Deputados tentam quebrar sigilo de Janot e Cardozo

A banalização dos escândalos tem produzido casos clássicos de sub-jornalismo no país. Mas nada supera a tentativa de escandalizar encontros entre autoridades da República.

Cria-se escândalo se Ministro A recebe Ministro B; se o Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) é recebido pela presidente, em um besteirol infindável.

A falta de autocrítica do Ministério Público Federal costuma transformar qualquer besteira manchetada em representação. Nem se pense em cumplicidade em todos os casos. Decorre de um automatismo do procurador de considerar que só vira manchete aquilo que tem repercussão popular; e tendo repercussão, tem que ser investigado. Ora, vira manchete o que é de interesse do grupo que produz a manchete. E as intenções nem sempre são piedosas.

Com isso, conferem à mídia um poder de coerção fantástico, seja sobre inimigos políticos ou patrocinadores relutantes.

Agora, esse exercício do ridículo volta-se contra o MPF, com essa tentativa de deputados de quebrar o sigilo telefônico do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e do Procurador Geral da República Rodrigo Janot, para conseguir a comprovação da “acusação” de que eles andam se falando.

Proponho, de imediato o seguinte: se nada for encontrado, que ambos sejam demitidos a bem do serviço público, pois seria inconcebível que um Ministro da Justiça e um Procurador Geral da República não tivessem o que tratar.

É evidente que nem os próprios deputados levam a sério essa jogada. Mas mostra a que grau chegou a desmoralização da notícia.

Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O MP pela sua constituição

    O MP pela sua constituição classista e pelo poder que tem se tornou um dos elementos mais desestabilizadores da democracia no Brasil.

    Promotores buscando exposição midiática sempre. 

    Uma cambada de sinécuras e fariseus moralistas leitores da Revista Veja. É isso que é o MP!

     

  2. O MP do Brasil em todas as

    O MP do Brasil em todas as instâncias é composto, raras exceções, por fulanos das elites mais retrogradas, formados em faculdades as mais retrógadas e onde sociologia, filosofia, história e economia são apêndices em nome da dogmática jurídica. Combinação de preconceito de classe com ignorância dá nisso mesmo! A magistratura do Brasil, igualzinha. Leitores da Veja, Estadão, Folha e Globo, sem nenhuma crítica. Um lixo completo!

  3. Arquiteto

    não pode falar com o engenheiro e vice versa , nem o engenheiro falar com o mestre de obras,,,

    imagine:” levantar um boing; pra que tanta gente” ? Vai cair mesmo, cedo ou tarde.

    Acho que é esse o raciocinio dessa gente.

    Coisa de doido cara.

  4. O ministro da justiça e o
    O ministro da justiça e o procurador geral conversarem é muito estranho, normal é dono de jornal convocar procurador para um almoço.

  5. CALAR-SE?
    RECOLHER-SE? 
    RESPE

    CALAR-SE?

    RECOLHER-SE? 

    RESPEITAR A LEI?

    O que está faltando para os CONCURSADOS DO MP (será que já esqueceram isso?) é VERGONHA na cara.

    VERGONHA em cumprir o que a lei os obriga cumprir.

    Antes de me processar, de mandar um oficial de justiça na porta de minha casa, quero saber que providência, que punição o MP, o Dr. Moro ou o Mist. da Justiça, tomou contra os criminosos que vazaram para a imprensa uma investigação sob sigilo de justiça? 

    A piada “justiça” brasileira” sempre foi uma grande piada.

     

  6.  
    Mídia concentra foco na

     

    Mídia concentra foco na Lava Jato, mas ignora empreiteiras na Castelo de Areia e no trensalão publicado em 12 de março de 2015 às 15:56 A delação premiada de Dalton Avancini e Eduardo Leite, respectivamente presidente e vice-presidente da Camargo Corrêa, se restringirá à Petrobras ou abrangerá contratos com outras empresas e órgãos públicos em todo o País, inclusive com sucessivos governos tucanos do Estado de São Paulo? Por magnífica jornalista Conceição Lemes (…) FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/camargo-correa.html#comment-886079 NOTA: o jornalista Paulo Henrique Amorim reproduziu a matéria no blog dele! Segundo o jornalista, “DEVASTADOR: O QUE O MORO NÃO PERGUNTARÁ À CAMARGO CORRÊA” http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/03/12/devastador-o-que-o-moro-nao-perguntara-a-camargo-correa/

