Revista GGN

Assine

Lula move 15 ações contra jornalistas e personalidades

 
Jornal GGN - Chegou a 15 as ações cíveis e criminais movidas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra jornalistas e personalidades por afirmações injuriosas ou ofensivas. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, nesta quarta-feira (27).
 
A última ação anunciada pelos advogados de Lula é contra o pré-candidato tucano a prefeito de São Paulo, João Doria Jr., por ter afirmado que o ex-presidente é "um sem-vergonha, um cara de pau" e que pediria ao juiz Sergio Moro para "adiar" eventual prisão do petista. O tucano afirmou que não recuará das acusações a Lula.
 
Em encontro com blogueiros e jornalistas, o ex-presidente disse que não deixaria passar as ofensas e que iria "processar todo mundo". Desde as primeiras informações referentes à Operação Zelotes, Lula mantem uma postura de reagir por meio de defesas na Justiça. "Daqui para a frente, vou processar todo mundo para ver se colocamos ordem na casa", disse, criticando o tratamento dado pela imprensa com as investigações e vazamentos seletivos.
 
"Já ouvi que delação premiada tem que ter o nome do Lula, senão não adianta", afirmou o ex-presidente, assegurando-se: "Duvido que tenha um promotor, um delegado, um empresário que tenha a coragem de afirmar que eu me envolvi em algo ilícito".
 
Pautando-se pela segurança de sua inocência, Lula assumiu a via judicial para tentar limpar a imagem negativa que estampam os jornais a cada informação injuriosa.
 
No dia 1° de outubro do último ano, o jornal O Estado de S. Paulo relacionou a Medida Provisória (MP) de 2009 a um contrato assinado em 2014, cinco anos depois, entre a Marcondes e Mautoni e a LFT Marketing Esportivo, do filho de Lula, Luiz Cláudio Lula da Silva. Com a divulgação que Lula credita como "falsa", os jornalistas foram processados. Posteriormente, um inquérito realizado com a busca e apreensão no escritório da LFT foi arquivado, sem indiciar o filho do ex-presidente, confirmando-se judicialmente a distorção cometida pelo veículo.
 
Além da Zelotes, desde que o nome de Lula é relacionado à Operação Lava Jato, o Instituto Lula responde a cada um dos ataques com notas oficiais, fornecendo seus argumentos e, quando possível, anexando documentos para reforçar a defesa de Lula.
 
Recentemente, o advogado do ex-presidente, Cristiano Martins, admitiu que há um ano a decisão de reagir na Justiça foi tomada por Lula. "Observamos que havia relação entre informações falsas que eram publicadas e a abertura de investigações contra o ex-presidente. Decidimos impugnar as próprias reportagens, além de buscar reparação à honra de Lula", afirmou.
 
Leia mais:

 

Média: 4.5 (24 votos)

Recomendamos para você

18 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

(Sem título)

Seu voto: Nenhum (5 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Déa Fragoso
Déa Fragoso

O FHC pode ter apartamento em

O FHC pode ter apartamento em Paris de milhões de euros. Isso eles não querem nem saber.

Seu voto: Nenhum
imagem de Napolitano
Napolitano

E vai ficar tudo por isso mesmo, zezinho da justiça?

O MP “garante” que não foi gravado o depoimento onde nem estava presente

depoim

O delator Fernando Moura, como se sabe, disse que não disse o que o Ministério Público disse que ele disse sobre o ex-ministro José Dirceu.

Seu advogado, Roberto Podval, requereu a gravação original, tal como fez antes o defensor de Marcelo Odebrecht, Nabor Bulhões, quando da omissão, na transcrição de declarações de Paulo Roberto Costa, de que o presidente da empreiteira jamais tratara com ele qualquer questão de propina.

E recebeu do juiz Sérgio Moro a negativa, desta vez sob a a alegação de que o Ministério Público informou que o depoimento de Moura não foi gravado, segundo ele foi informado pelo Ministério Público e, assim sendo, era impossível oferecer o original à defesa.

Vamos esquecer o fato absurdo de, no meio do festival de vídeos quase pornográficos exibidos pela Lava Jato falte um, tão importante e justamente o que está dando margem a controvérsias.

Vamos esquecer que os equipamentos de gravação são padrão em salas de interrogatório, ainda mais nestes casos onde o que vai ser dito pode botar uma pessoa na cadeia e tirar outra de lá, a que delata.

Vamos esquecer que nem sequer se informa a razão de não ter sido gravado – o equipamento quebrou, houve defeito técnico, o “rapaz” esqueceu de apertar a tecla “rec”.

Fica, então, uma única pergunta: como é que o Ministério Público diz que não foi gravado se não havia, como se pode notar no termo de declarações de Moura, nenhum procurador presente no depoimento que o MP diz que não foi gravado?

Estavam no depoimento e o assinam: a delegada federal Érika Marena, os advogados do declarante – Pedro Ivo Iokoi e Adriano Scalzaretto – o próprio declarante, por óbvio, e, servindo como testemunha, o agente  da PF Luiz Carlos Milhomem que serviu de escrivão ou, não o sendo, mais alguém que reduziu a termos o que era dito.

Não há menção alguma a nenhum integrante do Ministério Público aqui no depoimento oficial, devidamente vazado à época.

E ainda assim o MP garante que não foi gravado, mesmo não estando lá? Ou será que informa – e Moro não registra que a PF alega que não foi gravado, mesmo sendo praxe fazê-lo? Praxe e, aliás, orientação formal há 15 anos, desde que a Instrução Normativa 11/2001, em que se recomenda (item 95) o uso de “meios eletrônicos para registrar o ato, de acordo com a conveniência e importância dos fatos investigados.”

Não era, pois não, uma investigação “sem importância”, mas uma transação penal especialíssima, a da delação premiada.

Mas é assim, na Lava Jato, não tem gravação, nada tem de ser explicado, não encham o saco, o processo marcha para frente.

A passos de ganso, feito aquelas tropas que nem é bom lembrar o nome.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de altamiro souza
altamiro souza

gem memo é que entrar  com

gem memo é que entrar  com propcesso contra essas veiculações cheias de

mentiras e invenções que depois são usadas pelos promotores para acusa ar as péssoas.

0 que lulam está percebendo, na minha opinião,  é que ele tem que tomar

esas atitudes para presefrvar a própria democracia...

uma vez que a rdicalização da grande mídia tende a gerar ima reação inesperada,

algummilitante mais radical, essas coisas...

que pode colocar em cheque o proprio processo democrático.....

 

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

É pouco...

Mas é o que restou a Lula. 

A construção planejada da imagem de um perseguido político.

Seu voto: Nenhum (15 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

imagem de eu
eu

Realmente

Realmente, a lava-jato ir no dia de Hoje, ao apartamento motivo de uma reportagem da Veja no final de semana é mera concidencia. 

Seu voto: Nenhum (16 votos)

Pau em todos eles

 Não perdoe ninguém inclusive MPs que o acusarem sem prova.

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Deve ser alguma espécie de antídoto !!!

Os nossos lobistas, são limpinhos e  cheirosos...os  deles  são:  feios e sujos !!

Seu voto: Nenhum (9 votos)

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

Finalmente!

Agora chegou a hora de Lula ficar rico! Que ele vá em frente e processe todos os injuriadores, indistintamente ... 

Na religião luterana, salvo engano, se ensina que "se deve fazer da adversidade uma virtude".  Então, da adversidade de ser injuriado, ela se torna uma virtude, ao receber indenizações. 

 

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Outra teoria bem mais simples

Outra teoria bem mais simples do meio do povão.

De um limão fazer uma limonada.

 

Seu voto: Nenhum

Consagre os seus sonhos e projetos ao Senhor, e eles serão bem sucedidos, creia.

gAS

Um dos filhotes da ditadura....

Alexandre garcia, Hoje de manhã  no prelúdio do jornal matinal da goebbels  fez uma piadinha  adicionando seu vveneno às investigações solicitadas pelo Moro com relação a Bancoop e a  OAS.  insinuando relação com os  desvios na Petrobrás.." tem um "triplex"  no guarujá....

Já nem disfarçam mais...

Seu voto: Nenhum (12 votos)

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de Franbeze
Franbeze

É tarde: o leite já foi derramado

"Pautando-se pela segurança de sua inocência, Lula assumiu a via judicial para tentar limpar a imagem negativa que estampam os jornais a cada informação injuriosa."

Não vai adiantar, pois a justiça, a PF, o PIG e o STF são os tentáculos dos tucanalhas. Os tucanalhas não bancam de republicanos quando estão no poder.

Que falta faz um Brizola. Hoje percebo que era o Brizola pra ter sido presidente.

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Paulo Figueira
Paulo Figueira

Costumamos valorizar as

Costumamos valorizar as pessoas depois que morrem, é o caso de Brizola.

Lula só será reconhecido e colocado em seu devido lugar na História após a sua morte.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de URBANO
URBANO

DEMORÔ !!

DEMORÔ !!

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Ele AINDA confia no

Ele AINDA confia no judiciário brasileiro . Que tristeza !

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de URBANO
URBANO

DEMORÔ!!

DEMORÔ!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de gaúcho
gaúcho

A elite medieval brasileira,

A elite medieval brasileira, seus integrantes espalhados nas mais diversas insituições (MPF, PF, mídia, judiciário...) não toleram presidentes que ousam ajudar os pobres e a classe trabalhadora.

Getúlio Vargas, Jango, Lula... sofreram ou sofrerão (no caso de Lula) a ira da turma da casa grande até o final dos seus dias enquanto os amigos generais torturadores, FHC, Sarney... levaram uma vida tranquila sem nunca serem importunados.

Mais do mesmo. 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Atraso

Faz muito bem, mas com enorme atraso.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.