Revista GGN

Assine

Comissão da Câmara não vê regalia em trabalho de Dirceu fora da prisão

Sugerido por Marcelo de Sousa Nascimento

Da Agência Brasil

Deputados não veem impedimento para Dirceu poder trabalhar fora da prisão

Luciano Nascimento

Os deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) que visitaram hoje (29) o Complexo Penitenciário da Papuda, para verificar a situação do ex-deputado José Dirceu, disseram que não há motivos para que o pedido de trabalho externo seja negado ao ex-ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República.

“A partir das informações que circulam, de privilégio de tratamento diferenciado, nós arguimos horas a fio [a direção do presídio] e não se comprovou que exista favorecimento a ele [Dirceu]”, disse, após a visita, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

Condenado na Ação Penal 470, processo do mensalão, a sete anos e 11 meses de prisão, Dirceu, que cumpre pena em regime semiaberto, reivindica o direito de trabalhar fora da penitenciária. Por decisão judicial, a tramitação do pedido foi suspensa devido à suspeita de uso de celular dentro da prisão. Segundo a suspeita, Dirceu teria falado ao celular dentro da prisão, no dia 17 de janeiro, com James Correia, secretário da Indústria do governo da Bahia.

“Não constatamos nenhum tipo de regalia ou de privilégio. O direito ao trabalho externo, que é inerente à pena dele, está sendo negado em decorrência de supostas regalias", disse o deputado Nilmário Miranda (PT-MG), autor do pedido para avaliar as condições de cumprimento da pena de Dirceu. Segundo ele, não há regalias na comida, nas visitas, na cela, em visitas de advogados, nada que o diferencie dos outros presos, e o deputado assegura que o ex-ministro "não usou telefone".

De acordo com a comitiva - formada também pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA), Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Mara Gabrilli (PSDB-SP) - Dirceu trajava camisa, bermuda e tênis branco, está mais magro e fazendo trabalho interno na Papuda: limpando o pátio e auxiliando na biblioteca. O ex-deputado, disse que tem estudado bastante, se especializando em diversas áreas do direito, e se mostrou contrariado com a demora na apreciação do pedido para trabalhar fora.

Apesar de concordarem com o fato de que não há motivos para impedir o trabalho externo de Dirceu, os deputados divergiram sobre a atenção dada ao ex-ministro no presídio. A deputada tucana Mara Gabrilli avaliou que a cela dispensada a Dirceu é “maior e mais iluminada” que as celas dos demais presos, que também cumprem pena no regime semiaberto. Com 22 metros quadrados (m²), a cela ocupada por Dirceu era uma cantina modificada, que também dispõe de televisão, micro-ondas e chuveiro quente. Os deputados disseram que Dirceu assistia a um jogo de futebol quando recebeu a visita da comitiva.

“Que era maior que todas as outras que a gente viu, era sim. Mas não estamos pedindo para colocar ele em uma cela escura como as outras, sem água quente", disse Mara. “Tem um tratamento diferenciado com certeza. Mas eu não tenho nenhuma ferramenta para avaliar se o tamanho da cela quer dizer que ele não pode trabalhar fora”, observou.

Ainda de acordo com os deputados, outros detentos também dispõem de televisão, fogão e outros aparelhos, mas ficam alojados em celas menores, com cerca de 15 m². “Sala de 22 m² com televisão, chuveiro aquecido com condições. Gostaria que todos os presos tivessem as condições que o ministro [sic] tem na penitenciária. Não acho que isto seja uma regalia, mas precisamos tratar de forma igual os presos do sistema carcerário. Mas sei que este problema é estrutural do sistema carcerário brasileiro”, pontuou Jordy.

“Não tive esta percepção de que a cela era iluminada, era uma cela ruim como todas as outras”, rebateu Jean Willys. “Nós vimos uma cela modesta, mal conservada, cheia de infiltrações, gotejando água na porta da cela”, completou Erundina.

Segundo o deputado Nilmário Miranda, Dirceu cumpre a sua pena apartado dos outros presos e toma banho de sol sozinho. A separação foi determinada pela direção do presídio como forma de assegurar a integridade física do ex-deputado. “Há presos que não podem ficar juntos com a massa carcerária. No caso dele não é aconselhável”, disse. Jordy concordou com o colega, e ressaltou que “é um procedimento adotado para alguns presos por questões, inclusive, de segurança, e outras pessoas também passam pelo sistema diferenciado”.

Os deputados disseram que as condições oferecidas no Complexo Penitenciário da Papuda, apesar de não serem as ideiais, estão acima da média de outros presídios do país. Com capacidade para 6.900 presos, a Papuda abriga 13.900 pessoas.

Após pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer a favor da concessão do benefício de trabalho externo a José Dirceu.

Média: 4 (4 votos)
18 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Iracema Pompermayer
Iracema Pompermayer

AP 470 E REGIME SEMI-ABERTO DE DIRCEU GOLPE NA DEMOCRACIA BRASIL

Liberdade, abre as asas sobre nós!

 

 

GOLPE DO STF CONTRA A DEMOCRACIA. Em nenhum momento durante o julgamento da AP 470, Babosa,  Gilmar Dantas e outros, julgaram conforme os princípios constitucionais e legislações pátrias.

A aceitação dos Embargos infringentes foi apenas uma jogada para manter o status quo do STF e inovar quando interessar, legislar, sem necessitar passar pelo Congresso Nacional.

Barbosa e Gilmar Dantas lacaios dos EUA e PIG, cumpriram seu papel sujo, braço institucional da quadrilha. seus julgamentos foram totalmente injurídicos.

Marco Aurelio  e  Fux, tinham interese direto no, voto dos pares no STF para INDICAREM SUAS FILHAS a Desembargadora sem concurso, sem saber jurídico nenhum! Rosa Weber, cujo filho trabalha num Blog da Globo, qual é funcionário, além de não ter conhecimento jurídico suficiente e necessário, como provado e por ela confessado durante sua sabatina no Senado, preferiu ceder à ética, impessoalidade e moralidade e dar lugar aos holofotes e interesses da Glogo e todo PIG; outros não resistiram seus 15 minutos de fama, se empolgaram por serem "estrelas" globais incipiente e CONDENARAM SEM PROVA e sem adequação típica dos fatos. O estrelato acabou mas o STF ficou desmoralizado para muitos séculos avante. responsabilidade do Barbosa muitas dessa atitude de blacs Blocs na ruas, quebra-quebra, intolerância, arrogância, irresponsabilidade e quebra do estado de direito tão caro aos brasileiros....

Pr fim, o Joaquim Barbosa tem que entregar o trabalho sujo `Casa Grande, então, suspeita-se que ele pretende inventar um factoide qualquer para manter Dirceu preso até passar a eleição e tentar derrotar Dilma e o projeto do PT! Cuidemos de agilizarar o Impeachment dele!

BARBOSA PERDEU NO PLENÁRIO DO STF  A IMPOSIÇÃO DO REGIME FECHADO A DIRECEU MAS ESTÁ IMPONDO NO TAPETÃO. ENTÃO A RESPONSABILIDADE PASSA A SER NOSSA, DOS CIDADÃOS DE BEM DESSE PAÍS!

Seu voto: Nenhum
imagem de Marly
Marly

Dirceu semiaberto já!

Que tenham um ímpeto de vergonha e que Dirceu seja conduzido ao semiaberto já! Já extrapolou essa vergonha nacional em que se transformou  a prisão de Dirceu! Que ele possa trabalhar!  Após toda essa perseguição, para mim Dirceu já é um mito! É um ídolo! Todos esses que tentam humilhá-lo não valem o chão que ele pisa! Força Dirceu !  Uma turma que, com certeza, na época em que Dirceu lutava contra a ditadura em favor de todos nós, não passava de maurinhos  e patricinhas, curtindo a juventude e ignorando o que a  ditadura causava à maioria dos brasileiros. Ignorando que muitos jovens arriscavam a vida e eram torturados e mortos para que vivêssemos na democracia que lhes confere hoje, o direito de serem carrascos e proferirem inverdades. VIVA DIRCEU !!! DIRCEU SEMI ABERTO JÁ !!!!!  

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de josé adailton
josé adailton

Nhén, nhén, nhén

Tanta grita carregada nas tintas da hipocrisia.Imagine-se um condenado pé de chienelo pelos mesmos crimes pelos quais foi julgado Zé Dirceu, onde este coitado estaria trancafiado e em que condições? Tenham a santa paciência companheiros. A esquerda não se conforma quando é comparada com a direita(muito justo) ou quando sofre punição por delitos sobre as quais a direita supostamente sai ilesa, ou também fica indignada quando acreditam que seus  malfeitos de idêntica natureza aos dos  seus desafetos ideológicos são qualificados pela justiça sob uma ótica diferente .

Moral da história: na pior das hipóteses o mais justo seria que todos se locupletassem

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de OBS
OBS

Faça um levantamento de

Faça um levantamento de quantos foram condenados a semi aberto e estão presos em regime fechado.

Voce sabe qual é este número? 

OBS. Eu não sei.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de emerson57
emerson57

QUAL

Sr. José,

qual foi o crime praticado pelo Ddirceu?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de josé adailton
josé adailton

Ninguém sabe

Sr. Emerson,

Mesmo que Zé Dirceu seja um santo, ele foi julgado e condenado por corrupção.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de NALDO
NALDO

Perderam o sendo do ridiculo,

Perderam o sendo do ridiculo, pela primeira vez vejo uma comissão de direitos humanos visitar uma cadeia e dizer que o preso passa bem ali dentro, isso é histórico, além de tragicômico; esse nhenhenhemm de não deixar os sentenciados cumprirem a pena em paz é para não deixar o assunto morrer, qual o preso por mais cruel nesse país tem a pena seguida dia dia como esse pessoal do PT? Isso é um constrangimento com a pessoa; privilegios tem esse pessoal do congresso que ganha muito e devolve pouco para a sociedade, tem deputado que fala mal dos gastos da copa mas sobre as mordomias do congresso se cala.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

E está preso por que o STF

E está preso por que o STF considerou a VISANET empresa pública e o Gilmar Dantas considerou que "uns setenta e poucos milhões de desvio" e nem quiz saber da prestação de contas...

Então a globo recebeu parte destes recursos, ela tem como provar que alguns milhões contabilizados não é lavagem de dinheiro?

Se não foi prestado serviço, dinheiro recebido é lavagem de dinheiro, ou não?

O Crime do mensalão cria outros criminosos que nem sequer foram falados...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

imagem de Paulo P. Ribeiro
Paulo P. Ribeiro

O PIG tem medo do poder e do

O PIG tem medo do poder e do carisma de José irceu, que uma vez em regime semi aberto poderá participar ativamente da campanha de Dilma Rousseff rumo à vitória nas urnas. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Paulo P. Ribeiro
Paulo P. Ribeiro

O PIG tem medo do poder e do

O PIG tem medo do poder e do carisma de José irceu, que uma vez em regime semi aberto poderá participar ativamente da campanha de Dilma Rousseff rumo à vitória nas urnas. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

O show de horror continua

Veja só a que ponto chegamos: O direito do sentenciado[ao regime semi-aberto], garantido numa sentença,  sendo papagaiado pelo imprensalão como sendo regalia. O tucano Azeredo não ser julgado não foi regalia e sim direito, Collor ser absolvido não foi regalia e sim direito, sim, também não vejo estes casos (de Azeredo e Collor) como regalia e sim como direito garantido numa sentença a ser respeitada, por outro lado, no que diz respeito à famigerada AP 470,  não dá para respeitar esse julgamento de exceção do STF,  inacreditável como o aparato midiático-penal mentiu quando saiu em campo para dar uma resposta a fala de Lula à RTP de Portugal, quando ele(Lula) afirmou que não se trata de se se ser  réus de confiança ou não e sim que o mensalão não existiu, e não existiu mesmo, isso é fato. O que se sabe é que no caso da AP 470 não dá prá engolir esse blábláblá de que decisão da Justiça se cumpre, sim, quando não se trata de julgamento de exceção, fora isso, tudo bem, se respeite até mesmo pq justiça boa é justiça justa, o que não o que aconteceu nesse julgamento farseswco,  não dá prá engolir é essa elite prá lá de má e depravada exigir enxergar como regalia um direito de Dirceu e o pior: Vilipendia o preso, humilha o quanto pode como faz agora a Folha ao disponibilizar para celuares um video feito de forma clandestina, provavelmente por uma deputada tucana cadeirante que deveria ter espirito de solidariedade pelo que deve ter sofrido na vida. 

O mensalão não existiu, segue coletânea de links,,,use e abuse, ,faça o que quiser, compartilhe, copie, cole...

http://www.lexometro.blogspot.com.br/2014/04/coletanea-mensalao.html

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

O JDirceu é um iluminado, por

O JDirceu é um iluminado, por isso sua cela é mais clara. Tenham a santa paciência, o Dirceu não tem direito a trabalhar porque tem a "regalia" de ter uma cela mais iluminada que os outros, é deboche. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Duas horas ao sol - um privilégio

Duas horas ao sol...um privilegio... 

Uma cela de 22 metros quadrados, incluídos beliches e banheiro.

Uma televisão, um micro-ondas, um ventilador.

Um senhor idoso, 67 anos,

Um condenado  ao qual proibiram se manifestar...

Um condenado ao qual proibiram ler

Um condenado que conta as horas de sol diárias

Um condenado que tem mais de cem dias de solidão e miséria

Um condenado ao qual sistematicamente é negado seu direito a sair do presidio para trabalhar

Um condenado com direito ao regime semi-aberto trancafiado dia após dia inapelavelmente

Um condenado ao qual é subtraída até mesmo a miséria das condições de sua cela

Um condenado ao qual foram imputados diversos crimes – sem provas

Um condenado ao qual mesmo na cela...lhe são imputados crimes – igualmente sem provas

Um condenado ao qual lhe imputam mais um crime...

O de obter de forma ilegítima, todos os privilégios acima relacionados, e outros...

Um condenado...cujas condições de encarceramento

Demonstra a falta de humanidade de muitos...

Demonstra  a face escancarada da mentira dos noticiosos...

Demonstra o caráter dos carcereiros (não dos meros executores)...

E, de igual sorte,  desnuda de forma clara...

O caráter de pessoas...componentes de uma comissão de Direitos Humanos...

Aonde três veem um homem preso a uma cela minúscula...sem direito ao sol.. ao trabalho...à leitura..

Sem direito a vida...

E outros... olham toda esta negação ao humano...e, despudoradamente...desumanamente...

Acusam... de dedo em riste...sua situação de privilégio...

....

Tais atos...  tem o condão de mostrar a verdadeira face  das pessoas... de todas as pessoas...

...e nestes momentos...

...basta ter apenas um pouco de boa vontade e, se olharmos atentamente

...a verdade surgirá cristalina a nossa frente...

...prossigam..   este pode ser o ponto de mutação...

(texto postado junto ao fora de pauta)

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de emerson57
emerson57

principalmente

um condenado por ser chefe de uma quadrilha

que

NÃO EXISTIU!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ugo
Ugo

regalia

Rgalia estar preso em regime fechado por sei meses tendo direito escrito nas leis para estar no semi aberto.

Joaquim mesmo que o julgamento do "teu" mensalão para "teu" curriculo tenha tido um apenas1% de político, sempre será partidário. Os presos são políticos sim, fossem eles não apenas os teu desafetos do PT, mas de todos os dos demais partidos enquadrados no desvio de caixa 2, alí sim poderiamos falar do magistrado joaquim.

A indústria, em especial a automobilística faz quando de defeitos conhecidos ou ocultos em seus produtos um chamado para revisão substituição sucateamento; aquelas instituições dos teus diplomas e cargos, in primis o Senado, tem a obrigação de seguir estes exemplos.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de emerson57
emerson57

perigo de gol

"Segundo a suspeita, Dirceu teria falado ao celular dentro da prisão, no dia 17 de janeiro"

então tá.

basta uma desconfiança, já esclarecida, para o ditador da vez manter um cidadão preso (e proibido de ler livros!) por mais 3 meses.

se acontece isso numa democracia?, imagine numa ditabranda!

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Aline C Pavia
Aline C Pavia

Mara Gabrilli é a

Mara Gabrilli é a cadeirante?

Ela levou uma trena para medir todas as celas da Papuda?

Ela acha que água quente é regalia?

Daria uma excelente carcereira em Auschwitz.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

É um direito de preso em regime semiaberto, trabalhar

Direitos 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.