Efeitos da operação da PF na empresa do filho de Lula, por Janio de Freitas

Jornal GGN – Em sua coluna na Folha de S. Paulo, o jornalista Janio de Freitas analisa a operação de busca e apreensão da Polícia Federal realizada na empresa de Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, no âmbito da Operação Zelotes, que investiga fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf).

Para Janio, a operação é um fato político, com propensão a “projetar efeitos sobre o futuro da política brasileira”. O jornalista considera que este é o tipo de acontecimento que pode dar a Lula a  “gana de dar sua resposta aos fatos devedores”, com a consequência mais provável de que o ex-presidente lance sua candidatura à presidência. Caso seja comprovado o envolvimento do filho de Lula com condutas criminais, o efeito não seria menos forte, “embora oposto”. Leia a íntegra abaixo:

Da Folha

Filho da política

Janio de Freitas

A busca feita pela Polícia Federal na empresa de Luis Cláudio Lula da Silva é a chegada a um objetivo longamente perseguido por adversários extremados do ex-presidente e mesmo por numerosa corrente de delegados da PF: os Lula da Silva sob investigações criminais. Se com motivação justificada ou não, toda informação por ora é precária, apesar da autorização judicial para a busca.

Qualquer que seja a resposta futura, uma certeza ficou estabelecida desde a chegada da PF, às 6 horas da manhã, à LFT Marketing Esportivo: a par do seu formalismo apenas policial/judicial, é um fato político. Importante. Além dos reflexos imediatos que possa gerar, tem propensão a projetar efeitos sobre o futuro da política brasileira. (Concordo com você: se há uma coisa que parece não ter futuro no Brasil, é a política. Mas terá que inventar algum.)

Fala-se muito na candidatura de Lula em 2018. Indício confiável, nesse sentido, nenhum. Agora, porém, dá-se o tipo do fato que empurra para definições os temperamentos, pessoais e políticos, como o de Lula: o explosivo contido à força, na sua percepção real ou elaborada de injustiças, e mágoas, e gana de dar sua resposta aos fatos devedores.

Caso não se mostre justificado o capítulo que a Polícia Federal iniciou com a operação na empresa de Luis Cláudio, a consequência mais provável é que Lula se lance à reconquista do poder. Com a determinação de quem vê uma só reparação à altura, vital mesmo. A realidade brasileira já está semeada para uma tal disposição.

A hipótese contrária, de implicação de Luis Cláudio com condutas criminais comprováveis, não teria efeito menos forte, embora oposto. Não é provável que sobrasse a Lula determinação para ter ainda um papel de relevo na política. E o PT sem Lula? Campo aberto para a ascensão dos seus adversários de sempre, depois de se devorarem no esforço comum de ver se algum deles adquire trejeitos de líder político.

Há o que apreciar, portanto. Mas não só dos atores citados. Os silenciados são, talvez, ainda mais interessantes. E a operação na empresa de Luis Claúdio abriu uma fresta na cortina que os protege.

A PF lá esteve como parte das investigações que se desenvolvem (?) em torno do poderoso sistema de corrupção há anos e anos vigente no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf, a instância em que se decidem as pendências entre grandes devedores de impostos e a Receita Federal. Por motivos que dispensam referência, essas investigações não produzem em agentes e responsáveis a ânsia de vazamentos já conhecida. E o pouco que vaza pende muito mais para as gavetas do que para a divulgação. Parte da mesma operação, a busca na empresa de Luis Cláudio Lula da Silva pende, porém, para as impressoras, a tv, o rádio e a internet.

As investigações no Carf, chamadas de Operação Zelotes, tanto têm se ocupado de condutas de má-fé, como de questões polêmicas em que o apontado devedor ou não o é, ou é sem intenção. Há grandes meios de comunicação nas três situações. No seu caso, procedem todos para evitar noticiário escandaloso, comprometedor e talvez injusto. Poderiam fazer disso tanto um mea culpa, como um aprendizado, tardio embora. 

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Dialética

      A dificudade de se compreender o processo dialético num (con)texto cria uma certa dificuldade de se compreender Janio de Freitas. É uma pena que, para passar num vestibular, a dialética é completamente dispensável, a não ser apenas saber como o Google e afins a define.

  1. Na minha casa Lula terá todos

    Na minha casa Lula terá todos os votos para presidente em 2018 (já tinha antes desta operação da PF); o que muda com esta operação é que de agora em diante virei cabo eleitoral dele. Vou tentar pelo menos mais 1000 votos.

  2. O interessante, como sempre,

    O interessante, como sempre, é o timing das coisas: a operação acontece a tempo de virar notícia no aniversário de 70 anos de Lula. Impressionante a falta de pudor e respeito. A esquerda que nunca se esqueça disso antes de se iludir de que existe possibilidade de diálogo e convivência respeitosa com a direita.

  3. Na política deve haver renovação
    Mas votaria nele por desagravo. Nunca antes na história desse país uma pessoa pública foi tão investigada, sua vida pessoal tão devassada. Depois dessa, Lula, faça-me o favor de se candidatar para 2018.

    1. Não se subestime. Janio de

      Não se subestime. Janio de Freitas tem a credibilidade e o respeito de todos – inclusive dos adversários que o detestam – exatamente porque é certeiro e prudente nas críticas que faz. Com a experiência e credibilidade que possui, não é de bom alvitre que Janio de Freitas se lance a escrever textos contundentes e apaixonados, como alguns militantes esquerdistas gostariam que ele fizesse. Janio não escreve num blog, mas no tucaníssimo jornal FSP. Ele, Guilherme Boulos, Ricardo Melo e alguns poucos mais são ‘a reserva moral’ de que o jornaleco do otavinho dispõe para fazer pose de ‘plural’. É claro que apenas o leitorado tucano acredita nessa ‘pluralidade’, mais falsa que nota de R$7,00. Outra questão importante é a seguinte: se Janio de Freitas ‘chutasse o balde’ com a direção e com o conselho editorial do jornal – ele faz parte deste último – provàvelmente seria demitido.

    2. deuses e as linhas tortas

      Tenho um amigo que afirma que Janio de Freitas não sabe escrever.

      Para o meu amigo eu afirmo que é ele que não consegue ler, no que Janio escreve, o que ele quer ler.

      Não se trata, no caso do meu amigo, de qualquer espécie de anafalbetismo.

       

  4. Lei & interesses

    Estão falando em venda de medidas provisórias.  Ora, a grande, a esmagadora maioria das leis serve a interesses que poderiam estar subornando seus autores.  Querem exemplos? Vamos começar pela Constituição. Quem colocou lá as normas que beneficiam igrejas, imprensa etc?  E quem retirou da Constituição o dispositivo que limitava a taxa de juros em 12% (art. 192,3) a fim de permitir que ela chegasse aos 400% de agora? E quando o Executivo baixa norma aumentando os  vencimentos da Polícia Federal, quem está pagando o suborno?  Ora, só os muito ignorantes – e os mal-intencionados – imaginam que uma medida provisória sobre a indústria automobilística pode ser feito na ante-sala do Palácio. A idéia tem que ser discutida nos ministérios da Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio e demais setores envolvidos, de vez  que ela vai repercutir até nas relações internacionais do país (como vamos tratar os veículos vindos da Argentina, e como os vizinhos vão tratar os nossos?) .Além da má-fé evidente na divulgação do novo “escândalo”, o que impressiona é a passividade do governo que tolera tantos vigaristas.

  5. Opositores desprezíveis

    A mediocridade, o despeito, a fúria, a intolerância e perseguição dos anti-lulistas contra os Lula da Silva está realmente passado dos limites. Está ficando gritante, insuportável e nojento.

  6. Senhoras e Senhores! O “Zé da

    Senhoras e Senhores! O “Zé da Justiça”  foi a maneira que Dilma encontrou para atacar Lula e o seu grupo dentro do PT. Fato!

    Nem o Carlos Sampaio faria melhor como ministro da Justiça…

  7. Vergonha, vergonha !

    De muitos brasileiros, mostrando descaradamente suas unhas e seus propósitos sujos. O PT pode não vencer a próxima eleição, mas o PSDB não a vancerá nunca. É o partido da vergonha.

  8. Vou repetir minha opinião:

    Vou repetir minha opinião: será que foi coincidência que tenha ocorrido um fato que manchou a data em que o maior presidente da história do Brasil, um homem respeitado no mundo todo, comemora 70 anos de vida? Eu estou totalmente enojado com a direita.

  9. Então… Pelo jeito a Lava

    Então… Pelo jeito a Lava Jato não conseguiu nada contra o Lula. A frente agora é a Zelotes. E os tribunais de exceção em que se transformou o Judiciário brasileiro  e a Polícia Política Federal continuam trabalhando para dar um atestado de honestidade ao Lula. 

    Bandidos são eles que fazem acordos espúrios para perseguir o maior e mais reconhecido líder político brasileiro. Qual é a comissão para a perseguição à família Lula da Silva? Porque a santa Dilma e o Zzzzzé Cardoso podem acreditar que são republicanos e confiar na pureza de propósitos do Judiciário e da PF mas eu sei que através do instituto Millenium, o atual Ibad, a imprensa, organizações internacionais, parte da elite brasileira e a direita hidrofóba e lesa pátria se movem atrás desses corruptos inquisidores.

    Qual é a comissão para quebrar a Petrobrás, as empreiteiras e o sistema bancário brasileiro?

  10. Agentes da PF fazendo papel de traidores…

    Servidor público quer ver dinheiro no bolso.

    Tenho certeza que a mudança da forma de remuneração dos fiscais da receita federal estadual ou municipal acabaria ou diminuiria a corrupção fiscal. Mude a remuneração para participação no montante arrecadado ou participação do arrecadado pela multas que o dinheiro sujo acaba de vez.

    Servidor público receber valor fixo é anomalia a ser corrigida. 

    Os servidores corruptos seriam engolidos pelos honestos.

  11. VELHACARIAS

    Métodos muito antigos.  Lula deve se lembrar bem do caso LUNUS em 2002 , que de certa forma deu uma ajudinha em sua eleição .

    Sendo o macaco velho que é , provavelmente LULA já estava de sobreaviso sobre a possibilidade de algo ser feito não diretamente contra ele , mas contra  algum de seus familiares , como forma de enfraquece-lo moralmente. Uma vez que bater de frente contra a sua figura exige mais esforço. E o juiz Moro tem força para prender a cunhada de Vaccari , mas conforme vai se subindo nos degraus do poder , suas bravatas vão encolhendo , como se tornou evidente quando agora não importunou a beldade de Cunha. Apesar de que aqui não estamos falando da LAVA JATO e sim da ZELOTES que está a cargo de outro juiz. 

    O alvo preferido sempre foi o filho  FABIO LUIS. Mas em politica ganha quem é mais velhaco , então escolheram o filho considerado mais improvavel :  LUIS CLAUDIO , e que talvez tenha tomado menos precauções , com possibilidades maiores de extrairem algo .

  12. Todos com alta taxa de rejeição

    Vi que a ultima pesquisa Ibope da Lula com 53% de rejeição. Eh importante. Mas ai vejo que Marina Silva, Alckmin, Serra e Aécio estão todos mais ou menos no mesmo patamar. Eles esperavam destruir o PT e ganhar as proximas eleições. Agora vão ter que rever suas estratégias ou pensam que ganharão facil contra um candidato como Lula? Vão ter que trocar de partido, de nome e usar uma mascara para vencer a enorme rejeição que possuem também.

    Ah, sim, Ciro Gomes também com grande taxa de rejeição. O que se presume, sem precisar de pesquisa alias, é que a politica e os politicos estão em total derrocada. Credibilidade ja faz tempo que não possuem.  

  13. Prezado Lula,
    Desculpe minha

    Prezado Lula,

    Desculpe minha informalidade ao me dirigir a você. Foram tantos anos falando bem de você e defendendo você antes e depois das eleições, argumentando a seu favor, falando sobre seus grandes feitos como presidente e me orgulhando de ter tido você como presidente, que eu me dou a liberdade de me dirigir a você assim, afinal é como se tivesse se tornado um amigo que mora em outra cidade.

    O que eu quero dizer a você é em primeiro lugar: Parabéns pelo dia de hoje. Desejo a você o melhor possível, o mesmo que eu desejo a qualquer pessoa muito querida por mim. Desejo principalmente vida longa, muita força e muita perseverança.

    Mas vou te falar também uma coisa que eu ando com vontade há algum tempo Eu desejava que você pudesse desfrutar de uma aposentadoria tranquila, pudesse aproveitar um pouco a vida depois do muito que fez por todos nós brasileiros. Não esqueço do interesse que as pessoas estrangeiras tinham em saber mais sobre o Brasil que você nos proporcionou no primeiro evento em que fui apresentar um trabalho científico no exterior. Eu sinceramente não desejava que você se candidatasse novamente. Acho que você fez com louvor sua parte por nosso país e cheguei a acreditar que o nosso Brasil jamais retrocederia. Mas, entre tantos acertos durante o seu período como presidente, você não é infalível. Como qualquer ser humando, também erra. E errou na sua avaliação ao escolher quem seria seu sucessor. Certamente você teve todos os motivos para acreditar que ela era a escolha certa, tenho certeza que a conjuntura e a sua longa experiência política e de vida indicavam que era a escolha certa. E eu que sempre confiei em você, acreditei e defendi sua escolhida. Aliás, defendi até quando começou aquele Volta, Lula no último ano do mandato dela e eu achava que era um absurdo. Mas este erro foi meu, os sinais eram claros desde aquele papo de controle remoto em 2011.

    Enfim, o que eu quero te dizer neste dia do seu aniversário é que você pode sempre contar comigo para o que der e vier, exceto para defender nossa presidente que de tão alienada já se tornou apatetada. Sua intervenção no governo dela ocorreu tarde demais e ficou incompleta. Patetas que aumentavam a alienação da presidente causaram um estrago grande demais. E ainda ficou um pateta cuja patetice ímpar vai causar sua prisão.

    Prezado amigo, a presidente só pensa nela própria, entre a biografia dela e a fidelidade a você, não tenha dúvidas, ela prefere a biografia dela que ela acha que será bonita porque ela se diz, e muitos repetem, honesta. Mas nem isto vai poder aparecer na biografia dela porque ela pensa que ser honesta é apenas não ser corrupta. Mentir na campanha é falta de honestidade. Mas isto já é outra história.

    Dias difíceis virão pra você e para todos nós, mas volto a dizer, conte comigo.

    Um grande abraço.

    Seu eleitor eterno.

     

     

  14. “Há o que apreciar, portanto.

    “Há o que apreciar, portanto. Mas não só dos atores citados. Os silenciados são, talvez, ainda mais interessantes. E a operação na empresa de Luis Claúdio abriu uma fresta na cortina que os protege.”

    O comentário acima de Janio de Freitas via de encontro ao pronuncimaneto do Senador José Serra no ESTADÃO de hoje….

     

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,serra-considerou-exagero-acao-da-pf-contra-filho-de-lula,10000000755

  15. O Janio é cauteloso até demais …

    E por isso só diz o obvio ululante. A perseguição a Lula é fato incontestável. Sem tregua, sem o “beneficio da duvida”, até o ultimo suspiro. É obvio que isso é um fato politico. É obvio que essa jagunçada não sossega enquanto não prederem um parenete ou o proprio Lula. E ai vale tudo. Afirmar que o rapaz recebeu uma propina em 2015, por um fato ocorrido em 2009, fato este que contou com a participação, vigilancia e aval de expoentes da oposição, é uma coisa tão absurda e brutal que não existe precedente hma história do pais. Isso sim é o dado novo. Nem Getulio, nem JK, nem nenhum outro sofreram tamanho ataque …

  16. Janio e Imprensa

    Sem duvida Janio merece meu respeito. Mas eu pergunto: Janio, porque voce ainda escreve para a Folha? Apesar da pergunta acho que ainda é importante se ter um jornalista para lembrar a tantos outros  do que se trata esta profissão. De há muito eu vejo um total desapego aos fatos. Vejo os jornais como incitadores do odio, dando sempre espaço e matéria para todo e qualquer um que queira atacar não apenas o partido, mas também o país. Pode ser um imbecil , um velho senil, ou apenas um cínico, qualquer um serve. Figuras deletérias ganham titulo de jornalistas e vão com isto corroendo a profissão, mas tem ganho poder e dinheiro com tudo isto. Não são ignorantes, e nem mal informados. Isto os torna  apenas cinicos.  Jornalistas criam histórias e usam de subterfúgios , para fugirem de processos. Alíás , processos que dificilmente irão para frente, pois recentemente o STJ deu licença para Caiado e outros difamarem , chingarem e desrespeitarem um cidadão. Aliás um cidadão com uma vasta contribuição para este país.  No momento estou enojado, como diz a Marilena Chaui é obsceno ver que até mesmo alguns intelectuais ou academicos se negam a pelo menos se poscionar com clareza diante de tantos mal feitos. e participam deste linchamento publico. Açulando uma turba ignara, que destila o  ódio  a seu  proprio país. Pois estes sempre falam do brasilieiro, e louvam o velho mundo. eu estou indignado como e de que forma se pode cair tão baixo.   Quando tudo isto acabar. ao ver o alvo linchamento estendido e morto, muitos  desses mesmos vão dizer que não tem nada a ver com isto. Da mesma forma que agora querem dizer que não tem nada a ver com Cunha. E atenção aos que ainda procuram a culpa  nas vítimas, pois isto é muito parecido com culpar a mulher  vitima de violência sexual. Devemos estimular a resposta, mas não esqueçamos que a maquina de poder, no judiciario e parte do parlamento  tem saudades do tempo de Casa Grande. E sempre os senhores encontraram , capatazes, Capitães do Mato, açoitadores , aqueles que fazem o serviço sujo. Mas cuidado se os tempos mudam voces viram abobora.

    1. Complacente….

      A sua pergunta melhor formulada seria: Janio, porque vc faz parte do Conselho Editorial da Folha e assiste de camarote, quieto e complacente, as estampas maliciosas e caluniadoras nas capas do teu jornal, postura que tanto vc critica em outros órgãos e partidos?

  17. Apenas mais um comentario sobre Janio

    Janio

    Ao colocar a questão sobre se ou não o filho de Lula é culpado, eu apenas advirto, que na situação atual  o simples enunciado da duvida, soa no contexto atual como condenação. Afinal tudo que se tem tirado das delações , com raras exceções são ilações, que se transformam publicamente em certezas da culpa. O correto seria dizer diante dos fatos elencados, que a ação da polícia é totalmente descabida, não tem elementos  para sequer gerar um indiciamento. Delegados da polícia tem a audácia de simplesmente utilizar as noticias criadas por jornalistas como evidências suficientes para gerar uma investigação, que é de fato puro constrangimento. Estão apenas querendo destruir a historia recente do país e o nome de um metalúrgico pobre que para eles  não pode ser o que é. Aliás seus filhos também não podem ser o que são.  Não vi esta imprensa falar nada das filhas de FHC, ou das filhas de Serra . Assim ao enunciar uma duvida, isto soa como FHC colocando em duvida Lula.. O cinico vem tramando tudo isto, e tanto é assim , que a cada declaração sua, uma operação se desencadeia. Há não muito tempo ele disse que seria o máximo ver Lular ir depor na polícia. Isto ocorreu em seguida. Analisando as noticias verão que o FHC é também um vidente. Suas palavras preveem as açoes.

  18. Há algo a destacar Lula de

    Há algo a destacar Lula de todos os seus adversários. Ele jamais dá uma entrevista adjetivando de forma grotesca quem quer que seja, nem mesmo um que no mesmo dia o tenha ofendido cruelmente. Esse comportamento de Lula será a sua marca definida como um traço de sua personalidade destacada de tantos e todos. Uma coisa é ele ter pedido Fora FHC, outra, é chamá-lo de ladrão, ou covarde, como tanto se tem dito dele. 

    A maior covardia é essa gente não deixar uma pessoa em paz, mesmo sabendo não ter razão suficiente para atingi-lo. Mexer com os filhos de Lula é, claro, mexe profundamente com ele, pai. Mas, se Deus quiser, mesmo tudo sendo bem alinhavado como “presente” de aniversário, pra quem é um animal político, um ser calejado de tanto sofrer perseguição, vai tirar de letra. Deus tá vendo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador