Cientistas tentam entender onde foi parar o plástico dos oceanos

plasticooceano

Enviado por Iara G

Do Gizmodo

Cientistas tentam entender o motivo de 99% do plástico dos oceanos ter sumido

Na semana passada, notícias estranhas surgiram na internet: muito do plástico que cientistas esperavam encontrar na superfície do oceano sumiu, e ninguém sabe exatamente para onde ele foi. Agora, os cientistas por trás dessa pesquisa compartilharam um mapa inédito do plástico no oceano na National Geographic – e ele pode ser a chave para solucionar esse mistério.

Como o estudo publicado na The Proceedings of the National Academy of Sciences na semana explica, deveria ter mais plástico flutuando na superfície do oceano do que há atualmente. Mas a equipe liderada por Andres Cozar Cabañas navegou pelo mundo por nove meses coletando dados da superfície de todo o globo, e encontrou muito menos plástico do que esperava. E isso não é uma notícia boa.

Isso é muito preocupante. Não é como se o plástico jogado no oceano sumisse sozinho. Em vez disso, é provável que ele esteja se quebrando em pedaços cada vez menores e tenha virado comida para os peixes. Isso significa que, graças à mágica da cadeia alimentar, nós também estamos comendo plástico – na verdade, existe um novo ecossistema baseado nesse plástico, chamadoPlatisfera. O primeiro mapa do plástico foi criado por Cozar e sua equipe a partir de mais de 3.000 amostras coletadas durante a expedição:

qntxgpjpph6rypwahy0e

Medida de numero de itens plásticos por quilômetro quadrado (em milhares)

Novos mapas documentam lixo plástico flutuando no oceano

Dezenas de milhares de toneladas de lixo plástico flutuam na superfície das águas dos oceanos do mundo, de acordo com pesquisadores que mapearam as gigantes zonas de lixo acumulado em todos os oceanos do mundo. O oceano atualmente age como “correia transportadora”, dizem os pesquisadores, carregando detritos em enormes zonas de convergência que estima-se que contenham milhões de itens plásticos por quilômetro quadrado em seus núcleos.

Um campo completamente novo de estudo está emergindo a partir do lixo jogado no nosso oceano – incluindo dentro dele as pesquisas para entender como isso funciona. “Se não sabemos onde ele está ou como está impactando organismos,” disse Kara Lavender Law, da Associação de Educação do Mar à NatGeo, “não podemos dizer às pessoas nas ruas quão grande é o problema.”

Com esse mapa, eles procuram uma forma de conseguir explicar a questão do plástico no oceano de uma maneira completamente diferente. A questão é se seremos espertos o suficiente para ouvir o que eles têm a dizer – e agir para solucionar isso. [National Geographic]

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quantas dúvidas…

    Será que o plástico no mar não dura os tais 100 anos que dura em Terra firme?

    Se o plástico se quebra em partículas e é comido pelos peixes, também deve ser excretado por eles através das fezes, não?

    Não tendo nutrientes aproveitaveis, o plástico não deverá ser absorvido pelo organismo dos peixes. Logo, na carne do peixe não haverá plástico, certo?

    Resta saber se o plástico comido é tóxico para o peixe ou não, mas aí…

    Não estou aqui defendendo jogar plástico no mar, não faço isso, sei que é prejudicial, pode matar animais como a tartaruga, que pode confundir saco plástico com água viva, come-lo e morrer. Só achei engraçada essa situação de dúvidas dos cientistas/pesquisadores.

     

  2. “Isso significa que, graças à

    “Isso significa que, graças à mágica da cadeia alimentar, nós também estamos comendo plástico”

    Não sei se essa afirmação é verdadeira, já que o plástico não pode ser digerido pelos peixes e as vísceras são descartadas quando comemos esses peixes.

  3. Nao ta na agua do mar e nao

    Nao ta na agua do mar e nao ta nos peixes.

    Onde, OH ONDE, pode estar esse plastico?

    Ta dificil mesmo descobrir, ne?  Quase perdi um cabelo descobrindo.

  4. Bom, não entendo nada de quimica

    mas por observações do dia–a-dia vejo que os plásticos acabam por esfarelar.. as chuvas e tal acabam levando esse farelo pros oceanos e lá podem causar diversos problemas

    1. Quem dera, quem dera.
       
      Essa

      Quem dera, quem dera.

       

      Essa matéria é de 5 anos atrás, mas só para dar uma idéia: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/pesca-no-brasil-perigos-da-exploracao-indiscriminada.htm

      Outra coisa que muitos dos leitores parecem estar ignorandp é que há muita coisa na natureza que pode ser digerida e absorvida, mas não excretada, para infelicidade dos seres (ou pessoas) que os absorvem aos poucos: http://conscienciaequilibrio.blogspot.com.br/2010/05/bisfenol-contaminacao-da-agua-pelo.html

      Coisas bem menos próximas de nossa bioquímica que os hidrocarbonetos que compõem os plásticos já se sabe que fazem o mesmo: http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/351414/intoxicacao+por+mercurio+causas+sinais+e+sintomas+diagnostico+tratamento+prevencao.htm

  5. Lamentando jogar uma pá de cal nas esperanças da maioria

    Os seres vivos são capazes de digerir ou absorver muita coisa que não estão preparados para processar, é boa parte da razão de ser do conceito de envenenamento…

    Só para constar de exemplos:

    http://youproblema.blogspot.com.br/2013/10/contaminacao-com-plastico-pode-esta.html

    http://conscienciaequilibrio.blogspot.com.br/2010/05/bisfenol-contaminacao-da-agua-pelo.html

     

    E quanto aos que acham que simplesmente separar as vísceras já sanaria o problema, deixe-me apontar um exemplo de algo BEM menos compatível com nosso metabolismo que os hidrocarbonetos que compõem os plásticos e no entanto faz estragos bem além do trato digestivo, para nossa infelicidade: http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/351414/intoxicacao+por+mercurio+causas+sinais+e+sintomas+diagnostico+tratamento+prevencao.htm

  6. O Tiete se auto depura, como o Mar provavelmente

    Tai porque não existem vestígios de plásticos da antiguidade, que com certeza, foram criados e desapareceram.

    Lavoisier cunhou a frase célebre no assunto.

    Nada se perde, tudo se transforma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador