Denúncia de espionagem cancela encontro de Dilma e Obama

Jornal GGN – Depois da revelação de que a NSA (Agência Nacional de Segurança) dos Estados Unidos espionou e-mails da Presidente Dilma Rousseff , de seus assessores, além de informações da Petrobras, o governo brasileiro decidiu cancelar sua viagem oficial aos Estados Unidos, marcada para o dia 23 de outubro.

Segundo a presidente Dilma, as respostas dadas pelos EUA não foram satisfatórias. Por isso, o adiamento seria a melhor solução, para que, até lá, o assunto espionagem saia da pauta principal e se possa discutir questões econômicas.

Nesta segunda-feira (16), o presidente Barack Obama telefonou para o governo brasileiro para tratar do assunto. Nem o Itamaraty nem a Presidência revelaram detalhes da conversa que durou cerca de 20 minutos.

Por outro lado, em nota a Casa Branca esclarece que a decisão de cancelar a viagem oficial foi conjunta e que uma nova data será definida pelos dois dirigentes. “O presidente Obama e a presidente Rousseff aguardam a visita de Estado, que vai celebrar nosso amplo relacionamento e não dever ser ofuscada por um único problema bilateral, não importa o quão importante e desafiador ele seja”, diz documento. 

Comunicado oficial

A presidenta Dilma Rousseff recebeu ontem, 16 de setembro, telefonema do presidente Barack Obama, dando continuidade ao encontro mantido em São Petersburgo à margem do G-20 e aos contatos entre o ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado e a Assessora de Segurança Nacional Susan Rice.

O governo brasileiro tem presente a importância e a diversidade do relacionamento bilateral, fundado no respeito e na confiança mútua. Temos trabalhado conjuntamente para promover o crescimento econômico e fomentar a geração de emprego e renda. Nossas relações compreendem a cooperação em áreas tão diversas como ciência e tecnologia, educação, energia, comércio e finanças, envolvendo governos, empresas e cidadãos dos dois países.

As práticas ilegais de interceptação das comunicações e dados de cidadãos, empresas e membros do governo brasileiro constituem fato grave, atentatório à soberania nacional e aos direitos individuais, e incompatível com a convivência democrática entre países amigos.

Tendo em conta a proximidade da programada visita de Estado a Washington – e na ausência de tempestiva apuração do ocorrido, com as correspondentes explicações e o compromisso de cessar as atividades de interceptação – não estão dadas as condições para a realização da visita na data anteriormente acordada.

Dessa forma, os dois presidentes decidiram adiar a visita de Estado, pois os resultados desta visita não devem ficar condicionados a um tema cuja solução satisfatória para o Brasil ainda não foi alcançada.

O governo brasileiro confia em que, uma vez resolvida a questão de maneira adequada, a visita de Estado ocorra no mais breve prazo possível, impulsionando a construção de nossa parceria estratégica a patamares ainda mais altos.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Federativa do Brasil

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos ter um problema

    Vamos ter um problema diplomatico pela frente ? Em todo caso, acho que a presidente tem que ser firme, sim. Mostra ai pros yankees, que eles não mandam no mundo não (so um pouquinho, né:).  Mas o quintal, aqui do sul, acabou ! 

     

    1. 30/09/2013

      Esta é a data-limite constante no RFP renovado no inicio do ano, ou decide-se até esta data, ou: 1. cancela-se a RFP ; 2. tenta-se a um novo “congelamento” e extensão do RFP original (seria a terceira vez), 3. Solicita-se aos tres concorrentes (Dassault, Saab e Boeing), a atualização das propostas. Fora estas opções:

      1. deixar o pepino para o próximo governo (FX-3)

      2. Programa Caça-Leve da UNASUL : A FDAe argentina, agora sob controle chinês (Grob e Harbin), mas com boa associação como fornecedora da Embraer, pode vir a montar, em suas instalações, uma versão “latino-americana” avançada (4,5) do JF-17 ( a aviação de caça argentina está toda no “chão”), motorização a escolher (russa, chinesa ou ucraniana), avionica, sistemas, radares ( brasileiros – AEL – israelenses ELTA 2032 AESA).

      3. Russia + India: Entrar como parceiro estratégico no desenvolvimento do PAK-FA ( US$ 2 Bilhões de “frente”), a negociação com a Russia até seria facil, o problema seria com os indianos.

       

  2. Guerra comercial?

    Concordo com um cometarista aqui do Blog que em outra oportunidade disse que o Brasil deveria dar a resposta como uma tapa de luva de pelica que iria doer não no rosto do Obama mas no bolso dos americanos. Tudo muito simples. Estamos para comprar uma boa leva de caças para nossas F.A.. Pelos relatórios extra-oficiais vazados, nossos militares se inclinaram pelos jatos americanos pela alta tecnologia empregada e também pelo preço (não é o mais caro e nem o mais barato). Era só refazer não somente este leilão mas tambem outras compras (as do satélite brasileiro por exemplo) e entrar com os russos e os chineses na roda. garanto que a Casa Branca nesta hora irá dar o grito!!

    1. satélite geoestacionário

        A licitação da VISIONA ( joint da Embraer + Telebrás), já terminou, e a unica emrpesa americana concorrente, LORAL Systems, foi desclassificada em 07/13, juntamente com a japonesa MELCO (Mitsubishi Eletric + Lockheed Martim) – portanto o satélite será adquirido da franco-italiana Thales-Alenia.

    2. isso memo!!!  de pirraça

      isso memo!!!  de pirraça comprometemos nossa segurança comprando caças com tecnologia inferior e qualidade ainda menor ainda para fazer a maior economia do planeta e também o maior exportador de armas do mundo perder 36 caças!  somente esse ano, foram vendidos mais de 200 desses caças, para Australia e propria marina americana! realmente esses 36 caças  farão os americanos ficarem de joelhos!!!

      1. Se importa de elaborar?

        Por que a tecnologia chinesa ou mesmo a russa são inferiores à americana? Podem ser diferentes, mas em termos de nível estão em pé de igualdade. Inclusive, seria interessante saber que percentual dos componentes da Boeing vem da China ou de Taiwan.

        No mais, a intenção não é deixar ninguém de joelhos, e sim dar um recado ao governo norte-americano que não gostamos de gente se intrometendo em nossas comunicações. No caso, um recado de alguns bilhões de dólares.

      2. Resposta para o comentário “Isso mesmo!!! De Pirraça”…

        No caso desta compra, Programa FX-2, o F-18 E “Super Hornet” não é o melhor aquinhoado em termos de desempenho e sensores. Ele competiu com o seu equivalente francês em uma concorrência na Índia, muito mais exaustiva do que o programa brasileiro, e mostrou-se inferior em desempenho ao caça Rafale.

        Quanto aos caças russos, nada há o que se compare ao T-50, com exceção do F-22.

        Falar, portanto, que não existem outros fornecedores em pé de igualdade tecnológica com os EUA é passar atestado de desconhecimento do que se passa no mundo…

        Por favor, frequente os fóruns sérios sobre assuntos de defesa.

        Saudações.

  3. Gigolagem estrutural

    Nem vou ler:  eu NAO quero saber.

    As “denuncias” de gigolagem estrutural nao chegaram a lugar nenhum ainda?

    Entao nao leio.

  4. Dilma fez o que tinha de

    Dilma fez o que tinha de fazer. Ficam dizendo que é só jogo de cena, mas diplomacia tem muito de jogo de cena mesmo, cada movimento tem a sua simbologia.

    O triste é ficar vendo – nos comentários do G1 e do site da Folha – brasileiros com complexo de vira-latas dizendo que os americanos não iam nem se tocar, enquanto que, no twitter, os americanos comemoram ou soltam empropérios contra Glenn Greenwald, conforme o lado em que estão. Vergonha: um brasileiro tuitou p/ Greenwald algo como “e Obama vai ligar?” Ele respondeu mais ou menos o seguinte, em português: “Vai sim. Ele fez muito para isso não acontecer.” E uma alemã se lamentava porque Merkel não teve atitude semelhante.

    Para a turma do “todo mundo já sabia da espionagem”, li ontem uma coisa perfeita no twitter. Estava em inglês, mas era mais ou menos o seguinte: “Todo mundo já sabia, mas antes era ‘teoria da conspiração’ e agora é ‘realidade’.”

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador