Ciro Gomes critica tentativas de impeachment e chama Cunha de “maior vagabundo de todos”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, em entrevista após a sua filiação ao PDT, criticou as tentativas de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e chamou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de “maior vagabundo de todos”.
 
A crítica a Cunha foi feita quando Ciro mencionava o fato que envolveu o seu irmão Cid Gomes, que chamou o presidente da Câmara de achacador e, por isso, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal a pagar R$ 50 mil de indenização. 
 
“Cid Gomes era ministro [da Educação] e denunciou que havia um processo de apodrecimento das relações do governo federal com o Congresso Nacional, e que essa deterioração se assentava no achaque, na chantagem. Dito isso, foi lá, meteu o dedo na cara desse maior vagabundo de todos, que é o presidente da Câmara -digo pessoalmente, não como PDT”, disse Ciro, que teve a cautela de preservar seu novo partido.
 
O ex-ministro e ex-governador não mostrou preocupação pela possibilidade de também ser condenado por danos morais. “Quem fala a verdade nesse país não pode ser criminalizado. Criminoso é quem está denunciado como ladrão”, afirmou, mencionando que ficou impressionado “com a agilidade desse juiz” e que seu irmão irá recorrer.
 
Mesmo que apontado por correligionários como o candidato do PDT à presidência em 2018, Ciro Gomes disse que o momento não é de discutir candidatura e que é preciso defender a democracia “ameaçada por forças hostis que não aceitaram o resultado da eleição”. 
 
“Vou lutar por duas coisas neste momento: a defesa da democracia, de seus ritos, de seu calendário, que considero gravemente ameaçada por uma escalada golpista, e forçar no limite que a democracia nos permitir o governo, que nós ajudamos a constituir, a se reconciliar com os valores e grupos sociais que lhe deram a vitória”, completou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu me divirto com o Ciro Gomes!

    Eu me divirto com o Ciro Gomes!

    Eu paga para ver o Ciro Gomes no debate das próximas eleições debatendo com algum corvo-tucano do PSDB. Ia voar pena para todo lado, até os tucanos ficarem depenados.

    Quanto ao PMDB, o Ciro Gomes é o único político brasileiro capaz de dar de ombros com o Cunha.

    1. Eu também. Esses

      Eu também. Esses “cavalheiros” do PT não estão “à altura” do momento histórico. E o Lula não merece se desgastar tanto por eles.

  2. É o espirito encarnado do

    É o espirito encarnado do Velho Brizola, não tem papas na língua e nem medo da globo. Sinceramente torçopor ele  e que tenha o apoio do Lula – Como se diz aqui no Sul “” Da luz e ganha a carreira de rebenque erguido”” contra o pangaré do PIG

     

    1. resposta

      O Brasil estav precisando dessa reencarnação kkk, pois Brizola também não tinha papas na língua e nunca foi eleito porque falava a verdade, mas hoje p povo sabe que o que ele falava está ai acontecendo então é certo que todos deven repensar em quem fala do coração e é verdadeiro ou quem é marqueteiro!!

       

  3. Tenho esperança de que ele

    Tenho esperança de que ele será o próximo Presidente da República.
    Se Lula levar em 2018 ficarei muito feliz. Não obstante, acho que o melhor para o Brasil será o Ciro Gomes no Planalto.

    Em 2010 tinha tudo para entrar com tudo na disputa, mas Eduardo Campos sabotou a sua candidatura, mesmo após Ciro Gomes ter ido ao sacrifício em 2006 e candidatado-se a deputado federal pelo PSB somente para acumular votos para o partido não perder espaço.

  4. Minha chapa para 2018 é

    Minha chapa para 2018 é Lula-presidente e Ciro-vice. Se isto não for possível, por alguma razão, então vou de Ciro-presidente e Lula-vice.

  5. Valentia de Ciro é o seu maior defeito

    Bom, e daí? É exatamente esse estilo franco e beligerante que bloqueou sua trajetória política. É muito inteligente, articulado e bom de discurso, mas  teima em queimar pontes, ligações e alianças. É desagregador.Paulista de Pindamonhangaba adotou o estilo cangaceiro depois que mudou para o Ceará. Não sei como classificaria seu irmão Cid (outro porraloca) que fez um tour pela Europa com a esposa, filhos, sogra e empregada a bordo de uma aeronave custeada pelos contribuintes do estado que governava. Valentia e machismo não credencia ninguém a cargo algum.

    1. “…adotou o estilo

      “…adotou o estilo cangaceiro depois que mudou para o Ceará.”  O sr. Pereira LF faz uso de um clichê preconceituoso frequentemente dirigido a estados do nordeste. Se alguém decidisse contra-argumentar no mesmo nível tolo, poderia dizer que trata-se de algum “sudestino” obtuso cujo grau de conhecimento sobre o Brasil limita-se a bobagens repetidas de cartilhas da carochina e novelas globotelevisas.  

      1. Ainda bem

        Comecei a escrever uma resposta, ou melhor, um questionamento ao discurso do senhor Pereira. Desisti depois que vi seu comentário. Não pretendia dar uma resposta do tipo que você menciona; minha intenção, na condição de cearense,  era perguntar quem formulou essa teoria antropológica, que embasa a tese defendida por ele, de que o “estilo cangaceiro” é marca de quem mora no Ceará. 

        1. Allex / Helenice

          A citação, sou obrigado a concordar, soa mesmo preconceituosa. Mas foi em tom de brincadeira. Como paulista ainda não me canso de rir das hostilidades que aqui no blog fazem contra nós. Paulista é metido, coxinha, etc. Assim como carioca é chamado de folgado, preguiçoso, e por aí. Mas há uma lógica: o cangaço  é coisa Lampião, Maria Bonita, Corisco e outros cabra machos valentões. E foi uma característica de onde? Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará?  Pra deixar os dois contentes faço uma errata…….leia-se…….Ciro….Paulista…..Fresco…..Viado……Boiola. Fica melhor assim? Bem, agora  espero as réplicas dos gays. Abraços.

  6. Na minha opinião , se o Ciro

    Na minha opinião , se o Ciro fosse ministro da Casa Civil , a oposição e o PIG , não aprontariam nem 10% do que fazem.

    Porém a Presidenta não gosta de pessoas que tem esta coragem. Por isto há que continuar apanhando.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador