Lava Jato agora cobra da Odebrecht lista de doações ilegais desde FHC

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Odebrecht será obrigada a entregar aos procuradores de Curitiba uma lista com todas as doações eleitorais, inclusive via caixa dois, feitas desde 2000 pela empresa a partidos e políticos. Isso significa que quatro eleições presidenciais e de governadores e cinco disputas municipais, desde FHC, entrarão na mira da Lava Jato.

Segundo reportagem do Estadão, a condição foi imposta à Odebrecht no acordo de leniência que a empresa pretende fechar com anuência da Vara Federal comandada por Sergio Moro. O documento foi protocolado nesta sexta-feira (20).

O inciso XIV, da cláusula 6ª, estipula as obrigações da Odebrecht no acordo fechado com o Ministério Público Federal. O termo de leniência estipula que “no prazo de 60 dias a contar da assinatura” da leniência, seja entregue “uma lista consolidada de cada uma das doações eleitorais feitas pelo Grupo Odebrecht nos últimos 16 anos, com a indicação mínima de valor, data, beneficiário e autorizados do pagamento, devendo indicar eventual indisponibilidade desses dados”.

O grupo tem que entregar também “uma lista consolidada com beneficiários de pagamentos de vantagens indevidas que tenham atualmente prerrogativa de foro por função”. Na lista, estão nomes do PT, do PMDB e do PSDB, como o de ministros do governo do presidente, Michel Temer, governadores, prefeitos, senadores e deputados, destacou o jornal.

Com os dados dados sobre irregularidades nas campanhas, a Lava Jato poderá preparar ações cíveis para acionar os partidos pelo prejuízo causado à Petrobras.

Além disso, os dados podem impactar no julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, que corre no Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico na campanha de 2014.

Odebrecht terá de apresentar à força-tarefa relatórios detalhados dos ilícitos, com nomes das pessoas e empresas envolvidas, “inclusive agentes políticos, funcionários públicos, sócios, diretores e funcionários de outras empresas”, descrevendo seus papeis do atos.

A Lava Jato aponta desvio de mais de R$ 40 bilhões na Petrobras, entre 2004 e 2014, por empreiteiras que, na visão dos procuradores, beneficiavam em especial do PT, PMDB e PP.

GGN mostrou, em setembro de 2016, que o empresário Eike Batista tentou colaborar entregando uma lista recheada de nomes de vários partidos, inclusive do PSDB, que teriam recebido doações oficiais e “particulares” – sugerindo caixa 2 – à Lava Jato, mas os procuradores devolveram o documento sem fazer perguntas. Leia mais aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. – “Mas olha só, Marcelo, se

    – “Mas olha só, Marcelo, se essa nova lista apontar para alguém do nosso clube, maçonaria, Agnus Dei, a cúpula do PSDB, aí não tem mais acordo, hein?”

    – “?!”

    – “Sim… mas olhe para o lado positivo: uma, que isso diminui os crimes que você cometeu. Outra que, ué… quem sabe a gente ajudar a reerguer a Odebrecht? Olha que a gente tem contatos inclusive nos EUA, muitos contatos…”

    – “Mas eu já entreguei. Pro Zavaski, lembra?”

    – “Que Deus o tenha… aquela lista ficou molhada. Faz outra?”

  2. Isso é jogo de cena para

    Isso é jogo de cena para dizer que a operação é imparcial. Os crimes da epoca do fhc já estão tudo prescritos.

    Esse mpf é esperto, convenhamos.

  3. Agora vai…Vai pegar as

    Agora vai…Vai pegar as propinas do PT desde 2000, porque pro PSDB sempre foi doação legal. E se não foi…não vem ao caso.

    1. agora….

      VVeremos até onde vai a seriedade da Lava Jato. Mas o pior que ainda não enxergamos é o que está por trás? Já destruiram nossa economia, marcas e empresas nacionais. O Poder Politico e Judiciário brasileiro são o cancro a ser extirpado, um Estado que funciona para garantir suas elites. O que sairá depois disto? O que sobrará como nação? 

  4. Uma pergunta meio

    Uma pergunta meio estúpida

    Nesses acertos do Parente da Petrobras e suas vendas,ou dações,para o mercado…Existe alguma cláusula que proteja os compradores de algum ímpeto do mpf ou república de Curitiba?

    1. Provavelmente não. Por isso o

      Provavelmente não. Por isso o preço tão baixo. Porque o risco é alto. Então, se perder, perde pouco, mas… se ganhar, ganha muito!

  5. O Espetáculo Continua…

    Nassif: essa faz parte da campanha do chefe da PGR, ávido pela reeleição. Os Gogoboys sabem que tais crimes estão prescritos. Fazem assim só para dar ares de “imparcialidade” do órgão. A grande mídia fará grande estardalhaço. Mas eleições que interessa estas só no final de 2018. Até lá saberão como manter os coxinhas e paneleiros gourmet na ativa, com coisas sem finalidade alguma.

    Tudo isto não vai além de armação tanto do Carcamano da Moóco como do Intelectual Tardio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador