Morre, em São Paulo, Plínio de Arruda Sampaio

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio morreu nesta terça-feira, aos 83 anos. Plínio estava em tratamento no Hospital Sírio-Libanês e seu falecimento foi confirmado pela assessoria de imprensa do hospital. O ex-deputado estava internado há quase um mês, vítima de câncer ósseo.

Plínio foi candidato a presidente da República em 2010, pelo PSOL, e ficou em quarto lugar na disputa.

Nascido em São Paulo, formou-se em direito pela USP, foi promotor público e elegeu-se deputado federal em 1962, pelo extinto PDC – Partido Democrata Cristão. Foi reeleito duas vezes deputado e teve o mandato cassado pelo Ato Institucional nº 1 – o AI-1. Cassado, foi para o exílio no Chile e depois Estados Unidos. Voltou ao Brasil em 1976, no início do processo de reabertura política.

Foi um dos fundadores do PT e participou ativamente da campanha das Diretas-Já. Em 1986 elegeu-se deputado federal constituinte, defendendo reforma agrária que previa o fim dos latifúndios. Na Assembleia Nacional Constituinte foi vice-líder do PT em 1987 e, em 1988, substituiu Lula no comando da bancada. Em 2005, após vinte anos, Plínio deixou o partido e filiou-se ao PSOL.

À Agência Brasil, a ex-deputada Luciana Genro, do PSOL, declarou que Plínio fará uma grande falta ao Brasil. “Uma triste coincidência fez com que eu chegasse ao hospital Sírio-Libanês poucos minutos após o falecimento do nosso querido Plínio. Plínio partiu com a consciência do dever cumprido, após décadas de luta em defesa da igualdade e da justiça social. O PSOL tem muito orgulho de ter sido escolhido por Plínio como seu partido nestes últimos anos da sua vida”, declarou ela.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse negócio de estrelinhas

    Esse negócio de estrelinhas em necrológios não funciona. Uma estrelinha pela morte de Plínio, num dia tão triste para o Brasil; cinco, por sua vida digna.

      1. Pois é, lógica automática não

        Pois é, lógica automática não funciona, ainda mais em relação à vida e à morte.Tudo é muito ambíguo na linguagem.

    1. Discordo Jair, não há

      Discordo Jair, não há tristeza no ar não, talvez um certo desânimo.

      Gosto de futebol e até já chorei, não há revolta nem tristeza, haverão

      as hiênas e os vira-latas de sempre, mas a população no geral

      entende do jogo. Conheci o Plinio pessoalmente isso sim  me

      entristece.

    2. (
      “estrelinhas em necrológios

      (

      “estrelinhas em necrológios não funciona. Uma estrelinha pela morte de Plínio, num dia tão triste para o Brasil”:

      Em duvida e com tempo a dispor, NUNCA deixe de estrelar alguma coisa porque o fato relatado eh triste, Jair.  Ninguem jamais vai pensar que voce ta dando uma estrela ou 5 estrelas pra morte de alguem.  Eh sempre a noticia que eh estrelada, nunca seus sentimentos pessoais sobre os fatos relatados.

      )

  2. Caro Nassif e demais
    O mundo

    Caro Nassif e demais

    O mundo precisa de mais Plinios e não de menos Plinios. 

    É uma tragédia para os que lutam por um mundo melhor.

    Podemos discordar, mas a morte dele, deixa uma lacuna.

    Meus pesâmes á familia e ao mundo.

    Saudações

  3.  
    Morreu o corpo;
      Mas suas

     

    Morreu o corpo;

      Mas suas ideias nunca nasceram.

      Mesmo assim, lastino sua morte. Porque de utopia tbm se vive.

       É triste em todos os sentidos.

  4. Meus respeito um homem que

    Meus respeito a este brasileiro que sempre sonhou com um país melhor. Não deixou de lutar até o ultimo minuto de sua vida.

    Descance em paz Plinio!

  5. Plínio de Arruda Sampaio
    Um grande Brasileiro. Sua biografia, uma grande inspiração. Sua moral, uma referência. Deixara-nos um incomensurável Exemplo.

  6. Confesso que ele me decepcionou….

    Bem, esté é principalmente um problema meu, não?

    Mas independente de tudo, um guerreiro das causas populares merece toda consideração e respeito.

    Um abraço forte, companheiro. A luta continua. E você estará sempre em nossa memória com aquela estrelinha que brilhou e brilhará por você. Até algum dia na eternidade das lutas.

  7. A verdadeira perda para o

    A verdadeira perda para o brasil.A nação brasileira perde um grande brasileiro. Nota triste, esperemos que no cenário nacional germinem,multiplique personalidades semelhante ao Plinio, pessoa convicta de seu passado de ideiais e lutas, que não se vendeu ou se ajoelhou ao pseudo-deus mercado, e aos seus neos-acolitos e aos verdilhões sacerdotes, sobre ao hino hipocrita do pragmatismo. Valeu Plinio! Descanse em paz, tua luta valente incansavel o fez envelhecer com a dignidade que poucos  seres humanos preservam.

  8. Descanse em paz, mas não

    Descanse em paz, mas não esquecerei sua reviravolta para a direita e seu apoio ao Serra contra Haddad. Descanse em paz.

    1. Plínio deve ser perdoado. E como deve! (Terei que desenhar?)

      Teria sido uma reviravolta pra direita? Quero dizer, não teria sido um sinal do que tinha conhecimento do que nós, simpatizantes, de bases militantes, não cohecíamos e continuamos a não conhecer, nem em ir um passo além de nossos sensos críticos?? Somos tão crítcicos e aalíticos?? De origem católica, creio que assim continuou, talvez tivesse chegado a seu limite de tolerância ao que contrarriasse seu sentido de ética e de moral (quem sabe um lado emocional, também) do que somente é restrito À Direção – e, olhe lá: um grupo que se preze pela sua segurança, principalmente um grupo calejado pelas infiltrações passadas seja pelos que estiveram a serviço do regime. Grupo que é calejado, agora me refiro aos de centro-esquerda, monitora até, e também, seus pares, todos os tempos,cada passo, todos os caminhos, todas as pessoas pelas quais passaram importâncias (dinheiro) pra, por exemplo, um Caixa 2. Pra reeberem integralmente, pra evitar, digamos assim, tristes perdas.

      Não vejamos, simples ou simploriamente, apenas, uma adesão à direita, ou, melhor falando, a um indivíduo dessa direita versus sua saída de um agrupamento de santos. .

      Santos também caem em tentação. Alguns raros, por seu brilhantismo, desenvolvem-se a longo prazo, ou vão se revelando ao que já trazem potencialmente, e que, em suas atuações, heróis, vítimas, etc. deixam qq Paulo Autran no bolso.

      Num post-comentário no dia de hoje coloco 2 fontes, uma na versão em português, a outra equivalente só que na versão internacional sempre mais completa e com mais colaborações sobre as várias correntes do Anarquismo (tá lá certamente esquecido, entre tantos ativos participantes). Uma delas defende o anarquismo individual, uma subvariante defende que o indivíduo use todos os meios, todos os meios, pra seu benefício próprio (em teoria, pra que o resto da humanidade um dia vir a uma absoluta satisfação de suas necessidades).

      Isto é na teoria , mas que abre uma brecha enorme pra carreiristas (dos bons, é claro). O símbolo mais conhecido do anarquismo em geral (principalmente reconhecido no meio da esquerda ou pelos alfabetizados de qq posição ideológica) é a gravata-borboleta. Sim, sei do que já se falou da gravata-borboleta, inofensiva, ridicularizada, que abre portas, simpática até. Uma opção de gosto muito pessoal. Mas aquela vaidade que se iguala a uma habilidade e inteligencia (que conheci pessoalmente, não só eu – minha pouca antena subiu um pouco, então) é a mesma daqueles que cometem uma traquinagem (uso outra palavra pra não ser processado) e que deixam uma pista como charada, divertindo-se com nós todos que não a tenhamos decifrado (no contexto de um percurso em sua vida). Assim, e pra usar uma expressão de seminaristas ou influenciado pelo vocabulário de origem religiosa, Plínio deve ser perdoado. E como deve!

       

      1. Não sou hipócrita e nunca

        Não sou hipócrita e nunca serei. Respeito o Plínio mas não irei esquecer algo que me causou extrema dor. Explicito aqui pois o Brasil é o país da hipocrisia. Basta morrer para esquecer tudo o que cidadão fez. Não. Não esquecerei seu ódio contra Lula e Dilma. Não esquecerei. Não esquecerei seu apoio a Serra. Não esquecerei e descanse em paz, sem hipocrisias!

        1. Respeito se você não entendeu (tenho dúvida).

          não te ofendi, nem sequer insinuei. No jogo político-eleitoral há muita encenação.

          Mas o principal do que escrevi talvez você não tenha sacado. Talvez seja melhor assim. Respeito se você não entendeu (tenho dúvida).

          1. Concordo, mas:

            Estou quase saindo do Blog. Motivos talvez voce tenha visto se frequentou alguns Post-matriz e viu como me ofenderam, ate´um cara me desejou publicamente boa morte, e noutra consecutiva mensagem reiterou. O dono do Blog tem se omitido.

            Sobre Plínio: quis dizer que acho que ele apenas encenava, ou por emotividade por fatos quenao conhecemos (to chutando , claro) ele se apresentava assim publicamente nalguns momentos. Considero que ele continuava crítico e da esquerda católica até morrer. (Está claro que eu e você não vemos assim, tudo bem). O principal foi o resto do meu comentário. Por ser longo (um defeito meu aliado a uma preguiça de revisar, de tornar menos chato, cansativo de se ler, outro defeito meu).

            Deixo de lado porque não quero ser mais claro do que já fui (pros que estão por dentro do assunto, ou que pensam que estão por dentro).

            abç,

          2. Ricardo, que Plínio descanse

            Ricardo, que Plínio descanse em paz segundo sua crença.

            Mas jamais entenderei o que ele fez com o governo popular que chegou ao poder em 2002.

            Ele, mais que ninguém, sabe que politica é a arte do possível, e abandonar Lula, Dilma, ser oposição a Haddad e estar a serviço da direita udenista, no fim de carreira é algo que alguém ainda precisa me explicar. Gostaria de vê-lo na trincheira, discordando, mas na trincheira.

            Escutei algumas vezes o Plinio e posso dizer que era apaixanonte, mas nunca mais o ouvi depois que mudou. Foi uma pena, teria perguntado a ele isto que escrevi.

            Sei que hoje ele não pode se defender e é por isso que deixo aqui minhas desculpas a sua familia, mas a discussão é política e dentro disto que aqui esta sendo debatido.

  9. Reconhecimento

    É inegável a importância de Plínio para o país.

    Lutou por um Brasil melhor de maneira incansável, até o fim.

    Divergimos nos últimos anos, mas seria extremamente injusto não reconhecer o grande homem que foi e a legitimidade de sua luta

    Tem o meu respeito. Descanse em paz.

    Meus sinceros sentimentos à família.

  10. Adeus, Plínio. Fiquei triste

    Adeus, Plínio. Fiquei triste quando trocaste a estrela vermelha pelo sol amarelo, pois queria você na mesma trincheira. Valeu por tudo. É um grande brasileiro que se foi. Condolências à família.

  11. Adeus, Plínio. Fiquei triste

    Adeus, Plínio. Fiquei triste quando trocaste a estrela vermelha pelo sol amarelo, pois queria você na mesma trincheira. Valeu por tudo. É um grande brasileiro que se foi. Condolências à família.

  12. Grande Plinio

    Morre um sonhador, mas não morrem os sonhos.

    Um mundo melhor para todos é possível, também creio nisso.

    Grande abraço aos familiares e amigos!

  13. Descanse em paz Plinio. 
    A

    Descanse em paz Plinio. 

    A verdade eh que nunca lhe perdoei; um politico com a sua experiencia e conhecimento, ajudar a trasformar a esquerda brasileira em um braco da direita, isso estava entalado em minha garganta. Agora ja nao tem mais importancia.

  14. pontos e contrapontos !

    Acho que ele aborreceu ao ver bandeiras do PSOL misturada ao vandlismo dos Blacblocs e ao Nãovaitercopa. 

    ele defendeu em campanha para Presidente: reforma agrária e combateu a ditadura dos rentistas que impoe juros escorchanes a todo nós cidadãos.Parabens.

    Alguém tem que empunhar essas bandeiras na campanha pra presidente, pois, oé cômodo aecio e eduardo  nunca reclamar dos gastos com juros.pois, são representantes da elite que mama nessa teta.

     

  15. Segunda chance

    Pensando melhor, é melhor eu lhe dar uma segunda chance antes de sair definitivamente do seu site.

    Vou reescrever o que escrevi sobre o plinio e se você publicar, continuo lendo e mandando e-mail; se não pblicar caio fora de vez.

  16. RIP

    Era um cara de esquerda. Tinha idéias que a história provou serem ruins e não funcionavam. Tem muito cara que acredita nestas bobagens DE ESQUERDA, não sei se por pensamento honesto ou se por interesses políticos.

  17. Obrigado

    Obrigado pela postagem. Acredito que se deve dizer as coisas contra as enganações da esquerda, para que todos vejam a verdade como deve ser vista, sem politicamente correto e escrúpulos centristas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador