A parcialidade do Grupo Folha-UOL no esquema de corrupção dos auditores

Sugerido por Assis Ribeiro

por Igor Carvalho, Blog do Rovai

Há um constrangimento entre repórteres e editores no grupo Folha-Uol com relação à cobertura que está sendo realizada por essas redações no caso do esquema da quadrilha formada por auditores da Prefeitura de São Paulo que pode ter desviado mais de 500 milhões de reais dos cofres públicos.

Desde ontem este blogue conversou com quatro jornalistas dessas redações e todos, com um ou outro detalhe diferente, confirmam a tese que me foi levantada por um deles. De que este é um “caso do Otávio Frias”. E de que ele teria dado a seguinte ordem: “não importa o que aconteceu antes, importa saber a corrupção nesta gestão”.

Três deles confirmam que há gente trabalhando para que a cabeça de ao menos de um petista seja cortada do governo antes do final do ano. Um disse que acha que há equívocos na cobertura, mas que considera isso parte “da teoria da conspiração”.

O fato é que hoje o jornal Folha de S. Paulo traz como manchete de hoje a seguinte frase: “Prefeito sabia de tudo, diz fiscal preso, em gravação”. Quem é o prefeito de São Paulo? Haddad, claro. Kassab é ex-prefeito. E Kassab tem nome. E o nome dele poderia muito bem substituir a palavra prefeito. Ou se a Folha fosse ao menos um pouco correta, a de ex-prefeito.

Quem apenas passou pelas bancas e viu a manchete, passará o dia com a certeza do envolvimento de Fernando Haddad no esquema de desvio do Imposto Sobre Serviços na Prefeitura de São Paulo.

Na versão online da notícia, a Folha mantém o tom. E até o terceiro parágrafo do texto o leitor não é sequer informado sobre quem é o “prefeito”.

Já o G1, das organizações Globo, deu o seguinte título: “Kassab sabia de tudo, diz acusado de chefiar fraude em telefonema gravado”.

O trecho transcrito da gravação do telefonema de Ronilson Bezerra Rodrigues , que seria um dos chefes da quadrilha, é o seguinte:

“É um absurdo. Paula, tinha que chamar o secretário e o prefeito também, você não acha? Chama o secretário e o prefeito que eu trabalhei. Eles tinham ciência de tudo.”,

A Paula citada é Paula Sayuri Nagamati, que teve seu depoimento do dia 31 de outubro à promotoria revelado. Ela teria dito neste dia que só sabia que Ronilson teria dado dinheiro ao secretário Donato. Ou seja, não se recordava deste telefonema de Ronilson, onde ele provavelmente se referia a Mauro Ricardo, de quem ela foi chefe de gabinete. E ao ex-prefeito Kassab.

Paula, ao que tudo indica, também fazia parte do esquema. E foi à promotoria para tentar salvar Ronilson e seus parceiros. Por isso batucou o nome de Antonio Donato no depoimento. Na tática diversionista da quadrilha, era preciso achar alguém do PT para tirá-los do foco.

A relação de Paula e Ronilson é bastante comentada na sede da prefeitura de SP. Este telefonema revelado ontem não seria o único grampeado de conversas entre eles. Existiram outros que revelariam um nível bem mais alto de intimidade.

Mas quando Paula foi exonerada ontem, qual foi a cobertura do UOL? Tentou transformá-la em vítima e depois forçou uma manchete absurda para mostrar que o secretário de governo da Prefeitura perdera a confiança do prefeito.

O UOL manchetou que Haddad afirmara que a situação de Donato era delicada. E anunciava que isso seria uma mudança de posição. Ou seja, o ex-presidente do PT estaria na marca do pênalti. O que corroboraria a tese de que tudo não passaria de mais uma lambança petista. E de que Serra, Kassab e Mauro Ricardo Dias, que agora trabalha com ACM Neto, em Salvador, e que diretamente ou indiretamente comandou a pasta da Finanças de São Paulo nos últimos 8 anos, eram inocentes.

O grupo Folha-UOL decidiu que é preciso transformar o escandaloso caso de mais de 500 milhões de reais de desvio de ISS da prefeitura para o bolso de agentes públicos nos governos Serra-Kassab em um crime do PT. E isso coloca-o sob suspeita.

Por que a família Frias decidiu operar neste sentido? Quem  quer preservar? O que pode surgir deste escândalo que os faz se comportar jornalisticamente de forma tão escandalosamente absurda? Por que o nome de Mauro Ricardo, o todo poderoso das Finanças de São Paulo nos últimos anos sequer é citado? Por que a Folha esconde Serra e Kassab?

O prefeito Haddad pode processar e pedir retratação para a Folha por tentar incriminá-lo de forma leviana na manchete de hoje. Injúria e difamação não fazem parte dos direitos de qualquer jornal ou jornalista. E deve se preparar para o que vem pela frente, porque a manchete de hoje deixa claro quem é o verdadeiro alvo da operação pega PT.

PS do Viomundo: Eu, Azenha, escrevi que a Folha ia botar um ovo da direita por dia até a eleição de 2014!

http://www.viomundo.com.br/denuncias/igor-c.html

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olha, essa história pode até

    Olha, essa história pode até ser verdade mas, e daí? A FSP faz isso desde antes da 1ª eleição do Lula e os resultados já sabemos. É claro que se for verdade mostra um descompromisso total com a democracia, além de faltar com o mínimo de objetividade jornalística que se espera de quem tanto se vangloria do profissionalismo. 

    De qualquer maneira, cada um de nós, quando lê uma notícia da FSP relacionada com sua área de competência profissional já sabe que vai encontrar desconhecimento e tendenciosidade. E agora essa fantástica contratação dos cães de guarda da extrema direita para serem colunistas. Portanto, esperar alguma coisa diferente dos caras é procurar pelo em ovo. 

    Acho mais produtivo esquecê-los, mas reconheço que para jornalistas profissionais isso talvez seja impossível.

    1. Alias hoje pode-se dizer que a FSP é

      mais desonesta que o diário do partido comunista françês, “L’ Humanité”, nos anos ’70. O que não é pouca coisa!

  2. Isso aí tá com cara da máfia

    Isso aí tá com cara da máfia do IPTU. O grupo tem prédios em lugares bem valorizados não é?

     

    O IPTU deve ser caríssimo. Pelo menos para os outros mortais. 

  3. Não há duvidas quando a opção

    Não há duvidas quando a opção do Grupo FSP pelo investimento imobiliario. Eles certamente se encontram no rol das construtoras suspeitas, ou sustentos por algumas delas. O papel que desempenham como imprensa cada dia que se passa fica mais sujo. Imprensa marrom da pior qualidade. 

  4.                Perderam

                   Perderam completamente a vergonha. Não tem nada não, vão ter que nos engolir até pelo menos o final de 2018.

  5. BANDIDOS

    Não há outra palavra que não “BANDIDO” para adjetivar o PIG! O PIG pode até não ser partidário ( em São Paulo é ) mas é NEOLIBERALISTA e portanto contra tudo que é TRABALHISTA, como este governo do PT que mudou o País. Neste governo ao menos 80% da população melhoraram ( inclua-se aqui os neoliberais e COXINHAS comandados pelo PIG ). No governo Neoliberal apenas 20% a 25% é que progrediam! Tudo melhorou e, se alguma coisa não melhorou, pior não ficou, exceto nos estados governados pelos TUCANOS ( SP/MG/PR ao menos ). Em São Paulo, em 1995, ano em que os tucanos subiram ao poder, a educação, a segurança, a saúde eram melhores; a situação dos professores, dos policiais enfim, da maioria do funcionalismo eram muito melhores! Os black Blocs e/ou PCC eram bebês ou estavam nascendo ( em 1995 ). O Brasil nos últimos 12 anos, melhorou muito; o estado de São Paulo, NÃO!!!!!!! Ao que consta MG está quebrado; no Paraná, o PSDB provavelmente perca a eleição! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!! 

  6. O Haddad  continua passando a

    O Haddad  continua passando a impressão que não tem medo dessas “caras feias” sacramentadas,

    não duvidem , se ele tiver  como  enquadrar a  “folha  ira faze-lo, já sabedor de  que tentarm armar e plantar

    duvidas sob a conduta dele e membros de seu governo.

     

  7. Falha

    Publicando a correção com visibilidade, inclusive na Primeira Página, como determina o “Manual da Redação” em casos de “gravidade excepcional”. Certo, Suzana?

  8. Porque será que o Otavinho protege o Serra?

    A Suzana vai dar um puxãozinho na orelha dos rapazes que fazem as manchetes. E pronto tudo bem. A Falha é um jornal super moderno, é o unico do país que tem ombusman, no caso ombuswoman.

    Essa tal Paula, que dizem ser amante do tal Ronildo, me lembra o ex-presidiário e “empresário” que teve 10 minutos no JN para acusar a ex-secretária da Dilma às vésperas da eleição. A credibilidade das fontes do pig é um espanto.

    Esperemos que o Haddad não seja tão solicíto quanto a Dilma, que deu todas as cabeças que o pig pediu (acho que menos o Pimentel). Mesmo porque a cabeça que eles querem mesmo, a premiada, é a dele, como todos sabemos.

     

    1. As ramificações

      Pelo visto as ramificações dessa quadrilha, ( e de outras que podem existir há muito em S.Paulo), vão longe, muito longe! Que Haddad se cuide!  Pelo apoio incondicional da mídia, as ” coisas” são muito mais pesadas do que se pode imaginar.

  9. Na banca: “Tá vendo ..eitta

    Na banca: “Tá vendo ..eitta prefeito ladrão!..Mas é do Kassab que tão falando e não do haddad!?..A é?

    É tudo a mesma coisa..tudo igual! Esta situação ocorre no metrô,no ônibus , na perifa, nos jardins ,

     higienópolis  etc…. é a tática de sempre.

  10. A folha confirma

    A folha só faz confirmar que o seu, deles, serra está envolvido até o pescoço. E ela também. Deve ter tido uns descontos, sem direito a propina para o baixo escalão, é claro, e está com medo. Mas a reação da folha com o trensalão e agora com o caso da secretaria de finanças do minicipio de SP só confirma; o serra deles está envolvido.

    Vão tentar primeiro jogar algo no pt, depois passarão com toda força para o Kassab, sempre tentando preservar o cabeça do processo: seu serra. Podem confiar, nisso a folha é confiável, no banditismo.

     

  11. O Haddad já elevou o tom

    O Haddad já elevou o tom contra a imprensa e espero que ele seja um petista de verdade e tenha coragem de peitar estes crápulas mentirosos e mostra para o povo paulista e também para o povo brasileiro quem são os verdadeiros corruptos que merecem ir para a cadeia.

  12. Diálogo transcendental

    – O povo.

    – O povo o quê?

    – É o culpado por tudo ter dado no que deu. Estamos enrascados.

    – Quanto a isso, tô contigo. Mas, e o povo, o que o povo tem a ver com tudo isso?

    – Quem iria imaginar que esse povo despreparado iria eleger o poste Haddad? Ou tu achas que esse desastre estaria acontecendo se o nosso candidato tivesse chegado lá?!

    (Pano rápido).

     

     

    http://domacedo.blogspot.com.br/2013/11/dialogo-transcendental-em-sao-paulo.html

  13. Mais manipulacao

    Só que tem mais um detalhe.  A transcrição correta seria assim:

     

    “É um absurdo. Paula, tinha que chamar o secretário e o prefeito também, você não acha? Chama o secretário e OS PREFEITO que eu trabalhei. Eles tinham ciência de tudo.”

     

    Ou seja, OS PREFEITO (sic) = SERRA + KASSAB.

    Porém, com a manipulação correndo solta pra tirar o SERRA da jogada, a transcrição corrige o português para beneficiar o Serra, como sempre.

    Não somente a FOLHA, mas também o JN fez essa sutil manipulacao na transcricão.

    Att

     

  14. Tem um jornaleco em S.J. dos

    Tem um jornaleco em S.J. dos Campos chamado o vale  que deu a seguinte chamada:” Lula diz que nunca teve vergonha.” O texto se refere , óbviamente, à afirmação de Lula não se envergonhar de suas atitudes e comportamentos em sua vida pública. Até 2010, essas coisas mexiam com meu estômago. Hoje em dia, não  mais. É uma questão de mercado. O PIG tem seu público e prepara estas pérolas para seu aficcionados. Desceram do bonde da história. A única esperança deles é uma nova redentora.. Via judicial?

  15. Folha, um jornal a serviço do crime organizado

    Folha, um jornal a serviço do Brasil?

    Folha, um jornal a serviço do crime organizado.

    A que ponto nós chegamos. Alguém tem um exemplo de um escândalo dessa magnitude em algum outro país do mundo? O escândalo de uma imprensa que esconde falcatruas de criminosos com o objetivo de levá-los a governança de um país a qualquer custo? Onde estão os homens de bem do Estado mais rico da Federação? Eles não existem? Eles também concordam com toda esta patifaria? São eles adeptos da ignomínia? Do assalto ao dinheiro do contribuinte? Eles apoiam qualquer vigarista que pretenda derrotar o governo atual nas próximas eleições? Qualquer um, como insinuou o Sr. Fernando Henrique Cardoso em recente entrevista, desde que derrote a Dilma? Que infâmia!

     

  16.   André Araújo, meu querido e

      André Araújo, meu querido e culto xará, apresento-lhe o PIG: PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA.

      Você pode até concordar com os caras, mas não finja que não vê o que fazem. Pega mal pra você.

  17. A apologia aumenta

    O STF favorece um fazendeiro que ordenou assassinato concedendo-lhe liberdade até o julgamento (eles não aprendem) e a outro fazendeiro assassino concedendo-lhe o regime semi aberto. Somando-se aos fatos recentes, a banda podre e quadrilheira da imprensa continua exacerbando de seus poderes e deveres de concessionárias e despeja seus detritos diáriamente diante da nação brasileira. Qual a razão do PT, principal atingido, não patir para briga e/ou guerra? Qual a razão desses insanos e incompetentes porcalistas ficarem impunes e imunes a lei? O desespero com a perda da credibilidade, que já era duvidosa e o ódio por terem a certeza de não formarem mais opinião em nada, ao contrário, os fazem perderem cada vez mais vendas, perderem cada vez mais a pouca moral que lhes restavam, perderem a imagem e a razão, por conta do total desequilibrio mental, espiritual e moral que infestam e se proliferam em suas carcaças maquiadas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador