Ikonomidis, mais um nome do esquema serrista sob o nariz de Alckmin

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo publicou, nesta quarta-feira (22), a reboque do Diário do Centro do Mundo, o nome de mais uma figura ligada ao esquema serrista de militância virtual montado sob o nariz do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Trata-se da jornalista Cristina Ikonomidis, ex-chefe de comunicação da Secretaria de Cultura do Estado, esposa do ex-número dois da Subsecretaria de Comunicação tucana, Juliano Nóbrega. Mais um nome, portanto, da rede suspeita de valer-se, a partir da eleição de 2010, de cargos de assessoria em diversos órgãos estaduais para escudar o PSDB.

Cristina virou notícia porque, este mês, tornou-se sócia da Appendix. A empresa ganhou as páginas da Folha no último dia 18, sob a denúncia de que seu principal executivo, Fernando Gouveia (conhecido na internet como Gravataí Merengue, mentor do blog antipetista “Implicante”) é subcontratado de uma terceirizada da Secretaria de Cultura, a Agência Propeg, por R$ 70 mil ao mês.

A triangulação entre a secretaria estadual, a Propeg e o blogueiro ganhou agravantes com a revelação de que Cristina trabalhava na Cultura quando a Appendix começou a receber dinheiro para atuar na redes sociais da Pasta. Ela virou sócia da empresa do blogueiro apenas um mes após Juliano, seu marido, deixar o governo para trabalhar na CDN (empresa de assessoria de comunicação), administrando uma conta da Sabesp – a estatal de água que, em meio ao colapso do Sistema Cantareira, mantém o hábito de anunciar no maior número de veículos de comunicação possível.

Juliano já passou pelo Agora, Jornal da Tarde e Última Instância. Entrou no governo do Estado em 2006, durante a gestão Serra. Depois foi deslocado para o gabinete do tucano Duarte Nogueira, onde ficou por 8 meses. Em janeiro de 2007, retornou ao governo estadual, agora na Secretaria de Recursos Hídricos. Trabalhou na campanha de Alckmin em 2010 e virou coordenador de imprensa em janeiro de 2011.

Juliano era o número dois de Márcio Aith, o homem da Comunicação que Alckmin também herdou de Serra. Aith assinou os repasses para a empresa que hoje tem Cristina, ex-funcionário do governo, como sócia. 

Leia mais: Marcio Aith, o esquema Serra no governo Alckmin

De acordo com a Folha, “pelo menos uma das ordens de serviço que liberaram pagamentos à Appendix foi assinada pelo também jornalista Juliano Nóbrega, então número dois da Subsecretaria de Comunicação do Palácio dos Bandeirantes e marido de Cristina. Ela deixou o governo em setembro de 2013, três meses após a contratação da Appendix. Cristina virou sócia da empresa em fevereiro deste ano, um mês depois de o marido se desligar do governo.”

Cristina chefiou a comunicação da Secretaria de Cultura por mais de dois anos. Foi nesse período que a empresa do blogueiro Gouveia começou a trabalhar para a pasta. Com a entrada de Cristina na Appendix, a empresa passou a ter quatro sócios e capital de R$ 28 mil. Gouveia e Cristina são donos de 40% cada. André Moura e Andres Ponte dividem os outros 20%.

Outros nomes da Rede

Em 2010, este Blog alertou para o modo como Juliano Nóbrega, na Comunicação do Estado, tratava a mídia, a exemplo de Aith e outro homem herdado pela administração Alckmin, Bruno Caetano. “Ao longo dos últimos anos, foram de uma truculência inédita nas relações com a mídia. Cartas agressivas aos jornais, pressão para cortar colunas e colaboradores, assimilando de maneira servil o estilo truculento do chefe.” (Leia aqui)

Bruno Caetano também teve o aparelhamento do Sebrae denunciado pelo GGN em dezembro de 2013. Na liderança da entidade, ele demitiu cerca de 150 técnicos de carreira para dar lugar a comissionados (servidores lotados em cargos de confiança). A escolha dos novos funcionários foi denunciada por um deputado, à época, por ter sido feita sob critério estritamente político. O mesmo deputado levantava a suspeita de que Bruno Caetano usaria os comissionados do Sebrae para promover seu nome, a fim de alavancar uma candidatura em 2014. O próprio Sebrae, pouco antes das convenções partidárias, emitiu uma nota à imprensa informando da candidatura de Bruno. (Leia aqui)

Para o Sebrae, Bruno, que já passou pela Secretaria de Comunicação do Estado, arrastou ex-companheiros de Pasta. Foi o caso de Eduardo Pugnali. Coordenador de imprensa e internet entre 2008 e 2011, ele foi o responsável pela inclusão do Governo do Estado nas redes sociais e tinha, além de outras, a função de acompanhar viagens e fazer a assessoria direta de José Serra. Suspeita-se que era, também, o coordenador da militância serrista nas redes sociais. Pugnali tornou-se Assessor da Superintendência do Sebrae. Três meses depois foi nomeado Gerente de Inteligência de Mercado do Sebrae São Paulo. Sua substituta no Estado também foi escolhida a dedo por Bruno Caetano: Luciana Motta Marin, outra assessora com ligações a Serra.

Bruno Caetano tem histórico de longa relação com a gestão Serra-Kassab. Atuou como assessor especial da Prefeitura, no primeiro ano de gestão Gilberto Kassab, de 2005 a 2006, função que tratava da coordenação dos projetos estratégicos e informações ao prefeito. Em 2007, entrou como Secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, no primeiro ano também do então governador José Serra, cargo em que trabalhou até 2010, final do mandato tucano.

O mesmo mecanismo que Bruno empregou no Sebrae, Geraldo Biasoto emprestou na Fundap.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É impressionante que das

    É impressionante que das trevas só pode sair escuridão e maldade sem fim. Além de ser um quinta coluna entreguista (ele e seu capachão aloysio, que escreve artigos justificando a entrega dopré-sal) que quer dar (por altrui$mo) o pré-sal aos gringos; é impressionante que este sujeito manteve uma estrutura parasitária na aparelho estatal paulista, vampirizando nosso dinheiro para a produção de esgoto

  2. E tem ainda o Graziano

    E há ainda pairando o esquema do filho de Xico Graziano flagrado disseminando hoax e que está dando trabalho para sequer depor na Polícia. 

  3. Que escândalo!

    Um blogueiro que fala mal da oposição recebe dinheiro do governo? Nossa! Chamem a polícia, a justiça, os bombeiros, o Chuck Norris…

    Que espantoso, né?

  4. Esse é o José Serra que

    Esse é o José Serra que conhecemos muito bem , de vários carnavais na política brasileira.Não fiquei surpreso com esta revelação da Folha e digo mais ,ele pode muito bem ter armado esta notícia com o próprio dono do jornal , na tentativa de redução de danos de eventos futuros.

    1.  No final dos anos 70 e até a

       No final dos anos 70 e até a primeira metade dos anos 80, lembro que os sócios da Propeg eram: o presidente da Propeg era Rodrigo Sá Menezes (da família de Angelo Calmon de Sá, do Banco Econômico), Heitor Gordilho Dourado (muitos ‘Gordilho’ e ‘Dourado’ eram diretores das empresas do Grupo Econômico) e Jorge da Gama e Silva (parente do ministro da Justiça de Costa e Silva).

      Fernando Barros era Diretor de Atendimento em início de carreira, mas já tinha fazenda – não lembro se o dinheiro era da família dele ou da família da esposa. Foi conquistando posições e hoje é o dono da Propeg.

      Naquela época as relações entre Propeg-Governo do Estado da Bahia (ACM)-Banco Econômico eram bastante íntimas. A Propeg cresceu muito, pois tinha as principais contas do Governo do Estado e foi ampliando seu campo de atuação acompanhando a trajetória de ACM e conseguindo as melhores contas do governo do Estado da Bahia.

      A Propeg sempre esteve aliada a governos direitistas e, por consequência, aos seus ideais.

  5. Chama o Moro… que depois de

    Chama o Moro… que depois de 05 anos de investigação sobre os blogs ligados à esquerda, vai dar 03 semanas de prisão para os blogueiros bicudos…!!!

  6. Serra/Alkimin/Aécio/FHC…

    Serra/Alkimin/Aécio/FHC… quero mais que esses tucanos se explodam.

    E que não sobre ninguém para contar o que houve.

  7. A pergunta que não quer
    A pergunta que não quer calar:

    Quem é o dono do blog “Folha Política”???

    Este é outro blog nojento, da mesma estirpe o Implicante, que serve de munição para os disseminadores de ódio nas redes sociais.

  8. Tucanos legalistas x tucanos golpistas.

    Embora seja direitista, o governador Geraldo Alckmin não está fazendo coro com os tucanos golpistas. Creio que a denúncia do esquema de “teclados alugados” que atuam contra o governo petista na internet é um lance da associação mídia golpista-tucanos golpistas para tirar do caminho quem não concorda com o Golpe. O jornal velhaco dos Frias tem procurado de todas as formas um “fato determinado” para o Golpe contra Dilma. O episódio da ameaça de rejeição das contas pelo TCU, um antro de pefelentos/demoníacos, mostra com clareza esta disposição. Podemos esperar próximos capítulos na briga interna tucana entre os legalistas (que querem “sangrar” a Dilma até 2018) e os golpistas (que querem aproveitar a “onda” direitista nas ruas para tirar logo a Dilma do Planalto, colocar o PT na ilegalidade e, de quebra, acabar com todos os direitos trabalhistas).

  9. Biasoto é o mesmo do escândalo dos precatórios em Campinas?

    Caro Nassif, 

    Lembro-me de um Geraldo Biasoto Jr. que era secretário em Campinas no final da década de 90, quando o prefeito era Edwaldo Orsi (do PSDB e já falecido). Ele foi acusado por pagamento irregular de precatórios, mesmo “modus operandi” do ex-prefeito paulistano Celso Pitta.  Soube também que foi “exilado’ em Brasilia durante o segundo mandato de 
    FHC…Seria o mesmo que foi citado?

    Aqui dois links que relembram Biasoto jr. : http://www1.folha.uol.com.br/fsp/campinas/cm0406200010.htmhttp://www.dgabc.com.br/Noticia/421127/ex-prefeito-e-ex-secretario-de-campinas-sao-condenados 

  10. A  Agencia de publicidade

    A  Agencia de publicidade Propeg foi fundada por Rodrigo Sa Menezes em Salvador Ba. Na decada de 60

    Apos o golpe empresarial-militar de 64. O corrupto e lambe-botas dos gorilas ACM nomeado, inicialmente, para comandar Salvador, em seguida e nomeado governador do Estado. Quando passa a necessitar de uma lavanderia para drenar recursos dos cofres publicos para fazer seu pe-de-meia. Ai, a Propeg passa a dominar as contas publicas da gigantesca maquina de propaganda do Tuninho Malvadeza. E como diz o povo, juntou-se a fome com vontade de comer. Ao morrer, o ditadorzinho de merda, deixou volumoso butim, para ser rateado entre seus herdeiros.

    Orlando

  11. Serra

    Serra e FHC abandonaram Aecio com a historia do impedimento e o mineirinho vai ficar com a pexa de “cagão” mesmo. Agora estão jogando o Geraldinho na lama. Será que o Perilo vai ser o proximo da lista. Sera que Jorge Kajuru vera a justiça feito por meio de um projeto Serra 2018? Te cuida Lula!!!

  12. NÃO ESTÃO PERDENDO 1 MIN DE SONO!

    Nassif… esses pseudo-jornalistas estão blindados pela imprensa paulista e o PSDB. Essas matérias da Folha para mim são “arrumadelas” do Frias. Não vejo consistência. Denuncia. A Folha está tentando alguma coisa que vamos saber daqui uns dias. Esses bando de sanguessugas da comunicação empresarial/estatal vivem disso. Chupam a grana do erário público durante o dia e à noite metem o pau no governo federal. Agora entendo o pq de tanto jornalista andando de carro importado e blindado. Grana de salário é que não é! 

  13. No tempo do Serra, falava-se

    No tempo do Serra, falava-se muito da relação dele com a Soninha. Será que ele se cansou da Sonsinha e decidiu trocar por uma mais nova, essa aí de sobrenome complicado? 

  14. Assessor da Soninha Francine?

    Da pra acreditar que esse Gravataí Merengue/Fernando Gouvea foi chefe de gabinete da vereadora Soninha Francine?! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador