MPF investiga espaço pago em concessões públicas de rádio e TV

Jornal GGN – O Ministério Público Federal deu início a investigações sobre a locação de horários em rádios e TV por programas religiosos e televendas. O órgão vai apurar casos envolvendo emissoras que alugam quase toda a sua programação, como o canal 21, do Grupo Bandeirantes, que tem mais de vinte horas alugadas, e a CNT, que tem 90% de programação religiosa.

Ministério Público investiga locação de horários na TV

Por Keila Jimenez

Da Folha de S. Paulo

O Ministério Público Federal começou a investigar a locação de horários em rádios e TV para programas religiosos e televendas. O anúncio foi feito nesta semana pelo MP em audiência pública na Câmara dos Deputados, para debater justamente a terceirização da grade de programação de TV.

O Ministério Público pretende apurar casos envolvendo canais que alugam quase toda a sua programação para entidades religiosas. Na mira do órgão estão emissoras como o 21, do Grupo Bandeirantes, que tem mais de 20 horas alugadas, e a rede CNT, que possui mais de 90% de sua grade tomada por atrações religiosas.

Para integrantes do MP, a fiscalização do Ministério das Comunicação é falha, pois não atua quando se trata da venda de espaços nas emissoras.

A Câmara realizou audiência pública para debater a locação de horários na TV, que, segundo alguns especialistas, é ilegal.

Eles alegam que a comercialização desses espaços contraria a Constituição, uma vez que os canais de rádio e TV são concessões públicas.

Representantes das emissoras dizem que a locação não fere a lei, pois é a única forma de sobrevivência daquelas que não recebem publicidade suficiente dos grandes anunciantes.

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. canais de aluguel

    deturpação da concessão pública. mas como nesse meio  só tem político, ninguém mete a mão. ou metia, aguardemos o fim do processo, pois é pra cassar a outorga.

  2. A bandeirantes é uma das

    A bandeirantes é uma das emissoras cuja grade da programação são divididas por organizações e políticos com péssimas reputações (alguns até respondem inquéritos judiciais) , UDR, Silas Malafaia, Domingos Brazão, organizações sionistas, Furacao 2000 etc… .

    Acho um absurdo que dezenas de procuradores federais deixarem essas emissoras cometerem estas degenerações durante anos , e só agora, apenas agora, apareceu uma viva alma para levantar esta sujeira .

     

  3. Tem que abranger TODAS as

    Tem que abranger TODAS as religiões, caso contrário é picunhinha com os evangélicos ( estou defendendo quem diz que EU vou queimar no inferno, porque tenho parte com o diabo) ahahah. Tem até TV Aparecida!!! Tem que passar o rodo em TODAS, o estado é LAICO.

    1.   Mas aí são duas questões

        Mas aí são duas questões diferentes.

        Se a ICAR ou a IURD ou a Unidos do Samba dos Últimos Dias querem um canal, a princípio não há nada de errado.

        Errado é um canal JÁ CONCEDIDO se “alaranjar”, vendendo um tempo que NÃO É SEU, É CONCESSÃO.

  4. Dinheiro e poder!

    Focando sob outro angulo temos um exemplo claro de como a mídia pode eleger seus escolhidos e agora funcionários. Há alguns anos no RS a RBS vem elegendo ‘ex-colaboradores’. Na atual eleição dois saidos do quadro funcional estão com grande possibilidades de vitoria para governo do estado e senado.

    Chama atenção como não viram isso antes e pior, NÃO BERRARAM, pois são candidatos que ficaram 20 anos na telinha – com uma propaganda gratuita e diaria todos os dias, o que é absolutamente injusto para os outros que estão concorrendo!

    Que saiam do emprego no mínimo 3 anos antes, isso sim será justo!

  5. Locação de horários? E o

    Locação de horários? E o puro, simples, escandaloso e total arrendamento de canais de uma empresa para outra, é considerado legal, não é passível de investigação? E tudo feito ás escâncaras, praticamente sem nenhum segredo. Se a PF quiser, posto uma listinha aqui no blog das praças de BH, Rio e São Paulo. Precisa?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador