Meditação: a droga dos gênios, por Marcos Villas-Bôas

Meditação: a droga dos gênios

Estudos científicos comprovam que a meditação deve ser ensinada na escola.

por Marcos Villas-Bôas

Em seu best seller The Happiness Hypothesis: Finding Modern Truth in Ancient Wisdom (A Hipótese de Felicidade: Encontrando a Verdade Moderna na Sabedoria Antiga), o psicólogo social e pesquisador americano, Jonathan Haidt, disse: “Suponha que você leu sobre uma pílula que poderia tomar uma vez por dia para reduzir a ansiedade e aumentar o seu contentamento. Suponha que a pílula tem uma grande variedade de efeitos colaterais, todos bons: aumento da autoestima, empatia e confiança, que melhora até a memória. Suponha, finalmente, que a pílula é natural e não custa nada. Você a tomaria? A pílula existe, é chamada meditação”.

A meditação é, infelizmente, como vários outros temas, ainda bem menos conhecida no Brasil do que em outros países, especialmente nos desenvolvidos. Isso decorre dos mesmos fatores de sempre: a pobreza impede que informação avançada chegue a mais da metade do país, o pouco conhecimento de línguas estrangeiras dificulta o acesso aos estudos realizados no exterior, os brasileiros leem pouco etc.

Há também em torno da meditação alguns preconceitos, sendo ela associada à religião budista ou ao espiritualismo, que é uma verdade apenas parcial, pois já se tornou tratamento médico e psicológico há algum tempo. 

Apesar de já ser estudada cientificamente há mais de 50 anos, o número de estudos cresceu exponencialmente nos últimos 20 anos (vide figura abaixo)[1]. Eles comprovam que os seus benefícios são diversos e com potencial de mudar completamente a vida de um indivíduo, tornando-o mais atento, equilibrado (menos estressado) e capaz de tomar boas decisões. Meditar torna o praticante mais inteligente.

 

Estudos realizados no Massachusetts General Hospital (Hospital Geral de Massachusetts) por professores da Harvard Medical School (Escola Médica de Harvard), como James E. Stahl e Sara Lazar, comprovam que a prática de artes de relaxamento, como a meditação e a yoga, leva a um gasto muito menor de despesas com saúde[2].

O estudo vem sendo realizado desde 2006 e os dados são colocados numa base disponível na Internet[3]. Não se trata apenas de relaxar. Muitos pensam, errada ou acertadamente, que não são ansiosos e que, por isso, a meditação não se aplica a eles. Estão errados.

Os efeitos psicológicos envolvem cura ou redução de: ansiedade, sendo uma poderosa ferramenta para ajudar alguém a parar de fumar, de depressão, síndrome de fadiga, insônia, síndrome de irritação, raiva e assim por diante.

Os efeitos[4] não são, contudo, apenas psicológicos, mas de melhoria neurológica, cardiovascular (ex. controle de pressão alta), gastrointestinal, muscular (ex. cura ou alívio da dor) e, provavelmente, outros ainda não conhecidos.

A pesquisadora e professora de Psicologia em Harvard, Sara Lazar, é hoje uma das maiores autoridades científicas na matéria. Ela conta que, alguns anos atrás, estava treinando para a maratona de Boston e teve algumas contusões musculares. Foi-lhe indicada a prática de yoga. Como costumeiro, ela pensou que ia para lá fazer relaxamento, alongamentos e, então, melhorar os músculos.

Após algumas semanas de prática, contra suas próprias crenças iniciais, Lazar notou que estava mais calma, com mais compaixão e se sentindo melhor para lidar com situações difíceis. A primeira conclusão foi a de que seria um efeito placebo pelo fato de sua professora de yoga ter dito que ela perceberia tais benefícios. Ao buscar a literatura científica, notou, entretanto, que já havia muitos estudos mencionando esses mesmos efeitos.

A primeira pesquisa conduzida por Lazar[5], juntamente com professores de Harvard, Yale e de outras instituições, comparou meditadores experientes com um grupo controlado. Eles notaram que praticantes de meditação de longo prazo tinham mais massa cinzenta em regiões insulares e sensoriais, como no córtex auditivo e sensorial, que estão relacionados à atenção na respiração e em sons, parte das práticas de meditação e yoga. 

O aumento de massa cinzenta também foi notado no córtex frontal, que está relacionado com a memória e a tomada de decisões.

Outro estudo científico[6], realizado com 48 fuzileiros navais americanos, comprovou que, com práticas do que os americanos chamam de mindfulness (atenção plena), foi possível desenvolver nos soldados mais controle das emoções, melhor memória e capacidade de decisão em situações de conflito. Tal prática só vem crescendo no exército americano[7].  

A literatura, baseada em vastos dados empíricos, é variadíssima e convergente quanto ao que está sendo dito aqui. Partindo, então, dessa premissa de que estão amplamente comprovados cientificamente os efeitos muito positivos da meditação, cabe questionar: por que não utilizá-la nas escolas?

Muitas escolas australianas, britânicas, americanas e de outros países já vêm fazendo isso e os resultados não são menos surpreendentes. Uma escola que se tornou famosa não somente pela prática de meditação, porém, também, por um conceito de ensino mais holístico, foi a Robert W. Coleman Elementary.

A Função HolisticLife oferece nessa escola o programa HolisticMe (Eu Holístico), envolvendo práticas de yoga, meditação, trabalhos comunitários e outras atividades que buscam desenvolver as habilidades já comentadas neste texto, além de maior senso de comunidade, de obrigação e outros aspectos morais do ser humano quase nada trabalhados nas escolas brasileiras, a não ser por imposição vertical de regras e castigos.

A diretora da escola diz que crianças com problemas de raiva conseguiram resolvê-los por meio da meditação. As crianças dizem que hoje conseguem se concentrar e se controlar emocionalmente melhor, que percebem melhor os efeitos das suas ações etc.[8]

É importante notar que a meditação, para ser mais completa, não se resume apenas à prática em si, mas, como acontece na yoga, há também o estudo de sua filosofia, envolvendo a compreensão de aspectos morais necessários para que os seus efeitos sejam maximizados.  

Se ensinadas desde muito cedo a filosofia moral e a prática da meditação na fase em que as crianças estão absorvendo e integrando ao seu caráter com muito mais facilidade as informações a sua volta; é possível construir futuros jovens bem mais capacitados a conviverem socialmente e se destacarem individualmente. 

A Fundação David Lynch tem um programa chamado “Quiet Time” (Tempo Quieto) que vem ensinando a Transcental Medidation (Meditação Transcendental), um tipo famoso de meditação nos Estados Unidos e já existente no Brasil, a professores e alunos em escolas de Los Angeles, San Francisco, Chicago, Nova Iorque e outras cidades.

Os resultados do trabalho da fundação divulgados em estudos são: redução das suspensões de alunos em 86% (2003), redução do estresse psicológico em 40% (2009) e aumento de 25% nas notas dos alunos (2013)[9].

Não é só no exterior que os resultados da meditação para busca de uma mais ampla consciência já são realidade. Há projetos pelo Brasil, como o da Escola Ananda[10], em Salvador/BA, desenhada para trabalhar desde cedo um ensino que una ciência, filosofia e religião.

O que se apresenta aqui neste breve texto é apenas um grão de areia no deserto de informações positivas existentes sobre meditação ao redor do mundo. Essa é, na verdade, uma prática antiga, que existe há milhares de anos, porém, por motivos já expostos, foi normalmente tratada de um modo folclórico ou religioso.

Com os resultados práticos comprovados pela ciência, não há mais como dar as costas à meditação. É preciso que sua prática invada as escolas, empresas, lares, academias etc. do Brasil, para que seja possível construir uma sociedade mais empática, equilibrada, menos estressada, mais capaz de lidar com dificuldades, dentre tantos outros efeitos positivos apontados pelos estudos.

Parece inegável que a prática longa de meditação pelo máximo de pessoas de uma comunidade pode levar a mais paz e cooperação, a menos conflito, o que resultará, inevitavelmente, em uma sociedade mais eficiente e justa, gerando uma economia muito mais desenvolvida e sustentável.

Esqueçam os remédios, as pulseiras e outros engodos vendidos por aí. O melhor meio de se tornar mais inteligente é estudando e meditando, e não custa nada. Essa será logo descoberta como a “droga” deste século, a primeira a resolver, de fato, boa parte dos problemas humanos.

 

*Agradeço ao amigo Daniel Almeida Filho, doutorando em Neurociência e pesquisador do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pelo fornecimento de informações sobre o tema e pelos comentários sobre o texto.  

** Artigo redigido para o movimento Mapa Educação e publicado no seu blog. 


[1] O gráfico foi desenhado com base em dados do Pubmed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/

[2] http://www.thenewsminute.com/article/harvard-study-finds-yoga-and-meditation-reduces-healthcare-cost-43-36026

[3] https://rc.partners.org/about/who-we-are-risc/research-patient-data-registry

[4] https://nccih.nih.gov/health/meditation/overview.htm

[5] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1361002/

[6] http://www.washingtontimes.com/news/2012/dec/5/marines-expanding-use-of-meditation-training/

[7] https://www.psychologytoday.com/blog/mindfulness-in-frantic-world/201207/meditate-just-the-us-marines

[8] http://hlfinc.org/programs-services/after-school-programs/

[9] https://www.youtube.com/watch?v=NwMZQj1zciA

[10] http://www.aratuonline.com.br/videos/criancas-sao-apresentadas-e-conhecem-os-beneficios-da-meditacao/#

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Velha estratégia espírita!

    Fala de um milhão de pesquisa, usa um milhão de metáforas!

    Mas não discorre sobre a metodologia da pesquisa, as hipóteses e seus procedimentos!

    Farsa, tudo farsa”

    1. Resposta ao caro Ronaldo

      O texto não tem o intuito (e nem deveria, dado o tamanho e o objetivo de apenas introduzir o tema) de apontar métodos e procedimentos das diversas pesquisas citadas, apenas introduzir o tema. Se você, Ronaldo, está interessado em conhecer os procedimentos, cabe a você ler os artigos que foram citados e se encontram nas notas abaixo do texto. Agora, dizer que todos os procedimentos e métodos usados pelos artigos citados são uma farsa sem os ler, isso não me parece nada próprio de quem se preocupa com a pesquisa científica.

      1. Regras

        Caro Rafel, quem autor da teoria da ciência ou que regra da Abnt proibe a exposição dos procedimentos cientificos num artigo de apresentçaão:

        Ainda  mais num artigo que dispensa muitos paragráfos escritos sobre a forma de metáforas que nada dizem, sendo apenas redes para incautos”

      1. Facista

        Segundo a Constituição Federal é crime ser esquerdista? 

        Ou ser esquerdista é crime apenas para facistas como voce Ivan de Union.

        Criança incauta vá estudar.

        1. Tudo no mesmo dia:

          Voce insultou a esquerda em outro post do dia e agora se declara esquerdista…  Voce me mandou estudar embora tenha soletrado “contingencia” errado 4 vezes…  Voce cobrou do Doney uma coisa que o Doney NUNCA fez em sua coluna…  Voce “criticou” um cientista que nao tem a menor condicao de sequer entender…  Quando eu te acusei de ter insultado alguem  voce me voltou com…  Kant.

          Eu sou o Psicotico Numero 1 do blog.  Nao lido com psicotico de terceira.

          1. Erros de escrita e erros lógicos

            Caro Ivan, fiz datilograifa, este debate nosso para mim é rápido e automatico, porque voce somente desqualfica, portanto escrevo sem grande atenção ao deslocar de meus dedos pelo teclado. 

            Não ataque a esquerda, não se trata de guerra, mas critique a esquerda estruturalista , que se pensa que se filia ao materalismo dialético. 

            Critica – meu caro, desde Kant, é dizer aquilo que a coisa é. 

            Lhe mandei estudar porque voce age como uma criança birrenta em idade escolar.

          2. Tudo em um unico dia!

            “porque voce somente desqualfica”:

            “Voce insultou a esquerda em outro post do dia e agora se declara esquerdista…  Voce me mandou estudar embora tenha soletrado “contingencia” errado 4 vezes…  Voce cobrou do Doney uma coisa que o Doney NUNCA fez em sua coluna…  Voce “criticou” um cientista que nao tem a menor condicao de sequer entender…  Quando eu te acusei de ter insultado alguem  voce me voltou com…  Kant.”

            E voce nao viu nem leu nem respondeu uma unica coisa que eu disse em 3 posts diferentes.

            Toda e qualquer boa vontade que eu teria em comentar seus comentarios termina aqui:  NAO dirija a palavra a mim novamente.  NAO comente meus comentarios.  De fato, NAO comente nem sequer posts que eu possivelmente comentaria em um futuro proximo:  acabou, Ronaldo.  Eu nao lido com trolls.

          3. Constituição Federal do Brasil

            Artigo 5) Todos são iguais perante a lei:

            iv) é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

            v) é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da ….

            vi) é inviolável a liberdade de consciência e de crença ….

            viii) ninguém será privado de direitos por motivo por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política ..

            ix) é livre a a expressão da atiivdade intelectual, artística, científica e de comunicação, independemente de censusa ou licença;

            O contraditório não é uma concessão subjetiva e particular.

            Amadureça, aceito-o! 

  2. Deixou de ser espírita platônico!

    Marcos aderiu ao tomismo – unir ciência e religião -, religião espíirita é certo!

    Será qeu deixou de ser kadercista-platônico-agostiniano?

  3. A ciência já enjoou de

    A ciência já enjoou de comprovar que meditação benfeita melhora a saúde física e mental e o bem-estar do praticante. Até o efeito do envelhecimento no córtex cerebral é atenuado. O duro é divulgar honestamente as possíveis contraindicações da meditação (casos de transtornos mentais graves que demandam tratamento com medicamentos psicotrópicos) e encontrar mestres capacitados para ensinar e acompanhar o desenvolvimento do aluno na prática da meditação. O que tem de picareta no mercado…

  4. Caro Marcos metáforas não são

    Caro Marcos metáforas não são expressa o que é um coisa.

    O que é metidação conceitualmente?

     

    Ademais o que é gênio? Ele procede por reflexão ou por meditação ? Estes conceitos são idênticos ou diferentes?

    Kant, Antropologia de um Ponto de Vista Pragmático (Iluminuras) indicou e demonstrou que tanto o crânio quanto o gênio dem ter “A consciência das próprias representações que basta para diferenciar  um objeto de outro é a clareza. Aquela, pela qual se torna clara também a composição das representações, se chama distinsção”, (SP, Iluminuras,2009, p. 37)

    Problematizando (que é o ponto de partida da investigação cientifica):

    1º) como foi possivel compor um conceito com uma coisa – gêniio e droga?

    2º) não é coisa-droga? é metáfora – mas, atualmente o dominio da palavra droga é sinomino, por exemplo, de ckarck, é coisa cruim. Senão, que droga boa seria?

    3º) o que é conceitualmente gênio?

  5. Meditação não é religião

    A meditação é conhecida há milênios, em vários povos do planeta.

    Meditação descansa o cerebro mais do que o sono, embora não o substitua. Dormir é parar de pensar, só que meditar é parar de pensar conscientemente, sem perder a consciencia.

    Muito utilizada na medicina chinesa, muito mais eficaz que muitos calmantes a meditação é demonizada pela indústria farmacêutica, pois é mais eficiente do que muitos psicotrópicos e calmantes. Se todo mundo meditasse, ninguém precisaria mais tomar calmantes, e a indústria farmacêutica teria um prejuízo enorme.

    Os  povos que só desenvolveram o raciocínio, como os Europeus, tem uma parte do cérebro atrofiada, o cerebelo. A meditação restabelece a parte do cérebro ligada à Intuição, e a Paz Interior. Talvez por isto, os europeus, sem Paz Interior sairam pelo mundo colonizando, escravizando e  destruindo países, povos e civilizações. Esperavam ou acreditavam que saciando sua ganância, iriam satisfazer sua falta de Paz também.

    Alguns dos povos orientais ao contrário, resolveram buscar a Paz dentro de si, ao invés de saírem por aí descarregando sua falta de Paz em outros povos.

     

     

    1. acredito ser bem por aí mesmo, Ze Guimarães…

      com meio segundo podemos bloquear quase tudo, no caso colocado, a dor e a calma

      dor, bloqueie ou delisgue, e deixe por lá

      calma, capture lá e traga para fora da meditação

      1. Meditação é uma fronteira

        Exatamente, Peregrino.

        A Meditação é a última fronteira da humanidade. Há vida além do pensamento, onde entra o domínio da intuição. A Meditação é muito mais que isto. Pela Meditação, grandes gênios da humanidade conseguiram a arte da inspiração. A Meditação era utilizada pelos antigos samurais para prever os golpes futuros do adversário, arte bem retratada no filme “O último samurai “. Pela Meditação eles despertavam o sentido da “premonição “.

        Outros dizem que se Meditar profundamente, é possível adquirir clarividência, onde o meditador pode ver e ouvir os pensamentos de outras pessoas, ver almas de falecidos, ver outros planos do além. Por isto alguns  comparam com uma droga que daria alucinações. Só que não são alucinações, é real, o meditador  pode ver e ouvir realmente os pensamentos de outras pessoas.

        Pela meditação profunda se pode antever o futuro ou ter uma retrovisão do passado.

        dois meditadores profundos podem se comunicar por telepatia a milhares de km de distância, é só entrarem na mesma frequencia.

        Os animais que não raciocinam como nós, são meditadores natos. Um animal pode presentir a chegada de um tsunami, de um terremoto, com bastante antecedência. Um profundo meditador também pode. Realmente a meditação profunda desperta capacidades humanas, que estão adormecidas há milênios na nossa espécie . No princípio há milhões de anos os seres humanos das cavernas também podiam prever catástrofes da natureza, pois não estavam aprisionados pelo raciocínio. Alguns chamam isto de intuição.

        A maior dificuldade é parar de pensar, para quem não tem prática ficar alguns segundos sem pensar é terrível, parece ser impossível. Meditadores profundos, que ultrapassaram esta barreira passam horas sem pensar em nada, meditando profundamente.

         

        —————-

        “O predomínio da mente é apenas um estágio na evolução da consciência.

        ” O passo seguinte na evolução humana é transcender o pensamento. Atualmente é nossa tarefa mais urgente. Isto não implica deixar de pensar, mas sim, deixar de identificar-se completamente com o pensamento, deixar de ser governado pelo pensamento.”

        . Pensamento e consciência não são sinônimos. O pensamento é um pequeno aspecto da consciência. O pensamento não consegue existir sem a consciência, mas a consciência não necessita do pensamento.

        A iluminação significa chegar a um nível acima do pensamento, e não em ficar abaixo dele, ao nível de um animal ou de uma planta. No estado iluminado, continuamos a usar nossas mentes quando necessário, mas de um modo mais focalizado e eficiente. Assim, utilizando nossas mentes com objetivos práticos, não ouvimos mais o diálogo interno involuntário e sentimos uma enorme serenidade interior.

         

        Quando usamos de fato nossas mentes e, em especial, quando necessitamos de uma solução criativa, há uma oscilação, de segundos, entre o pensamento e a serenidade, entre a mente e a mente vazia. O estado de mente vazia é a consciência sem o pensamento. Só assim é possível pensar criativamente, porque somente desse modo o pensamento tem alguma força real.

         

        Logo, eu poderia dizer que a maioria dos cientistas não é criativa, não porque não sabe pensar, mas sim porque não sabe como parar de pensar!”

         

        Eckhart Tolle

         

        ———–

        Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela.

        Albert Einsten

         

        .

        1. puxa vida………………….quase chorando aqui comigo

          mas chorando de contente

          que felicidade saber que outros sabem ou já estudaram ou estão estudando essas coisas…………………………..tenho andado com muito medo e dor do tal meio segundo que tentei mostrar………………..tudo o que adentro mentalmente se fecha com a minha passagem e o meio segundo passa a ser eternidade

          uma vez tentei botar pra fora numa tentativa de poesia…………………….imenso portal

          e também já procurei me refugiar nos estudos de vocês, quando então descobri que o fato de não me afetar quando volto, pode significar que não é loucura…………………volto com pesos, vergado e momentaneamente mudo e cego, mas me recupero, me resgato, não na luz, não na vida acessa, no perfume da vida……………………………….não é o das águas servidas do que vocês chamam de sonhos e que já chamei de sonhos de minha Mãe……………………dos sonhos em teço uma teia e capturo a alma de qualquer um……………………….tentei expressar também em Pai, quando disse então que por não saber palavras bonitas tive que capturar a alma dele………………………..nesta região, no que significam corpo e alma, carecemos de ambos

          foi por isso que coloquei é melhor a vida, é melhor, é melhor sim, e nunca deixará de ser…………………………………

          exposto à vida num dos lados tudo desaparece, mas segue a a flutuar num ar com perfume…………………..por lá perco quase tudo, mas fica algo que não permite que eu seja levado ou fique por lá como estou aqui

          tudo desse lado tem perfumes, tanto tem que não levamos o olfato para lá, ao meditar

          eu queria saber ou poder me expressar melhor mas não consigo

           

      1. você deve adorar ciência…

        e desconhecer, talvez, que grande parte dela foi desenvolvida de erros……………………………ou o desconhecido

        muitos a considerar evidências, em objetos de estudo, no caso de meditação, como verdades

        na minha opinião não tem nenhum valor estudar para obter o que já se antecipou como sendo o certo

        1. Cada coisa no seu tempo

          Não se atesta aquilo que é previamente, apenas no momento da relação do conceito como objeto, que é campo da filosofia e da ciência. 

          Há momentos,contudo, que se deve afastar a lógica, apenas intuir ou sentir. A crítica da faculdades do juízos de Kant demonstra isso.

          Contudo, defender a  meditação até em escolas, como fez aqui o ex-espirita Marcos, não é possivel, pois a montagem de um currículo, plano de ensino , etc, exige reflexão.

          1. exige ou acarreta reflexão?

            este nível aí de meditação, escolar será sempre bom, sem qualquer força de alteração estrutural, só funcional e, mesmo assim, temporária…………………………………….um relax, digamos assim. sempre bom, porque precisamos de tempo para bloquear certas emoções e liberar ou transportar outras mais agradáveis, digamos assim

            muito bom que aprendam sim, para que as funcionais, o bem sentir, o bem estar consigo, alheio a tudo, com o tempo, levem às estruturais pelo lado melhor de tudo ou na paz consigo mesmo

            em tempo…o que tentei colocar sobre o meio segundo, já deixou de ser segredo há muito tempo, tornou-se científico ou registrado………………………………..

            o barato da coisa é saber e conseguir transitar nestas regiões como acumulador e não apenas observador ou estudioso

            um observador em si já é objeto de estudo, um acumulador ainda não……………………………………………..

            um acumulador pode fazer de meio segundo anos, mas sempre para frente

            grande abraço

            te agradeço por ter permitido que eu despertasse a tua atenção

            tudo isso me ajuda a escrever ao identificar palavras com as quais consiga expressar o que nunca aprendi com os métodos costumeiros ou conhecidos

            transitar por onde transito sem precisar voltar cego e mudo é o que mais desejo

            e sei que não terei tempo suficiente, quiçá outros tenham

             

    1. mas vamos em frente, todos…

      guiados por instrumentos, informações e conhecimentos

      a torcer para que não ocorra uma “cagada instrumental”, ou pane mental, que venha a  se repetir em diferentes regiões ou campo de atuação e influência, a ponto de se tornar irreversível………………..

      ninguém sem o tal meio segundo que tentei mostrar, e depois nada, só desastres, tragédias…o inesperado?

      acredito que não

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador