newsletter

Assinar

Mossack da Lava Jato e dos Marinho chega ao escândalo da Fifa

 
Jornal GGN - A holding panamenha Mossack Fonseca foi apontada em investigações e escândalos internacionais por sua especialidade em lavagem de dinheiro por meio de offshores. Aparece na Operação Lava Jato como proprietária de vários apartamentos do edifício Solaris, no Guarujá, e mais recentemente foi revelado o seu controle sobre a mansão em Paraty dos Marinho, das Organizações Globo. A famosa "lavadora" também seria peça-chave em empresa fantasma no escândalo da Fifa.
 
A mansão da família de Roberto Marinho, apesar de comprovados os reais proprietários, está registrada em nome da empresa Agropecuária Veine, que tem em seu quadro de sócios a Vaincre LLC: supostamente o outro nome para a Murray Holdings LLC - que, por sua vez, é controlada pela Mossak Fonseca.
 
Mas não é apenas a propriedade em Paraty que teria o controle jurídico da Mossack. Documentos revelados pelo diário uruguaio Sudestada, de jornalismo investigativo, mostram que o ex-dirigente da Fifa e ex-presidente da Conmebol, Eugenio Figueredo, também usou a Mossack para a abertura de uma empresa fantasma, no Uruguai, da qual usaria para lavar a propina recebida. 
 
 
Figueiredo foi um dos cartolas presos no escândalo da Fifa, deflagrado em maio do último ano. Extraditado em dezembro do último ano para o Uruguai, o ex-dirigente teve outra prisão decretada em seu país, por fraude e lavagem de dinheiro, em uma segunda investigação - a da Conmebol, sobre a denúncia de existência de organização criminosa, apresentada em 2013, por diversos clubes uruguaios e pela Associação de Jogadores.
 
O cartola assumiu a presidência da Conmebol em abril de 2013, depois de ocupar por 10 anos a vice-presidência da instituição. Também foi vice da Fifa de 2014 a 2015, período em que sua atuação é investigada no escândalo da Fifa.
 
De acordo com o jornal uruguaio, Eugenio Figueredo abriu a sociedade anônima Brikford Overseas SA, em paraíso fiscal no Panamá, com a ajuda da Mossack Fonseca & Co, no dia 15 de novembro de 1996. Os documentos mostram que, criada por pacto social, a Brikford teve registro de localização no mesmo ostentoso escritório de advogados da Mossack.
 
A empresa fantasma foi criada em sociedade por Figueredo e sua esposa, María del Carmen Burgos Mercado, que também é uma das sócias do ex-dirigente de futebol na compra de propriedades de quase 5 milhões de dólares na Califórnia, nos Estados Unidos.
 
 
Em uma das manobras, logo na criação da empresa fantasma, uma reunião da Junta Diretiva de Brikford Overseas SA foi realizada para incluir os artigos 3 e 13, de seu pacto social. Com a novidade, uma mudança radical na diretoria. Saíram os oito sócios original e permaneceram apenas três: Eugenio Hermes Figueredo Aguerre (diretor e presidente da offshore), María del Carmen Figueredo (diretora e tesoureira) e Eugenio Pedro Figueredo Piñeyrúa (diretor e secretário), também parente do ex-vice-presidente da Fifa.
 
Para a iniciativa, Figueredo foi assessorado legalmente pela Mossack Fonseca & Co, que aparece no registro da empresa como agente legal. E manteve um cuidado: criar a cláusula que supostamente o eximia de responsabilidade por eventuais ilícitos que se poderiam cometer pela sociedade anônima.
 
 
"O escritório em que nasceu a Brikford Overseas, da qual Figueredo e sua família alcançaram o controle posteriormente, pertence a um escritório que possui antecedentes internacionais de fabulosas manobras de lavagem de dinheiro, e é reconhecida nos Estados Unidos por suas artimanhas financeiras. Segundo dados apurados pela DEA, em 2009, a firma de advogados Mossack Fonseca & Co. tem representação no Uruguai e também participou de manobras na Argentina, Peru, Nicarágua e Estados Unidos", publicou o jornal.
 
Desde que foi preso, Figueredo presta diversos depoimentos para as autoridades, inicialmente na Suíça, e depois para as norte-americanas. Em uma das declarações mais recentes, o ex-mandatário da Conmebol acusou o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira - outro alvo dos escândalos da Fifa - de ser o líder do esquema de corrupção no futebol sul-americano.
 
Antes de decidir pela extradição para o Uruguai, o ex-cartola foi convidado pelos Estados Unidos a ter prisão domiciliar no país, para seguir com as investigações de atos de corrupção, como pagamento de propina, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro. A expectativa é que, uma vez que caia nas mãos das autoridades a existência dessa empresa fantasma, os investigadores irão aprofundar as pesquisas sobre a criação da offshore no paraíso fiscal panamenho, sob a tutela da Mossack.
 
Leia mais:

 

Média: 4.8 (19 votos)

Recomendamos para você

35 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Gustavo Horta
Gustavo Horta

APAPORRA

"Mossack da Lava Jato e dos Marinho chega ao escândalo da Fifa" - A Brasif - FHC/mesada da amante e Consórcio Veine - dona TRIPLEX DOS MARINHO EM PARATY, têm como endereço a rua Margarida Assis Fonseca, 171, Califórnia, Belo Horizonte/ MG. [links no artigo de Stanley Burburinho sobre o tema] APAPORRA!! Mantenha-se idiotizado, se assim o desejar...
 Até um coxinha consegue entender, se se esforçar (talvez muito mesmo!)! De qualquer forma, coxinha, nada do que eu escrevo ou apresento aqui é dirigido a você. Nem perca seu tempo em ler, pois sei que não será se seu agrado.

Seu voto: Nenhum
imagem de Lâmpada de Diógenes
Lâmpada de Diógenes

Ninguém acha estranho...

Ninguém acha estranho que um grupo especializado em lavagem internacional de dinheiro e ocultação de patrimônio, provavelmente tendo magnatas como clientes alvo, possua vários apartamentos no edifício solaris, um prédio modesto, na decadente Guarujá? Acho que isso deveria ser melhor apurado.

Seu voto: Nenhum
imagem de marcio r
marcio r

Que tal ocupar a Globo?

E quem vai pra cadeia?

Seu voto: Nenhum

Notaram que assim que sugiram esses fatos da #GloboGolpista

Vieram as matérias da Miriam e FgagaC, será que a Globo esta chantageando ele, tipo, se a gente cai você também cai? Afinal são as mesmas empresas lavadoras de dinheiro!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ana Bednarski

imagem de j@iro, de sp
j@iro, de sp

Mas é mais que evidente,

Mas é mais que evidente, Ana!

É claro como água.

E não é a água da Sabesp.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de H66
H66

Tem lula no meio

Ouvi dizer que o lula é o dono da monsak e que ele deu aquela casinha em angra para os marinhos, com terreno público e desvantagens ambientais incluido no pacote, etc, mas com a dondição que eles cedessem para encontros do fhc e a miriam.

Este lula...

(Quem sabe a mpsp lê isso e investiga?)

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O começo do fim do império Globo?

Se eu vir os irmãos Marinho tendo que depor, apenas depor, eu acho que ai, nos começaremos sim a passar o Brasil a limpo. Mas enquanto esse dia não vem e os empregados dos Marinho fazem malabarismos para esconder os problemas cada vez maiores do grupo com a justiça, principalmente sonegação e lavagem de dinheiro, e jogam para a platéia com a pauta unica da corrupção unica de Lula, PT, governo federal, o Brasil continua o mesmo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de era republicana
era republicana

qual seria a interferencia

qual seria a interferencia neste assunto,contra ou a favor da globo,

do famigerado acordo globo-time life, que inaugurou todos os 

chunchos e camablachos

desta empresa que já nasceu com um enorme número de rolos e distorçoes legais?

lembro que houve ate uma cpi no congresso que não deu em nada,

naquela é´pca  tinha um monte de udenistas defendendo a globo, como

hoje os tucanos a defendem e se submetem aos inescrupulosos desejos dela...

 

Seu voto: Nenhum
imagem de JoaoMineirim
JoaoMineirim

República do Panamá x

República do Panamá x Republica da Banana. Tudo a ver.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

República do Panamá &

República do Panamá & Republica do Paraná, Morou?

Seu voto: Nenhum

Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Transparência Internacional divulgou, nesta terça-feira, a classificação anual dos países mais corruptos do mundo, e a situação do Brasil, sob o império do “lulismo”, só piorou. Demóstenes Torres 08/10/2003

E aqueles 450 milhões?

Continuo encucado com aqueles 450 milhões que de repente chegaram para salvar uma empresa. Todas as notícias que li a respeito dizem sempre a mesma coisa, como um release.

A grana estava guardada nos cofres da família? Ou nalgum banco brasileiro? Nada se fala a respeito. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de veras
veras

COMPROVADO!

 

Do Blog Tijolaço

Exclusivo: empresa “dona” da casa dos Marinho foi criada pela Mossack, que é investigada no Guarujá

 

mossack

Desde que surgiu o caso da mansão dos Marinho, os solitários blogueiros que se dedicam a investigar o que , de fato, ocorre ali, tem esbarrado nas dificuldades, muito além de nossas próprias penúrias, em conseguir dados nos paraísos fiscais onde esta turma vai maquiar seus negócios.

Agora, porém, tenho os documentos e as provas de que o “triplex” da família Marinho em Parati está indissoluvelmente ligado à empresa Mossack Fonseca, que a Lava Jato, ao que parece, desistiu de investigar pela eventual lavagem de uns apartamentos mixurucas no Guarujá.

Primeiro, vamos atualizar a situação da Agropecuária Veine Patrimonial, sob a qual se abriga, formalmente a mansão de Parati.

Controlada antes pela panamenha Blainville International, criada – tal como as empresas offshore de Paulo Roberto Costa, sediada nas salas dos panamenhos Icaza, Gonzalez – Ruiz & Aleman, agora a Veine pertence quase que totalmente a Vaincre LLC, empresa do estado de Nevada, um dos paraísos fiscais dentro dos EUA.

Aqui está o registro da Veine na Junta Comercial do Rio de Janeiro:

veinejunta

Mas o que tem a ver a Vaincre com a Mossack Fonseca, que não aparece em seus registros cadastrais em Nevada (que reproduzo abaixo)?

vaincrenevada

Bem, havia duas coisas sugestivas, o fato de terem tido a Camile Services, do Panamá, como agente – empresa com ligações com a Mossack Fonseca e o fato de ter sido criada por uma empresa de nome – MF Corporate Services Ltda. – poderia ser as iniciais de Mossack Fonseca.

Como neste blog, ao contrário do que ocorre na vara do Dr. Sérgio Moro, sugestivo não é o suficiente para acusar ninguém, não se acusou a empresa dona da casa dos Marinho de ter sido criada pela empresa de quem a Lava Jato acusava (parece que desistiram) de lavar dinheiro com negócios imobiliários.

Mas agora, sim, afirma que é ligada, até às tripas, à Mossack Fonseca que a Lava Jato chama de lavanderia de dinheiro.

E com base para fazer isso, justamente numa sentença judicial (aqui, na íntegra) de um colega americano do Dr. Moro, o juiz Federal Cam  Ferembach, que diz que a “M. F. Corporate Services cria, ” na prateleira”, corporações que estão prontos para operar  em menos de 24 horas . Quando um dos clientes de Mossack Fonseca & Co. adquire uma corporação ” na prateleira ” , M. F. Corporate Services  começa o processo de montagem de documentos e enviá-lo à Secretário de Estado de Nevada (…) o  próprio site da Mossack Fonseca & Co.  anuncia os serviços de M. F. Corporate Services como seus”.

“Isto demonstra que M. F. Corporate Services não existe sem a Mossack Fonseca & Co. e que M. F. Corporate Services (…)é na verdade uma mera instrumentalidade “de Mossack Fonseca & Co. (…) considerar identidades separadas das empresas resultaria na fraude ou a injustiça. (…) Por conseguinte, o tribunal conclui que M. F. Corporate Services não existe sem  Mossack Fonseca & Co. e obriga ao juiz  a tratar M. F. Corporate Services como o que é na realidade : Mossack Fonseca & Co.”

Portanto, pelas conclusões do juiz Cam Federbach, é obrigatório afirmar que a empresa que criou a offshore que detém a propriedade da mansão de altíssimo luxo dos Marinho foi crada pela mesma empresa que Moro manda investigar pelo mesmo tipo de negócio no condomínio “meia boca” do Guarujá.

E porque é dos Marinho não será mais investigada? Ainda mais porque – só aqui – a empresa laranja está com seu funcionamento cancelado nos EUA desde o final de 2014, mas  opera no Brasil, onde nem endereço tem…

Aliás, só mesmo no Brasil “republicano” uma empresa laranja, em situação de ilegalidade, invade praias protegidas, ergue mansões e “não vem ao caso”.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de L. Souza
L. Souza

E agora brasileiros crédulos

E agora brasileiros crédulos da Lavajato? Ainda vão continuar achando que o Dr. Moro não é um dos braços dos Marinhos na Justiça?

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de era republicana
era republicana

mais uim matéria que

mais uim matéria que pressiona o juizeco moro a tomar uma atitude ou

perde definitivamente toda moral para julgar qualquer coisa...

e a globo pelo jeito está cada vez mais acuada...

pois até aquela fardada e sem noção que defendia o golpe e a

diretia ontem diante do fórum em são paulo disse em  altos bradosi

que os marinhos devem ser presos....

o que se quer no entanto é que apenas a lei seja  isonomica

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de renato arthur
renato arthur

Chega de "Sera" quando o

Chega de "Sera" quando o Sargento Garcia preender o Zorro, a Justiça brasileira estará mudando. Isto acontece no Brasil desde 1500 quem manda é o dinheiro e ponto final.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O novo nome da operação...

Operação Laranjal

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Incompetência ou parcialidade?

Será que nossa tão aclamada PF terá que contratar mais 100, 200, 1000 agentes para fazer o trabalho que alguns blogueiros fizeram com os pés nas costas? Está ficando vergonhosa a parcialidade das apurações. Contra um dos lados dados toscos, sem consistência mas usados com rigor. Contra o outro lado esquecimento total do que foi citado, algumas vezes reiterado, nenhuma investigação ridícula que seja. Pagaremos caro, no futuro, pelo desrespeito à lei que estes senhores da LJ estão praticando com a conivência das instâncias superiores.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

FBI neles!

FBI neles!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

imagem de altamiro souza
altamiro souza

marinhos overseas a todo

marinhos overseas a todo vapor panamenho rumo à fifa e às maracutaias e bufunfas

globais nas transmissões da copa do mundo...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

aqui precisamos de uma força tarefa!

com um delegado, que não jogue na granja comary, um promotor que não pregue no templo, e um juiz que não receba premios. senão não acham as contas da mossak fonseca, nem do ricardo teixeira, menos ainda da rede lodo de sonegação!

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Brasil, há muito pra temer!

A vida é curta demais para se beber cerveja barata!!

A folha é contra a corrupção no pt, no psdb não!!!

 Frede69

Será que os "intocáveis" da

Será que os "intocáveis" da Lava Jato retornarão aos EUA, desta vez levando provas contra a Fifa e Globo, como fizeram com a Petrobrás. Claro, não só não irão correndo para levar informações ao Tio Sam como a operação abafa tem como objetivo evitar que a merda chegue ao conhecimento dos investigadores americanos

Procuruadores surfam no viralatismo golpista e entregam a Petrobrás para os americanos

http://www.ocafezinho.com/2015/10/21/procuradores-americanos-surfam-no-v...

 

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Sidnei Brito
Sidnei Brito

Uma pergunta

Uma pergunta aos bem informados, a qual, juro, não é retórica, é duvida mesmo.

Os Marinhos têm viajado para fora do Brasil, especialmente para os Estados Unidos? Alguém saberia informar?

Só curiosidade.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Sidney

Parece que um deles está morando por lá e sbe onde???? miami.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

lenita

imagem de Manubhz
Manubhz

A pergunta é. Moro vai

A pergunta é. Moro vai colaborar com a Justiça americana, fornecendo a documentação apreendida em São Paulo?

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Jurgen2010
Jurgen2010

Será que a Mossack não era

Será que a Mossack não era dona do Jatinho acidentado também?

Seu voto: Nenhum (4 votos)

O Mossack Fonseca faz a diferença...

As  pessoas do escritório Mossack Fonseca, presas na operação Triplo X, foram soltas rapidinho, inclusive o advogado que quebrou a fragmentadora de tanto destruir provas.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de era republicana
era republicana

boa,maGon... esta informação

boa,maGon...

esta informação aí deveria ser repetida exaustivamente para que

jamais se esqueça dessa jogada de acobertamento dos marinhos feita

 pelo indefectível juiz  moro, que se liquefaz devagar e sempre,

com essas denuncias feitas pelos chamados blogs sujos.......

valeu!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jurgen2010
Jurgen2010

Caro Sergio, estou certo que

Caro Sergio, estou certo que o sumiço desta empresa será quase mágico.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de De Paula
De Paula

O funil da conexão Mossack

O funil da conexão Mossack Fonseca está cada vez mais se estreitando pro lado dos Marinho; urge a colocação de um novo bode na sala.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jurgen2010
Jurgen2010

Já colocaram: A amante do

Já colocaram: A amante do FHC. E todos entraram de cabeça.

Seu voto: Nenhum
imagem de Henrique de Souza
Henrique de Souza

PF

Será que a Polícia Federal vai deixar tudo como está com os irmãos Marinho?
Será por que isto não vem ao caso?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Pedro  Carlos Penido Veloso dos Anjos
Pedro Carlos Penido Veloso dos Anjos

Seráque algumas das empresas

Seráque algumas das empresas do sistema globo ainda vaia paracer também por lá?

Senhores, aos seu lugares para a partida!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jurgen2010
Jurgen2010

Mossack sem fundo

Não param de aparecer ligações comprometedoras a esta lavadora universal de fundos.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de o Mar da Silva
o Mar da Silva

Será que as autoridades

Será que as autoridades americanas (EUA) irão investigar alguma tramamoia da Globo  - devido às off-shores - e por fim a tanta cara de pau (posando de santa, acusando deus e todo mundo quando lhe convém) dessa organização criminosa, que se passa por organização jornalística? 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Os imbricados tentáculos da Mossack Fonseca.

-

Disputando votos no mercado de opinião.....

Tal como uma hidra, a Mossack Fonseca está envolvida em tudo e com muita "gente boa ".

Se alguém sacudir o  mosquito "Aécidios Aegypt " deve sair um tanto de  caldo grosso dessa tal de Mossack.

Já estou até aguardando para ler algo dessa natureza.

 

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.