Moro perdeu o controle das delações, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Ao pedir que não deixemos que os vazamentos ou Lava Jato paralisem o país, Michel Temer esqueceu de que só estamos paralisados porque o país se move veloz para trás e para baixo. Os vazamentos arrefeceram bastante, já que sua função primordial era cumprir um papel sujo no afastamento de Dilma. Quem o alerta é Janio de Freitas, em sua coluna de hoje na Folha, falando sobre o cenário atual. E ele é contundente: o país desmorona porque em sete meses o governo Temer não produziu uma só medida em contrário.

E Janio vai em cima do governo com o pacote anunciado, que é tão farsesco quanto o pacote da Previdência. E nenhuma medida salva este governo, pois não sabem sua função, mas que entendem (o governo) que o que os atrapalha é o fator vazamento, algo “ilegítimo” e cobrado do PGR para que resolva.

Janot até se adiantou para dizer que estava investigando, daí vem Gilmar Mendes e, ao contrário do que dizia de certos vazamentos contra Lula e Dilma, que o vazamento é criminoso. E o teatro não termina. Da Alemanha, onde foi escrachado em uma palestra sobre a Mani Pulitti brasileira, Sergio Moro fala dos vazamentos, avisando que atinge a todos, e não somente o PT, coisa séria.

Mas e aí? Quantos nomes do PSDB já foram citados em delações em dois anos e continuam sem uma investigação? Mas o que vale é que Moro e promotores perderam o controle das delações e a de Leo Pinheiro, da OAS, que vem por aí, pode ser o canto da sereia. Leia a coluna a seguir.

da Folha

Gente do governo

por Janio de Freitas

“Não podemos deixar que isso paralise o país” –eis uma frase interessante de Michel Temer. Não por ser contra os “vazamentos”. Ou Lava Jato, isso não ficou claro. O país só não está paralisado porque se move, veloz, para trás e para baixo.

E, nos últimos sete meses, não “por interferência” da Lava Jato ou dos “vazamentos”, arrefecidos desde que cumprido o seu papel no afastamento de Dilma.

Nem se pode dizer que haja crise política, propriamente, com a Câmara e o Senado em seus estados habituais, e os novos “vazamentos” produzindo efeitos pessoais, não parlamentares ou partidários. O país desmorona porque em sete meses o governo Temer não produziu uma só medida em contrário.

Fruto da reunião de apavorados, convocada por Temer no fim de semana, o pacote anunciado para esta quinta-feira (15) é uma farsa. Sua finalidade é criar “manchetes positivas”. Feito às carreiras por pressão ansiosa de Temer sobre Henrique Meirelles, repete a leviandade na divulgação do projeto da Previdência, depois de queixas paulistas no encontro de Temer com o Conselhão privado.

Na agenda de Eliseu Padilha, esse projeto estaria pronto no próximo ano. Incapaz para o governo, Temer só se ocupa do seu interesse. Não estamos distantes da simples vigarice administrativa.

Temer considerou que os novos “vazamentos”, além do mais, “são ilegítimos”, reclamando ao procurador-geral que acelere os processos. Por conta própria, Rodrigo Janot já informara de uma investigação a respeito.

Gilmar Mendes, claro, atacou logo de “criminosos”, para fundamentar sua ideia de que as respectivas delações sejam invalidadas. Nada disso lhes ocorreu quando os ocupantes de manchetes eram outros, e não as eminências peessedebistas e peemedebistas que circundam a superestrela do “vazamento” (não é qualquer um que pode ser acusado de negociar suborno nos luxos recônditos de um palácio, e não em mesa visível de restaurante).

Na Alemanha, Sergio Moro deu ênfase às menções, nos “vazamentos”, a políticos do PMDB, do PP e do PSDB como negação de seletividade facciosa da Lava Jato. Menos internacional, aqui o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho Cavalcanti, voltou ao mesmo argumento. Beiram, porém, a apropriação indébita.

Geraldo Alckmim, José Serra, Geddel Vieira Lima, José Agripino e outros do time só apareceram porque citados espontaneamente em delações preliminares do pessoal da Odebrecht. Por dois anos e meio, a Lava Jato deixava passar quando citado um daqueles nomes. Referências à corrupção na Petrobras do governo FHC estão há dois anos em vã gravação na Lava Jato.

O que se passou agora está bem perceptivo: os procuradores da Lava Jato e Sergio Moro perderam o controle das delações. Vêm daí os nomes inovadores e, ao menos em parte, o problema para a delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Também ele não cede a sugestões.

UM BRAVO

Todos os que sentimos parte essencial de nossas vidas roubada pela ditadura, temos impagável dívida de gratidão por dom Paulo.

Tive a sorte de fazer-lhe em pessoa reconhecimento da minha dívida. Em frente a Octavio Frias de Oliveira, que me chamara para descer com os dois, e já na calçada, dom Paulo apenas me disse, suave: “Coragem”. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O autocontrole tambem,
     
    está

    O autocontrole tambem,

     

    está sentindo que terá que dar uma sentença desfavorável ao Lula mesmo que as testemunhas digam o contrario, será uma das peças mais porcas da história da “justissa” e com certeza vai ser escrachada pelo mundo jurídico, mas não tem como deixar de faze-lo.

     

  2. ele nunca teve controle.nessa

    ele nunca teve controle.nessa tragédia, moro é um personagem ínfimo. Os diretores(dirigentes) estão por trás dos panos. E, fora d”ESSA PORRA”, Ame-A ou Deixe-A.

  3. Absolutamente nada do que vem

    Absolutamente nada do que vem dos golpistas é crível. Tudo o que fazem foi e é muito bem criado e criteriosamente estudado como estratégias. Todos nós observamos as falsas situações criadas por esses verdadeiros picaretas mafiosos, inclusive na foto acima está o campeão deles, o cérra, cujo desempenho ficou claro com os dossiês e teve o auge com a bolinha de papel que um petista atirou na cabeça e quase o levou a morte, o que para tristeza de muitos foi só uma encenação picareta. Fora mafiosos picaretas fhc clinton e sua gang mafiosa de alta periculosidade! Estão acabando com o Brasil para ficarem com o poder! Ou combatemos êsses marginais, ou o Brasil vai cada vez mais para o ralo!

  4. Mais uma genial do mestre Jânio de Freitas

    Como sempre digo, Jânio de Freitas tem uma capacidade análise e síntese incomparáveis. Fico impressionado como ele consegue dizer tanta coisa, fazer críticas tão contundentes em textos tão curtos. Mais ainda: Jânio faz tudo isso sem deixar brechas para que os detratores lhe processem. Observem a enquadrada que ele dá em rodrigo janot e gilmar mendes; mesmo que esses quiram implicar, não conseguirão um mínimo subsídio para mover processo contra Jânio. Não menos incisiva é a crítica ao juizeco da guantánamo paranaense e ao corporativista presidente da ANPR.

    1. Sei não. Sempre que o vejo,

      Sei não. Sempre que o vejo, me lembro do galo no topo da igreja que frentava, seguindo a direçao do vento. Não á, nesta altura, mais nenhuma sombra de duvida sobre o que o PIG provocou nestes ultimos cinco anos. Qualquer jornalista que se preza não vai querer aparecer nas aulas de historia para envergonhar os seus netos assistindo. E muitos netos de muitos pseudo jornalistas não vão saber onde esconder a cabeça. 

    2. janio…..

      O que é surreal é que estão tentando fazer o país seguir em frente da forma que está hoje? A tentativa de endeusamento do Judiciário, com o juiz de Curitiba quando sabemos que o Judiciário “é mais sujo que pau de galinheiro”. Mamatas e crimes são as praticas mais exercidas deste poder. Basta ver as acusações de Eliana Calmon e Joaquim Barbosa (é possível contestar?). A tentativa canalha dos partidos em aprovar uma PEC para obrigar eleições diretas para Presidente, agora. Outros, tentando salvar seus pescoços, impedindo. O Estado para manutenção de interesses pessoais Democracia e interesses do povo brasileiro, que se danem. Como sempre. Este é o país que querem que siga em frente? Voltar com FHC? A guerra parece inevitável.  

  5. Dilma Roussef, sentada na

    Dilma Roussef, sentada na cadeira de Presidente da República, teve seu telefonema grampeado porque Lula era, à época seu interlocutor (?). Não. Era preciso escrachar logo com os dois ao mesmo tempo. Nada se extraiu daquelas falas, e sobrou apenas muitas especulações globais, que foram cair nas mãos de Zavaski, que disse não ter gostado, quando Moro, então, pediu-lhe desculpas – esfarrapadas, claro. A quem ele deveria pedir desculpas mesmo, não o fez, que seria a Dilma e Lula. Ou, na verdade, deveria ter sofrido alguma penalidade por arte de Zavaski, afinal ele ultrapassou a barreira de sua jurisdição de forma vergonhosa.

    O Congresso, por meio de Renan, queria aprovar a lei de abuso de autoridade. Nossa! Que horror! Os juízes, e procuradores da Lava Jato, principalmente eles, estão até agora sem engolir essa parada. Por que, meu Deus? Se todos nós temos o dever de nunca abusar de nossa autoridade? Isso, como diz Requião, serve até para uma professora que se acha no direito de bater num estudante porque é professora, aliás coisas do tempo antigo ainda acontece em nossoa dias. Eu tive irmãos que apanhavam dos mestres, com colher de pau. Mas essa gente se comporta como se fosse mesmo uma classe especial, uma casta, inocrruptível, a mais ilibada, mais proba, a quem o mundo tem que se acoelhar, se submeter. 

    Gilmar quer anular as delações de agora, porque, afinal desde quando podem pessoas do seu agrado, que estão sempre na fita ao lado dele, terem seus nomes vasados em denúncias. Isto não pode, de jeito nenhum, é o que ele pensa, e fará qualquer coisa para chegar a esse fim: anular tudo, apagar tudo. 

    Nem precisa Gilmar se espernear dessa foram, porque quem tem mesmo que sofrer perseguição, ser escrachado dia sim e dia não é Lula, Pronto. Não precisa porque Demóstenes, comoe xemplo, acusado de tudo que não presta para um procurador, vem há mais de dois anos sem trabalhar, porém recebendo um gordo salário; valores retroativos como se trabalhando estivesse, e mantém-se também com auxílio moradia, auxílio alimentação a até auxílio-trasnporte. Pode uma coisa dessa? Por que Gilmar e outros dos seus pares não estão atentos a imoralidades como a citada? Exemplos não faltam, mas como tudo que hoje é dito contra tucanos e etc., menos contra o PT, amanhã será esquecido, não tem porque esse espalhafato de Gilmar. O tempo cura as feridas de uns. De outros, jamais. Veja o caso de Dirceu. Vai morrer na cadeia, sabendo que até a casa de sua mãe não existe mais, e que a pobre idosa vai morrer sem lhe dar a bênção.

    Ontem, mais uma vez, em algum jornal da noite, mais uma vez se falou muito na eficácia do mensalão, que prendeu tanta gente. Foi na Cultura. Cadê que essa gente trisca no outro mensalão. Isso aí, que não deu em nada, já morreu. É outro caso para Gilmar deixar de ser besta, se preocupando demais com coisa menores. Não vai acontecer nada com alkmin, com Agripino, com Aécio, com Azeredo, nem com ninguém que esteja bem blindado.

    Tô de saco cheio dessa porcaria de política. 

  6. Não foi só das delações que

    Não foi só das delações que Moro perdeu o controle.

    Ao tentar fugir por um ano para os EUA, ele demonstra que perdeu completamente o controle da carreira dele. 

    Isto explica o desespero dele manifestado em audiência.

    Um juiz seguro do poder que exerce dentro dos limites da Lei não precisa gritar com o advogado. 

     

  7. O Brasil do golpe resumido numa frase

    “Ao pedir que não deixemos que os vazamentos ou Lava Jato paralisem o país, Michel Temer esqueceu de que só estamos paralisados porque o país se move veloz para trás e para baixo.”

  8. É por isso que agora Janot,

    É por isso que agora Janot, Gilmar e claro Temer quer que se “investiguem” os vazamentos, que são “criminosos” e podem anular tudo.

    O vazamento mor dessa porra toda foi ok né? Vazar a conversa da presidenta da república com seu antessessor para o JN é de interesse público, feito do grande patriota Moro, aquele que entrega os segredos de estado do Brasil para a CIA e FBI.

    Isso não é exatamente vazamento seletivo, é vazamento com objetivo. Mas agora, como dizem os do interior, onde passa um boi, passa uma boiada. 

    Continuando na metáfora, eles viram que os grandes empresários das empreiteiras não são gado. Nisso há de se reconhecer que foram honestos. Quer que delate? Vou delatar todo mundo, não só quem voce quer. Chupa Moro!

  9. conclusão:

    Qual é a conclusão que podemos chegar? O golpe fracassou? Será? Este golpe tem muito mais de entreguismo do que o de 64. Nunca os dois tiveram um quê do nacionalismo que, pelo menos,  enfeita outros golpes e outras ditaduras pelo mundo e até pelo Brasil, por meio de Getúlio Vargas. Este golpe é eminentemente um engôdo entreguista para agradar os Estados Unidos e minar lideranças resistentes. Por isto anda para trás. Por isto em sete meses e nos próximos seja com Temer ou com FHC ou outro tucano ele irá andar para trás. O Brasil volta aos tempos de colônia e cada vez mais se percebe a invasão de sua soberania.As trapalhadas dos golpistas só não é mais sentida por causa do acobertamento da mídia. A rádio estadão , que não é minha audição rotineira foi casualmente achada por mim quando eles davam a notícia sobre Dom Paulo e , para obter maiores informações, continuei ouvindo. Antes tivesse desligado o rádio. Me aparece um portador da direita que se intitula doutor em políticas pública, cujo nome nem me lembro, mas pelo sotaque , me convenço ser um nordestino ( informação que talvez leve alguém a identifica-lo) dizendo sobre os auspícios de progresso da PEC 55. “Algo tem que ser feito”. Dizia. A maquiagem da paulada nos pobres se transformou , na voz deste “especialista”, em um afago que deveria trazer orgulho a plebe por , mais uma vez , pagar as contas da volúpia da elite. É lamentável que o “Estado de São Paulo”, tão combatente durante a ditadura militar, sendo censurado inúmeras vezes, tendo que publicar receitas no lugar de suas crõnicas, se preste a este desserviço. Do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia eu nunca espero nada de bom. Da imprensa , pensava que teriam aprendido com o erro do passado. Mas vejo que não. Abanam o rabo ao primeiro balançar de dinheiro em seus focinhos.  

  10. Sérgio Moro perde adeptos até mesmo reduto da Coxinhagem

    A parcialidade do Moro está tão escancarada que até mesmo os Coxinhas estão se desencantando com ele e estão debandando. Veja como até mesmo no Jornal o Globo, ninho de Tucanos e reduto de Coxinhas, a máscara do Sérgio Moro já caiu para mais ou menos metade dos Comentaristas que freqüentam o site do referido Jornal:

    ·  Daniel de Oliveira Melo • 12/12/16 – 18:58

    O Moro não é sério, desculpa perdeu a razão. Aonde já se viu colher opinião? Tem que se basear os fatos, não no que acha. Perdeu a credibilidade.

    ·  Leandro Chamoro • 12/12/16 – 18:43

    Esse juiz perdeu toda credibilidade, um juiz sai numa foto sorridente e de conversas com um dos investigados, citado já 11 vezes. Lula 2018

    ·  Xxxxxxxxxxx • 12/12/16 – 18:25

    Dá prá confiar em Juiz que cochicha com político?

    ·  Henrik Luan • 12/12/16 – 18:15

    Tudo bem que crime é crime, e todos devem ser investigados e punidos na forma da Lei. Mas diante de um quadro de corrupções muito mais danosas aos cofres públicos, inclusive partindo das lideranças maiores que governam esse país, ver esse juiz nessa insistência marcante sobre Lula e o PT e posando e sorrindo com corruptores que verdadeiramente surrupiaram este país em bilhões, é algo no mínimo constrangedor para a toda e qualquer Justiça. Só cego s para não perceber o quanto esse juiz é danoso

    http://oglobo.globo.com/brasil/em-nova-discussao-moro-grita-com-advogado-de-lula-senhor-respeite-juizo-20632801

  11. A CORAGEM

    O Janio de Freitas com a sua elegância  e fidelidade ao leitor,   é uma GRIFE que agrega valor à combalida linha editorial do Jornal Folha de São Paulo.

  12. Enquanto isso, em Curitiba Moro monta um contexto probatório…

    Enquanto o circo está pegando fogo, o Sérgio Moro continua empenhado em forjar um contexto probatório o qual não passa de um pretexto para condenar réus sem provas, com base apenas em convicções.

  13. Vendendo espectativa, quem quer comprar ?

    Citações de delações, desta operação que envolve o núcleo político mais a direita, citações essas , tem apenas a função de criar espectativa falsa, essas pessoas nunca serão presas ou mesmo se tornarão réus, porém, é uma maneira de esfriar os ânimos daqueles que são contrários as perseguições, contrários políticamente contra o que vem ocorrendo, que em sintase é um número considerável de pessoas em contexto político e capacidade dos partidos a esquerda angariar simpatizantes, cria-se espectativa e esfria os possíveis atos contra o governo e contra a lava jato, essa espectativa é que dá folego ao governo não eleito, digo que a espectativa de algo que nunca vai acontecer é a única tática de preservação do farelo de poder político que sustenta esse pessoal e o desmoralizado judiciário.

  14. A CORAGEM

    O Janio de Freitas com a sua elegância  e fidelidade ao leitor,   é uma GRIFE que agrega valor à combalida linha editorial do Jornal Folha de São Paulo.

  15. O golpe está rachando?

    Que se danem

    Fui injusto com Jãnio dias atrás, de fato ele é das poucas vozes dissonantes nesse verdadeiro rendez-vous que se estabeleceu entre a mídia e os golpistas. Errei Jánio, te peço desculpas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador