concordo: não há volta para Globo, Veja-Abril e PIG. A Globo destrói a cultura brasileira em tudo que ela toca: música, cinema, televisão e o que mais vier - pasteuriza tudo, esvazia tudo, tudo vira "genérico", falsifica tudo. A Globo é a mediocridade no poder e o poder totalitário da mediocridade. Não há meio termo: ou a Globo-PIG ou o Brasil.
É necessario todos nós
qui, 30/10/2014 - 18:53
É necessario todos nós assumirmos a luta pela regulaçao da midia ou a midia vai fazer o que sempre faz e vem fazendo, desinformar e enganar a populaçao falndo que regular a midia é censura. Preciso lutar e com bons argumentos difundir a verdade, o quanto é importante para o Brasil ter enfim um marco regulatorio economico e democratico das comunicaçoes que vise impedir o monopolio e oligopolio de midias. O monopolio e o oligopolio existente no Brasil é contra aliberdade expressao, de imprensa e contra a democracia. Precisamos por fim nessa ditadura do baronato de midias nos meios de comunicaçao.Precisamos ganhar esse debate nas redes sociais. Todo o odio visto na populaçao vem do veneno desse grupo de midias monopolista ditador.
PARABÉNS!
qui, 30/10/2014 - 12:38
Obrigadíssimo, senhor JOSÉ CARLOS DE ASSIS, pelo texto maravilhoso. O senhor conseguiu colocar as coisas exatamente nos seus devidos lugares e nos modos corretos. Pouca vezes li algo tão bem escrito, pensado, equilibrado e certeiro. Nós, brasileiros de bem e feridos em nossa dignidade de cidadãos pelas monstruosidades recentemente cometidas pela grande mídia, sentimo-nos reconfortados e aliviados pelas suas palavras. Sou pai de uma filha de nove anos e permita-me lhe estender o abraço e o agradecimento de minha família ao senhor.
SEU TEXTO DE 29/10/14 COLUNA NASSIF
sex, 31/10/2014 - 00:45
PARABÉNS E OBRIGADA POR SER NOSSA VOZ.
arte
qui, 30/10/2014 - 06:13
gosto do site de voces. mas voces podiam melhorar a qualidade dar imagens que postam. Isso daria mais credibilidade. mudar o CorelDraw por adobe ilustrator, já ajuda.
abs
Jiddu
Globo e Abril
qua, 29/10/2014 - 23:12
A mim, parece claro que a intenção destas empresas é forçar uma intervenção para que consigam justificar mais um golpe de estado em nome do que eles chamam de "democracia".
Pra mim não tem volta . . .
qua, 29/10/2014 - 23:03
Pra mim não tem volta . . . DELENDA EST CARTAGO . . . . foi, já era . . .
GLOBO / VEJA PIG - PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA DIREITONA
qua, 29/10/2014 - 21:39
Infelizmente, aqui em casa, eu que tenho que praticar a sensura porque não quero que meus filhos, netos e demais parentes sejam pervertidos ou degenerados em suas mentes. Globo e Veja não entram em minha casa. No dia da Eleição, a tal de Veja foi distribuida gratuitamente em companhia do Jornaleco "O POVO" de propriedade do Tasso Jereissate / PSDB, (este, por isso mesmo conseguiu se eleger senador do PIG).
Rejeito, veementemente, deseducação que Globo e Veja impõem através de monopolio ou oligopolio.
Tenho muitissimo a falar, mas não me é possivel neste espaço. Resumo numa palavra: NOJO.
GLOBO / VEJA PIG - PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA DIREITONA
qua, 29/10/2014 - 21:34
Infelizmente, aqui em casa, eu que tenho que praticar a sensura porque não quero que meus filhos, netos e demais parentes sejam pervertidos ou degenerados em suas mentes. Globo e Veja não entram em minha casa. No dia da Eleição, a tal de Veja foi distribuida gratuitamente em companhia do Jornaleco "O POVO" de propriedade do Tasso Jereissate / PSDB, (este, por isso mesmo conseguiu se eleger senador do PIG).
Rejeito, veementemente, deseducação que Globo e Veja impõem através de monopolio ou oligopolio.
Tenho muitissimo a falar, mas não me é possivel neste espaço. Resumo numa palavra: NOJO.
excelente post, como
qua, 29/10/2014 - 21:06
excelente post, como sempre.
respeita a globo no que ela tem de melhor e critica o quye há de pior.
racional.
mas acho que a globo morrerá
pelo seu próprio veneno.
para isso precisamos de uma maior participação
popular para que ela possa degluti--lo mais rapidamente.
Acabei de ligar a TV no JN e
qua, 29/10/2014 - 20:58
Acabei de ligar a TV no JN e lá estavam eles "lamentando" a derrota do governo no projeto s/ a Criação , ou melhor a formalização dos Conselhos. O Ilmo sr. Presidente da Câmara disse ter sido uma decisão HISTÓRICA. É o PMDB velho de guerra, o câncer brasileiro. Será que estão pretendendo o Min. da Fazenda? Não, não devem, lá o dinheiro é pouco. Gostam mesmo é do Minas e Energia, das Cidades, da Agricultura, etc, etc.
lenita
Toda a nação perdeu. Os que
qua, 29/10/2014 - 20:21
Toda a nação perdeu. Os que não perderam foram enganados. E como sempre quem ganha reescreve a história.
Carta aos jornalistas da Globo e da Abril
qua, 29/10/2014 - 19:26
Não de assessoria gratuíta, eles sabem disto e foram para o tudo ou nada, mas eles ainda tem tempo de escolher com qual das mídias vão ficar.Mas vão fazer mais barulho que siri na lata.
Carta aos jornalistas da Globo e da Abril
qua, 29/10/2014 - 19:26
Não de assessoria gratuíta, eles sabem disto e foram para o tudo ou nada, mas eles ainda tem tempo de escolher com qual das mídias vão ficar.Mas vão fazer mais barulho que siri na lata.
Como saber o que é verdade ou mentira
qua, 29/10/2014 - 18:39
O problema é que do jeito que as coisas andam, nao se sabe mais se o que se escrevem é verdade ou mentira.
Depois ainda dizem, "tem a justiça pra recorrer". Sim, e o povo, fica sabendo o que, quantos anos depois, se a propria nao funciona. Eles nao informam, desinformam ao bel prazer.
Comentar