Independência política requer independência energética

Comentário do post Razão de Estado e Petrobras, por Motta Araújo

Do lado de lá do Atlântico, alguns séculos atrás…

1. A França vivia sob o regime da monarquia absoluta, no qual o rei podia tudo, sem nenhum freio. A ideia da razão de Estado surgiu entre as cabeças pensantes políticas da época como um freio a esse poder absoluto: o monarca absoluto podia tudo, menos ir contra a razão de Estado. Demonstrado pelos conselheiros do rei e pessoas influentes da corte que tal medida desejada pelo monarca ia contra ela, a razão de Estado, o rei a retirava. Ou por aceitar a argumentação, ou talvez por temer um venenozinho no vinho, uma punhalada nas costas…

2. Voltando para o lado de cá, parte de baixo do hemisfério: a razão de Estado, que podíamos traduzir como os interesses nacionais históricos e imediatos, comanda que sejamos uma nação independente, com um papel de destaque a exercer no tal de “concerto das nações”. Quem vai contra isso, é um entreguista, como se dizia nos 60, um serviçal de interesses exóticos. E isso, essa independência política, requer, entre outras coisas, independência energética — que é o que norteou a criação da Petrobrás, 62 anos atrás, e deve nortear o que concerne à sua existência e atuação. O bombardeio da mídia, valendo-se da munição vazada para ela por operadores da Lava Jato, não visa apenas nem fundamentalmente o PT.

Isto é, apenas, um objetivo intermediário. O objetivo final é acabar com a Petrobrás e pôr nossas riquezas energéticas — logo nossa independência energética, logo nossa independência tout court — em mãos alheias. Isto tem de estar, neste momento de verdadeira guerra política, acima de outros problemas, a serem resolvidos depois. Entendam: se acabam com a Petrobrás, com a engenharia brasileira, adeus pré-sal, adeus independência energética, adeus independência política. Sua criação foi uma batalha contra as mesmas forças que ora se esgoelam com essa historieta de corrupção. E chega dessa ideia atrasada, infundida na cabeça do povo pelas forças reacionárias e, estas sim, arquicorruptas em todos os sentidos (sobretudo éticos) do nosso país, de que a corrupção é uma praga a ser resolvida com a cadeia para os corruptos — sempre os do lado político contrário ao partido oligárquico. Corrupção se combate é com medidas políticas, jurídicas e inclusive administrativas, como parece estarem sendo tomadas na Petrobrás. Os que arvoram a bandeira da anticorrupção costumam ser os maiores beneficiários e promotores própria, da corrupção. O combate a ela é, ou devia ser, uma coisa corriqueira, reparando interminavelmente as brechas, os bugs pelos quais ela consegue se infiltrar.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os entreguista estão

    Os entreguista estão chegando, estão chegando os entreguistas…..

    Mas o que aconteceu no Parana vai acontecer Brasil afora.

    A Petrobras é nossa!!!

  2. Os entreguista estão

    Os entreguista estão chegando, estão chegando os entreguistas…..

    Mas o que aconteceu no Parana vai acontecer Brasil afora.

    A Petrobras é nossa!!!

  3.  
    BANDEIRA DE MELLO: FHC PÔS

     

    BANDEIRA DE MELLO: FHC PÔS A RAPOSA NO GALINHEIRO

    Segundo jurista, para discutir problemas de corrupção na companhia de petróleo brasileira, é preciso lembrar que, em 1997, o governo do tucano fragilizou a Lei de Licitações e regra sobrevive até hoje

    ‘Não há exemplo na história de entreguismo tão deslavado quanto no governo FHC’

    por Eduardo Maretti, da RBA publicado 14/02/2015 12:52

    FONTE: http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2015/02/bandeira-de-mello-foi-fhc-quem-colocou-raposa-para-cuidar-de-galinheiro-na-petrobras-2905.html

    Um dos principais juristas do País, o professor Celso Bandeira de Mello atribui a corrupção na Petrobras à lei aprovada no governo FHC, que liberou a estatal de realizar licitações públicas; “esse foi o momento em que o governo Fernando Henrique colocou o galinheiro ao cuidado da raposa”, diz ele; coincidência ou não, o gerente Pedro Barusco confessou roubar a Petrobras desde 1997, ano em que ocorreu a mudança; ele também criticou o governo FHC, que teria sido “o mais entreguista da história do Brasil”, e previu a retomada da Petrobras; “Se eu tivesse dinheiro pra investir era ação da Petrobras que eu ia comprar. Eu creio que ela vai se levantar, que tudo isso é onda. É política, e política dos derrotados, mas os derrotados têm em favor deles todos os meios de comunicação”; leia a íntegra da entrevista à Rede Brasil Atual

    14 DE FEVEREIRO DE 2015 ÀS 14:42

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/170147/Bandeira-de-Mello-FHC-p%C3%B4s-a-raposa-no-galinheiro.htm

  4. Eta papinho besta

    Que bosta de engenharia que garante independência energética ???

    Como vão fazer esses mastodontes que constroem aqui desviando dinheiro público funcionar se não usarem a tecnologia que é toda ela IMPORTADA.

    Não fabricamos um compatudar que seja, importamos tudo. Não sabemos fazer sequer os circuitos integrados, os semi-condutores.

    Independência de araque essa aí. Conversa prá boi dormir.

    1. A engenharia da Petrobras é

      A engenharia da Petrobras é de ponta.

      Os “mastodontes” são importantes, todo país independente tem os seus, países submissos vivem às custas dos “mastodontes” dos outros que também roubam (até mais já que os países submissos a eles não têm como fazer contraponto a isso por serem dependentes).

      A Austrália também não faz muita coisa em informática e é soberana, o Canadá idem. A indústria não se resume a isso, a Alemanha não é de ponta na briga das grandes companhias de informática mas tem uma indústria pesada de máquinas de ponta (carros, caminhões, máquinas pra fábricas, elevadores, indústria farmacêutica, de química etc).

      Cara, por favor, pare de falar/escrever sobre o que você não tem a menor ideia. Dizem que sou intolerante com coxinha, mas é que gente ignorante arrogante escrevendo besteira (por não saber o que diz, mas quer emitir opinião mesmo assim pra atacar) pra desqualificar o país é algo irritante de se ler, mesmo porque não há proposta de discussão alguma no comentário que você fez, você parte de pressupostos totalmente equivocados só pra ser do contra, pra marcar posição, política de grêmio estudantil.

  5. Analfabetos

    Luiz Eduardo,

    Tudo bom com vosmecê ?

    É exatamente isto, sem alterar qualquer vírgula. Para fazer acontecer, os entreguistas pilantras se utilizam da vasta ignorância da sociedade brasileira, na qual predomina amplamente o time doss analfabetos funcionais.

    Se assim não fosse, a maior parte saberia que foi uma empresa estrangeira a responsável pelo acidente com o navio-plataforma, mas não, a turna de ignorantes metida a culta é capaz de jurar, com a mão sobre a Bíblia, que a responsável pelo acidente é a Petrobras, aliás, até mesmo a ANP foi capaz de anunciar esta asneira.

    Um abraço

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador