Governo e justiça da Bahia se rendem à PM

 
Jornal GGN – Nove policiais da Bahia foram absolvidos da morte de 12 jovens, ocorrida em fevereiro deste ano, no bairro da Cabula, em Salvador. Os rapazes foram assassinados poucos dias antes do Carnaval, e a polícia afirma que eles eram suspeitos de planejar um ataque a um caixa eletrônico. Outros seis suspeitos foram feridos. Todos os mortos eram negros e somente dois deles tinham passagem pela polícia. Os PMs alegaram legítima defesa e as mortes foram classificados como “autos de resistência”. 
 
Da Folha
 
Policiais da BA são absolvidos de morte de 12 jovens negros
 
Os nove policiais envolvidos na morte de 12 jovens em fevereiro deste ano no Cabula, bairro de classe média baixa em Salvador, foram absolvidos do crime de homicídio em decisão na primeira instância. A decisão cabe recurso no Tribunal de Justiça.
 
Os 12 rapazes foram mortos dias antes do Carnaval. De acordo com a polícia, eles eram suspeitos de planejar um ataque a um caixa eletrônico e, ao serem surpreendidos, reagiram e acabaram mortos.

 
Outros seis suspeitos foram feridos e um policial foi atingido por um tiro de raspão.
 
Conhecido como “chacina do Cabula”, o caso ganhou repercussão dentro e fora do país, já que todos os mortos eram negros e só dois tinham passagem pela polícia.
 
Os policiais alegaram legítima defesa e classificaram as mortes dos jovens como “autos de resistência”.
 
Promotor responsável pelo caso no Ministério Público da Bahia, David Gallo não atendeu às ligações da Folha.
 
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para o bem do Brasil, da raça

    Para o bem do Brasil, da raça negra e de brancos pobres,o país deveria seguir o conselho da OEA e extinguir as PMs.

    A extinção deveria ser gradual, num prazo máximo de 20 anos. Em seu lugar deveria ser criada uma nova policia com um contigente menor, mais equipadas com novas tecologias. Policiais bem treinados com um bom salario, compatível com a função.

    Ainda tem uns comentaristas que ficam com blá,blá,blá de teoria de raça/cor.

    Seria bom vocês ensinarem para essas PMs a diferença entre raça/cor.

    1. Mas esses racialistas são

      Mas esses racialistas são mesmo especializados em falar bobagens…rs

      Primeiro que a policia não é escandinava ( principalmente a baiana rs )

      Segundo que isso não tem relação alguma com raça ( até pq raça é construçã politica para imbecis de diferentes matizes ideologicas apoiar ) 

      Terceiro que o formato Militar não TEM RELAÇAO alguma com falta de eficiencia ou melhor trato, por acaso esses panacas que falam mal da PM acham que a Policia civil é melhor do que ela?

      Tenha dó…rs

      1. Enquanto isso a PM que não é

        Enquanto isso a PM que não é scandinava, mata jovens preto, como a mesma eficiência da policia scandinava.

        Putz ! E tome teoria e blá, blá, blá.

        Enquanto isso a  nossa juventude negra está sendo exterminada pelas PMs

        Mas isso não quer dizer nada, o mais importamtes são as teorias racialistas ou qualquer nome parecido.

        Raça/cor, cor/raça … e toma-lhe bala neguinho !

  2.  
    Enquanto a  sociedade

     

    Enquanto a  sociedade brasileira mantiver esses bandos de criminosos fardados. Organização militar estatal,  que atua como verdadeiros grupos de terroristas  chapa-branca. Claro, que às elites, e aos seus comandantes, não é nada disso. Entretanto, para aqueles que sempre estiveram na outra extremidade do chicote, não pensam assim.   Nós sabemos, aliás, os coroneis também sabem que são adestrados  como cães de guarda para proteção exclusiva do patrimônio dos ricos.

    Para tal, são adestrados como se fossem pitbuls. Treinados  para aterrorizar,  maltratar, escorraçar, e matar jovens pobres.  Não é de hoje que as polícias, em especial as PMs, ousam  desafiar  governantes não simpáticos aos seus métodos racistas e anti-povo.  Já no final dos anos 80, o baiano Waldir Pires se elege governador da Bahia após infligir portentosa derrota eleitoral  no bandido e ditadorzinho de merda do acm. Aliás, tipo idolatrado na caserna.

    Pois bem, logo após a derrota acachapamte de seu ídolo, por pura e irônica coicidêncua, a PM trata de arrumar uma violenta e desastrada ação da qual resultou no sequestro e desaparecimento de um morador acusado, Jorge Floquet, num caso similar a esse do afamado Amarildo da favela do Rio de Janeiro.

    Para os companheiros do Blog que não residem na Bahia, vale, ler o artigo abaixo, da jornalista Rosane publicado em 2008. Convém destacar, que ainda hoje, passados dois anos do novo governo de Ruy Costa do PT após aplicar, às forças remanescentes do bandido acm a terceira derrota consecutiva. Mesmo assim, a PM baiana continua em guerra não declarada contra o povo pobre e preto da Bahia.

    Cada vez matam mais e fica tudo por isso mesmo. A não ser quando acertam por engano um filhote de papai…ai o caldo entorna. Mas, logo colocam um pano quente…de resto, ocorre em todo o País, onde atua uma guarnição de celerados. Salvaguarde-se com as devidas resalvas, todas as exceções de regra. E o PT, mesmo sendo governo, ainda tem medo que se pela de puliça.

    Orlando

     

    COISAS ESTRANHAS

    Rosane é jornalista baiana atualmente residindo em Boston, USA

    Rosane Santana  06/06/2008 às 11:53

      Coisas estranhas andam acontecendo na Bahia na área de Segurança Pública, depois que saiu de cena o grupo político ligado ao ex-senador Antônio Carlos Magalhães, que governou o Estado nos últimos 16 anos, colocado na oposição por uma derrota acachapante, similar a de 1986, quando Waldir Pires venceu Josaphat Marinho, por uma diferença de 1,6 milhão de votos.

    Aumento de violência, tráfico de drogas crescente, insegurança nas ruas, tudo que apavora a classe média e cria um ambiente de terror incompatível com a prosperidade econômica dos negócios e o bem-estar da população, diriam os estudiosos e observadores da cena.

     A julgar pelas notícias que capto pela Internet e em conversas, pelo telefone, com amigos, a Região Metropolitana de Salvador virou, em pouco mais de um ano do novo governo do Estado, responsável pela Segurança Pública, local de decadência, banditismo e abandono. Curioso é que Jacques Wagner manteve intacto o comando da Policia Militar herdado do antecessor.

    Em ano eleitoral, não precisa ser expert em marketing político para saber que esse ambiente é propício a um revival na cabeça do eleitor. Ressalte-se que já tem até candidato a prefeito batendo nesta tecla, aproveitando-se do medo da população, que não distingue competências entre os poderes, e quer uma solução para o problema.

     Essa história tem um clima de d`eja´ vu. Em 1986, o desaparecimento de um trabalhador na periferia de Salvador, com a participação de policiais militares no crime, que ficou conhecido como “Caso Floquet”, permanenceu como uma sombra no governo de Waldir Pires, político cuja trajetória, e a da mulher dele, Yolanda Pires, ja falecida, sempre esteve vinculada a luta pela democracia e os direitos humanos no Brasil e na Europa, onde o casal viveu alguns anos.

    Pouca gente se recorda, mas a depredação permanente, por “vândalos”, de escolas públicas reformadas e de novas escolas construídas foi ato contínuo no governo Waldir Pires, parecendo uma ação orquestrada. Por que a educação? Porque o investimento na melhoria educacional sempre foi uma bandeira histórica do contingente político situado à esquerda, assim como um tratamento diferenciado na Segurança Pública, onde pobres sempre foram vítimas da polícia.

    Esta semana, a Secretaria Estadual de Justiça, responsável pela administração dos presídios, foi surpreendida por uma ação da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério Público, que apreendeu dinheiro vivo, cocaina, armas e celulares na cela do traficante “Perna”, há oito anos no local. A titular da pasta, a brilhante advogada Marília Muricy, uma das mais atuantes profissionais em defesa dos presos políticos na Bahia, nos anos 1970, cujo escritório, na Cidade Baixa, frequentei algumas vezes na companhia do amigo comunista Hamilton Calestino, não teria sido informada da operação.

    Entre outros objetivos, a ação na Lemos de Brito teria a intenção de derrubar Marilia Muricy. Por que?

    Os problemas da população carcerária da Lemos de Brito na Bahia vêm de longe, entra governo e sai governo. Não faz muito tempo, no governo Paulo Souto foi descoberto um condomínio improvisado, com 76 casas, construído em terreno daquela instituição, onde residiam 114 presos condenados a regime fechado, sem autorização do Poder Judiciário. Pode? A situação do traficante “Perna”, por que só agora é denunciada, ou querem fazer crer que há oito anos no local ele tem se comportado como um bom moço?

     Sem medo de ser feliz, acho que o governador Jacques Wagner faria muito bem em solicitar uma intervenção federal, aliás como já defendida na Assembléia Legislativa, na área de Segurança Pública, para assegurar a ordem e abrir caminho a uma investigação nas polícias militar e civil, coibindo os desmandos e a corrupção que atinge parcelas dessas corporações.

    Sem uma ação enérgica no setor, o governo corre o risco de ficar refém de uma situação que só tende a se agravar, com resultados que, seguramente, vão comprometer a sua credibilidade. Alguém tem duvida?

     

     

  3. e logo na Bahia…..

    Aonde  a  população afrodescendente representa  quase 80% do total  !!

    Imagina  em SC  aonde  não representa nem 10% !!!!

    Aí fica difícil !!!

  4. Esses são aqueles policiais

    Esses são aqueles policiais que foram comparados a jogadores de futebol, que ao verem a bola quicando na área têm que chutar em gol sem pensar ?

  5. ” Auto de resistência “

     1. Quantos PMs morreram ? Resposta : Nenhum

     2. Quantos foram feridos ? Resposta : 01 – um “possivel” tiro de raspão na cabeça, impossivel de comprovar o tipo de projetil que o feriu.

     3. Quantos projeteis  de pistola .40 e de smtr 9,0 mm, o IML retirou dos corpos dos 12 mortos : 88

     4. Quantos dos mortos tinham residuos de disparos nas mãos : 4

     5.  Varias das 12 vitimas foram atingidas nas mãos, braços, antebraços, e laterais do corpo – ferimentos defensivos., alguns com disparos fatais no cranio, em sentido de cima para baixo.

     6. Quantos dos 12 tinham “passagens ” : 2

      Auto de resistência a prisão ? 

      Fala sério !!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador