Cresce movimento pelo impeachment de Barbosa

Do blog do Esmael Morais

Cresce no país mobilização pelo impeachment de Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), quer substituir o juiz Ademar de Vasconcelos, responsável pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

Barbosa alega que o magistrado brasiliense estaria sendo benevolente com os réus do mensalão na penitenciária da Papuda. Sua intenção é substituí-lo por Bruno Ribeiro, a quem enviou as ordens de prisão mesmo durante suas férias.

Paralelamente, cresce o movimento pelo impeachment do presidente do STF. Ex-governador de São Paulo e um dos juristas mais respeitados do país, o conservador Claudio Lembo, concedeu uma entrevista ao programa “É Notícia”, da RedeTV!, que promete incendiar o debate sobre os abusos cometidos por Barbosa.

“Nunca houve impeachment de um presidente do STF. Mas pode haver, está na Constituição. Bases legais, há. Foi constrangedor, um linchamento. O poder judiciário não pode ser instrumento de vendetta”, diz o ex-governador paulista.

Durante a semana que passou outro jurista de peso, Celso Bandeira de Mello, ao Estadão, afirmou que “cabem providências jurídicas, entre elas o impeachment”, para os abusos ditatoriais de Joaquim Barbosa, o rei dos neofascistas de plantão.

Na terça (19), também foi lançado um manifesto de repúdio ao que chamam de prisões ilegais de parte dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, assinado por juristas, intelectuais da sociedade civil e dirigentes do Partido dos Trabalhadores.

O crescente movimento pelo impeachment de Barbosa, no entanto, poderá antecipar sua saída do STF. Ele tem até março para se filiar em partido político a tempo de disputar a presidência da República em 2014.

O deputado André Vargas (PT), vice-presidente da Câmara, confessa que já está com “coceira” para pedir o impedimento do presidente do STF no Congresso Nacional.

Redação

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muita Ingenuidade

    Não acredito que tenha gente do PT que, depois de apanhar e bem agora que começa o julgamento tucano vai amarelar e querer tirar fora ao Barbosa. Pelo contrário, queremos que fique até o final: Barbosa para Chico e para Francisco!

    O PIG quer agora amenizar as penas do PT para o STF (Supremo Tucanato Federal), numa nova versão Light, aplicar “a mesma vara” aos tucanos.

     

  2. Joaquim candidato

    Esmael:

    Não deixa de ser uma boa piada para começar a semana.

    O atual presidente do STF, tribunal que vem sofrendo em função de uma série de presidentes quase inqualificáveis, primeiramente deveria informar a todos a respeito dos motivos que o levou a surrar a própria mulher, segundamente sobre sua amizade com Agaciel Maia, se chegou ao ponto de condenar o amigo pelo roubo escancarado do mesmo nas depedências do Congresso Nacional, e terceiramente, informar a respeito do início do julgamento do mensalão do Azeredo. 

  3. Deveriam pedir no Senado

    Deveriam pedir no Senado já.

    Mesmo que ele saia do STF para concorrer a alguma coisa, ao menos com este pedido de Impeachment saírá do STF com a pecha de “arregão”.

    Creio que se houver um pedido de Impeachment, a Globo ainda engrossará o coro, descartando definitivamente JB.

    1. Se for provado a farsa do

      Se for provado a farsa do julgamento, viéis político, inocência dos “culpados”, denúncias da OEA e judiciário italiano, etc.

      Impeachment é o mínimo que se deve fazer…

  4. Eu concordo com o alexis.

    Eu concordo com o alexis. Nada de “impichar” o Quinzinho. Querem transformá-lo em vítima dos petistas ladrôes? Não, não , não! Já basta o discursinho de moralizador e de combate à corrupção. Deixem ele em paz e ele acaba se enforcando sozinho. 

  5. Tudo muito suspeito.
    A  agua

    Tudo muito suspeito.

    A  agua começou a bater na bunda de alguem , já  inventaram esse impeachment para livrar

    a cara do Joaquim Demostenes   , ele que fique até o fim e coma da “horta que plantou e irrigou.

    Insisto: O golpe esta começando a dar errado, dias estranhos à frente ,  motim a vista.

  6. Cresce o movimento pelo impeachment de Barbosa

    Não vamos cair nesta “arapuca”, é tudo que ele, e a mídia reacionária e cúmplice, mais devem estar sonhando; um motivo para detonarem a campanha eleitoral deste ditador fantasiado de juiz.

    1. Concordo!

      Não mordemos a isca!  Tenho sempre feito esse comentário.  Não podemos bobear, isso é o que eles estão desejando . Todo cuidado é pouco. Brademos nós!   

  7. Não tem essa de tirar o

    Não tem essa de tirar o Barbosa. Ele já julgou, já condenou, já humilhou, cumpliciou-se com a imprensa.É tudo que ele  e seus idealizadores querem para criar uma crise. Tem é que fazer ele responder  profissionalmente pelas irregularidades cometidas. Expor o seu desrespeito as leis do país. Desclassifica-lo como juiz parcial e autoritário. 

  8. Qualquer coisa mais

    Qualquer coisa mais espetaculosa que aconteça a JB agora vai ser jogada na conta do PT. Ele que fique onde está, para deixar bem claro a toda a população o papel grotesco que desempenhou no julgamento da AP 470, sem vergonha, sem freio e subserviente a interesses estranhos à li e à justiça. Ele e muitos/as de seus colegas carregarão pelo resto da vida o peso das atrocidades que cometeram. Ñós não esqueceremos.

  9. É o que o pig mais quer agora

    É a coisa que a direita golpista mais quer: que este senhor seja apeado da presidência do stf por um impeachment. Vão dar nó em pingo d’água para fazer parecer que o justiceiro foi vítima de perseguição movida pelo PT.

    1. Oportunittty

      Essa preocupação com prejuizo a A ou B não pode ser levado em conta, o que importa é a preservação da Justiça, caso haja o impeachement o Barbosa nem  poderá se candidtar como  pretende,, pois o prazo que vale até Abril não se aplica a não servidores publicos, função da qual nenhum servidor pode se aproveitar para promoção pessoal, pois isso fere o principio da impessoalidade do Direito Administrativo

    2. E a maior vítima seria a

      E a maior vítima seria a candidatura da Presidenta!  Estão ansiando por um motivo para desestabilizar e desmoralizar o governo. Estamos lidando com profissionais da “articulação”. Todo cuidado é pouco.  

  10. Eh o proprio poder judiciario

    Eh o proprio poder judiciario quem tem que resolver isso. Agora, achar que Barbosa vai reagir da mesma forma no julgamento de Eduardo Azeredo como agiu com Dirceu, Genoino e os outros, acho que é ingenuidade. Este pode até vir a ser condenado. Mas sera tudo e ainda bem. Sem murros na mesa, sem gritos, sem demanda de pena mais robusta, de declarações sobre o maior roubo da historia do Brasil e  sobre o PSDB ser um partido corrupto. Sera um julgamento dentro dos cânones e muito calmo.

  11. Anulação do Julgamento

    Só concordo com o impeachment depois da anulação do julgamento.

    Com a anulação do julgamento vai ficar claro o papel desempenhado por JB à frente de um tribunal de exceção: autoritário mas, acima de tudo, atuando em causa própria, tentando se lançar em um projeto político oportunista e aventureiro.

  12. impeachment de JB bom para a direita

    O  impeachment de JB seria muito bom para a direita, comprovaria o que muitos já sabem  que a esquerda é anti democratica e contra as instituições da republica.

    Posso criticar a esquerda em muitas coisas mas de burra nunca, não vou subestimar-la.

    Não vão as vias de fato com o ” impeachment”, é só para intimidar o poder judiciário.

    Imagina se vão criar um “martir” que “luta contra a corrupção” do Brasil.

    È só um aviso se continuar cai do cavalo. É um cala boca JB.

      1. Ou será ótimo ? Assim eles se

        Ou será ótimo ? Assim eles se livram do dito cujo, em caso de haver julgamento dos Mensaleiros do PSDB/DEM. Se o Joaquim demonstrar explicitamente ser a favor deles, ficará muito claro a politicagem envolvida no caso da Ap 470, mas se ele julgar com os mesmos parâmetros, os psdbistas e a mídia o crucificarão.

        Acredito que qa encomenda já foi realizada e o sr. Joaquim é que renunciará, para ser candidato ou simplesmente curtir a nova vida.

    1. Mas o impeachment para quem

      Mas o impeachment para quem comete ilegalidades está previsto em lei, inclusive quem defendeu a possibilodiade de impeachment para o Barbosa foi o jurista “esquerdista” Cláudio Lembo.

      Bem, surpresa nenhuma ver o Aliança defendendo ilegalidades para perseguir pessoas que discordam de sua opinião política, essa é a visão do “totalitarismo liberal” que ele defende.

      1. Ta usando falácia de inversão

        Ta usando falácia de inversão de causa e efeito quem é criminoso e por isso foram condenados foram os mensaleiros,

        Agora juiz condenando criminoso é crime somente na republica lulopetista, 

        Movimento de impeachment de JB é só “show” para a militância não cair (mais ainda) a moral.

         

        1. Quem disse que os réus foram

          Quem disse que os réus foram condenados sem provas foi o Ives Gandra, renomado jurista conservador; quem disse que as ilegalidades cometidas pelo Barbosa embasam um pedido de impeachment foi o Cláudio Lembo, outro renomado jurista conservador(foi vice do Serra). Isso sem falar nas inúmeras manifestações contrárias a atuação do ministro Barbosa por aprte de outros juristas renomados, a OAB, a AMB, organziações de defesa dos direitos humanos, etc.

          Interessante ver Aliança defendendo que pessoas sejam condenadas – sem provas, e por meio de um processo eivado de ilegalidades – com base em seus posicionamentos políticos, arbitrariedade típica de regimes totalitários, nos quais predomina o pensamento único. Exemplo da “ditadura liberal” defendida pelo Aliança.

           

          1. A democracia é o império da

            A democracia é o império da lei que deve ser igual para todos.(boa ou ruim)

            O STF é que tem que absolver ou condenar não O Lembo, Ives ou Mario, João, ou Pedro.

    2. A direita terá que explicar

      A direita terá que explicar porque o mensalão do PSDB, Trensalão, Castelo de Areia, etc não tiveram prioridade do JB.

      1. Vcs que são governo não eu,

        Vcs que são governo não eu, quem tem que explicar e culpar e processar alguém e o estado brasileiro não eu.

        Como “militante” de direita fico na torcida que nunca achem nada contra e ainda sejam indenizados por calúnia e falsa denuncia.

        Se é contra o PT vale qualquer coisa é guerra politica. Inclusive se associar a bandidos de toda a espécie. 

        Mensalão do PSDB não existe pe coisa inventada pelo PT.

        1. Muito me admira, Aliança

          Muito me admira, Aliança Liberal, essa tua alegada militância pelo liberalismo. Serás mesmo um liberal ou usa essa filosofia política para combater os ditos valores da esquerda? Um anteparo para dar alguma substância intelectual a tua aversão ao petismo?

          Por que a dúvida? Simples: tu te alinhas incondiconalmente ao Estado(ou Joaquim Barbosa não representa o Estado?), um Ente, digamos assim, apenas “tolerado” como uma mal inescapável pelo Liberalismo e sua exortação ao valores individuais como supremos. 

          Há nisso ( o apoio)tudo uma contradição enorme. O mínimo que um Liberal de boa cêpa poderia exigir, ou questionar, seria se efetivamente no que tange a esses réus as presunções universais do Liberalismo, em especial a de que só para o  indivíduo  pode ser arguido a posse de Direitos e Deveres. O que dito em outras palavras significa a elevação dos direitos individuais à categoria de supremos na hierarquia de valores numa sociedade democrática.

          Entenda bem: não quero dizer com isso que eventuais crimes sejam irreleváveis. Nada disso. A crítica é o desapego sem mais nem menos aos princípios mais básicos da doutrina que acalentas por conta de vezos políticos-ideológicos. 

          Pergunte a si mesmo, honestamente: dentro desses princípios eu APROVO de forma completa e absoluta o comportamento do STF, em especial de Joaquim Barbosa, na condução dessa AP 470 e agora na fase de execução? 

           

          1. JB se chegar em Brasilia e

            JB se chegar em Brasilia e gritar pega ladrão não fica um, como diz o samba.

            Fica uma luta injusta exigir de mim escrupulos que os que eu considero inimigos da liberdade nunca tiveram ou terão.

            Existem varias correntes liberais, eu sou minarquista, o estado deve existir para gerenciar interesses coletivos desde que seu poder seja restrito por uma constituição que tente pelo menos impedir a sua natural tendência ao gigantismo.

            Uma coisa pelo menos eu concordo, no mensalão não foi feito uma investigação correta, se assim fosse muitos outros crimes e envolvidos seriam processados e condenados e finalmente presos.

            Uma oposição que se comporta como ovelha e o sonho de toda a esquerda.

            Se o barbosa esta usando a arbitrariedade estatal contra os meus inimigos, vou ficar sentado admirando a paisagem e o apoiando no que for necessário.

            Eu estou apenas reagindo e moldando o meu caráter politico e adaptando me a guerra politica  Sobrevive não o mais forte, nem o mais inteligente, mas o mais adaptado.

            Como disse antes,  eu aprendo com meus erros.

  13. Por que no antigo blog

    Por que no antigo blog (Advivo) conseguia comentar e agora meus comentários não passam pela moderação, se eu entendo que não violo regras de uso deste síte? teria que me cadastrar?

    Sei que não obterei resposta… então, uns leitores a menos!

  14. Banco Brasil

    Burrice foi o Joaquim Barbosa encaminhar o processo para o Banco do Brasil tentar recuperar o dinheiro (73 milhões) supostamente desviado. E aí o que acontece se o banco informar que é impossível recuperar pois o dinheiro era da VISANET?

  15. Não vamos tirar Barbosa para

    Não vamos tirar Barbosa para não provocar uma crise;

    Não vamos regular a midia para não provocar uma crise.

    Vamos fazer o juros subir para não provocar uma crise.

    E nessa, vamos que vamos.

  16. AL tem razão!

    Quem só tem a ganhar com o impechment do JB é ele mesmo e seus patrocinadores. Seria transformado em mártir e os Senadore que o tiraram seriam o cancêr da República, principalmente os aliados do governo. É melhor deixá-lo lá se enforcando com a própria língua.

  17. nonadas

    “Cresce no país…” (No país!!!Em que país será que vive esse blogopetista?)

    Nonada.

    Não é coisa com que devamos perder tempo.

    É só o blogopetismo procurando assunto.

    Dia desses, pelos bons serviços prestados, Nassif acaba diretor-presidente da EBC.

  18. “tem até março para se filiar

    “tem até março para se filiar em partido político a tempo de disputar a presidência”:

    Barbosa nao tem qualidades suficientes pra se candidatar a torneiro mechanico…

  19. Cresce o vazio na cabeça da

    Cresce o vazio na cabeça da esquerda no poder.

    cadê as creches?

    cadê a transposição?

    cadê o trem-bala?

    cadê as obras de mobilidade?

    cadê os aviõezinhos de controle remoto vigiando fronteira?

    cadê a diminuição de gastos públicos?

    cadê a diminuição da inflação?

    Se ficar nessa, fico aqui até amanhã.

    Mensalão tucano não interfere na minha vida, posto de saúde caindo aos pedaços sim.

    Trensalão paulista não interfere na minha vida, escola com professor semi-analfabeto sim.

    Qualquer outra m*rda q vcs gostam de inventar não interfere na minha vida, o aumento do consumo de crack sim.

    O troco vai vir em 2015, muitos aqui estarão desempregados, inclusive o nassif.

    É uma nação seus estúpidos, não a p*rra de uma plenária.

    Vcs todos vão se f*der demais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador