newsletter

Assinar

Lula: espetacularização, perseguição e inconveniências, por Aldo Fornazieri

Lula: espetacularização, perseguição e inconveniências

por Aldo Fornazieri

De tudo o que foi investigado e revelado em relação tríplex do Guarujá e ao sítio de Atibaia não há nenhuma evidência de que Lula tenha cometido algum crime. Nos dois casos, o que se evidencia é uma clara espetacularização e perseguição por parte do Ministério Público, da Polícia Federal e por setores da mídia. Não que os dois casos não pudessem ser investigados ou que o próprio Lula não possa ser investigado. Mas, desde o início, há poucas evidências de que haja qualquer conduta dolosa por parte de Lula. Assim, requer-se o comedimento e a cautela necessárias que o agente público e a boa investigação devem ostentar.

No caso do tríplex, está claro que a família de Lula tinha uma quota e que decidiu não consumar a compra do imóvel. Não caso do sítio, comprovadamente, pertence a terceiros, amigos da família Lula, que o disponibilizaram para uso do ex-presidente. Para além disso, o que se pode discutir são atitudes politicamente inconvenientes de Lula, mas não atos criminosos. Não é tarefa nem do Ministério Público, nem da Polícia Federal e nem da operação Lava Jato investigar atitudes politicamente inconvenientes de um ex-presidente da República.

A perseguição e a espetacularização das ações do Ministério Público e da Polícia Federal andam juntas. Elas se expressam desde a escolha do nome das operações e se confiram nos seus desdobramentos. A operação Triplo X da semana passada teve um claro viés político visando atingir a figura de Lula desde a escolha do nome. É questionável até mesmo que as prisões e condutas coercitivas da operação fossem necessárias. Todos os detidos foram soltos.

Fica cada vez mais evidente que atos desnecessários, ilações indevidas e espetacularizações de ações e informações emanadas e praticadas pela PF, pelo Ministério Público e pelo juiz Sérgio Moro adquirem cada vez mais um caráter persecutório contra Lula. A espetacularização promovida por esses agentes públicos e reforçada por setores da mídia visa criar cenas e estados emocionais sensacionalistas com claro objetivo de destruir a figura política e moral de Lula.

A mídia pode até ter interesses comerciais na reprodução da espetacularização. Mas os agentes públicos têm claros objetivos políticos, incompatíveis com as funções que exercem. Os políticos de oposição, cujo único programa consiste na destruição do PT e do governo, também passaram a teatralizar as denúncias emanadas na operação Lava Jato.

Tudo ocorre como se os vazamentos seletivos fossem verdades incontestáveis, como se os denunciados por delações premiadas fossem criminosos indefensáveis. Todo o movimento consiste na construção de uma condenação prévia por parte da opinião pública. A espetacularização tem um viés totalitário: bloqueia a discussão pública como forma de  busca e construção da verdade. Fabrica uma verdade prévia que é imposta à opinião pública, quando não, aos próprios juízes.

 

Parcialidade e inconveniências

A parcialidade do Ministério Público, da Polícia Federal e do juiz Moro são a cada dia mais indisfarçáveis. Há uma evidente determinação de criminalizar o PT e de inculpá-lo exclusivamente pela corrupção no Brasil. Há uma grave omissão na investigação de denúncias de corrupção que atingem políticos do PSDB. O caso do Ministério Público de São Paulo chega a ser escandaloso: omitiu-se vergonhosamente na investigação do escândalo do Metrô e promove uma espetacularização absurda, mesmo sem provas, no caso do tríplex do Guarujá.

Recentemente, Aécio Neves foi acusado por um delator de receber um terço das propinas provenientes da corrupção de Furnas. Nenhuma ação do Ministério Público, nenhuma ação espetacular da Política Federal, nenhuma providência do juiz Moro, nenhuma manchete sensacional da mídia. Mas não é apenas a Lava Jato que é parcial. A operação Zelotes descambou para o mesmo viés perigoso: de operação para investigar grandes sonegadores fiscais, tornou-se instrumento exclusivo de investigação do filho de Lula e da suposta compra de MPs. Registre-se que a grande sonegação causa um prejuízo quatro a cinco vezes maior aos cofres públicos em relação a aquele causado pela corrupção.

Se Lula pode ser acusado de alguma coisa nessas duas histórias é a de conduta politicamente inconveniente, o que, em si, não é crime, mas causa danos políticos. Todo petista tem o direito de querer ser rico, de ter uma vida confortável e luxuosa e de se relacionar com grandes empreiteiros e grandes empresários. Mas existe uma inconveniência política e uma contradição ética nessa pretensão e nessa conduta.

O projeto ético do PT é, ou ao menos era, construir altos padrões de igualdade e de inclusão social num país extremamente desigual. A ética diz respeito aos fins do bem comum e também aos meios e condutas. A construção dos fins éticos requer agentes políticos virtuosos, praticantes das virtudes republicanas. As virtudes republicanas, além da sempre necessária prudência, se expressam na frugalidade, na simplicidade, no despojamento, na parcimônia e na busca da igualdade e da liberdade. O luxo, a ostentação, a corrupção são práticas antirrepublicanas.

Pepe Mujica tinha um sitio simples antes de ser presidente do Uruguai. Não consta que tenha feito nenhuma reforma durante o exercício da presidência ou depois de deixa-la. Eis aí um exemplo contemporâneo de coerência entre a luta por fins éticos e uma conduta moral pautada pelas virtudes.

Se quisermos resgatar um exemplo histórico de virtude republicana, podemos lembrar Lúcio Quíncio Cincinato. Depois de exercer o consulado, poder máximo na República de Roma, ele voltou à vida pastoril simples, trabalhando a sua própria terra. Sendo Roma atacada e ameaçada por invasão estrangeira no ano de 458 a. C., Cincinato foi buscado em seu sítio e investido pelo poder absoluto de ditador para salvar a República. Afastado o perigo, ele deixou o poder para retornar à atividade de agricultor.

Tanto o historiador Tito Lívio, quanto Maquiavel, recomendam que os líderes prudentes devem estudar e imitar a vida dos grandes homens virtuosos. O despojamento e a frugalidade de Cincinato o tornaram exemplo de liderança excepcional, de modéstia, de virtude cívica republicana em prol do bem comum. Pepe Mujica, em outras circunstâncias históricas, deve ser valorizado pelas mesmas qualidades. Embora o projeto dos líderes petistas, de promover a igualdade e a inclusão social tenha um valor ético inquestionável, parece que eles se perderam na conduta pessoal.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Média: 3.8 (32 votos)
53 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de jose adailton v ribeiro
jose adailton v ribeiro

lava a jato

O partido dos trabalhadores está em dificuldades. Será muito difícil e improvável uma reviravolta na sua posição política. Seus líderes terão um trabalho tremendo pela frente no enfrentamento das eleiçoes de 2016 e 2018. Seu mais poderoso cacife poderá ser superado pelas forças e circunstâncias conjunturais.Avizinha-se uma luta cruenta para manter o protagonismo que hoje lhe escorre pelos dedos.

Seu voto: Nenhum
imagem de Felipe Lopes
Felipe Lopes

As empreiteiras fizeram as benfeitorias por caridade?

Não, não fizeram, pelo contrário, elas estão envolvidas em alta corrupção, e por isso cabe a investigação. Mas porque investigar meras obras em um sítio e não outras coisas? Por causa da importância dos frequentadores do sítio, obviamente! Mas isso não seria perseguição política? De forma alguma, a investigação de uma organização criminosa visa alcançar os níveis hierárquicos mais altos dessa instituição, para assim conseguir a desmantelar e punir os responsáveis por sua articulação. Lula é um alvo natural não por questões políticas, mas porque a lógica investigativa mais trivial indica que esse é o caminho que as investigações devem seguir.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Bonobo de Oliveira, Severino
Bonobo de Oliveira, Severino

Fizeram?

A primeira questão é se fizeram e se fizeram teriam feito o que? Depois, onde fizeram? Se é no sítio do fulano que sabe-se que o sicrano tem o hábito de frequentar, cabe apurar quem contratou, se é que isso envolve interesse público. Aí vão dizer que, se fizeram, fizeram porque o fulano, dono do sítio, é amigo do sicrano que, em tese, frequenta o local. E o que o Sicrano tem a ver com isso? Tudo isso, na verdade, não interessa absolutamente nada. Porque o que interessa, é o mesmo que interessava quando inventaram a FARSA do pagamento mensal aos congressitas para aprovação de matérias de interesse do Governo, que deu origem a AP 470. Ou seja, o que interessa aos agentes PÚBLICOS corruptos, que passaram a usar os seus cargos PÚBLICOS, a serviço dos interesses partidários PRIVADOS do Mercado, é fornecer matéria para escandalização nas empresas PRIVADAS de comunicações, instaladas em oligopólio ilegal, em forma de CARTEL em todo o país. Lula é alvo "natural" político porque o Mercado até hoje não conseguiu apresentar candidatos competitivos e já cansou de financiar e investir em múmias políticas que só existem merce dos espaços que tem assegurado nos mesmo canais que divulgam a imagem de herois dos servidores PÚBLICOS corruptos que fazem o jogo partidário ilegalmente. Isso se chama CORRUPÇÃO de agentes PÚBLICOS. Daí fica difícil defender que agentes CORRUPTOS estejam empenhados em combater a "corrupção"!

 

Embora muita gente embarque nessa suposição improvável, existe vida inteligente para além das brumas enganosas espargidas pelas telinhas difusoras dos interesses do Mercado. 

Seu voto: Nenhum

Vá falar isso pra cocaína dos

Vá falar isso pra cocaína dos seus aoaniguados que a PF correu para dizer que eles "não tinham nada a ver com aquilo"!

Vcs são ridículos por sustentarem o combate à corrupção de forma caolha.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ques as forças maiores me livrem de linchar o devido processo legal

Para quem teve cancer, é

Para quem teve cancer, é massacrado diariamente e pode, como ex-presidente não ter obrigações que o obrigue a assinar ponto, 111 visitas foi pouco!

Onde ele poderia passear sossegado?

Sem ser incomodado?

Só mesmo na casa de amigos.... 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"As notícias do PIG são cheias de: vírus, malwares, worms e spywares - você tem que ter muito cuidado para NÃO SER CONTAMINADO!"

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

imagem de Bonobo de Oliveira, Severino
Bonobo de Oliveira, Severino

Até o indignado mostra-se contaminado.

Ninguém está imune à contaminação pela exposição ao bombardeio midiático difamatório. Até mesmo quem se insurge contra as aberrações praticadas por agentes públicos capturados pelas técnicas de assédio do Mercado revela um certo preconceito contra a vítima da ação partidária desenfreada desses agentes. Quando o autor do post afirma:

 

"Se Lula pode ser acusado de alguma coisa nessas duas histórias é a de conduta politicamente inconveniente, o que, em si, não é crime, mas causa danos políticos. Todo petista tem o direito de querer ser rico, de ter uma vida confortável e luxuosa e de se relacionar com grandes empreiteiros e grandes empresários."

 

estaria ele insinuando que encontrar um sítio para se proteger por uns momentos da carga inerente à atividade de homem público, ou comprar uma cota de um projeto de pombal brega de classe média é sintoma indicativo da pretensão "...de querer ser rico, de ter uma vida confortável e luxuosa..."?

 

E relacionar-se "...com grandes empreiteiros e grandes empresários..." não seria, antes de um desejo, uma obrigação de um mandatário empenhado em conhecer e alavancar as empresas brasileiras em todo o país e no exterior?

 

Devemos saber que quem abraça a vida de homem público está condenado a renunciar, em grande parte, aos seus direitos à privacidade, à convivência com amigos e familiares, entre tantas outras renúncias. Mas, também é evidente que, esse homem público está sujeito a ser declarado inimigo do Mercado, mesmo atendendo a (quase) todas as suas exigências. Pelo simples fato de não ser confiável para o tal Mercado. Daí o cidadão que já renunciou a tudo, passa a não ter direito, tanto ele quanto os seus entes queridos e correligionários, a buscar os meios para uma vida digna, segura e confortável, nas regras do capitalismo selvagem a que estamos submetidos. Não pode ser consultor. Não pode montar empresa e não pode exercer cargo bem remunerado, como desfrutam os delegados, promotores e juízes que praticam o exercício ilegal da atividade político partidária.

Seu voto: Nenhum
imagem de CB
CB

O ser humano não muda, não

O ser humano não muda, não tem jeito, ouve, mas não escuta, lê, mas não compreende. Não tenho religião, mas esta passagem da Bíblia não me sai da cabeça:

Mateus 27:16-26
 
16 Naquela ocasião, tinham eles um preso muito conhecido, chamado Barrabás. 17 Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo? 18 Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado. 19 E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito. 20 Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus. 21 De novo, perguntou-lhes o governador: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam eles: Barrabás! 22 Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. 23 Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porém cada vez clamavam mais: Seja crucificado! 24 Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco! 25 E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! 26 Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado.

Seu voto: Nenhum
imagem de Saint Clair Ligorio
Saint Clair Ligorio

"Eles estão pesquisando e

"Eles estão pesquisando e verificaram, Lula deve estar disparado nas pesquisas para as eleições de 2018". "Não existe combate a corrupção, o que há é uma declaração de guerra contra o Partido dos Trabalhadores". O governo atual "vem sendo sabotado" [pelos Jornalões e pelos tele-jornais o desespero é grande] Delegado da Polícia Federal Armando Coelho Neto

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Bonobo de Oliveira, Severino
Bonobo de Oliveira, Severino

ESSE É O PONTO!

O que move essa sanha investigativa em um único alvo. A busca desesperada por alguma formiga que possa estar rastejando em meio ao estouro da manada de elefantes, é ISSO!

O Mercado não foi capaz até hoje de apresentar uma candidatura competitiva para qualquer eleição em qualquer nível da federação. Investe milhões para sustentar um bando de múmias políticas que nem o Sol conseguiria iluminar. Vão ao desespero e apelam para corromper essa corja instalada nas instituições públicas do país.

Seu voto: Nenhum
imagem de Vitor Sorenzi
Vitor Sorenzi

Fogo

Se a ideia é atear fogo ao país, estão no caminho certo. Agora que o Dr Moro autorizou a PF a investigar o Lula, e vão querer trancafia-lo logo, vai correr sangue, podem apostar.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Carlos Hums
Carlos Hums

Promotor da Veja prepara armadilha para Lula durante depoimento

Promotor da Veja prepara armadilha para Lula durante depoimento

http://www.blogdacidadania.com.br/2016/02/promotor-da-veja-prepara-armad...

O Blog recebeu uma denúncia séria de que o governo do Estado de São Paulo estaria preparando uma armadilha para Lula e seus apoiadores durante depoimento do ex-presidente e sua mulher no Fórum Criminal da Barra Funda, no dia 17, às 10 horas da manhã.

Em primeiro lugar, vale lembrar que a ida de Lula e de sua mulher àquele depoimento é produto de uma armação que o Ministério Público de São Paulo está levando a cabo.

Antes de prosseguir, vale lembrar que estamos falando do mesmo MP que recebeu da Suíça provas contra tucanos e as esqueceu em uma gaveta até que as autoridades suíças cobrassem as brasileiras, no âmbito do escândalo do superfaturamento de trens do metrô e da CPTM.

Também vale lembrar que promotor do MP-SP que está atacando Lula e sua esposa, o tal Cassio Conserino, preparou o show do dia 17 de fevereiro indo à revista Veja antes de sequer tomar uma medida administrativa, o que, de acordo com o jurista Luiz Moreira, ex-conselheiro nacional do Ministério Público, é uma grave infração funcional.

Todos sabem, pois, que o Ministério Público de São Paulo vem sendo aparelhado pelo PSDB desde que o partido se apossou do governo do Estado em 1994 e nunca mais saiu.

Ao longo dos últimos 20 anos, o PSDB aparelhou o Judiciário e o MP paulistas de forma que partido, governo do Estado, Ministério Público, Justiça estadual, polícia militar e polícia civil se tornassem uma coisa só.

Esse poderoso aparato político está sendo usado descaradamente contra os adversários do PSDB, sobretudo contra Lula.

É nesse contexto que, a partir deste ponto, o Blog passa a relatar denúncia que recebeu na semana que finda. Um leitor procurou está página relatando que é prestador de serviços de informática e fazia seu trabalho em um órgão da administração pública paulista e presenciou conversa entre alguém que se dizia “desembargador” e um “militar”.

A pessoa que fez esse relato tem muito medo de represálias, de modo que pediu o mínimo de detalhes sobre si e sobre a circunstância em que presenciou essa conversa preocupante. Pediu que fosse priorizada a denúncia em si, ou seja, o que estaria sendo armado “pelo governo Alckmin” durante o depoimento de Lula.

Antes de prosseguir, vale analisar matéria da Folha de São Paulo deste sábado sobre a “guerra de torcidas” que está sendo aguardada para dia 17 diante do Fórum Criminal da Barra Funda.

Como se vê, o clima, por si só, deve esquentar. O promotor tucano já deu a senha. Como uma das maiores autoridades no Local, poderá controlar a PM a seu bel prazer.

Vale explicar que os policiais que atuam no interior daquele Fórum Criminal estão sob ordens expressas das autoridades judiciárias. E como todos sabemos da postura do Judiciário e do MP paulistas em relação ao PT, a denúncia que foi passada a este blogueiro faz todo o sentido.

O depoimento de Lula terá início às 10 horas da manhã. É evidente que para acompanhar esse depoimento os grupos antipetistas e os que irão apoiar o ex-presidente irão se posicionar antes desse horário. E é aí que estaria sendo preparada armação.

Segundo o denunciante que procurou o Blog, sob ordem das autoridades do Fórum, a PM tentará arrumar uma desculpa para impedir a entrada dos grupos pró-Lula no local, dando total acesso aos grupos antipetistas.

Se não for possível, a PM tratará de atacar e dispersar os grupos de poio a Lula acusando-os de algum excesso que poderá ser cometido por gente do outro lado e atribuído aos petistas.

Uma coisa é certa: a direita aposta muito nesse confronto do dia 17 para levar ao Jornal Nacional cenas que humilhem o ex-presidente Lula e criminalizem seus apoiadores.

Outro ponto importante da armação do dia 17 contra Lula e seus apoiadores será tentar dispersá-los para que apareçam em ampla inferioridade numérica ante os fascistas dos movimentos supracitados.

Nesse aspecto, os grupos antipetistas, que todos sabem que são endinheirados, pretenderiam, segundo a denúncia, contratar “seguranças particulares” para intimidar e até agredir manifestantes pró Lula ANTES de chegarem ao local das manifestações.

Os movimentos e partidos que pretendem apoiar Lula, portanto, devem chegar MUITO cedo ao Fórum da Barra Funda porque, se bobearem, serão impedidos de entrar. Além disso, devem andar em grupos grandes.

Se você for ao protesto, combine com amigos local de encontro próximo ao Fórum e vá em grupo. Se não for possível, não deixe que vejam bandeiras, camisetas, nada que o “denuncie”, pois haverá blitz dos fascistas nas redondezas visando agredir quem usar camisas vermelhas ou portar símbolos que liguem a pessoa ao apoio a Lula.

A pessoa que fez essa denúncia parece mesmo convencida de que a PM atuará de forma escancarada para tomar partido dos movimentos anti Lula. E que a mídia (Globo à frente) estará em busca de cenas que criminalizem e reduzam os apoiadores de Lula.

Esses atos do dia 17 na Barra Funda prometem ser um marco na ofensiva fascista que se abateu sobre o país. A direita está apostando alto. Não subestimem essa gente. Esses grupos antipetistas, além de serem ricos, têm a polícia, o Judiciário e o MP paulistas ao seu lado.

Seu voto: Nenhum

Antes tarde do que nunca...

Antes tarde do que nunca... mas que as evidências de que nem a milésima parte do que vem sendo feito contra o PT e agora, tendo em vista as eleições de 2018, especificamente contra Lula é comentada pelos mais conservadores, por mais laureados academicamente que sejam, isso sim é um absurdo. Não se trata apenas de inocentemente ser conivente, de apenas olhar para o outro lado ante a crueldade, trata-se de responsabilidade social, se até do mais desimportante cidadão, que dizer de lentes, docentes e formadores de opinião? Responsabilidade... ou melhor, co-responsabilidade pela construção de um país mais bem esclarecido, de um cidadão cada vez mais contribuinte para a properidade da nação.

O antipetismo e o antilulismo trazem, em seu "bojo" a clásula" que toda manifestação fascista traz - e que talvez seja até um indício irrefutável de fascismo - que é "quem não é comigo é meu inimigo". No caso, quem não é antipetista e/ou antilulista no extremo, é porque é petralha de carteirinha, militante profissional, e mais - para que se mantenha o caráter de gente pobre, de laia a esse partido - mantido a pão com mortadela e água...

Sem querer ser definitivo - mas já sendo, talvez - nenhum país prospera sob regimes fascistas, como o que tentam nos impor os antilulistas e antipetistas, por definição. Ou por lições da História, tanto faz.

Que assumam seus papeis de esclarecedores aqueles que o trazem na vocação ou ainda como um diploma na parde...

 

P.S.: E que o episódio da delação de Aécio Neves da Cunha sirva para sua investigação profunda e inclemente. Ou isso ou servirá para efeito contrário: como lasseador da ordem moral e de Justiça. Como poderia repetir o playboy das Alterosas, "o que não me mata me fortalece".

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Trate-se pelo menos tão bem quanto você trataria seu melhor amigo ou sua melhor amiga.

imagem de Roberto Miranda
Roberto Miranda

Quanto mimimi em pleno

Quanto mimimi em pleno Carnaval! Deixa disso vamos festejar!!

Seu voto: Nenhum
imagem de sandra picadilli
sandra picadilli

medo tríplice

Curioso é que o medo que se tem de Lula ainda hoje é bem parecido com o pavor da "esquerda petista" nas eleiçõs de 1989. Será que a oligarquia se renova perpetuamente?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

a análise conjuntural até que

a análise conjuntural até que foi boa, mas a admissão das "inconvenienias"

de sempre destacadas pela grande mídia contra lula repete o

pensamneto da casa grande...

 o articulista viajou na maionese como disse uma comentarista.

aprofundando este sutil pensamento  citado da comentarista,

diria que o articulista não só viajou namaionese como pisou

na merda espalhada pela grande mídia e pela casa grande e

acabou envenenando o seu artigo, para não lembrar de

vastos perfumes e emoções baratas.......

ora, defender lula neste momento é justamente criticar esses

absurdos e espúrios ataques contra ele, os quais simbolizam tudo

o que o articulista criticou muito bem no início....

quer dizer, há um notório  contrassenso revelaodo

nesse artigo, entre o início e o arremate...

Seu voto: Nenhum

A campanha eleitoral mas cara da história.

Atropelando a ética, atropelando a civilidade atropelando a justiça,  e usando o dinheiro público,  promovem a mais cara campanha eleitoral já realizada neste país. È também a campanha mais duradoura e com mais cobertura da mídia. Seria interessante calcular o custo desta campanha, e todos verão que o caixa 2 dos partidos é dinheiro pra pipoca. E seria também interessante lembrar que nós contribuintes  pagamos os salários dos juizes, promotores e policiais, envolvidos nesta campanha.

Mas Aldo temo que discorde na tese de inconveniências políticas. Me parece que Lula já amealhou honestamente dinheiro suficiente para comprar bem mais do que o triplex e ou o sítio. Afinal  seu conhecimento e sua experiência  lhe rendeu convites de palestras  muito bem pagas pelo mundo. E eu digo palestras, pois elas são abertas ao publico e não correspondem a empregos que por exemplo alguns ministros de Estado ganham quando saem do governo. ( Isto sim é preocupante, sem quarentena, um homem com os segredos de nossa economia vai trabalhar para a banca) Isto no entanto  é louvado pela imprensa.  Quanto a  Lula colocam em questão suas palestras, e todos sabemos que com apenas uma delas ele poderia pagar pelas obras do  triplex. e obviamente poderia também comprar o tal sitio em Atibaia. Todos sabemos disto e todos sabemos que  o triplex e o sitio  são apenas bens de uma classe média trabalhadora,  E todos devemos estar conscientes que este ataque, em cima de tais propriedades é também uma exposição dos gostos simples do ex-presidente.  Eles querem chocar e frisar que Lula de fato não preenche os requisitos da classe a qual pertencem.  Portanto não estão chocados nem mesmo estão acreditando no que escrevem , é apenas uma ação eleitoral é apenas o mais puro cinismo,   Devem estar sorrindo, imagino algumas bruxas televisivas rindo nos bastidores das próprias falas.  Mas estão rindo porque devem achar rídiculo, Lula e o isopor, Lula e o barco de lata . Assim como devem achar ridiculo uma figura como Pepe Mujica.   E Aldo,  te pergunto , como ser presidente e não conhecer ou  se relacionar com empreiteiros, empresários banqueiros?Sendo presidente como não discutir com todos os setores da sociedade?

Me parece que o problema Aldo é quem sem querer, você tocou no significado das  questões envolvendo  inclusão e exclusão. Em nossa sociedade existe uma lei implicita de exclusão.  Lula e seus assemelhados jamais poderiam frequentar certos lugares, jamais poderiam conhecer certas pessoas ou privar de relações inclusive de amizade.   Lula  burla esta lei não escrita que é tão defendida por esta classe. Os  jornais ignoram  quando Lula palestra  na microsoft, ou ganha titulos de Doutor Honoris Causa por Universidades do Brasil e do mundo ( Coimbra, Politécnica de Lausanne, Institut d1Etudes Politiques de Paris) pois como poderiam colocar em suspeita tais titulos.Nestas horas preferem apenas fechar os olhos e fingir que isto não é verdade.  E por favor Aldo não diga que é uma inconveniência política  um petista querer ganhar um titulo de Doutor Honoris Causa.  

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de jeferson martins rodrigues
jeferson martins rodrigues

Totalitarismo Invertido, de Sheldom Wolin

Sheldon Wolin, morto em 2015, utilizava o termo Totalitarismo Invertido ao se referir ao tipo de democracia utilizada pelos EUA. Acredito que esta ideia é importante pra ajudar a compreender tanto o que está acontecendo, como ainda ao que vai acontecer no Brasil, assim que o poder voltar às mãos de quem sempre o ostentou. O que a Dilma tem deixado acontecer é simplesmente o que se chama de democracia, inclusive uma democracia praticamente suicida, se pensarmos na manutenção do Ministro da Justiça no cargo. Pessoalmente acredito que com Lula é como se o Brasil como nação tivesse dado um passo em se acertar também com o nordeste e a pobreza. E Dilma é um passo a se acertar com o passado louco da ditaduta, praticamente a candidatura dela foi alavancada depois de uma pergunta sobre mentir no regime de excessão (como se ao diabo alguem devesse honra). Não acredito, por enquanto, que vamos realmente continuar na direção de possíveis mudanças, e acho que estamos vivendo um totalitarismo invertido ministrado pela imprensa,  'a braziliana', com apoio da rede todas de televisão influente até no judiciário.

Há muita informação sobre Sheldom Wolin e o Totalitarismo Invertido na web.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de sabra
sabra

Caminho para a bárbarie

Esta campanha destrutiva  destroi  noções como amizade, compartilhamento solidariedade.  Pois o que querem é demonstrar que todos são semelhantes ao que há de pior. Assim todo e qualquer ato  de amizade e ou solidariedade é sempre uma relação de interesse escusos. Usam as frases rápidas como nao tem almoço grátis, pois assim estarão justificados. Desta forma todas as relações humanas se justificam apenas dentro dos parâmetros mais baixos. São figuras como Shkrelly, o dono de farmaceutica que subiu os preços de remédios em 700%,  e achou um absurdo ser questionado quanto ao impacto sobre seres humanos. Sua resposta, foi mais ou menos , mundo real é feito de lucros, que idiotas!!!

Isto indica o caminho que querem que desejam e em que acreditam: o caminho para a barbárie. Querem tornar este caminho o caminho natural. O mundo é dos mais fortes, se esquecendo das formigas e abelhas.

 

.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Theophilo Ribeiro
Theophilo Ribeiro

Classe média é razoável

Caro Aldo, como sempre gosto muito dos teus textos. Porém, neste não entendi a parte em que é dito que Lula errou politicamente. O que seria o certo, ter uma vida franciscana? Um presidente que viveu 8 anos no poder ter hoje um padrão classe media baixa eu acho que é mais do que razoável. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Ricardo Cebalho
Ricardo Cebalho

BRASILEIROS DE BOM SENSO Não

BRASILEIROS DE BOM SENSO Não é possível, que milhares de pessoas inteligentes, assistam tudo que esta acontecendo com a justiça no Brasil, e ninguém tome uma iniciativa para enfrentar esta situação, já que o PT não tem imaginação para fazer um movimento em prol da justiça, sera que não tem alguns juristas, advogados, jornalistas e artistas que possam se reunir e estudar uma forma, mesmo que seja para convocar a população consciente, para um movimento, em toda nação, para exigir  moralidade no judiciário e acabar com essas maselas e injustiças?Caramba meu, como pode um juiz prender José Dirceu e não ter explicação para o motivo de sua prisão? Como podemos aceitar a perseguição do maior líder político(LULA) que tanto fez pelo Brasil, ser escrachado perante a comunidade por essa cambada de cochinhas que nada fizeram pela população?E HORA DE TODAS AS FORÇAS DE ESQUERDA SE UNIREM. MESMO PARA VALER E MOSTRAR QUE NÃO ESTAMOS NA INQUISIÇÃO. e não vão fazer o que querem com o pavo e ficar barato.Estamos no século 21. Onde estão os artistas de esquerda que lutaram contra a ditadura os estudantes? Auguem Tem que tomar essa iniciativa ou vamos esperar pelo Roberto Requião e Siro Gomes? NÃO ME CONFORMO. Ricardo Cebalho 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Astronauta
Astronauta

Incompatibilidade

O artigo chama a atenção para um aspecto. Ao escolher somente um lado para aplicar a lei, os funcionários públicos responsáveis pela aplicação da justiça podem incorrer em prevaricação.

Art. 319: "Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

Pena: Detenção, de três meses a um ano, e multa."                               

Quis custodiet ipso custodes?  Quem nos protegerá dos protetores. Há uma presunção de verdade absoluta em seus atos e pronunciamentos. O controle de constitucionalidade e legalidade fica a cargo da mídia que legitimaria toda essa prática.

As grandes corporações do setor de comunicações, como sabemos, possuem interesses que nem sempre são os mesmos da população brasileira.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de andre sousa R S
andre sousa R S

boa análise, só não concordo

boa análise, só não concordo que todo petista tem que levar uma vida franciscana, se Madre Tereza de Calcutá e Mujica optaram por esse tipo de estilo, não vejo pq Lula seja obrigado a isso. 

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Texto enviesado

Os textos de Aldo Fornazieri são claramente enviesados contra o PT. Até para denunciar a perseguição escandalosa  que Lula está sofrendo, Aldo dá um jeito de dar  uma no cravo e outra na ferradura. Não há provas de que Lula roubou, mas ele não leva vida franciscana e isso seria moralmente condenável para um líder de esquerda.

Seu voto: Nenhum (15 votos)

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".  Joseph Pulitzer

Menos, Aldo.  Lula querendo

Menos, Aldo. 

Lula querendo viver vida de rico e a D. Marisa plantando couve no sítio. E fazendo festa de São João!

Lula querendo viver vida de rico e pescando tilápia no barco de lata. 

A família vivendo vida de rico querendo comprar um apartamento no Guarujá. 

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Vera Lucia Venturini

Aldo Fornazieri, doutor em

Aldo Fornazieri, doutor em ciência política pela USP, deve viver em um conjugado em Itaquera.

Seu voto: Nenhum (16 votos)

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".  Joseph Pulitzer

imagem de assunça
assunça

Concordo contigo Vera, nessa

Concordo contigo Vera, nessa conclusão sobre a ética o texto viajou na maionese.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Waldomiro Pereira
Waldomiro Pereira

Pescar titália em barco de

Pescar titália em barco de lata é viver vida de rico?

Triplex de 83m2 no Guarujá é viver vida de rico?

D. Marisa plantar couve no sitio é vida de rico?

Tô besta!!!!

 

Seu voto: Nenhum (18 votos)

Essa gente não tem a mínima

Essa gente não tem a mínima noção de como vivem os ricos.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

webster franklin

imagem de Ugo
Ugo

judiciário, lona rasgada

Tenho plantado araucárias no sitio do filho do cunhado, venham me prender.

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Paulo Ress2
Paulo Ress2

Só não enxerga quem não quer ver

"De tudo o que foi investigado e revelado em relação tríplex do Guarujá e ao sítio de Atibaia não há nenhuma evidência de que Lula tenha cometido algum crime."

 - Corrupção passiva - Art. 317 do código de processo penal: "Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem" 

Sonegação fiscal - Art. 1 lei 8.137: "Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas"

 - Lavagem de dinherio - Art. 1 da lei 9.613: "Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal."

Seu voto: Nenhum (4 votos)

E há quem só enxerga o que quer enxergar

Crime de corrupção passiva: Qual a prova de que Lula ou Dona Mariza solicitou, ou recebeu, em razão de função, vantagem indevida ? Me mostre uma.

Crime de sonegação fiscal: Me mostre uma evidência apenas de que Lula reduziu ou suprimiu dever de pagar tributo? Não vale ilações ou fofocas infames de mídia oposicionista, quero prova, evidência concreta.

Crime de lavagem de dinheiro: Me mostre uma evidencia, uma só, de maneira objetiva, clara, concreta, que vá além de suspeitas levantadas em factoides de jornal, de que Lula e Dona Mariza ocultaram bens, direitos ou valores provenientes de infração penal.

Meu caro, até agora, não foram levantadas evidências concretas, provas, mesmo depois de todas essas investigações, e após toda essa devassa, eis que esses agentes públicos partidarizados não avançaram para além do campo das suspeitas, e meras suspeitas não são indícios prestáveis a instruir denúncia, muito menos prova concreta.

Contudo, politicamente, causa um tremendo estrago na reputação, imagem e capital político do ex-presidente. Mas é só.

 

 

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"Viver significa lutar."

Sêneca

imagem de Gerson Susano
Gerson Susano

Caro Aldo, vamos la: Crime de

Caro Aldo, vamos la:

Crime de corrupção passiva: Segundo uma testemunha, a reforma do sítio de Atibaia foi paga pela Odebrecht a partir de outubro de 2010 enquanto Lula ainda estava no cargo de presidente da república [1], o que configura delito grave no exercício da função. Para reforçar a tese, verifica-se que o gerente operacional da Odebrecht, o engenheiro Frederico Barbosa, responsável pela Itaquerão, de remuneração anual de cerca de R$ 260.000,00 [2], prestou serviço nesta obra do sítio [3].  Alega o engenheiro que, prestou o serviço de graça para um tal de Carlos que ele não sabe que é. É fato também que parte da mudança 

Crime de sonegação fiscal: a sonegação fiscal se configura ao omitir ser o real proprietário do sítio de Atibaia. Vários indícios apontam para esse fato de que Lula é o real proprietário sendo o Fernando Bittar e o Jonas Suassuna Filho apenas laranjas: parte da mudança de Lula foi do planalto para o sítio (fato não negado por Lula ou seu instituto) [4];  Lula e sua famíla frerquentaram continuamente o sítio [5], sendo os únicos que fizeram usufruto real da propriedade desde que esta foi adquirida em outubro de 2010 [6] por um compadre de Lula (fatos não negados por Lula ou seu instituto).  

Crime de lavagem de dinherio: Indicos de lavagem de dinheiro são claro na denúncia contra da obra paga pela Odebrecht, mas também estão presentes no testemunho que de a OAS pagou a conhinha do sítio, porem colocou com se o Fernando Bittar fosse o real contratante [7].  Tem ainda o envolvimento do Bumlai, onde testemunhas indicam que este pagou reformas no sítio.

Perceba que não abordei o Triplex do Guarujá e a estranhas "desventuras" dos filhos de Lula. As investigações da PF e o do MP com certeza terão acesso a muito mais informações do que eu tenho agora. Imagina o tsunami que virá.  

[1] http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1734827-odebrecht-fez-obra-em-sitio-ligado-a-lula-diz-fornecedora.shtml

[2] https://www.lovemondays.com.br/trabalhar-na-odebrecht/salarios/cargo/gerente-de-operacoes

[3] http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1734829-engenheiro-da-odebrecht-diz-que-deu-apoio-informal-em-obra-de-sitio.shtml

[4] http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,mp-apura-se-mudanca-de-ex-presidente-foi-para-sitio-de-atibaia,10000014908

[5] http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/02/exclusivo-documentos-revela...

[6] http://oglobo.globo.com/brasil/compra-de-sitio-foi-formalizada-em-escritorio-de-compadre-de-lula-18614467

[7] http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1737550-moveis-de-sitio-atrib...

[8] http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,empresa-contratada-por-bum...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Paulo Ress2
Paulo Ress2

Pelo contrário, já existem

Pelo contrário, já existem inúmeras evidências, tanto que o Instituto Lula já mudou várias vezes sua versão dos fatos para adaptar-se as novas evidências.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Fofocas de jornal passaram

Fofocas de jornal passaram agora a se chamar "evidências". Sei.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".  Joseph Pulitzer

imagem de Paulo Ress2
Paulo Ress2

Ainda não tenho acesso as

Ainda não tenho acesso as evidências colhidas pelo MP e pela PF, contudo são fartas as informações sobre essa evidências na imprensa. Devo desconsiderá-las apenas por que você não gosta do que elas apontam? 

Pelo que eu entendi, quando indício publicado na imprensa é contra o Cunha, todos fetejam nesse blog. Porem quando é sobre o Lula, a culpa é do PIG. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Jorge Leite Pinto
Jorge Leite Pinto

Contas (várias) do Cunha

Contas (várias) do Cunha comprovadas pelo ministério da Suiça são "indícios" ou provas???

Você mesmo se mostra patético quando cita as "evidências na imprensa" para justificar suas asneiras...

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Paulo Ress2
Paulo Ress2

Ambos os casos são indícios

Ambos os casos são indícios segundo o artigo 239 do Código de Processo penal: “Considera-se indício a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias".

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Jorge Leite Pinto
Jorge Leite Pinto

Vamos aos FATOS: O que Lula

Vamos aos FATOS:

O que Lula "ocultou"???

O triplex NÃO foi comprado. Mesmo que o fosse, qual o crime? Ele comprou cotas, não exerceu o direito mas poderia, pois ganha muito bem com palestras (assim como vários líderes mundias fazem) e NÃO É MAIS PRESIDENTE de nada. Trata-se de uma pessoa comum, como você.

Vale o mesmo em relação ao sítio. Ou já é crime frequentar sítio de amigos?

Agora comparemos com o "pessoal" tucano, como um certo apto. onde MORA um deles, ou o aeroporto no sitio do parente do outro que fica com a chave, ou a fazenda em Goiás, ou a rádio dona de trocentos automóveis de luxo, etc. TODOS fartamente comprovados, diferentemente das acusações e ilações idiotas do pig e cia.

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Paulo Ress2
Paulo Ress2

É crime de Corrupção Passiva

É crime de Corrupção Passiva o servidor público que realiza reformas em imóvel da qual faz usufruto, sendo esta reformas bancadas por empreiteiras.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Antonio's
Antonio's

Estratégia eleitoral

A estratégia utilizada está gerando farto material, a ser utilizado nas próximas campanhas eleitorais, que é quando o povão fica mais ligado no noticiário político. Não que a atenção dos eleitores será maior, haverá uma "masturbação" frenética de todos estes assuntos, há tempos manipulados e divulgados pela midia, que irão beneficiar tremendamente a oposição. 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  Ilustre senhor Aldo

 

Ilustre senhor Aldo Fornaziere, parabéns pelo texto elucidativo!

Contudo, creio, humildemente, que 'as atitudes politicamente inconvenientes de Lula' são quase que inevitáveis em relação a um personagem que atingiu expressiva notoriedade...

Por exemplo, um homem de setenta anos, depois de tantas e tantas e tantas lutas e labor não pode desfrutar de momentos de repouso e tranquilidade junto a seus familiares e amigos?

E por que esses momentos não poderiam ser desfrutados numa propriedade de amigos?

Ademais, um ex-metalúrgico, ex-deputado federal e ex-presidente da República [durante 08 (oito!) anos] poderia comprar, legitimamente, quantos apartamentos no Guarujá e/ou sítios em Atibaia? 

E nem falemos em quantas canoas de lata!...

 

Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias e nacionalistas,

 

Respeitosamente,

 

Messias Franca de Macedo

Feira de Santana, Bahia

BRASIL - em homenagem ao [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Ser jornalista e ser brasileiro é ser moralmente frouxo"

Escrevi essa pensata para a Revista Imprensa em resposta a esta frase de Diogo Mainardi que me tocou especialmente. Minha resposta provocou mais quatro colunas contra mim que foram publicadas em livro de sua autoria: Lula é minha anta.

 

 

Pensata: Escrita e violência, por Ivanisa Teitelroit Martins

 

Por: Ivanisa Teitelroit Martins* | 25/05/2006 09:50

 

 

O mal-estar na cultura que Freud tão bem articulou é vivido no cotidiano das instituições e das estruturas. Pela saturação imaginária, provocada pelas diversas CPIs em curso no Congresso, em que se comete excessos no ato de acusar, em que depoentes já estão condenados por antecipação sem provas, produz-se um ruído de fundo e um rumor de mal-estar transformado em peste moral que cresce sem parar, loucamente, e ameaça, em alguns momentos, destruir tudo e causar a disrupção da razão. Há pelo menos dois tipos de destruição, que não cabe trazer a esta reflexão, mas diferente destes, há a lógica do campo de concentração, exercida com maldade burocrática a frio, construindo o estado de exceção. O extermínio só foi possível porque conduzido pela burocracia, como é, hoje em dia, pela técnica moderna. De um lado o texto impresso que é lento, de outro a velocidade da Internet que ofusca a reflexão, que produz vociferações anônimas. A técnica moderna introduz uma gramática sem discurso e um discurso que pode aniquilar todos os discursos. Instaura-se um tribunal virtual e simulado com poder de disseminação de acusações, apoiadas em supostas informações sobre vínculos de jornalistas a esta ou aquela corrente partidária, como máfia, ou a um partido como organização criminosa. Incrimina-se o próprio ato de pensar ou ter opinião. Pensar, fazer pensar, informar e ter outros que pensam da mesma maneira é mafioso, é promíscuo, é criminoso. "Ser brasileiro é ser moralmente frouxo". "Ser jornalista e ser brasileiro é ser moralmente frouxo". As provas são levantadas junto a outros que são instalados na posição de fontes em off, anônimos detentores da "verdade". Fulano disse e, se foi dito, tudo está provado. O direito de resposta é vedado, o direito à defesa é vedado. A acusação em tempos contemporâneos tem seu efeito instantâneo, enquanto a defesa legal é morosa. A resposta às acusações ou é o silêncio ou a própria defesa de se dizer neutro. Mas nem a neutralidade é imparcial. O efeito é a paralisia da ação política. O resultado é o retrocesso ao campo da ausência da lei ou à violência arbitrária de uma lei - que não é, por certo, a do Estado de Direito -, exercida por um "bando soberano" (Giorgio Agambén).

 

Algo semelhante ocorre com a palavra e sua relação com o homem que a pronuncia e o homem que a escuta ou a lê atenta ou desatentamente. Como disse Lacan, em um de seus seminários, a palavra pode ser - e de fato é - um câncer: proliferação e multiplicação fulminante, letal. A vitória do resíduo, do detrito pode destruir a ordem social.

 

*Ivanisa Teitelroit Martins é psicanalista

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Ivanisa Teitelroit Martins

imagem de altamiro souza
altamiro souza

mandou bem, ivanisa.... nessa

mandou bem, ivanisa....

nessa loucura toda, o mal-estar, o excesso, ao invés de curar, revigora a desrazaão

daí o perigo incrustado nesse estado de exceção que não permite qualquer defesa. 

daí a angústia, a perda do sentido da vida..

mas para esses malucos que proruzem ódiio e mal-estar  perseguições políticas,

com o uso indisfriminado do famigerado direito do inimigo,

o que importa é a destruição de seus adversáios políticos,

o que importa é criar o caos, não a vida.....

é a eterna luta de eros e tànatos...

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Angelo G.Frizzo
Angelo G.Frizzo

Estamos lidando com GOLPISTA,

Estamos lidando com GOLPISTA, então... Claramente bandidos, terroristas, imundos asseclas de interesses capitalistas.  O Bem estar do POVO Brasileiro é o que menos interessa a esses CANALHAS que deveriam ser , esses sim, EXPULSOS desses País.

O ódio a alguém pela sua COMPETÊNCIA comprovada pelo MUNDO TODO, é uma demonstração de fraqueza moral desses bandidos terroristas.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Eduardo Outro
Eduardo Outro

CASA GRANDE

Contestar o brilhante Aldo Fornazieri é arriscado. Vou assumir o risco. O que ele faz, em parte, é a defesa da Casa Grande: O retirante nordestino pode sim almejar posses, desde que seja um jegue, um aparelho de som 3 em 1, talvez até uma motinha. E se quiser um apartamento não tem os da minha casa minha vida?  Sair da miséria é permitido mas aí tem-se que fazer voto de pobreza, não como uma reconhecida virtude, caso do Mujica, mas como imperativo. Pelo exemplo histórico, ao deixar a presidência, Lula deveria retornar ao Vale do Cariri, ou, suprema indulgência, que retorne ao Sindicato. Sem maniqueísmo, cartesiano: Lula cometeu algum crime? Qual? Comprovado? Qual a pena? Condene-se. Cumpra-se. Não cometeu crime algum? Deixem o homem em paz, conduta pessoal, não criminosa é algo, acacianamente pessoal. E se isso tiver qualquer intercorrência política o tira-teima será avaliado numa eleição. 2018 está aí, aguardemos.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Jorge Leite Pinto
Jorge Leite Pinto

Perfeito, Eduardo. O Aldo

Perfeito, Eduardo.

O Aldo quer agradar a todos, mas acaba dando uma de tucano... O texto começa bem, mas termina melancolicamente...

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Taneamara
Taneamara

Com todo respeito,

que nutro pelo  Sr.,Aldo Fornasieri, achei a primeira parte do texto mais que óbvia, tudo que vêm se falando desde que começou a Lava Jato. Já a segunda parte, concordo: viajou na maionese. Deu a impressão que criticou a Casa Grande e depois se arrependeu!

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  O APARTAMENTO DO MEU

 

O APARTAMENTO DO MEU CUNHADO É MEU!

No último dia do ano passado, eu e a minha esposa passamos a manhã, a tarde e parte da noite ajudando na arrumação do apartamento do irmão dela… O fizemos não porque o meu cunhado não possa pagar os serviços de uma, digamos, diarista! Contrariamente…
“As benfeitorias” [Somente sorrindo!] funcionaram enquanto um momento de, digamos, congraçamento, confraternização, gratidão, ‘desestressamento’…

Pimba:
“o apartamento do meu cunhado é meu”, segundo a [seletiva] leitura capciosa e criminosa do PIG!

 

***

 

… Esses moleques degenerados &$ desalmados ‘penas amestrados’ e os [mega]corruptos barões patrões da grande ‘MÉRDIA’ nativa medem os outros a partir da régua IMUNDA delles…
Essa gente estúpida está a anos-luz de distância de reconhecer o que significa solidariedade, despojamento, generosidade…
Enfim, “essa gente não é gente”!…

 

***

 

… Na verdade, estes *porcos do PIG não são tão estúpidos assim!
O objetivo desses vulgares e miseráveis factoides é, sobretudo, difundir mais ódio nos incautos e hipócritas…
eterna] Além de anuviar as denúncias robustas contra os LADRÕES inveterados e irrecuperáveis da [eterna e] mafiosíssima oPÓsição ao Brasil!
Uma espécie de rastilho de pólvora: logo em seguida as emissoras de rádio reverberam; “o furo jornalístico” transforma-se em ‘o papo da semana nos botecos e meretrícios’; os trolls da internet, as mensagens no WhatsApp…

*que me perdoem os porcos, os vermes, as baratas,os ratos…

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  O SUBMUNDO DO PIG!Não se

 

O SUBMUNDO DO PIG!
Não se pode levar um “jornalismo” deste minimamente a sério!
Entenda o lamaçal que supera o da Samarco da Vale do Rio Doce da ‘Privataria Tucana’!
################
A ex-primeira dama plantou árvores frutíferas, fez uma horta e cria patos na propriedade
(…)
NOTA FÚNEBRE DA VIGARICE CRIMINOSA:
Conteúdo Estadão em estado comatoso – e reverberado pelo ‘Folha’ dos Frias da puta!
08/02/201610h18
***
Dileto(a) leitor(a), dar vontade de chorar quando – após a leitura da ‘espalhafatosa manchete incriminatória’ – temos a disposição de ler o corpo da “matéria investigativa”!
Sórdidos assassinos [seletivos] de reputações a $oldo IMUNDO!
Atentemos:
(…)
Segundo uma pessoa que já frequentou o sítio na companhia de Lula, a propriedade “é a cara da dona Marisa”, fato que justifica a presença constante do casal no local.
“Ela gosta muito desse sítio. Lá tem pato, ela gosta de plantar, fez uma horta. Tem gente que gosta de ir para a praia, ela gosta de ir para o campo.
O fato de a pessoa ir toda semana no Guarujá não significa que a pessoa seja dona da praia”, afirmou, sob a condição de anonimato.
(…)
“O Fernando Bittar é como um parente do Lula, muito próximo. Lula trata ele como se fosse um filho. Ele é um empresário bem sucedido e emprestava o sítio para o Lula. Não significa que era do Lula. Os meninos [donos do sítio] sempre convidaram Lula para ir lá”, disse José Américo, secretário de Relações Governamentais da gestão Fernando Haddad e ex-secretário de comunicação do PT.
(…)
FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/02/08/marisa-faz-horta-e-leva-festa-para-sitio-em-atibaia.htm

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Lacan e a tragédia de todos nós, o mal estar na civilização

(....) Entrelaçando as três categorias lacanianas, a tragédia retrata conflitos da ordem simbólica - disputa política, traição sexual e situações afins - com as quais somos convidados principalmente pela compaixão a construir uma identificação imaginária. Mas essa relação imaginária é interrompida pelo medo, ou seja, pela incursão do Real. Conseguem prosperar apenas as relações baseadas em um reconhecimento mútuo do Real - o terrivelmente desumano que se instala no âmago do outro e de nós mesmos, para o qual um nome é a pulsão de morte. O que precisa ser compartilhado para contornarmos um mero espelhar de egos é aquilo que é estranho para nós. É isso que é expulso do mundo da consciência e da civilidade. Somente com base no oblíquo, no êxtimo, no expulso, pode-se construir uma comunidade de compaixão. A pedra angular de uma nova ordem precisar ser, como o Édipo em Colona, o ofendido e o impuro.(....) Terry Eagleton em Doce Violência - a ideia do Trágico (Ed. Unesp, 2012)

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ivanisa Teitelroit Martins

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.