Funcionários do Ipea repudiam nomeação do novo presidente

Jornal GGN – Através de nota, a Associação dos Funcionários do Ipea repudiou a troca na presidência do instituto, que foi assumida por Ernesto Lozardo, no lugar de Manoel Pires. A Afipea diz que os servidores foram surpreendidos com o anúncio e lamenta o “fato da substituição de um servidor de carreira do Ipea”. Para a associação, é “inaceitável” que uma instituição de pesquisa conhecida por sua excelência seja tratada com “tamanho descaso”, afirmando que o afastamento de Manoel Pires representa um “profundo desrespeito” em relação à instituição. Funcionário de carreira do Ipea, Pires foi nomeado no último dia 16 de maio. Ele também foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda na gestão de Nelson Barbosa.

Novo presidente do Ipea, Ernesto Lozardo é economista e professor da Fundação Getúlio Vargas.  Ele foi secretário de Planejamento e Economia do Estado de São Paulo e ­presidente da Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp) na primeira metadae dos anos 90, além de diretor da Caixa Seguros entre 1999 e 2002. Após tomar posse, Lozardo afirmou que o equilíbrio fiscal é fundamental para o crescimento econômico, e também falou sobre a necessidade de atrair investimentos estrangeiros.

Leia a nota da Afipeia abaixo:

GOVERNO TROCA A PRESIDÊNCIA DO IPEA

Medida surpreendeu os servidores da instituição
 
A Afipea e os servidores do Instituto foram surpreendidos no final da tarde de ontem com o anúncio da troca de presidente do Ipea. O governo dará posse hoje, às 10h, ao Sr. Ernesto Lozardo.
 
A entidade lamenta o episódio e o fato da substituição de um servidor de carreira do Ipea, compromissado com excelência técnica e com relevantes serviços prestados ao Estado brasileiro.
 
Diante dos fatos, a diretoria executiva convoca os servidores para uma reunião às 11h no auditório do 12º andar, do edifício do Ipea, em Brasília.
 
Nota de Repúdio
 
Consideramos inaceitável que uma instituição de pesquisa e avaliação de políticas públicas, conhecida por sua excelência e comprometimento com o desenvolvimento do país, seja tratada com tamanho descaso. Frente à destituição do presidente do Ipea, a Associação dos Funcionários do Ipea vem a público manifestar integral solidariedade a Manoel Pires e enfatizar o profundo desrespeito que seu afastamento representa em relação ao Instituto. 
 
Diretoria Executiva da Afipea
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Funcionários do IPEA, da CGU,

    Funcionários do IPEA, da CGU, estudantes de escolas públicas, todo mundo se sentindo co-donos da coisa pública.

    Parece que nossa democracia está melhorando, apesar dos golpes.

    1. Melhorando? É um

      Melhorando? É um estilhaçamento do Poder em ilhas, nenhum Pais é dirigido dessa maneira, so falta os soldados escolherem o general, a culpa é do PT com seus coletivos, orçamentos participativos,  republicanismos, movimentos sociais, o poder espatifado em cacos caindo pelo chão. Sem centralização do Poder nenhum Pais sai do chão,

      Getulio Vargas mandou queimar as bandeiras dos Estados e escolhia cada Prefeito do Pais, foi o apice da centralização do Poder,  quando o Pais se tornou fortissimo para lutar na Europa, nos estamos chegando no ápice do fracionamento do Poder com cada patota querendo escolher o cacique mas quem paga a conta é a população, não é o cacique deles.

      Losardo está longe dos economistas de minha preferencia, acho-o convencional e nada criativo mas essa dos funcionarios escolherem o presidente do orgão é absurdo, isso é prerrogativa de Governo, o IPEA não é auto financiado, sua folha depende do Tesouro que lhes paga os salarios, o IPEA está a serviço da sociedade e não dos funcionarios.

      1. É, caro e ilustre André, como

        É, caro e ilustre André, como sói acontecer, discordamos. E sempre no mesmo ponto, me parece: centralização x descentralização de tudo, poder econômico, poder político, responsabilidade e sua filha, a liberdade.

        Agora, militar é outra história. A base do militarismo é a hierarquia. Mas como dizia o Geraldo Vandré em Disparada, já com gente é diferente… ops! com civil é diferente.

         

        O cara que desistiu de ser lugar-tenete porque descobriu… o que?

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=82dRs2z6iQs%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador