Fernando Rodrigues perdeu o monopólio da Swissleaks e mais dados são revelados

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Entre os novos nomes descobertos, com a adesão de O Globo nas investigações, estão de ex-diretores denunciados no esquema de cartel do Metrô de São Paulo
 
 
Jornal GGN – Depois de divulgar que empreiteiras envolvidas com a Lava Jato estavam na lista das contas secretas do HSBC da Suíça, com um hiato na divulgação de mais notícias e o ingresso de outros jornais nas tentativas independentes de investigação, o jornalista Fernando Rodrigues deixou para agora as informações de talvez maior impacto. Os dados são resultado da parceria de O Globo, que agora integra a equipe do ICIJ, consórcio de jornalistas que têm os arquivos suíços.
 
Dois ex-diretores do Metrô de São Paulo tinham contas na época em que foi firmado o acordo com a Alstom; assim como Paulo Roberto Grossi, denunciado de participação no mensalão petista e no mensalão tucano; dois advogados e o então procurador-geral do INSS, durante a Máfia do INSS; três condenados no caso SERPROS, de desvio do fundo de previdência complementar, entre 1999 e 2001.
 
Também foram dectadas contas do casal de diretores do TRE-RJ acusado de desviar recursos do Tribunal, em 1998; cinco condenados na operação Sexta-feira 13, de evasão de divisas e lavagem de dinheiro de grupos suspeitos de fraudar licitações para importar matéria-prima para a fabricação de coquetel anti-HIV; denunciados do caso INTO, de suposta fraude de licitações no Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia, ligado ao Ministério da Saúde, entre 1997 e 2001; do lobista condenado Correa Júnior, que atuava em diferentes partidos e casos desde 1987; José Alexandre Guilardi de Freitas, condenado no caso Porto Cred, por crimes contra o sistema financeiro entre 2002 e 2007; e do banqueiro Ezequiel Nasser, que ficou conhecido por adquirir o Banco Econômico por 1 real, em 1996.
 
Crédito: blog do Fernando Rodrigues
 
No total divulgado por Fernando Rodrigues, graças ao trabalho de apuração do jornal O Globo, são 23 personagens de dez casos de suspeita de desvio de dinheiro público ou fraudes em instituições financeiras. 
 
No caso da Alstom, os então diretores Paulo Celso Mano Moreira da Silva e Ademir Venâncio de Araújo abriram contas na filial suíça do HSBC ,no período em que o Metro, empresa estatal do governo paulista comandado pelo PSDB, teria fechado contratos ilegais com a francesa Alstom, em um esquema de cartel de trens e metrôs do estado de São Paulo. Venâncio também é ex-diretor da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ambos são acusados de improbidade administrativa pelo Ministério Público do Estado.
 
Só entre 2006 e 2007, Moreira da Silva detinha um saldo de 3,032 milhões de dólares, o equivalente hoje a 9 milhões de reais. Venâncio de Araújo tinha um total de US$ 7,027 milhões, o que ultrapassa R$ 21 milhões hoje.
 
Em 1997, Moreira da Silva e Venâncio de Araújo assinaram um contrato sem licitação para a Alstom fornecer o sistema de sinalização e controle da linha vermelha do Metrô. Na época, o governador de São Paulo era José Serra (PSDB), e foi naquele ano que Moreira da Silva tornou-se cliente do banco de Genebra, identificando-se como “engenheiro do Metrô de São Paulo”.
 
A identificação “diretor técnico do Metrô de São Paulo” foi dada por Venâncio de Araújo, no ano seguinte, em 1998, quando abriu sua primeira conta no HSBC suíço. 
 
Ao ser procurado, o promotor de Justiça Nelson Luís Sampaio de Andrade, autor da ação civil pública, não tinha conhecimento dos depósitos citados no banco da Suíça, e não tinha solicitado informações às autoridades financeiras sobre as contas. O procurador cogita abrir novo inquérito para investigar enriquecimento ilícito.
 
 
Ainda que o jornal O Globo tenha dado destaque às contas das empresas denunciadas no esquema da Lava Jato, de corrupção da Petrobras, a quebra do monopólio de informação, antes exclusiva de Fernando Rodrigues, ocasionou a divulgação de mais nomes que têm contas secretas na Suíça. Tais revelações não comprovam atos ilícitos, mas pressionam investigações para descobrir se crimes contra o sistema financeiro foram cometidos nesses paraísos fiscais. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como é que é? Não entendi. Os

    Como é que é? Não entendi. Os Marinhos compraram os direitos autorais da tal lista? E também vão divulgar a conta gotas e seletivamente?

  2. Isso é que é um negócio da China

    Da matéria acima:

    “e do banqueiro Exequiel Nasser, que ficou conhecido por adquirir o Banco Econômico por 1 real, em 1996”.

    Melhor do que o prêmio de 100 mega senas, uma atrás da outra. Eu nunca tive a oportunidade de fazer um “negoção” desse em toda a minha vida. Comprar um banco por 1 real? Meu Deus, por que tu nunca olhaste para mim? Eu também sou teu filho.

     

     

  3. Caro Nassif e demais
    Como que

    Caro Nassif e demais

    Como que é??????!!!!!!!! 2

    O crápula do Fernando esconde e os mafiosos Marinhos são donos da lista e estão divulgando????

    O que será que esses que foram divulgados fizeram contra os manos???!!!!

    Saudações

    1. Surpreso, Seu Avelino; então

      Surpreso, Seu Avelino; então não sabe? Trata-se da versão midiática do “eu também quero ou vou contar prá todo mundo”.

      1. Crentes

        Gente crente – os nomes da lavajato sairam sozinhos, em reportagens detalhadas. O que está saindo agora são reportagens sem foco, cheias de nomes e casos variados. Ou o FR e o povo do Globo não sabem escrever um texto com foco definido, como meus alunos de 7º ano, ou  o que está saindo só serve para diluir o metrô e o sangue-suga, escândalos tucanos. Quando acharem outro nome ligável ao PT, eles voltam a escrever como jornalistas de novo.

  4. A credibilidade do jornalismo

    A credibilidade do jornalismo imparcial e investigativo da Globo me leva às lágrimas de tanta emoção.

    Minha expectativa é zero ao infinito.

  5. O que mais os monopólios da comunicação no Brasil apoiam

    O que mais os monopólios da comunicação no Brasil apoiam:

     

    “Grupo fascista” Revoltados Online

    O grupo é conhecido por defender o regime militar, disseminar o preconceito contra nordestinos, e contra minorias, como gays, de liderar manifestações pelo impeachment da Presidenta Dilma, e ter se associado à campanha de Aécio Neves para presidente. “É um grupo de extrema-direita, que se diz representante do povo, que está tumultuando o trabalho do Congresso Nacional”, acusou Pimenta.

    Marcello Reis postou fotos ao lado do cantor Lobão, pedindo doações em dinheiro e divulgando contas bancárias para dar continuidade à “guerra entre o Bem e o Mal”, pois “não temos ninguém por trás de nós”. Além disso, o grupo Revoltados Online comandou ameaças e impediu a entrada de diversos parlamentares no Congresso Nacional ao longo do dia.

    Quem é Marcello Reis, o fundador do Revoltados Online – Antes de iniciar o Revoltados OnLine, o fundador Marcello Reis criou diversos sites com oportunidades de negócio “incríveis”. Desde ofertas de precatórios federais, créditos de ICMS e até mesmo vendas de apartamentos no exterior. Marcello Reis possui extensa “ficha corrida” de tentativas de golpe pela Internet.

    Nas ações de Marcello Reis, é possível verificar diversos indícios de fraude. Em todos eles, Reis utiliza símbolos de órgãos do Governo tentando vincular sua imagem a instituições reguladoras, como Banco Central, CVM e Receita Federal. Além disso, alega fazer parte de uma organização formada por “renomados” profissionais Os blogs que Marcello Reis administra têm algo em comum: todos têm a palavra online, assim como o Revoltados Online.

    Sites: http://ativosfinanceirosonline.blogspot.com.br | http://precatoriosonline.blogspot.com.br| http://brasilbusinessonline.blogspot.com.br

  6. Quem sabe, nesse caminho,

    Quem sabe, nesse caminho, chegaríamos depois de um certo tempo, até a CPI do Banestado, a Operação Castelo de Areia e a Satiagraha, para ficar nos mais conhecidos?

  7. “Dois ex-diretores do Metrô

    “Dois ex-diretores do Metrô de São Paulo tinham contas na época em que foi firmado o acordo com a Alstom”

    Não estou interessado em ex diretores do Metrô.

    Que resolvam as suas situações com a PF e se danem prá lá.

    Quero os nomes  dos tubarões do  PSDB para ser usado politicamente.

    Isso que interessa.

  8. Ele não perdeu.Ele vendeu pra

    Ele não perdeu.Ele vendeu pra Globo e outrros.

         Caso muito comum pra jornalista investigativo.

          Exemplo: Uma matéria que um repórter da Globo nos anos 70/80 vendia pra vários paises.

              É que por aqui não se entende isso.

             E ATENÇÃO:

             Ele não vendeu tudo.Guarda ainda alguns coringas na manga que irá revender frpois.

               ps: Ele entrou num seleto clube privado pra assuntos investigativos. N o Brasil  centenas de jprmalistas tbm tenaram.Mas ele conseguiu por talento, esforço e se comunicar  FLUEMENTEMENTE em inglês.Restaram 3 brasileiros.. Inclusive um da Globo. E  F R foi escolhido.

                POR MÉRITO!

  9. Evidente que isso não é nada

    Evidente que isso não é nada bom. O suissleaks saiu da frigideira e caiu no fogo. Mais algumas pequenas curiosidades e nada mais será revelado, quem não vê isso? São míopes? Nada mais se pode esperar daí, está tudo dominado pela infame mão da corrupção de direita, só não se sabe a que preço. Diferente da Argentina, onde o caso HSBC e seus sonegadores já estava nos tribunais antes mesmo da famosa lista.

  10. Lista fajuta!

    Só colocaram os nomes de pessoal que está sendo processado ou condenado.  A lista dos nomes dos que não tiveram nenhuma notificação judicial, porque foram excluidos propositalmente das investigações por “falta de indicios” e outros mais, nunca aparecerá. O jornalista é um vigarista que vendeu parte da lista para a Globo, excluindo os “mui amigos e colaboradores”.

    Podemos esperar deitados pela divulgação da lista dos tubarões de verdade, aqueles que tem muitos, mas muitos mesmos milhões de dolares nas contas.

  11. Participem desta twittagem também !!

    #GloboGolpista. Líder de trend topics

    Às 23:00 desta quarta-feira (11) a hastag #GloboGolpista era o assunto mais comentado do Twitter no Brasil.

    Pouco tempo depois, a emissora caiu para o segundo lugar em número de comentários.

    Nas postagens, os internautas lembraram episódios polêmicos em que a Rede Globo esteve envolvida, como a edição do debate entre Lula e Collor em 1989, além do papel do grupo durante a ditadura militar.

    “Não esquecemos a edição Lula/Collor, a bolinha de papel, e nunca vamos esquecer a capa ‘Eles sabiam’, fora PIG, fora #GloboGolpista”, escreveu Ivaldo Moraes (@IvaldoMoraes).
    https://twitter.com/IVALDOMORAES/status/575838720764608512

    “Não vamos deixar que 64 se repita!!! #GloboGolpista”, twittou Danusi (@DanusiRodrigues).
    https://twitter.com/DanusiRodrigues/status/575841439013343232

    “A #GloboGolpista quer sangrar o governo até o fim. Sangram, na verdade, a população, a maior vítima desse ‘jornalismo’ golpista e criminoso!”, opinou Flavia Pais (@FlavinhaPais)
    https://twitter.com/flavinhapais/status/575841068907913216

    “A #GloboGolpista deve bilhões ao governo e na peroba quer derrubar um governo eleito legitimamente…SF #GloboGolpista…”, disse Ana Araujo (@Ana_tearaujo)
    https://twitter.com/ana_tearaujo/status/575841062436085761

    Veja outras manifestações, via twitter, com a hastag #GloboGolpista no link:

    https://twitter.com/hashtag/globogolpista?f=realtime&src=hash

  12.  
    [MAIS] UM ESCÂNDALO

     

    [MAIS] UM ESCÂNDALO PATROCINADO PELOS FASCIGOLPISTAS E TERRORISTAS CORRUPTOS DO PSDB!

    É verdade: as coisas já estiveram [muito] melhor para a DIREITONA!

     

    ENTENDA

    #######################

    Quem foi o deputado do PSDB que intimidou Janot para proteger Aécio?

    Janot foi intimidado por um capanga do PSDB e o povo brasileiro tem o direito de saber o nome quem foi o parlamentar que fez o serviço.

    09/03/2015 
    Por *Antonio Lassance
    *Antonio Lassance é cientista político.

    (…)
    O Estadão informou que um deputado federal funcionou como emissário para passar um duro ‘recado’ a Janot: a delação de Youssef contra Aécio deveria ser considerada como denúncia vazia, pois isso seria inaceitável para alguém que teve 53 milhões de votos.
    (…)
    O Estadão notoriamente é aliado do governador Geraldo Alckmin na disputa contra Aécio Neves pela candidatura tucana à disputa presidencial de 2018. Pouco importa.
    O que realmente importa é a verdade e que ninguém, mesmo um parlamentar, ainda que seja um deputado que acha que pode tudo, pode intimidar o Ministério Público e ficar por isso mesmo.
    Ainda mais importante é que procurador-geral da República que se preze não se deixa intimidar e nem barganha lugares em sua engaveta para esconder malfeitos de quem quer que seja.

    EM TEMPO:

    Onde é que Aécio teve 53 milhões de votos? Qualquer dia irão dizer que ele teve 55 milhões e ninguém vai entender por que Dilma com 54,5 milhões ganhou as eleições! Aécio teve 51.041.155 e Dilma 54.501.118! Quanto ao texto, sabem quando vamos saber quem foi o capanga do PSDB que ameaçou Janot? NUNCA!

    Comentário pertinente proferido por
    Dulce Cabral – 09/03/2015

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Quem-foi-o-deputado-do-PSDB-que-intimidou-Janot-para-proteger-Aecio-/4/33020

    1. Estamos Vivendo no pior dos

      Estamos Vivendo no pior dos mundos. Quando um Procurador Geral da República se deixa amendontrar por ação de criminosos, todas as leis em vigor são lançadas no lixo. A rigor, ninguém mais poderia ser condenado. A única atitude de um PGR no caso seria dar imediata voz de prisão ao criminoso. 

      1.  
        Ô prezado e consciente

         

        Ô prezado e consciente Cafezá,

        quando a PGR do Brindeiro, do Antonio Fernando, do Robert(o) Gurgel e “nas vezes” do ‘Rodrigo Moro Gurgel’ “sapeca(va) sem dó nem piedade o lombo dos petistas…
        … Aí esses pilantras Congressistas “festeja(va)m a PGR como se fosse a 8a (oitava) maravilha do mundo!

        Foi seguindo esse ‘script’ canalha que a oPÓsição mafiosa – capitaneada pelo PIG e pelo rábula psicopata – forjou ‘o domínio do fato’ do MENTIRÃO!…

        ‘Circus brasilis’!

        Perdão aos palhaços!

        E, preventivamente, perdão às meretrizes!

         

        Cafezá, concordo com você:

         

        Estamos Vivendo no pior dos mundos.

         

        É verdade:

         

        Quem (sobre)viver, verá!

         

        Felicidades!

  13. Nada mais a dizer depois dos

     Só um ser completamente alienado vai acreditar que a goebbels está fazendo jornalismo divulgando o nome desse bagrinho tucano e outros menos conhecidos. Essa lista tem que vazar geral, e não vai ser a goebbels que vai produzir prova contra si mesmo e seus protegidos tucanos.

  14. Enquanto estiver nas mãos do

    Enquanto estiver nas mãos do UOL e Rede Globo, só aparecerão os “guarus” (nem os bagrinhos aparecerão).

    Quanto aos TUBARÕES, principalmente os midiáticos, estes nadarão de braçadas na corrupção e sonegação de impostos, sem que sejam incomodados.

    No final, “TODOS SOLTOS”.

  15. Discordo da manchete, o

    Discordo da manchete, o monopólio da informação continua. O que parece é que Fernando Rodrigues quer se escorar em alguém mais forte para fazer suas divulgações. Pelo jeito, ele percebeu que sozinho ia acabar se queimando porque a visibilidade era toda dele. Ainda aguardamos a divulgação da lista COMPLETA, assim como em outros países foi feito.

    1. Foi um pequeno vazamento de

      Foi um pequeno vazamento de frodrigues, nada que um bom laxante não pudesse fazer. Essa lista deve estar fervendo de políticos, lança logo, frodrigues!

  16.  
    “…haverá uma multidão de

     

    “…haverá uma multidão de Fernandas horrorizadas com a corrupção do PT e os desvios na Petrobras.Desvios, aliás, iniciados no mesmo período em que o papai engenheiro, também sob as asas de um governo tucano, montou a milionária poupança para a filha numa conta secreta na Suíça.”Por ínclito jornalista *Leandro Fortes[*Em ‘A revoltada com conta remunerada no HSBC da Suíça’Postado em 12 mar 2015 por : Leandro FortesFONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-revoltada-com-conta-remunerada-no-hsbc-da-suica/%5D LÁ VEM O MATUTO! “Não se incomode, não”, conspícuo jornalista Leandro Fortes, um dos álibis que a “cheirosa indignada” usará para a Justiça brasileira acolher com louvor: “A poupança que o meu ‘paipai’ e eu fizemos no HSBC da Suíça representa uma reserva monetária a ser usada, exclusivamente, para a implantação e custeio de uma ONG ou Fundação cujo escopo precípuo será o de combater a corrupção no ‘Brasil Petista-Bolivariano do Lula e da Dilma’!” RESCALDO: cadê o aGRIPEno [Suína] Maia? Ah, dia 15/03/2015!…Indigitando os corruptos do Brasil!E o “Ô candidato” derrotado ‘Aécio Furnas Forever’ estará junto?…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador