newsletter

Assinar

Marina e o mito do cavaleiro solitário


Atualizado às 15:00

Todo fim de ciclo político abre espaço para os outsiders da política.

São períodos em que ocorre um aumento da inclusão, da participação popular e os mecanismos políticos tradicionais não mais dão conta da nova demanda. Há o descrédito em relação à política e, no seu rastro, o cavaleiro solitário, cavalgando o discurso moralista e trazendo a esperança  da grande freada de arrumação.

Fazem parte dessa mitologia políticos como Jânio Quadros, Fernando Collor e, agora, Marina Silva.

***

Tornam-se fenômenos populares, o canal por onde desaguará a insatisfação popular com o velho modelo.

No poder, isolam-se por falta de estrutura partidária ou mesmo de quadros em qualidade e quantidade suficiente para dar conta ro recado de administrar um país complexo como o Brasil.

Com poucos meses de mandato, a população percebe que não ocorrerá o milagre da transformação política brasileira e se desencantará com o salvador. Sem base política, sem o canal direto com o povo, perdem o comando e trazem a crise política. 

***

Desde a redemocratização de 1945 o Brasil tornou-se um país difícil de administrar, dada a complexidade de forças e setores envolvidos. Só é administrável através das composições políticas.

Na última década, a complicação ficou maior porque floresceram uma nova sociedade civil, novas classes de incluídos e o fantasma da hiperinflação (e dos pacotes econômicos) não mais funcionava como agente organizador das expectativas e de desarme das resistências.

***

O maior momento de Marina foi quando, na OMC (Organização Mundial de Comércio) defendeu a o direito do Brasil proibir a importação de pneus. No episódio Cessna descobre-se um sócio oculto do ex-governador Eduardo Campos, que enriqueceu com incentivos fiscais (do estado de Pernambuco) justamente para a importação de pneus.

***

Não apenas isso.

Sua vida profissional indica uma personalidade teimosa e desagregadora.

Começou a vida política com Chico Mendes. Depois, rompeu com ele e aderiu ao PT. Foi parceira de Jorge Vianna, governador do Acre. Rompeu com Jorge, tornou-se MInistra de Lula.

Teve embates com a então Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff acerca da exploração da energia na Amazonia. Perdia os embates nas reuniões Ministeriais, mas criava enormes empecilhos no licenciamento ambiental.

Nas reuniões ministeriais, jamais abria mão de posições. Quando derrotada, se auto-vitimizava e, nos bastidores, jogava contra as decisões com as quais não concordava.

Saiu do governo Lula no dia em que anunciou seus planos para a Amazonia e Lula entregou a gestão para Roberto Mangabeira Unger.

***

Saiu do governo, entrou no PV e promoveu um racha no partido. Tentou montar a Rede, juntou-se com o PSB e criou conflitos de monta com os principais auxiliares de Campos.

A teimosia em geral estava a serviço de ideias e conceitos totalmente anticientíficos.

Combateu as pesquisas em células tronco. Em 2010, em uma famosa entrevista no Colégio Marista, em Brasilia, anunciou que proibiria ensinar Darwin nas escolas, por ser a favor do criacionismo.

Se o país resolver insistir na aposta no personagem salvador, só há uma coisa a dizer: bem feito!

Relativizando a posição de Marina sobre o criacionismo e a célula tronco

FOLHA - Antes de mudar de partido, a sra. mudou de religião, de católica para evangélica. No ano passado, equiparou a teoria da evolução de Charles Darwin ao criacionismo, que atribui a origem da vida a Deus. Entre fé e ciência, a sra. fica com a fé?

MARINA SILVA - Houve um completo mal-entendido. Fui dar palestra em uma universidade adventista, que é uma faculdade confessional. A legislação brasileira permite as escolas e as faculdades confessionais, que têm o direito de fazer a abordagem do ensino a partir da perspectiva religiosa.

Um jovem me perguntou o que eu achava de as escolas adventistas ensinarem o criacionismo. Respondi que, desde que ensine também a teoria da evolução, não vejo problema. A partir daí, as pessoas começaram a dizer que eu estava defendendo o criacionismo. Sou professora, nunca defendi essa tese e nem me considero criacionista. Porque o criacionismo é uma tentativa de explicação como se fosse científica para responder a questão da criação em oposição ao evolucionismo. Apenas acredito em Deus, é uma questão de fé. Nunca tive dificuldade em respeitar e me relacionar com os ateus, com pessoas que professam outras crenças ou outra forma de pensar diferente da minha.

Média: 4.5 (49 votos)
259 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de veranis
veranis

vale tudo

Assisti ontem na tv paga um documentário que trata da construção do Canal do Panamá. Não sei até onde é confiável pois deve ter sido feito por americanos. Ali o mais interessante a observar foi a política americana. Desesperados para obter aval do senado e liberação da construção pela Colômbia país a que o Panamá estava sujeito, aproveitaram-se do desejo de liberdade de alguns panamenhos, fizeram toda a documentação para o futuro país, inclusive o discurso de posse do postulador que se colocou a serviço dos americanos, incluindo até a bandeira. Um trabalho enorme que afinal lhes possibilitou tomar posse do novo país e ali sem problemas maiores além dos que a natureza impunha, construiram o tão sonhado canal. Imagino que marina e seu desejo de vingança, de mostrar quem manda, aliado ao trabalho de desconstrução do PT  pela imprensa e aquele desejo difuso de todos nós  de mudar acreditando na melhoria de vida é o que vai propiciar aos americanos retomarem seu quintal e afinal tomar posse do pré-sal que não conseguiram ainda apesar de tentarem muito. O que vai acontecer com o Brasil não lhes importa, da mesma forma que não lhes importou nossos quase trinta anos de ditadura e uns quase cinquenta de atraso. Agora que pensávamos estarmos evoluindo, criando um caminho com a educação, com o pré-sal, com as moradias, temos uma pessoa com parcas possibilidades de gerir nosso país por quatro anos com grandes possibilidades de acordo com as pesquisas, de cumprir o desejo americano de ter a  posse de nosso petróleo. Tendo passado pelo processo todo de desconstrução e construção da nossa política, fico desalentada, mas ao mesmo tempo por total incapacidade de mudar uma possível realidade, torcendo para que as novas gerações não paguem caro demais pelo que possa acontecer ao Brasil. As urnas são soberanas, foi para isso que fomos com nossas bandeiras gritar por liberdade, gritar pelo direito de votar. Se for esse o desejo de nosso povo, que espero seja só manipulação de pesquisa, só nos resta realmente desejar que nossas conquistas não sejam perdidas, mas se tentarem perdê-las que tenha essa nova geração a mesma capacidade que tivemos de brigar por nossa liberdade.  

Seu voto: Nenhum
imagem de Pala
Pala

Vossa filha

Caros,

É evidente o erro do PT e do PSDB em não perceber que este modelo dualista não satisfaz mais a população, exceto aos sunitas e xiitas, que continuam a degladiar, destilando um ódio cada vez maior...

Marina é certamente um tiro no escuro, pular no abismo. Mas assim como uma vítima em um incêndio prefere pular ao morrer queimada, muita gente vai votar na Marina.  As manifestaçōes populares, sem viés partidário, deixaram isto bem claro no ano passado.

Para desgosto geral dos aiatolás e califas, o recado é claro: O PT não evoluiu depois de um bom inicio, insistiu em um único modelo. O PSDB definhou, não serve nem como alternativa.

Quem tem o mínimo de auto crítica há de reconhecer os  próprios erros, e enquanto vocês se degladiavam mais uma vez,  foram ultrapassados. Agora parece que é tarde.

Infelizmente a alternativa, a tal Marina, é péssima. Péssima mas fruto do vosso ventre, não reneguem.

Como cada parte cansou de dizer à outra: Vocês vão destruir o país, é isso ai!

 

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Ana Colina
Ana Colina

concordo em parte

Não consigo dizer que a opção Marina seja péssima. Pois como o próprio texto diz, me sinto num incêndio, e vou pular...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Torcida

Eu também tenho a sensação de que o Brasil embarcará numa canoa furada com a Marina, mas penso e torço que esteja sendo influenciado pelo meu respeito pelo que foi feito nos últimos onze anos no Brasil e pela minha torcida pela continuidade do governo do PT.

Espero que eu esteja enganado neste sentimento.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de FEAFAL
FEAFAL

Marina

Associar Marina a Janio Quadros e a Collor é, no mínimo, má fé; reflexo de defesa de quem se sente ameaçado e q acha q, neste caso, os meios justificam o fim. Quer dizer o quê? Q vale tudo?????

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Correia
Correia

Seria interessante que a

Seria interessante que a declaração "....associar Marina a Janio.....é, no mínimo, má-fé" viesse acompanhada da justificativa. 

 

Eu, por exemplo, considero a comparação bastante justificável, pelo messianismo presente nas três figuras e pelo desprezo que os três demonstravam (demonstra) nas relações com os partidos políticos.

 

Portanto, cabe-lhe explicar a tal má-fé do autor do texto.

Seu voto: Nenhum

Vou te responder com poucas palavras pra

demonstrar porque a comapração com o collor é correta: Lara Resende, Neca dona do Itau.

O program já é um problema na demosntração, porque parece que eles vivem digitando errado,

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ana Bednarski

imagem de Zilma
Zilma

Errado... Marina é o Collor

Errado... Marina é o Collor de saias, com todas as semelhanças.

Não tem ideologia, não tem programa, tem propaganda e discurso pouco confiável. Ah, os eleitores mais politizados do Brasil são os do PT, que têm coragem de nadar contra a corrente!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Associação?

Associação? Onde?
Por outro lado, gostaria de saber o que você acha da manipulação da mídia dominante quando o assunto é o Governo petista. Não seria, aí, má-fé. Ou você acredita nela?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Você entendeu errado meu

Você entendeu errado meu caro. Vou te explicar:

Marina não é sócia de Jânio nem de Collor.

Marina representa hoje o que Jânio representou em 1960 e Collor representou em 1989.

O famoso "contra tudo o que está aí" sendo que ela sempre esteve aí, há 30 anos ela está aí.

Vive de política profissional desde 1984

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Geraldo de Carvalho Jr
Geraldo de Carvalho Jr

Marina

Talvez o sucesso momentâneo de Marina seja fruto da incompetência da gestão Dilma. Sabemos das dificuldades que enfrentará caso seja eleita, mas de qualquer forma será uma mudança. Para melhor ou para pior... Não nos resta muita expecativa.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Renato E.
Renato E.

Ainda que todo este ataque

Ainda que todo este ataque repentino da mídia à Marina fosse verdade, seus concorrentes conseguem ser piores do que ela. Marina ainda é a opção.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Correia
Correia

E viva o criacionismo!    

E viva o criacionismo!

 

 

Seu voto: Nenhum

Ataque repentino da mídia ??

Ataque repentino da mídia ?? A mídia faz campanha pra Marina desde a eleição de 2010.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Nova Política

Como fazer uma nova política com velhos políticos ? Nenhum Presidente fará o que quer, sem depender das velhas raposas  do Congresso Nacional e todos os interesses, de diversos seguimentos, que ali estão representados. Por pressão, Marina já teve que alterar trechos de seu programa de governo lançado ontem. Uma das pressões veio do Twitter de Silas Malafaia. Quando o PSB percebeu que certamente perderia muito voto evangélico, recuou. Agora certamente, irá desagradar ao seguimento LGBT.

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/08/apos-receber-ultimato-do-malafaia.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed:+blogspot/Eemp+(Os+Amigos+do+Presidente+Lula)&utm_content=FaceBook

 

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1508539-campanha-de-marina-elimina-trechos-de-capitulo-lgbt-do-programa.shtml

Seu voto: Nenhum
imagem de Hilmar de Moraes
Hilmar de Moraes

Mídia Guerra o vale tudo da hegemonia imperialista

Além disso criam memes políticos. Melhor ler = A presença dos Estados Unidos no Brasil de Moniz Bandeira. Adicionalmente conhecer Noam Chomsky. A hegemonia pede a destruição até de países, portanto, a responsabilidade é sua/nossa escolha. Infelizmente a ignorância política é muito grande.

Noam Chomsky is one of the foremost outspoken critics of U.S. foreign policy and the media. Chomsky is a world-renowned linguistics scholar, foreign policy analyst, radical political philosopher, professor at the Massachusetts Institute of Technology, and author of over 30 books, including 9-11, Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media, Necessary Illusions: Thought Control in Democratic Societies, The New Military Humanism, and What Uncle Sam Really Wants.

In this talk, Chomsky comments on the connections between the war against Iraq and the war on terrorism. He describes the campaign against terror as a pretext for instituting an extreme right-wing political agenda. Chomsky expresses his concern about the unbridled use of American power in the world and U.S. foreign policy objectives to gain control over Middle East oil, "the greatest material prize in world history."

Seu voto: Nenhum

Lendo alguns comentários dos

Lendo alguns comentários dos eleitores da Marina, me sinto no site do professor Hariovaldo. É realmente impressionante, até nisso ela se parece com o PSDB.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Acreditar que Marina é o

Acreditar que Marina é o "novo" é uma idiotice surreal, fico pensando como a "criminização da política" e o afastamento dos jovens e da classe média  da politica pode ser  uma estratégia perfeita para a direita e a elite se apropriar do poder, foi assim com Jânio, Collor e agora Marina.. Alguém tem dúvida que num eventual governo Marina ficará na  mãos das forças mais reacionárias e conservadoras tipo, elites financeiras e mais   PSDB, PV  , etc.  COLLOR e Jânio sucederam governos muito fracos e economias em frangalhos, hoje o governo petista enfrenta uma das piores crises do capitalismo, com baixissimo desemprego e ganhos reais de sálarios para mais  de 90% de assalariados.

Pra mim Marina é uma aberração da criminalização política  e um retrocesso de 20 anos para o Brasil o governo que suceder Marina vai começar do zero.

Seu voto: Nenhum
imagem de tiim
tiim

GOVERNO FRACO DO PT - ELEGE MARINA

Meu caro Roberto, o grande culpado de eleger Marina,  é o Péssimo governo de Dilma/Lula/PT, agora não adianta reclamar. 

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Pedro Penido dos Anjos
Pedro Penido dos Anjos

Marina já foi eleita por

Marina já foi eleita por você, né.

Então, empossa essa senhora!

Que tal, segunda feira?

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de tiim
tiim

JÁ FOI

Meu Caro Pedro, está nervolzinho, é daqueles que não gostam de perder. Pois bem, não sou eleitor de Marina meu prezado. Não troco seis por meia duzia. Deixo tudo pra ser resolvido pelos míopes de plantão.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de mz
mz

O que importa para a maioria

O que importa para a maioria da população é o que está posto mais do que é prometido. Ganhos reais dos salários só vimos acontecer no governo do PT.  A inérica inflacional é poderosa, mas está dentro da banda nestes 12 anos. O Brasil só aumenta a sua participação na economia mundial, devemos chegar entre as 5 maiores economias nos próximos anos.  Enquanto a dívida pública federal está em 33% do pib, e somando com a dos estados e municípios chega a 59% do pib, a americana é maior que o pib. O desemprego cai nos menores patamares da história, e vem os comentaristas especialistas e trolls falarem em fundo poço. É querer subverter a lógica dos fatos. Temos carências, imperfeições, desequilíbrios, mal feitos? Temos, mas não é com passe de mágica que serão resolvidos. É na construção democrática das negociações que avançamos no contexto civilizatório. E isto implica em ceder em determinados momentos para avançar em outros. Assim caminha a humanidade. As instituições nunca tiveram tanta independência para cumprirem seus papéis constitucionais, com MP, CGU, Polícia Federal, Congresso e Judiciário. Até mesmo a liberdade de imprensa, que na realidade mostrou-se partidária em todos estes anos para não dizer até mesmo criminosa quando acusa, condena e sentencia sem provas, diferentemente de quando contribuia e contribui para camuflar as falcatruas dos seus. Dentro deste contexto o que falta mesmo é maior participação popular nas decisões governamentais, até nisto o governo do PT se mostrou mais acessível quando chama os entes envolvidos para determinação das políticas públicas.

A estratégia é clara, repetir as mentiras para que elas se introjetem no inconsciente coletivo, podem até conseguir, mas tem o dia seguinte, o povo brasileiro que ganhou mais espaço de cidadania não vai permitir ser o bode expiatório dos discursos fleumáticos de quem estiver no poder.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Augusto Luiz
Augusto Luiz

PT e PSDB

PSDB - Deu esmola aos pobres
PT - Deu esmola D+

Depois de junho/13 nenhum dos dois partidos aprenderam a lição.

Meu voto na Marina, será um voto de protesto ao CORPORATIVISMO, IMPUNIDADE, 39 MINISTÉRIOS, PASSADENA, VIOLÊNCIA, FILHO DE POLÍTICO FICANDO RICO, AO METRO, ECONOMIA E ETC.
Em 2001 fizeram o mesmo terrorismo e nada aconteceu, o voto de Protesto é um grito de liberdade.

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Pê Loya
Pê Loya

Amigo, a Marina faz 'nova'

Amigo, a Marina faz 'nova' política realmente... Mudou de partido 4 vezes (!!!) nos últimos anos! Vai fazer política nova assim na floresta encantada do Itáu mesmo...

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Pê Loya
Pê Loya

Amigo, a Marina faz 'nova'

Amigo, a Marina faz 'nova' política realmente... Mudou de partido 4 vezes (!!!) nos últimos anos! Vai fazer política nova assim na floresta encantada do Itáu mesmo...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

é isso aí, você, Paulo

é isso aí, você, Paulo Borhnausen e Heráclito Fortes, juntinhos contra tudo e pela nova política. Parabéns.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Cleverton ANDRADE FEITOSA
Cleverton ANDRADE FEITOSA

Marina, Neca...

Marina, Neca de pitibiriba!

                         ANDRADE F

(Para bom entendedor, uma letra basta!)

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de sergioo
sergioo

Depois de um Jânio Quadros e

Depois de um Jânio Quadros e as forças ocultas e de Collor, o caçador de marajás que ia salvar o País, parece que os brasileiros nada aprenderam.

De tempos em tempos aparecem estas forças retrógadas, que pensam que podem governar sem estrutura uma política e destroem tudo o que foi feito e comprometem o futuro do País.

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de denival
denival

opinião

Caros leitores fico imaginando como posso viver num país onde as pessoas absolutamente desenformadas decidirão o futuro de nossas famílias. Levarão para o cwos com tal mudança dascabida e um salto no vazio.

Seu voto: Nenhum
imagem de josé adailton
josé adailton

Sem saída

A vingança dos tucanos será cruel.Sabem que não vencem a Dilma por que não contam com o apoio de Marina.Votam em Marina por que são inimigos até as entranhas dos petistas. De uma  comoção coletiva corremos os risco de nos aprofundarmos numa maior tragédia.Que Ele nos apiede de todos.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Vocês jamais reconhecerão o

Vocês jamais reconhecerão o maior equívoco de todos: aquele que o ufanismo considerou a ultima década do governo petista um conjunto de realizações fantásticas.

Bastava uma caixa de isopor pendurada na cabeça para uma louvação de feitos.

Paradoxalmente, agora se fala em cavaleiro solitário.

Todas as explicações daqui em diante serão enviesadas se não levarem em conta uma analise mais apropriada do período de 12 anos, seus erros e acertos.

Seu voto: Nenhum (17 votos)
imagem de Pedro Penido dos Anjos
Pedro Penido dos Anjos

Uai, há acertos também? Que

Uai, há acertos também?

Que coisa, Chico!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de tiim
tiim

IDEOLOGIA ULTRAPASSADA DO PT - DERRUBA DILMA

Amigos, Dilma perde o governos por incompetência própria, por endeusar essa ideologia ultrapassada do PT que levou o País pro fundo do poço. Agora estamos nas mãos de um possível governo puramente genérico. Só nos basta a rezar.

Seu voto: Nenhum (18 votos)
imagem de Rogério Furtado
Rogério Furtado

Em 25 de agosto de 1961,

Em 25 de agosto de 1961, muitos brasileiros ficaram com gosto de cabo de vassourinha na boca. Agora se tem um vassourão. Parece pior. A ver.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de wladimir
wladimir

CANDIDATA MARINA MISTURA FÉ COM FÉ RACIOCINADA

A esperança da fé raciocinada, e que não deixa espaço para pessoas, que misturam o avanço da razão e da logica, por questões do achismo, a grande vitória do ser, e se respaldarmos na razão logica e principalmente na verdade, pois o futuro da humanidade sempre irá avançar quando fixarmos os avanços é para a melhoria de todos, por isto que não devemos nos basear por uns ou outros que discordam do avanço. Darei um exemplo que chama muito a minha atenção até hoje: no começo do século 20 em nome de uma ciência mascara por fanatismo e éticas falsas, sete médicos apresentavam em rede nacional na TV, que fumar fazia bem, que preservava os dentes, e o que e mais absurdo diziam que protegia nosso pulmão, passado mais de 80 anos temos uma visão totalmente diferente, graças à observância e principalmente o avanço da ciência e tecnologia. Estamos agora diante de um impasse, a candidata Combateu as pesquisas em células tronco. Em 2010, em uma famosa entrevista no Colégio Marista, em Brasília, anunciou que proibiria ensinar Darwin nas escolas, por ser a favor do criacionismo (SUA OPINIÃO APÓS 4 ANOS E A MESMA). Por analisar uma pessoa com opinião tão engessada será que vale apena sacrificamos os avanços já conquistados em debates fúteis, chegamos ao consenso através do STF, que nos presenteou toda população do Brasil e colaboração para mundo inteiro, aprovação da lei de uso das células tronco. Lutemos sempre pela a fé racionada e não pela dogmática, com viseira (tapa olho), analise e veja se vale apena discutir aquilo que não trás avanços, e sim ficarmos parado no tempo, pois sempre temos que avançar e crescer. 

Seu voto: Nenhum
imagem de wladimir
wladimir

CANDIDATA MARINA MISTURA FÉ COM FÉ RACIOCINADA

A esperança da fé raciocinada, e que não deixa espaço para pessoas, que misturam o avanço da razão e da logica, por questões do achismo, a grande vitória do ser, e se respaldarmos na razão logica e principalmente na verdade, pois o futuro da humanidade sempre irá avançar quando fixarmos os avanços é para a melhoria de todos, por isto que não devemos nos basear por uns ou outros que discordam do avanço. Darei um exemplo que chama muito a minha atenção até hoje: no começo do século 20 em nome de uma ciência mascara por fanatismo e éticas falsas, sete médicos apresentavam em rede nacional na TV, que fumar fazia bem, que preservava os dentes, e o que e mais absurdo diziam que protegia nosso pulmão, passado mais de 80 anos temos uma visão totalmente diferente, graças à observância e principalmente o avanço da ciência e tecnologia. Estamos agora diante de um impasse, a candidata Combateu as pesquisas em células tronco. Em 2010, em uma famosa entrevista no Colégio Marista, em Brasília, anunciou que proibiria ensinar Darwin nas escolas, por ser a favor do criacionismo (SUA OPINIÃO APÓS 4 ANOS E A MESMA). Por analisar uma pessoa com opinião tão engessada será que vale apena sacrificamos os avanços já conquistados em debates fúteis, chegamos ao consenso através do STF, que nos presenteou toda população do Brasil e colaboração para mundo inteiro, aprovação da lei de uso das células tronco. Lutemos sempre pela a fé racionada e não pela dogmática, com viseira (tapa olho), analise e veja se vale apena discutir aquilo que não trás avanços, e sim ficarmos parado no tempo, pois sempre temos que avançar e crescer. 

Seu voto: Nenhum
imagem de altamiro souza
altamiro souza

a questão não é ser somente o

a questão não é ser somente o cavaleiro solitário

e repetire  sempre porque é essencial.

a questão essencial são os outros cavaleiros não tão solitários assim que são mais do que os quatro do apoclipse.

serra, gianetti,  lara rezende capitaneados pel marina e mais o resto do séquito bancarial ...

que time desagregador, desempregador, aumentador dos juros e criador de crises.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

a questão não é ser soment o

a questão não é ser soment o cavaleiro solitário e repwetire  sempre porque é essencial.

a qeustão essencial são os outros cavaleiros não tão solitários assim que são mais do que os quatro do apoclipse.

serra, gianetti,  lara rezende capitaneados pel marina...

que time desagregador, desempregador, aumentador dos juros e criador de crises.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

marina propõe o retrocesso ao neoliberalismo...

Entregar tudo ao mercado financeiro nada tem de sustentável.

É o atraso. O privilégio para os ricos.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Crisitano
Crisitano

É bom lembrar para alguns

É bom lembrar para alguns comentaristas, que uma das primeiras atitudes de Lula foi colocar um dos maiores banqueiros do Brasil no comando do BC, e que durante seu governo nunca "dantes" os bancos lucraram tanto!!!

A sra Neca é acionista do Itaú, não tem nenhum poder executivo dentro da instituição, não tem nenhum poder no conselho se não tiver aliados, e um banco totalmente profissional na sua gestão e de executivos, não entra em aventuras políticas, ideológicas e familiares.

isso não passa de mimimi de quem está com medinho.....

Seu voto: Nenhum (15 votos)

é Bom lembrar

Antes de Wikileaks e Snowden  dava para acreditar nisto aí que vc escreveu. Agora este profissionalismo que você advoga soa bem ingênuo.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

alexandre A. moreira

imagem de Crisitano
Crisitano

Ingênuo é vc achar que só por

Ingênuo é vc achar que só por que uma acionista de uma empresa que tem outros grandes acionistas (Moreira Salles e Villela) onde a família Villela possuí mais ações do que a família Setúbal, ela teria poder de influenciar as decisões do banco....

É a mesma coisa vc dizer que o cineasta Walter Moreira Sallles (que tbm é acionista do Itaú Unibanco), fosse defensor do PT, ou PSDB e começarem a falar que eles se venderam para o mercado.....

Outra pergunta, você já viu algum banco ir contra algum governo? Sabe pq? Ao se elegerem as primeiras reuniões dos eleitos são com os grandes banqueiros que ajudam a financiar o estado/governo.....

Ou vc é muito ingênuo ou pelo jeito você nunca deve ter sido dono de uma empresa com sócios......

Mas volto a dizer, mimimimimimimimimimimimim

Aviso os Dilmistas, tirem o lenço das gavetas pois vai ter muito choro!!

Marina já está empatada com Dilma e abriu 10 pontos no 2.o turno!

 

 

Seu voto: Nenhum

Tá bom. Tenho algumas

Tá bom. Tenho algumas palavras para você: autonomia do Banco Central e André Lara Resende.

Por favor, agora me convença que o capital financeiro não dominará a política econômica sob um governo Marina.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Crisitano
Crisitano

Minha cara, vai reclamar com

Minha cara, vai reclamar com a Dilma, o Lula e o João Santana!!!

Pelo andar da carruagem boa parte do eleitorado não está satisfeito com o mundo encantado das propagandas do PT e do governo.....

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Carlos Lazlo
Carlos Lazlo

Sr. mimimi, num país tão

Sr. mimimi, num país tão grande como o nosso, duzentos milhões de habitantes e logo com quem ela se junta.........

pela amor amor de Deus, um pouquinho de inteligência é apenas o que lhe peço, RACIOCINE!. Eleição é coisa séria, não se pode torcer por alguém como se torce por uma equipe de futebol, a coisa não é brincadeira, aqui está em jogo todo o destino de uma nação, não se trata de uma AVENTURA, nem de um brinquedo. 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Crisitano
Crisitano

Economia em "recessão

Economia em "recessão técinica"e o perigo é a Marina?

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de raulwofgang
raulwofgang

Que venha o caos

Este comentario que li num post la embaixo, sintetisa toda coisa.

 

Chega de tentar a governabilidade comprando os votos dos outros e usando a escória do PMDB como base de apoio. Se é para funcionar assim, que NÃO funcione! Chega de Renan C, J Sarney, cheios de poder há décadas; Chega de termos  ministros como Lobão (um ladrão pô!) e como o mico amestrado do Mantega (tadinho...). 

Que venha alguém que tente fazer diferente do PT e do PSDB. Se não houver governabilidade, que venha o caos, que será melhor do que os incompetentes e corruptos que estão sendo perpertuados pelo sistema PT-PSDB. Depois do caos uma nova ordem se estabelecerá....

Precisamos das melhores cabeças, das melhores idéias unidas pelo um bem maior. Não interessa se é de esquerda, de direita, mulher, gay, católico, ateu,o que interessa é o caráter correto e a vontade de fazer este país andar para frente. Gosto do Lula mas o mensalão o obrigou a se juntar com o MAU, leia-se Sarney e seu bando. Gosto do FHC mas sua arrogância o deixou cego, tão cego que deu um golpe desnecessário ao comprar a própria reeleição.

Dilma, coitada, não sobrou nada, nem boa política, nem boa gerente, nem boa gestora de pessoas, uma cidadã que a história vai esquecer rapidinho...

Seu voto: Nenhum

Isso aí! Chega de Sarney!

Isso aí! Chega de Sarney! Vamos juntos com Heráclito Fortes e Bornhausen!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de carlos gomes
carlos gomes

lindo!

Que lindo! Papai noel existe....

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Mariano S Silva
Mariano S Silva

Quando o país estiver

Quando o país estiver completamente destruído e a nossa vida um inferno você, finalmente, terá entendido, mas aí é tarde...Pelo amor de Deus, olhe para a conjuntura internacional e tente tirar suas lições. Se você não consegue compreender o que está se passando no mundo, não seja tão arrogante, abra um pouco seu ouvido para quem já entendeu e aí sim tire suas próprias conclusões. Por favor, não acredite no que estou dizendo, tire um pouquinho de tempo de sua vida e visite vários sites com discussões inteligentes de geopolítica. Tem um que é mais de direita: Plano Brasil - mas que tem boas análises.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.