Revista GGN

Assine

FHC perdeu chance de ficar quieto, por Paulo Moreira Leite

Da IstoÉ
 
 
Nem por oportunismo rasteiro Fernando Henrique Cardoso deveria juntar-se ao coral que aplaude as prisões dos condenados da ação penal 470
 
Paulo Moreira Leite
 
Em  pronunciamento, ontem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso empregou termos duros. Referindo-se às denuncias dos prisioneiros do mensalão e seus advogados, que têm críticas consistentes ao julgamento, como tantos juristas admitem, chegou a dizer: “Temos de dar um basta nisso. Chega de desfaçatez.”
 
“Desfaçatez?”
 
“ Basta?”
 
O retrospecto do PSDB e de seu governo não autorizam um discurso nestes termos.
 
FHC só manteve-se no Planalto por oito anos depois de conquistar o direito de disputar a reeleição, num esquema de compra de votos em que se demonstrou aquilo que apenas se disse sobre o mensalão de Delúbio e Valério.
 
O repórter Fernando Rodrigues publicou, já naquela época, o depoimento de um certo senhor X, que organizou os pagamentos de parlamentares. Trouxe o depoimento, gravado, de um parlamentar que assumia ter embolsado o dinheiro. No livro Príncipe da Privataria, Palmério Doria completou o serviço. Entrevistou o próprio senhor X, revelou sua identidade verdadeira e explicou que ele comprou 150 parlamentares.
 
Outro dia, conversei com um deputado do PP que assistiu ao mercado da reeleição e me disse o seguinte: “O pessoal votava a favor e na saída do plenário já tinha gente esperando para acertar o pagamento em dinheiro junto a doleiros. Não tinha erro.”
 
FHC falou em tom crítico sobre adversários políticos que se tornaram prisioneiros, enfrentando medidas duras e espetaculares de Joaquim Barbosa que receberam críticas até de outros ministros do STF. A verdade é que muitos prisioneiros da ação penal 470 foram mais próximos de seu governo do que se imagina.
 
Marcos Valério começou a se aproximar das verbas do Visanet a partir dos diretores que o PSDB instalou no Banco do Brasil durante o governo de Fernando Henrique. Foram eles, no segundo mandato de FHC,  que assinaram os primeiros contratos com a agência DNA, que seriam apenas renovados depois da posse de Lula.
 
O diretor responsável pelos pagamentos à DNA – aqueles que Joaquim Barbosa diz que foram desviados para subornar políticos – era um homem de confiança do governo Fernando Henrique, um diretor chamado Leo Batista.
 
Ele tinha esse papel no governo FHC. Seguiu na função depois de 2003. Se alguém foi tão decisivo para o esquema, seu nome não é Henrique Pizzolato, hoje foragido na Itália, mas Leo Batista. Estava acima de Pizzolato e tinha a prerrogativa de assinar os cheques.
 
FHC fez elogios às prisões ao lado de estrelas graúdas do PSDB. Uma delas era Geraldo Alckmin, cujo governo afunda-se em três gerações de governadores denunciados no  propinoduto Alston-Siemens. Outro  era o presidenciável Aécio Neves. Conforme a CPMI dos Correios, durante seu governo estatais mineiras fizeram dezenas de milhões de reais em depósitos nas contas da DNA. Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, sócios de Valério na agência, eram publicitários de reputação firmada no Estado. As relações de Cristiano Paz com Aécio se assemelham às relações de Nizan Guanaes com Fernando Henrique. Hollerbach integrou a coordenação da campanha de Aécio em 2002.
 
Um ditado popular ensina que não se deve falar de corda em casa de enforcado, mas o retrospecto mostra que há fundamento para FHC portar-se como se nada tivesse a ver com estes fatos e pessoas. Em 1997, o procurador Geraldo Brindeiro encarregou-se de enterrar a denúncia da compra de votos e a maioria tucana impediu que se fizesse uma CPI. Embora um homem de confiança do PSDB tenha sido o responsável final pelos pagamentos para a agência de publicidade do mensalão, nenhum deles foi investigado na ação penal 470. Por uma questão de hierarquia, deveria ter sido mais investigado do que Pizzolato. Pela proximidade, era um caso típico de coautoria. Sua investigação ocorreu em segredo, num inquérito paralelo, cuja existência só veio a público durante o próprio julgamento.
 
O propinoduto paulista foi investigado até na Suíça, mas é alvo permanente de um esforço para arquivar qualquer indicio e toda denúncia que possa envolver os tucanos e seus amigos. O procurador Rodrigo de Grandis recebeu oito solicitações do Ministério da Justiça para prestar esclarecimentos e não atendeu a nenhuma. O mensalão PSDB-MG está sendo investigado na primeira instância, em Belo Horizonte, com vagarosidade espantosa e metodologia diversa. Enquanto os réus da ação penal 470 não tiveram direito ao duplo grau de jurisdição, o STF autorizou que os mineiros tivessem um julgamento na primeira instância e, mais tarde, um segundo julgamento. Entre os petistas, viveu um clima de guerra civil para um pequeno grupo de condenados conseguir, após diversos lances de chantagem dos meios de comunicação contra Celso de Mello, o direito de apresentar embargos infringentes sobre uma das penas recebidas.
 
Como parece difícil de negar, a principal diferença entre escândalos tucanos e ação penal 470 é a blindagem.
 
Esse acesso assegurado à impunidade – 100% garantida até aqui na maioria dos casos – mostra que o PSDB não apenas dedicou-se às mesmas práticas que condena nos adversários, como tantos indícios confirmam, mas construiu um impenetrável muro de proteção sobre seus atos, situação que apenas eleva a gravidade do atos que cometeu.
 
Vamos combinar que não é um motivo honroso para FHC falar contra a “ desfaçatez” dos adversários.
 
Derrotado por Jânio Quadros na disputa pela prefeitura em 1985, quase ministro de Fernando Collor em 1990, Fernando Henrique pode sentir de perto os efeitos nocivos do nosso moralismo. Tem experiência demais para dedicar-se a ele.   

Tags

Média: 5 (9 votos)
41 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Dorlei
Dorlei

FHC

O FHC pode falar o que quiser, que a imprensa amiga, o PIG, jamais vai cuidar de lembrar seus leitores, já esquecidos parece, do horor que foram seus 08 anos de presidencia. 

Seu voto: Nenhum
imagem de Antonio Nonato
Antonio Nonato

Fernando Henrique, personagem

Fernando Henrique, personagem menor da nossa história.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Tonico de Santo Exupéry
Tonico de Santo Exupéry

Minúsculo

Pensando ser o "príncipe sociólogo", sequer se igualou ao pequeno príncipe.

É infimo mesmo

Ficou sendo o príncipe ébola: insignificante, mas nefasto.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Rogerio0512
Rogerio0512

Nassif deveria exibir uma

Nassif deveria exibir uma planilha com datas e valores para um comparativo entre PSDB e PT.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de carlos afonso quintela da silva
carlos afonso quintela da silva

Nunca comemorei a morte de

Nunca comemorei a morte de ninguem, mas quanto ocorrer a desta pústula humana vou fazer uma grande festa. Certamente o Brasil ficará melhor. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Sandro K
Sandro K

a mesma coisa ambos fizeram?

Deixa ver se eu entendi. O objetivo do artigo é: 1) denegrir a imagem do ex presidente FHC; 2) confessar que alguma coisa muito errada foi feita no governo Lula. Já que "Como parece difícil de negar, a principal diferença entre escândalos tucanos e ação penal 470 é a blindagem." , e só a blindagem. então o PT admite que fez os tais malfeitos? Ou seja, a menos da suposta habilidade dos tucanos  em esconder seus supostos malfeitos, reconhece-se que o PT fez A MESMA COISA? Comprou parlamentares igualzinho o PSDB? Tsk,tsk, tsk.

 

 

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Sonia L
Sonia L

Mistérios do pensamento

Por que será que há pessoas que só conseguem se incomodar ou indignar com o (suposto) mensalão e não se incomodam com todo o imenso resto tucano?

Vamos fazer uma conta algébrica?

1) Mensalão versus mensalão = 0 (não é bem assim, mas tudo bem, fica assim)

2) Nada mais versus Alstom/Siemens, Darfs, ISSs, Banestados, Banespas, Proers, Sivams, quebras de monopólio,  privatarias, compras de reeleição, engavetamentos, arquivamentos ...

= dezenas de bilhões de dinheiro claramente público sumidos (mais os lucros cessantes de já se vão décadas)

3) Resultados econômicos, estruturais e sociais tangíveis, 99% melhores, versus resultados economicos desastroso e social e estrutural = 0.

Será que falta alguma coisa na cabecinha deste pessoal?

Bem, no mínimo, informação!

Ah, sim, tem a Veja, o Globo, O Estadão, a Folha, o JN ,,,

Tendi...

Seu voto: Nenhum

Não

você não compreendeu. O que o PML quiz dizer é que o PSDB está cheio de roubalheiras com PROVAS! Coisa que o escândalo do PT foi fabricado e condenado sem provas! E que a justiça e a mídia corrupta defende, esconde e finge que não vê a roubalheira do PSDB. Entendeu agora?

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Mesquinho

Eis uma das definições de FHC. 

O que ele fez, além de festejar as prisões, foi denegrir Genoino e Dirceu. Eh, também, o que gostaria de ter feito com Lula. Ah, como esse senhor gostaria de ter podido dizer muito mais ainda se Lula estivesse entre os condenados. 

Mas como ja disse é um mesquinho e ressentido, além de retidão, falta-lha grandeza. 

E o Rodrigo de Granies ? Qual é a desse procurador ? Quem poderia dar uma cutucada na Procuradoria ? Até o Janot ja fez, pelo menos para inglês vê via imprensa, mas parece que ali, quando trata-se da corrupção tucana, não avança nunca. Eh tudo engavetado, como nos bons tempos do Engavetador Geral da Republica, de Geraldo Brindeiro.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

perdeu chance de nada... o

perdeu chance de nada... o articulista distraído é que ignora um traço genético rastreado reconhecido da personalidade fhc:

"perde um amigo, mas não perde a chance de fazer piada"

Seu voto: Nenhum

"Não há segredo que o tempo não revele, Jean Racine - Britânico (1669)" - citação na abertura do livro Legado de Cinzas: Uma História da Cia, de Tim Weiner. 

imagem de Durvalino
Durvalino

.... pois eh ai q a coisa

.... pois eh ai q a coisa engrossa!  

o povo brasileiro estah tao mal representado q nao ha a quem recorrer, ou no maximo recorrer a um so Homem: Joaquim Barbosa.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Juro que tentei criar uma

Juro que tentei criar uma espécie de cartilha bem simples onde as falcatruas do governo FHC ficariam

bem assinaladas e provadas. Com uma cópia prévia fui a rua para testar... muitos ficaram horrorizados

mas as questões paravam em uma pergunta quase que  insistente  vinda do outro lado: Quem foi FHC ?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Aposto que quando o Azeredo

Aposto que quando o Azeredo for preso, o Lula não falará nada. Aí está a diferença entre quem está tranquilo sobre o seu papel na história e outro que não se conforma.

O FHC bem que poderia tentar adquirir um pouco de grandeza no final de sua vida. Mas está dificil einh? 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Juliano Santos

imagem de Marly
Marly

É exigir demais!

É exigir demais desse senhor ridículo, que por falta de vergonha e auto crítica, esquece o mal que fez ao país e, esquece também que chefia os políticos que estão sob suspeição de corrupção talvez de bilhões. Nós não somos bobos.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de wendel
wendel

  E A MÚMIA,

http://4.bp.blogspot.com/-iJVXpa-LPK4/UZpuByrBnaI/AAAAAAAAD7Y/EM3RmMDoPhk/s1600/privatZehsI.jpg

 

E A MÚMIA, FALOOUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PORQUE NÃO TE CALAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de mello
mello

O  ancião  não  tem  o 

O  ancião  não  tem  o  mínimo  respeito  pela  sua  própria  figura,  o que representa  ser um  ex-presidente...

     Assemelha-se  àquele traficante que vê um inocente ser preso no seu lugar e fica gozando-o  do lado de fora  da prisão,  com  caretas e gargalhadas....Pobre  coitado!

   Mais  culpados  ainda  são  seus  falso  amigos e os parentes  que  não o impedem  de desempenhar  esse  triste  papel....Será  que  atribuem  esse  destempero  a  alguma  doença  relacionada à idade  do  paciente ?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de JorgeLuis
JorgeLuis

FHC pode falar o que quiser

Ninguém aqui está pregando censura a FHC. Paulo Moreira Leite também não.

Ele pode falar o que quiser.

E qualquer um tem o direito de apontar seu extremo cinismo. Liberdade de expressão, certo?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira

Paulo Moreira Leite alega que

Paulo Moreira Leite alega que o contrato da DNA com o Banco do Brasil foi assinado ainda no governo FHC. O que ele omite é que após o início do governo Lula ele foi renovado com aumento expressivo do valor, enquanto as outras agências tiveram a participação nas verbas publicitárias do banco reduzida.

Isso não ocorreu apenas no BB.

Após o início do governo Lula, as agências de Marcos Valério tiveram expressivo aumento em todo o governo, inclusive na Câmara.

A SMPB, por exemplo, teve 3 aditivos em 15 meses, e passou de 9 para 21,8 milhões, na gestão do João Paulo Cunha.

Seu voto: Nenhum (15 votos)
imagem de Antonio Carlos da Silva
Antonio Carlos da Silva

Nada a ver

Segundo auditoria dos òrgão de controle e fiscalização,  os serviços contratados foram prestados, nenhuma ilegalidade

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Qual a parte de "o senhor Leo

Qual a parte de "o senhor Leo Batista, tucano, nomeado por FHC, manteve-se na função durante o governo Lula, e estava hierarquiamente acima de Pizolatto" que voce não entendeu?

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Juliano Santos

O problema não foi de

O problema não foi de entendimento, foi de má-fé.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira

O aumento de participação das

O aumento de participação das empresas de Marcos Valério no governo não ocorreu apenas no Banco do Brasil, mas em vários órgãos da administração federal.

Em relação ao "senhor Leo Batista" no BB, a responsabilidade pelos atos por ele praticados após 2003 é do governo Lula, que o manteve na função de confiança, em um alto posto de hierarquia.

Uma função deste tipo, acima do pizzolato na hierarquia, não fica por "inércia", por acaso. Se ele ficou na função, foi por uma decisão do governo Lula.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de pierre
pierre

Fernando Henrique e seu

Fernando Henrique e seu candidato, Aécio, são subproduto de aterro sanatário de lixo hospitalar, no popular, CHORUME.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de NALDO
NALDO

E o escandalo da secretaria

E o escandalo da secretaria da educação referente á bolsas de estudo? Já enterraram? Era um pepa de 700 milhõezinhos só, a diferença entre uns e outros são os valores.

Seu voto: Nenhum
imagem de Zanchetta
Zanchetta

É isso aí... só petistas

É isso aí... só petistas podem falar de psdbistas... o contrário nunca!!!! Isso é democracia...

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Se esse blog é

Se esse blog é antidemocrático, o que faz um democrata de extirpe aqui ? Vá ler outros onde impera a democracia, sô !

Seu voto: Nenhum (2 votos)

lenita

ai que vergonha do Varti!!!

ai que vergonha do Varti!!!  Em que mundo vc vive??  Lilliput?? Quer dizer que ninguém fala mal de ptista??  Quer dizer que ninguém abre a boca para falar mal do PT?  Quer dizer que a midia não malha o partido diuturnamente?  E se o PT fizer isso- falar mal dos  psdibstas- vira um quiprocó?  Zanchetta, vá ver se o FHC tá lá na esquina....te esperando com um buquê...pelo visto,  rolou uma paixão brava!!!

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Não, Zancetta, de jeito

Não, Zancetta, de jeito nenhum, fale voce também dos psdebistas. Diga quais suas impressões sobre tudo que o PML relatou. Voce leu com atenção?

O FHC, na sua opinião, tem moral para falar sobre a moral dos outros? 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Juliano Santos

imagem de Vito
Vito

Taí o panfleto da direita

Taí o panfleto da direita golpista que não nos,deixa mentir:  http://migre.me/gHymF

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de P.R.Plexo
P.R.Plexo

Puxa!

52 x 8 = 416.

12 é o que vc tem de melhor?

Noossa! Que anti-campanha, hein?!

Acho que queriam derrubar o FHC!

Qualquer merreca te convence facinho, não?

Por isso a Veja propagandeia para seus leitores.

A noticia pré-analisada pra você!"

Nem precisa pensar.

Só ver...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de armando botelho
armando botelho

Sem querer ser advogado do

Sem querer ser advogado do diabo , mas acho que o FHC , de cima dos seus mais de oitenta anos como Brasileiro , tem direito de dizer o que bem lhe convier, e quem se sentir ofendido logicamente tem todo o direito de ir a justiça , graças a Deus vivemos em plena democrácia dentro do império da lei.

É evidente que nossa justiça precisa melhorar , assim como as outras instituições , mas por pior que seja tem que ser respeitada e não ser criticada e desqualificada sistemáticamente como vem sendo feito pela militancia ptista . Todos sabemos o quanto doeu os anos de chumbo do qual nos livramos a pouco tempo .

Então amigos ptistas mais temperança e calma , novas eleições estão ai na bica , e esta festa da democrácia é uma oportunidade para espurgar os fantasmas da nossa vida pública e colocar gente inteligente comprometido principalmente com as reformas que estão engavetadas a anos , atrasando o desenvolvimento de nossa pátria .

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Emocionado Septuagenário
Emocionado Septuagenário

Também acho que ele tem o

Também acho que ele tem o direito de falar o que quiser. Como nós.

Mas debaixo (e não do alto) dos seus 80 anos de trairagem, usando o direito de desprezar seu povo, este também tem o direito de lhe desprezar.

Direitos iguais.

Pena que os efeitos não o sejam.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Pronto...abriram a porta do

Pronto...abriram a porta do Pinel!!!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de armando botelho
armando botelho

Ou minha amiga Dê !  Vamos

Ou minha amiga Dê !  Vamos ser mais cortêz e gentil , não custa nada e eleva o espírito . O açodamento  e a virulencia desqualifica o ser humano na sua essência que  é a tolerancia com o seu semelhante . Aqui não temos pinel , mas se tivessemops teriamos que procurar entende lo , pois os deficientes mentais ,são os que mais precisam de nossa ajuda . Saudações amiga do Botelho.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Liberdade de expressão dos dois lados

Botelho, quem falou que FHC não tem o direito de falar? Claro que ele tem.

E qualquer um (no cso, foi o Paulo Moreira Leite) tem todo o direito de responder e apontar o cinismo da fala de FHC.

Liberdade de expressão dos dois lados, sacumé?

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de armando botelho
armando botelho

Que bom que seja assim , né

Que bom que seja assim , né Caludio?  No dia em que não for possível mais falar livremente , é o fim  ou o princípio do mesmo.

Agora criticar a opinião do outro ainda é melhor ainda ,sem parcimônia mas com o devido respeito . Assim fica muito melhor , agora o ruim mesmo é ficar colocando todas as desgraças na conta da mídia e "daszelites".

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Caboclo Respeitadô
Caboclo Respeitadô

Gentileza gera Gentileza

Poizé, Botelho, mas acredite que ele tem de nós muito mais respeito do que ele teve por nós.

Ele solto e o Genoíno na cadeia, com a mesma liberdade de usar sua boca de ostra, que ainda consegue sorrir com a prisão de gente que pensou dividir lutas e palanques com ele ...

O direito dele é (escolha uma): deprimente, vergonhoso,  revoltante, patético, desprezível, ...................?

 

 

PS: Quanto a "conta da mídia e da zelite", é uma "pindura" de 500 anos, onde quem sempre pagou (a nossa e a deles) fomos nós. Tá na hora de cada qual pagar a sua, Não precisa nem queremos mais que isso.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

E o sr. representa quem ? A

E o sr. representa quem ? A mídia ? Azelites? ou os Zé Manés mesmo ?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

lenita

imagem de armando botelho
armando botelho

Com certeza absuluta não

Com certeza absuluta não represento as pessoas mal educadas , que ao invéz de debater agridem  , claro que não é seu caso minha cara Lenita . Mas aqui represento o contraponto e o direito de divergir e dar minhas opiniões , pois considero este espáço o melhor para se debater.

Saudações .

Seu voto: Nenhum

devia estar junto com a turma da papuda

vagabundo lesa pátria. fhhc quebrou o país roubou escancaradamente e comprou o congresso para garantir a reeleição!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Brasil, há muito pra temer!

A vida é curta demais para se beber cerveja barata!!

A folha é contra a corrupção no pt, no psdb não!!!

 Frede69

imagem de Ivan Arruda
Ivan Arruda

Deve ser TOC. Ou seria

Deve ser TOC. Ou seria distúrbio de caráter? Não tem cura...

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de alfie
alfie

Desconstruindo FHC

Finalmente, um artigo desconstruindo FHC em um aspecto que muitos apontam nele, mas que não existe: a elegância. OComo apontei há dias, FHC deveria ficar de boca calada quando se trata de Justiça. Ele, que em 8 anos de presidência, teve 8 ministros da Justiça (se não foi mais), sendo um deles o senador Renan Calheiros. OU seja, é evidente que FHC e seu partido no governo, não se preocuparam em trabalhar pela Justiça, pela evolução do Judiciário. Agora, com os fartos exemplos apontados por Moreira Leite na Isto É, fica mais que claro que FHC não tem moral para falar o que disse. Nesse momento de tantos escândalos vindos de SP, da gestão Kassab (cria de Serra), do caso ALston e do caso do metrô (todos em 3 governos tucanos), da lamentável condição da políkcia paulista mal paga e mal preparada, FHC jamais poderia bancar o moralista, como fez. Lamentável.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

(Sem título)

http://4.bp.blogspot.com/-iJVXpa-LPK4/UZpuByrBnaI/AAAAAAAAD7Y/EM3RmMDoPhk/s1600/privatZehsI.jpg

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Desfaçatez, desfaçatez,

Desfaçatez, desfaçatez, safado. Sem qualquer condição moral ou ética para criticar quem quer que seja. Apenas o episódio da releição já o condenaria. Porque não te calas?

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.