20 de junho de 2026

Erundina: “Nem Dilma, nem Aécio, temos que ser minimamente coerentes”

 
Jornal GGN – A deputada e uma das coordenadoras da campanha de Marina Silva, Luiza Erundina (PSB-SP) defende que o partido libere o apoio de seus filiados. Se assim for, Erundina não vai declarar voto nem no tucano, nem na petista. “Nós não dissemos o tempo inteiro, na campanha, que queríamos mudança? Não propúnhamos o tempo inteiro o fim da polarização? Se nós apoiarmos um dos polos, não vamos justamente fortalecer um dos polos e, portanto, justamente a polarização que combatemos?”, disse a deputada na coluna de Mônica Bergamo.
 
Seguindo a linha das declarações da responsável pela campanha de Marina na disputa à presidência, embates já estão ocorrendo dentro do PSB. Assim, para Erundina, seria difícil encontrar um consenso para a sigla apoiar e transferir seus votos.
 
“Há grupos no partido que querem Aécio Neves, outros que pretendem apoiar a Dilma [Rousseff]. Tomar uma posição única seria ruim, dividiria o partido. O melhor seria liberar para que cada militante, filiado ou dirigente, possa tomar a sua decisão”, disse.
 
“Nós temos que ser minimamente coerentes. Sem o que, não vale a pena”, disse, na contramão do que Marina parece estar apta a definir.
 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

63 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fábio de Oliveira Ribeiro

    7 de outubro de 2014 5:02 pm

    Ao aceitar ser coordenadora

    Ao aceitar ser coordenadora da campanha de Marina Silva, Erundina foi incoerente. 

  2. Athos

    7 de outubro de 2014 5:12 pm

    Tarde demais para coerência.
    Tarde demais para coerência. ..

    1. Ricardo Cesar

      7 de outubro de 2014 5:37 pm

      A pouca coerência que restava

      A pouca coerência que restava a Erundina foi para o espaço com a convivência da traíra!

  3. Ivan de Union

    7 de outubro de 2014 5:25 pm

    “Há grupos no partido que

    “Há grupos no partido que querem Aécio Neves, outros que pretendem apoiar a Dilma [Rousseff]. Tomar uma posição única seria ruim, dividiria o partido. O melhor seria liberar para que cada militante, filiado ou dirigente, possa tomar a sua decisão”:

    Isso eh problema interno do partido e nao me interessa de maneira nenhuma.  A falta de responsabilidade de Marina eh que eh o mais chocante a esse ponto. Nao bastava a consistencia ideologica de…  de gelatina.  Nao, era pouco…

  4. Jaide

    7 de outubro de 2014 5:33 pm

    Os programas de governo de

    Os programas de governo de Marina e Aécio são similares, ao menos em Política Econômica e Externa.

    Assim, o apoio da Marina ao Aécio era previsível. As tais “condicionalidades” são pra enganar os incautos seguidores. Os fervorosos, convictos sabem o que está jogo, trabalham pelas mudanças incluídas nos dois programas e vão votar no Aécio naturalmente.

    Quanto à polarização PT x PSDB, se for esse o único argumento da Erundina pra não apoiar o candidato do PSDB, aí fica complicado. Neo liberalismo, tudo bem, desde que não exercido pelo PT ou PSDB. È muito pouco para um histórico político tão marcante.

    .

     

  5. Montanhax

    7 de outubro de 2014 5:34 pm

    Erundina, game over!

    Para quem acompanhou Erundina em momentos mais nobes, é lamentável esse final de carreira.

    Por mais que ela tenha descordado das duas opções, não é admissível uma pessoa, que ainda se diz de esquerda, não se importar com a possibilidade de o PSDB voltar ao governo.

    E se o PSB pode rachar, é porquê tem mesmo é que rachar. Pessos que apoiam Dilma ou Aécio não podem estar no mesmo partido. Que porcaria de partido é esse que não tem um pingo de ideologia.

    1. Moita

      7 de outubro de 2014 5:49 pm

      Hojé e só mais um dos PMDBs que o país tem.

      Partido de caciques regionais. Tinha um em PE. Tem um em SP (que gosta muito do PSDB), e por aí vai.

  6. Eduardo CPQs

    7 de outubro de 2014 5:49 pm

    La donna

    La donna Marina é mobile, sotto al vento….

    Antes, há pouco tempo ele se recusava terminantemente a dividir palanque com o PSDB, agora quer ser chanceler. Pois vai secar o Aócio….

  7. Alessandre de Argolo

    7 de outubro de 2014 5:54 pm

    É a coerência da derrota

    Acachapante, frise-se. Marina revelou-se um “cavalo paraguaio” sem precedentes na reta final da campanha do 1º turno. Melhor mesmo que ela deixe o eleitor livre para escolher. Perder uma segunda vez seria mais catastrófico do que já foi a derrota no 1º turno.

  8. Cunha

    7 de outubro de 2014 5:58 pm

    A rede do Aécio já cooptou

    A rede do Aécio já cooptou todos os traíras do PSB ( exceto Erundina ).

    Erundina, inocente, não sabe de nada coitada.

  9. Fernando J.

    7 de outubro de 2014 6:03 pm

    O Barão do Rio Branco revirou no túmulo

    Dá para entender quando disse aqui que Marina não é solução de nada, mas um imenso problema? Que carrega uma agenda particular inconciliável? Que o PSB cometeu um grave erro quando “abraçou” o problema? Aécio seduziu Marina com um Ministério das Relações Exteriores (o Barão do Rio Branco deu 3 pinotes no túmulo). O PSB que se moa. Aliás, vai sair da eleição 2014 moído. Jogue na conta da ambição do Dudu Campos. 

  10. JB Costa

    7 de outubro de 2014 6:12 pm

    Olha sei não…..Parece fácil

    Olha sei não…..Parece fácil quem está por fora esgrimir mil e um argumentos sob base ideológica para cobrar coerência na prática política na qual o que pesa mais é o pragmatismo. 

    Acho que somos pretenciosos(escrevo aqui como eleitor e simpatizante do PT) e incoerentes ao fazermos essas cobranças a pessoas como Luiz Erundina. Afinal, se o partido dela vinha até ontem propugnando mudanças por que deveriam, então, apoiar um ou outro lado? 

    A proposta dela faz é nos favorecer e por outro lado enfraquecer Mariana e Aécio. Ao propor essa liberação decerto que pelos menos os votos mais ideológicos serão para Dilma. 

    Marina, sim, é o suprassumo da incoerência e do oportunismo. Além de ir de encontro a tudo que pregou, uma demonstração clara de desonestidade, ainda por cima pede uma “boquinha” para lá de apetitoa em termos de visibilidade, no caso, o Ministério das Relações Exteriores. 

     

  11. Déa Fragoso

    7 de outubro de 2014 6:21 pm

    Não é hora de não se tomar

    Não é hora de não se tomar partido. Será que ela não enxerga que estamos correndo  o risco do maior retrocesso que esse país já teve com a volta do PSDB.  Erundina já teve meu voto em eleições passadas,, mas com essa postura nunca mais o terá.

    1. Ninguém

      7 de outubro de 2014 7:43 pm

      A Erundina perdeu metade do eleitorado.

      Segundo um amigo psolista, este ano, os votos da Erundina caíram pela metade em relação aos de 2010. Acredito que, assim como eu, muitos eleitores do PT continuavam votando na Erundina. Pois é, este ano, pela primeira vez, a Erundina não teve votos aqui em casa. Pelo visto, muita gente fez a mesma coisa.

    2. Jaide

      7 de outubro de 2014 8:00 pm

      “Não é hora de não se tomar

      “Não é hora de não se tomar partido.”

       

      Perfeito, Déa.A Erundina é uma parlamentar. Neste momento, só há duas opções. Como política atuante, ela teria que fazer uma escolha. Deixar de lado as diferenças, os ressentimentos e escolher, não entre Dilma e Aécio, mas entre dois programas de governo opostos. Na prática, ela vai anular o voto e indica esse caminho aos seguidores. Lamentável.

  12. Gão

    7 de outubro de 2014 6:22 pm

    Marina vai apoiar Aécio e Dilma, mas pode voltar atrás

    Marina vai apoiar Aécio e Dilma, mas pode voltar atrás

     

    A candidata derrotada do PSB à presidência vai consultar o pastor Silas Malafaia para saber quem apoiar no segundo turno. Até agora a tendência é que ela apoie Dilma e Aécio. “Por que escolher um só? Eu vou de Dilmécio”, disse ela, em entrevista coletiva.

    Entre os nanicos o sentimento era de euforia ou desânimo, dependendo do caso. Luciana Genro vai curtir o irmão recém descoberto, Davi Luiz. Eduardo Jorge deve viajar. Já Levy Fidelix ficará mudo por quatro anos, o que sem dúvida já é um avanço para o país.

     

    http://www.sensacionalista.com.br/2014/10/06/marina-vai-apoiar-aecio-e-dilma-mas-pode-voltar-atras/

     

  13. Gão

    7 de outubro de 2014 6:25 pm

    Marina inaugura candidatura golfinho: sobe, faz gracinha, afunda

    Marina inaugura candidatura golfinho: sobe, faz gracinha lá em cima e afunda

     

    A candidata do PSB deve usar o golfinho como símbolo de seu novo partido, a Rede. Marina também deve usar o jingle “cai cai balão” em seu próximo programa eleitoral. A ex-senadora deu uma entrevista dizendo que não se incomodou em não ir para o segundo turno. “Acho que Aécio deu uma arrancada na sua carreira. Muitos acharam que a candidatura dele tinha virado pó.”, disse ela.

    A candidata ainda não sabe se vai se coligar com o tucano. “Vamos ter que conversar, esse negócio de se coligar não é assim, tem que ter música, piano, um bom vinho”, disse ela.

    Marina deve procurar Malafaia para saber o que fazer o segundo turno. Mas depois ela vai voltar atrás.

     

    http://www.sensacionalista.com.br/2014/10/05/marina-inaugura-candidatura-golfinho-sobe-faz-gracinha-la-em-cima-e-afunda/

  14. Zanchetta

    7 de outubro de 2014 6:29 pm

    Erundina… próxima parada…

    Erundina… próxima parada… PSOL!

    1. Genaro

      7 de outubro de 2014 8:57 pm

      Erundina…próxima parada

      Erundina…próxima parada DEM

      Isto para manter-se minimamente coerente.

      Genaro

      1. Anarquista Lúcida

        8 de outubro de 2014 2:01 am

        Ei, o órgao p/ pensar é o cérebro, nao o fígado!

        Um mínimo de espírito de justiça é necessário. Erundina está errada, mas daí a dizer que ela vai parar no DEM é SACANAGEM. 

        1. orlandomonteiro2

          8 de outubro de 2014 3:31 am

          Desculpe, mas o DEM já

          Desculpe, mas o DEM já viralizou o PSB! Não precisa ir ao DEM, ele já está entre eles.

          1. Cosme Henrique

            8 de outubro de 2014 1:50 pm

            Pois é…

            Pois é. Os mais reacionários, as mais velhas rapozas do DEM estão no PSB, vide Bornhausen e Heráclito Fortes.

          2. Anarquista Lúcida

            8 de outubro de 2014 2:45 pm

            Ah, e dentro de um partido nao há pessoas de diferentes perfis

            Francamente. O DEM pode estar no PSB, mas isso nao diz que o próximo passo de Erundina é o DEM, isso é SACANAGEM. 

  15. Orlando Soares Varêda

    7 de outubro de 2014 6:39 pm

     
    Que diabo de coerência esse

     

    Que diabo de coerência esse pessoal busca? Se a tal coerência de que tanto fala a ex-Erundina se dá  no âmbito do encadeamento de ideias contidas no programa e no discurso de Dona Maria Osmarina. A ex-Erundina pode pegar seu alforje, calçar suas botinas e picar a mula. Pois, ideia mesmo que é bom. É a mercadoria da mais completa escassez no galpão da Rede de secos e molhados de dona Osmarina.

    Ali, o que abunda em abobrinhas, escasseia em concretitude e veridicidade. Se bem que, no aviário dos tucanos, com quem a Dona Osmarina planeja constituir uma joint venture com o tucano do aeroporto. O que existe de fato, é uma abundância de ideias importadas do FMI.

    Aliás, o emplumado que mais parece pavão, e se faz passar por um cabra de ideias, na verdade ou na mentira, se teve alguma ideia própria na vida, nunca as aplicou. Na época em que desgovernou o País, tudo vinha dos Estados Unidos via Clinton. O adestrador do nosso tucano FHC. Portanto, coerência é que não se irá cobrar desse pessoal anódino.

    Orlando

     

     

     

  16. Maria Luisa

    7 de outubro de 2014 6:40 pm

    O novo ja chegou e ela não viu

    Luiza Erundina sabe muito bem o que esta em jogo. O que esta em jogo é a volta do pior tipo de politica que se possa fazer nesse Pais, ainda cheio de desigualdades. Mas tal qual Marina não tem mais compromisso com o povo, mas tão apenas com seus rearranjos politicos supostamente ideologicos. A ideologia do vazio.
     

    Novo Erundina ? Eh o que esta fazendo Haddad em Sampa. Aquele mesmo que você deixou na estrada, com o argumento de que não senta do mesmo lado da velha politica. E agora ? 

  17. Emersonrj

    7 de outubro de 2014 6:49 pm

    Erundina, o PSB não tem que

    Erundina, o PSB não tem que ser minimamente coerente, tem que ser coerente. Como no futuro um partido minimamente coerente terá coragem de pedir votos?

  18. altamiro souza

    7 de outubro de 2014 6:50 pm

    erundina quer preservar o que

    erundina quer preservar o que lhe restou de coerencia.

    mas não vi adintar muiro espernear.

    voto é   individual,

    nenhum líder transfere voto.

  19. vera lucia venturini

    7 de outubro de 2014 6:57 pm

    Erundina fazendo graça.
    Ela

    Erundina fazendo graça.

    Ela tem todo o direito de ter mágoas pessoais  do PT mas subir no muro com os tucanos é agir como os políticos mais sem vergonha agem. O que está em jogo nesta eleição é um programa de governo neo liberal e um programa de governo nacionalista e desenvolvimentista. 

  20. DanielQuireza

    7 de outubro de 2014 7:12 pm

    Não vai fazer diferença

    Não vai fazer diferença nenhuma.

    O blog deveria é parar de gastar vela boa com defunto ruim.

    Reportagens interessantes são sobre as atitudes e estratégias dos candidatos no segundo turno. Pelo visto Aécio já está mudando de ideia com o questão do fim da reeleição, rsrsrs. Com isso, Marina e Alckmim já vão ficar longe dele neste segundo turno.

    1. Francy Lisboa

      7 de outubro de 2014 8:16 pm

      Fala Daniel, Onde é que vc

      Fala Daniel, Onde é que vc viu que o Aécio já está virando contra o fim da reeleição? Quando li isso no seu comentário eu danei a rir rsrsrs

      1. Moraes

        7 de outubro de 2014 9:23 pm

        Tá no Folha uol. Ele deu uma

        Tá no Folha uol. Ele deu uma de joao sem braço. Disse que está no programa mas nao depende dele… Tem o congresso. E para ajudar a enrolar, disse que juntava isso com coincidencia de eleições (municipais), o que tornava a coisa ainda mais complexa. Poe complexa nisso – é  um modo de impossibilitar, claro. E o que é que tem uma coisa a ver com a outra? Eliminar a reeleição depende de eleicao de prefeito, governador e presidente acontecerem juntas? Quando inventaram a reeleição, na famosa comprinha do FHC, nao precisou juntar. Para desinventar precisa?

        http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1528696-aecio-diz-que-proposta-sobre-fim-da-reeleicao-nao-depende-so-dele.shtml

        1. lenita

          7 de outubro de 2014 10:58 pm

          Se o problema dele é o

          Se o problema dele é o congresso, faça como fez o FHC, compre alguns deputados e pronto. Acaba com a reeleição, UAI!

  21. Nilva de Souza

    7 de outubro de 2014 7:12 pm

    Coerência total, rs, #SQN Só

    Coerência total, rs, #SQN Só está sendo coerente com a nova fantasia

    Ela fez aquele piti porque o Dudu estava inclinado a sair candidato. Ouvi isto de pessoas do PSB. Num primeiro momento eu a apoiei. Ela declarou às 10p0 que continuaria na chapa pois o Maluf não interferiria no programa do Haddad e às 12h deu uma entrevista pro PIG saindo da chapa, a pedido do EC. Esta foi a verdade.

    Agora, pra quem diz ter como bandeira a democratização da mídia, ao combate à desigualdade social, os DH entre outras, no mínimo é estranho achar que dono de redes de TV e Rádios, que prega a diminuição da maioridade penal é a mesma coisa que Dilma. Haja coerência pra criticar apoio de Maluf e ter no seu partido os Bornhausens, Heráclitos e apoios de Agripino Maia.

  22. Anarquista Lúcida

    7 de outubro de 2014 7:26 pm

    Entrei no post furiosa contra Erundina, mas lendo mudei

    Sempre defendi Erundina dos ataques feitos a ela aqui. Li o título do tópico e fiquei fula. Mas pensando melhor vi que o que ela está fazendo é tentar evitar que o partido apóie Aécio, como a Marina deve querer. Deixar por conta dos militantes, ótimo, duvido que a maioria dos marinistas que sobraram sejam favoráveis a Aécio. Agora, que ela podia ser mais corajosa e coerente e defender o apoio a Dilma, podia… 

    1. NICKNAME

      7 de outubro de 2014 8:00 pm

      Ah! Anarquista (tão) Lúcida

      tb acho.Damos arma ao adversário que nos pode(permitam-me situar-me à esquerda) propagandear que esquerdas e assemelhados são destemperados,raivosos,espumantes.Tá havendo uma fila gigantesca de comentários furiosos sopb o post FHC e o bico,mas chega a ser ódio(ou será impressão minha?).Se pelo menos tivesse esse ou aquele rancor manifestado com uma dose de sarcasmo,ridicularização ou humor negro(amarelo,azul,branco)acho q teriam efeitos mais contundentes(p/ se mostrarem mais tranquilos,não diria zen),a serenidade(não confundir com falta de força)demonstraria superioridade sobre o objeto dos rancores.Ele é esperto,não é nenhum pouco burro e deve ter falado aquilo pra se deleitar exatamente com os q vão além da indignação e reprovação de vários partidos ou fora deles, mas principalmente o PT, claro).Isso faz mal ao fígado de quem destila tanto…ódio,é o q FHC provavelmente mirava e caímos na armadilha.Repíto.

      1. Anarquista Lúcida

        7 de outubro de 2014 8:25 pm

        Ódio real/ é contraproducente; mas indignaçao é necessária…

        Mostrar a hipocrisia e a cara-de-pau de FHC é necessário. Mostrar o que ele diz para os eleitores que ele desrespeitou — e potenciais eleitores do NE, especialmente. Assim como espalhar ao máximo o que Armínio falou sobre o salário mínimo e sobre a conveniência de uma taxa maior de desemprego. 

    2. wesley

      8 de outubro de 2014 12:08 am

      concordo

      erundina esta sendo coerente.tem hora mesmo a maioria aqui sendo inteligentes sao picados pelo virus FHC da vida.

      o partido dos trabalhadores é que esta esquecendo da coerencia.pensem com a razao e nao com o figado.erundina,luciana genro,cid e ciro gomes,roberto requiao,odelmo leao,e um sem numero de politicos fora do pt sao grandes politicos e pessoas.

      1. Anarquista Lúcida

        8 de outubro de 2014 12:41 am

        Sua concordância é comigo? Muito parcial…

        Porque eu jamais diria que o PT é que está se esquecendo da coerência… Nao vejo em que. 

    3. Cristiana Castro

      8 de outubro de 2014 4:40 am

      Calma que ela vai acertar;

      Calma que ela vai acertar; não é possível… Não sei nada dos “mariners” mas, Erundina, ainda não tá doida, não.

      1. Anarquista Lúcida

        8 de outubro de 2014 2:48 pm

        Bravos, Cristiana

        Como disse acima para um desses que estao querendo linchar Erundina, o órgao para pensar é o cérebro, nao o fígado. Erundina pode estar errada, mas nao merece ser sacaneada. 

  23. Caetano Greco Junior

    7 de outubro de 2014 7:28 pm

    Desde 1982 votava nela. Agora não mais.

    Fico triste e pesaroso com o pensamento da minha ex-eterna candidata. Fico assim por coerência.

  24. Tony

    7 de outubro de 2014 7:48 pm

    E ai, Erundina?

    E o projeto de Pais, Erundina?

    Vai colaborar com o retrocesso?

    Vai entregar o petróleo ao capital externo?

    Vai rifar as nossas reservas para alegria de George Soros?

    Enfim, vai fazer o jogo dos entreguistas?

  25. Wsobrinho

    7 de outubro de 2014 7:48 pm

    Erundina… e Roberto Amaral.. não sejam um Roberto Freire.

    Erundina, a defendi até entre familiares queridos, quando foi prefeita e Roberto Amaral, lembro de a poucos meses ter elogiado um artigo seu na Carta Capital, defendendo uma política externa altiva, independente e voltada para a integração latino-americana e presente da África, novo campo de disputa das potências e agora vou ter que retirar tudo que falei e escrevi??? Por favor não sejam patéticos e medíocres como Roberto Freire, pois ao orbitarem nas hostes tucanas, caminharão para o ostracismo daqueles que apagam a sua história.

    Não me façam arrepender…, pois o Campos já me decepcionou por puro projeto pessoal, mas o PSB???

  26. alexis

    7 de outubro de 2014 8:34 pm

    Vaquinha

    Lembro muito bem da coerência da Erundina pedindo ajuda neste blog para pagar a multa com a Justiça Eleitoral de São Paulo

    1. Cesar L

      7 de outubro de 2014 11:28 pm

      Vaquinha

      Alexis, boa lembrança. E eu, infelizmente, entrei nesta jogada dando grana para ela pagar a multa.

      Nunca mais.

      1. Anarquista Lúcida

        8 de outubro de 2014 1:12 am

        Vcs 2 sao patéticos!

        Se as pessoas colaboraram com a vaquinha é porque consideraram justo. Entao a justiça nao importa? Se ela nao vota mais conosco, deveríamos ter deixado que perdesse injustamente o apartamento onde morava e que era seu único bem? Cacilda, princípios nao valem nada para vocês? 

        1. walter araujo

          8 de outubro de 2014 3:02 am

          Nossos principios valem

          Nossos principios valem muito.

          Os da erundina, talvez, nem tanto.

          Ela se colocou à prova e tem o dever

          de manter-se fiel ao que apregoava.

          1. Anarquista Lúcida

            8 de outubro de 2014 3:09 am

            E a relaçao do c* c/ as calças?

            Você entendeu o ponto discutido? 

          2. walter araujo

            8 de outubro de 2014 3:43 am

            Claro que entendi. Justiça e

            Claro que entendi. Justiça e coerência.

            E mantenho o que escrevi.

          3. Anarquista Lúcida

            8 de outubro de 2014 2:41 pm

            Nao entendeu nada…

            A questao é eles terem lamentado um ato correto e justo no passado em nome de estarem em desacordo com ela agora. 

          4. alexis

            8 de outubro de 2014 4:44 pm

            Não lamento

            Não lamento da vaquinha. Discute-se a falta de coerência e foi lembrado o fato que, quando ela precisou, justamente apelou à turma progressista, onde acho ela faz parte.

             

             

  27. Eliane Ribeiro

    7 de outubro de 2014 8:49 pm

    Galera do Blog,conversando

    Galera do Blog,conversando com uma amiga minha ela falou que um Monte de conhecidos não votou na Dilma,devido a um boato que espalharam dizendo que a Dilma ia reduzir 13 salario para Pagar Bolsa Familia.

    Vamos correr para desmentir,ela chegou em mim pois estava com medo de votar na Dilma no 2 turno.

  28. Washington Dener

    7 de outubro de 2014 8:52 pm

    Erundina com sua omissão joga

    Erundina com sua omissão joga sua hjistória na lata do lixo.

  29. SÁVIO SOBREIRA

    7 de outubro de 2014 9:05 pm

    Professora Luiza Erundina, è

    Professora Luiza Erundina, è nas dificultades que se conhece os amigos.  Quanta ingratidão !!!!!

  30. Washington Dener

    7 de outubro de 2014 9:16 pm

    Enviem emails cobrando
    Enviem emails cobrando coragem e coerência à Luiza Erundina. Eu já enviei o meu. Os emails da Deputada: [email protected] ou  [email protected] “Prezada Deputada Luiza Erundina, Houve um tempo em que senhora era digna de toda admiração. Seu pronunciamento hoje, reafirmando sua omissão sobre o futuro do país é digno dos piores políticos covardes. Sua justificativa de se omitir neste segundo turno só aprofunda e ratifica toda a política de ódio da qual sua candidata à Presidencia, Marina Silva, ajudou e ainda ajuda a semear. Se a senhora se omite é sinal que a senhora apoia a campanha de ódio dos eleitores de Aécio contra os nordestinos. Quer se omitir, então entregue seu cargo de deputado, a senhora não é digna dele e de seus eleitores nordestinos. Seja coerente com sua covardia e omissão, entregue seu cargo deputada! Washington Dener”

  31. lenita

    7 de outubro de 2014 11:18 pm

    Erundina, eu que sempre votei

    Erundina, eu que sempre votei em vc quando morava em SP e a vi sendo tirada pela polícia  de uma passeata a favor dos Sem Teto, estou totalmente decepcionada. Não pelo que vc diz agora, mas quando vc se tornou uma coordenadora da campanha de Marina e até mesmo antes, quando o Eduardo Campos deu uma “virada” no partido.Muito afoito pela tomada do poder, esqueceu todo o benefício que recebeu do presidente Lula no seu estado, assim como a Marina e até a sra. Erundina. Partido de 3 traíras juntos , é demais. Vc não acha?

  32. João Maria Fernandes de Sousa

    7 de outubro de 2014 11:22 pm

    Mulher e paraibana…
    Por ser

    Mulher e paraibana…

    Por ser mulher não deve mesmo se incomodar com o fato de Neca Setúbal ter sugerido que Dilma é “masculinizada” e nem também com a afirmação do Príncipe FHC insinuando que a Presidenta é “gorda”, num claro sinal de porquice machista e preconceituosa.

    E muito menos se importar com o fato de que uma parte dos eleitores do PSDB (em parte estimulados por FHC) está fazendo uma verdadeira guerra separatista na internet nos chamando (a mim, a ela e a todos os nordestinos) de imbecis e esfomeados.

    Tanto que eu já te defendi Erundina, é triste.

    Já que achas coerente ficar em cima do muro num momento tão crucial para o nosso futuro, faz logo o trabalho completo: filie-se ao PSDB, Aécio e Serra vão adorar te ter como “companheira de luta por um Brasil varonil”.

    1. Emma

      8 de outubro de 2014 12:44 pm

      ESPERANÇA

      Como já escreveu alguém aqui: acho que Erundina detectou que o apoio de Marina/PSB & Cia vai para o Aécio e escolheu um dano menor: a neutralidade.

  33. Rogério Ferraz

    8 de outubro de 2014 1:15 am

    Fernando Henrique é tão sem

    Fernando Henrique é tão sem noção que, querendo chamar os nordestinos (creio que “grotões” é em referência ao Nordeste) e pobres de desinformados, acaba chamando os paulistanos e demais moradores da capital paulista de desinformados e moradores de grotões, pois o prefeito da cidade é petista, que já foi governada também por Luíza Erundina e Marta Suplicy. E Minas Gerais, que agora terá governo petista, é grotão desinformado? Belo Horizonte, já diversas vezes governada por petistas, também é? E o Rio Grande do Sul? E a Bahia? E Fortaleza? E Brasília? Que grotões pobres e desinformados são esses? Agora, Erundina não tem razão no que diz. Se a polarização voltou, ela não pode fazer nada contra ela. Ajudar um ou outro não seria reforçar a polarização, mas escolher um lado. Erundina preferiu ficar em cima do muro. Ou seja: preferiu ficar com os tucanos.

  34. jc.pompeu

    8 de outubro de 2014 2:37 am

    PSB do B

    PSB do B

  35. Cosme Henrique

    8 de outubro de 2014 1:56 pm

    “Coerentes”…
    Huahuauahuahua

    “Coerentes”…

    Huahuauahuahua

  36. leonidas

    8 de outubro de 2014 2:35 pm

    Que turma desavergonhada
    Como

    Que turma desavergonhada

    Como a mulher naõ faz o que querem passam na cara dela ter ajudado na caixinha.

    Isso só mostra a tamanha falta de honestidade dessa turma…

  37. Cosme Henrique

    8 de outubro de 2014 2:48 pm

    Agora vamos fingir que a

    Agora vamos fingir que a Erundina não abraçou o plano neoliberal de Marina…

Recomendados para você

Recomendados