  7. Já virou caos, tiroteio generalizado, salve-se quem puder

    Até Cesare Battisti já entrou no meio da crise. A ideia é, neste momento, colocar a posição do PT em relação a Battisti como mais uma evidência de que o partido flerta com ideias inaceitáveis em termos republicanos, já que protege um suposto homicida, condenado em seu país, apenas por ele ser “de esquerda”. Aumenta aquele discurso “anti-bolivariano”.

    Com relação ao encontro entre Cardozo e Janot, isso já diz tudo: nem as instituições estão se entendendo num nível mínimo, básico. A ideia aí é a de que o Governo Dilma, por meio de seu ministro da justiça, negociou com o PGR Janot a retirada do nome de Dilma da lista dos que deveriam ser investigados, concordando e até mesmo oferecendo ou indicando, na “impossibilidade” (aspas essenciais) de inserir o nome de Aécio, que outros nomes de peso, como Cunha e Renan, figurem na lista dos investigados por fatos apurados na Operação Lava-Jato.

    Aliás, essa é a causa do atrito entre alguns setores da base aliada, capitaneados por Cunha e Renan, com o governo. Renan acredita piamente nisso, que o nome dele foi incluído na lista em troca da exclusão do nome de Dilma, o que teria acontecido pela atuação do ministro da justiça no caso, a mando da cúpula do governo. Visando blindar Dilma, e sem a opção de incluir Aécio na lista de Janot, Cardozo teria negociado as cabeças de Renan e Cunha. Dilma não entraria, mas entrariam os presidentes das duas casas do Parlamento.

    Ou seja, o Parlamento não confia no Executivo e, ao que tudo indica, o sentimento é recíproco, assim como o Parlamento não confia na PGR, o que deve valer também entre Executivo e PGR. Enfim, ninguém confia mais em ninguém.

    1. “Renan acredita piamente

      “Renan acredita piamente nisso, que o nome dele foi incluído na lista em troca da exclusão do nome de Dilma”

      Se isso é verdade, então o presidente do Senado é um imbecil completo. E eu acho difícil alguém chegar à presidência do Senado sendo um imbecil completo.

      Parece-me bem mais provável que, à falta momentânea de melhor defesa, o presidente do Senado faça de conta que acredita nessa estória da carochinha, pelo menos até conseguir articular um discurso melhor.

      1. É claro que nenhum dos dois

        É claro que nenhum dos dois acredita nisso.

        Mas eles agem assim para comprarem proteção, pois imaginam que se colocando contra o Governo terão auxilio na mídia e no judiciário e, convenhamos, não estão assim tão errados, vide tempos recentes.

    2. Alessandre, a minha avaliação

      Alessandre, a minha avaliação é diferente da sua em pelo menos um ponto.

      Tanto Renam quanto Cunha sabem muito bem das fragilidades do Governo, e não imaginam quje Cardozo manobrou para incluí-los na lista. Eles sabem muito bem que estão na lista porque eles tem culpa no cartório. Mas eles usam essa espécie de álibi, pois também sabem que toda a mídia está contra o Governo, e não em defesa da justiça ou moralidade e neste caso, eles se colocando, de certa forma contra o Governo, imaginam que terão, senão o auxilio, mas pelo menos a não execração por parte da mídia. E também do judiciário, que  é majoritariamente contra o Governo.

      Ou seja, no portugues claro, Renam e Cunha inventaram e propagaram essa estória do Cardozo com o Janot para comprarem a própria proteção, tanto da mídia quanto dos meios jurídicos, seja na PGR ou, ainda mais, no STF.

      Na quatão da falta de confiança eu concordo plenamente.

  8. Está tudo terceirizado para a

    Está tudo terceirizado para a imprensa:

    Só se investiga o que sai na mídia (ou com potencial de sair).

    Só vira inquérito quando a mídia quer.

    Só vira processo quando a mídia quer.

    Só há condenação quando a mídia quer.

    Quando ela não quer, não se investiga, ou se investiga e não vira inquérito, ou se vira inquérito mas não vira processo, ou vira processo e prescreve.

    Lembra de Luiz XV, “o estado sou eu”.

    Agora é a mídia: ” a república sou eu”.

     

     

  9. Está tudo terceirizado para a

    Está tudo terceirizado para a imprensa:

    Só se investiga o que sai na mídia (ou com potencial de sair).

    Só vira inquérito quando a mídia quer.

    Só vira processo quando a mídia quer.

    Só há condenação quando a mídia quer.

    Quando ela não quer, não se investiga, ou se investiga e não vira inquérito, ou se vira inquérito mas não vira processo, ou vira processo e prescreve.

    Lembra de Luiz XV, “o estado sou eu”.

    Agora é a mídia: ” a república sou eu”.

     

     

  10. A Globo e o poder de manipulacao. Ate do ministerio publico

     Quem esta de fato por traz desse movimento se chama rede Globo. A democracia é um processo continuo de aprimoramento das instituicoes. Sem sua pratica, nenhum pais moderno chegou lá. So republiquetas sul americanas e congeneres insistem em ditaduras. O Brasil ja passou por essa fase, e esta melhorando. Tem muito a melhorar, mas estamos caminhando. O proximo passo é investir em educacao, para que nossos eleitores melhorem seus votos e deixem de ser manipulados por quem quer que seja. E para isso, tem que acabar com o dominio da Globo no pais. Seus donos sao os mais ricos do Brasil. Sua fortuna, na Forbes, é maior que a do Lemman, da Ambev. Acham que isso foi coincidencia? Ajudaram a implantar a ditadura em 64. Continuam a mandar. A manipulacao da Globo é hoje o cancer do pais. Nem PT, nem PSDB e nenhum outro partido escapa de suas garras. Nem o Ministerio Publico. Os que defendem seus interesses, sao valorizados em seus telejornais, que dominam o noticiario da tv aberta, que é o que o povao assiste. Mas o poder da Globo hoje esta sendo colocado a prova como nunca. Se a Globo perder essa, o pais realmente começara a trilhar o caminho do amadurecimento democratico

  11. E o encontro de Eduardo Cunha

    E o encontro de Eduardo Cunha e Gilmar Mendes foi escondido pela mídia velhaca.

    Isto é um verdadeiro ESCÂNDALO.

    O investigado se reune, durante as investigações, com aquele que vai julgá-lo. Não são os advogados de Cunha que participam da reunião. E a agenda ? E do que trataram ? É confidencial, não é público ?

    E as ameaças ao PGR, quando Cunha levanta possíveis motivações políticas do Procurador ao propor sua investigação e anuncia  mudar a lei para impedir a recondução do atual PGR ?

    Isto daria manchetes de uma página se tivéssemos  uma imprensa livre, digo, se tivéssemos uma pluralidade de veículos de imprensa expressando todas as vozes da sociedade.

    Quanto a Renan: este foi um dos mais bem sucedidos políticos de sua geração. Sobreviveu a tudo. Todos sabem que não é santo mas é um político na acepção da palavra.

    Entretanto, está escorregando feio no episódio da Lava Jato. Não está identificando com clareza quem é o inimigo. Deixou-se tomar pelo pânico.

  12. Do jeito que as coisam andam,

    Do jeito que as coisam andam, com dois poderes paralelos, um frouxo e covarde, outro atrevido e tiranico que não respeita nem mais os direitos individuais,mmandando seus lacaios invadir um hospital para perturbar o tratamento medico de um cidadão brasileiro, não sei mais o que esperar. Um ministro da Justiça, o cargo mais importante no Exedcutivo depois do presidente, se comporta como om borrabotas qualquer, um procurador geral tipo “Eu sou o salvador da patria” não trazem a menor segurança para a estabilidade potitica e social deste país. Seja o que Deus quiser.

  13. Toda vez que promotores derem

    Toda vez que promotores derem trela para manchetes piguentas do pig, deveriam ficar de castigo. Manda o sujeito escrever no quadro negro, com chapéu de burro: “Opinião pública (uma abstração) é uma coisa, opinião publicada (um ente concreto com nome e endereço) é outra. Mil vezes, até aprender. Depois pode ir para o recreio 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador