Médicos fazem campanha dentro do consultório, e AMB diz que é permitido

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Reportagem do portal Último Segundo expõe casos em que pacientes denunciaram que médicos fazem campanha, geralmente pró Aécio Neves (PSDB), dentro do consultório, logo após o atendimento. No caso, uma senhora de 89 anos reclamou que seu diagnósticou levou apenas três minutos, e o profissional que a atendeu subiu em um palanque particular durante outros 10.

De acordo com um dirigente da AMB (Associação Médica Brasileira) diz que se o médico for dono do consultório, não descumpre nenhuma lei se quiser até “vestir uma camiseta de Aécio”. A reportagem destaca o atrito entre o governo Dilma Rousseff e a classe médica após a importação de cubanos para endossas o Mais Médicos.

Médico gasta três minutos em diagnóstico e dez para convencer paciente a votar

Do Último Segundo

Oftalmologista questionou voto de idosa de 89 anos. Episódio é exemplo do engajamento inédito dos médicos nas eleições

Arlette Fleury Teixeira, de 89 anos, entrou no consultório do seu oftalmologista, em Belo Horizonte (MG), para uma corriqueira consulta. Mas após três minutos de diagnóstico, a aposentada viu a sala em que estava se tornar um palanque político. Irritada e insatisfeita com a velocidade do atendimento, ela se encaminhava para deixar o consultório quando ouviu: “A senhora vai votar em quem, dona Arlette? Dilma ou Aécio?”. A pergunta deu início a um período de 10 minutos de argumentação. “Até avisei que já não voto há anos só para ele parar”, relata Arlette.

Com dificuldade na fala, a idosa, que já não é obrigada pela Justiça Eleitoral a ir às urnas por ter mais de 70 anos, define o encontro como “muito esquisito” e esclarece que nunca discutiu política com o médico em outras consultas. “Ele passava as letras tão depressa. Eu não tinha tempo para ler o que estava na minha frente”, reclama. O depoimento de Arlette, no entanto, é o exemplo claro do inédito engajamento da classe médica nas eleições presidenciais, em grande parte a favor do candidato do PSDB, Aécio Neves.

As manifestações dos profissionais da saúde nas eleições eclodiram nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, a velha polarização PT versus PSDB ganhou forma com a criação das páginas Médicos com Aécio e Médicos com Dilma, com 33 mil e 13 mil curtidas, respectivamente. A primeira chega a ser usada como vitrine com fotos de médicos e estudantes de medicina, que decoram os tradicionais jalecos brancos e roupas cirúrgicas com adesivos pró-tucano no ambiente de trabalho.

Trazer o assunto eleitoral aos corredores das clínicas e hospitais (públicos ou privados) pode gerar desconforto nos pacientes, que não necessariamente compartilham a posição política do médico, muito menos procuram um pronto-socorro com a intenção de debater as eleições presidenciais. A prática é defendida, no entanto, pela cardiologista C., fundadora a página Médicos com Aécio, que pediu para não ter o nome revelado por medo de perseguição eleitoral. Segundo ela, médicos são eleitores comuns e querem se manifestar.

“O pessoal está usando adesivos, bótons e faixas nas grandes cidades, onde o médico é um na multidão. O médica, o técnico de enfermagem, o fisioterapeuta é um cidadão, um eleitor normal. Ele vai usar [adesivos] aonde? Se for assim uma pessoa que trabalha na biblioteca não poderia usar. O hospital é imaculado?”, questiona C., que atua na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Mato Grosso do Sul.

Questionada sobre o uso de material de campanha em salas de exames e cirúrgicas, como exibiram alguns profissionais nas redes sociais, C. aposta que os adesivos “provavelmente são retirados após as fotos”. Já o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, classifica os registros como falsos. “Imagino que sejam montagens”. Para ele, os profissionais que querem se manifestar nessas eleições devem fazê-lo dentro dos limites das leis brasileiras. E minimiza ainda o que chama de uma conversa informal com um paciente e que “confia no julgamento do doutor”.

“Se o doutor José está no consultório dele, que ele paga, pode decidir usar uma camiseta do Aécio Neves. Em períodos eleitorais, é muito comum os nossos pacientes perguntarem: ‘doutor, o senhor vai votar em quem? ou ‘doutor, eu voto em quem?’. Temos que respeitar a liberdade das pessoas”, justifica.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi procurado pelo iG para avaliar a postura dos médicos em campanha dentros de hospitais e clínicas. Mas o órgão não enviou divulgou um posicionamento até a publicação desta reportagem.  

Mais Médicos e a revolta da categoria

O discurso é uníssono entre os médicos pró-Aécio ouvidos pelo reportagem: a aplicação do programa Mais Médicos, um dos pilares do governo Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, foi o estopim para despertar a revolta e o descontentamento da categoria. Com o objetivo de alocar médicos em regiões com carência desses profissionais para melhorar o atendimento básico, o programa gerou muita polêmica, especialmente pelo envolvimento de um grande contingente de médicos estrangeiros.

Desde que as regras do programa foram anunciadas, entidades médicas criticaram a eficiência dos exames de avaliação dos contratados. O Revalida, ao não ser aplicado a estes médicos não comprovaria o conhecimento dos estrangeiros, segundo a AMB. Além do cenário conflituoso, uma declaração da presidente parece ter incendiado a relação da presidente com a comunidade médica.

Em abril deste ano, de acordo com reportagem do O Globo, Dilma  explicou que os médicos cubanos são mais requisitados pelos prefeitos por serem “mais atenciosos que os brasileiros”. A fala gerou reação oficial do Conselho Federal de Medicina (CFM), que divulgou uma carta aberta considerando o episódio como uma “agressão direta e gratuita”.

Para Cardoso, presidente da AMB, o governo federal “tenta demonizar e responsabilizar” os médicos brasileiros pela qualidade da saúde pública, adotando ainda uma “política de agressividade e desconstrução da classe” com o Mais Médicos. A cardiologista e administradora da página Médicos com Aécio concorda com a AMB e aponta Dilma como responsável por ‘criar uma lenda’ de que médicos brasileiros são elitistas.

“Somos muito mal vistos pela população. O povo acreditou nessa lenda que foi criada de que médico é elitista, que só gostamos de atender os ricos, que não pensamos nos pobres e que não somos humanitários”, desabafa. E continua: “Vamos dizer que ‘Deus me livre e guarde’ Aécio Neves perca. A perseguição da classe vai ser implacável.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

82 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha filha foi atendida por

    Minha filha foi atendida por médico da unimed em Jaboticabal que deitou falação contrária aos Mais Médicos. Isto ocorreu na época que foi implantado programa.

  2. Os problemas dos medicos nao

    Os problemas dos medicos nao é o mais médicos nao. Essa bandeira é a que melhor serve para que eles exponham argumentos.

    O real motivo da classe medica estar brava eh a criaçao de novas FACULDADES de medicina. Faça o teste, diga q o verdadeiro motivo eh a criaçao de novas faculdades. Logo o diacurso aparece: “nao resolvera o problema dos atendimentos, “banaliza a profissao”, “medicos ganharao pouco”.

    Ou seja, segundo os medicos, deven haver poucos cursos de medicina porque quanto mais medicos existirem pior pros ganhos da classe. Eh o discurso oculto da maioria (infelizmente) dos medicos, pensando mais em sua categoria do que na populaçao, mas usando um discurso de cunho popular para esconder seus reais motivos

  3. Patético.

    Se um desgraçado desse me questionar vai ouvir tanta coisa … Pegar uma pessoa em um momento de fragilidade e apreensão, só pode ser covardia. Comigo não funciona. Mando se catar.

     

     

     

    1. hahahahaha…
      este posts é

      hahahahaha…

      este posts é muito bom para saude, me faz mixar de tanto rir, asim não tenho problema de pedra no rim.

       

  4. Uma coisa é rede social outra é consultório

    Se querem usar feicebuques, tuiteres e imeios para tal, nas horas vagas, problema de cada um.

    Mas é INACEITÁVEL que se reduza, num consultório, o tempo clínico (remunerado, seja por dinheiro público ou pelo próprio paciente) para se fazer cabalagem de votos em detrimento da avaliação de saúde de um paciente.

    Daqui a pouco estarão fazendo lavagem cerebral induzida durante cirurgias…

  5. Como os médicos cubanos encaram ir para África combater o ebola
     

    A Reuters conta como os médicos cubanos encaram ir para África combater o ebola

    Postado em 22 out 2014por :  O médico Adrian Benitez, antes de ir para a Libéria

    O médico Adrian Benitez, antes de ir para a Libéria

    Publicado na Reuters:

    DE HAVANA

    Médicos e enfermeiros cubanos que partem para a África Ocidental para combater o Ebola se consideram sortudos. Entre os 15 mil profissionais que se ofereceram, eles estão entre apenas os 256 que foram selecionados para o trabalho.

    “Houve brigas, discussões acaloradas, com alguns médicos perguntando: ‘Como é que o meu colega vai e eu não posso?’”, disse o doutor Adrian Benitez, de 46 anos, nesta terça-feira, poucas horas antes de embarcar para a Libéria.

    Apesar de um alarme global sobre o pior surto de Ebola na história, médicos cubanos estão ansiosos para viajar à África Ocidental e começar a curar os doentes.

    Apelidados de “Exército de jalecos brancos” e citando uma longa história de missões médicas cubanas na África e em outros lugares, eles falam de um sentido de dever e estão dispostos a assumir os riscos.

    “Sabemos que estamos lutando contra algo que não compreendemos totalmente. Sabemos o que pode acontecer. Sabemos que estamos indo para um ambiente hostil”, disse Leonardo Fernández, de 63 anos. “Mas é nosso dever. É assim que fomos educados.”

    O vírus Ebola já matou mais de 4.500 pessoas desde março, a maioria em Serra Leoa, Guiné e Libéria. Os números incluem mais de 200 trabalhadores da saúde.

    Um total de 165 médicos e enfermeiros cubanos já chegou a Serra Leoa e outros 91 estavam viajando nesta terça-feira para missões de seis meses, sendo 53 destinados à Libéria e 38 a Guiné.

      

    No entanto, outros 205 médicos passaram por um curso de formação de três semanas em Cuba, com extensa prática no uso das vestimentas de proteção, mas ainda têm de ser autorizados a integrar a missão contra o Ebola.

    Trata-se do mais recente exemplo de diplomacia médica de Cuba. A ilha caribenha já enviou equipes médicas para locais de desastres em todo o mundo desde a revolução de 1959 que levou Fidel Castro ao poder.

    Não há cura comprovada para o Ebola, e cerca de metade daqueles que contraem a doença morre.

    Vários dos médicos repetiram uma frase frequentemente citada dentro da cultura médica de Cuba: “Nós não oferecemos o que temos de sobra. Nós compartilhamos o que temos.”

    “Somos capazes de compartilhar este pouco que temos quando as pessoas precisam. É um conceito básico”, disse Fernández.

    Os profissionais recrutados para as missões contra o Ebola foram submetidos a três semanas de treinamento no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, nos arredores de Havana, onde os treinadores montaram um hospital de campanha para simular as condições na África Ocidental.

    Caso médicos ou enfermeiros cubanos contraiam o Ebola na África Ocidental, eles serão tratados em um local especial para os trabalhadores humanitários internacionais, disse o diretor do Instituto Pedro Kouri, Jorge Perez.

    Todos eles serão mantidos por pelo menos 21 dias em observação no hospital ao retornar a Cuba, o mesmo tempo que qualquer visitante que vem à ilha dos países afetados também é submetido.

    Apesar dos riscos e inconvenientes, Ivan Rodríguez, de 50 anos, disse que sua família estava orgulhosa e o apoiava.

    “Eu teria ficado desapontado e triste se eles tivessem ficado com medo por eu dar este passo”, disse Rodríguez. “Agora, há 15 mil (voluntários). Estou convencido de que poderia haver mais de 15 mil.”

     

  6. Sou a favor do revalida e de

    Sou a favor do revalida e de um exame com nível de dificuldade semelhante para todos os médicos formandos e formados. Vamos ver quantos sobram dos nacionais. Acho que teremos, aí sim, mais médicos cubanos… 

  7. Com honrosas exceções,  os

    Com honrosas exceções,  os médicos brasileiros são uma vergonha. Mais uma naquele contigente que o Jânio de Freitas definiu com muita propriedade  de  “os bem deformados”. Essa despudorada campanha visa tão somente eleger alguém que lhes garanta a derrubada do veto presidencial ao Ato Médico, conseguindo, enfim, a sua reserva de mercado. Além disso, acabar  com o Mais Médicos, para que proliferem nas periferas dos grandes centros as lucrativas clínicas populares. Nada além disso.

  8. New York Times, os médicos cubanos e o ebola

    O New York Times e os médicos cubanos que estão na linha de frente do combate ao ebola

    Postado em 20 out 2014por : Enfermeira a caminho de Serra Leoa

    Enfermeira de Havana a caminho de Serra Leoa

      

    Enquanto médicos brasileiros denunciam a infiltração comunista no Brasil, perpetrada por cubanos, e organizam páginas no Facebook para sugerir um holocausto no Nordeste, o New York Times resolveu fazer o elogio dos profissionais de saúde de Cuba que estão na linha de frente no combate ao surto de ebola.

    O Times chamou de “impressionante” a atuação do país num editorial publicado no domingo (19). Segundo o jornal, Cuba “desempenha o papel mais robusto entre as nações que buscam conter o vírus”.

    “O trabalho desses médicos cubanos pode beneficiar todo o esforço global e deve ser reconhecido”, diz o artigo. Fidel Castro, que pediu no Granma que EUA e a ilha ponham suas diferenças de lado e trabalhem juntos, está “totalmente certo.”

    A atuação deles beneficia “todo o esforço global e deve ser reconhecida por isso”. Sobram críticas para o governo Obama, que tem “insensivelmente se recusado a dizer se vai lhes oferecer alguma ajuda”.

    Como se sabe, o Times é um braço midiático do socialismo internacional e está a serviço dos illuminatti, do Foro de São Paulo e do marxismo cultural que hoje assola nossas escolas etc etc.

    O texto:

    Cuba é uma ilha pobre que permanece em grande parte isolada do mundo e encontra-se a cerca de 4 500 quilômetros das nações do Oeste Africano, onde o ebola está se espalhando a uma velocidade alarmante. Ainda assim, comprometida a enviar centenas de profissionais médicos para as linhas de frente da pandemia, Cuba desempenha o papel mais robusto entre as nações que buscam conter o vírus.

    A contribuição cubana sem dúvidas indica a intenção de, pelo menos em parte, reforçar a sua já sitiada posição internacional. No entanto, ela deve ser elogiada e imitada.

    O pânico global com o ebola não ainda não trouxe uma resposta adequada das nações que têm mais a oferecer. Enquanto os Estados Unidos e vários outros países ricos ficaram felizes em somente prometer fundos, apenas Cuba e algumas organizações não-governamentais estão oferecendo o que é mais necessário: profissionais de saúde no campo da epidemia.

    Médicos na África Ocidental precisam desesperadamente de apoio para estabelecer instalações de isolamento e mecanismos para detectar casos mais agilmente. Mais de 400 profissionais de saúde foram infectados, e cerca de 4.500 pacientes morreram até o momento. O vírus já chegou aos Estados Unidos e à Europa, aumentando os temores de que a epidemia poderá em breve tornar-se uma ameaça global.

    É uma pena que Washington, o principal doador na luta contra o Ebola, seja diplomaticamente afastado de Havana, justamente o contribuinte mais ousado. Neste caso, o cisma tem consequências de vida ou morte, porque as autoridades americanas e cubanas não estão equipadas para coordenar os esforços globais em alto nível. Isso deve servir como um lembrete urgente ao governo Obama de que os benefícios de se restabelecer rapidamente as relações diplomáticas com Cuba de longe superam as desvantagens.

    Os profissionais de saúde cubanos estarão entre os estrangeiros mais expostos, e alguns poderiam muito bem contrair o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) está orientando a equipe de médicos, mas ainda não está claro como a instituição iria tratar e evacuar os cubanos que adoecerem. O transporte de pacientes em quarentena requer equipes sofisticadas e aeronaves especialmente adaptadas para tal fim. Mas a maioria das companhias de seguros que oferecem serviços de evacuação médica disse que não fará voos de pacientes com ebola.

    O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, elogiou na última sexta-feira “a coragem de qualquer profissional de saúde que encara este desafio”, e fez um breve reconhecimento da iniciativa de Cuba. Por uma questão de bom senso e compaixão, os militares dos Estados Unidos, que agora tem cerca de 550 tropas na África Ocidental, devem comprometer-se a oferecer a qualquer cubano doente o acesso ao centro de tratamento do Pentágono construído em Monrovia e a auxiliar com a evacuação do paciente.

    O trabalho destes médicos cubanos beneficia todo o esforço global e deve ser reconhecido por isso. Mas as autoridades do governo Obama têm insensivelmente se recusado a dizer se lhes oferecerão alguma ajuda.

    O setor de saúde cubano está ciente dos riscos em missões perigosas. Médicos cubanos assumiram o papel principal no tratamento de doentes de cólera no rescaldo do terremoto do Haiti em 2010. Alguns voltaram para casa doente, fazendo então a ilha ter seu primeiro surto de cólera em um século. Uma epidemia de ebola em Cuba seria um risco muito mais perigoso e aumentaria as chances de uma rápida propagação do vírusno hemisfério ocidental.

    Cuba tem uma longa tradição de envio de médicos e enfermeiros para áreas de desastre no exterior. Nos dias seguintes ao furacão Katrina, em 2005, o governo cubano criou um corpo médico de reação rápida e se ofereceu para enviar médicos para New Orleans. Os Estados Unidos, sem surpresa, não aceitaram o bom gesto de Havana. No entanto, autoridades em Washington pareciam sensibilizadas ao saberem nas últimas semanas que Cuba havia preparado equipes médicas para missões em Serra Leoa, Libéria e Guiné.

    Com o apoio técnico da OMS, o governo cubano treinou 460 médicos e enfermeiros sobre as precauções rigorosas que devem ser tomadas para tratar pacientes com o vírus altamente contagioso. O primeiro grupo de 165 profissionais chegou a Serra Leoa nos últimos dias. José Luis Di Fabio, representante da OMS em Havana, disse que os médicos cubanos já estavam especialmente preparados para a missão, pois muitos tinha trabalhado na África.

    – Cuba tem profissionais médicos muito competentes – disse Di Fabio, que é uruguaio.

    Di Fabio afirmou ainda que os esforços de Cuba para ajudar em situações de emergência de saúde no exterior são frustrados pelo embargo dos Estados Unidos impõe na ilha, que luta para adquirir equipamentos modernos e manter as prateleiras médicas adequadamente abastecidas.

    Em uma coluna publicada no fim de semana no jornal estatal de Cuba, Granma, Fidel Castro argumentou que os Estados Unidos e Cuba deveriam colocar de lado suas diferenças, mesmo que apenas temporariamente, para combater o flagelo mortal. Ele está absolutamente certo.

     

  9. Que papelão!

    A princípio, também não vejo problemas de um  pessoa manisfestar o seu voto.  

    No entanto, quando a pessoa assume uma profissão, um cargo, um “papel” perante a sociedade ai já deixa de ser apenas mais um pessoa. Passa a ser uma pessoa qualificada com o papel que exerce ou está exercendo naquele momento.

    Médico NÃO É pessoa. Médico pode ser  o nome da profissão que a pessoa exerce em nossa sociedade.

    Por outro lado, o paciente é outra pessoa que se encontra na condição de paciente(ou cliente) que , por sua vez, necessita dos serviços da outra pessoa que exerce a profissão de médico.

    As duas pessoas  nas qualidades de médico e paciente, respectivamente, podem exercer vários outros “papéis” perante a sociedade. Por exemplo, uma pessoa médica pode comprar outros serviços.  A outra pessoa paciente pode também comprar vários outros serviços.

    Com eu também sou uma pessoa e exerço vários outros papéis na sociedade, assim como milhares, milhões de outras pessoas, creio que seria bom para todos nós obtermos  a lista de todos as pessoas médicas que estão exercendo outros papéis simultâneos em seus consultórios.

    Como potencial cliente posso optar em NUNCA MAIS comprar os serviços dessas outras pessoas que exercem simultaneamente, papéis de médico aliados aos interesses da própria classe de médicos.

    Segue então a minha sugestão:

    Publiquem os nomes de todos os médicos que estão exercendo, simultaneamente, papeís de médicos e de cabo eleitoral  dentro de seus respectivos consultórios. 

    Pode ser que um cliente,  adversário político desse médico eleitoreiro,  tenha o interesse de não mais contratá-lo nem indicá-los para milhares ou milhões de outras pessoas.

    Seria legítimo perante o direito do consumidor.

     

     

     

  10. Historinha pré-primeiro

    Historinha pré-primeiro turno. Minha mulher foi a uma consulta de rotina em consultório médico de uma grande cidade do interior de São Paulo. A doutora recebe, mandando à queima-roupa:

    – Já decidiu em quem vai votar? Porque tá uma calamidade, né? Uma bagunça, corrupção, desgoverno.

    – Ainda estou indecisa. Quem a senhora recomenda, Padilha ou Skaf mesmo?

    – Trouxe os exames que eu pedi?

  11. Fui vítima de campanha dentro do consultório…

    Fiz uma cirurgia pelo SUS algumas semanas antes de começar a Copa.

    Nas minha consultas de retorno a médica, um jovem loirinha magrinha, vivia fazendo aqueles comentários bem “coxinhas” sobre a Copa do Mundo, eu ignorava. Até que um dia ela extrapolando total me saiucom o seguinte comentário:

    – … vão gastar o dinheiro da saúde todo com a copa aí depois dessa copa a gente ( os médicos e profissionasi de saúde) vamos ter de atender os pacientes no chão, porque não vai ter leito…

    Aí eu achei que ela passou do limite. Sendo eu um paciente em recuperação de uma cirurugia um comentário amendrontador desse tipo (vamos te atender no chão pois não haverá leitos …), um comentário assim poderia ter me motivado a abandonar o tratamento dali em diante. E eu não estaria de todo errado afinal a própria médica que estava em atendendo estava afirmando que na próxima vez eu seria mal tratado!

    Este tipo de irresponsabilidade nos faz pensar até que ponto é ético um médico fazer campanha dentro do consultório. E aí incluo outras coisas como discutir futebol ou religião com o paciente. O médico não pode perder de vista que seu objetivo é o bem-estar do paciente e ele deve zelar por isso acima de todas suas convicções políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas! 

    Um médico que faz campanha dentro do consultório é acima de tudo um MÉDICO INCOMPETENTE !!

  12. Esse médicos…

    Contrários ao Programa são uns babacas. Na sua grande maioria são especialistas. Os médicos do Programa fazem atenção básica. Em que eles são prejudicados profissionalmente falando?…Deveriam apoiar Dilma, pois sua proposta de criar o Programa Mais Especialidades os favorecerá!…

  13. Meritocracia

    Se esses médicos são aecistas, se consideram bons profissionais e são favoráveis à “meritocracia”. Portanto, não devem temer a concorrência dos médicos estrangeiros, principalmente dos cubanos, pois se estes são tão incapazes, não colocam em risco seus empregos (eles não estão preocupados com a qualidade do atendimento ao paciente, e sim com a reserva de mercado).

    Estes que afirmam que os médicos estrangeiros fazem trabalho escravo é que são os verdadeiros “escravos”, pois aqui formados e com toda empolação característica da classe, se sujeitam, a grande maioria, a trabalhar sem nenhum vínculo ou direito trabalhista, em plantões exaustivos e contínuos em diversos hospitais e pronto socorros, o que resulta em consultas de 3 minutos com qualidade e diagnosticos duvidosos.

    Logo, logo, eles vão querer processar o médico que veio para ficar: o Dr. Google.

  14. É o fim da falta de

    É o fim da falta de ética.

    Manipular pacientes fragilizados por interesse corporativo.

    Não concordo.

    Mas, como esta categoria se acha acima do bem e do mal….

    Para mim é canalice pura.

  15. Ranço

    A classe médica brasileira é, realmente, atrasada e rançosa, apesar de posarem de modernos, eficientes e cultos. Até o New York Time elogia Cuba quanto as suas atitudes humanitárias em mandar médicos para minorar o sofrimento de milhões de pessoas mundo afora. Aliás, o mesmo New York time pediu ao governo americano que suspenda o bloqueio desumano à Cuba, que já dura 50 anos. Enquanto isso os nossos médicos classificam, como sendo comunista, qualquer ação do governo em direção aos pobres e necessitados. Deus nos livre de o Brasil vir a ter alguma epidemia de Gripe A, Ebola ou outra doença altamente contagiosa. Os nossos médicos fugiriam do país para não ter que tocar em nenhum paciente. Aliás, isto já ocorre, mesmo sem epidemia nenhuma. Os médicos brasileiros só não são contra é de receber dinheiro público sem trabalhar!

  16. Campanha

    Grande parte dos pacientes são nossos conhecidos há tempos.Uma consulta não se restringe a aspectos puramente técnicos ;há muita troca de experiencias particulares na família , no trabalho , e porque não na política;um assunto do dia .Como se conversassemos com um amigo com respeito e sem querer convencer ninguem.Por outro lado nem todos os médicos são contra o Mais médicos ,eu por exemplo sou totalmente favorável .Dilma tem uma dívida sim com os médicos federais ,pois retirou uma gratificação que reduziu nosso salário em um terço;mesmo assim voto 13!!!!

  17. Mil perdões aos vários amigos

    Mil perdões aos vários amigos médicos que tenho. FATOS:

     

    1) Médico brasileiro é elitista. (Acho que ninguém vai questionar essa.)

    2) Médico cubano dá muito mais atenção ao paciente. Pergunte a qualquer um que conhece alguém que conhece alguém que foi atendido por um cubano.

     

     

    1. Além disso…

      Médicos cubanos VOLUNTÁRIOS estão indo para Serra Leoa, Libéria, Guiné e Senegal para combater a epidemia de ebola. São missões humanitárias.

      Pergunta a algum desses coxinhas brasileiros de jaleco branco se querem ir para lá. Não aceitam nem trabalhar num povoado brasileiro, se ficar a mais de 100 km da capital de seu estado. Nem mesmo na periferia da capital.

      Bem entendido, eles não aceitam TRABALHAR nesses locais. Mas se puderem arranjar uma boquinha em uma prefeitura, aparecendo uma vez por semana e só ficar no consultório uma ou duas horas atendendo às pressas, assinar o ponto do resto da semana e embolsar o salário, ah, aí é normal, né?

      E depois protestam na capital contra os cubanos do Mais Médicos.

      Hipócritas!

      Toda essa raiva deles contra o Mais Médicos é porque o povo vê, sente na pele e compara. Os cubanos estão lá, nos povoados e periferias, morando nas comunidades e atendendo aos doentes. Os poucos brasileiros que fazem o mesmo são honrosas e bravas exceções, e pior: são alvos do ódio, discriminados e perseguidos pelos colegas e pelas entidades da classe.

      Sinceramente, eu achava que as duas categorias de profissionais liberais mais propensas à patifaria fossem a minha, de jornalista, e a dos advogados. Mas os médicos surpeeenderam. Atropelaram na reta e estão batendo todos os recordes de corporativismo pernicioso.

      Isto é um desabafo, mas sem generalizações. Todo o nosso respeito aos jornalistas, advogados e médicos que honram suas profissões. Conheço muitos deles, felizmente, e é um orgulho tê-los como amigos.

      1. Bingo

        Este é o grande motivo da revolta. A comparação de atendimento põe os brasileiros na parede. Embora recebam muito bem atendem mal. Menospresam o cidadão pobre como dizem: olham os pés do paciente para ver se possui “a marca do tigre” marca de uso de chinelos de dedo ao sol. Chamam pobres de tigrada. É muito triste. Felizmente encontramos profissionais de qualidade em boa quantidade. Ótimos profissionais. Em tempo, sou neto, filho e irmão de médico.

  18. Mais uma prova da canalhice

    Mais uma prova da canalhice da classe médica brasileira, que aproveitam o momento de fragilidade do paciente para fazer sua pregação corporativista.

    Mas ao mesmo tempo são burros, pois este tipo de ação apenas revolta o paciente e o efeito muitas vezes pode ser o inverso.

    Quanto a serem atenciosos, quem nunca teve que dar “coices” em médicos para amanssá-los?

  19. Bom, eu não sou médica mas

    Bom, eu não sou médica mas não passa uma pessoa aqui na empresa sem que eu faça militância. Pela Dilma, é claro. Eles que defendam o candidato deles mas que atendam bem os pacientes também. Porque médico que trata mal o paciente e vai pregar voto no seu candidato só vai gerar desconfiança.

  20. Creio ter sido eu o primeiro

    Creio ter sido eu o primeiro a levantar a lebre sobre o assunto.

    No SUS  principalmente eles cheganm a ser agressivos, creio

    que 80% dos médicos de São Paulo sejam “Serristas”    de

    carteirinha.Porque?

    1. racista

      Vc é um racista que julga as pessoas pela cor da pele, a pessoa tem o direito de escolher em quem votar, mesmo que não gostemos de candidato dele.

      Em um post anterior discutiu-se a irracionalidade e a violencia de certos grupos de direita nas redes sociais e na sociedade, e não se pode negar que vemos isto refletido tambem na esquerda, pelo comentario acima que foi de pessimo gosto, digno de um troll da direita.

       

      1. Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê

        Apressadinho, você está fazendo proselitismo com um comentarista que não crê em raça.

        Vou soletrar: você vive num país de maioria colorida. No entanto, não há um só negro nas muitas fotos dos médicos bacanas. Veja você mesmo. Visite as páginas dos médicos aecistas (que eu não vou citar aqui). A inexistência de afrodescendentes entre os médicos de calibre 45 é a prova do racismo – não deste comentarista, mas deles.

        Antes de xingar, preste mais atenção no comentário. Se não conseguir ler, tente o olfato. Ou então, peça para um adulto explicar para você.

        1. verdade

          Pode não haver negros, mais isso não é desculpa para voce destilar esse tipo de comentario, dizendo que a cor da pele é uma caracteristica de pessoas de cheiro ruim e que devem votar em aecio.

          Se aparecer uma foto so com negros, orientais, gays ou deficientes e voce fizer este tipo de comentario racista, pois é isto que voce vez, vc receberia varias criticas de todos os lados por seu comportamento, e estaria sendo denunciado e tendo sua conta bloqueada.

          Isso que voce vez é racismo sim, não importa que voce diga o contrario, que use palavras e frases bonitas, voce se juntou as varias pessoas que julgam os outros de acordo com padroes que ja deveriam ter sido abandonados a muito tempo.

          Como o FHC destila a mais baixa forma de racismo contra nordestinos e pobres, infelizmente voce destilou sim uma forma de racismo.  

           

          1. Destile meu fio, destile.

            Vou deixar você com o seu insistente racismo, que não é assunto meu. Mas antes, tente reler as palavras e ver que nelas há um brinquedinho escondido, que se refere mais às vias respiratórias do que à epiderme. Chega.

  21. A Associação Médica

    A Associação Médica Brasileira pode achar o quiser pois a sociedade brasileira sabe que ela não tem qualquer utilidade para os cidadãos. Triste é a “justiça” brasileira se omitir diante da conduta covarde e autoritária desses mé(r)dicos, já que durante uma consulta médica há uma relação de poder que privilegia a condição do médico.

    Está faltando VERGONHA para esses mé(r)dicos.

    Gringo 

  22. Vejam que curioso é o valor das mensalidades dos cursos de…

    Vejam que curioso o valor das mensalidades de alguns cursos de medicina. Não há dúvida de que os médicos no Brasil são elitisas:

    Universidade Anhembi-Morumbi  UAM R$ 5.590,00 Faculdade Santa Marcelina  FASM R$ 5.626,00 Universidade de Santo Amaro/SP UNISA R$ 5.650,00 Universidade Camilo Castelo Branco/Fernandópolis/SP UNICASTELO R$ 5.923,00 Universidade Cidade de São Paulo/SP UNICID R$ 5.949,00 Universidade do Oeste Paulista – Presidente Prudente/SP UNOESTE R$ 5.950,00 Faculdade São Leopoldo – Campinas MANDIC R$ 8.400.00 Universidade de Marília – SP UNIMAR R$ 8.886,82 Fonte: http://www.escolasmedicas.com.br/mensal.php

  23. Esse médicos safados atendem de graça?

    Esse médicos safados atendem de graça? Parece que sim, pois se estão recebendo pelas consultas, ainda estão querendo ganhar com a politicagem, com certeza estão recebendo dinheiro do Aécio prá fazer isso, ou seja, compra de votos no esquema, aqui em GO quem botar adesivo do 45 pode encher o tanque de gasolinam alô MP kd vcs. Então, pois é essa gente que enche o peito para criticar a corrupção e quer conquistar o poder desta forma. Pavão, olha prá teus pés, veja o quanto são feios antes de apontar os “defeitos” de Dilma.

  24. Atenção!PSDB esta armando

    Atenção!

    PSDB esta armando uma série de manifestações em várias capitais do Brasil

    nas vesperas da eleição.Teremos de volta confrontos agendados ” black blocs 

    e tudo mais.Bateu o desespero e eles vão partir para praticas fascistas classicas.

    Favor manter a calma, mais uma armação.

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/157897/FHC-e-A%C3%A9cio-convocam-atos-contra-%E2%80%9Cpodrid%C3%A3o%E2%80%9D.htm

    1. Isso é verdade?

      Onde soube disso Morallis?  Muito preocupante!  Deve ser boato para amedrontar o povo!  Cruz Credo!  Depois de tantas manipulações criminosas, era só que faltava!!! 

      1. É verdade, sim, Marly. O FHC

        É verdade, sim, Marly. O FHC já está de volta e gravou um vídeo fazendo a convocação. A viagem ao exterior parece que foi meio vapt-vupt. Acho que não deve ter ido a Paris. Foi pra mais perto. E voltou animado. Mas não vai para a manifestação em SP. Probllemas de agenda, informou sua assessoria.

      2. Tem razão!

        Acabo de ver vídeos de Fernando Henrique e Aéssim , conclamando o povo de várias cidades para irem às ruas.( Brasil 247 ). Incrivel FHC, chegar ao ocaso da vida com comportamento tão vil. São agressivos e querem a balbúdia. Como não têm militância, se desmoralizam com atitude rasteira! 

    2. Por enquanto os portais não

      Por enquanto os portais não mencionam nada s/ a tal manifestação. Tb com FHC, Aécio e o pobre do Pedro Simon fazendo a convocação…… Já pensou se o Simon discursar ?  Todos dormirão

       

       

       

       

       

      1

    1. Boa pergunta, Daniel.

      Boa pergunta, Daniel. Acredito que não sabem. Grande parcela da população, dentre a qual me incluo, em especial nos estamentos mais baixos, já sofreu e ainda vai sofrer nas mãos deles. Estórias terríveis de descasos, indiferença e até deboche. Ressalvo, por importante, que há, sim, em contrapartida, profissionais dignos, honestos, humanistas e que honram plenamente o juramento que fizeram. 

      “Deles”, nesse caso, são esses elitistas-corporativistas.

  25. É muito triste esse comportamento!

    Felizmente não são todos que compactuam com esse preconceito!  Eles sairiam dos gandes centros, para atendimento dos brasileiros que vivem nos mais remotos lugares do paÍs? Claro que não! Os médicos estrangeiros ( não se resumem a cubanos ) estão os prejudicando? Claro que não! A finalidade é atingir o governo em detrimento da assistência que há anos se fazia necessária aos que eram desassistidos!!!  Comportamento feio, pequeno e que desmoraliza uma classe!

  26. MÃO BRANCA

    Atentem bem!

    Diria o senador/cirurgião, Mão Branca,

    e o que diz a hipócrita juradora de Hipocrates:

    “pediu para não ter o nome revelado por medo de perseguição”.

    O doente eleitor de Dilma o que sentirá em suas mãos?

  27. É a Receita Federal…

    … pegando no pé dos profissionais liberais que cria a maior parte dos anti-Dilma.

    Alguém já viu médicos, dentistas, advogados, fisioterapeutas emitirem notas fiscais?

    Eles são contra a justiça social. Ponto.

    1. Nada a ver …

      Nada a ver, meu caro.

      E eu aqui, advogado, apoiando a Dilma, conquistando votos até de meus funcionários (não deveria ser o contrário?!).

      Receita Federal coisa nenhuma.  A Dilma foi inclusive muito sensível a advogados, corretores, arquitetos, etc. ao incluir todas essas categorias e muitas outras na tributação do SuperSimples.

      Quem é contra é por preconceito mesmo.  E, quanto ao Mais Médicos, até programa da Globo já deixou clara a importância desse programa (não deveria ser o contrário?!).  Vejam:

      https://www.youtube.com/watch?v=LY5n7q179hc

      1. Ô Roberto, me referi aos

        Ô Roberto, me referi aos profissionais liberais anti-Dilma, não a todos eles.

        Obrigado pelo esclarecimento. Mas eu lembro que antes do super simples e gritaria foi muito grande…

        Abs.

  28. Rumo à partidarização do atendimento médico

     

    Este pessoal está se encurralando. Será que chegaremos ao absurdo de termos médicos para petistas e médicos para tucanos ? O problema destes ultimos é que haverá muiiito médico para pouca gente. A contrário dos primeiros. esta queda de braço é um absurdo. Em que estes senhores foram prejudicados pelo Mais Médicos ? em nada. É puramente ideológico mesmo. Mas por favor, não venham culpar a Dilma. Quem atirou a primeira pedra foram os próprios médicos, que até se sentiram amparados por uma oposição crescente e raivosa dos últimos tempos. Foram usados como arietes do anti-petismo.

    1. E seguindo a linha da partidarização do atendimento médico…

      é de se esperar que os médicos de tucanos se tornem especialistas em doenças causadas por rancor, raiva e infelicidade tais como infartos, úlceras, derrames e até loucura. Já os médicos especialistas em petistas, teriam apenas doenças causadas pela velhice para curar…

      E, com a mensalidade média em torno de R$ 6 mil, eles não se acham “elite”. Coitados.

  29. É o reflexo do que é a

    É o reflexo do que é a medicina no país.

    Desde a formação do médico até a sua atuação, tudo gira em torno das classes mais abastadas.

    Popularize os cursos de medicina, tirando das mãos da elite a exclusividade de formar médicos.

    Em pouco tempo mudaremos a mentalidade da classe médica brasileira.

    Apesar de terem estudado tanto, permanecem politicamente ignorantes.

  30. Doutores da Alergia

    -Doutor, o seu caso é complicado. Infelizmente ainda não foi descoberto um remédio para a burrice aguda. O que podemos fazer por enquanto a é recomendar um tratamento alternativo. Coisa simples: ler mais os blogs de esquerda, abandonar o vício na Veja, cancelar a assinatura da Folha, conversar mais com pessoas politicamente esclarecidas, repousar cedo ao invés de assistir o Jornal da Globo, beber muita água tratada do Alckmin… Mas posso também indicar um médico cubano… Dizem que são os melhores do mundo… Aí fica a seu critério. Vai querer nota ou só um atestado basta? Sem nota é mais barato…

  31. Até a Globo já aprovou o Mais Médicos

    Programa Globo Rural mostra a realidade do Programa Mais Médicos nas regiões pobres do país.  

    É claro que não sai no Jornal Nacional ou no Jornal da Globo.

    Vale a pena ver.  Acho que valeria ser colocado como post (por alguém que saiba, não por mim, que sou semianalfabeto digital).

    https://www.youtube.com/watch?v=LY5n7q179hc

  32. ELITISMO MÉDICO


    O elitismo médico é uma questão histórica no Brasil. Um fato!! Com a política do HUMANIZA SUS o trato diferenciado e discriminatório dos pacientes de acordo com a classe econômica, cor ou nivel de escolaridade tem sido amenizado,pelo menos é essa a proposta dessa política,  no entanto, fico perplexa ao verificar a indignação dos médicos em relação ao assunto. Se a sociedade, de um  modo geral, os reconhece como elitistas, ( e pessoalmente tb concordo) obviamente que  isso é fruto do que essa classe plantou, essa é a imagem que eles passam para a sociedade, fazer o quê né??. Ah!! que conversinha fiada, até parece que o povo não conhece o nojo que são os médicos brasileiros!!!

  33. Sou médico e voto em Dilma

    O corporativismo turvou a visão dos médicos. A onda azul entre os colegas de profissão mostra como a vida dos médicos brasileiros  está desconectada com a realidade dos seus pacientes. São incapazes de ver os avanços recentes do SUS e a diminuição da desigualdade promovida pelo governo do PT. Mais impressionante porque a inclusão social repercute imediatamente em uma melhora nos indicadores de saúde do país. Talvez parte da empolgação com o candidato mineiro venha da imagem que ele projeta: homem rico, bem sucedido, aproveitando a vida pra valer e mantendo a pinta de bom moço. Sonho de meio mundo de médicos brasileiros…

    1. Médicos se identificam mais com a biografia de Aécio.

      Deve ser esse mesmo o caso dos médicos em  discussão. Se projetam no Aécio, acham que ele os representam. Pode ser medo do mercado pq aqui mesmo em Maceió uma consulta em 300,00 reais então pra que mais médicos?

  34. Mentira deslavada essa de que

    Mentira deslavada essa de que o governo federal tenta demonizar e responsabilizar os médicos brasileiros. Poderiam ter mais pudor quando fossem inquiridos para explicar essa verdadeira MOLECAGEM que é fazer de consultórios palanques eleitorais. 

    Quem acabou com a imagem dos médicos brasileiros foram……….OS MÉDICOS BRASILEIROS.  DEVIDAMENTE AÇULADOS PELAS SUAS ASSOCIAÇÃOES DE CLASSE. Essa é que é a verdade que ora eles querem ocultar jogando a culpa no governo Dilma. 

    Que pelas menos tivessem a hombridade de assumirem a verdadeira causa que abraçam, qual seja, os interesses da categoria, o corporativismo.  Seria muito mais digno do que instrumentalizar de forma vil e degradante pacientes que os demandam por auxilio. 

    Espero que os verdadeiros médicos, os abnegados e éticos, se sobreponham a essa parcela que tanto tisnou, e continua tisnando, a boa imagem de uma categoria tão respeitada por nós cidadãos e cidadãs.

    Nem imagino qual seria minha reação se numa consulta um desses elitistas reacionários viesse com proselitismo político-eleitoreiro. No mínimo mandaria se dar a respeito e ameaçá-lo de denúncia por desvio ético. 

  35.  Caro Nassif, o código de

     Caro Nassif, o código de ética médica no capítulo V – Relação com Pacientes e Familiares, é vedado ao médico: Aproveitar-se de situações decorrentes da relação médico/paciente para obter vantagem física, emocional, financeira ou POLÍTICA (Art. 65).

    1. Pois é, tolot. Mas o CFM diz

      Pois é, tolot. Mas o CFM diz que, em seu consultório particular, o médico pode “obter vantagem física, emocional, financeira ou POLÍTICA”.

      Uma lógica perigosa, pois se os médicos podem, TODOS podem.

  36. É dose para leão. O paciente

    É dose para leão. O paciente paga caro o valor da consulta ou do plano de saúde, fica de saco cheio foleando as páginas das revistas Veja e dos jornais Folha e Estadão que repousam displicentemente nas salas de espera e ainda têm que aturar o Doutor mandar ele dizer 45 em vez de 33!!!

  37. inferno tá em festa

    finalmente o cramunhão conseguiu o que persegue há milênios: sua demonização, com as exceções para confirmar a regra, vai ter balada no inferno..

  38. “Doutores” sem doutorado em sua maioria

    Aposto que 98% desses médicos que se autodenominam “Doutores” não tem mestrado, muito menos Doutorado. Se aotodenomiar Doutor sem doutorado, uma prática comum dos médicos brasileiros de consultório particular, já dá uma ideia da credibilidade e da ética que eles construíram ao longo dos anos. Portanto, não é surpresa esse comportamento estapafúrdio.

  39. Medicos fazem campanha dentro do consultório

    Sem embasamento legal é ético a AMB  dar anuência aos médicos para fazerem campanhas políticas nos consultórios privados, enfatizando-se que à Associação Médica  não foi delegada possibilidade por essas questões médicas e sim o Conselho Federal de Medicina (CFM) e mesmo que essa Autarquia Federal(CFM)  emita parecer   favorável aos médicos em utilizarem local de consulta para discriminar as opções políticas dos seus paciente , o Código de Ética Médica (CEM) veda tais atitudes, conforme o inciso I do capítulo primeiro que trata dos princípuios fundamentais da medicina:

    I – A Medicina  é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza. (CEM)

    Assim, o médico não pode  politicamente discriminar pacientes, caso iso ocorra, cabe-lhe denuncia á delegacia mais próxima de acordo com o dispositivo legal do código de ética médica. 

  40. é claro que a maioria dos

    é claro que a maioria dos médicos não age da mesma forma,

    mas as entrevistas geralmente dos presidents dos

    órgãos que os repesentam acabam insuflando o ódio.

    é só lembrar da época da implantação do mais médicos.

    a grande mídia divulgava entrevistas de arrepiar

    de tão desumanitárias.

    isso acabou respngando em toda a categoria.

  41.  
    A AMB (Associação Médica

     

    A AMB (Associação Médica Brasileira)   não é entidade  legal para  tratar de questões éticas no exercício profissional do médico, conforme Lei 3268/57 e sim os CRM’s:

    Art. 15. São atribuições dos Conselhos Regionais:

     

    (..)
    c) fiscalizar o exercício da profissão de médico;
    d) conhecer, apreciar e decidir os assuntos atinentes à ética profissional, impondo as penalidades que couberem;
     (..)
    h) promover, por todos os meios e o seu alcance, o perfeito desempenho técnico e moral da medicina e o prestígio e bom conceito da medicina, da profissão e dos que a exerçam;
    (..) 
    k) representar ao Conselho Federal de Medicina sobre providências necessárias para a regularidade dos serviços e da fiscalização do exercício da profissão.

  42. A ética médica no  exercício

    A ética médica no  exercício profissional independe do seu local de trabalho, isto é, o médico tem o dever  de respeitar o Código de Ética Médica tanto na rede pública como na privada e jamais poderá  obter vantagem física, emocional, financeira e política. A AMB  está equivocada em diferenciar local de trabalho na relação médico-paciente:

    É vedado ao médico:

    Art. 40. Aproveitar-se de situações decorrentes da relação médico-paciente para obter vantagem física, emocional, financeira ou de qualquer outra natureza. (grifo nosso)

    Deve-se denunciar aqueles médicos  que vem buscando vantagens políticas em sua relação médico paciente. Essa denuncia deverá ser realizada em órgãos competentes do município, pois a lei é clara nesse aspecto, igualmente como os assédios em consultórios também  são  desrespeitos ao artigo 40 do Código de Ética Médica.

  43. Minha mãe passou por situação

    Minha mãe passou por situação muito pior.

    Já na sala de espera, havia duas televisões. Uma tinha a programação normal, ligada na Globo. A outra passava propagandas do Aécio ininterruptamente.

    Depois de uma longa espera, foi chamada e atendida. A médica fez campanha durante o atendimento.

  44. Nem um pouquinho.

      Os médicos acham que as pessoas vão ao seu consultório ou aos hospitais, porque nós sentimos a sua falta,gostamos dele e da sua turma, adoramos a sua família , enfim nós ¨adoramos médicos¨. Pois não, fiquem sabendo que; é tão doloroso quanto irmos a velório,delegacias de policia,bombeiros , vermos sinistros , IML e similares.  Também que; pagamos por isso e muito e ainda somos vitimas da sua incompetencia,mal humo re descaso. Também que; a sua dita ¨influencia¨fica restrita à sala de cirúrgia,se tanto.

  45. E por que seria proibido na

    E por que seria proibido na atual forma de se fazer politica no país.

    Quando um partido usa a maquina publica para trabalhar na campanha, fica dificil condenar qualquer outra ação politica.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador