Na surdina, Serra apresenta projeto que desobriga Petrobras de participar do pré-sal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Sem provocar alardeamento na grande mídia, o senador José Serra (PSDB), que deu entrevistas recentes pregando o desmembramento da Petrobras, apresentou um projeto de lei que altera o sistema de partilha do pré-sal, desobrigando a estatal brasileira de participar dos negócios e excluindo a clásula que condiciona a participação da Petrobras em, no mínimo, 30% da exploração e produção em cada licitação. 

O PL 131/2015, modifica a lei de partilha 12.351/2010, derrubando a participação mínima de 30% da empresa estatal nos consórcios de exploração. Segundo informações da Agência Senado, a matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), aguardando sugestões de emendas e a designação de um relator.

Em defesa de sua tese, Serra alega ser “inconcebível que um recurso de tamanha relevância sofra um retardamento irreparável na sua exploração devido a crises da operadora”. O senador avalia que as investigações da Operação Lava Jato, com prisões preventivas de gestores, fornecedores e prestadores de serviços da Petrobras, já estariam afetando a empresa, gerando cancelamentos, atrasos e a consequente desorganização das suas atividades.

“A sucessão de escândalos associados às alegações de cartel, suborno e lavagem de dinheiro criaram uma situação quase insustentável para uma companhia que tem que implementar um dos maiores programas de investimento do mundo, da ordem de US$ 220,6 bilhões até 2018”, escreveu.

Pela lei atual, aprovada em 2010, a Petrobras deve atuar como operadora única dos campos do pré-sal com uma participação de pelo menos 30%. Além de ser a empresa responsável pela condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção.

Além da CCJ, o projeto também será analisado pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI).

Ataques à Petrobras

Em entrevista ao Estadão em fevereiro, Serra disse que a Petrobras “tem que ser refundada” (leia aqui). “Mudar radicalmente os métodos de gestão, profissionalizar diretoria, conselho administrativo e rever as tarefas que exerce. Sua função essencial é explorar e produzir petróleo. No Brasil, a Petrobrás diversificou demais e foi muito além do necessário, acabou se lançando em negócios megalomaníacos e ruinosos. O que dá prejuízo precisa ser enxugado, concedido, vendido ou extinto”, disse ele.

“E tem que começar pela revisão do modelo do pré-sal: retirar a obrigatoriedade de a empresa estar presente em todos os poços, ser a operadora única dos consórcios e ter que suportar os custos mais altos da política de conteúdo nacional. Não se trata apenas de contabilidade, a empresa tem que ter vigor, porque o petróleo continuará por muito tempo sendo uma grande mercadoria”, acrescentou.

O analista político Paulo Vannuchi disse em entrevista à RBA (leia aqui) que o projeto de Serra pode ser considerado “um artifício, ou ardil, para quebrar o monopólio de produção da Petrobras sobre o pré-sal, monopólio que já é absolutamente flexibilizado, com limite de 30%, que permite a participação de empresas privadas em até 70%, como ficou comprovado na licitação do mega campo de Libra, com a atração de empresas chinesas e europeias”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

83 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Também “inconcebível”

    foi parar o desenvolvimento ferroviário paulista favorecendo a Alstom no caso do cartel de trens, conforme acusou a Siemens. 

  2. Pois então, isso não

    Pois então, isso não demoraria a acontecer. E veio pelas mãos unhudas do zé do caixão paulistano. Ficaram claras e evidentes, portanto, todas as jogadas preparadas para destruírem Dilma e o PT. O que está por trás disso agora veio à tona, o interesse é enfraquecer umas das maiores empresas do mundo e – pior, muito pior! – embolsarem o dinheiro que virá exclusivamente para a Educação e a Saúde do povo brasileiro. 

    1. Não

      Não é brasileiro. É chevronista. E com um detalhe: conseguiu desaparecer de Santiago durante a queda do Allende e aparecer todo pimpolho em Washington.

           Vamos conjugar com ele: eu entrego, tua entregas, ele entrega…..

      1. É mais um infiltrado da CIA

        É mais um infiltrado da CIA aqui no Brasil, isso desde os tempos da ditadura, como bom tucano que é. Aliás será que o estatuto de criação do PSDB não surgiu em algum escritório da CIA não?! Em um país sério isso seria um crime de lesa pátria.

  3. Representando a quem?

    Incrível a desfaçatez do vampiro.

    …Serra alega ser “inconcebível que um recurso de tamanha relevância sofra um retardamento irreparável na sua exploração devido a crises da operadora”..

    A ideia do controle pela Petrobras é essa mesmo: Ditar o ritmo da exploração de nossa riqueza de acordo com nossos interesses, e não os interesses da Chevron, vampirão.

    Tá com pressa de meter a mão?

    Inacreditável como os eleitores conseguem eleger para Senador alguém para NÃO representar seus interesses.

    No congresso não há representação adequado dos professores, por exemplo, uma das classes profissionais mais mal tratadas…

    Aposto que muitos professores votaram neste coiso, assim como operários, engenheiros…etc.

    E tá lá o coiso representando a si próprio e aos seus financiadores.

  4. não façam críticas ao senador……

    afinal, Serra está fazendo seu trabalho………….

    ele foi eleito pelo estado que pretende separar da união.

    Serra apenas faz o trabalho do patrão : Chevron.

  5. o PSDB é contra o país Brasil.

    Eles odeiam tudo que é fora de São Paulo, não existem mais nada a não ser o que está dentro do seu quintal político, o PSDB em geral faz muito mal ao Brasil, isso não é oposição, eles tem doutrina própria que não interessa ao país Brasil.

  6. Fiel à Chevron.
    Parabèns ao

    Fiel à Chevron.

    Parabèns ao povo paulista, que tirou um tucano moderado (Suplicy) para colocar o vendilhão e pai da sócia do Lehman.

    1.  e dos dantas também, ou ex

       e dos dantas também, ou ex pelo menos, hehehe

      o pessoal da chevron deve estar comemorando, que com anos de atraso ele esteja cumprindo aquilo que já foi pago!!
       

  7. O Ciro Gomes matou no ninho

    quando disse que, se pudesse, o Serra privatizaria a própria mãe. E o paulista ainda tem coragem de dizer que são as pessoas do norte e nordeste do país que votam mal.

  8.  
    Só um istantinho.

     

    Só um istantinho. Eh….um….dois….três………………………………….dez, ufa……..

    Sujeitozinho arteiro e solerte da pior espécie esse entreguista  xé çerra. O cabra acomula as funções de lobista e parlamentar da bancada de defesa das petroleiras Internacionais, e, em detrimento da Petrobras.

    Um quinta-coluna dessa espécie, fosse o Brasil, um país cujas elites dirigentes tivessem um pouco de brasilidade, um cabra dessa espécie seria sumariamente banido da vida pública. Não podemos admitir a atuação anti-nacional de um traidor atuando dentro do poder legislativo, de maneira tão descarada, contra os interesses do próprio País. O pior, é o cabra permanecer impune.

    Orlando

  9. “Serra disse que a Petrobras

    “Serra disse que a Petrobras “tem que ser refundada” (leia aqui). “Mudar radicalmente os métodos de gestão, profissionalizar diretoria, conselho administrativo e rever as tarefas que exerce”:

    Ah, bom, entao eh so o proprio Serra nos mostrar UMINHA vez que ele “mudou radicalmente” qualquer metodo de gestao ou se profissionalizou em UNZINHO assunto que seja.

    Ta facil.

  10. Inconcebível é servir água podre na zona sul de São Paulo

    E distribuir lucros da Sabesp em New York.

    Inconcebível é destruir o transporte público para favorecer o cartel formado por empresas estrangeiras.

    Inconcebível é dar suporte político à sonegação via HSBC, criando um estado de golpe permanente.

    Inconcebível é abandonar as razões que levaram a fundação do PSDB  até que este se tranformasse em um partido de executivos a serviço de oligarquias e interesses internacionais. Blindados pela mídia e pelo judiciário, eles são o que há de pior na política brasileira.

    Hoje o José Serra é só uma sombra do príncipe da privataria.

    Mas nesta questão da Petrobrás eles não estão sozinhos. O PMDB do Rio de Janeiro está jogando junto.

    E já não podemos contar com o PT.

     

  11. Vampiro Cerra

    Inacreditável essa coisa chamda Cerra:

    Não existem adjetivos para ele sómente impropérios do mais baixo calão.

    Realmente só aquela turba da paulista para votar num excremento desses, um farsante, nada mais do que um farsante.

    Vira latas na acepção da palavra para aqueles que lambem as botas dos americanos, não se aplica a esse pseudo político.

    Que essa ação imoral sirva para clarear a visão de um sujeito torpe que só sobrevive graças à proteção de uma mídia comprometida com interesses internacionais.

    Querem entregar um patrimônio brasileiro para empresas americanas e que se lasque o povo para o qual os benefícios iriam ser endereçados.

    É inacreditável encontrar pessoas que ainda considerem essa pessoa digna de representar mesmo que seja um chiqueiro de fundo de horta.

    Revoltante a desfaçatez.

  12. Já me faltam palavras para

    Já me faltam palavras para qualificar esse inominável.  Ele quer vender nosso petróleo para ganhar dinheiro para dar pra filha comprar sorveteria. Figura abominável! 

  13. Serra (ou qualquer tucano) é

    Serra (ou qualquer tucano) é suspeito para fazer qualquer proposta relacionada com o pré-sal. Só mesmo através da “mão-de-gato” poderia fazer isso.

    Está mais para torcida do que análise honesta a justificação de que a Petrobras, face à crítica, estaria incapacitada de levar adiante o projeto nos moldes atuais. Bem, a depender deles, tucanos, da mídia coligada e do aparato repressivo-judicial(doutores Moro e Junot), será uma profecia auto-realizável. 

    Por fim, que estória é essa de “profissionalizar” a diretoria da Petrobras? Os diretores gatunos eram todos técnicos de carreira. 

  14. Reproduzo aqui artigo que

    Reproduzo aqui artigo que publiquei há alguns dias no GGN:

    José Serra, o mais novo “pratiota” na república de Benjamin Constant

      

    Sempre que pode José Serra demonstra seu estranho patriotismo. Quando foi candidato a Presidente ele prometeu às petrolíferas norte-americanas uma mudança na legislação brasileira sobre exploração de petróleo. Quando a Chevron causou um vazamento porque estava roubando petróleo do Pré-Sal, ele ficou em silêncio. Há alguns dias José Serra disse que não tem nenhum problema em privatizar a Petrobrás. É dele o mais novo Projeto de Lei, convenientemente apresentado durante uma grave crise política, com a finalidade de e transformando o Brasil numa província petrolífera dos EUA.

    A conduta de Serra evoca uma conversa entre o Visconde de Taunay (1843-1899) e Benjamin Constant (1833-1891) pouco depois da Proclamação da República:

    “Mezes após a proclamação da República, encontrando-se o Visconde de Taunay com Benjamin Constant, poz-se êste a queixar-se amargamente do regimen por êle próprio implantado.

    -Olhe – dizia – eu contava com sincero patriotismo e só tenho encontrado “pratiotismo”. Conhece a palavra?

    Taunay fez um sinal significativo. E Benjamin:

    -Inventei-o para o meu uso; ha simples transposição de um “r” da segunda silaba para a primeira. “Pratiotismo” é o amor incondicional, acima de tudo, do “prato”, da barriga, do interesse, o sentimento que inutilisa, espesinha e conculca o patriotismo.”  (O Brasil Anedótico, obras completas de Humberto de Campos, livraria José Olympio, Rio de Janeiro, 1936, p. 142/143)

    José Serra tem sido um perfeito “pratiota”. Ele pede voto aos eleitores brasileiros para cuidar bem dos interesses dos norte-americanos que cuidam do prato dele.

     

    https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/jose-serra-o-mais-novo-pratiota-na-republica-de-benjamin-constant

     

  15. Essa já era conhecida.

    Mas os Tucanos não descansam nunca:

    http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/175261/Tucano-quer-abrir-pr%C3%A9-sal-%C3%A0-inciativa-privada.htm

    Eu já disse e repito:

    Se o Brasil quer responder ao que está acontecendo no cenário político, em que se não for possível um golpe, pelo menos que a Petrobrás seja entregue “aos lobos do mercado”, é só grampear a Embaixada Estadunidense atualmente comandada pela Sra. Golpe (vide Honduras e Paraguai).

    Abraços!

  16. Serra eh o Manchurian

    Serra eh o Manchurian Candidate do Brasil.

    So que ao inves de servir a Comunistas, Serra serve a Plutocracia internacional, a qual ele se julga membro.

  17. Sem vergonha, vendilhão do

    Sem vergonha, vendilhão do patrimônio público.

    Só espero que o PT esteja arquivando todas às matérias relacionadas ao assunto, para serem devidamente exploradas no momento oportuno.

    E não se esqueçam também do fim do mais médicos proposto por esse bando.

      1. Escravizar brasileiros como

        Escravizar brasileiros como vemos nos latifúndios, vocês são totalmente favoráveis.

        Os médicos cubanos trabalham no Brasil como trabalham em dezenas de outros países, é um programa com oitenta por cento de aprovação da população.

      2. Cubanos

        Como essa gente ama os cubanos ! Eles os defendem contra tudo e contra todos. Mas se esquecem dos Bolivianos, Paraguaios e outros, verdadeiros escravos da indústria de confecções do estado Tucano.

        Pobre !

  18. ÇERRA45 PRESIDENTE! (2038)

    Esse cenador por Sampa só me enche de orgulho!

    Com ÇERRA45 presidente, fegacê vice vai ser a decolagem danação!

    (Quem quiser aderir favor falar com o caixa de campanha, o valente senador aluisio trezentão.) 

  19. O PSDB é, disparado, o

    O PSDB é, disparado, o partido mais perigoso à nossa soberania. Não se deixem de lado todas as críticas que podemos fazer a todos os outros partidos e seus integrantes, mas nenhum deles é tão anti-Brasil quanto o PSDB. Por isso esta gente deve ser mantida fora do poder, independente de quem sejam seus adversários. Voto útil, no Brasil do século 21, é o voto anti-PSDB. Quanto a Serra, nunca votei nele, nunca confiei nele e ele não me representa, como representa menos ainda também os eleitores e habitantes de outros estados. Será que ele “avisou” seus eleitores destes planos entreguistas ou apenas enrolou os ingênuos com aquela conversinha de autoproclamado pai dos genéricos?

  20. Além de ser uma pessoa

    Além de ser uma pessoa desagradável, com Trevas na alma, alguém que espalha mentira, calúnia, intriga e onflito em qualquer ambiente que frequente; vai tomar o posto dos três grandes traidores de nossa história:

    Calabar

    Joaquim Silvério dos Reis

    Carlos Lacerda

    Será que este cara consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir com tanta maldade e mentira dentro dele? Por causa de uns mirréis é capaz de vender o Brasil e seu povo?

     

  21. Juiz é quem faz justiça.

     

    Jornal GGN – Eleito senador por São Paulo em outubro passado, José Serra (PSDB) figura na lista de políticos que mais receberam dinheiro das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. No levantamento publicado pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (21), Serra ocupa o terceiro lugar, tendo recebido R$ 1,2 milhão para sua campanha, segundo dados da Justiça Eleitoral. A OAS e a Odebrecht foram as principais responsáveis pelo montante.

  22. Serra apenas cumpriu aquilo

    Serra apenas cumpriu aquilo que os seus “verdadeiros  patrões” mandaram, quem o financiou legalmente e principalmente os financiamentos obscuros e escusos que não podem ser revelados.  . Alguém por acaso não sabe quais são os interesses que os tucanos defendem??

  23. Juiz é quem faz justiça. Tem de ser imparcial.

    Portanto qual a atribuição profissional poderiamos dar a Sergio Moro e à tal operação lava-jato?

    Jornal GGN – Eleito senador por São Paulo em outubro passado, José Serra (PSDB) figura na lista de políticos que mais receberam dinheiro das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. No levantamento publicado pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (21), Serra ocupa o terceiro lugar, tendo recebido R$ 1,2 milhão para sua campanha, segundo dados da Justiça Eleitoral. A OAS e a Odebrecht foram as principais responsáveis pelo montante.

    O senso de justiça é inerente à toda pessoa de bem. Não precisamos de estudos específicos para denunciarmos quando vemos um circo armado usando falsamente o nome de justiça!

  24. Ser “contra”, como projeto político

    Petrobras, Unasul, BRICS… Não há um só pensamento pró-nacionalista, em defesa da soberania do país e seu povo, nas atitudes da oposição/mídia mercantil.

    Estão certos que não dependem de voto, para retornar ao poder.

     

    PS. Aonde brota o financiamento das manifestações?

    PS I. Custear levantes e ataques à Democracia não é crime?

    PS II. Verbas do exterior para “ONGs” têm origem e destino fiscalizados?

    1. Tucanos viraram aves

      Tucanos viraram aves migratórias. No verão em Paris, no inverno em Austin, junto com os donos da Texaco.

      Que entreguista sem o menor pudor!

  25. Já não era sem tempo

    Não faz nenhum sentido um modelo que obriga uma empresa a investir em todos os campos. Se não houver capacidade de investimento ou se o retorno esperado do campo não estiver adequado à estrutura de capital da Petrobras vc faz o que? Enterra dinheiro do Tesouro dentro e joga o espeto da patriotada para o conjunto da população via juros e inflação?

    Modelo estúpido. E criado e defendido por mentes limítrofes.

    1. É por raciocinios estúpidos que a concorrencia quer pegar
      O ilimitado estúpido não sabe sequer a diferença entre gastar e investir na exploração de riquezas (ganhar) que todos mundo querem ter para si, inclusive podendo partilhar investimentos se e quando necessário.
      A menos que não seja brasileiro ou esteja a serviço, só pode ser burro por não querer ter controle sobre o que é seu.
      (e não venha com mimimi de “ad hominem”, pois depreciou uma farta maioria neste blog de nivel)

  26. Çerra !

    Serra, o “infiltrado” na UNE, ninho de comunistas. Presidente fujão e descarado, sempre mostrando que de “comunista” não tinha nada.Enganou os estudantes que votaram nele , enganou (?) os paulistas e agora pretende enganar o legislativo e o povo brasileiro, que me parece estar tb louquinho para ser enganado !  Ele era tão “comunista” que “cativou” os comunistas Aloisio Trezentão e o Freire .

    Uma verdadeira ratazana a serviço de interesses alheios aos nossos.

  27. E……………….

    Não vou xingar nem ofender este individuo, pois os comnetários já o fizeram por mim!

    No entanto, faço a pergunta que não quer calar :

    Quanto estará sendo o cachê deste individuo, para se manifestar e apresentar projeto de lesa-pátria, tal como este ?

    A Chevron; BP e outras, devem estar recheando a conta bancária deste individuo no exterior, e que juntamente com os vendilhões da Pátria, fazem de tudo para desestabilizar este governo e entregar nosso patrimônio aos predadores!

  28. Doente…

    Uma vez entreguista, sempre entreguista!

    E tudo isso por uns caraminguados da Chevron, que nem vai ter tempo para gastar. Já tem tanto entocado pelas bandalhas do passado, mas quer mais! Não passa de um Doente! Como o co-piloto alemão deveria estar internado num hospício de segurança máxima. Solto vai nos matar…

    1. DOENÇA NO CIDADÃO SERRA

      Realmente, aquele cidadão Serra é um doente. Precisa de um atestado médico até o final do mandato.

  29. ocorre que sem estatais com

    ocorre que sem estatais com gordura para se roubar com gosto e  capilezar quase tudo, acho que  ninguém sequer  irá querer concorrer a cargo nenhum.

  30. Vira lata

    Esse foi o candidato vira lata que os paulistas elegeram para representar eles durante 8 anos. E ainda se acham superiores.

  31. Vira lata

    Esse foi o candidato vira lata que os paulistas elegeram para representar eles durante 8 anos. E ainda se acham superiores.

  32. VAMOS IMPLEMENTAR NA PETROBRAS A GOVERNANÇA DO METRÔ DO SERRA.

    O que não falto no Brasil é cara de pau e entreguista. Nossa serra que te financia? Haja PRIVATARIA para pegar BANDIDO. Haja justiça cega de conveniência.

  33. Tá aí o verdadeiro motivo de

    Tá aí o verdadeiro motivo de toda a bagunça na qual a nossa economia está imersa: interesses estrangeiros em excluir o Brasil da riqueza do Pré-Sal. Àqueles adeptos do “Fla x Flu” político, peço que abram bem olhos e ouvidos para tudo o que este vampiros fazem para destruir a soberania de nosso país.

  34. É assim que eles vendem o Brasil

    O Serrra é um autêntico representante do tipo de organização de direita, que se preocupa unicamente e passar o patrimônio nacional para empresários estrangeiros. Devemos sanear a Petrobrás e não vendê-la. Um dia eles ainda conseguem!

  35. Façamos as contas…

    Para uma empresa que a cada R$100 de caixa gerado paga mais de R$60 em dívidas, com um plano de investimentos ambicioso, esta participação mínima de 30% no pré sal, com o Barril de Petróleo a US$50,00 torna-se totalmente inviável!!!! A única saída é desobrga-la à tal compromisso, se não a veremos, não necessariamente sucumbir, mas passar ainda mais tempo por dificuldades. O projeto é justo e faz sentido, paremos com esse nacionalismo besta. 

    1. Projeto para acabar com a Petrobras

      Não é questão de nacionalismo, é questão de consciência. Fazer isso que o Sr. Serra está propondo é o mesmo que vender sua casa acreditando que a devolverão através de benesses. Só quem pensa de forma egoísta tem pensamentos tão sórdidos. E ainda tem pessoas que apoiam tal projeto acreditando que estão fazendo um bem pra o Brasil e a população mais carente. Só a Petrobras sabe o que pode fazer para acabar com a corrupção, apenas ela!

  36. A petrobras tem corpo técnico
    A petrobras tem corpo técnico pra descobrir e gerenciar petroleo até em marte se lá tiver petróleo. Só alguém q tem ideia de afundar o país é capaz de falar tanta asneira. Do q entende serra do setor de exploração e produção de petróleo? . ..canalha se aproveita da crise pra falar merda. Petrobras só precisa de gestores éticos. Petrobras é pioneira em mts atividades de exploração e produção. Todos esses políticos imundos q o brasil tem é como um câncer para o país. Todos eles. O povo deve ir as ruas mais vezes cuspir na cara desses safados.

  37. Serra e Petrobrás

    Eu fico me perguntando “Para quem esse sujeito trabalha?” Para o país é que não é! Eu sabia que tinha caroço nesse angú, quando se trata de petroleo meus amigos os EUA até invadem paises. Isso gera muitos interesses de fora e eles precisam de operadores de dentro alinhados com os EUA. Já deram quase de graça CSN e a VALE quando governaram agora precisam passar a Petrobrás.

  38. CHEVRON chama! ♫♪ Plim ♫♪ Plim ♫♪

    O paneleiro entreguista Serra, prometeu que mudaria o regime de partilha quando era candidato à presidência.

    As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.

    É isso que mostra telegrama diplomático dos EUA, de dezembro de 2009, obtido pelo site WikiLeaks. A organização teve acesso a milhares de despachos. A Folha e outras seis publicações têm acesso antecipado à divulgação no site do WikiLeaks.

    “Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”, disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.”   — Deveria ser preso esse cínico —

  39. o silêncio de Serra

    Enquanto o Arquivado Neves berra impropérios contra Dilma para permanecer na mídia, o Serra silenciosamente opera os interesses estrangeiros…

  40. corrupto
    Queria saber quanto o Serra recebe pra fazer este tipo de entrega. Imagine quanto dinheiro deixaria de ser investido no pais se a Chevron colocar as maos no pré sal. Este senador é um idiota e deveria ser cassado.

  41. mediante o 1º Leilão de

    mediante o 1º Leilão de 06/05/97, foi consumada com sucesso a longa e especial diligência do próprio Presidente FHC para que fosse alienada para entes privados a CVRD e, confirmando uma previsão antecipada do Jornalista Hélio Fernandes – o foi para uma corporação liderada pelo Sr. Benjamim Steinbruch, patrão do Sr. Paulo Henrique, filho do Presidente  transferindo o Estado Brasileiro para um ente bi-nacional importante parcela do poder de decidir sobre O QUEproduzir, QUANTO produzir, QUANDO produzir, COMO produzir e a QUEM vender os valiosíssimos minérios cujos direitos de pesquisa e/ou lavra a estatal já detinha.

    É possível admitir que o culto Presidente FHC, não sabia avaliar o enorme valor geopolítico e geo-econômico dessas decisões, principalmente as incidentes sobre a produção dos metais escassos, raros, preciosos ou estratégicos ? 

  42. mediante o 1º Leilão de

    mediante o 1º Leilão de 06/05/97, foi consumada com sucesso a longa e especial diligência do próprio Presidente FHC para que fosse alienada para entes privados a CVRD e, confirmando uma previsão antecipada do Jornalista Hélio Fernandes – o foi para uma corporação liderada pelo Sr. Benjamim Steinbruch, patrão do Sr. Paulo Henrique, filho do Presidente  transferindo o Estado Brasileiro para um ente bi-nacional importante parcela do poder de decidir sobre O QUEproduzir, QUANTO produzir, QUANDO produzir, COMO produzir e a QUEM vender os valiosíssimos minérios cujos direitos de pesquisa e/ou lavra a estatal já detinha.

    É possível admitir que o culto Presidente FHC, não sabia avaliar o enorme valor geopolítico e geo-econômico dessas decisões, principalmente as incidentes sobre a produção dos metais escassos, raros, preciosos ou estratégicos ? 

  43. mediante o 1º Leilão de

    mediante o 1º Leilão de 06/05/97, foi consumada com sucesso a longa e especial diligência do próprio Presidente FHC para que fosse alienada para entes privados a CVRD e, confirmando uma previsão antecipada do Jornalista Hélio Fernandes – o foi para uma corporação liderada pelo Sr. Benjamim Steinbruch, patrão do Sr. Paulo Henrique, filho do Presidente  transferindo o Estado Brasileiro para um ente bi-nacional importante parcela do poder de decidir sobre O QUEproduzir, QUANTO produzir, QUANDO produzir, COMO produzir e a QUEM vender os valiosíssimos minérios cujos direitos de pesquisa e/ou lavra a estatal já detinha.

    É possível admitir que o culto Presidente FHC, não sabia avaliar o enorme valor geopolítico e geo-econômico dessas decisões, principalmente as incidentes sobre a produção dos metais escassos, raros, preciosos ou estratégicos ? 

  44. Petrobrás desvinculada do pre-sal;

    Abomino o liberalismo do PSDB. Mas neste caso, do projeto do Senador José Serra, há que se pensar sim!

    Uma preocupação, é se isso não a abertura do caminho para a privataria!

    Se houver uma separação de forma ao Pre-Sal não carregar os custos da Petrobrás, inclusive os da corruoção…

     

    É bom pensar e ponderar sobre tudo osso!

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador