Lava Jato quer se desdobrar para criminalizar Lula em movimentos do BNDES

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Operação Lava Jato pretende criar uma força-tarefa específica para investigar os desdobramentos envolvendo as operações do BNDES no Brasil e internacionalmente, segundo investigadores. O grupo será instalado no Rio de Janeiro, mas precisará ser organizado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou reportagem do Valor. 
 
Entretanto, apesar das dezenas de procedimentos investigatório que poderão ser apurados pelo grupo, entre eles as investigações envolvendo Eduardo Cunha e nomes da cúpula do PMDB, a intenção é mirar a nova força-tarefa nas transações que podem incriminar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Isso porque os investigadores informaram à reportagem do Valor a investigação que tem como base um suposto envolvimento direto de Lula em supostas vantagens indevidas que ele teria recebido da Odebrecht, entre os anos de 2008 e 2010 e 2011 e 2015.
 
A informação é de que os procuradores já reuniram “quantidade expressiva de dados entregues por delatores, além de documentos obtidos em ações de busca e apreensão e informações de quebra de sigilo bancário e fiscal de investigados relacionados ao banco”, publica.
 
Nessas apurações, o MPF acredita que o trabalho de negociações exteriores e internacionais relacionadas à presença de empresas estatais e brasileiras em outros países, realizadas por Lula durante o seu governo, teve algo de ilícito. 
 
Entrarão para o aprofundamento deste grupo a suposta “contrapartida” por essas “vantagens” e como se dava entre servidores dos governos em países como Cuba e República Dominicana, onde o BNDES ofereceu suporte de crédito para obras de engenharia.
 
Além disso, o Ministério Público Federal, nas mãos de Janot, buscará ainda mais cooperação internacional para estender as investigações envolvendo o BNDES. Por outro lado, apesar de poder auxiliar nas apurações, a cooperação pode acarretar em mais bloqueios de países estrangeiros a empreiteiras e companhias brasileiras que têm entre sua cartela de clientes outras nações.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E segue a destruição do

    E segue a destruição do Brasil. Quando vocês irão colocar um fim nisso? Quando irão liquidar todos estes traidores do seu país que estão cometendo atos de traição em plena luz do dia?

  2. Jogando a toalha?

    Essa iniciativa pode soar como uma espécie de declaração de inocencia de Lula no que diz respeito as demais acusaçõse que pesam contra ele. Não encontraram da alem de convicçõse e agora estão tirando o time de campo e migrando para outras possibiliddes.

    Eita povo incompetente! Até para pedir penico, disfarçam como pode, mas a gente percebe.

  3. Destruição geopolítica do Brasil e do BNDES

    Um governo se conhece a partir dos seus primeiros atos: Alguns exemplos de primeiros atos deste governo:

    1- acabar com a CGU

    2- Enfraquecer toda a capacidade do BNDES

    3- atacar os investimentos envolvendo Petrobrás, Oderbrecht, em países africanos e latino Americanos

    ——-

    Cada um deste atos tem claramente uma contrapartida judicial, na Lava Jato. E depois disto é muito claro que a Lava Jato e governo agem juntas.

    1. antes até, mendoncinha na

      antes até, mendoncinha na educação é acinte….tirar filosofia e sociologia das escolas é fomentar a ignorância….

      determinar q haverão opções pros alunos mas não orçamneto pra implanta-las é dizer q algumas escolas terão 3 opçãoes  e outras só ensinarão a apertar parafuso..

      acabou com o MinC (num lance maquiavelico visando o IPAHN ebeneficiar imoveis do gedDEL, q é absurdamente horrível)

      …e tantas outras, mas a lista vale fazer! vou ate dar uma revisada depois. pq realmente tá dureza de acompanhar.

      fora os ministros bandidos q tinham aval do mimimiSHEL e deposi eram decobertos em tramoias e caiam… tem tb os amigos q logo q vão ser investigados são nomeados (q comprovam q parcialidade de ministros ali, pq oq valeu em um não vale qndo interessaespecialmente gilmar abdelmassih) … “notaveis” do mimimiSHELL

       

      eles queram voltar ao tempo do “se quiser a gente não publica”…tadinhos…não entenderam nada ainda.

      não vai levar 21 anos de novo.

  4. O Brasil esta levando um

    O Brasil esta levando um “cuécão” de almofadinhas que levaram muitos na vida escolar. Sera que esses caras não percebem que nenhum pais no mundo faz isso? Querem ser estrelas do que? Pior é que seram esquecidos como foi a dama de ferro inglesa. Impressioanntemente teremos aplausos, mas na primeira fileira vai estar a Luana Piovani. Uma vez colonia sempre colonia…..

  5. Enquanto isso Trump é só

    Enquanto isso Trump é só sorriso de orelha a orelha, pois depois que esses sabujos do conluio midiático-penal destruiram a engenharia nacioal e o sistema de petróleo e gás e pesquisa eletronuclear, chegou a vez de detonar o Sistema Financeiro, pra isso vem se preparando há tempos sob a batuta do procurador Hélio Telho(http://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/vamos-ter-um-escandalo-de-corrupcao-ainda-maior-que-o-da-petrobras-e-sera-no-bndes-23280/).

    Esses reles procuradores do MP(F) não sabem o que geopolítica internacional, não sabem o que é política, não sabem o que é comércio exterior, não sabem o que é defesa do interesse nacional. Criminalizar as politicas de Lula junto ao BNDES é o plano  B para detonar Lula, já que até agora nada conseguiram, depois de décadas de vigilância e perseguição serrada nada consta, quem sabe agora criminalizando o que Lula fez de melhor neste pais: alavancar a economia nacional e melhorar a vida de todos, inclusive desses barnabés que se acham…

    1. Doem tudo

      Estes são os passos ditados pela cartilha de Washington, destruir qualquer possibilidade de progresso, desenvolvimento e consequente independencia. 

  6. Só não entendo o que isso tem

    Só não entendo o que isso tem a ver com a Lava Jato, que, até onde sei, investiga fatos ligdos à corrupção na Petrobras. Outro dia, aliás, um desses procuradores chinfrins que compõem a Força Tarefa, disse claramente que investigavam o Governo do PT. Fiquei estarrecida: o MP não pode investigar “o governo”, qualquer que seja ele, sua ação pode apenas se baear em, e alcançar fatos.

    Qual a lei que dá ao MP o direito de investigar um governo, caçando em todos os recantos da administração pública deslizes que possam incriminar um específico governante? Isso não existe.

    Seria como investigar um suposto assassino sem que se tivesse qualquer evidência de que houve um assassinato, o desaparecimento suspeito de alguém, ou qualquer coisa desse tipo.

    Imaginem o caso Bruno (ex-goleiro do Flamengo) se simplesmente não existisse a Eliza (não me lembro do sobrenome). A investigação partiu do desaparecimento suspeito dela e não porque alguém cismou que o Bruno era um assassino e passou a procurar alguém que ele tivesse matado.

    Isso tudo é pura loucura. O país simplesmente perdeu o juízo, não apenas a estrutura institucional. Como poderemos viver depois desse pesadelo?

     

  7. Até agora, pois, nadica de

    Até agora, pois, nadica de nada contra o Lula: uma a uma as acusãções desse mpfezinho se desmancham no ar. Só não deram com os burros n’água (ainda) por terem o suporte do investigador-mor na figura cretina de alguém nos pinheirais. Então, pra não se dizerem abatidos pela falta de provas e, mesmo com a convicção que foi pro brejo de tão estúpida, agora, querem partir para as cruzadas contra o Lula em outros tantos países. Mais idiotas, impossível. Haja janot(as).

  8. Entregue tudo de uma vez..

    Quem não sabe que estão seguindo a cartilha de Washington, que esses vendilhões estão a serviço da CIA, só não vê quem não quer! Entreguem logo essa republiqueta de mão beijada, ensinem inglês como lingua mãe nas escolas, faça juramento a bandeira americana e dêem de bandeija nossas riquezas, pronto, seremos uma colônia econômica dos EUA.

  9. Ou o Brasil acaba com a Lava

    Ou o Brasil acaba com a Lava a Jato ou esta acaba com o Brasil.
    Sei, a frase não tem nada de original. Como sei também que alcançamos um patamar muito acima dos “saudosos” tempos da saúva.

    A questão é: quanto ainda temos de fôlego para suportar esse jogo político-ideológico fantasiado de combate à “corrupição”? 

    Talvez seja inédito na história dos povos tanto empenho para destruir uma experiência política via perseguição implacável a seu mentor. 

    Afinal, de que essa gente tem tanto medo?
     

    1. é um jogo geopolítico –

      é um jogo geopolítico – eliminar o Brasil do competição por mercados é o principal objetivo dos verdadeiros estrategistas do golpe 

  10. Janota, que palhaçada essa

    Janota, que palhaçada essa coisa de cooperação internacional, pois não é disso(cooperação/reciprocidade) que se trata e sim de cooptação e crime de traição à patria, vai lá mexer com o Tio Sam, vai…bando de rola-bostas….o pais indo à bancarrota por conta dessa insanidade, um quadro de psicose coletiva que se instalou contra o interesse nacional, contra Lula e sua familia sendo dizimada por essa vendeta diante da qual o caso Escola Base é fichinha

    Vai Janota mexer com os interesses americanos em nome da cooptação sic cooperação internacional, vai…

    http://www.infomoney.com.br/bloomberg/mercados/noticia/3750835/com-maozinha-bndes-herdeiros-jbs-tornam-bilionarios

     

     

  11. Porque não nos reunimos e
    Porque não nos reunimos e entramos com um processo conjunto contra Janot, Moro e esses procuradores da Farsa a Jato?
    Precisamos parar de xingar e agir vamos incomodar esses canalhas!

  12. Como é patética a atuação do

    Como é patética a atuação do sr, Janotinha. Quer criminalizar palestras de Lula custe o que custar, mas aceitam ele  mesmo, Janot, e o juizeco Moro,  convites bancados por empresas privadas para palestras e eventos nos EUA e na Suíça. Moralistas de meia tijela.

  13. autoridades impuras

    Só no Brasil mesmo!Um montão de autoridas do MP, do STF, da PF, da PGR, do TSE, do TCU e do cacete a quatro, continuar gastando, faz mais de 8 anos, milhões e milhões do governo federal, para promoverem, vez quando quase sempre, suposições, execrações, achismos, acusações consideradas falsas e sem fundamento e toda a sorte de barbaridades, ilegalidades, abusos as leis da constituição, quebra de juramento do cargo, incompetência e trapalhadas. Como é? É só botar na cabeça isso e aquilo, chamar os urubus, carniceiros, fichas sujas e mandar norinhas, mostrar power point e fazer discursos para toda platéia do Eu Interior, que o governo paga? É assim? São os novos donos do cofre? Se essas  poderosas forças da ordem pública continuarem despudoradamente a se banhar no lago encantado da perdição, em pouco tempo levará o país a cair no colo do capital estrangeiro, que fará do nosso povo uma grande senzala e das nossas terras o seu quintal de diversão.

  14. Curioso

    Sempre achei que o processo penal era para investigar crimes, e não pessoas. A nota acima dá a entender que é o contrário, ou seja, o foco seria em um cidadão. Se assim for, dará muita oportunidade para críticas quanto a aspectos de impessoalidade, sobretudo porque parece partir de alguma “convicção prévia” e não de provas concretas. Numa Democracia, esses critérios seriam discutíveis. Numa Democracia, claro.

  15. É mesmo um jogo de

    É mesmo um jogo de geopolítica estratégica e econômica, sem dúvida, mas tem ai outros componentes, tais como vedetismo, politicagem, disputa por poder e influência e perseguição política deliberada a um personagem ameaçador em termos eleitorais, eles farão qualquer coisa para afastar o Lula de ter sequer possibilidade de estar presente na disputa das eleições de 2018.

     

    O Brasil que já não era lá grande coisa em temos de atuação internacional de suas empresas, será completamente excluído das grandes disputas dos mercados mundiais, pricipalmente na América Latina e África. A irrelevância comercial será ampliada para regozijo dos norte-americanos, chinezes e outros concorrentes importantes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador