Dilma tem maior número de eleitores convictos, divulga Datafolha

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Entre os eleitores, os que escolhem a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) são os que se apresentam menos propensos a mudar de ideia. Neste quesito, a candidata Marina Silva aparece em segundo lugar, bem próxima da petista. E, por último, dentre os três principais candidatos, aparece Aécio Neves. Mesmo com esta liderança, o que se apreende desta pesquisa é que as chances ainda estão no campo, para quem conseguir ajustar seu eleitorado e conquistar novo.

da Folha

Petista apresenta maior índice de eleitores convictos

DE SÃO PAULO

O eleitor da presidente Dilma Rousseff (PT) é o que parece menos propenso a mudar de opinião, mostra a pesquisa Datafolha finalizada nesta quarta-feira (3).

Após cada entrevistado manifestar sua intenção de voto, o instituto perguntou se ele está “totalmente decidido” pelo candidato ou se o voto “ainda pode mudar”.

No caso de Dilma –que tem 35% de intenção de voto–, três quartos (74%) de seus eleitores declararam estar totalmente decididos.

Entre os dilmistas, só um em cada quatro disseram que ainda poderão mudar de candidato até o dia da eleição.

Os eleitores da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PSB), que registra 34% de intenção de voto, formam o segundo grupo mais convicto. No universo de marineiros, 70% afirmam estar totalmente decididos pela candidata. Os 30% restantes admitem que podem mudar de opinião.

A pesquisa mostra que o senador Aécio Neves (PSDB) é o que corre mais risco de perder eleitores, segundo esse critério. Com ele, a taxa de eleitores convictos cai para 66%, enquanto os aecistas que admitem poder mudar de candidato somam 34%.

Aécio está em terceiro colocado, com 14% das intenções de voto. Ele foi o candidato que mais perdeu com a entrada de Marina na disputa após a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos em 13 de agosto.

Na investigação sobre a convicção dos eleitores, o pior resultado foi obtido pelo candidato Pastor Everaldo, do PSC. Ele tem 1% das intenções totais de voto. Apenas metade desses eleitores (51%), porém, dizem estar fechado com seu nome. Outros 47% afirmam que poderão mudar até o dia da eleição.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seria cômico, seria

    Seria cômico, seria hilariante se não representasse um risco enorme para nosso país.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/152368/Plano-de-Marina-tem-mais-exemplos-de-Ctrl-C-Ctrl-V.htm

    Surgem novas evidências de que o programa de governo de Marina Silva foi feito de improviso; trechos inteiros do chamado “eixo 3”, sobre “Educação, cultura e ciência, Tecnologia e Inovação”, foram copiados de um artigo da USP sem citar a fonte e o autor – no caso, o professor Luiz Davidovich – como é comum em casos de plágio; prática é duramente rechaçada pela comunidade acadêmica e demonstra falta de ética; horas depois de divulgar o programa, o PSB retirou o trecho sobre energia nuclear, alegando “erro de revisão”; nessa semana, o candidato do PSDB, Aécio Neves, acusou Marina de plagiar parte do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), lançado por FHC em 2002; “Ela poderia ter pelo menos dado crédito aos autores verdadeiros da proposta e a FHC”, disse o tucano

  2. Vou te fazer duas perguntas

    Vou te fazer duas perguntas :

    Para a primeira : ” Você pretende mudar teu voto ou não, mesmo que a inflação continue subindo e o desemprego continue aumentando ? “

    Para a segunda :  “Você não prentende mudar seu voto de jeito algum, nunca né ? “

  3. O “ELEITOR DIFUSO”: esta é a discussão relevante a equacionar

    Insisto que decifrar Marina, analisá-la, etc. é menos importante e relevante do que decifrar, entender e conscientizar seus eleitores do golpe que estarão propiciando.

    Tirem ela e Aécio do páreo e coloquem o Tiririca e ele crescerá da noite para o dia. Não o coloquem e crescerá um outro qualquer (ex. um pastor). Tire todos e me coloquem e eu chegarei a mais de 20% da noite pro dia, sem nunca nibguém ter ouvido algo de mim.

    Os fatos relevantes nesta eleição são:

    1) A demonização do “petismo” (foco em Brasil e seu povo), ajudada pela nefasta consolidação miRdiático-circense do dito “mensalão” e intenso e permanente denuncismo de “escândalos” de um só partido, ainda que sejam meras insinuações de meras caronas ou uso de influência, abafando s verdadeiros roubos bilionários que os opositores praticam desde sempre, com o apoio da míRdia

    2) A depreciação dos “petistas” para que seus argumentos sejam de pronto desprezados. Eu, que não sou sequer petista (mas sou brasileirista e, portanto, Dilmista) em conversa com parente (ex diretor de multinacional), ao mencionar o preço de venda do controle da Vale, tive a seguinte reação: “Iiiiih, vc é petista!”… refutou o valor (~R$3,5 bi) como “propaganda do PT” e … encerrou a conversa!

    3) A demonização da política, que fz com que os inexperientes politicamente e os que cuidam de manter sua suada prosperidade fiquem “fartos” de “tudo isso que está aí”, sem sequere perceber que os promotores desta farsa são também seus protagonistas.

    4) A mistura dos problemas do país, causados por séculos de domínio destes que hoje fazem oposição, em um só saco, escondendo que o governo federal não é o único ou direto responsável por “tudo isto que está aí”. Na saúde, na educação, na infra, na industria, no saneamento, na competitividade, etc. Escondem que os principais estados da federação são governados por eles, alguns há muito (ex: SP). Que há milhares de municípios idem. Que há outros poderes (ir)responsáveis, como o Juciário e o Legislativo (nem vou falar da imprensa), onde estão muitas das causas e culpas. A maioria até há muito aparelhada contra este próprio governo que é quase que o ÚNICO A TRABALHAR (enbora não perfeitamente) pelo país e seu povo!

    5) Dos itens anteriores, aliada a uma posição e comunicação por demais “republicana” de Dilma, ficou fácil elevar suas taxas de rejeição com este povo de visão “difusa”, que pensa que vai mudar “tudo isso que está aí” apenas ajudando na sua consolidação e não na verdadeira mudança QUE ESTÁ EM CURSO!

    Alguns falam que este seria um “discurso do medo”, uma “visão apocalíptica”.

    Ora colegas, quaisquer 4 anos de destruição conservadora (já somam cerca de 5 séculos) causa estragos como os que quase aleijaram o país nos tempos fernandistas, destruindo décadas de árduo esforç em alguns anos de blitzkrieg neoliberal.

    Pode ser Apocalipse para algumas gerações, como a minha, já na sétima década, já que cresci num país do futuro, que nunca chegou. Em 4 anos de arrocho (que alguns dizem: “se errarmos, “paciência”…), alguns ficarão milionários e milhões de dramas pessoais e familiares ocorrerão, muitos irreversivelmente (crime, doença, desesperaça, pobreza). Não, não será o fim do país. Mas provavelmente de uma geração, como foi a minha. E tenho filhos!

    Pessoal, este é o trabalho árduo e urgente a ser feito.

    Mostrar-lhes o risco (deles próprios também) do tal voto “sei lá, meu, acho que é por ali”…

    Mãozaóbra!

  4. Pontos

    1) Dilma foi bombardeada diariamente pela imprensa. Com a campanha política a rejeição diminuirá.

    2)  As várias alianças de Dilma, maiores que as de Aécio e Marina, vão influenciar os eleitores.

    3) Marina foi inflada pelo novo. Essa ideia já desmoronou.

    4) Depois de tantos diz e desdiz a face de Marina é desnudada.

    5) Antigos eleitores de Marina mudam seu voto. A imperdível declaração de Boff sobre Marina, leia o link:

    Leonardo Boff, sobre Marina: “Pobres perderam uma aliada e os opulentos ganharam uma legitimadora”

  5. eu tb estouu convicto desde

    eu tb estouu convicto desde 89 com o lula,

    respeito a carreira ammbientalista de marina, mas na questão economica acho que a sua equipe economica naufragará o país numa crise sem precedentes históricos.

    e olha que o brasil nesse quesito teve muitas.

    então,

    é dilma.

  6. Sei lá, não sei…

    O eleitor de Marina, conforme demonstra entrevista de Nassif a empresários, é aquele que vai votar sem saber explicar seu voto.

    Até o maior militante marineiro do blog cada hora usa uma mutante desculpa, com longas teorias, milhares de autolinks etc. Diz que é ou já foi PSDB, PT, PSOL, PSB Campos e, por força de acidente, agora PSB evangélico.

    Pior: não vê maiores diferenças entre estas opções. Tudo igual, apenas um são “mais” do que outros…

    Ou seja, até os aparentemente mais “convictos” são “difusos”.

    Tem certeza de que estão em dúvida!

    Mas há “no ar” algo que lhe diz: “fique longe do PT!”…

    Uma minoria (privilegiada com interesses indizíveis) menor qe 1%, parceira de uma míRdia que, apesar de ser reduzida a poucas  famílias, é tão pervasivamente abrangente que parece a voz de 200 milhões de brasileiros!

    São os que acham bunitinhu replicar e multiplicar as campanhas coincidentemente anti-PT nas redes sociais (a maioria de evidentes mentiras, falácias e deturpações).

    Não têm tempo para esta “m#rd@ de política”!

    É mais fácil “só votar” na direção dos “ventos”…

    Que lhes estão soprando.

     

     

  7. Pra quem ajudou em todas as campanhas do PT até hoje

    Considero-me convicta em relação ao meu voto para Presidenta.

    Espero que eleitores que sempre votaram no PT, continuem a fazê-lo analisando bem candidatos e propostas, além do histórico de “seus” partidos.

     

    A manipulação parece intravenosa, subcutânea, “osmótica” , sei lá. A ponto do inconsciente das pessoas não se dar mais conta disso.

    Pensem bastante até dia 5 de outubro e depois do dia 5 também.

     

    Problemas de gestão sempre haverá. Caminhemos.

    Reforma política tem que estar na pauta urgentemente. A população que se revoltou no ano passado deve brigar por isso.

    Cuidado para não atirarmos fora a água suja da bacia do banho do bebê… com ele dentro.

  8. O ódio não vai vencer a

    O ódio não vai vencer a esperança. O ódio criado ao PT nas redes sociais, não vai vencer a esperança de uma nação mais justa e menos desigual.

    A campanha da Dilma deve ser voltada para o público jovem, entre 16 a 34 anos de idade. Somente nesta faixa ela tem menos voto que Marina. Os jovens não viveram a época do governo liberal, eles precisam ser conscientizados. Os jovens são os mais afetados com o desemprego. E atualmente os jovens são os mais beneficiados pelo governo. Quem tem mais de 35 anos de idade sabe o quanto era difícil ter acesso a uma faculdade. Hoje, só não faz faculdade quem não quer.

  9. Dilma com muita convicção.
    Dilma com muita convicção. Na atual conjuntura em hipótese alguma se pode brincar com jogo de ideias tão malucas e conservadoras como as que temos. Brincadeiras extremamente perigosas para o país.

  10. Convicta desde a fundação do

    Convicta desde a fundação do PT.

    Não há novidade alguma. Este é o índice médio daquele que, apesar do achincalhamento  diuturno, anos e anos a fio, é o partido mais consistente e ainda preferido do país.

    estas eleições são um desvio de rota 3:)

  11.  “Dilma tem maior número de

     

    Dilma tem maior número de eleitores convictos, divulga Datafolha

    … eleitores convictos de que dilma é fanzona de samuel beckett esperando godot…

    “Try again. Fail again. Fail better”  

    [Tenta outra vez. Falha outra vez. Falha melhor] Samuel Beckett

    também conhecida na douta tradução-interpretação lusitana:

    “Ten­taste sem­pre. Sem­pre falhaste. Não te apo­quen­tes. Tenta de novo. Falha de novo. Falha melhor”, do mesmo Samuel Beckett acima…

  12. Lógico que tem maior números

    Lógico que tem maior números de concvictos.

     Se eu fosse beneficiário do bolsa família,tbm seria convicto pra votar no pt.

     O pobre ganha .O rico ganha. E a classe média,todas as 3: baixa,média e meio alta) foi exterminada.

         Só um exemplo:Durante 37 anos paguei pra receber 10 salários como aposentado. O salário mínimo sobe veriginosamente.Tão vertiginosamente que não demorará  muito pra empatar com os quase 3 salários que recebo.

              Sensacional!

                  Pro PT não existe classe média.E na sua visão está certo. Quer o voto dos pobres e ricos e que se exploda a classe média que só serve pra encher o saco. e não dá votos.

                Viva o PT!

                Viva Lula

    1. Responsabilize o governo do

      Responsabilize o governo do PSDB que em DEZ/1998 alterou o cálculo das aposentadorias. A média das contribuições corrigidas que era das 36 últimas contribuições passou a ser a média das contribuições de JUN/94 até a data do requerimento de aposentadoria, descontados do cálculo  20% das menores contribuições corrigidas. Esta mudança já reduziu o benefício  em sua origem.

    2. Perdas e ganhos…

      Egoísta seu comentário. Mas infelizmente é assim que pensam muitos da classe média! Obs…Eu sou classe média!

      Mas veja, mesmo pelo seu comentário é possível ver a incoerência. 

      Vocênão perdeu nada! Os miseráveis que ganharam.  Fica a dica!

    3. Bolsa família…

      Além de todos oscanditos apoiarem e confirmarem que o beneficio vai continuar, acredito que você deva pesquisar os valores e quem pode  receber estes. Ninguém deixa de trabalhar ( se puder) para ter uma renda de 70 reais por membro da família.

  13. A convicção do eleitor da

    A convicção do eleitor da Dilma, PT, é pelo programa do partido, isso demonstra pessoas que conhecem no que e em quem estão votando.Já os eleitores voláteis, que não se importam com programas, mas votam pelo ódio que a mídia velhaca desenvolveu no seu fiel rebanho, contra o PT, está provado que o único obejtivo em seu voto é contra algo, não a favor de algo. Pergunta para a, unicamente, anarquista: quem desses dois eleitores parecem ser os mais infomados plíticamente, o convicto ou o volátil biliático, que vota com o fígado, não com o cérebro ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador