Na Ucrânia, deputados invadem TV estatal e expulsam seu diretor

Ucrânia – deputados fascistas invadem TV Estatal, espancam e expulsam seu diretor

Por Frederico Füllgraf

Kiev, madrugada de quarta-feira,19 de março.

Encabeçado por um indivíduo loiro, com rabo de cavalo, um grupo de seis a sete deputados do partido neonazista Svoboda, invade a sala de  Olexandr Pantelejmonow, diretor da NTU, a TV Estatal em Kiev.

Primeiro, o loiro agarra  Pantelejmonow pela gravata e, aos empurrões e bofetadas e auxiliado por sua entourage, tenta jogar o diretor da estação na cadeira de sua escrivaninha.

Pantelejmonow resiste, reergue-se, ao que é esbofeteado e socado novamente na cadeira.

Enquanto o loiro esbraveja, um dos deputados agarra uma folha de papel em branco. O loiro de rabo de cavalo agarra uma caneta, enfia-a no rosto do diretor e obriga-o a assinar sua própria demissão.

O “motivo” do atentado: a reprodução pela TV Estatal da Ucrânia do discurso do presidente russo,Vladimir Putin, sobre o referendo e a adesão da Crimeia à Rússia.

Acusado de promover “propaganda russa”, em seguida Pantelejmonow é arrastado para fora de sua própria sala e levado embora, com destino desconhecido.

Em tempo: o loiro com rabo de cavalo, é o deputado nazista Igor Miroschnitschenko, membro da “comissão parlamentar de liberdade de imprensa” do governo provisório golpista, empossado em 10 de março último.

A única organização a emitir nota de protesto até a noite do dia 19 foi a Anistia Internacional. O resto, como disse o príncipe dinamarquês no drama de Schakespeare: “o resto é silêncio” – nenhuma palavra de indignação em Washington, Berlim, Paris ou Londres, guardiãs da “democracia” implantada em Kiev .

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Mas tem 4 a 6 horas de diferença de fuso.

      Se aconteceu lá na madrugada de 19 vai aparecer aqui como noite de 18 mesmo.

      Mas a apuração do caso está demorando mesmo, dada a gravidade. O primeiro post tentando justificar a agressão foi este:

      http://euromaidanpr.com/2014/03/20/a-hromadske-tv-journalist-explains-why-svoboda-beat-up-panteleymonov-at-ntcu/

      Nada justifica uma agressão física como a cometida com o diretor da TV. Nem mesmo ele ser presumidamente russófilo e trabalhar numa estatal de um país contrário à russofilia.

      Então é necessário que o Min. do Interior responda:

      http://www.theguardian.com/world/2014/mar/19/ukrainian-mp-assaults-television-chief-pro-russian-miroshnichenko-panteleymonov

      No Brasil, por muito menos (como quando congressistas falam em ditadura índigena ou gayzista), há recriminações gerais e até processos de cassação são movidos pelos Conselhos de Ética. 

       

      1. Gunter,

        Ainda bem que o The Guardian deu a notícia. Era um jornal de que sempre gostei, mas a cobertura sobre esses conflitos tem sido decepcionante, horrível, de tão parcial. Mas o resto da mídia, inclusive a brasileira, que eu saiba está caladinha a respeito dessa agerssão aí ao jornalista. Logo ela que tanto preza a liberdade de imprensa… A dela, claro…

        1. Muitos sites deram a notícia

          É só pesquisar pelo nome do diretor e pedir últimas 24 horas.

          De Reuters, Le Monde, CBS eu lembro.

          Eu não acho a cobertura do The Guardian parcial nesse caso. Eles se esforçam, por exemplo, para desmontar as falsas propagandas, de onde vierem. Como ocorre de virem mais da Rússia, paciência.

          Parciais são os blogs brasileiros que só colhem para traduzir os artigos do The Guardian que interessam a um discurso (como aquele do ‘expansionismo’) Os contrapontos publicados pelo mesmo site esses eles desconsideram. Depois falam em ‘indignação seletiva’. Paciência também.

          E eu semprei achei o The Guardian parcial nos casos Wikileaks e Snowden. Mas aí sou voto perdido e quase nunca me dei ao trabalho de comentar nos posts desses casos.

      2. “Klitschko said…

        “… that the prosecutor general, WHO IS ALSO FROM SVOBODA, should launch an open and transparent investigation into the incident”.

        [Klitschko disse que o procurador-geral, QUE TAMBÉM É DO SVOBODA, deve iniciar uma investigação aberta e transparente sobre o incidente.]

        Sabem quando um fascista vai investigar outro fascista, de forma aberta e transparente, por ele ter cometido um ato genuinamente fascista?

        Mestre Bezerra da Silva responde (“para tirar “minha Ucrânia” dessa baderna”):

        “Só quando morcego doar sangue
          E o Saci cruzar as pernas”

        [video:http://www.youtube.com/watch?v=mdoy_jU2aGY%5D

  1. É isso que dá dar moral pra

    É isso que dá dar moral pra nazi-fascista. Sempre fornecem a receita do bolo para o desastre.

    Putin, em seu discurso, já deixou uma ameaça bem explícita: se não deixarem a população de origem russa em paz, eu vou invadir o barraco.

    Aí, vem esses idiotas do Svoboda com vídeozinho incitando a militância a perseguir russófonos e russófilos.

    Putin vai ficar eternamente agradecido se isto acontecer, arranjando a escusa perfeita para uma intervenção “humanitária” na Ucrânia.

     

     

  2. Gunter, Argolo e Motta Araújo

    Gunter, Argolo e Motta Araújo já explicaram que a Ucrânia passou por uma “revolução democrática”, o referendo na Criméia foi uma farsa, pis não há motivo pra ela se separar da Ucrânia, as informações sobre neonazistas em seu governo não passam de invencionices de “esquerdeopatas”.

  3. “…o loiro com rabo de

    “…o loiro com rabo de cavalo, é o deputado nazista Igor Miroschnitschenko, membro da “comissão parlamentar de liberdade de imprensa” do governo provisório golpista”

     

    A direita tem muito lobo em pele de cordeiro. Deram um golpe de estado porque morreram 47 e com fortes índicios de infiltrado. O cara da comissão da liberdade de imprensa tem fobia a notícias que vão contra seus interesses.

    Enquanto isso a Arábia Saudita degola duas pessoas por mês e as mulheres dependem da autorização da família para trabalhar e dirigir.

    Em tempo: não entendo porque os posts de Gunter e A.A. recebem tanto destaque. Não raramente são desinformação pura. Por exemplo, quando a lógica diz que na democracia quem ganha a presidência deve governar, aí vem um Guntell da vida dizer que aquilo não é democracia e aconteceu um “golpe democrático” merecido.

     

    Falam tanto de autodeterminação dos povos mas na prática o que importa é se o país é alinhado com os EUA, e se não for, clamam por “golpes democráticos”.

     

    Ás favas com essa hipocrisia grotesca.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador