Moreira disputa com tucanos protagonismo na privatização

Jornal GGN – Depois dos tucanos montarem sua linha de combate para se apossar da privatização – conseguindo o BNDES e, provavelmente, a Petrobras -, o Secretário de Concessões Moreira Franco contra-ataca e propõe diluir o peso do BNDES na montagem dos projetos, repassando para bancos privados. É o início imprevisível da guerra para ver quem fica com o botim da privatização.

Do Valor

Peso do BNDES será revisto nas concessões, diz Moreira

por Murilo Camorotto e Daniel Rittner

O secretário-­executivo do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI), Moreira Franco, admitiu ontem que o novo governo fará uma revisão geral no peso da participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no financiamento das próximas concessões de projetos de infraestrutura.

O enredo não é inédito. Quase um ano atrás, durante o lançamento da segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL), a então presidente Dilma Rousseff também afirmou que o governo buscaria fontes alternativas para o financiamento dos projetos devido a ausência de fôlego do banco de fomento.

“Vamos ter que reavaliar toda a engenharia de financiamento”, afirmou Moreira após a primeira reunião de trabalho do PPI. Ele se comprometeu a procurar as instituições financeiras privadas e oferecer a elas um assento nas discussões do programa. “É fundamental incorporar outros agentes financeiros e criar condições para que eles entrem para fazer os financiamentos”, explicou.

Com acesso privilegiado ao presidente interino Michel Temer, o secretário do PPI afirmou que a prioridade das próximas concessões será a geração de empregos no curto e médio prazos. “O objetivo principal não é mais reduzir o custo Brasil, como sempre se falou. O objetivo é restabelecer o ambiente de empregabilidade”, afirmou Moreira Franco.

Leia mais

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. golpe

    Que o senado tenha pressa de votar e anular esse golpe para que a camarilha não tenha tempo de esculhambar e entregar o país

    aos gringos.Temos que ir pra rua mais e mais.

  2. Deve ter sido mais ou menos assim:

    Moreira (nada) Franco: “vocês ficam com o brinquedo BNDES, vocês estão acostumados!”

    Tucanos diversos: OK, boss, “é meu”, “não! é meu”,  “não! é meu”,  “não! é meu” (um para cada tucano participando da reunião),

    Moreira (nada) Franco: “deixo vocês decidirem quem vai ficar. Só me mandam um whatsapp com o nome do ganhador”

    Dias depois o “ganhador” liga para Moreira (nada) Franco: “boss, fiquei com o BNDES, mas veio sem pilhas!”

    Moreira (nada) Franco: “as pilhas vão ficar com a tuma do Cunha”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador